Sei que muitos de vocês não vão gostar de ler isto, mas peço-vos que, pelo menos, pensem no assunto.
Por se tratar de um assunto que considero muito importante e sempre actual, gostava de partilhar convosco um pequenino texto que escrevi no blogue "Arsenal de Braga":
Agora mais a frio, passado o rescaldo do Merelinense-Vitória e dos desacatos que terão acontecido, gostava de voltar ao assunto.
Eu estou muito preocupado. Um dia vai acontecer uma verdadeira tragédia. A questão entre Braga e Gumarães já ultrapassou os limites da rivalidade e vive-se neste momento um absoluto ódio que é completamente irracional. Estúpido! Demente!
A culpa, essa, é sempre atirada para o outro lado: os Marroquinos são os diabos para os de além-Ave e os Espanhóis são os demónios para os do lado de cá.
Perante isto, entramos num beco sem saída. Num absurdo total.
Braga e Guimarães têm uma história comum. Um história grandiosa. Braga e Guimarães têm dois grandes clubes, capazes de ombrear com os "grandes". Braga e Guimarães têm inimigos comuns: os "galifões" de Lisboa e do Porto que adoravam ver-nos desaparecer do mapa. E perante isto, andamos à pedrada. Que tem isto de inteligente? Absolutamente nada.
Da minha parte, deixo a minha "confissão": trabalhei 4 anos em Guimarães e adorei. Fiz lá amigos excelentes. Aprendi a gostar de Guimarães e dos vimaranenses. A rivalidade que o meu pai me ensinou a cultivar ensina-me a querer sempre Marrocos acima de Espanha. Mas a racionalidade ensina-me a não passar disso. Portanto, confesso: gosto de Guimarães, gosto dos vimaranenses e quero um Vitória forte, ao lado do Sporting Clube de Braga. E isto não é ser menos braguista. Bem, ao lado não, uns centímetros abaixo :)
Estou totalmente de acordo!
Sempre achei ridícula e sem sentido a rivalidade tal como tem sido vivida por alguns, sobretudo ao longo dos últimos anos.
A nossa rivalidade deve-se centrar na vontade de fazer melhor e não no insulto e na violênvia!
Defendo uma rivalidade sadia, vivida pela positiva, com fair-play e não com insultos. Temos que usar a inteligência em vez da bestialidade, naquilo que tem de mais negativo.
Haja coragem de enfrentar os nossos rivais com as "armas" que o desporto e a competição proporcionam, que são a competência dentro das 4 linhas.
Como muito bem diz o Cardoso, os nossos principais adversários deverão ser "os "galifões" de Lisboa e do Porto" e não os nossos vizinhos. Esses deveriam ser nossos aliados na cruzada "contra" os ditos galifões.
Um dia voltaremos a disputar de forma ordeira, civilizada e com fair-play a Taça Amizade!
Concordo em absoluto!!!
Também fico preocupado e não gosto nada do ponto a que chegaram as coisas!
Até me faz afastar um pouco, para ser sincero!
Juntos seriamos bem mais fortes...
Rivalidade sadia e divertida SIM!
Rivalidade medieval, agressiva, violenta, etc... decididamente NÃÃÃO!!!
Lembro-me de, em puto, ir tantas vezes ir a Guimarães, com o meu pai e o meu tio, ver o derbi Minhoto e era uma festa... sem problemas nem violências gratuitas!!! Tenho pena de que isso seja agora uma miragem. E que em nome do Braga (e do Guimarães), as claques e outros satisfaçam as suas necessidades delinquentes de gangs que gostam de porrada e... pouco mais!
Estou desiludido (espero que um dia isso volte a ser possivel - porque a união faz a força - antigamente até havia a Taça da Amizade entre os dois clubes no início de época - parece realmente impossivel como as coisas chegaram a este ponto).
Adoro o Braga (tirando o Enorme nada mais me importa no futebol - embora me interesse a paixão que ele desperta), mas não pactuo com estas cenas... e fico desiludido, muito desiludido e desencantado!!!
Depois de ler este tópico e de concordar com ele na sua totalidade, confesso que depois de ir a Guimarães este ano de combóio, depois de levar com uma laranja no trajecto para o estádio afonsino, por várias vezes já me questionei se mais alguma vez lá irei mesmo escoltado pela polícia! E se fosse uma pedra? Ou algum objecto mais contundente? Eu poderia ter ficado ali no sítio e tenho duas meninas de tenra idade para criar! Esta rivalidade é boa se for saudavel! Não tenho amigos em Guimarães como o Cardoso, mas tenho família, inclusive dentro da estrutura do VSC. Poderia-se ter uma rivalidade engraçada desde que a mesma não se confundisse com violência nem o vingar de certas frustações. Quando estou com eles brinco com a situação de eles virem cá ver um jogo trajados a rigor porque sei que ninguém no seu perfeito juízo o faria. Mas esta é uma rivalidade de muitos anos e com o Braga por cima nos últimos anos a violência do lado de lá do Picoto tem vindo à tona mais do que nunca. Desde o apedrejamento do nosso autocarro que as coisas têm ficado mais tensas. E como não somos o criador, nestas coisas é difiil dar a "outra face". Não quero aqui tentar limpar a imagem de quem quer que seja, mas a julgar pela fama dos "únicos" que quase se orgulham de ter como apanágio de justiceiros, creio que o problema não etá na sua maioria do lado de cá. Mas confesso que gostava de ir um dia a um jogo SCB vs VSC com um amigo/familiar do outro lado da barricada vestido a rigor bem ao estilo dos de Lisboa que não raras vezes vemos amigos, namorados... cada um com a sua camisola. Isto sim é a boa rivalidade!
Tudo certo. Mas são só palavras. Quem deveria dizer (fazer) alguma coisa - clubes - cala e (logo) consente...
Já o disse muitas vezes, não raro é fácil identificar quem prevarica. Mas nada se quer fazer...
Por mim, é simples: a Guimarães, não volto!
E até digo mais:
1 - este tópico deveria ficar inamovivel, porque, a meu ver, este é um assunto que importa de sobremaneira discutir.
2 - tentar fazer com que o fizessem também do outro lado
Desta forma criar uma onda positiva de uma rivalidade civilizada e positiva (que fizesse os dois clubes crescer e muito como rivais - as direcções e os jogadores deveriam também dar o exemplo em vez de promoverem desacatos e mesquinhices sem sentido nenhum).
Na minha opinião há excessos de parte a parte. Por vezes ambos os adeptos exageram.
Podemos estar aqui a dizer que devíamos ser amigos deles, mas a nossa situação com Guimarães é irredimível. Nunca nos demos, nem nunca nos daremos bem com os vimaranenses. É a rivalidade mais antiga do país e vai muito além do futebol. Não tem solução. :-X
Quote from: Pedro Ribeiro on 02 de February de 2011, 16:11
Tudo certo. Mas são só palavras. Quem deveria dizer (fazer) alguma coisa - clubes - cala e (logo) consente...
Já o disse muitas vezes, não raro é fácil identificar quem prevarica. Mas nada se quer fazer...
Por mim, é simples: a Guimarães, não volto!
Concordo. Ambas as direcções não dizem nada, parece que são a favor da violência.
Não concordo com a parte de ir a guimarães vou lá todos os anos e vou sem problemas, obviamente não vou como a outro estádio mas com cuidado vai se pacificamente lá.
Muito bem Cardoso.
Braga e Guimarães têm muito, mas muito mais, coisas em comum do que coisas que as separem. Duas belas cidades, de gente trabalhadora, orgulhosa das suas raízes e que possuem os dois únicos clubes de futebol em Portugal capazes de incomodar os chamados 3 grandes.
O Braga x Vitória é o derby mais bonito de Portugal. Não é apenas futebol, são séculos de História de duas cidades vizinhas e fundamentais na formação do que viria a ser Portugal.
Todos os bracarenses têm amigos de Guimarães e todos os vimaranenses têm amigos de Braga. Por essa razão se deve fomentar uma rivalidade saudável, com muitas piadas de café, telefonemas a felicitar a derrota do outro, ambiente de festa no estádio etc Não podemos deixar isto acabar.
Vou confessar uma coisa, o jogo que quero que o Braga sempre ganhe é contra o Vitória. Sempre será assim. É a derrota que mais me incomoda e é a vitória que mais saboreio. Contudo, foi com tristeza que vi o campeonato no ano em que o Vitória desceu. Faltou algo ao campeonato, faltou aquele que para mim é sempre o jogo mais esperado. Mais racionalmente, constato também que o campeonato português (tão fraquinho que anda...) precisa de equipas como o Vitória e como o Braga fortes. E do Setúbal, Académica, Farense, Boavista e outros clubes que movimentam gente.
Quem atira pedras por causa da escolha de um clube de futebol, é alguém que não pensa, é um irracional, um retardado....Seja qual seja o lado que atire as pedras. Quem está a levar com as pedras, muitas vezes, é gente como a maioria de nós. Gente que trabalha, gosta da sua cidade e do seu clube e, neste estado da nação, das poucas coisas com que se vai divertindo é com os jogos do seu clube. Jogos, esses, que muitas vezes exigem uma ginástica financeira para se conseguir um bilhete.
O jogos BragaxVitória e VitóriaxBraga têm que ser sempre jogos de estádio cheio, de festa, de rivalidade sadia entre amigos, de piadas etc Mas nunca de violência. De ambos os lados está gente que é amiga.
Não deixemos que meia dúzia de canalha, de cada lado, possa acabar com esta rivalidade que é e pode ser ainda mais bonita.
Neste momento estão muito valentões de Guimaraes a dizer que estamos com medo.... mas tb devemos ter muitos a acharem que este tópico é absurdo...
Sou completamente a favor do que diz o Cardoso e ao longo destes anos tenho-me debatido para acabar de vez com esta toleira que um dia vai terminar mesmo muito mal....
Há anos, cheguei a escrever na Associação Vitoria Sempre que era urgente haver um entendimento. Fui mal recebido e o proprio presidente ( acho eu) disse-me que estar de bem com Braga era impossivel...as palavras eram mais ou menos estas...
Entretanto, os anos passaram e as mentalidades das pessoas vão abrir-se...
Pessoalmente adoro mandar as minhas bocas aos vimarenenses. Nunca passei das marcas nem tive qq acto violento. Tudo se passa a nível da satisfação pessoal ( de ver o Vitoria abaixo do Braga) e de encontrar a "boca" mais certeira para determinado acontecimento.
particularmente tenho familia em Guimaraes e com eles mantive sempre o mais estreito convivio. tenho inúmeros amigos "espanhois" , tb "doentes" pelo VSC e com eles troco graças, vou á bola e temos uma sadia conviv~encia. para além disso estudei no polo de guimaraes da UM e nunca tive o minimo problema em ser de braga e mostrar o meu Braguismo. Além disso é estupido que em 20 Km haja tanto ódio quando são muitas as situações que nos unem e que o cardoso afirmou: lutar contra a hegemonia dos 3G, reforçar a posição dos clubes de "segunda linha" E IMPEDIR TOTALITARISMOS DESPORTIVOS.
Braga e VCS tem muito mais a ganhar se se unirem do que a perder.
Agora perguntemos: E como fazemos para mudar esta mentalidade?
Para mim seria simples.: Com exemplos!
teriamos de encontrar uma entidade neutra e que queira disponibilizar-se para o entendimento. Naquilo que penso bastaria sensibilizar as claques. Tudo viria depois por arrastamento.
Chamar á "arbitragem" o Governador Civil? sentar na mesma mesa claques, presidentes da camara e presidentes dos clubes? Colocar outros elementos no meio?
acho que poderiamos dar mais achegas...
isto tem de acabar
esquece, as claques não consegues sensibilizar, e os presidentes também seria muito difícil.
A quantidade de selvagens de um lado e de outro tende a aumentar. O que se pede aqui é quase impossível, com muita pena minha, porque há gente decente de ambos os lados. Os animais que dão origem aos episódios como este do Merelinense - Vitória nunca aceitariam tal coisa e com isso afastam os verdadeiros adeptos do futebol em detrimento daqueles que têm o futebol como um factor que encobre a vontade pura de gerar violência e sabe-se lá que mais!
Há uns tempos abri um tópico em que dizia isto mesmo, temos muito mais a ganhar do que a perder se houver um entendimento.
Acho ridículo a atitude medieval de determinados adeptos, aqueles que transformam um jogo de futebol numa batalha campal!
Acho ainda mais ridículo pessoas que vivem na normalidade extra-futebol (estudar na UM, sair a noite nas 2 duas cidades, etc..) e depois mal a bola salta transformam-se em algo que não há palavras para descrever...
Rivalidade sim! Derby sim! Violência gratuita não!
Sinceramente, não interessa quem começou e quem tem culpa. Importa quem acaba e quem dá o primeiro passo...
Quote from: SCB_1921 on 02 de February de 2011, 16:45
esquece, as claques não consegues sensibilizar, e os presidentes também seria muito difícil.
Mas algum clube deve ser refém das claques!?!? Não se pode trocar apoio por impunidade, se é a isso que te referes! E se uma direcção não é sensível a estas coisas, estamos muito mal porque, nesse caso, estamos a falar de violência institucionalizada porque com a conivência de quem dirige...
Quote from: SCB_1921 on 02 de February de 2011, 16:45
esquece, alguns elementos das claques não consegues sensibilizar, e os presidentes também seria muito difícil.
Concordando em absoluto, com o que ja foi aqui escrito (isto tem que acabar, e ainda que ja tenha ultrapassado o limite do razoavel) pode perfeitamente ainda piorar para niveis de tragédia.
Tentando ver o porquê disto ter chegado a este ponto, sinto-me obrigado a dizer que mesmo sendo a culpa dos dois lados, ha uma coisa que me faz confusao , e por amostra voçês vao perceber aonde quero chegar. Será que os vimaranenses lidam bem com o sucesso dos outros (neste caso do braga) pois eu julgo que nao. eu por mim falo, cresci no apogeu deles, fins de 70 e decada de 80( com ademir, ndinga, p.cascavel) e , em que nao me custa a dmitir que no computo geral foram mais bem sucedidos que nós, quer em resultados desportivos, quer em condiçoes de trabalho, atrevo-me a dizer que muitos de nós chegaram a inveja-los na cultura de vencedor e de oposiçao aos 3 grandes.
Entretanto o mundo evoliu, o Braga cresceu e ja na decada de 90 nós e eles ja iamos como se diz na giria a meças, um ano o braga melhor outro ano o vitoria melhor e eles a continuar a ver o seu vitoria como era ha 20 anos atras, incapazes de dar a mao á palmatoria, ser clubista é uma coisa ser cego é outra completamente diferente, e o saudosismo deles continua a cega-los e nem depois de os superarmos em varias vertentes (finaceira, desportiva, associados etc etc) eles continuam a nao querer ver o que toda a gente vê, tambem trabalhei em guimaraes durante 3 anos ( 2003 a 2007) e digo-vos que era impossivel falar com eles de futebol seja mais novos ou mais velhos, continuavam a ver o vitoria dos anos 80 , e quase que aposto que a maioria deles ainda vê assim.
Como tal acho dificil que alguma vez haja entendimento , pois para que isso acontecer ha que no minimo haver respeito pelo nosso adversario, e digovos que na maioria dos adeptos vimaranenses nao existe esse respeito, esse reconhecer do nosso crescimento, enquanto do nosso lado ha mais esse reconhecimento para com eles.
Não concordo com aquela parte em que se dizem que as direcções não me intrometem no assunto:
elas interferem tanto que, na minha opinião, até são, normalmente, membros das direcções, que incentivam os confrontos, nas declarações antes os jogos!!
É um problema dificílimo. Isto porque se instalou na mente dos bracarenses que Guimarães é o inimigo e na mente dos Vimaranenses que Braga é inimigo. Infelizmente, acho que já chegamos ao ponto de não retorno... Há quanto tempo é que se fala disto no fórum? Desde há 13 anos atrás, quando começou. E a situação está cada vez pior!
concordo convosco numa coisa,é necessario um vitoria e um braga forte a combater os tres metralhas.da mafia,e do poder.
é claro queisto ja passou doslimites,mas na é so no braga guimaraes mas sim em qualker jogo em portugal.
o k eu kero dizer é k no futebol as pessoas exprimem as frustaçoes e a cobardia desta sociedade.pois neste pais toda a gente pode fazer o k ker com os portugues,refirome o governo,os tribunais,a policia,enfim tudo ao k poder e corrupcao diz respeito,toda a gente faz o k ker e ninguem diz nem faz nada.
mas se eu digo k sou do braga e vou ver o braga a guimaraes,ohoho.ou vice versa.aí já toda a gete diz e faz alguma coisa,como colocar pneus a arder na linha de comboio,fazer uma escolta e apedrejarnos antes,durante e depois dos jogos,e mt mais como todos nos sabemos.
agora esses cobardolas sao incapazes de fazer kualker coisa kuando isso diz respeito ao nosso país. e dizem-se eles filhos do afonso henrikes.
e as entidades competetes?pra eles td isso é normal...kuando lacar pedras bolas de golfe telemoveis é normal eu vou ali e ja venho.
vivo na holanda,e se voces soubessem o k é uma rivalidade a serio,entre o feyenoord e o ajax,aí sim veriam alguma coisa.
mas aki nao se brinca em serviço.se á problemas entre eles,entao nao se aceitam adeptos visitantes nos jogos entre eles,e agora tb entre outros clubes pa ver se eles aprendem.
agora em portugal é uma republica das bananas.o justo paga sempre pelo pecador.
mas o k eu kero dizer é k te amo enorme S.C. de braga.
desde roterdao cm o braga no coracao
Tal como já disse ao Cardoso, o ódio não se reprime com ódio, pois isso irá tornar-se num ciclo vicioso, que em nada agrada ao comum adepto que 'só' vai ao estádio para se divertir e incentivar o seu clube. É com isso que se afastam as famílias do futebol.
Para além disso, teremos urgentemente de constatar este facto: o Braga só será ainda maior se o seu competidor directo também o for. Aliados somos mais fortes; nunca o inverso!
, ao contrario do que se diz aqui, as direçoes ate se dao bem, nao e por ai. As listas de dispenças de ambos sao enviadas um para o outro antes de ser divulgada aos restantes clubes. Eu sempre fui da opiniao que se estes dois clubes e talvez o gil tambem, se unissem em prol do futebol portugues, os tres estarolas iriam ter grandes dificuldades perante os clubes minhotos. A uniao faz a força, e que força, SCB e VSC juntos a lutar contra o sistema, a musica era outra, isso e um facto.
Caro Cardoso,
Percebo o seu ponto de vista mas não posso concordar com ele a 100%.
Tb eu tenho amigos em Guimarães e tb eu reconheço que há lá boa gente. No plano extra-desportivo, Guimarães é uma cidade que sempre foi e provavelmente será inferior a Braga. Eles pensam o contrário mas vivem enganados ;)
Desportivamente, Guimarães é espanha. Não os vejo como aliados numa guerra contra os inimigos "grandes" pois em desporto não existem inimigos. Existem rivais, e a rivalidade com espanha é única. O nosso bem implica normalmente o mal deles e isso sabe bem. Os únicos momentos em que consigo torcer pelas vitórias espanholas são quando elas nos beneficiam directamente (como na última jornada da Taça da Liga). Fora isso, uma derrota espanhola é mais um sorriso para mim.
Não temo que esta rivalidade implique "desgraças" pois os rivais confrontam-se mas não se guerream. O que se passa nos confrontos entre pseudo-adeptos dos dois clubes é aproveitamento das circunstâncias de bandos de anormais energumenos que vivem frustrados no resto da vida. São casos de polícia, que não se resolvem com "alianças" Braga-espanha mas sim com cadeia para esses anormais. Enquanto existir medo de apanhar esses "coitadinhos" continuarão a surgir problemas. Trate-se deles e poderemos voltar a ver desporto "sossegados" e preocupados apenas em "picar" os nosso rivais e rindo com os seus insucessos.
Quote from: cardoso on 02 de February de 2011, 15:47
Eu estou muito preocupado. Um dia vai acontecer uma verdadeira tragédia. A questão entre Braga e Gumarães já ultrapassou os limites da rivalidade e vive-se neste momento um absoluto ódio que é completamente irracional. Estúpido! Demente!
É isto que me aflige. É a insegurança que se vive! E o pior é que não consigo ver alguém a tomar medidas (a não sermos nós próprios). Antigamente ir ao futebol era um espectáculo inabalável, hoje é uma inquietação total.
Quote from: Ferreira-Braga on 02 de February de 2011, 16:00
Um dia voltaremos a disputar de forma ordeira, civilizada e com fair-play a Taça Amizade!
Longe vão os tempos que essa taça unia os 2 maiores clubes do Minho. Tão cedo não voltará a acontecer :(
Eu também não gosto das rivalidades que resultam em violência, como podem constatar no jogo d'ontem do fcp-slb. Eju que fico na A6 vejo de perto o que as claques visitantes fazem/dizem, e sinto-me ameaçado, por outra razão no com
los visitantes tive de sair da minha cadeira por causa deles e ir para outra mais longe, o que acho inadmissível mas o que se há-de fazer :-[
Quote from: Bracarense on 02 de February de 2011, 23:38
Caro Cardoso,
Percebo o seu ponto de vista mas não posso concordar com ele a 100%.
Tb eu tenho amigos em Guimarães e tb eu reconheço que há lá boa gente. No plano extra-desportivo, Guimarães é uma cidade que sempre foi e provavelmente será inferior a Braga. Eles pensam o contrário mas vivem enganados ;)
Desportivamente, Guimarães é espanha. Não os vejo como aliados numa guerra contra os inimigos "grandes" pois em desporto não existem inimigos. Existem rivais, e a rivalidade com espanha é única. O nosso bem implica normalmente o mal deles e isso sabe bem. Os únicos momentos em que consigo torcer pelas vitórias espanholas são quando elas nos beneficiam directamente (como na última jornada da Taça da Liga). Fora isso, uma derrota espanhola é mais um sorriso para mim.
Não temo que esta rivalidade implique "desgraças" pois os rivais confrontam-se mas não se guerream. O que se passa nos confrontos entre pseudo-adeptos dos dois clubes é aproveitamento das circunstâncias de bandos de anormais energumenos que vivem frustrados no resto da vida. São casos de polícia, que não se resolvem com "alianças" Braga-espanha mas sim com cadeia para esses anormais. Enquanto existir medo de apanhar esses "coitadinhos" continuarão a surgir problemas. Trate-se deles e poderemos voltar a ver desporto "sossegados" e preocupados apenas em "picar" os nosso rivais e rindo com os seus insucessos.
Concordo a 100000%
Quote from: Diogo-scb on 02 de February de 2011, 16:53
Os animais que dão origem aos episódios como este do Merelinense - Vitória nunca aceitariam tal coisa e com isso afastam os verdadeiros adeptos do futebol em detrimento daqueles que têm o futebol como um factor que encobre a vontade pura de gerar violência e sabe-se lá que mais!
A questão não é sensibilizar os animais, é sim, impedir os animais de entrarem nos estádios de futebol, é responsabiliza-los criminalmente pelos atos ilegais que praticam.
Enquanto as direções forem cúmplices desses marginais (maioritariamente pertencentes às claques), o futebol não vai melhorar, não se tornará num espetáculo digno das familias e principalmente digno das crianças.
Banir e condenar a violência estamos todos de acordo, mas a rivalidade com o guimarães essa não pode acabar e não acabará....tal como outras rivalidades fazem parte da historia de outros clubes tambem esta nos está associada e deverá, na minha opinião, ser recordada e vivida, sempre dentro dos limites a que todos aqui no forum, julgo eu, nos associamos.
Se ha resultados de terceiros que me animam são precisamente as derrotas do "visitante", sejam elas a nivel interno ou lá fora (apenas uma circonstância me faz pensar de forma diferente, o ENORME depender de um resultado deles). Os nossos resultados das ultimas épocas potenciaram ainda mais a inveja e raiva que eles nutrem por nós e se eles ultimamente a manifestam tambem atravez da violência mostra os seus poucos argumentos.
Hoje sou da Académica desde pequenino :D
Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 03 de February de 2011, 21:38
Hoje sou da Académica desde pequenino :D
Também eu... Já estamos com menos um >:( >:( >:(
Os derbies tem que ter sempre adeptos das duas equipas, faz parte, é assim o futebol em todo mundo, agora deixo uma sugestão para ver se quem dirige ou quem gosta de ver futebol prefere:
Façam uma época em que não se vendam bilhetes aos visitantes, eles veem o jogo lá e nós cá.
Iria certamente ser dos jogos mais decepcionantes dos ultimos anos, porquê ?
Faltam as tarjas, as picardias, as bocas, etc... por mim não me importava nada até porque segurança das pessoas sejam elas marroquinas ou espannholas vale mais que 3 tristes pontos.
Seria bom se os adeptos pudessem ter uma rivalidade sadia, sem actos selvagens...Tenho 2 grandes amigos vitorianos e não é por isso que a nossa amizade sai beliscada. Vamos acreditar que isto um Dia mude.
É fantástico ouvi 20 minutos de uma tenativa de relato que supostamente transmitiria informações sobre um jogo de uma meia-final da taça de Portugal, mas o que realmente ouvi foi escumalha com uma falta de respeito gritante a dois clubes da primeira liga Portuguesa (ENORME e Académica). Aquela espécie de gente chegou ao cumulo de insinuar que o BRAGA é que foi para a imprensa com a noticia do Douglas para segundo eles destabilizar a sua equipa.
Alguns comentários:
"Aqui ao lado tentaram magicar truques e fazer palhaçadas com o objectivo de destabilização"
"Hoje que foi um dia engraçado, é irónico ser um marroquino a resolver o jogo"
"Esta Académica nao vale um chavelho"
Haja Respeito pelas instituições e pelas pessoas :o
Quote from: Bracarense on 02 de February de 2011, 23:38
Caro Cardoso,
Percebo o seu ponto de vista mas não posso concordar com ele a 100%.
Tb eu tenho amigos em Guimarães e tb eu reconheço que há lá boa gente. No plano extra-desportivo, Guimarães é uma cidade que sempre foi e provavelmente será inferior a Braga. Eles pensam o contrário mas vivem enganados ;)
Desportivamente, Guimarães é espanha. Não os vejo como aliados numa guerra contra os inimigos "grandes" pois em desporto não existem inimigos. Existem rivais, e a rivalidade com espanha é única. O nosso bem implica normalmente o mal deles e isso sabe bem. Os únicos momentos em que consigo torcer pelas vitórias espanholas são quando elas nos beneficiam directamente (como na última jornada da Taça da Liga). Fora isso, uma derrota espanhola é mais um sorriso para mim.
Não temo que esta rivalidade implique "desgraças" pois os rivais confrontam-se mas não se guerream. O que se passa nos confrontos entre pseudo-adeptos dos dois clubes é aproveitamento das circunstâncias de bandos de anormais energumenos que vivem frustrados no resto da vida. São casos de polícia, que não se resolvem com "alianças" Braga-espanha mas sim com cadeia para esses anormais. Enquanto existir medo de apanhar esses "coitadinhos" continuarão a surgir problemas. Trate-se deles e poderemos voltar a ver desporto "sossegados" e preocupados apenas em "picar" os nosso rivais e rindo com os seus insucessos.
A tua lógica é perfeita ... mas quem é que vai fazer o que propões ? A nossa polícia ? Não creio estar preparada para isso, mas em última análise, não posso deixar de te dar alguma razão .
Se bem que boas relações institucionais, não prejudiquem !
Quote from: SEMPRESCB on 03 de February de 2011, 23:39
É fantástico ouvi 20 minutos de uma tenativa de relato que supostamente transmitiria informações sobre um jogo de uma meia-final da taça de Portugal, mas o que realmente ouvi foi escumalha com uma falta de respeito gritante a dois clubes da primeira liga Portuguesa (ENORME e Académica). Aquela espécie de gente chegou ao cumulo de insinuar que o BRAGA é que foi para a imprensa com a noticia do Douglas para segundo eles destabilizar a sua equipa.
Alguns comentários:
"Aqui ao lado tentaram magicar truques e fazer palhaçadas com o objectivo de destabilização"
"Hoje que foi um dia engraçado, é irónico ser um marroquino a resolver o jogo"
"Esta Académica nao vale um chavelho"
Haja Respeito pelas instituições e pelas pessoas :o
Eles acham que estavam a jogar contra o Braga.
Coitadinhos, pá. Tanta gente burra no Mundo!
Os cães ladram e a caravana passa ...
[Sobre a alegada mudança de Douglas para Sp. Braga:] «Em vez de o futebol ser sério, continuámos a viver na idade da pedra. Estas coisas não são ingénuas. Sabemos a origem e no dia em que aparecem. Há uma cidade com grande tradição religiosa e como a Páscoa ainda está distante, quiseram antecipar o Carnaval. Inventaram esta palhaçada com a intenção de abanar o clube, mas não conseguiram. Falei com o jogador e ele desmentiu categoricamente ter assinado qualquer contrato.»
E a falta de respeito continua, depois queixam-se que o futebol é uma guerra. Tenha vergonha na cara professor.
Foi a pessoa até hoje (talvez o Judas também) que mais me enojou e envergonhou ter nos quadros do meu clube, alguém que diz o que este senhor disse hoje, não merecia sequer algum dia ter tido o prazer de envergar num clube como o nosso, espero sinceramente que o nosso presidente vá buscar o douglas, independentemente do que ele valha, este cretino merece essa chapada! >:( >:(
Quote from: eduardo_manulo on 04 de February de 2011, 01:32
Foi a pessoa até hoje (talvez o Judas também) que mais me enojou e envergonhou ter nos quadros do meu clube, alguém que diz o que este senhor disse hoje, não merecia sequer algum dia ter tido o prazer de envergar num clube como o nosso, espero sinceramente que o nosso presidente vá buscar o douglas, independentemente do que ele valha, este cretino merece essa chapada! >:( >:(
O Judas foi porco, mas pelo menos (na minha opinião), pos o Braga a jogar o melhor futebol que eu ja vi aqui. Ao contrario desse padreco que não nos trouxe nada de novo, alem de enterrar uma das melhores promessas que ja tivemos aqui, falo do Lenny. E quando ao bocado ouvi essas mesmas palavras, fiquei a pensar como e que já o tivemos aqui a defender as nossas cores.
Quote from: SEMPRESCB on 04 de February de 2011, 01:23
[Sobre a alegada mudança de Douglas para Sp. Braga:] «Em vez de o futebol ser sério, continuámos a viver na idade da pedra. Estas coisas não são ingénuas. Sabemos a origem e no dia em que aparecem. Há uma cidade com grande tradição religiosa e como a Páscoa ainda está distante, quiseram antecipar o Carnaval. Inventaram esta palhaçada com a intenção de abanar o clube, mas não conseguiram. Falei com o jogador e ele desmentiu categoricamente ter assinado qualquer contrato.»
E a falta de respeito continua, depois queixam-se que o futebol é uma guerra. Tenha vergonha na cara professor.
O MM quer tirar o lugar ao JJ, teve aqui uma oportunidade de ter ficado calado!
Hoje depois de ver a ficha do jogo de ontem, apetece-me perguntar rivalidade? qual rivalidade, um clube que num jogo da meia final da taça de portugal que ja nao estao numa final ha 23 anos ;D ;D, mete 8900 pessoas no estadio, sendo que pessoas realmente so estavam mil, que eram os apoiantes da academica, o resto eram os unicos,
PS- Ja sei o que eles querem dizer com unicos, unicos= poucos
Quote from: vasco soares on 04 de February de 2011, 10:16
Hoje depois de ver a ficha do jogo de ontem, apetece-me perguntar rivalidade? qual rivalidade, um clube que num jogo da meia final da taça de portugal que ja nao estao numa final ha 23 anos ;D ;D, mete 8900 pessoas no estadio, sendo que pessoas realmente so estavam mil, que eram os apoiantes da academica, o resto eram os unicos,
PS- Ja sei o que eles querem dizer com unicos, unicos= poucos
8900 numa meia final da Taça em casa?! Há uns anos fomos 4000 ao Restelo... ;D
Quote from: Kriticus on 04 de February de 2011, 10:20
Quote from: vasco soares on 04 de February de 2011, 10:16
Hoje depois de ver a ficha do jogo de ontem, apetece-me perguntar rivalidade? qual rivalidade, um clube que num jogo da meia final da taça de portugal que ja nao estao numa final ha 23 anos ;D ;D, mete 8900 pessoas no estadio, sendo que pessoas realmente so estavam mil, que eram os apoiantes da academica, o resto eram os unicos,
PS- Ja sei o que eles querem dizer com unicos, unicos= poucos
8900 numa meia final da Taça em casa?! Há uns anos fomos 4000 ao Restelo... ;D
1.000 era da Académica!
Os únicos eram 8.000! 8.000, não! 80.000, o jogo até foi em Camp Nou que não cabiam todos na gamela do D. Afonso!
Quote from: Diogo-scb on 04 de February de 2011, 10:46
Quote from: Kriticus on 04 de February de 2011, 10:20
Quote from: vasco soares on 04 de February de 2011, 10:16
Hoje depois de ver a ficha do jogo de ontem, apetece-me perguntar rivalidade? qual rivalidade, um clube que num jogo da meia final da taça de portugal que ja nao estao numa final ha 23 anos ;D ;D, mete 8900 pessoas no estadio, sendo que pessoas realmente so estavam mil, que eram os apoiantes da academica, o resto eram os unicos,
PS- Ja sei o que eles querem dizer com unicos, unicos= poucos
8900 numa meia final da Taça em casa?! Há uns anos fomos 4000 ao Restelo... ;D
1.000 era da Académica!
Os únicos eram 8.000! 8.000, não! 80.000, o jogo até foi em Camp Nou que não cabiam todos na gamela do D. Afonso!
A partir do momento que, no ecrã, anunciaram 26.000 no jogo contra nós e eu só via cadeiras vazias, acredito que naquela gamela as pessoas contam por 2 ou 3 ;D
Penso que Manuel Machado deve ser deixado a falar sozinho (o que é suficiente para se cobrir de ridículo, como nós por experiência própria sabemos). Como disse ontem, não me admiraria nada que esta "estória" do Douglas seja um mero estratagema para o jogador renovar com o seu actual clube.
De resto, estas coisas dão jeito quando se joga pouco e é preciso escondê-lo dos próprios adeptos. É uma boa forma de os distrair...
NOTA: quanto ao número de adeptos, surpreende-me de facto tão pouca gente numa meia-final. Mas, meus amigos, não tenho dúvidas de que, em parte, lá como em outros sítios, são os efeitos da crise a fazerem-se sentir. Acho que, neste ano, é evidente: quando é a pagar, a diferença nota-se... e muito!
Andamos nós aqui a falar em moderar a rivalidade e que esta onde de violência não pode continuar, e vem um gajo com idade para ter juízo e com as responsabilidades que tem fazer declarações destas.
Enfim,é deixá-lo a ladrar sozinho porque como já disseram quando se joga pouco há que entreter os adeptos doutra forma.Mas estas declarações são uma falta de respeito para com o clube e a cidade.E eu que até tinha uma imagem mais ou menos positiva dele,esta época revelou-se como realmente é.
Que se acabem com as violências, estou de acordo. Quanto ao mais, nem por decreto passo a gostar um pouco que seja do guimarães e dos seus adeptos. Acabou o tempo da hipocrisia da Taça Amizade e ainda bem E nunca os terei por aliados no que quer que seja. Quero que percam sempre.Ainda ontem era 100% da Académica.E depois de ouvir o que MM(o pior treinador que o Braga (e a Académica) já teve) disse, não posso deixar de achar que tenho razão. E jogadores vindos de lá também não quero nenhum.
A mudança de Douglas do V. Guimarães para o Sporting de Braga já na próxima época mereceu naturais referências de Domingos Paciência, durante a conferência de Imprensa realizada no Estádio Axa.
Sem nunca revelar se foi por influência ou recomendação sua que os bracarenses avançaram para a aquisição do brasileiro, o técnico arsenalista não escondeu que aprecia as qualidades do atacante:
- Sei perfeitamente o avançado que ele é, sei que teve um problema num joelho, é um jogador com muita qualidade. Se é livre ou se o Braga o contratou não me diz respeito... Trabalho com os que cá estão e quero é vencer na Madeira.
Domingos Paciência disse mais e visou declaradamente Manuel Machado, que na véspera havia assinado violento ataque verbal dirigido ao Sporting de Braga:
- O treinador do Guimarães tem a preocupação constante de falar no Braga, de beliscar o que é feito cá, de beliscar o clube e a cidade. Não sei se terá algum problema pessoal... Aquilo que lhes digo é que o V. Guimarães me merece o maior respeito, pois é um grande clube. Há limites para tudo e chega de ouvir tanta falta de respeito. Porque não dizer que o V. Guimarães, nos últimos 11 jogos, jogou nove em superioridade numérica? Já o Sporting de Braga tem jogado muitas vezes fora com menos um e estou a lembrar-me dos jogos de Leiria, de Guimarães, de Vila do Conde.
in A Bola
Quote from: Kriticus on 04 de February de 2011, 10:55
Quote from: Diogo-scb on 04 de February de 2011, 10:46
Quote from: Kriticus on 04 de February de 2011, 10:20
Quote from: vasco soares on 04 de February de 2011, 10:16
Hoje depois de ver a ficha do jogo de ontem, apetece-me perguntar rivalidade? qual rivalidade, um clube que num jogo da meia final da taça de portugal que ja nao estao numa final ha 23 anos ;D ;D, mete 8900 pessoas no estadio, sendo que pessoas realmente so estavam mil, que eram os apoiantes da academica, o resto eram os unicos,
PS- Ja sei o que eles querem dizer com unicos, unicos= poucos
8900 numa meia final da Taça em casa?! Há uns anos fomos 4000 ao Restelo... ;D
1.000 era da Académica!
Os únicos eram 8.000! 8.000, não! 80.000, o jogo até foi em Camp Nou que não cabiam todos na gamela do D. Afonso!
A partir do momento que, no ecrã, anunciaram 26.000 no jogo contra nós e eu só via cadeiras vazias, acredito que naquela gamela as pessoas contam por 2 ou 3 ;D
Exactamente isso que pensei. Sempre ouvi dizer que eles punham gente a mais e tudo isso, mas nunca pensei q fosse assim tanto... Se aquela "cadeirada" toda vazia eram só 4 mil, eu vou ali e já venho. Deviam tar 20 000 +/-
Em Guimaraes 1+1 são 5 ontem ficou muita gente cá fora pois o estadio esta sempre cheio....................................................................... de moscas
Esqueçam lá a espanholada e as assistências deles, vamos mas é preocupar-nos em aumentarmos as nossas que já assim são muito baixas.
Quote from: SCB_1921 on 04 de February de 2011, 17:49
Esqueçam lá a espanholada e as assistências deles, vamos mas é preocupar-nos em aumentarmos as nossas que já assim são muito baixas.
Pode ser que com o ímpeto da equipa a subir consigamos trazer mais uns quantos ao AXA, é importante esta vitória sobre o Marítimo e tentar promover mais campanhas para levar o pessoal ao futebol e aos jogos fora. Não somos ricos mas sinceramente acho que, tal como na época passada, dever-se-iam abrir as portas do AXA algumas vezes a custo zero e se possível facilitar algumas deslocações como no ano passado a Leiria ou à Figueira.
As rivalidades são boas quando saudaveis e a nossa rivalidade neste momento é tudo menos saudavel! Infelizmente habituamo-nos a associar Guimarães à violência e infelizmente do lado de lá a violência ultimamente está sempre presente e não é só connosco! Como aqui já foi dito, os dirigentes e agentes desportivos também não ajudam e ontem o MM lá veio com uma picardia sobre o caso Douglas. Era evitável, porque boca puxa boca e isto torna-se uma bola de neve que muita gente não sabe ver que é um "fait-diver".
Quanto ás balelas do lado de lá, como assitências e sócios e outros afins é pura conversa. Analisando o site oficial Bitorino, vemos que têm vendidas cerca de 16 mil cadeiras. Analisando outros sites como o da LPFP, vemos que só por 4 ocasiões os espectadores ultrapassaram esse numero em presenças no estádio. Se quisermos afundadar a investigação, poderemos especular que, ou os numeros de venda são enganosos, ou então os preços das cadeiras são irrisórios de modo que as pessoas não se importem de investir uns trocos numa cadeira para a manter vazia ao longo do ano. Sei de muitas histórias principalmente das camadas jovens porque tenho gente de família lá dentro e sei como aquilo funciona. Barriga de ricos, carteira de pobre mas como têm um complexo (que já viveu melhores dias) julgam-se os maiores. Mas deixemos que se julguem superiores enquanto continuamos a crescer sustentadamente e com os pés bem assentes no chão. Eles estão á frente neste momento mas a procissão ainda vai no adro e a sorte pode-se-lhes acabar, pois não jogam nada.
Quote from: 6589 on 04 de February de 2011, 23:47
Quote from: SCB_1921 on 04 de February de 2011, 17:49
Esqueçam lá a espanholada e as assistências deles, vamos mas é preocupar-nos em aumentarmos as nossas que já assim são muito baixas.
Pode ser que com o ímpeto da equipa a subir consigamos trazer mais uns quantos ao AXA, é importante esta vitória sobre o Marítimo e tentar promover mais campanhas para levar o pessoal ao futebol e aos jogos fora. Não somos ricos mas sinceramente acho que, tal como na época passada, dever-se-iam abrir as portas do AXA algumas vezes a custo zero e se possível facilitar algumas deslocações como no ano passado a Leiria ou à Figueira.
E estamos em crise e ir ao futebol todos os fins de semana não é para todos. Já que o Braga não está tão bem desportivamente acho que valia a pena abrir as portas também para mostrar aos jogadores que ainda contamos com eles.
isto cada vez tá pior...
um anda a contar as expulsões do outro...
outro anda a chamar invejoso a um...
as direcções têm muita culpa na má rivalidade que se instalou e o odio que a maioria dos adeptos têm pelo velho inimigo é alimentada muitas vezes por declarações tristes...
e os adeptos entretem-se a ver quem tem mais gente no estadio, a ver quem tem mais expulsões,mais penaltis,mais fora de jogos,quem foi mais vezes á uefa....e é nisto que andamos...
faço uma pergunta,alguém sabe desde quando é que esta rivalidade piorou desta maneira???
eu tenho a minha opinião...mas porque será que o braga foi buscar um avançado que nos ultimos 2 anos marcou 2 golos? o salvador não brinca e dá mais uma facadinha, como fez com o papa ordenados do custodio...
RIVALIDADE SIM ,MAS SEM PEDRAS...