News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Ainda a rivalidade com Guimarães

Started by cardoso, 02 de February de 2011, 15:47

Previous topic - Next topic

cardoso

Sei que muitos de vocês não vão gostar de ler isto, mas peço-vos que, pelo menos, pensem no assunto.
Por se tratar de um assunto que considero muito importante e sempre actual, gostava de partilhar convosco um pequenino texto que escrevi no blogue "Arsenal de Braga":
Agora mais a frio, passado o rescaldo do Merelinense-Vitória e dos desacatos que terão acontecido, gostava de voltar ao assunto.
Eu estou muito preocupado. Um dia vai acontecer uma verdadeira tragédia. A questão entre Braga e Gumarães já ultrapassou os limites da rivalidade e vive-se neste momento um absoluto ódio que é completamente irracional. Estúpido! Demente!
A culpa, essa, é sempre atirada para o outro lado: os Marroquinos são os diabos para os de além-Ave e os Espanhóis são os demónios para os do lado de cá.
Perante isto, entramos num beco sem saída. Num absurdo total.
Braga e Guimarães têm uma história comum. Um história grandiosa. Braga e Guimarães têm dois grandes clubes, capazes de ombrear com os "grandes". Braga e Guimarães têm inimigos comuns: os "galifões" de Lisboa e do Porto que adoravam ver-nos desaparecer do mapa. E perante isto, andamos à pedrada. Que tem isto de inteligente? Absolutamente nada.
Da minha parte, deixo a minha "confissão": trabalhei 4 anos em Guimarães e adorei. Fiz lá amigos excelentes. Aprendi a gostar de Guimarães e dos vimaranenses. A rivalidade que o meu pai me ensinou a cultivar ensina-me a querer sempre Marrocos acima de Espanha. Mas a racionalidade ensina-me a não passar disso. Portanto, confesso: gosto de Guimarães, gosto dos vimaranenses e quero um Vitória forte, ao lado do Sporting Clube de Braga. E isto não é ser menos braguista. Bem, ao lado não, uns centímetros abaixo :)


Pé Ligeiro

Estou totalmente de acordo!
Sempre achei ridícula e sem sentido a rivalidade tal como tem sido vivida por alguns, sobretudo ao longo dos últimos anos.
A nossa rivalidade deve-se centrar na vontade de fazer melhor e não no insulto e na violênvia!

Defendo uma rivalidade sadia, vivida pela positiva, com fair-play e não com insultos. Temos que usar a inteligência em vez da bestialidade, naquilo que tem de mais negativo.

Haja coragem de enfrentar os nossos rivais com as "armas" que o desporto e a competição proporcionam, que são a competência dentro das 4 linhas.

Como muito bem diz o Cardoso, os nossos principais adversários deverão ser "os "galifões" de Lisboa e do Porto" e não os nossos vizinhos. Esses deveriam ser nossos aliados na cruzada "contra" os ditos galifões.

Um dia voltaremos a disputar de forma ordeira, civilizada e com fair-play a Taça Amizade!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bracari.Trad

Concordo em absoluto!!!

Também fico preocupado e não gosto nada do ponto a que chegaram as coisas!
Até me faz afastar um pouco, para ser sincero!

Juntos seriamos bem mais fortes...
Rivalidade sadia e divertida SIM!
Rivalidade medieval, agressiva, violenta, etc... decididamente NÃÃÃO!!!

Lembro-me de, em puto, ir tantas vezes ir a Guimarães, com o meu pai e o meu tio, ver o derbi Minhoto e era uma festa... sem problemas nem violências gratuitas!!! Tenho pena de que isso seja agora uma miragem. E que em nome do Braga (e do Guimarães), as claques e outros satisfaçam as suas necessidades delinquentes de gangs que gostam de porrada e... pouco mais!

Estou desiludido (espero que um dia isso volte a ser possivel - porque a união faz a força - antigamente até havia a Taça da Amizade entre os dois clubes no início de época - parece realmente impossivel como as coisas chegaram a este ponto).

Adoro o Braga (tirando o Enorme nada mais me importa no futebol - embora me interesse a paixão que ele desperta), mas não pactuo com estas cenas... e fico desiludido, muito desiludido e desencantado!!!
Braga sempre!!!

jeba

Depois de ler este tópico e de concordar com ele na sua totalidade, confesso que depois de ir a Guimarães este ano de combóio, depois de levar com uma laranja no trajecto para o estádio afonsino, por várias vezes já me questionei se mais alguma vez lá irei mesmo escoltado pela polícia! E se fosse uma pedra? Ou algum objecto mais contundente? Eu poderia ter ficado ali no sítio e tenho duas meninas de tenra idade para criar! Esta rivalidade é boa se for saudavel! Não tenho amigos em Guimarães como o Cardoso, mas tenho família, inclusive dentro da estrutura do VSC. Poderia-se ter uma rivalidade engraçada desde que a mesma não se confundisse com violência nem o vingar de certas frustações. Quando estou com eles brinco com a situação de eles virem cá ver um jogo trajados a rigor porque sei que ninguém no seu perfeito juízo o faria. Mas esta é uma rivalidade de muitos anos e com o Braga por cima nos últimos anos a violência do lado de lá do Picoto tem vindo à tona mais do que nunca. Desde o apedrejamento do nosso autocarro que as coisas têm ficado mais tensas. E como não somos o criador, nestas coisas é difiil dar a "outra face". Não quero aqui tentar limpar a imagem de quem quer que seja, mas a julgar pela fama dos "únicos" que quase se orgulham de ter como apanágio de justiceiros, creio que o problema não etá na sua maioria do lado de cá. Mas confesso que gostava de ir um dia a um jogo SCB vs VSC com um amigo/familiar do outro lado da barricada vestido a rigor bem ao estilo dos de Lisboa que não raras vezes vemos amigos, namorados... cada um com a sua camisola. Isto sim é a boa rivalidade!

Olho Vivo

Tudo certo. Mas são só palavras. Quem deveria dizer (fazer) alguma coisa - clubes - cala e (logo) consente...

Já o disse muitas vezes, não raro é fácil identificar quem prevarica. Mas nada se quer fazer...

Por mim, é simples: a Guimarães, não volto!

Bracari.Trad

E até digo mais:

1 - este tópico deveria ficar inamovivel, porque, a meu ver, este é um assunto que importa de sobremaneira discutir.

2 - tentar fazer com que o fizessem também do outro lado

Desta forma criar uma onda positiva de uma rivalidade civilizada e positiva (que fizesse os dois clubes crescer e muito como rivais - as direcções e os jogadores deveriam também dar o exemplo em vez de promoverem desacatos e mesquinhices sem sentido nenhum).
Braga sempre!!!

Pedro Bala

Na minha opinião há excessos de parte a parte. Por vezes ambos os adeptos exageram.

Pedro Bala

Podemos estar aqui a dizer que devíamos ser amigos deles, mas a nossa situação com Guimarães é irredimível. Nunca nos demos, nem nunca nos daremos bem com os vimaranenses. É a rivalidade mais antiga do país e vai muito além do futebol. Não tem solução.  :-X

1

Quote from: Pedro Ribeiro on 02 de February de 2011, 16:11
Tudo certo. Mas são só palavras. Quem deveria dizer (fazer) alguma coisa - clubes - cala e (logo) consente...

Já o disse muitas vezes, não raro é fácil identificar quem prevarica. Mas nada se quer fazer...

Por mim, é simples: a Guimarães, não volto!

Concordo. Ambas as direcções não dizem nada, parece que são a favor da violência.

Não concordo com a parte de ir a guimarães vou lá todos os anos e vou sem problemas, obviamente não vou como a outro estádio mas com cuidado vai se pacificamente lá.

disco infiltrator

Muito bem Cardoso.

Braga e Guimarães têm muito, mas muito mais, coisas em comum do que coisas que as separem. Duas belas cidades, de gente trabalhadora, orgulhosa das suas raízes e que possuem os dois únicos clubes de futebol em Portugal capazes de incomodar os chamados 3 grandes.

O Braga x Vitória é o derby mais bonito de Portugal. Não é apenas futebol, são séculos de História de duas cidades vizinhas e fundamentais na formação do que viria a ser Portugal.

Todos os bracarenses têm amigos de Guimarães e todos os vimaranenses têm amigos de Braga. Por essa razão se deve fomentar uma rivalidade saudável, com muitas piadas de café, telefonemas a felicitar a derrota do outro, ambiente de festa no estádio etc Não podemos deixar isto acabar.

Vou confessar uma coisa, o jogo que quero que o Braga sempre ganhe é contra o Vitória. Sempre será assim. É a derrota que mais me incomoda e é a vitória que mais saboreio. Contudo, foi com tristeza que vi o campeonato no ano em que o Vitória desceu. Faltou algo ao campeonato, faltou aquele que para mim é sempre o jogo mais esperado. Mais racionalmente, constato também que o campeonato português (tão fraquinho que anda...) precisa de equipas como o Vitória e como o Braga fortes. E do Setúbal, Académica, Farense, Boavista e outros clubes que movimentam gente.

Quem atira pedras por causa da escolha de um clube de futebol, é alguém que não pensa, é um irracional, um retardado....Seja qual seja o lado que atire as pedras. Quem está a levar com as pedras, muitas vezes, é gente como a maioria de nós. Gente que trabalha, gosta da sua cidade e do seu clube e, neste estado da nação, das poucas coisas com que se vai divertindo é com os jogos do seu clube. Jogos, esses, que muitas vezes exigem uma ginástica financeira para se conseguir um bilhete.

O jogos BragaxVitória e VitóriaxBraga têm que ser sempre jogos de estádio cheio, de festa, de rivalidade sadia entre amigos, de piadas etc Mas nunca de violência. De ambos os lados está gente que é amiga.

Não deixemos que meia dúzia de canalha, de cada lado, possa acabar com esta rivalidade que é e pode ser ainda mais bonita.


ric

Neste momento estão muito valentões de Guimaraes a dizer que estamos com medo.... mas tb devemos ter muitos a acharem que este tópico é absurdo...

Sou completamente a favor do que diz o Cardoso e ao longo destes anos tenho-me debatido para acabar de vez com esta toleira que um dia vai terminar mesmo muito mal....

Há anos, cheguei a escrever na Associação Vitoria Sempre que era urgente haver um entendimento. Fui mal recebido e o proprio presidente ( acho eu) disse-me que estar de bem com Braga era impossivel...as palavras eram mais ou menos estas...

Entretanto, os anos passaram e as mentalidades das pessoas vão abrir-se...

Pessoalmente adoro mandar as minhas bocas aos vimarenenses. Nunca passei das marcas nem tive qq acto violento. Tudo se passa a nível da satisfação pessoal ( de ver o Vitoria abaixo do Braga) e de encontrar a "boca" mais certeira para determinado acontecimento.
particularmente tenho familia em Guimaraes e com eles mantive sempre o mais estreito convivio. tenho inúmeros amigos "espanhois" , tb "doentes" pelo VSC e com eles troco graças, vou á bola e temos uma sadia conviv~encia. para além disso estudei no polo de guimaraes da UM e nunca tive o minimo problema em ser de braga e mostrar o meu Braguismo. Além disso é estupido que em 20 Km haja tanto ódio quando são muitas as situações que nos unem e que o cardoso afirmou: lutar contra a hegemonia dos 3G, reforçar a posição dos clubes de "segunda linha" E IMPEDIR TOTALITARISMOS DESPORTIVOS.

Braga e VCS tem muito mais a ganhar se se unirem do que a perder.

Agora perguntemos: E como fazemos para mudar esta mentalidade?

Para mim seria simples.: Com exemplos!

teriamos de encontrar uma entidade neutra e que queira disponibilizar-se para o entendimento. Naquilo que penso bastaria sensibilizar as claques. Tudo viria depois por arrastamento.
Chamar á "arbitragem" o Governador Civil? sentar na mesma mesa claques, presidentes da camara e presidentes dos clubes? Colocar outros elementos no meio?

acho que poderiamos dar mais achegas...

isto tem de acabar

Pedro Bala

esquece, as claques não consegues sensibilizar, e os presidentes também seria muito difícil.

DiogoEA

A quantidade de selvagens de um lado e de outro tende a aumentar. O que se pede aqui é quase impossível, com muita pena minha, porque há gente decente de ambos os lados. Os animais que dão origem aos episódios como este do Merelinense - Vitória nunca aceitariam tal coisa e com isso afastam os verdadeiros adeptos do futebol em detrimento daqueles que têm o futebol como um factor que encobre a vontade pura de gerar violência e sabe-se lá que mais!


miguel_afonso

Há uns tempos abri um tópico em que dizia isto mesmo, temos muito mais a ganhar do que a perder se houver um entendimento.

Acho ridículo a atitude medieval de determinados adeptos, aqueles que transformam um jogo de futebol numa batalha campal!

Acho ainda mais ridículo pessoas que vivem na normalidade extra-futebol (estudar na UM, sair a noite nas 2 duas cidades, etc..) e depois mal a bola salta transformam-se em algo que não há palavras para descrever...

Rivalidade sim! Derby sim! Violência gratuita não!

Sinceramente, não interessa quem começou e quem tem culpa. Importa quem acaba e quem dá o primeiro passo...




Olho Vivo

Quote from: SCB_1921 on 02 de February de 2011, 16:45
esquece, as claques não consegues sensibilizar, e os presidentes também seria muito difícil.

Mas algum clube deve ser refém das claques!?!? Não se pode trocar apoio por impunidade, se é a isso que te referes! E se uma direcção não é sensível a estas coisas, estamos muito mal porque, nesse caso, estamos a falar de violência institucionalizada porque com a conivência de quem dirige...

raçabracarense

Quote from: SCB_1921 on 02 de February de 2011, 16:45
esquece, alguns elementos das claques não consegues sensibilizar, e os presidentes também seria muito difícil.

Vasco Soares

Concordando em absoluto, com o que ja foi aqui escrito (isto tem que acabar, e ainda que ja tenha ultrapassado o limite do razoavel) pode perfeitamente ainda piorar para niveis de tragédia.
Tentando ver o porquê disto ter chegado a este ponto, sinto-me obrigado a dizer que mesmo sendo a culpa dos dois lados, ha uma coisa que me faz confusao , e por amostra voçês vao perceber aonde quero chegar. Será que os vimaranenses lidam bem com o sucesso dos outros (neste caso do braga) pois eu julgo que nao. eu por mim falo, cresci no apogeu deles, fins de 70 e decada de 80( com ademir, ndinga, p.cascavel) e , em que nao me custa a dmitir que no computo geral foram mais bem sucedidos que nós, quer em resultados desportivos, quer em condiçoes de trabalho,  atrevo-me a dizer que muitos de nós chegaram a inveja-los na cultura de vencedor e de oposiçao aos 3 grandes.
Entretanto o mundo evoliu, o Braga cresceu e ja na decada de 90 nós e eles ja iamos como se diz na giria a meças, um ano o braga melhor outro ano o vitoria melhor e eles a continuar a ver o seu vitoria como era ha 20 anos atras, incapazes de dar a mao á palmatoria,  ser clubista é uma coisa ser cego é outra completamente diferente, e o saudosismo deles continua a cega-los e nem depois de os superarmos em varias vertentes (finaceira, desportiva, associados etc etc) eles continuam a nao querer ver o que toda a gente vê, tambem trabalhei em guimaraes durante 3 anos ( 2003 a 2007) e digo-vos que era impossivel falar com eles de futebol seja mais novos ou mais velhos, continuavam a ver o vitoria dos anos 80 , e quase que aposto que a maioria deles ainda vê assim.
Como tal acho dificil que alguma vez haja entendimento , pois para que isso acontecer ha que no minimo haver respeito pelo nosso adversario, e digovos que na maioria dos adeptos vimaranenses nao existe esse respeito,  esse reconhecer do nosso crescimento, enquanto do nosso lado ha mais esse reconhecimento para com eles.

GverreirodoMinho

Não concordo com aquela parte em que se dizem que as direcções não me intrometem no assunto:
elas interferem tanto que, na minha opinião, até são, normalmente, membros das direcções, que incentivam os confrontos, nas declarações antes os jogos!!
Sócio 2669.

Ricardo

É um problema dificílimo. Isto porque se instalou na mente dos bracarenses que Guimarães é o inimigo e na mente dos Vimaranenses que Braga é inimigo. Infelizmente, acho que já chegamos ao ponto de não retorno... Há quanto tempo é que se fala disto no fórum? Desde há 13 anos atrás, quando começou. E a situação está cada vez pior!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

rui anti-espanhois

concordo convosco numa coisa,é necessario um vitoria e um braga forte a combater os tres metralhas.da mafia,e do poder.
é claro queisto ja passou doslimites,mas na é so no braga guimaraes mas sim em qualker jogo em portugal.
o k eu kero dizer é k no futebol as pessoas exprimem as frustaçoes e a cobardia desta sociedade.pois neste pais toda a gente pode fazer o k ker com os portugues,refirome o governo,os tribunais,a policia,enfim tudo ao k poder e corrupcao diz respeito,toda a gente faz o k ker e ninguem diz nem faz nada.
mas se eu digo k sou do braga e vou ver o braga a guimaraes,ohoho.ou vice versa.aí já toda a gete diz e faz alguma coisa,como colocar pneus a arder na linha de comboio,fazer uma escolta e apedrejarnos antes,durante e depois dos jogos,e mt mais como todos nos sabemos.
agora esses cobardolas sao incapazes de fazer kualker coisa kuando isso diz respeito ao nosso país. e dizem-se eles filhos do afonso henrikes.
e as entidades competetes?pra eles td isso é normal...kuando lacar pedras bolas de golfe telemoveis é normal eu vou ali e ja venho.
vivo na holanda,e se voces soubessem o k é uma rivalidade a serio,entre o feyenoord e o ajax,aí sim veriam alguma coisa.
mas aki nao se brinca em serviço.se á problemas entre eles,entao nao se aceitam adeptos visitantes nos jogos entre eles,e agora tb entre outros clubes pa ver se eles aprendem.
agora em portugal é uma republica das bananas.o justo paga sempre pelo pecador.
mas o k eu kero dizer é k te amo enorme S.C. de braga.
desde roterdao cm o braga no coracao