News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carta aberta à Direção do Sporting Clube de Braga

Started by Nemec, 12 de February de 2013, 23:54

Previous topic - Next topic

PAF

Não houve nenhuma provocação...
Pode ser que agora consigam ler e deixar de vender mentiras!

E se alguém diz que houve que venha cá e que o diga, exactamente o que viu! De preferência alguém que esteja ali perto do A6 e não no A1 ou A2... que esses já vimos que têm uma visão lateral de longo alcance!

Que diga que viu algo para além do gordo  e do adepto do Braga a andar uns metros para a frente e a voltarem ao seu lugar e uma troca de bocas que acontece em todos os jogos que há claques adversárias!

Quanto à policia é paga para fazer o trabalho de segurança pública com os nossos impostos!
Não trabalhar em estádios gratuitamente com os impostos de todos nós, mais ainda em clubes que gastam milhões , porque senão solicito um para a minha porta, fica na porta da rua que é público, tenho o mesmo direito!
Mais ainda a policia não é obrigada a nada quando nada lhe pedem como foi o caso!
O estádio desde que cobram entradas deixa de ser um recinto público, cuja segurança deve ser assegurada por quem organiza o evento! Por isso a policia assegura sempre a segurança e o trânsito cá fora, aí sim o espaço público. (posso não estar a usar os termos técnicos certos)

Quanto ás tuas saídas de "mentiroso", vindas de ti vivo bem com elas!

Tu para justificares as tuas mentiras sobre os acontecimentos andas atrás do que os outros disseram... eu felizmente não preciso, estava lá e vi o que se passou!
Alguns conseguem pegar num gordo e dizer que foi ele que provocou uns gajos que estavam a 100metros de distância... depois disso fica fácil ver quem não está a dizer a verdade!

Nakamura

Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!

PAF

Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:31
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!
Disse que estavas a despejar mentiras e mantenho!
E volto a repetir o que são factos, e que tu distorceste, para não haver dúvidas, não houve provocações muito menos arremesso de cadeiras para os adeptos do Braga, a policia não é obrigada a nada do que tu citaste no estádio, e os Red  (nem nenhuma claque) não dão protecção a ninguém!

Com tu próprio disseste há os factos e as opiniões... deixei-te os factos.

paulop

Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:31
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!

foste tu que chamaste mentiroso a um forista.. neste caso o PAF.... quando disseste... e passo a citar "pelo que PAF uma grande mentira és tu!"


festejar um golo (no local dos visitantes).. mandar bocas... e mesmo que tenham atirado uma cadeira (algo que alguem a quase 100 metros certamente nao viu)... nao justifica as atitudes que os RB tiveram... e defender essas atitudes é claramente sinal que se está do lado desses criminosos...


cada um deles devia ser individualmente criminalizado..... e como infelizmente ate agora não houve uma tomada de posiçao por parte da direçao dos RB... significa que eles apoiam essas atitudes... e como tal deviam ser tomadas todas as medidas para impedir os RB de entrarem no EMB...

PAF

Quote from: paulop on 14 de February de 2013, 01:42
Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:31
Não fui eu que chamei "mentiroso" a outro forista, simplesmente porque tenho opinião diferente!

foste tu que chamaste mentiroso a um forista.. neste caso o PAF.... quando disseste... e passo a citar "pelo que PAF uma grande mentira és tu!"


festejar um golo (no local dos visitantes).. mandar bocas... e mesmo que tenham atirado uma cadeira (algo que alguem a quase 100 metros certamente nao viu)... nao justifica as atitudes que os RB tiveram... e defender essas atitudes é claramente sinal que se está do lado desses criminosos...


cada um deles devia ser individualmente criminalizado..... e como infelizmente ate agora não houve uma tomada de posiçao por parte da direçao dos RB... significa que eles apoiam essas atitudes... e como tal deviam ser tomadas todas as medidas para impedir os RB de entrarem no EMB...

Neste caso defendo-o eu:) A conversa já vinha de trás!

Disse isto,
Nakamura,
Andas por aqui a debitar um monte de mentiras...

Que não é necessariamente chamar mentiroso...mas isso são pormenores que nem me chateia muito! Interessa-me bem mais o problema que se discute!

Nakamura

Caro paulop

De facto disse isso, mas em resposta a posts anteriores, que, se fores ler, vais ver quem iniciou com esse tipo de acusações.

Quanto ao justificar a atitude dos Red Boys: não justifico. São totalmente condenáveis e não se podem voltar a repetir situações destas!
Acho é que chegamos a um ponto em que se está a exagerar sobremaneira este episódio que é, a todos os títulos, triste. E que essa atitude não nos beneficia (ainda que como sempre disse internamente muitas coisas possam - e devam - ser feitas, nomeadamente quanto a apoios, etc).
Mas sinceramente, para evitar esta espiral de violência, eu - repito - gostava de mais policiamento (dentro e nas imediações do estádio), que actuasse firme e rápido, isolamento policial das claques e caixas de segurança. E acho que disse tudo.

paulop

Quote from: Nakamura on 14 de February de 2013, 01:49
Caro paulop

De facto disse isso, mas em resposta a posts anteriores, que, se fores ler, vais ver quem iniciou com esse tipo de acusações.

Quanto ao justificar a atitude dos Red Boys: não justifico. São totalmente condenáveis e não se podem voltar a repetir situações destas!
Acho é que chegamos a um ponto em que se está a exagerar sobremaneira este episódio que é, a todos os títulos, triste. E que essa atitude não nos beneficia (ainda que como sempre disse internamente muitas coisas possam - e devam - ser feitas, nomeadamente quanto a apoios, etc).
Mas sinceramente, para evitar esta espiral de violência, eu - repito - gostava de mais policiamento (dentro e nas imediações do estádio), que actuasse firme e rápido, isolamento policial das claques e caixas de segurança. E acho que disse tudo.


a atuaçao da policia todos defendemos... mas depois acontecem alguns casos que aque ja foram falados ao longo dos anos.. em que em muitos casos houve exagero da policia (como aconteceu por exemplo em Leiria a uns anos e eu estava la(longe dos problemas)...)... mas depois temos  outros casos em que como disse ja foram aqui falados e a policia bateu em alguns elementos.... e eu apenas digo... so se perderam as que cairam no chao ....


o lugar de criminossos é na cadeia e nao nos estadios... é so a minha opiniao..... e quem fez isto é um criminoso...

Tobias

#67
Vergonha! Pagar para ir ao estádio para andar à pancada... não faz o mínimo sentido!

Já agora, encontrei isto e decidi partilhar: http://pesei.ro.lt (novo url)
O José Peseiro já foi despedido?

Descubra em: [url="http://pesei.ro.lt"]http://pesei.ro.lt[/url]

Pireks_23

#68
Custa-me ler todos estes comentários que mancham todo o esforço e dedicação de grande parte dos elementos de uma claque. Refletindo sobre o que se passou, obviamente, apesar de defender 100% as claques, reprovo a atitude de alguns elementos que estavam presentes nos setor dos Red e se dirigiram para os adeptos do Paços. Se estes são associados da claque não faço ideia e nem é isso que está em causa. Quando dizem que não houve provocações por parte dos adeptos do Paços não entendo porque é que o "gordo" está tão perto dos adeptos do Braga e longe dos seus adeptos. Será que o adepto do Braga e o do Paços iam falar de forma ordeira? Não quero de maneira alguma desculpar o comportamento dos Red, porque é repugnavel mas pessoas violentas infelizmente há em todo lado, ou fora das claques não as há?
"Quem não sente não é filho de boa gente". Eu como sócio do Sporting clube de Braga e sócio de uma das claques tive de deixar a minha opinião. Um último aspeto, quem diz que das claques só fazem parte delinquentes que nunca serão nada na vida, só quero que não nos ponham todos no mesmo saco.  Tenho orgulho de fazer parte de um claque, de passar bons momentos com os meus amigos apoiando o S.C. Braga ,de cantar todo o jogo, de chegar a casa sem voz, de ver as nossas tarjas serem exibidas em vários estádios e a atitude mais violenta que tive  até hoje foi verbalizar meia dúzia de insultos. Serei um criminoso?  Não preciso que ninguém concorde comigo, mas fica a minha opinião.

Bruno3429

Quote from: Pireks_23 on 14 de February de 2013, 04:07
Custa-me ler todos estes comentários que mancham todo o esforço e dedicação de grande parte dos elementos de uma claque. Refletindo sobre o que se passou, obviamente, apesar de defender 100% as claques, reprovo a atitude de alguns elementos que estavam presentes nos setor dos Red e se dirigiram para os adeptos do Paços. Se estes são associados da claque não faço ideia e nem é isso que está em causa. Quando dizem que não houve provocações por parte dos adeptos do Paços não entendo porque é que o "gordo" está tão perto dos adeptos do Braga e longe dos seus adeptos. Será que o adepto do Braga e o do Paços iam falar de forma ordeira? Não quero de maneira alguma desculpar o comportamento dos Red, porque é repugnavel mas pessoas violentas infelizmente há em todo lado, ou fora das claques não as há?
"Quem não sente não é filho de boa gente". Eu como sócio do Sporting clube de Braga e sócio de uma das claques tive de deixar a minha opinião. Um último aspeto, quem diz que das claques só fazem parte delinquentes que nunca serão nada na vida, só quero que não nos ponham todos no mesmo saco.  Tenho orgulho de fazer parte de um claque, de passar bons momentos com os meus amigos apoiando o S.C. Braga ,de cantar todo o jogo, de chegar a casa sem voz, de ver as nossas tarjas serem exibidas em vários estádios e a atitude mais violenta que tive  até hoje foi verbalizar meia dúzia de insultos. Serei um criminoso?  Não preciso que ninguém concorde comigo, mas fica a minha opinião.

De acordo...no entanto há meia dúzia de delinquentes nas claques que deviam ser banidos pelos seus líderes...

ric

Pireks:

pertences á claque e não te revês nestas acções.
mas tb te digo: neste momento está tudo no mesmo saco.Até mesmo o anónimo adepto do Braga, que só berra com a carestia da vida é tido "como arruaceiro e vandalo".
Enuqnto não houver atitudes que separem as águas, enquanto os membros "limpos" das claques não exigirem definições e tomadas de posição, somos todos, mesmo os normais adeptos, uns vandalos.

E não andarei longe de achar que na segunda , em Vila do Conde, vai haver chatices... mesmo que sejamos o dobro deles vai haver chatices ou pelo menos uma acção desconfiada  de todos os outros adeptos face aos bracarenses. a vingança para esta gente é um prato dos mais apetecidos....

e com a recepção ao guimarães, a contestação vai ser levada ao limite pois os tb energúmenos da cidade vizinha já andam a dizer que "´so batemos em meia dúzia"... enfim, tristezas...

AH, é verdade... devo ir a Vila do Conde. mas na saída do estádio meto o cachecol ao bolso (que tristeza, meu Deus....). E no inicio da partida  não estarei na treta com os vilacondenses junto ás roulotes de comes e bebes...
tenho filhos para criar e não tenho vocação para ser ...Django. E na terça feira quero trabalhar sem nódoas negras ...
O que quero mesmo é ir ao futebol e ver o meu Braga vencer! o que é que é estranho nisto??????

mas tenho-me de preocupar com situações que nos recordam momentos revolucionários e de guerra ...que tristeza... ir ao futebol e ter de preprarar uma logistica de recurso...

maroni

Adorei o que escreveste e subscrevo tudo, se não te importares, mas a nossa direcção tem que tomar medidas e acabar com estes corrupios da claque, pois já não é a primeira vez que eles tentam, só ainda não o tinham conseguido, mas agora temos que dizer BASTA a nossa direcção tem que tomar medidas e já para ontem.

Baldinotti

#72
Eu particularmente revejo-me no pensamento dos bracarenses e braguistas de bem, que defendem os valores do desporto e do civismo.Como qualquer pessoa de bem, recrimino o que se passou no estádio e que mancha o bom nome e imagem da esmagadora maioria dos adeptos e sócios do nosso clube. Actualmente somos colocados todos no mesmo saco e isso não pode acontecer!Sempre fui ver jogos fora e nunca tive problemas em lado nenhum mas temo que à custa das ultimas atitudes desses individuos não possa ir tranquilamente ver a bola onde quer que seja.Creio que nós, adeptos de bem devemos lutar para limpar a nossa imagem e varrer essas pessoas que nada trazem de positivo aos desporto do nosso estádio.Creio que uma boa medida para começar a separar o "trigo do joio" seria a obrigatoriedade de membros de claques serem sócios do clube o que hoje em dia não acontece.Creio que só isto faria com que muitos deixassem de ir à bola e não se perdia nada. Adepto que é adepto paga quotas como todos nós,com ou sem sacrificio, mas paga!Não vejo porque eles devem ser diferentes. Tal como em todo o lado, existem membros das claques que são pessoas ordeiras, deveriam estes ter também um papel activo na limpeza que se exige aos membros que nada de bom trazem.Acredito que todos juntos, adeptos e direção do clube, podemos limpar as bancadas!Se calhar e se caso nada mude,estou para ver que na repetição de um caso semelhante ao ultimo, os adeptos se revoltem contra essa canalha e lhes ensine uma lição...espero que não se chegue a esse ponto! Acresce o facto de com camaras de vigilancia no estádio, as mesmas devem ser usadas para identificar os desordeiros e dai para a frente que assumam as consequencias dos seus actos perante a justiça e perante o clube(interdição de serem sócios ou irem aos jogos)!

Bracarense

Não é a 1a vez que os RedBoys armam confusãonem a 1a vez quem pode fazer alguma coisa nada faz.

Da parte da claque os motivos são claros: há na chefia quem se reveja nestes comportamentos animalescos e concorde com estas atitudes; por outro lado, os que discordam não se atrevem a abrir a boca, pois se levantam muitas ondas o que os espera é um enxerto de porrada para "apreenderem a defender o grupo".

O maior problema é perceber porque é que o clube não actua. Bastava acabar com todos os apoios que o "tesão de grupo" lhes passava logo. Por mim, prefiro um estádio com menos apoio mas mais seguro. Comecei a ver futebol no estádio com 3 ou 4 anos acompanhado pelo meu pai; com este cenário que se vem arrastando há algum tempo certamente que a minha filha se manterá sócia de sofá durante muitos anos.

easy_scb

Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.

Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.

Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.

Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.

Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.

Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.

PAF

Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.

Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.

Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.

Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.

Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.

Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.

Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!

Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!

java551

Já é a segunda vez este ano(porto) até ouve uma vitima mortal,por isso o clube só tem uma soluçao retirar apoios ás claques pois a meu ver só servem para afuguentar adeptos dos estadios,

easy_scb

Quote from: PAF on 14 de February de 2013, 20:09
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.

Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.

Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.

Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.

Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.

Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.

Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!

Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!

Mas repara que tu estás a assumir que as tais bocas e provocações foram nada quando não foram nem mais nem menos do que o factor desencadeador de tudo. É óbvio que essa troca natural e costumeira de galhardetes não pode nem deve ser razão para a tal reacção mas a verdade é que o foi e não podes assumi-la como nada acima de tudo quando os intervenientes agiram por causa disso.

Os Red Boys tomaram conhecimento do referido sururu e foram eles próprios tirar satisfações aos adeptos do Paços. Dizer que estavam no seu lugar e decidiram do nada descarregar as frustrações do 0-2 nos visitantes é, na minha opinião, colocar uma etiqueta de hooliganismo exagerada mesmo tendo por base os episódios menos bons que a claque teve ao longo da sua existência.

Que o teu entendimento como adepto de futebol te diga que uma troca de bocas não é razão para o que se passou, amigo PAF dou-te os parabéns e junto a minha voz à tua pois somos da mesma opinião.

rpo.castro

Quote from: java551 on 14 de February de 2013, 20:48
Já é a segunda vez este ano(porto) até ouve uma vitima mortal,por isso o clube só tem uma soluçao retirar apoios ás claques pois a meu ver só servem para afuguentar adeptos dos estadios,
E sporting no futsal, belenenses na equipa B... só para mencionar os que foram conhecidos este ano, para além do constante rebentamento de petardos
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 21:11
Quote from: PAF on 14 de February de 2013, 20:09
Quote from: isi_scb on 14 de February de 2013, 16:08
Não há desculpa para o que os Red Boys fizeram mas ainda assim não me parece ser uma boa opção da nossa parte demonizar os nossos adeptos e santificar os adeptos adversários.

Na minha óptica António Salvador esteve bem no que disse e digo-o tendo por base a minha perspectiva de uma das filas superiores da A5.

Após o 2º golo do Paços vi pessoas da A6 a levantarem-se para verem um suposto sururu. Esse facto provocou o chamado efeito mola: quantas mais pessoas se levantaram e viraram as atenções para a A6, mais pessoas o fizeram ao longo da bancada.

Uns segundos após isso vi alguns elementos dos Red Boys a migrarem do seu posto na bancada para o outro extremo indo pelo correrdor que fica junto à grade. E uns segundos ainda depois, aí sim, verificou-se a avalanche de Red Boys que 'nasceu' de uma das entradas.

Não quero desculpar ninguém mas custa-me bastante perceber como se diz nas entre-linhas que os Red Boys estavam no seu suposto e um deles, do nada, teve a feliz ideia de dizer para os amigos 'Vamos bater naqueles gajos'.

Mais uma vez digo: é totalmente reprovável o que se passou mesmo que tenha sido por responder a provocações. Mas há que não escamotear o que se passou e colocar etiquetas erradas em ambos os grupos de adeptos.

Por muito que te custe perceber, foi isso que aconteceu! Tu próprio o dizes e justificas! Pelos vistos até estavas no A5 numa fila que até conseguias ver o que se passava entre o A6 e o A8 e não viste nada para além de pessoas a porem-se a pé!! Foi realmente isso que se passou, pessoas a porem-se a pé e uma pequena troca de palavras entre o pessoal, coisa que acontece me todos, mas todos os jogos em que há adeptos adversários!
Se tu não viste que estavas ali ao lado imagina o que terão visto no A1!!Obviamente nada!

Com as criticas não se tenta pôr anjos do outro lado! Animais há em todo o lado! Neste caso se estavam lá na claque do Paços nada fizeram,somente isso! Noutros jogos possivelmente já aconteceu o contrário!

Mas repara que tu estás a assumir que as tais bocas e provocações foram nada quando não foram nem mais nem menos do que o factor desencadeador de tudo. É óbvio que essa troca natural e costumeira de galhardetes não pode nem deve ser razão para a tal reacção mas a verdade é que o foi e não podes assumi-la como nada acima de tudo quando os intervenientes agiram por causa disso.

Os Red Boys tomaram conhecimento do referido sururu e foram eles próprios tirar satisfações aos adeptos do Paços. Dizer que estavam no seu lugar e decidiram do nada descarregar as frustrações do 0-2 nos visitantes é, na minha opinião, colocar uma etiqueta de hooliganismo exagerada mesmo tendo por base os episódios menos bons que a claque teve ao longo da sua existência.

Que o teu entendimento como adepto de futebol te diga que uma troca de bocas não é razão para o que se passou, amigo PAF dou-te os parabéns e junto a minha voz à tua pois somos da mesma opinião.

As trocas de bocas entre aqueles 2 adeptos não desencadearam nada... mas nada mesmo.
Tentar encontrar uma justificação por muito inócua que seja para o que se passou, é no mínimo tentar passar um atestado de estupidez a quem vai ao futebol há muitos anos! É um atestado de estupidez para mim ou para ti  e para todos os outros que lá estávamos e que não vimos nada!
A troca de bocas faz parte do futebol e acontece até se calhar mais vezes entre os próprios adeptos do Braga, mais ainda com o clima que se vive!
Os red boys (não todos) foram lá porque são animais!! É esta a realidade do que aconteceu!  A etiqueta de holliganismo que tu falas é exactamente o que aconteceu! Se calhar de todos os comentários até agora escritos foste ao ponto certo, encontras-te a palavra certa para aqueles actos! É encontrar justificação no nada que aconteceu para justificar os actos! Hooliganismo puro o que aconteceu! A diferença é que os nossos "hooligans" são uns aprendizes à beira dos verdadeiros hooligans felizmente!

Foram lá porque viram gente de pé, felizmente só foram lá uma vez, já que pessoal de pé houve nos 3 golos! É essa a única justificação que podem encontrar por muito que tentem encontrar outra!! Eles de onde estavam não viram nada, porque não aconteceu nada! Não viram eles, como não viste tu do A5, como ninguém viu do A6, como ninguém viu de lado nenhum e por isso é que a reacção dos adeptos em geral foi a  que foi! Unicamente por isso!! Se houvesse uma justificação por mínima que fosse seria o primeiro a dizer que apesar de atitude reprovável, os adeptos do Paços puseram-se a jeito!
Se reparares já por outras vezes vimos cenas semelhantes no Axa ou até com mais violência e nunca, nem sequer perto a  reacção foi tão unânime, porque aí apesar de criticar tinha havido provocações, e felizmente o pessoal por cá mesmo criticando também tem bom senso! Por isso todas e qualquer justificação que tentem encontrar desta vez não passam de fantasias!!