Decidiu um dia um punhado de bravos marinheiros, fartos de se verem levados por correntes com as quais não se identificavam, montar um barco, erguer velas e bordejar (velejar contra o vento) por esse mundo fora, mostrando serem diferentes as suas ideias, as suas crenças, as suas paixões, mas acima de tudo mostrando que acreditavam neles próprios, e que velejando contra o vento seriam capazes de mostrar novos mundos a quem se ia interessar por eles e juntar-se a eles nesta árdua luta. Aos poucos lá foram cativando novos grumetes, que se foram tornando em marinheiros, mestres e almirantes. Por entre tempestades e dias negros, conseguiram estes bravos levar a sua crença a bom porto e começar a velejar em popa rasa (a favor do vento). É mais fácil navegar assim, é mais fácil cativar novos grumetes, muitos se alistaram à causa, mas muitos sem saberem bem o porquê de cá virem ter. Esta enorme fornada fez os almirantes baixar os braços, e tirou-lhes a força para manter as velas erguidas, o barco navega agora à deriva...O barco que antes fora especial e primara pela diferença, é agora parecido a tantos outros, onde em vez de pessoas, estão simples desconhecidos, com poucos laços de amizade que os unam, que os levem a aprender a navegar e a gostar cada vez mais do que os trouxe para este barco. Sozinho não consigo voltar a erguer as velas, são pesadas, e precisamos tirar o fórum deste deambular à deriva que o faz ficar frio e sem o espírito acolhedor braguista que o caracteriza. Peço por isso a todos aqueles que por aqui se passeiam agora só para ler o que cá se diz, que voltem a participar no fórum e lhe devolvam o rumo que ele parece ter perdido. Se não se identificam com o fórum pela mudança que ele sofreu, ajudem a moldá-lo de forma a agradar a gregos e a troianos. No fundo o superbraga somos todos nós, desde os mais antigos aos mais recentes. Fazem cá falta os textos do Cardoso, do Zé, as opiniões do Nandes, os pontos de vista do Ric, a criatividade da Maria, a boa disposição do Zgandulo, o Afonso Matos, o Lininho, o Nuno-à-Braga, o Guarda-redes, o Vlad, o papapremios, o Simple Kid, o Machado_87, o Pedro_RBA, a Mafalda, a Elsa, o Karl, o 2378 e outros tantos que de um momento para o outro desapareceram por completo do fórum. Sozinho não tenho força de erguer as velas e dar um rumo a este barco, mas se me ajudarem...
E não esquecer também da Ana Cunha, disco infiltrator, Vlad, Bvna, Zezinho 3005, krugger, SCM, jorgexina, mágicoBRAGAallez, karon, Fidelis, pamg, etc. que já pouco ou nada participam também.
A falta que esta gente toda aqui faz... :-X
Bem, não sou nenhuma figura mítica deste fórum...Mas, realmente sente-se muita a falta destes antigos senhores. Mas deve ser só uma fase...ainda vão voltar !
Eu estou sempre disposto a ajudar :)
A verdade é que cada vez tenho menos vontade de cá andar e escrever. Só se criam confusões, discussões desnecessárias. Faz falta esse espírito acolhedor que me fez começar a escrever por cá e a fazer alguns amigos, dos quais o Nemec e a Cici fazem parte, mas não só, muitos dos que foram citados também.
Aquele "bota abaixismo" tão famoso que se fala está cada vez mais presente no fórum, e isso tira o prazer de escrever e opinar sobre os assuntos.
Agora vejo muita quantidade e pouca qualidade na escrita e opiniões, e aqueles jantares do superbraga tão agradáveis, onde era um verdadeiro encontro de amigos, já poucas condições tem de existir, onde os novos não participam e os mais antigos já por cá pouco ou nada passam...
Mas meu caro Nemec, se precisas de ajuda para pôr o barco a funcionar ajudar-te-ei, apesar de saber que esse pedido geral devia vir dos administradores/moderadores do fórum, que tal como nós mais antigos parece que perderam a vontade e deixaram o superbraga à deriva...
Oh Nemec que *** de volta foste tu dar para dizer que isto não presta. ;D ;D
Agora mais a sério, não me vou pronunciar mais sobre este tema, já disse o que tinha a dizer no facebook nos quais muitos desses foristas citados concordaram comigo, também já me fartei de alertar para este facto aqui mesmo no fórum, mas caiu sempre em saco roto por parte dos responsáveis.
Acho que já se chegou a um ponto sem retorno, as coisas jamais serão as mesmas, sinceramente não acredito devido a um conjunto de factores, mas "prontos"... bola para a frente e que continuem a aparecer nos jantares.
PS -> Tentei encontrar uma imagem do fórum antigo mas sem sucesso, se alguém tiver aqui que meta para relembrar.
Simple-kid a *** da volta não foi escolhida ao acaso! ;D ;D Por acaso ate foi, como avariei o carro do meu pai estava a tentar aprender a manejar um barco e depois misturei tudo sem querer mas ate não ficou mal pois não? ;D
Eu não sou ninguém para dizer que antigamente é que era bom e que agora não presta, simplesmente são duas épocas distintas, uma em que se vivia com mais amor e fervor o dia-a-dia do clube e outra onde a exigência é levada ao mais pequeno promenor, o que faz com que se discutam assuntos com demasiada seriedade que leva a haver opiniões contrárias que pela falta de "afecto" e "ambiente" entre os foristas faz com que haja faíscas a mais. Mas eu continuo a acreditar que podemos devolver o bom ambiente anteriormente aqui vivido! Quantos amigos fizeste tu através do superbraga? é só isso que temos de mostrar os novos foristas que é a base do forum, criar amizades e fomentar o Braguismo!
Eu estou pronto para erguer a vela, se for preciso até remo, mas não se pode deixar um sitio como este deixar pura e simplesmente começar a desmoronar-se :-\
Sinceramente, não percebo o que se passa e o porquê de tal afastamento dessas pessoas.
O Braga cresceu e com isso vieram mais pessoas, mais opiniões etc etc. Logo, parece me que essas pessoas ( as mais antigas) se realmente gostam do Braga e do fórum, deveriam por aqui continuar e mostrar aos mais novos os ideais e valores antigos! Não é abandonando o barco que se resolve a situação!
Estamos num fase em que o club não para de crescer, e ter um fórum de adeptos do club activo é mais que essencial! Abandonar agora o barco é que não!
Portanto, bora para a frente que para a frente é que é o caminho!
eu ando por aqui a relativamente pouco tempo mas se foristas mais antigos deixaram de participar no fórum é porque algo se passa. concordo que poderá existir um certo nível de conflituosidade que pelo que me apercebo não existia em tempos antigos. a diferença de opiniões é sempre salutar mas desde que seja efectuada com respeito pela opinião de quem não tem o mesmo ponto de vista que nós. infelizmente por vezes acabam por existir discussões desnecessárias chegando mesmo ao insulto. situações estas que deveriam ser evitadas por isso e pegando no apelo do Nemec acho que se todos fizermos um esforço poderemos fazer com que o Superbraga volte ao que era um espaço onde se discuta obviamente assuntos relacionados com o nosso ENORME clube mas também igualmente importante e penso que era um dos aspectos que fazia a diferença prós demais fóruns do género, um espaço acolhedor e de boa disposição onde se possa confraternizar e fazer amigos. eu por mim falo posso dizer que a maioria dos amigos que tenho são precisamente do Superbraga.
também tou disposto a ajudar no que for preciso ;)
FORÇA SUPERBRAGA ;D
superbraga.com (http://www.youtube.com/watch?v=fciy-VNmsMU#)
Quote from: darkshines on 06 de November de 2010, 03:16
Sinceramente, não percebo o que se passa e o porquê de tal afastamento dessas pessoas.
O Braga cresceu e com isso vieram mais pessoas, mais opiniões etc etc. Logo, parece me que essas pessoas ( as mais antigas) se realmente gostam do Braga e do fórum, deveriam por aqui continuar e mostrar aos mais novos os ideais e valores antigos! Não é abandonando o barco que se resolve a situação!
Estamos num fase em que o club não para de crescer, e ter um fórum de adeptos do club activo é mais que essencial! Abandonar agora o barco é que não!
Portanto, bora para a frente que para a frente é que é o caminho!
Tudo dito...
Eu já acompanho este fórum praticamente desde os seus primórdios mas só comecei a escrever passados uns anos.E também concordo que a qualidade tem vindo a descer.Foristas como os que foram referenciados são verdadeiros braguistas (não estou a dizer que são mais ou menos que os mais novos do fórum,não faço esse tipo de juízos) e como tal fazem falta em qualquer sítio onde se discuta o Braga.Para além de que se não fosse pelo esforço deles nem sequer teríamos este magnífico fórum onde podemos discutir sobre aquilo que nos une a todos que é o amor pelo Braga.
Claro que com o crescimento do clube mais adeptos começaram a vir para cá e isso é saudável.O problema é que isso trouxe muita gente que só sabe entrar em discussões,particularmente quando as coisas correm mal.Eu já evito vir aqui quando perdemos porque já sei que é só para ficar ainda mais chateado.Porque aqui quando as coisas correm mal parece que já nada presta,que tudo o que se fez até agora não valeu para nada.Sinceramente acho que não é bom para um fórum em que se vive o braguismo que quando a equipa ganhe praticamente ninguém fale sobre isso e mesmo aí muitos falam mal,e quando se perde se assista a uma verdadeira inundação de posts cheios de provocações e discussões sem sentido nenhum.
Meu caro NEMEC desejo sucesso na difícil tarefa de fazer voltar alguns nomes de refeência deste fórum de outrora. A missão é complicada.
Confesso que já por mais de uma vez senti vontade de apenas ler por cá, à semelhança do que outros fizeram. Mas ... algum tempo depois regressava para exprimir opiniões.
Seja como for parece que este fórum está cada vez mais vazio de conteúdo efectivo. Há cá opiniões de alguns para as quais já não há paciência.
Talvez este fórum esteja "infestado" de alguns infiltrados. Só assim se justificam algumas opiniões. Ou por falta de maturidade intelectual, o que parece bastante plausível também.
Que as boas opiniões e os bons textos regressem a este fórum para substituir a banalidade evidenciada nos últimos tempos.
Pertinente este texto...
Eu acompanho este forum há alguns anos, apesar de só mais tarde me registar e a minha presença activa, em termos de escrita e participação, não é muita. Apenas escrevo quando considero pertinente, pois considero ser bem mais precioso ler do que escrever. E sempre fui assim. Mas tenho de concordar que o que lia há uns anos aqui neste mesmo espaço (que é uma família) é diferente do que leio hoje...
Mas penso que seria muito agradável que esta comunidade contasse tanto com os mais antigos, como com os mais recentes.
Ficamos sempre contentes quando ouvimos notícias a dar conta que o número de sócios do SC Braga cresceu. Orgulhamo-nos por ver muitos jovens no AxA, porque são eles o futuro do clube e, ao contrário de alguns "burros velhos" (não quero ser mal entendido aqui) que ainda hoje vão ver os jogos ao estádio e ainda torcem por um dos clubes do sistema, os jovens só têm um clube, o clube da sua cidade! Tudo isso nos faz sorrir, mas então porque não tentar integrar os novos foristas em vez de deixar de participar?
Também eu antes de me registar já acompanhava o fórum e sinto a falta dos textos de alguns foristas antigos, mas apareceram por aqui muitos jovens e o futuro do clube são os jovens de hoje! Noto que muitos ainda não compreendem o que representa realmente o Braga, mas o contacto com sócios mais antigos pode ajudá-los nesse sentido e alguns comentários depreciativos desaparecerão seguramente.
O fórum, como diz no topo da página, é o "site dos adeptos do Sporting Clube de Braga" e há espaço para toda a gente ;)
Concordo um bocado com cada um que já escreveu aqui.
Mas o que é o SuperBraga não morreu completamente.. Vamos a levantar o fórum, e dar um rumo ao "barco" ;)
Tragam a velha guarde de volta :)
Quote from: Kriticus on 06 de November de 2010, 14:33
Ficamos sempre contentes quando ouvimos notícias a dar conta que o número de sócios do SC Braga cresceu. Orgulhamo-nos por ver muitos jovens no AxA, porque são eles o futuro do clube e, ao contrário de alguns "burros velhos" (não quero ser mal entendido aqui) que ainda hoje vão ver os jogos ao estádio e ainda torcem por um dos clubes do sistema, os jovens só têm um clube, o clube da sua cidade! Tudo isso nos faz sorrir, mas então porque não tentar integrar os novos foristas em vez de deixar de participar?
Também eu antes de me registar já acompanhava o fórum e sinto a falta dos textos de alguns foristas antigos, mas apareceram por aqui muitos jovens e o futuro do clube são os jovens de hoje! Noto que muitos ainda não compreendem o que representa realmente o Braga, mas o contacto com sócios mais antigos pode ajudá-los nesse sentido e alguns comentários depreciativos desaparecerão seguramente.
O fórum, como diz no topo da página, é o "site dos adeptos do Sporting Clube de Braga" e há espaço para toda a gente ;)
Ando a ficar deveras preocupado com este senhor... tira-me sempre as palavras da boca.
lol
akele abraço braguista
O facto de o número de elementos do fórum ter crescido muito, e de ter havido alguma tendência para o conflito entre membros, isso não é, totalmente, mau. Eu compreendo que não seja a mesma coisa para aqueles que estavam habituados a um ambiente mais reservado. Mas, sendo o fórum público e aberto a todos os bracarenses, acho que é necessário aceitar esta mudança.
É perfeitamente normal que as pessoas se dediquem menos a algo que já não lhes diz tanto. Agora, o rumo deste fórum, claramente, está nas mãos dos novos, havendo sempre espaço para esses mais antigos. E a qualidade do fórum passa, na minha opinião, pelo respeito por qualquer adversário, independentemente das rivalidades e ódios antigos, o que nem sempre se verifica. Quanto à existência de opiniões controversas, é perfeitamente normal e saudável, até, ver os pontos de vista mais negativos, mesmo que isso me custe. Não acho que faça sentido andarmos, página atrás de página, a dizer bem do Braga, só porque somos braguistas. É uma questão de ser tolerante a opiniões contrárias razoáveis, e de defender o que se acredita, sem entrar em insultos. Se alguém diz alguma coisa menos razoável, há que confrontá-la com argumentos, e não atacá-la. Ou, então, ignora-se.
Outra coisa é a qualidade dos textos. Aqui, não há nenhum requisito mínimo quanto às habilitações literárias ou quanto ao grau de entendimento de futebol, acho eu. Por isso, qualquer um pode deixar o seu ponto de vista, por mais absurdo que seja, desde que não desrespeite ninguém. Este é o preço a pagar pela liberdade e pela divergência de opiniões. Se não quiserem isso, tornem o fórum mais privado.
só faz falta quem cá está
Concordo com algumas coisas que já foram referindo... o crescimento trás de tudo, e neste momento tem trazido jovens, muitos jovens. Pelo que percebo das opiniões que por aqui vou lendo e de alguns conflitos, só posso admitir que sejam jovens tal são algumas barbaridades que se escrevem... obviamente todos devem ter a sua opinião... mas a s barbaridades devem ter limites! Com o crescimento, parece-me é impossível aos administradores controlarem todas as mensagens, logo parte de todos nós controlá-lo, escrevendo quando estritamente necessário, ignorando provocações e bocas foleiras, etc.
O principal mal deste crescimento é que uma opinião por muito boa que seja passa quase despercebida... qualquer tópico chega ás 10/20páginas e por muita paciência que uma pessoa tenha raramente as lê a todas... se calhar é esse também um dos motivos que leva algum pessoal a escrever menos, porque não acredito que deixem de passar por cá.
Eu falo por mim, escrevo somente quando acho útil dar a opinião e o tema me parece pertinente, por vezes,( são mesmo muito poucas) caio na tentação de escrever porque não tenho mesmo nada para fazer (acho que é isso que acontece a muitos... não têm que fazer e escrevem, escrevem, escrevem para dar palha ao pessoal! 10, 20 vezes no mesmo tópico seja a dizer a mesma coisa seja a arranjar problemas com alguém às vezes simplesmente porque esse alguém disse que não concordava com a equipa que ele pôs para o jogo...tudo é motivo para discordar para algumas pessoas!
Se calhar fazendo uma comparação sem muito nexo, mas aqui vai, o fórum tornou-se um pouco num HI5, quando podia ser um facebook(ou como já foi o facebook). Havia o HI5, onde todos os putos iam, e mal aparecia uma gaja de mini saia todos iam lá postar um piropo, depois apareceu o facebook, uma coisa com mais classe, onde as gajas já podem pôr fotos e não parecem tantos comentários dos putos e onde a gente crescida também aderiu... só que os putos do HI5 também chegam ao FaceBook, e não demora muito estará ao nível do que era HI5 ou pior, se ninguém controlar isso.
O fórum é público, como deve ser, aberto a todos e a todas as opiniões e acho que assim deve continuar. Devem haver regras que limitem a estupidez de alguns? Obviamente que sim, sem elas a coisa pode-se descontrolar. Quem não estiver agradado com alguma coisa faz como eu, passa á frente, ao tópico seguinte, á opinião seguinte... há sempre alguém que vale a pena ler... continuo a aparecer por cá opiniões de grande qualidade pode é simplesmente demorar mais um pouco a encontrar! (hoje foi um dia que não tinha muito que fazer... se calhar escrevi mais que nos últimos meses juntos)
Eu nunca quis com este tópico dizer que o forum está mal, e que antigamente é que estava bem! Não critico quem não escreve belos textos porque não sabe, ninguém é obrigado a saber escrever bem e não é por isso que é mais ou menos braguista, não critico quem aponta defeitos ao Braga, mas critico a forma como são apontados e critico quem de uma unha partida quer fazer parecer um braço amputado. O forúm está diferente isso toda a gente notou, mas há espaço para tudo e para todos, e a unica coisa que eu tento fazer é trazer de volta a quem ja não se identifica com o fórum e mostrar que o fórum também é deles e que tambem se podem sentir bem aqui.
A mim dá-me gozo ler opiniões que mesmo diferentes da minha sejam fundamentadas, dá-me gozo poder ter "conversas" uteis, agora ler posts atrás de posts onde apenas se diz, concordo, x2, x3, x4, isto nada acrescenta de valor aos topicos, e estamos a cair um bocado nisso, em que alguém abre um tópico, fala sobre qualquer coisa, e 15 respostas são pra dizer sim, não, talvez e não me interessa. Eu já tive a idade de muitos foristas novos, ja tive a vontade de explodir a torto e a direito, mas os mais velhos ca do forum ensinaram-me a ver as coisas com outros olhos, a prendi a gostar ainda mais do Braga, aprendi o que é ser Braguista e sentir-me Braguista. Todos fazemos falta, e não quero que estes mais novos deixem de participar no forum, quero apenas que quem deixou de escrever o volte a fazer, para enriquecer o conteudo do forum! Para fazer crescer esta familia onde agora quase ninguém se conhece...
Penso que é um sentimento comum o querer ter um fórum melhor, onde se possam discutir de forma aberta, sem constrangimentos, todos os assuntos relacionados com o nosso clube, quer sobre a gestão do clube, quer sobre futebol, quer sobre modalidades amadoras, quer sobre outros clubes, etc.
Toda a gente sabe que o crescimento do número de foristas trouxe um muito maior volume tópicos e de posts (mensagens), o que por vezes faz com que seja difícil manter um fio condutor. Quem vier ao fórum apenas de vez em quando, fica um pouco "perdido", porque entre as vezes que cá aparece surgem dezenas ou centenas de posts. Antigamente, havia muito menos tópicos e um forista que viesse cá de vez enquando estava sempre "em linha" com o fórum.
O facto de ter crescido muito (ainda bem!), também trouxe alguns problemas. Hoje nota-se que há menos tolerância e menos educação. A educação recebe-se em casa e não na escola, ou aqui.
Gostava que aqueles que no passado eram mais activos, voltem a participar activamente, pois quem faz o fórum são os foristas e não é abandonando que se pode melhorar.
Hoje também há foristas que felizmente fazem textos de muita qualidade. Se aqueles que também o faziam antes regressarem activamente, isto vai melhorar!
Quote from: perrinchon 66 on 06 de November de 2010, 16:55
só faz falta quem cá está
Isso não deixa de ser verdade, mas neste caso acho que não se aplica muito. É cada vez mais notório a falta de qualidade e até de quantidade, nas discussões neste espaço. Quem andava aqui à uns tempos e agora, apercebe-se bem isso.
Os fóristas aqui falados, só são uma boa parte dos que deixaram de aqui escrever, mas muitos outros também deixaram. Não acho a tarefa nada fácil de os conseguir convencer a aqui participarem como sempre o fizeram. Muitos deles devem aqui andar como visitantes, mas à medida que o tempo passa vão perdendo a vontade de escreverem e a administração/moderação do fórum deve tomar medidas. Acho que alguns membros novos ainda não sabem bem o que é o conceito deste fórum, e a intenção que se pretende quando aqui se participa.
Acho que não se devia deixar muita coisa continuar a acontecer sem avisos, convinha que fossem mais presentes. Porque tudo indica que a "velha guarda" abandonou o barco devido ao ambiente que por aqui anda, sobretudo com os comentários aos jogos caso haja ou não uma vitória.
E quanto aos jantares, até nisso se nota diferença, dantes haviam muitos mais, agora se houver 3 por ano já é uma sorte...
Quote from: Cici on 07 de November de 2010, 13:04
Quote from: perrinchon 66 on 06 de November de 2010, 16:55
só faz falta quem cá está
Isso não deixa de ser verdade, mas neste caso acho que não se aplica muito. É cada vez mais notório a falta de qualidade e até de quantidade, nas discussões neste espaço. Quem andava aqui à uns tempos e agora, apercebe-se bem isso.
Os fóristas aqui falados, só são uma boa parte dos que deixaram de aqui escrever, mas muitos outros também deixaram. Não acho a tarefa nada fácil de os conseguir convencer a aqui participarem como sempre o fizeram. Muitos deles devem aqui andar como visitantes, mas à medida que o tempo passa vão perdendo a vontade de escreverem e a administração/moderação do fórum deve tomar medidas. Acho que alguns membros novos ainda não sabem bem o que é o conceito deste fórum, e a intenção que se pretende quando aqui se participa.
Acho que não se devia deixar muita coisa continuar a acontecer sem avisos, convinha que fossem mais presentes. Porque tudo indica que a "velha guarda" abandonou o barco devido ao ambiente que por aqui anda, sobretudo com os comentários aos jogos caso haja ou não uma vitória.
E quanto aos jantares, até nisso se nota diferença, dantes haviam muitos mais, agora se houver 3 por ano já é uma sorte...
Essa do jantar é pertinente. Eu que ando no fórum há relativamente pouco tempo, nunca fui a nenhum, mas gostava muito, assim como acho que outros, ditos "novos", o quererão.
Acho que não se perdia nada em organizar um para breve.
Amigos eu infelizmente cheguei ainda há pouco tempo a este FÓRUM e tornei-me assíduo dele
agora todos os dias o visito e como sei as minhas limitações vou dando alguns palpites embora eu
goste mais de ler .
Por isso façamos nos a triagem e assim ficão todos felizes
Na minha modesta opinão acho que esta página de ponto de encontro entre adeptos já esteve num estado bem pior do que como se encontra actualmente. Há dois anos atrás, por exemplo, quando os membros mais novos começaram a fazer do fórum um chat e, passaram a escrever com x's,k's (a tal escrita de sms, para muitos). Aí achei que estava num Mundo diferente, mas não me ausentei, não abandonei o barco, houve assuntos aos quais eu não ligava, e comentários que ignorava, escrevia o que queria e o que me apetecia, felizmente, e com persistência de algumas pessoas a queda foi passageira, e hoje noto pouco isso, vejo apenas que muitos fóristas opinam de uma maneira simples, sem sequer quererem perder muito tempo para explicar, sem justificarem bem as coisas, onde rapidamente partem para as agressões verbais quando não estão de acordo com o que lêem. O respeito é muito bonito. E quem se regista tem de saber respeitar as regras, têm de se adaptar a elas. Analisar, conviver, discutir, opinar, reflectir, sugerir, mas nunca ofender os outros companheiros da maré. O Superbraga.com não é um grupo desconhecido, é mais do que isso, somos um nós, uma família, e entre família só se quer o bem, e não o mal. Há que separar as águas. Opiniões são uma coisa, acusações e insultos são outra. É óbvio que existem diferenças (qualidade, quantidade) com o desenrolar do tempo, é a factura pelo crescimento, mas isso é como tudo na vida. Quem se adapta às mudanças sobrevive, quem não se adapta acaba por desaparecer, mas lembrem-se, que aqui, neste espaço, fala-se de coisas que em mais lado nenhum se encontram. Um esforço, por vezes, não faz mal a ninguém. ;)
Quote from: Cici on 07 de November de 2010, 13:04
E quanto aos jantares, até nisso se nota diferença, dantes haviam muitos mais, agora se houver 3 por ano já é uma sorte...
Olha que não. Havia sempre o jantar convívio de natal e depois um ou outro a meio do ano. Basta ver na galeria superbraga a frequência dos jantares. Ainda na época passada houve vários. Com o Domingos houve 2 (em com a equipa técnica), houve o convívio de natal e depois o de "férias". E não sei se não houve mais pelo meio, não me consigo lembrar.
Não me considero da velha guarda mas também não sou um tipo novo aqui.
Estou de acordo com as pessoas que dizem que isto já não é o que era, mas acham que o Braga é o que era? Não acho, estas são como muitos dizem: "as dores de crescimento." Tem aspectos positivos, mas também tem muitos negativos. A evolução é imparável e não há nada que possamos fazer quanto a isso, o que resta é sabermo-nos adaptar às novas circunstâncias nunca descorando o passado, pois è a partir dele que construímos o presente e o futuro.
Quanto à qualidade dos comentários, também não acho que esteja tão mau. Já viram por acaso o estado dos comentários em jornais como o Público, jornal I, e por aí fora?
Grande Rui Nemec: eu sinto a obrigação de responder positivamente e voltar a ter a intensa participação que já tive aqui no fórum, quando o fórum era um lugar de debate e de amizade.
Sinceramente, não terei a participação que já tive, mas é um prazer debater com gente como tu e como as pessoas que referiste, entre outras de muito valor e honestidade que não foram referidas.
Mas acho que há gente com responsabilidades que há muito deveria ter feito mea culpa por não ter tentado impedir que o fórum descarrilasse... Acabando com os convívios e também com mais actos e formas de estar que, em muito, construíam o espírito do fórum...
É tempo, porém, de deixar de chorar lágrimas nostálgicas, e de construir um futuro com mais debate participativo e amizade.
concordo que forum está infestado, tem muitos foristas mais preocupados em somar posts ou tópicos que opinar construtivamente-
tem aqui muita gente que se serve do anonimato para mostrar as suas ideias "iluminadas" que mais pareçem fundidas.
Falta sobretudo conteúdo util, construtivo e acima de tudo informativo e de opinião.
Passa-se aqui muito tempo a "lavar roupa suja", e é complicado aos moderadores controlarem e anularem certo tipo de vozes e comentários.
Pessoalmente tb tenho sentido pouco entusiasmo por cá, desculpem mas a maior parte da vezes não aprendo nada por cá ao contrario de há uns anos que raro era o dia que não vinha cá uma meia-duzia de vezes diárias.
PS- Não deixem ninguém se registar esta semana pois vem derby e normalmente apareçe por cá muita gente a destabilizar.
Pois, que rumo??????????? ???
Está á vista de todos que a qualidade dos debates tem ficado aquém............................ ???
Agora penso que não é razão para o pessoal desertar do forum, pelo contrário á que segurar o barco com todas as forças, vamos lá manter o nível.
BRAGA SEMPRE
Quote from: Ferreira-Braga on 06 de November de 2010, 19:27
Penso que é um sentimento comum o querer ter um fórum melhor, onde se possam discutir de forma aberta, sem constrangimentos, todos os assuntos relacionados com o nosso clube, quer sobre a gestão do clube, quer sobre futebol, quer sobre modalidades amadoras, quer sobre outros clubes, etc.
Toda a gente sabe que o crescimento do número de foristas trouxe um muito maior volume tópicos e de posts (mensagens), o que por vezes faz com que seja difícil manter um fio condutor. Quem vier ao fórum apenas de vez em quando, fica um pouco "perdido", porque entre as vezes que cá aparece surgem dezenas ou centenas de posts. Antigamente, havia muito menos tópicos e um forista que viesse cá de vez enquando estava sempre "em linha" com o fórum.
O facto de ter crescido muito (ainda bem!), também trouxe alguns problemas. Hoje nota-se que há menos tolerância e menos educação. A educação recebe-se em casa e não na escola, ou aqui.
Gostava que aqueles que no passado eram mais activos, voltem a participar activamente, pois quem faz o fórum são os foristas e não é abandonando que se pode melhorar.
Hoje também há foristas que felizmente fazem textos de muita qualidade. Se aqueles que também o faziam antes regressarem activamente, isto vai melhorar!
Penso que num forúm, a "educação" deve ser administrada pelos moderadores. E, nesse sentido, tem faltado, a meu ver, uma moderação mais activa, de forma a evitar que essas quezílias que vão aparecendo sejam rapidamente sanadas e os respectivos membros "disciplinados".
Quanto ao empobrecimento das discussões, é uma situação normal e francamente inevitável. O maior número de foristas, aliado à juventude da maioria, leva a que haja um descrésimo de qualidade nas postagens.
Mas ainda há vários foristas (consigo lembrar-me de uns 10 ou 20 assim de repente) com os quais é possível haver discussões de qualidade e benéficas. Matéria-prima há, talvez haja é falta de vontade. Um fórum é tão bom quanto os seus foristas, mas este têm que ter sentido de responsabilidade. E aqui se inserem os que ajudaram a erguer o barco. Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.
Contribuam e integrem os outros.
Quote from: spinto on 07 de November de 2010, 23:05
PS- Não deixem ninguém se registar esta semana pois vem derby e normalmente apareçe por cá muita gente a destabilizar.
Fica o apelo à administração do fórum!
Quote from: Lateralus on 08 de November de 2010, 01:09
Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.
Contribuam e integrem os outros.
Não poderia estar mais de acordo. É esse o meu ponto de vista, também.
Há gente que por aqui diz uma coisa, e tal, mas numa outra situação já faz outra, já se contradiz. Depois há aqueles que se ausentam do fórum, pelas mais diversas razões, sejam elas profissionais ou pessoais, ninguém tem nada a ver com isso, e saem sem qualquer explicação, mas não criticam. Agora, existem outros que se separam desta página porque já não se encaixam, porque vêem aqui coisas que não queriam, porque já estão fartos de certas atitudes, na maioria criada pelos mais novatos, e em vez de tentarem ajudar e mudar, ainda conseguem fazer pior, não tentam uma incorporação.
Quote from: Carvalhinha on 08 de November de 2010, 10:40
Quote from: Lateralus on 08 de November de 2010, 01:09
Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.
Contribuam e integrem os outros.
Não poderia estar mais de acordo. É esse o meu ponto de vista, também.
Há gente que por aqui diz uma coisa, e tal, mas numa outra situação já faz outra, já se contradiz. Depois há aqueles que se ausentam do fórum, pelas mais diversas razões, sejam elas profissionais ou pessoais, ninguém tem nada a ver com isso, e saem sem qualquer explicação, mas não criticam. Agora, existem outros que se separam desta página porque já não se encaixam, porque vêem aqui coisas que não queriam, porque já estão fartos de certas atitudes, na maioria criada pelos mais novatos, e em vez de tentarem ajudar e mudar, ainda conseguem fazer pior, não tentam uma incorporação.
Concordo!
Como já antes referi, o fórum é feito por nós todos. É a imagem daquilo que nós somos. É o reflexo do maior ou menor contributo de cada um de nós.
Não me parece correcto que se crie uma divisão entre foristas mais velhos e foristas mais novos, entre o fórum antigo e este. No fórum antigo havia aspectos positivos e aspectos negativos. O que havia no fórum antigo e que em parte se perdeu, foi a preocupação dos mais velhos em integrarem os mais novos. Talvez aqui os mais velhos também tenham falhado alguma coisa. É claro que no fórum antigo essa integração era muito mais fácil, pelo facto de ser uma co
munidade muito mais pequena, em que o ritmo de inscrição de novos foristas era diminuto comparado com o actual.
Quando se fazem citações nominais corre-se o risco de estar a incluir alguém que possa não o merecer e esquecer alguém que o merecesse, por isso devemos evitar "mandar nomes para a praça", pois isso em nada contribui para a harmonia e o bom convívio entre foristas. Não devemos nunca fazer passar a ideia de que existem foristas de 1ª e foristas de 2ª.
Hoje também temos foristas cuja participação é digna de realce, independentemente de pertencerem à "velha" ou à "nova" "guarda".
A mudança para melhor é sempre bem-vinda. Para isso, não bastam declrações de intenções, é necessário agir, dar ideias, dar sugestões. É necessário dar o exemplo, mostrar como se deve fazer. Não basta viver da nostalgia do passado e criticar a situação actual. Para criticar todos somos muito competentes. Um castelo que demora anos a construir pode-se implodir em segundos.
Como também referi noutro post, gostava de ver uma participação mais activa de alguns da "velha guarda", que noutros tempos opinavam regularmente com propriedade.
Aceitam-se sugestões para mudar para melhor, mas sem criar divisões...
From Brussels
Amigos:
Li e reli várias vezes este post que teve um inicio brilhante com a prosa do Nemec.
Como administrador do site e um dos moderadores sou, sem dúvida, o principal responsável pelo "estado a que dizem ter o forum chegado".
Lembro a todos que já passamos os dez anos de actividade.
é talvez o único fórum de desporto que resiste a 10 anos. Anos conturbados, em que a net era uma miragem, em que o Braga tentava crescer e afirmar-se.
Anos em que a internet tb se afirmava e o clube não tinha site oficial.
Nessa altura, o SB era uma pedrada no charco na discusão da época. Era o inicomda verdadeira tertúlia do sec XXI.
Ao longo dos anos fomos crescendo e com algumas actividades fomos criando amizades, raizes, intimidades (salvo seja)...
Com um clube a crescer e com um rumo certo, muitas vezes tivemos dificuldade em assistir a verdadeiras discussões pois o consenso era grande.
Talvez por isto, nessa altura, o confronto verbal fosse menor e daí maior tranquilidade no forum.
Sou no entanto contrario a um forum deste tipo. Um forum de consensos e de "amen". para isso, criava-se um forum "privado" com meia d´zua de amigos mas tenho a certeza que não durava 1 ano....
Ao longo dos últimos anos temos vindo a assistir a uma enorme visibilidade do site/ forum (convem nunca esquecer que o SB é tb um site). E esta visisbilidade , a acompanhar o crescimento do Braga e uma maior concentração/inexistência de informação oficial tem tornado o forum como um dosprincipais motivos de discutir e conhcer o Braga. daí muitas vezes o recurso a este espaço para muitos jornais efectuarem peças sobre o clube.
Sou pois adepto do drecsimento e da multiplicidade de opiniões. Como queremos fazer crescer um clube sem lhe abrir formas de discussão e de pontos de vista? Não andamos nós a vociferar contra o unanimismo e inexistencia de alterantivas para candidatos a presidente e não queremos ter qui discussão aberta?
penso no entanto , que este aumento de registos, trouxe outros problemas como aqui se disseram. E para manter as coisas equilibradas aumentamos o nº de moderadores, criamos mais divisões especificas no forum e eliminamos o registo directo para aprticipar.
A maior parte dos foristas talvez não o saiba mas temos mensalmente mais de 100 registos que não efectuamos. E temos dezenas de mensagens e topicos apagados ou alterados.
Sobre o trabalho da moderação e porque , mais uma vez se falou aqui de algum "laisser faire" dos moderadores, devo dizer-vos que , regemo-nos pelas regras do forum que todos ^t~em conhecimento e usamos o bom senso. Entre nós temos tb várias discussões sobre algumas "tiradas" que lemos e , teremos SEMPRE, problemas. è uma questão de "preso por ter cao e preso por não ter". Compreendam que não é uma função fácil e a quantidade de postagens ainda mais dificil torna esta triagem. Facilmente passamos de "baldas" por aceitarmos certas opiniões a "ditadores" por alterarmos outras...
Devo acrescentar que estamos sempre ao dispor para acatar ideias e sugestões de todos. Este forum tem ainda um outra mais valia que é o reconhecimento pessoal da maioria dos seus foristas e moderadores. rara é a semana em que não falo com algum forista que desconhecia...
temos todos que ter consciencia que este fporum É DE TODOS. Que queremos multiplicar adesões procurando tirar mais valias da multiplicidade de opiniões. Opiniões que devem seguir as regras e que muitas vezes, somos nós próprios (os foristas ) quem deixamos andar discussões estéreis e sem qq interesse. Mas tb temos que ver que para outros a discussão pode ser importante.... è esta dicotomia que torna este forum , de certa forma, diferente e por vezes dificil de aceitar.
Sobre os mais antigos:
Sou dos que mais se penaliza por não ter diariamente alguns dos foristas que ajudaram com o seu contributo a que o forum tivesse a sua expressão máxima. Não quero referir nomes mas todos sabemos que tinhamos uma boa vintena de amigos que eram "habitués".
cada um tem a sua razão para afastamento. Sei , no entanto, que passam por aqui embora sem escrever. Não os posso censurar pois só escreve quem se sente bem com o espaço. Sei, no entanto, que cabe a todos nós ( e aqui atiro claramente a culpa a todos sem qq tipo de dúvida) fazer com que voltem ao nosso convívio. Sei que muitos tiveram alterações ensiveis na vida e ter 10 anos de vivencia activa e de militancia é , para muitos, dificil de conseguir.
Não renego também a minima responsabilidade neste aspecto. è que também para a moderação o desgaste também se pode notar pois são naos e horas e horas com a atenção no fórum.
Em breve teremos novidade no site.
Para o fórum, apelo a todos para o cumprir das regras. temos sempre á nossa disposição a "educação" dos demais foristas. Existe um mecanismo " denunciar á moderação" que podem usar sempre e que nos permite, na hora, ter algum moderador conectado aom forum.
Existe aqui sempre a possibilidade de "mandar recados e ideias á moderação para melhorar". Não somos detentores da verdade mas ainda não vi aqui muitas ideias - claras - de tentar ajudar a seguir outro rumo.
Sobtre os mais antigos todos nós temos contactos com eles? porque não insistirmos com eles para que regressem?
E haverá mais "dicas" para reavivar este fórum?para terminar com algumas quest~ies ,menos proprias?
Ainda agora li um topico sobre a questão das cotas... e li um post "terrivel" de um forista que diz ter rasgado o cartão... saltaram-lhe em cima... sei que é coisa "feia" mas que o fez não é leproso .. e seguramente já se arrependeu do que fez... existem tantas maneiras de repudiar esta atitude... muitos ganharam aqui muito mais "combustível" para a paixão braguista. Vociferar contra atitudes destas sem limites para linguagem e afins não +e estar a fazer pedagogia braguista. "Ajudar" este forista que num momento de raiva rasgou o cartão seria mais interessante..
Enfim, todos nós podemos mudar e ajudar a mudar...
Só para dizer presente!
Nunca abandonei o superbraga por nenhuma razão. Às vezes "ausento-me" porque a minha vida não é o superbraga, nem o facebook nem outra coisa que lhe valha.
Agora todos sabem que podem contar comigo sempre. Como tal, bora lá a marcar um super jantar de Natal e se for necessário eu organizo.
Quote from: darkshines on 06 de November de 2010, 03:16
Sinceramente, não percebo o que se passa e o porquê de tal afastamento dessas pessoas.
O Braga cresceu e com isso vieram mais pessoas, mais opiniões etc etc. Logo, parece me que essas pessoas ( as mais antigas) se realmente gostam do Braga e do fórum, deveriam por aqui continuar e mostrar aos mais novos os ideais e valores antigos! Não é abandonando o barco que se resolve a situação!
Estamos num fase em que o club não para de crescer, e ter um fórum de adeptos do club activo é mais que essencial! Abandonar agora o barco é que não!
Portanto, bora para a frente que para a frente é que é o caminho!
Concordo totalmente e com o Lateralus também.
Só vou acrescentar que me parece que muitos deixaram de postar porque o Superbraga.com era um espaço de apenas alguns amigos e agora é um espaço com mesmo muita gente.
Mas acho que devemos voltar a fazer do fórum um sitio de debate mais positivo e acima de tudo mais construtivo. O "espírito" e a maneira de ser Braguista passa muito por este fórum também. É o principal meio de divulgação do Braga.
O fórum pode moldar o Braguismo, para realmente sermos adeptos diferentes (para melhor) e não mais uns.
Convém lembrar que aqui todos puxamos para o mesmo lado e muitas vezes não parece isso. ;D
Devo dizer que hoje participo com menos frequência, mas nada tem a ver directamente com o "estado" do fórum nem com o seu crescimento. Apenas por razões pessoais (menos tempo).
Não me incomoda nada o crescimento do fórum (antes pelo contrário), nem a diversidade de opiniões que hoje aqui encontramos. Acho que toda a gente tem direito a opinião, mesmo os burros como um penedo! E até mesmo aqueles que acham que eu sou burro com um penedo ;D, desde que sejam do Braga, por mim está tudo bem. Convém pois claro que haja respeito e não se caia no insulto fácil. Acho que isso não é difícil... Por exemplo, os que eu acho que são burros com um penedo, não fazem a mínima ideia que eu acho isso, pois eu sei viver com as ideias deles.
A única coisa que eu nunca gostei no fórum, é às vezes ter que ler comentários de adeptos de outros clubes. Não gosto. Podem-me dizer que é bom ler essas opiniões e tal. e desde que sejam educados, etc... Eu pessoalmente não gosto. Muito menos dos provocadores. Aqui deveria ser um sítio só para braguistas. SÓ! Se eu quiser aturar metralhas, espanhóis e outros, não faltam cafés, ou fóruns sobre futebol. Aqui, só me interessa opinião de braguistas e mais ninguém.
Por mim, à mínima suspeita de uma outra preferência, corria-se logo com o forista. Andor!!!
Por fim, devo dar um voto de louvor ao Nemec!!! Vê-se logo que é gente boa e honesta!
Um abraço para ti Rui!
Ando por este fórum desde 2004. Passo cá quase todos os dias (nem que seja apenas para espreitar "as gordas" e ver se há novidades. Não escrevo muito... na maioria das vezes por falta de tempo. Devo ser dos poucos que acham que o fórum está melhor agora do que em 2004. Tem mais gente, mais vida, cresceu! Tem também mais coisas negativas: insultos, lavagem de roupa suja, etc. No geral, prefiro o fórum de "hoje", porque mais gente também é sinal de vitalidade.
Penso que os moderadores têm feito um trabalho muito meritório ao longo destes Anos. Ainda é possível fazer mais e melhor, sem dúvida, mas, isso depende de todos.
Por vezes, quando entro no fórum e vejo coisas que me parecem incorrectas (uma das coisas que mais me "choca" é quando vejo insultos a outros foristas e/ou profissionais e dirigentes do clube), tenho tendência a desligar de imediato a internet para não me "chatear".
Tenho consciência que isso é errado, assim não estou a contribuir para um fórum melhor... Da minha parte, vou tentar melhorar esta minha falha.
Quote from: Carvalhinha on 08 de November de 2010, 10:40
Quote from: Lateralus on 08 de November de 2010, 01:09
Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.
Contribuam e integrem os outros.
Não poderia estar mais de acordo. É esse o meu ponto de vista, também.
Há gente que por aqui diz uma coisa, e tal, mas numa outra situação já faz outra, já se contradiz. Depois há aqueles que se ausentam do fórum, pelas mais diversas razões, sejam elas profissionais ou pessoais, ninguém tem nada a ver com isso, e saem sem qualquer explicação, mas não criticam. Agora, existem outros que se separam desta página porque já não se encaixam, porque vêem aqui coisas que não queriam, porque já estão fartos de certas atitudes, na maioria criada pelos mais novatos, e em vez de tentarem ajudar e mudar, ainda conseguem fazer pior, não tentam uma incorporação.
Queria só reforçar a concordância com o que foi escrito pelo Lateralus e acrescentas umas coisinhas.
Todos nós um dia (uns mais longínquo que outros) fizemos o registo no superbraga.com e escrevemos o nosso primeiro comentário. Comigo aconteceu, e arrisco a dizer que aconteceu com a grande maioria (se não todos), que desde o primeiro comentário até ao que estou a escrever neste momento a escrita evoluiu, alguns pontos de vista foram
limados, aprendi coisas novas, compreendi melhor como funcionava o fórum, senti-me integrado! Para tal muito contribuiu o contacto com outros foristas e a leitura dos seus comentários... Acredito que o mesmo irá suceder com alguns dos novos foristas, basta ver as idades e perceber que há miúdos de 15, 16, 17 anos (13 até!) a comentar e que irão evoluir na escrita, aprendendo com os outros!
Se o fórum está diferente? Sim está, tem muitos mais foristas, muitos mais jovens adeptos do Braga, muitos mais comentários, muitas mais opiniões diferentes... Isso quer dizer que está pior? Sinceramente não acho que esteja propriamente pior, acho sim que evoluiu, tal como sucedeu com o próprio clube, mas quem acha que sim a melhor solução não me parece que seja abandonar o fórum! Quem acha que o seu contributo é bom para o fórum, ao abandoná-lo não estará, então, a contribuir para que fique pior? Afinal de contas perde-se um
bom forista...
Eu tenho para mim que este fórum perdeu a sua melhor qualidade quando decidiu mandar o . para um local inospito e destituido de qualquer visibilidade, era uma coisa a rever!
O fórum é feito por pessoas, que tem sentimentos e gostos diversos, é preciso perceber isto antes de escrever o que quer que seja.
Acho que alguem já o disse, mas escrever num tópico, coisas como x2, x3, Invasao a Fornos de Algodres, tu não és braguista, etc cansam, irritam e fartam e pior afastam pessoas. Sinto que por aqui abundam miudos(as) que ainda precisam de crescer. Tem é de ser os mais velhos a educa-los a ter paciencia para eles a apontar-lhes o caminho...e eu contra mim falo. Vou dar um exemplo muito simples, o Simple-Kid* quando apareceu por aqui foi um furacao, corria tópicos todos, comentava tudo e sempre com muito sangue na guelra, ai de quem se lhe metesse à frente, de certeza que cresceu e agora é já um dos que tem saudades do forum antigo. É sempre assim, sempre será, so é pena que Cardosos ou Zés desapareçam
*Nao conheço o Simple-Kid pessoalmente, apenas mencionei este exemplo porque é para mim o mais evidente, nao pretendo entrar em qualquer bate boca desnecessario, nem catalogar pejorativamente a pessoa em causa. É tao somene um exemplo.
Abraço/beijinhos a todos.
Volto a postar...
Acho que é ponto assente que o futuro está á vista , aqui e hoje.
saibamos ter um melhor controlo e investir menos em banalidades de modo a dar espaço e visibilidade a quem quer dizer alguma coisa.
penso que podemos ter o forum que quisermos. Vivo, alegre, bem disposto e sem unanimidade em pensamentos e ideias. Mas capaz de suportar uma opinião discordante sem entrar em atropelos de "o meu braguismo é maior do que o teu".
saibamos ter mais atenção, esquecer postagens inúteis e , de facto, evitar o X2, X3 e "estou de acordo contigo". Só aumenta o tamanho do topico e não acrescenta nada.
Apelava a todos para que tomassem medidas mais eficazes para evitar posts recorrentes e redundantes.
Ainda hoje vi uma série de X2 e X3.
Ainda hoje li algumas opiniões menos condizentes para alguém que deixou a sua opiniao (topico sobre o ego"
O futuro deste forum passa e está nas mãos do Nemec, do lateralus, do Xico, do Tone e do José. vamos todos tentar criar mais "amicabilidade" e cortesia.
Vamos saber escolher motivos de suficiente interesse para trazer a este forum.
Quote from: ric on 08 de November de 2010, 18:58
Volto a postar...
Acho que é ponto assente que o futuro está á vista , aqui e hoje.
saibamos ter um melhor controlo e investir menos em banalidades de modo a dar espaço e visibilidade a quem quer dizer alguma coisa.
penso que podemos ter o forum que quisermos. Vivo, alegre, bem disposto e sem unanimidade em pensamentos e ideias. Mas capaz de suportar uma opinião discordante sem entrar em atropelos de "o meu braguismo é maior do que o teu".
saibamos ter mais atenção, esquecer postagens inúteis e , de facto, evitar o X2, X3 e "estou de acordo contigo". Só aumenta o tamanho do topico e não acrescenta nada.
Apelava a todos para que tomassem medidas mais eficazes para evitar posts recorrentes e redundantes.
Ainda hoje vi uma série de X2 e X3.
Ainda hoje li algumas opiniões menos condizentes para alguém que deixou a sua opiniao (topico sobre o ego"
O futuro deste forum passa e está nas mãos do Nemec, do lateralus, do Xico, do Tone e do José. vamos todos tentar criar mais "amicabilidade" e cortesia.
Vamos saber escolher motivos de suficiente interesse para trazer a este forum.
Ric, acho que não basta só apelar ao bom senso de cada um. É preciso uma maior presença por parte de quem administra e modera este site. A ideia que tenho é que apenas 3 pessoas moderam as mensagens deste fórum, e num site com centenas e centenas de membros a escreverem constantemente, é muito pouco. Deveriam pensar na hipótese de colocar mais gente na moderação, faz falta. Porque noto, que agora facilmente se diz o que se quer, sem pensar nas consequências do que daí advém.
Apesar de achar que o site quando o conheci, era mais ao meu gosto, concordo que não é a abandona-lo que será melhor, pelo contrário. Mas cada um pensa à sua maneira e ninguém é dono da razão. Penso, que seja normal para quem o conheceu à 5 ou 6 anos atrás, não se identificar com ele, e achar que isto por vezes é a 'república das bananas'. E noto cada vez mais isso, pela elevada participação de membros mais novos, e de certo não olham a isto como um espaço de debate e de reflexão também. Algumas mensagens que aqui leio é de 'bradar aos mãos aos céus'. Mas não será por isso nem por coisa alguma (só se me chutarem aqui ;D) que irei abandonar. De vez em quando é preciso tirar uns dias de folga daqui, mas estou sempre presente.
Quote from: Cici on 08 de November de 2010, 22:24
Ric, acho que não basta só apelar ao bom senso de cada um. É preciso uma maior presença por parte de quem administra e modera este site. A ideia que tenho é que apenas 3 pessoas moderam as mensagens deste fórum, e num site com centenas e centenas de membros a escreverem constantemente, é muito pouco. Deveriam pensar na hipótese de colocar mais gente na moderação, faz falta. Porque noto, que agora facilmente se diz o que se quer, sem pensar nas consequências do que daí advém.
Apesar de achar que o site quando o conheci, era mais ao meu gosto, concordo que não é a abandona-lo que será melhor, pelo contrário. Mas cada um pensa à sua maneira e ninguém é dono da razão. Penso, que seja normal para quem o conheceu à 5 ou 6 anos atrás, não se identificar com ele, e achar que isto por vezes é a 'república das bananas'. E noto cada vez mais isso, pela elevada participação de membros mais novos, e de certo não olham a isto como um espaço de debate e de reflexão também. Algumas mensagens que aqui leio é de 'bradar aos mãos aos céus'. Mas não será por isso nem por coisa alguma (só se me chutarem aqui ;D) que irei abandonar. De vez em quando é preciso tirar uns dias de folga daqui, mas estou sempre presente.
Já o tinha frisado, mas não creio que este fórum necessite de mais moderadores, até porque já os têm em bom número. Precisa é de maior presença destes. Se tal não for possível, aí sim, deve-se delegar tal função a outros.
Mas um pouco de bom-senso na cabeça de cada forista já resolveria, em grande parte, o problema.
Pela minha parte, venho ao fórum sempre que posso, e escrevo, nem sempre quando quero ou devo ::), mas quando tenho disponibilidade ou me apetece.
Nem sempre gosto ou concordo com o que leio, mas não é isso não me impede de cá vir e responder, como disse, quando quero ou posso...nem acho que isso seja motivo para deixar de participar...antes pelo contrário - quanto maior é a minha discordância, mais vontade tenho de escrever!
Tenho pena que muitos não opinem mais vezes, mas paciência!
Cabe àqueles que participam procurar melhorar, elevar e dignificar o fórum...
p.s: Valeu a intenção Nemec! ;)
Já aqui tentei, mais do que uma vez, levantar esta questão acerca dos caminhos desviantes que, por vezes, o SB toma. E a verdade é que ninguém me ligou "pevide"!!! Ninguém se deu ao trabalho de comentar, fosse para apoiar a minha opinião fosse para a refutar,
Mas agora, como foi um dos "históricos" (não chamo velho e ninguém...) a colocar a questão, e ainda por cima com uma prosa bonita, todos vêm comentar... Vou também salientar três pontos, sendo este que agora aflorei um deles:
1) É verdade que há mais foristas, alguns miúdos com o coração na boca e a língua afiada, mas não é isso que faz o fórum bom ou não; nem é, na minha opinião, a forma como se escreve que valoriza ou desvaloriza o fórum; o que realmente interessa é o que se escreve!
E quanto a isso é gritante a diferença entre o conteúdo de alguns foristas, que pensam no que dizem e escrevem com senso, e o de outros que só dizem asneiras.
Custa-me principalmente o desrespeito que existe para quem tem opiniões contrárias - já aqui li, não há muito tempo, chamar terrorista e antibraguista só a quem não partilha exactamente a mesma opinião, como "carneirinho", de todos os outros.
A mim não me incomoda que haja muitos membros novos, e que até escrevem mal e com muitos erros - mas custa-me que haja meia dúzia de mal educados, agressivos e arrogantes, que sinceramente não tenho pachorra para aturar!!! Para aturar canalha malcriada, já me basta na minha profissão...
E é essa a principal diferença em relação aos "históricos": estavam todos aqui por gosto, escreviam com calma ponderação e respeito, e raramente havia palavras mais azedas; agora, até já me chamaram "benfiquista"... Cruzes canhoto!!! Repito, só porque não sou "carneirinho"!
2) Mas quem foi embora também tem a sua responsabilidade.
Quantificando um pouco a questão, diria que, no meio de cem mensagens interessantes, honestas e polidas, vinte mensagens desinteressantes aturam-se bem e dez mensagens mal-educadas passam quase despercebidas; no meio de vinte mensagens educadas e interessantes, vinte mensagens desinteressantes são desesperantes e dez mensagens mal-educadas são insuportáveis!
Quero com isto dizer que o facto de algumas opiniões agradáveis de ler, porque intelectualmente honestas, realistas e bem redigidas, desaparecerem, fazem muita falta por si só, mas também porque tornam mais flagrantes as "outras", que passam a ser maioritárias.
Por isso, eram bom que muitos dos desaparecidos regressassem.
3) Por fim, um comentário para os "históricos" que ainda cá ficaram.
Não digo todos, claro, mas muitos dos que cá ficaram sentem demasiado a saudade dos que foram embora, e desvalorizam os "novos", ou mesmo os mais antigos que por cá continuam.
E é aqui que entra o que disse antes: quando eu levantei esta questão, ninguém me ligou, mas agora, porque foi um dos "históricos", logo vieram os outros "históricos" pronunciar-se sobre o assunto.
Acho muito bem que o tenham feito, atenção! Mas acho que já o deveriam ter feito antes. E acho que nada disseram antes porque sobrestimam o que alguns dizem, e desvalorizam o que outros dizem.
Podem-me responder que isso é normal, porque há mensagens boas, a que se deve atender e responder, e outras que não interessam. Claro que sim! Mas eu não estou a falar das mensagens, estou a falar dos seus autores! Há quem não leia, sequer, as mensagens, porque são dos "novos", mas sem sequer atenderem ao seu conteúdo - que é o que realmente releva.
Posto isto, acabo como comecei: não me interessa quem escreve, mas sim o que se escreve! Nessa medida tenho saudades de alguns foristas desaparecidos, porque de facto dava gosto ler o que eles escreviam; pelo contrário, a maioria dos posts de agora são desinteressantes, repetitivos e mesmo agressivos. Mas não se pode generalizar, e isso faz-se muito aqui, por alguns.
Em relação ao repto do Nemec, e porque gosto muito do SB, e custa-me vê-lo a definhar, claro que também ajudarei no que me for possível. Mas não conheço pessoalmente nenhum dos foristas desavindos para lhes pedir para voltar, por isso têm de pensar noutra coisa que eu possa ajudar...
Quote from: Nééé_SCBRAGA on 08 de November de 2010, 13:14
Concordoo plenamente !
Saudações braguistas*
Concordo plenamente!Concordo Contigo!
X2 X3 X4 ... X20
Uma pessoa é obrigada a ler isto a cada página que passe. Tópicos sempre cheios de Spam!
Já irrita um bocado, uma pessoa quer ver algo concreto,opiniões e etc, e temos de levar com este spam todo. Depois perde a 'piada' ler os tópicos , é sempre a mesma coisa .
Creio que é um pouco como diz o Ric no video da rtp por um lado proporcionar atraves deste canal a tertulia e nesse aspecto creio que TODOS são bem vindos, por outro lado temos a vertente informativa, pois falando por mim, neste site já milhentas foram as vezes que tive conhecimento sobre determinado assunto que dizia respeito ao SCB que de outro modo não tinha tomado conhecimento.
Depois dispersando um pouco graças a um nome este proporciona ver jogos do nosso braguinha atraves do bragaloto, permite que GRANDES e NOBRES ideias aparecam como é o caso do livro a editar a partir duma ideia do Karl, ou o caso do Paulinho, o Natal no superbraga.com que de ouro modo não seria possivel... Enfim
Como denominador comum temos o SUPERBRAGA.COM que para bem de todos deve continuar a merecer a nossa atenção e divulgação junto de quem não o conhece pois acredito que uma vez experimentado, este site cria viciação, mas eureka, finalmente um vicio que não prejudica a pessoa adicta.
Abraços
reparem no seguinte:
os topicos tipo que apresentaram no post anterior podiam ser apagados pela moderação. Mas tenho a certeza que voltariam ao forum, com sensação de censura e a vociferar contra esta quebra na democracia e no direito ao seu espaço e a dizer o que lhes vai na alma.
è óbvio que a moderação pode ser mais actuante, insistir ou mesmo deixar de avisar e avançar com cortes vários, elimiando os tais posts redundantes, as afirmações "estúpidas". mas quem as julgaria? os moderadores podem ter uma ideia mmas seriam sempre passiveis de critica e de crecear o direito á expressão.
é isto que peço a v/ compreensão e que vejam a dificuldade na gestão de posts e na "classificação" de postagens.
recentemente, volto a frisar, abriram um post em que se "deita abaixo" o domingos acusando o seu ego. è uma perpsectiva que deve ser acatada e , alvo de discussão para troca de pontos de vista. Não me parece que seja descabida pois não apresentou qq desrespeito. No entanto, alguns quiseram encerrar o topico e deixar de comentar. Existe muitas vezes esta dicotomia e dualidade naquilo que uns pensam e no que outros pensam. Aos moderadores , tentamos reger-nos pelo nosso bom senso quando os escritos não são um atropelo ás regras do forum.
talvez a moderação possa ter , efectivamente , uma grande quota parte no caminho do forum. Entre os moderadores falamos muito disto e discutimos a melhor maneira para tentar uma gestão que permita ao forista "sentir-se bem". Mas estamos tb com atenção á expansão e , se queremos todos um maior Braga, podemos e devemos ter um grande SuperBraga.com
mas não fiquem com dúvidas que qualquer dos caminhos que possamos tomar terá sempre apoiantes e detractores
Viva Braguistas,
"Decidiu um dia um punhado de bravos marinheiros, fartos de se verem levados por correntes com as quais não se identificavam, montar um barco, erguer velas e bordejar (velejar contra o vento) por esse mundo fora, mostrando serem diferentes as suas ideias, as suas crenças, as suas paixões, mas acima de tudo mostrando que acreditavam neles próprios, e que velejando contra o vento seriam capazes de mostrar novos mundos a quem se ia interessar por eles e juntar-se a eles nesta árdua luta. Aos poucos lá foram cativando novos grumetes, que se foram tornando em marinheiros, mestres e almirantes. Por entre tempestades e dias negros, conseguiram estes bravos levar a sua crença a bom porto e começar a velejar em popa rasa (a favor do vento). É mais fácil navegar assim, é mais fácil cativar novos grumetes, muitos se alistaram à causa, mas muitos sem saberem bem o porquê de cá virem ter. Esta enorme fornada fez os almirantes baixar os braços, e tirou-lhes a força para manter as velas erguidas, o barco navega agora à deriva...O barco que antes fora especial e primara pela diferença, é agora parecido a tantos outros, onde em vez de pessoas, estão simples desconhecidos, com poucos laços de amizade que os unam, que os levem a aprender a navegar e a gostar cada vez mais do que os trouxe para este barco. Sozinho não consigo voltar a erguer as velas, são pesadas, e precisamos tirar o fórum deste deambular à deriva que o faz ficar frio e sem o espírito acolhedor braguista que o caracteriza. Peço por isso a todos aqueles que por aqui se passeiam agora só para ler o que cá se diz, que voltem a participar no fórum e lhe devolvam o rumo que ele parece ter perdido. Se não se identificam com o fórum pela mudança que ele sofreu, ajudem a moldá-lo de forma a agradar a gregos e a troianos. No fundo o superbraga somos todos nós, desde os mais antigos aos mais recentes. Fazem cá falta os textos do Cardoso, do Zé, as opiniões do Nandes, os pontos de vista do Ric, a criatividade da Maria, a boa disposição do Zgandulo, o Afonso Matos, o Lininho, o Nuno-à-Braga, o Guarda-redes, o Vlad, o papapremios, o Simple Kid, o Machado_87, o Pedro_RBA, a Mafalda, a Elsa, o Karl, o 2378 e outros tantos que de um momento para o outro desapareceram por completo do fórum. Sozinho não tenho força de erguer as velas e dar um rumo a este barco, mas se me ajudarem..."
By Nemec
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Meu caro Nemec, antes de mais vou enviar-te dois recibos de duas despesas que tive por tua culpa.
O primeiro recibo é de um atendimento na urgência do hospital de São Marcos em virtude, de ao fazer uma vénia ao teu texto, ter batido com a "cornadura" no teclado do computador e ter, como resultado, cinco pontos no sobrolho. Já nem falo do facto de ter feito saltar uma dúzia de teclas e andar para aqui feito maluquinho a pôr as mesmas no sitio correcto, (resultado: E no lugar do I, P no lugar do B etc, etc.).
O segundo recibo é o da compra de um chapéu, que efectuei na sapataria Machado. E porquê? Porque eu queria tirar o meu chapéu ao teu texto mas só quando pus a minha pouco calejada mão no cimo da minha farta cabeleira, estilo Paulo Gonzo, é que me apercebi que não uso tal indumentária. Por isso vais ter que pagar a minha despesa, ou então deixa de escrever com a qualidade que o texto acima transcrito possui.
Já agora, por falar em adereços para tapar a "mona", ando há já algum tempo para comprar um gorro do ENORME, ...tenho a impressão que achar uma agulha num palheiro é mais fácil, ...adiante.
Eu sou um pobre coitado, sofredor e insignificante membro deste fórum, que raramente escreve umas "linhitas" que se vejam e que gosta mais de ler o que os outros escrevem. Sou aquilo que se designa por Parasita. Por isso não espero que contes comigo para te ajudar a erguer as velas do teu/nosso barco, até porque em pequeno engoli um garfo que me impede de vergar a "espinha" e o medico já me disse que não posso fazer esforços físicos que me obriguem a verga-la.
Quanto ao rumo que este fórum esta a tomar, sinto que o mesmo esta numa fase de decisões. Quem, como referes, deixou de escrever com mais assiduidade talvez o faça, mais motivos da vida individual de cada um, ...olha escrevi uma redundância...do que por achar que a qualidade já cá não mora. Falo por mim. É o trabalho, ...o que eu dava para ter um emprego, ...é a minha herdeira, ...o que eu dava para que os "putos" viessem com um botão ON/OFF, ...é a minha cara metade, ...raios partam as cabeleireiras, mascaras faciais, pelos nas pernas, saldos, arranjos na casa, dores de cabeça, períodos menstruais...até nisto o Benfica nos lixa...e o brinde que sempre vem junto...a sogra...ou sogras para quem tem amante....
Todos os santos dias venho aqui espreitar/beber (cá esta o Parasita), o que aqui se escreve. E se é certo que por vezes dou de caras com afirmações que não lembra o Diabo, de outras vezes só me apetece abraçar o forista pela qualidade de escrita e pensamento enxuto revelado. É aqui que eu abraço o computador (já que não posso abraçar o autor do post), e por norma levo sempre uma descarga eléctrica que me eriça todos os meus pelos púbicos.
Também eu sinto falta dos textos da "gente" que mencionas e de muitos mais que não foram aqui referidos mas, pela parte que me toca, só posso dar-te o meu apoio e uma "forcinha" para que não desistas de erguer a vela para que este barco continue a "bolinar".
Quanto ao facto de um certo numero de novos foristas estar a tomar conta, tipo vírus, do SUPERBRAGA.COM, com opiniões...digamos que eivadas de um certo terrorismo "Alqueidense" no que se refere à linguagem utilizada e nos modos como explode, em afirmações que mais prejudicam o clube que outra coisa qualquer, eu tenho que para mim... (mais uma redundância) só existe um caminho; uma boa parte deles vais desistir por cansaço, outra parte desiste porque no fundo não são Braguistas puros como os charutos Cubanos, o seu amor é em primeiro lugar um dos 3 porquinhos, e a parte restante, a melhor, vai crescer e aparecer...nem que eu tenha que bater em alguém!
Por isso Nemec compreendo a tua desilusão...ó se compreendo...o que eu fico desiludido por quando abraço o computador ele só me eriçar os pelos...mas não desisto...não desistas também!
Um abraço
VIVA O BRAGA
Boa tarde
Uma vez que Nemec abordou o meu nome, senti-me na obrigação de responder a este post.
Devo dizer que a a razão principal da minha ausência é devida a motivos profissionais, prova disso é que como sabem foi cronista do Diário do Minho e deixei-o de o ser. Óbvio que no quotidiano há momentos em que é perfeitamente possível escrever e colaborar no fórum Superbraga.com, todavia - devo dizê-lo - não tenho encontrado motivação para escrever.
Permitam-me que faça uma retrospectiva.
Quando comecei a visitar o fórum, em meados de 2000, os frequentadores mais assíduos, se a memória não falha, eram: Fidelis, Afonso Matos, Estrada, Carlos Viana... eramos um grupo pequeno! Paulatinamente, começaram a aparecer outros, entre eles, um grande amigo( e perdoem-me os outros) que dá pelo nome de Ernest "Cardoso" Hemingway ;D. Não vou tirar onda de humilde ou de falsa modéstia, mas a verdade é que desde a ocasião que decidi "abraçar" o projecto Superbraga, decidi-o de corpo e alma... e assim, quando apareceu o Ric no projecto, que devido à amizade com o Miguel, trouxe maior autonomia para o site. Começou a nascer na minha mente uma série de iniciativas... Prémios, homenagens(Quim, Zé Nuno, Barroso, Artur Monteiro,...), jantares com jogadores, entrevistas, dinamização do site, etc... para isso muitas vezes tive que chatear o Cardoso, que nunca disse "não". Fizemos entrevistas, escrevemos artigos para o Diário do Minho, faziamos a moderação e tinhamos os jantares... ex libris da aproximação entre adeptos e equipa e que o Superbraga proporcionava.
Na ocasião, como agora, havia gente nova a entrar e a sair... muita juventude, muito post sms, algum desrespeito, muitas quesílias... mas qual o problema? tudo se ultrapassava! a título de exmplo, sabiam que eu e o Cardoso andavamos às "cabeçadas"? sabiam que na ocasião da saída do Cajuda do SCB e da famosa venda dos 3 em 1, houve sérias divergências que roçaram o ataque pessoal no fórum Superbraga.
Tudo foi ultrapassado... havia tal como agora posts bons e posts maus, mas como disse o JR os maus diluiam-se porque a quantidade de posts considerados bons eram muitos. O Ric, o Cardoso, o AMatos, Fidelis, Nandes, Nàbraga, GR, Pereira, A.Margarida, Helena, entre muitos outros também importantes, ajudavam a criar um ambiente saudável entre os foristas... assim de repente lembro a exposição de desenho que foi feita no Estádio Axa onde estes ajudaram e colaboraram num evento muito importante para o Superbraga e mais importante ainda para a divulgação do amor ao SCB. Sim todos éramos importantes...
A razão de eu me sentir desmotivado - aliada à cada vez maior falta de tempo- tem a ver com o crescimento do Superbraga... eu explico.
Quando o Superbraga começou a crescer e a ser uma referência(havia na CSocial constantes menções ao SB- eg RTP) houve quem aparecesse, e começasse a escrever não em prol do fórum mas em proveito prórpio... falavam no "eu" ao invés do "nós". O que procuravam? Talvez os movesse a busca de protagonismo, a necessidade de afirmação pessoal, pois a visibilidade que o fórum proporcionava era muita e motivo suficiente para certos actos.
Comecei a sentir que havia um ou outro forista que não agiam de boa-fé. Senti que tinham necessidade de ocupar o espaço que era ocupado por mim, pelo Cardoso e outros que, como nós, ganharam estatuto no fórum... como disse uma vez Séneca," No mundo há dois tipos de homens, os que vão à frente a construir e a conquistar e outros que vão atrás a criticar e a destruir" ...
Mas meus amigos, o total estatuto que adquiri não foi senão graças a empenho... fico deveras desanimado quando querem os textos do Zé. O Zé não é nenhum iluminado, simplesmente revela empenho e dedicação no que faz. Por exemplo, se forem ao meu perfil ver as minhas mensagens, concerteza concluirão que algumas são fruto de horas e horas de pesquisa. Será que não há gente capaz? Ou será que dá trabalho e é mais fácil os outros fazerem... lanço o repto meus amigos. Todos somos capazes!
Não posso prometer nada... o que posso fazer é tentar! Podem contar com isso!
Não podia terminar este post sem deixar de enaltecer o Nemec e outros, pela preocupação com o bem comum pois a sua atitude de desejar um melhor fórum é nobre e digna! Força!
Chiquitilha, pf, escreve mais vezes! Vale a pena "ler-te"! ;)
Quote from: Zé on 09 de November de 2010, 15:31
Boa tarde
Uma vez que Nemec abordou o meu nome, senti-me na obrigação de responder a este post.
Devo dizer que a a razão principal da minha ausência é devida a motivos profissionais, prova disso é que como sabem foi cronista do Diário do Minho e deixei-o de o ser. Óbvio que no quotidiano há momentos em que é perfeitamente possível escrever e colaborar no fórum Superbraga.com, todavia - devo dizê-lo - não tenho encontrado motivação para escrever.
Permitam-me que faça uma retrospectiva.
Quando comecei a visitar o fórum, em meados de 2000, os frequentadores mais assíduos, se a memória não falha, eram: Fidelis, Afonso Matos, Estrada, Carlos Viana... eramos um grupo pequeno! Paulatinamente, começaram a aparecer outros, entre eles, um grande amigo( e perdoem-me os outros) que dá pelo nome de Ernest "Cardoso" Hemingway ;D. Não vou tirar onda de humilde ou de falsa modéstia, mas a verdade é que desde a ocasião que decidi "abraçar" o projecto Superbraga, decidi-o de corpo e alma... e assim, quando apareceu o Ric no projecto, que devido à amizade com o Miguel, trouxe maior autonomia para o site. Começou a nascer na minha mente uma série de iniciativas... Prémios, homenagens(Quim, Zé Nuno, Barroso, Artur Monteiro,...), jantares com jogadores, entrevistas, dinamização do site, etc... para isso muitas vezes tive que chatear o Cardoso, que nunca disse "não". Fizemos entrevistas, escrevemos artigos para o Diário do Minho, faziamos a moderação e tinhamos os jantares... ex libris da aproximação entre adeptos e equipa e que o Superbraga proporcionava.
Na ocasião, como agora, havia gente nova a entrar e a sair... muita juventude, muito post sms, algum desrespeito, muitas quesílias... mas qual o problema? tudo se ultrapassava! a título de exmplo, sabiam que eu e o Cardoso andavamos às "cabeçadas"? sabiam que na ocasião da saída do Cajuda do SCB e da famosa venda dos 3 em 1, houve sérias divergências que roçaram o ataque pessoal no fórum Superbraga.
Tudo foi ultrapassado... havia tal como agora posts bons e posts maus, mas como disse o JR os maus diluiam-se porque a quantidade de posts considerados bons eram muitos. O Ric, o Cardoso, o AMatos, Fidelis, Nandes, Nàbraga, GR, Pereira, A.Margarida, Helena, entre muitos outros também importantes, ajudavam a criar um ambiente saudável entre os foristas... assim de repente lembro a exposição de desenho que foi feita no Estádio Axa onde estes ajudaram e colaboraram num evento muito importante para o Superbraga e mais importante ainda para a divulgação do amor ao SCB. Sim todos éramos importantes...
A razão de eu me sentir desmotivado - aliada à cada vez maior falta de tempo- tem a ver com o crescimento do Superbraga... eu explico.
Quando o Superbraga começou a crescer e a ser uma referência(havia na CSocial constantes menções ao SB- eg RTP) houve quem aparecesse, e começasse a escrever não em prol do fórum mas em proveito prórpio... falavam no "eu" ao invés do "nós". O que procuravam? Talvez os movesse a busca de protagonismo, a necessidade de afirmação pessoal, pois a visibilidade que o fórum proporcionava era muita e motivo suficiente para certos actos.
Comecei a sentir que havia um ou outro forista que não agiam de boa-fé. Senti que tinham necessidade de ocupar o espaço que era ocupado por mim, pelo Cardoso e outros que, como nós, ganharam estatuto no fórum... como disse uma vez Séneca," No mundo há dois tipos de homens, os que vão à frente a construir e a conquistar e outros que vão atrás a criticar e a destruir" ...
Mas meus amigos, o total estatuto que adquiri não foi senão graças a empenho... fico deveras desanimado quando querem os textos do Zé. O Zé não é nenhum iluminado, simplesmente revela empenho e dedicação no que faz. Por exemplo, se forem ao meu perfil ver as minhas mensagens, concerteza concluirão que algumas são fruto de horas e horas de pesquisa. Será que não há gente capaz? Ou será que dá trabalho e é mais fácil os outros fazerem... lanço o repto meus amigos. Todos somos capazes!
Não posso prometer nada... o que posso fazer é tentar! Podem contar com isso!
Não podia terminar este post sem deixar de enaltecer o Nemec e outros, pela preocupação com o bem comum pois a sua atitude de desejar um melhor fórum é nobre e digna! Força!
Subscrevo e sublinho tudo o que o Zé disse.
A hora já vai tardia, não vou fazer grandes considerandos mas, ainda assim, digo-vos um dos motivos pelos quais tenho escrito menos: só para ler os últimos tópicos estive aqui quase UMA HORA!
Já expliquei noutras ocasiões que o fórum mudou. Não está melhor nem pior. Eu é que perdi a motivação, talvez porque não me identifico nadinha com algumas discussões que por aqui aparecem. Mas eu não sou juiz de nada. Longe de mim dizer que isto está pior. Está diferente, pronto.
Mas como dizia, há um factor preponderante: o tempo. Na vida estamos sempre a fazer opções. Tive de abdicar de algumas coisas nos últimos tempos e uma delas foi o SuperBraga. O tempo não dá para tudo.
Devo dizer que não concordo mesmo nada com aquelas opiniões que dizem que é DEVER dos mais antigos escrever para dar o exemplo de braguismo. Há muitas maneiras de ser braguista. Acho que faço a minha parte. E não deixei de escrever; continuo a escrever no DM às quintas e isto há uns dez anos! De forma completamente GRATUITA e desinteressada! Além disso também tenho dado uns toques num projecto interessante que talvez conheçam: http://arsenaldebraga.blogspot.com/ (http://arsenaldebraga.blogspot.com/)
Quanto ao SB prometo passar por cá mais vezes; não por dever. Muito menos porque ache que sou importante aqui ou que faço falta; faço tanta falta como qualquer outro forista. Passarei por aqui mais vezes simplesmente porque tenho algumas saudades (embora ache que isso de saudades é coisa de Lisboeta:)
Quote from: ric on 09 de November de 2010, 12:24
reparem no seguinte:
os topicos tipo que apresentaram no post anterior podiam ser apagados pela moderação. Mas tenho a certeza que voltariam ao forum, com sensação de censura e a vociferar contra esta quebra na democracia e no direito ao seu espaço e a dizer o que lhes vai na alma.
è óbvio que a moderação pode ser mais actuante, insistir ou mesmo deixar de avisar e avançar com cortes vários, elimiando os tais posts redundantes, as afirmações "estúpidas". mas quem as julgaria? os moderadores podem ter uma ideia mmas seriam sempre passiveis de critica e de crecear o direito á expressão.
é isto que peço a v/ compreensão e que vejam a dificuldade na gestão de posts e na "classificação" de postagens.
recentemente, volto a frisar, abriram um post em que se "deita abaixo" o domingos acusando o seu ego. è uma perpsectiva que deve ser acatada e , alvo de discussão para troca de pontos de vista. Não me parece que seja descabida pois não apresentou qq desrespeito. No entanto, alguns quiseram encerrar o topico e deixar de comentar. Existe muitas vezes esta dicotomia e dualidade naquilo que uns pensam e no que outros pensam. Aos moderadores , tentamos reger-nos pelo nosso bom senso quando os escritos não são um atropelo ás regras do forum.
talvez a moderação possa ter , efectivamente , uma grande quota parte no caminho do forum. Entre os moderadores falamos muito disto e discutimos a melhor maneira para tentar uma gestão que permita ao forista "sentir-se bem". Mas estamos tb com atenção á expansão e , se queremos todos um maior Braga, podemos e devemos ter um grande SuperBraga.com
mas não fiquem com dúvidas que qualquer dos caminhos que possamos tomar terá sempre apoiantes e detractores
Ric: esclarece-me numa coisa, como neste topico respondi imediatamente antes de ti queria saber se era de mim que falavas nas dua linha do teu comentario?
É que não percebi pois não escrevi nda que pudesse ser eliminado pela v/moderação. Esclare-me, por favor.
Abraços
Ric:
Neste caso diz respeito ao meu "nick name" donjuan.
Abraços e parabens pelo site.
Quando te escrevi há uns meses atras deizendo que na RTM tu trabalhavas com o L.Duarte, F. Arménio e o que trabalha na estrutura da SAD (esqueço sempre o nome) e eu como trabalhava no programa das madrugadas passava os RM's pré gravados para o pessoal ouvir fresquinho em cada manhã.
Poucas vezes falamos pois o horário divergia e quando te via era mesmo de "rompante" pois eu entrava á meia noite e tu por essa altura estavas a acabar de gravar os RM's.
Abraços
Carlos
Eu venho a este forum a +/- 1 ano e sou um desses "foristas mais novos". Como nao conheci o forum de antigamente so posso dizer que eu gosto muito de ca vir discutir a actualidade do meu clube. Nao fico muito incomodado com o "x2" ou coisas do genero. Posts desses servem para reforçar ideias previamente estabelecidas. Se um forista publica uma coisa e ninguem concorda com ele, apenas se depara com opiniões diferentes. A mim nao me custa nada puxar a pagina mais para baixo so porque tem la uma mensagem que nao exprime uma opiniao. Mas eu sou só eu e percebo que para voces seja um bocado desagradavel. Quanto aquelas discussoes absurdas a discutir o grau de braguismo ou coisas assim... Eu é que sou novo e eles (quem tem essas discussoes) é que parecem crianças
carissimos:
podiamos por exemplo , manter um número de linhas (caracteres) mais apertado de forma a evitar posts extensos...
que dizem?mas muitas vez estariamos a cpartar alguma sequencia maior...
lembro tb que qdo estamos a citar alguém , o post fica muito grande o que dá tb uma sensação algo estranha e torna enorme o topico. Apelar á diminuição do "citar" poderia ser tb uma medida...
Quote from: ric on 12 de November de 2010, 12:08
carissimos:
podiamos por exemplo , manter um número de linhas (caracteres) mais apertado de forma a evitar posts extensos...
que dizem?mas muitas vez estariamos a cpartar alguma sequencia maior...
lembro tb que qdo estamos a citar alguém , o post fica muito grande o que dá tb uma sensação algo estranha e torna enorme o topico. Apelar á diminuição do "citar" poderia ser tb uma medida...
Limitar a escrita penso que não é bom.. No entanto participo em vários fóruns em que no máximo apenas podem ser inseridas 2/3 citações, ou seja, um post que ja tenha 3 citações dentro dele nao pode ser novamente citado.. Isto ja evitaria no mínimo aquela questao do x2 x3 x4.
Concordo com o facto de o xN não contribuir para a discussão. Mas não acho que se deva impor um limite ao número de mensagens de um forista, no mesmo tópico. Um fórum é para discutir, e acho que cada um tem direito a argumentar e contra-argumentar, desde que não haja faltas de respeito.
Este tópico já teve, pelo menos, a virtude de motivar alguns dos "velhotes" a escreverem aqui! Talvez também passe pelos que aqui estão motivar a que todos os que cá vêm apenas ler se sintam com vontade de participar. Este tópico motivou-os, talvez se os donseguirmos motivar noutros tópicos... E assim voltamos ao mesmo: a qualidade e interesse dos tópicos.
Acabo de ler a seguinte mensagem do Ric no tópico sobre a alegada agressão do Felipe à mulher / companheira, e como não posso responder lá, parece-me oportuno responder aqui, pois o meu comentário tem a ver com o funcionamento do fórum:
e eu acho que antes que este tópico descambe , e para a sanidade deste fórum, dou por encerrado o tópico.
Agradeço que compreendam
Quero desde já dizer abertamente ao Ric que não, não compreendo!!! E, mais do que isso, não concordo!!!
Primeiro porque o tópico não descambou, por isso não havia necessidade de o encerrar, se viesse mesmo a descambar, e quando viesse, então encerrar-se-ia. Ademais, há imensos tópicos muito mais "descambados" do que este e ninguém o encerrou. E não sei onde está em perigo a sanidade do fórum...
E em segundo lugar porque me parece a técnica da avestruz: então tudo o que é mau e censurável, e por isso criticável, vamos fingir que não aconteceu?!?!
Eu quero ter o direito de comentar tudo o que considerar relevante, desde que não ofenda ninguém nem levante falsos testemunhos. Ora neste caso, parece que é mesmo verdade, e não vi ninguém a ofender ninguém.
Temos falado da postura dos moderadores, e o próprio Ric disse que não pode estar a censurar mensagens só porque não concorda com elas, e agora encerra um tópico só porque o assunto não lhe agrada???
Caro Ric, isso é que é mesmo censura!!!
Acredito que nesta altura não haja nada a acrescentar sobre este assunto, mas se tiver desenvolvimentos e for pertinente, não vou ficar calado, e se for necessário abro outro tópico!
Desculpem o desabafo, mas não podia ficar calado. Não gosto desta censura!
Estou como o JR2969 e o Lipeste. Também não compreendi a razão que o ric deu, ao trancar o(s) tópico(s) que estava(m) aberto(s) sobre o Felipe e Cia. Para mim esta polémica não está de maneira alguma encerrada. Estou/Estamos no direito de querer saber mais pormenores, se foi realmente verdade e quais foram os outros colegas de equipa que estiveram envolvidos nesta festa. Lembram-se do caso do Eduardo? Chegou ao treino com álcool e foi mandado embora, e estes aqui decidiram brincar após um goleada sofrida em Londres. Alguns adeptos ficaram com um melão gigante que ainda não engoliram para dentro, e aqueles organizaram e participaram numa festa. É que se isto da rambóia for verdadeiro, pode ser a resposta que nos falta à falta de rendimento em campo por muito dos nossos atletas. E por nos preocuparmos com o estado da equipa, não devemos condenar quem tiver de o ser?
Mesmo que não se saiba ao certo a veracidade destas noticias, até porque acho que a direcção já teria tomado alguma medida para os castigar, acho que temos todo o direito de comentar este tipo de situações. Porque isto não viria a público assim do nada, com base apenas no que a ex-mulher do Felipe disse.
Agora que não se queira alimentar polémicas até entendo, mas acho que como aqui já foi dito, enquanto não se souber o que se passa temos o direito de falar e parece-me algo estranho o ric trancar especificamente estes dois tópicos, quando já houve outro tipo de polémicas e não foram trancadas. Porque não é abafar o assunto que ele se esquece...
Desculpem, mas eu compreendo e concordo!
Essas são notícias com selo "Correio da Manhã", ou seja, de origem muitíssimo duvidosa, podendo ser encomendadas ou inventadas para desestabilizar o jogador ou o balneário. O facto de estarmos aqui a discutir o sexo dos anjos relativamente a este tipo de notícias, em nada abona a nosso favor e ainda ajudamos a que esse efeito nefasto se propague no nosso balneário. Lembrêmo-nos que o SuperBraga é, agora, muito vais visto, graças ao aumento do mediatismo à nossa volta, e que o que aqui se escreve, facilmente é visto e interpretado/manipulado por quem nos quer ver pelas costas, podendo tornar estas discussões acerca de especulações, casos bem mais graves, desnecessariamente. Pode até ser verdade, mas não perdemos se formos mais castos em comentários até que tudo seja provado ou desmentido!
A liberdade (de expressão) de alguém acaba, quando começa a de outro alguém!
Por isso, compreendo, concordo e apoio.