News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carta aberta à Direção do Sporting Clube de Braga

Started by Nemec, 12 de February de 2013, 23:54

Previous topic - Next topic

Nemec

Desde miúdo trago o Sporting Clube de Braga no coração. O meu pai ensinou-me o que era ser adepto do clube da nossa cidade, ensinou-me a defender o que é nosso, a sorrir com as vitórias e os triunfos e a erguermo-nos com as derrotas ainda mais fortes.

Tinha talvez 4 anos quando entrei num estádio pela primeira vez. É obvio que não tenho grandes recordações desse dia, daí que sinta que vou ao estádio ver o Sporting Clube de Braga desde "sempre". Neste desde "sempre" estão incluídas grandes vitórias, enorme conquistas, um crescimento tremendo. Mas também estão derrotas pesadas, noites de sofrimento, desilusões, manutenções no final do campeonato, muitos nervos... Um sem fim de emoções. Curiosamente não encontrei, nestes cerca de 22 anos de adepto do Sporting Clube de Braga, o sentimento de humilhação, de vergonha.

Com o crescimento e o passar dos anos, o meu pai, decidiu por sua livre vontade, que seria altura de o começar a acompanhar nos jogos fora da cidade de Braga. Sentia ele como pai, que era seguro para mim acompanhá-lo. Gabo-me de sempre ostentar as cores do Sporting Clube de Braga em tais deslocações. Percorri os mais diversos estádios de norte a sul do país em jogos com equipas como o Leça, o Boavista, o Aves, a Naval, o Leiria, o Setúbal, o Varzim... A saudável harmonia que existia entre os adeptos dos mais distintos clubes levou-me a fazer uma coleção de cachecóis. Ia trocando com os adeptos locais, à medida que ia passando por esses estádios fora. Porém, com o crescimento do nosso clube, comecei a sentir alguma hostilidade em certas zonas do país, ainda assim, essa hostilidade não era exteriorizada se existisse respeito.

Acreditava eu que todos os adeptos do Sporting Clube de Braga eram pacíficos como eu. Por vezes uns mais exaltados, outros mais calmos, algumas provocações e picardias durante os jogos, que acaba por fazer parte do espetáculo se prevalecer o bom senso, até porque a rivalidade é boa quando é vivida, desde que não se transforme a rivalidade em violência física.

Voltando aos sentimentos, dizia eu que nunca tinha sentido qualquer tipo de humilhação ou vergonha. Há quem diga que há uma primeira vez para tudo. Esta época senti-me por mais que uma vez humilhado e envergonhado. Senti-me humilhado e envergonhado pelos atos praticados por certos indivíduos que têm recorrido à violência por mais que uma vez, como se quisessem impor alguma coisa. Sinto-me triste e revoltado ao ler as noticias em jornais nacionais que um grupo de adeptos esperou pelos jogadores da nossa equipa no fim de uma derrota para se travarem de razões, que um grupo de adeptos se envolveu em violência física com adeptos do Belenenses antes de um jogo da Segunda Liga, que um grupo de adeptos percorreu uma bancada provocando uma cena de pancadaria com os adeptos do Paços de Ferreira. Senti-me envergonhado e humilhado por um grupo de pessoas que se dizem adeptas e defensoras do meu clube e que agem sem perceber o mal que lhe estão a fazer, senti-me de rastos ao perceber que a notícia rapidamente correu o país e por esses estádios fora seremos de agora em diante apelidados de perigosos, violentos e arruaceiros... Tudo por um grupo de adeptos... Senti a maior frustração e raiva da minha vida enquanto adepto do Sporting Clube de Braga ao ver um miúdo de 5 ou 6 anos fugir para trás de uma baliza e a puxar pela mão do pai numa aflição tremenda, num ato de pânico e de terror. Dói-me a alma quando penso nisto, e pergunto-me se será possível aquele miúdo e outros tantos que lá estavam voltar a ver um jogo fora do estádio dele, será possível aquele miúdo continuar a gostar de futebol e será possível aquele miúdo perdoar os adeptos do Sporting Clube de Braga que nenhuma culpa tiveram?

Tais atos são para mim indesculpáveis. Comportamento gera comportamento, e eu que este ano acompanhei diversas vezes o Sporting Clube de Braga fora de casa começo a temer pela minha segurança. Não me sinto mais seguro por esses estádios fora, tenho medo de ser confundido e tomado por quem não sou na verdade. Ontem disse a quente que ao fim de mais de 20 anos a correr estádios tinha chegado o dia em que não voltaria "à estrada" contudo pensando que hoje pensando com mais calma a opinião mudaria. Puro engano, continuo igual. Continuo com medo, continuo a pensar que para mim acabaram as deslocações, pelo menos enquanto não me sentir seguro de novo.

Quanto aos atos de ontem, só peço que seja feita justiça, só peço que se identifiquem os autores dos desacatos e que se castigue quem de direito. Não sou dono da razão e tenho os meus defeitos como toda gente. O Braguismo não se mede, sente-se, ser sócio há cerca de 20 anos, percorrer os estádios nacionais durante épocas a fio, estar em Sevilha, em Udine e em Dublin não faz de mim mais Braguista que ninguém, mas também não faz de ninguém mais Braguista do que eu, e se há quem tenha regalias por se deslocar sempre para apoiar (e bem, porque felizmente não somos todos iguais) o nosso clube, eu também mereço tais regalias, pois estive lá com o nosso Clube sempre que o tempo e o dinheiro me permitiram.
Ajudem a acabar com a violência no desporto!

Com os mais cordeais cumprimentos,

Rui Xavier
(sócio nº3992)



http://www.nemecrui.blogspot.pt/2013/02/carta-aberta-direcao-do-sporting-clube.html
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

GALEGO

MAGNIFICO ESCRITO, NEMEC
______________________

Essa imagem da gente do Paços acorralada, essa outra imagem da gente do Paços afastada no fundo, detrás da baliza... sao indignas da categoría do Sporting Clube de Braga, da propia cidade de Braga e da infinita maioría de adeptos do Braga.

Isto nao pode ficar numa anécdota... É preciso a condena unánime.
Essa gente agresiva nao representa em modo algum ao Braga.


A.COSTA

#2
Bem ... devo dizer que este texto exprime o sentimento da maioria dos braguistas. Parabéns NEMEC, que falta faz neste fórum Gente assim.

Em relação ao medo eu sinto o mesmo.  Já tinha dito que não devo voltar ao dragão, nem ao estádio da cidade onde moro e agora Paços de Ferreira também é riscado, pois pode haver retaliação o que não agrada a pessoas que como eu vão aos estádios e são SEMPRE CONTRA A VIOLÊNCIA.

Em relação à vergonha eu também senti. E muita. Tantas vezes critiquei "adeptos únicos" pela violência e ódio que conseguiram espalhar pelo país fora, que agora os adeptos (minoria felzmente) do meu SCBRAGA fazem estas figuras deploráveis e condenáveis. Ninguém de bom senso fica indiferente e condena a péssima imagem que aquele bando em fúria passou através das TV's.

Gostei da reação oficial do clube e do pedido de desculpas. Esta gente tem que ser banida dos estádios, sob pena de as pessoas se afastarem cada vez mais.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Bracarense


200% Braga - B3

#4
Simplesmente perfeito!
Era espalhar isto o mais possível, para que se saiba que aqui em Braga não somos marginais! E para fazer com que sejam tomadas medidas!
(Assumindo que o Nemec não se importa, claro!)

Nemec

Quote from: 200% Braga - B3 on 13 de February de 2013, 00:34
Simplesmente perfeito!
Era espalhar isto o mais possível, para que se saiba que aqui em Braga não somos marginais! E para fazer com que sejam tomadas medidas!
(Assumindo que o Nemec não se importa, claro!)

Eu não me importo, enviei isto mesmo para o SCB, para jornais regionais e rádios, apenas porque sim. O texto é longo e o mais certo é não ser divulgado pelos meios de Comunicação Social, mas têm total liberdade de enviar para onde quiserem!

Quote from: A.COSTA on 13 de February de 2013, 00:10
Bem ... devo dizer que este texto exprime o sentimento da maioria dos braguistas. Parabéns NEMEC, que falta faz neste fórum Gente assim.


Amigo Costa, escrever quando tudo corre bem é muito fácil. Nos piores momentos reparámos que afinal estamos cá todos e nunca fomos a lado nenhum :)
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Zinired

Partilho totalmente o sentimento do Nemec.
Cada vez mais me identifico menos com este clube e adeptos... mas esta carta aberta é a prova do que é o Braga e sentir o Braga.

Pezinhuh

Concordo plenamente e embora não concorde com o esta frase tenho que a aceitar...

"somos aquilo que os outros pensam que somos"

ComContaPesoEMedida

Quote from: A.COSTA on 13 de February de 2013, 00:10
Esta gente tem que ser banida dos estádios, sob pena de as pessoas se afastarem cada vez mais.

Apenas acrescentaria: --- (dos estádios) e das redondezas! Comparência nas esquadras de polícia às horas dos jogos! Mas para ser levado a sério.


Karoglan Taibraga

Grande Texto mais uma vez Nemec, o meu afilhado com 8 anos chorava desalmadamente e tive que o por no meu colo e explicar-lhe que aquilo não era o Braga, que o Braga somos nós que cantamos, sorrimos e choramos a cada jogo do Braga...

Como vou eu a partir de hoje chatear os pais dele para o deixarem ir comigo quando eles viram que o filho pode não estar seguro, em casa não, mas fora o Braga perdeu hoje mais um adepto por muito tempo de certeza...

Refiro-me ao meu afilhado claro
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

Sérgio Gonçalves

Subscrevo, apenas acrescentando que trabalho no Porto. Hoje tenho de dar a cara pelo Braga como faço sempre, mas hoje sinto-me tão humilhado, tão envergonhado... Isto não tem perdão ou desculpa. É retirar todo e qualquer apoio do clube aos Red Boys, obriga-los a pedir desculpas publicamente aos adeptos do Paços pelo que se passou.

Foi um acontecimento que envergonha o clube mas também toda a cidade.

Os Bracarenses não são assim!

Os Bracarenses não são isto!
Sócio nº 2014

recsally

Nemec, grande carta... ENORME mesmo... tal como o nosso clube e como nós, os adeptos que sabemos/gostamos de ganhar mas também cá estamos, serenos e embora tristes a aguentar as derrotas.

Tal como tu, e acredito como a grande maioria dos adeptos SCB "Senti-me humilhado e envergonhado pelos atos praticados por certos indivíduos que têm recorrido à violência por mais que uma vez, como se quisessem impor alguma coisa. Sinto-me triste e revoltado ao ler as noticias em jornais nacionais que um grupo de adeptos esperou pelos jogadores da nossa equipa no fim de uma derrota para se travarem de razões, que um grupo de adeptos se envolveu em violência física com adeptos do Belenenses antes de um jogo da Segunda Liga, que um grupo de adeptos percorreu uma bancada provocando uma cena de pancadaria com os adeptos do Paços de Ferreira. Senti-me envergonhado e humilhado por um grupo de pessoas que se dizem adeptas e defensoras do meu clube e que agem sem perceber o mal que lhe estão a fazer, senti-me de rastos ao perceber que a notícia rapidamente correu o país e por esses estádios fora seremos de agora em diante apelidados de perigosos, violentos e arruaceiros... Tudo por um grupo de adeptos... Senti a maior frustração e raiva da minha vida enquanto adepto do Sporting Clube de Braga ao ver um miúdo de 5 ou 6 anos fugir para trás de uma baliza e a puxar pela mão do pai numa aflição tremenda, num ato de pânico e de terror. Dói-me a alma quando penso nisto, e pergunto-me se será possível aquele miúdo e outros tantos que lá estavam voltar a ver um jogo fora do estádio dele, será possível aquele miúdo continuar a gostar de futebol e será possível aquele miúdo perdoar os adeptos do Sporting Clube de Braga que nenhuma culpa tiveram?"

"O Braguismo não se mede, sente-se..." e esse grupo de pessoas (pq não consigo chamár-los de adeptos) terá uma ideia exactamente contrária...

Como já escrevi no tópico do jogo ao intervalo, nós, os adeptos do ENORME SCB não somos isto!!
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

ddbraga

Grande texto! Penso que mostra bem o sentimento da maioria dos braguistas.
A partir de agora vou pensar duas vezes antes de ir ver um jogo fora, e tudo por causa de umas cenas ridiculas de pancadaria.

O BRAGA NÃO É VIOLÊNCIA!
100% BRAGA

BRAGA FOREVER

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

1

Subscrevo na totalidade Rui.

Nunca me senti tão triste enquanto Braguista, nenhuma derrota me deixou tão triste como aquelas cenas.

Cmcorreia

Quote from: 1 on 13 de February de 2013, 12:13
Subscrevo na totalidade Rui.

Nunca me senti tão triste enquanto Braguista, nenhuma derrota me deixou tão triste como aquelas cenas.

Exactamente como eu me sinto... Nem consigo falar sobre nada de nada... Sinto-me triste e envergonhado >:( :-[
Cláudio Correia

sedas

Sem dúvida nenhuma um texto que representa o que pensa a maioria dos Braguistas..

A direcção do nosso clube devia ser também nisto um exemplo a seguir e banir os Red Boys do nosso Estádio..

Vender os lugares da A1 aos sócios e proibir a entrada no Estádio de qualquer tipo de objecto relacionado com esta claque. Desde Faixas a cachecóis.

Já chega de ter confusão por causa de quem não se sabe comportar. O futebol não é Guerra..

Apenas_Braga

Quote from: Zinired on 13 de February de 2013, 01:05
Partilho totalmente o sentimento do Nemec.
Cada vez mais me identifico menos com este clube e adeptos... mas esta carta aberta é a prova do que é o Braga e sentir o Braga.

Zinired, desculpa mas não compreendi "Cada vez mais me identifico menos com este clube ...", estás a querer dizer que vais mudar de clube ?
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

disco infiltrator

Escrevi a minha opinião sobre este assunto em um outro tópico, tomo a liberdade de o copiar para aqui também:

Mais uma vez demonstramos que ainda não sabemos valorizar o que deveremos valorizar e dar a devida importância a determinados acontecimentos. Há casos que são de polícia e deverá ser a polícia a resolver. Não deveremos ser nós a generalizar e acusar, não deveremos ser nós a colar uma imagem de violência aos adeptos do SCB e às claques do SCB. Esse está longe de ser o verdadeiro cenário. Penso que se deverá valorizar o que o clube tem conseguido alcançar e o crescimento do número de Braguistas. Pelo meio acontecem coisas menos boas mas isso não poderá manchar o que de muito bom tem vindo a acontecer. Com certeza que iremos ser punidos (e com todo o sentido), com certeza que iremos ser acusados por muitos adeptos de outros clubes. Isso já vai acontecer. Os Braguistas terão que contrabalançar, aceitar que determinados elementos das claques do SCB erraram mas, acima de tiudo, valorizar o que de muito de bom que já foi feito. Se não somos nós a defender o nosso lado, podem ter a certeza que ninguém o fará. Por favor, pensem nisso.