News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Que rumo?

Started by Nemec, 06 de November de 2010, 00:19

Previous topic - Next topic

Somos Braga!

Ando por este fórum desde 2004. Passo cá quase todos os dias (nem que seja apenas para espreitar "as gordas" e ver se há novidades. Não escrevo muito... na maioria das vezes por falta de tempo. Devo ser dos poucos que acham que o fórum está melhor agora do que em 2004. Tem mais gente, mais vida, cresceu! Tem também mais coisas negativas: insultos, lavagem de roupa suja, etc. No geral, prefiro o fórum de "hoje", porque mais gente também é sinal de vitalidade.

Penso que os moderadores têm feito um trabalho muito meritório ao longo destes Anos. Ainda é possível fazer mais e melhor, sem dúvida, mas, isso depende de todos.

Por vezes, quando entro no fórum e vejo coisas que me parecem incorrectas (uma das coisas que mais me "choca" é quando vejo insultos a outros foristas e/ou profissionais e dirigentes do clube), tenho tendência a desligar de imediato a internet para não me "chatear".
Tenho consciência que isso é errado, assim não estou a contribuir para um fórum melhor... Da minha parte, vou tentar melhorar esta minha falha.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Kriticus

#41
Quote from: Carvalhinha on 08 de November de 2010, 10:40
Quote from: Lateralus on 08 de November de 2010, 01:09
Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.  
Contribuam e integrem os outros.

Não poderia estar mais de acordo. É esse o meu ponto de vista, também.
Há gente que por aqui diz uma coisa, e tal, mas numa outra situação já faz outra, já se contradiz. Depois há aqueles que se ausentam do fórum, pelas mais diversas razões, sejam elas profissionais ou pessoais, ninguém tem nada a ver com isso, e saem sem qualquer explicação, mas não criticam. Agora, existem outros que se separam desta página porque já não se encaixam, porque vêem aqui coisas que não queriam, porque já estão fartos de certas atitudes, na maioria criada pelos mais novatos, e em vez de tentarem ajudar e mudar, ainda conseguem fazer pior, não tentam uma incorporação.

Queria só reforçar a concordância com o que foi escrito pelo Lateralus e acrescentas umas coisinhas.

Todos nós um dia (uns mais longínquo que outros) fizemos o registo no superbraga.com e escrevemos o nosso primeiro comentário. Comigo aconteceu, e arrisco a dizer que aconteceu com a grande maioria (se não todos), que desde o primeiro comentário até ao que estou a escrever neste momento a escrita evoluiu, alguns pontos de vista foram limados, aprendi coisas novas, compreendi melhor como funcionava o fórum, senti-me integrado! Para tal muito contribuiu o contacto com outros foristas e a leitura dos seus comentários... Acredito que o mesmo irá suceder com alguns dos novos foristas, basta ver as idades e perceber que há miúdos de 15, 16, 17 anos (13 até!) a comentar e que irão evoluir na escrita, aprendendo com os outros!

Se o fórum está diferente? Sim está, tem muitos mais foristas, muitos mais jovens adeptos do Braga, muitos mais comentários, muitas mais opiniões diferentes... Isso quer dizer que está pior? Sinceramente não acho que esteja propriamente pior, acho sim que evoluiu, tal como sucedeu com o próprio clube, mas quem acha que sim a melhor solução não me parece que seja abandonar o fórum! Quem acha que o seu contributo é bom para o fórum, ao abandoná-lo não estará, então, a contribuir para que fique pior? Afinal de contas perde-se um bom forista...

Sérgio Gonçalves

Eu tenho para mim que este fórum perdeu a sua melhor qualidade quando decidiu mandar o . para um local inospito e destituido de qualquer visibilidade, era uma coisa a rever!

O fórum é feito por pessoas, que tem sentimentos e gostos diversos, é preciso perceber isto antes de escrever o que quer que seja.

Acho que alguem já o disse, mas escrever num tópico, coisas como x2, x3, Invasao a Fornos de Algodres, tu não és braguista, etc cansam, irritam e fartam e pior afastam pessoas. Sinto que por aqui abundam miudos(as) que ainda precisam de crescer. Tem é de ser os mais velhos a educa-los a ter paciencia para eles a apontar-lhes o caminho...e eu contra mim falo. Vou dar um exemplo muito simples, o Simple-Kid* quando apareceu por aqui foi um furacao, corria tópicos todos, comentava tudo e sempre com muito sangue na guelra, ai de quem se lhe metesse à frente, de certeza que cresceu e agora é já um dos que tem saudades do forum antigo. É sempre assim, sempre será, so é pena que Cardosos ou Zés desapareçam

*Nao conheço o Simple-Kid pessoalmente, apenas mencionei este exemplo porque é para mim o mais evidente, nao pretendo entrar em qualquer bate boca desnecessario, nem catalogar pejorativamente a pessoa em causa. É tao somene um exemplo.

Abraço/beijinhos a todos.
Sócio nº 2014

ric

Volto a postar...

Acho que é ponto assente que o futuro está á vista , aqui e hoje.
saibamos ter um melhor controlo e investir menos em banalidades de modo a dar espaço e visibilidade a quem quer dizer alguma coisa.

penso que podemos ter o forum que quisermos. Vivo, alegre, bem disposto e sem unanimidade em pensamentos e ideias. Mas capaz de suportar uma opinião discordante sem entrar em atropelos de "o meu braguismo é maior do que o teu".

saibamos ter mais atenção, esquecer postagens inúteis e , de facto, evitar o X2, X3 e "estou de acordo contigo". Só aumenta o tamanho do topico e não acrescenta nada.

Apelava a todos para que tomassem medidas mais eficazes para evitar posts recorrentes e redundantes.

Ainda hoje vi uma série de X2 e X3.
Ainda hoje li algumas opiniões menos condizentes para alguém que deixou a sua opiniao (topico sobre o ego"

O futuro deste forum passa e está nas mãos do Nemec, do lateralus, do Xico, do Tone e do José. vamos todos tentar criar mais "amicabilidade" e cortesia.
Vamos saber escolher motivos de suficiente interesse para trazer a este forum.


Cici

Quote from: ric on 08 de November de 2010, 18:58
Volto a postar...

Acho que é ponto assente que o futuro está á vista , aqui e hoje.
saibamos ter um melhor controlo e investir menos em banalidades de modo a dar espaço e visibilidade a quem quer dizer alguma coisa.

penso que podemos ter o forum que quisermos. Vivo, alegre, bem disposto e sem unanimidade em pensamentos e ideias. Mas capaz de suportar uma opinião discordante sem entrar em atropelos de "o meu braguismo é maior do que o teu".

saibamos ter mais atenção, esquecer postagens inúteis e , de facto, evitar o X2, X3 e "estou de acordo contigo". Só aumenta o tamanho do topico e não acrescenta nada.

Apelava a todos para que tomassem medidas mais eficazes para evitar posts recorrentes e redundantes.

Ainda hoje vi uma série de X2 e X3.
Ainda hoje li algumas opiniões menos condizentes para alguém que deixou a sua opiniao (topico sobre o ego"

O futuro deste forum passa e está nas mãos do Nemec, do lateralus, do Xico, do Tone e do José. vamos todos tentar criar mais "amicabilidade" e cortesia.
Vamos saber escolher motivos de suficiente interesse para trazer a este forum.



Ric, acho que não basta só apelar ao bom senso de cada um. É preciso uma maior presença por parte de quem administra e modera este site. A ideia que tenho é que apenas 3 pessoas moderam as mensagens deste fórum, e num site com centenas e centenas de membros a escreverem constantemente, é muito pouco. Deveriam pensar na hipótese de colocar mais gente na moderação, faz falta. Porque noto, que agora facilmente se diz o que se quer, sem pensar nas consequências do que daí advém.

Apesar de achar que o site quando o conheci, era mais ao meu gosto, concordo que não é a abandona-lo que será melhor, pelo contrário. Mas cada um pensa à sua maneira e ninguém é dono da razão. Penso, que seja normal para quem o conheceu à 5 ou 6 anos atrás, não se identificar com ele, e achar que isto por vezes é a 'república das bananas'. E noto cada vez mais isso, pela elevada participação de membros mais novos, e de certo não olham a isto como um espaço de debate e de reflexão também. Algumas mensagens que aqui leio é de 'bradar aos mãos aos céus'. Mas não será por isso nem por coisa alguma (só se me chutarem aqui ;D) que irei abandonar. De vez em quando é preciso tirar uns dias de folga daqui, mas estou sempre presente.

Lateralus

Quote from: Cici on 08 de November de 2010, 22:24
Ric, acho que não basta só apelar ao bom senso de cada um. É preciso uma maior presença por parte de quem administra e modera este site. A ideia que tenho é que apenas 3 pessoas moderam as mensagens deste fórum, e num site com centenas e centenas de membros a escreverem constantemente, é muito pouco. Deveriam pensar na hipótese de colocar mais gente na moderação, faz falta. Porque noto, que agora facilmente se diz o que se quer, sem pensar nas consequências do que daí advém.

Apesar de achar que o site quando o conheci, era mais ao meu gosto, concordo que não é a abandona-lo que será melhor, pelo contrário. Mas cada um pensa à sua maneira e ninguém é dono da razão. Penso, que seja normal para quem o conheceu à 5 ou 6 anos atrás, não se identificar com ele, e achar que isto por vezes é a 'república das bananas'. E noto cada vez mais isso, pela elevada participação de membros mais novos, e de certo não olham a isto como um espaço de debate e de reflexão também. Algumas mensagens que aqui leio é de 'bradar aos mãos aos céus'. Mas não será por isso nem por coisa alguma (só se me chutarem aqui ;D) que irei abandonar. De vez em quando é preciso tirar uns dias de folga daqui, mas estou sempre presente.

Já o tinha frisado, mas não creio que este fórum necessite de mais moderadores, até porque já os têm em bom número. Precisa é de maior presença destes. Se tal não for possível, aí sim, deve-se delegar tal função a outros.
Mas um pouco de bom-senso na cabeça de cada forista já resolveria, em grande parte, o problema.

ELSA

Pela minha parte, venho ao fórum sempre que posso, e escrevo, nem sempre quando quero ou devo ::), mas quando tenho disponibilidade ou me apetece.
Nem sempre gosto ou concordo com o que leio, mas não é isso não me impede de cá vir e responder, como disse, quando quero ou posso...nem acho que isso seja motivo para deixar de participar...antes pelo contrário - quanto maior é a minha discordância, mais vontade tenho de escrever!

Tenho pena que muitos não opinem mais vezes, mas paciência!

Cabe àqueles que participam procurar melhorar, elevar e dignificar o fórum...

p.s: Valeu a intenção Nemec! ;)

JR1287

Já aqui tentei, mais do que uma vez, levantar esta questão acerca dos caminhos desviantes que, por vezes, o SB toma. E a verdade é que ninguém me ligou "pevide"!!! Ninguém se deu ao trabalho de comentar, fosse para apoiar a minha opinião fosse para a refutar,
Mas agora, como foi um dos "históricos" (não chamo velho e ninguém...) a colocar a questão, e ainda por cima com uma prosa bonita, todos vêm comentar... Vou também salientar três pontos, sendo este que agora aflorei um deles:

1) É verdade que há mais foristas, alguns miúdos com o coração na boca e a língua afiada, mas não é isso que faz o fórum bom ou não; nem é, na minha opinião, a forma como se escreve que valoriza ou desvaloriza o fórum; o que realmente interessa é o que se escreve!
E quanto a isso é gritante a diferença entre o conteúdo de alguns foristas, que pensam no que dizem e escrevem com senso, e o de outros que só dizem asneiras.
Custa-me principalmente o desrespeito que existe para quem tem opiniões contrárias - já aqui li, não há muito tempo, chamar terrorista e antibraguista só a quem não partilha exactamente a mesma opinião, como "carneirinho", de todos os outros.
A mim não me incomoda que haja muitos membros novos, e que até escrevem mal e com muitos erros - mas custa-me que haja meia dúzia de mal educados, agressivos e arrogantes, que sinceramente não tenho pachorra para aturar!!! Para aturar canalha malcriada, já me basta na minha profissão...
E é essa a principal diferença em relação aos "históricos": estavam todos aqui por gosto, escreviam com calma ponderação e respeito, e raramente havia palavras mais azedas; agora, até já me chamaram "benfiquista"... Cruzes canhoto!!! Repito, só porque não sou "carneirinho"!

2) Mas quem foi embora também tem a sua responsabilidade.
Quantificando um pouco a questão, diria que, no meio de cem mensagens interessantes, honestas e polidas, vinte mensagens desinteressantes aturam-se bem e dez mensagens mal-educadas passam quase despercebidas; no meio de vinte mensagens educadas e interessantes, vinte mensagens desinteressantes são desesperantes e dez mensagens mal-educadas são insuportáveis!
Quero com isto dizer que o facto de algumas opiniões agradáveis de ler, porque intelectualmente honestas, realistas e bem redigidas, desaparecerem, fazem muita falta por si só, mas também porque tornam mais flagrantes as "outras", que passam a ser maioritárias.
Por isso, eram bom que muitos dos desaparecidos regressassem.

3) Por fim, um comentário para os "históricos" que ainda cá ficaram.
Não digo todos, claro, mas muitos dos que cá ficaram sentem demasiado a saudade dos que foram embora, e desvalorizam os "novos", ou mesmo os mais antigos que por cá continuam.
E é aqui que entra o que disse antes: quando eu levantei esta questão, ninguém me ligou, mas agora, porque foi um dos "históricos", logo vieram os outros "históricos" pronunciar-se sobre o assunto.
Acho muito bem que o tenham feito, atenção! Mas acho que já o deveriam ter feito antes. E acho que nada disseram antes porque sobrestimam o que alguns dizem, e desvalorizam o que outros dizem.
Podem-me responder que isso é normal, porque há mensagens boas, a que se deve atender e responder, e outras que não interessam. Claro que sim! Mas eu não estou a falar das mensagens, estou a falar dos seus autores! Há quem não leia, sequer, as mensagens, porque são dos "novos", mas sem sequer atenderem ao seu conteúdo - que é o que realmente releva.

Posto isto, acabo como comecei: não me interessa quem escreve, mas sim o que se escreve! Nessa medida tenho saudades de alguns foristas desaparecidos, porque de facto dava gosto ler o que eles escreviam; pelo contrário, a maioria dos posts de agora são desinteressantes, repetitivos e mesmo agressivos. Mas não se pode generalizar, e isso faz-se muito aqui, por alguns.

Em relação ao repto do Nemec, e porque gosto muito do SB, e custa-me vê-lo a definhar, claro que também ajudarei no que me for possível. Mas não conheço pessoalmente nenhum dos foristas desavindos para lhes pedir para voltar, por isso têm de pensar noutra coisa que eu possa ajudar...

Braga_fan

Quote from: Nééé_SCBRAGA on 08 de November de 2010, 13:14

Concordoo plenamente !

Saudações braguistas*

Concordo plenamente!Concordo Contigo!
X2 X3 X4 ... X20


Uma pessoa é obrigada a ler isto a cada página que passe. Tópicos sempre cheios de Spam!
Já irrita um bocado, uma pessoa quer ver algo concreto,opiniões e etc, e temos de levar com este spam todo. Depois perde a 'piada' ler os tópicos , é sempre a mesma coisa .

donjuan

Creio que é um pouco como diz o Ric no video da rtp por um lado proporcionar atraves deste canal a tertulia e nesse aspecto creio que TODOS são bem vindos, por outro lado temos a vertente informativa, pois falando por mim, neste site já milhentas foram as vezes que tive conhecimento sobre determinado assunto que dizia respeito ao SCB que de outro modo não tinha tomado conhecimento.
Depois dispersando um pouco graças a um nome este proporciona ver jogos do nosso braguinha atraves do bragaloto, permite que GRANDES e NOBRES ideias aparecam como é o caso do livro a editar a partir duma ideia do Karl, ou o caso do Paulinho, o Natal no superbraga.com que de ouro modo não seria possivel... Enfim

Como denominador comum temos o SUPERBRAGA.COM que para bem de todos deve continuar a merecer a nossa atenção e divulgação junto de quem não o conhece pois acredito que uma vez experimentado, este site cria viciação, mas eureka, finalmente um vicio que não prejudica a pessoa adicta.
Abraços

ric

reparem no seguinte:
os topicos tipo que apresentaram no post anterior podiam ser apagados pela moderação. Mas tenho a certeza que voltariam ao forum, com sensação de censura e a vociferar contra esta quebra na democracia e no direito ao seu espaço e a dizer o que lhes vai na alma.
è óbvio que a moderação pode ser mais actuante, insistir ou mesmo deixar de avisar e avançar com cortes vários, elimiando os tais posts redundantes, as afirmações "estúpidas". mas quem as julgaria? os moderadores podem ter uma ideia mmas seriam sempre passiveis de critica e de crecear o direito á expressão.

é isto que peço a v/ compreensão e que vejam a dificuldade na gestão de posts e na "classificação" de postagens.


recentemente, volto a frisar, abriram um post em que se "deita abaixo" o domingos acusando o seu ego. è uma perpsectiva que deve ser acatada e , alvo de discussão para troca de pontos de vista. Não me parece que seja descabida pois não apresentou qq desrespeito. No entanto, alguns quiseram encerrar o topico e deixar de comentar. Existe muitas vezes esta dicotomia e dualidade naquilo que uns pensam e no que outros pensam. Aos moderadores , tentamos reger-nos pelo nosso bom senso quando os escritos não são um atropelo ás regras do forum.

talvez a moderação possa ter , efectivamente , uma grande quota parte no caminho do forum. Entre os moderadores falamos muito disto e discutimos a melhor maneira para tentar uma gestão que permita ao forista "sentir-se bem". Mas estamos tb com atenção á expansão e , se queremos todos um maior Braga, podemos e devemos ter um grande SuperBraga.com

mas não fiquem com dúvidas que qualquer dos caminhos que possamos tomar terá sempre apoiantes e detractores

Chiquitilha

   Viva Braguistas,

  "Decidiu um dia um punhado de bravos marinheiros,  fartos de se verem levados por correntes com as quais não se identificavam, montar um barco, erguer velas e bordejar (velejar contra o vento) por esse mundo fora, mostrando serem diferentes as suas ideias, as suas crenças, as suas paixões, mas acima de tudo mostrando que acreditavam neles próprios, e que velejando contra o vento seriam capazes de mostrar novos mundos a quem se ia interessar por eles e juntar-se a eles nesta árdua luta. Aos poucos lá foram cativando novos grumetes, que se foram tornando em marinheiros, mestres e almirantes. Por entre tempestades e dias negros, conseguiram estes bravos levar a sua crença a bom porto e começar a velejar em popa rasa (a favor do vento). É mais fácil navegar assim, é mais fácil cativar novos grumetes, muitos se alistaram à causa, mas muitos sem saberem bem o porquê de cá virem ter. Esta enorme fornada fez os almirantes baixar os braços, e tirou-lhes a força para manter as velas erguidas, o barco navega agora à deriva...O barco que antes fora especial e primara pela diferença, é agora parecido a tantos outros, onde em vez de pessoas, estão simples desconhecidos, com poucos laços de amizade que os unam, que os levem a aprender a navegar e a gostar cada vez mais do que os trouxe para este barco. Sozinho não consigo voltar a erguer as velas, são pesadas, e precisamos tirar o fórum deste deambular à deriva que o faz ficar frio e sem o espírito acolhedor braguista que o caracteriza. Peço por isso a todos aqueles que por aqui se passeiam agora só para ler o que cá se diz, que voltem a participar no fórum e lhe devolvam o rumo que ele parece ter perdido. Se não se identificam com o fórum pela mudança que ele sofreu, ajudem a moldá-lo de forma a agradar a gregos e a troianos. No fundo o superbraga somos todos nós, desde os mais antigos aos mais recentes. Fazem cá falta os textos do Cardoso, do Zé, as opiniões do Nandes, os pontos de vista do Ric, a criatividade da Maria, a boa disposição do Zgandulo, o Afonso Matos, o Lininho, o Nuno-à-Braga, o Guarda-redes, o Vlad, o papapremios, o Simple Kid, o Machado_87, o Pedro_RBA, a Mafalda, a Elsa, o Karl, o 2378 e outros tantos que de um momento para o outro desapareceram por completo do fórum. Sozinho não tenho força de erguer as velas e dar um rumo a este barco, mas se me ajudarem..."
   By Nemec

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
   Meu caro Nemec, antes de mais vou enviar-te dois recibos de duas despesas que tive por tua culpa.
   O primeiro recibo é de um atendimento na urgência do hospital de São Marcos em virtude, de ao fazer uma vénia ao teu texto, ter batido com a "cornadura" no teclado do computador e ter, como resultado, cinco pontos no sobrolho. Já nem falo do facto de ter feito saltar uma dúzia de teclas e andar para aqui feito maluquinho a pôr as mesmas no sitio correcto, (resultado: E no lugar do I, P no lugar do B etc, etc.).
   O segundo recibo é o da compra de um chapéu, que efectuei na sapataria Machado. E porquê? Porque eu queria tirar o meu chapéu ao teu texto mas só quando pus a minha pouco calejada mão no cimo da minha farta cabeleira, estilo Paulo Gonzo, é que me apercebi que não uso tal indumentária. Por isso vais ter que pagar a minha despesa, ou então deixa de escrever com a qualidade que o texto acima transcrito possui.
   Já agora, por falar em adereços para tapar a "mona", ando há já algum tempo para comprar um gorro do ENORME, ...tenho a impressão que achar uma agulha num palheiro é mais fácil, ...adiante.
   Eu sou um pobre coitado, sofredor e insignificante membro deste fórum, que raramente escreve umas "linhitas" que se vejam e que gosta mais de ler o que os outros escrevem. Sou aquilo que se designa por Parasita. Por isso não espero que contes comigo para te ajudar a erguer as velas do teu/nosso barco, até porque em pequeno engoli um garfo que me impede de vergar a "espinha" e o medico já me disse que não posso fazer esforços físicos que me obriguem a verga-la.
   Quanto ao rumo que este fórum esta a tomar, sinto que o mesmo esta numa fase de decisões. Quem, como referes, deixou de escrever com mais assiduidade talvez o faça, mais motivos da vida individual de cada um, ...olha escrevi uma redundância...do que por achar que a qualidade já cá não mora. Falo por mim. É o trabalho, ...o que eu dava para ter um emprego, ...é a minha herdeira, ...o que eu dava para que os "putos" viessem com um botão ON/OFF, ...é a minha cara metade, ...raios partam as cabeleireiras, mascaras faciais, pelos nas pernas, saldos, arranjos na casa, dores de cabeça, períodos menstruais...até nisto o Benfica nos lixa...e o brinde que sempre vem junto...a sogra...ou sogras para quem tem amante....
   Todos os santos dias venho aqui espreitar/beber (cá esta o Parasita), o que aqui se escreve. E se é certo que por vezes dou de caras com afirmações que não lembra o Diabo, de outras vezes só me apetece abraçar o forista pela qualidade de escrita e pensamento enxuto revelado. É aqui que eu abraço o computador (já que não posso abraçar o autor do post), e por norma levo sempre uma descarga eléctrica que me eriça todos os meus pelos púbicos.
   Também eu sinto falta dos textos da "gente" que mencionas e de muitos mais que não foram aqui referidos mas, pela parte que me toca, só posso dar-te o meu apoio e uma "forcinha" para que não desistas de erguer a vela para que este barco continue a "bolinar".
   Quanto ao facto de um certo numero de novos foristas estar a tomar conta, tipo vírus, do SUPERBRAGA.COM, com opiniões...digamos que eivadas de um certo terrorismo "Alqueidense" no que se refere à linguagem utilizada e nos modos como explode, em afirmações que mais prejudicam o clube que outra coisa qualquer, eu tenho que para mim... (mais uma redundância) só existe um caminho; uma boa parte deles vais desistir por cansaço, outra parte desiste porque no fundo não são Braguistas puros como os charutos Cubanos, o seu amor é em primeiro lugar um dos 3 porquinhos, e a parte restante, a melhor, vai crescer e aparecer...nem que eu tenha que bater em alguém!
   Por isso Nemec compreendo a tua desilusão...ó se compreendo...o que eu fico desiludido por quando abraço o computador ele só me eriçar os pelos...mas não desisto...não desistas também!
   Um abraço

   VIVA O BRAGA

Boa tarde

Uma vez que Nemec abordou o meu nome, senti-me na obrigação de responder a este post.
Devo dizer que a a razão principal da minha ausência é devida a motivos profissionais, prova disso é que como sabem foi cronista do Diário do Minho e deixei-o de o ser. Óbvio que no quotidiano há momentos em que é perfeitamente possível escrever e colaborar no fórum Superbraga.com, todavia - devo dizê-lo - não tenho encontrado motivação para escrever.
Permitam-me que faça uma retrospectiva.
Quando comecei a visitar o fórum, em meados de 2000, os frequentadores mais assíduos, se a memória não falha, eram: Fidelis, Afonso Matos, Estrada, Carlos Viana... eramos um grupo pequeno! Paulatinamente, começaram a aparecer outros, entre eles, um grande amigo( e perdoem-me os outros) que dá pelo nome de Ernest "Cardoso" Hemingway ;D. Não vou tirar onda de humilde ou de falsa modéstia, mas a verdade é que desde a ocasião que decidi "abraçar" o projecto Superbraga, decidi-o de corpo e alma... e assim, quando apareceu o Ric no projecto, que devido à amizade com o Miguel, trouxe maior autonomia para o site. Começou a nascer na minha mente uma série de iniciativas... Prémios, homenagens(Quim, Zé Nuno, Barroso, Artur Monteiro,...), jantares com jogadores, entrevistas, dinamização do site, etc... para isso muitas vezes tive que chatear o Cardoso, que nunca disse "não". Fizemos entrevistas, escrevemos artigos para o Diário do Minho, faziamos a moderação e tinhamos os jantares... ex libris da aproximação entre adeptos e equipa e que o Superbraga proporcionava.
Na ocasião, como agora, havia gente nova a entrar e a sair... muita juventude, muito post sms, algum desrespeito, muitas quesílias... mas qual o problema? tudo se ultrapassava! a título de exmplo, sabiam que eu e o Cardoso andavamos às "cabeçadas"? sabiam que na ocasião da saída do Cajuda do SCB e da famosa venda dos 3 em 1,  houve sérias divergências que roçaram o ataque pessoal no fórum Superbraga.
Tudo foi ultrapassado... havia tal como agora posts bons e posts maus, mas como disse o JR os maus diluiam-se porque a quantidade de posts considerados bons eram muitos. O Ric, o Cardoso, o AMatos, Fidelis, Nandes, Nàbraga, GR, Pereira, A.Margarida, Helena, entre muitos outros também importantes, ajudavam a criar um ambiente saudável entre os foristas... assim de repente lembro a exposição de desenho que foi feita no Estádio Axa onde estes ajudaram e colaboraram num evento muito importante para o Superbraga  e mais importante ainda para a divulgação do amor ao SCB. Sim todos éramos importantes...
A razão de eu me sentir desmotivado - aliada à cada vez maior falta de tempo- tem a ver  com o crescimento do Superbraga... eu explico.
Quando o Superbraga começou a crescer e a ser uma referência(havia na CSocial constantes menções ao SB- eg RTP) houve quem aparecesse, e começasse a escrever não em prol do fórum mas em proveito prórpio... falavam no "eu" ao invés do "nós". O que procuravam? Talvez os movesse a busca de protagonismo, a necessidade de afirmação pessoal, pois a visibilidade que o fórum proporcionava era muita e motivo suficiente para certos actos.
Comecei a sentir que havia um ou outro forista que não agiam de boa-fé. Senti que tinham necessidade de ocupar o espaço que era ocupado por mim, pelo Cardoso e outros que, como nós, ganharam estatuto no fórum... como disse uma vez Séneca," No mundo há dois tipos de homens, os que vão à frente a construir e a conquistar e outros que vão atrás a criticar e a destruir" ...

Mas meus amigos, o total estatuto que adquiri não foi senão graças a empenho... fico deveras desanimado quando querem os textos do Zé. O Zé não é nenhum iluminado, simplesmente revela empenho e dedicação no que faz. Por exemplo, se forem ao meu perfil ver as minhas mensagens, concerteza concluirão que algumas são fruto de horas e horas de pesquisa. Será que não há gente capaz? Ou será que dá trabalho e é mais fácil os outros fazerem... lanço o repto meus amigos. Todos somos capazes!
Não posso prometer nada... o que posso fazer é tentar! Podem contar com isso!


Não podia terminar este post sem deixar de enaltecer o Nemec e outros, pela preocupação com o bem comum pois a sua atitude de desejar um melhor fórum é nobre e digna! Força!
Força Gverreiros

ELSA

Chiquitilha, pf, escreve mais vezes! Vale a pena "ler-te"! ;)

cardoso

Quote from: Zé on 09 de November de 2010, 15:31
Boa tarde

Uma vez que Nemec abordou o meu nome, senti-me na obrigação de responder a este post.
Devo dizer que a a razão principal da minha ausência é devida a motivos profissionais, prova disso é que como sabem foi cronista do Diário do Minho e deixei-o de o ser. Óbvio que no quotidiano há momentos em que é perfeitamente possível escrever e colaborar no fórum Superbraga.com, todavia - devo dizê-lo - não tenho encontrado motivação para escrever.
Permitam-me que faça uma retrospectiva.
Quando comecei a visitar o fórum, em meados de 2000, os frequentadores mais assíduos, se a memória não falha, eram: Fidelis, Afonso Matos, Estrada, Carlos Viana... eramos um grupo pequeno! Paulatinamente, começaram a aparecer outros, entre eles, um grande amigo( e perdoem-me os outros) que dá pelo nome de Ernest "Cardoso" Hemingway ;D. Não vou tirar onda de humilde ou de falsa modéstia, mas a verdade é que desde a ocasião que decidi "abraçar" o projecto Superbraga, decidi-o de corpo e alma... e assim, quando apareceu o Ric no projecto, que devido à amizade com o Miguel, trouxe maior autonomia para o site. Começou a nascer na minha mente uma série de iniciativas... Prémios, homenagens(Quim, Zé Nuno, Barroso, Artur Monteiro,...), jantares com jogadores, entrevistas, dinamização do site, etc... para isso muitas vezes tive que chatear o Cardoso, que nunca disse "não". Fizemos entrevistas, escrevemos artigos para o Diário do Minho, faziamos a moderação e tinhamos os jantares... ex libris da aproximação entre adeptos e equipa e que o Superbraga proporcionava.
Na ocasião, como agora, havia gente nova a entrar e a sair... muita juventude, muito post sms, algum desrespeito, muitas quesílias... mas qual o problema? tudo se ultrapassava! a título de exmplo, sabiam que eu e o Cardoso andavamos às "cabeçadas"? sabiam que na ocasião da saída do Cajuda do SCB e da famosa venda dos 3 em 1,  houve sérias divergências que roçaram o ataque pessoal no fórum Superbraga.
Tudo foi ultrapassado... havia tal como agora posts bons e posts maus, mas como disse o JR os maus diluiam-se porque a quantidade de posts considerados bons eram muitos. O Ric, o Cardoso, o AMatos, Fidelis, Nandes, Nàbraga, GR, Pereira, A.Margarida, Helena, entre muitos outros também importantes, ajudavam a criar um ambiente saudável entre os foristas... assim de repente lembro a exposição de desenho que foi feita no Estádio Axa onde estes ajudaram e colaboraram num evento muito importante para o Superbraga  e mais importante ainda para a divulgação do amor ao SCB. Sim todos éramos importantes...
A razão de eu me sentir desmotivado - aliada à cada vez maior falta de tempo- tem a ver  com o crescimento do Superbraga... eu explico.
Quando o Superbraga começou a crescer e a ser uma referência(havia na CSocial constantes menções ao SB- eg RTP) houve quem aparecesse, e começasse a escrever não em prol do fórum mas em proveito prórpio... falavam no "eu" ao invés do "nós". O que procuravam? Talvez os movesse a busca de protagonismo, a necessidade de afirmação pessoal, pois a visibilidade que o fórum proporcionava era muita e motivo suficiente para certos actos.
Comecei a sentir que havia um ou outro forista que não agiam de boa-fé. Senti que tinham necessidade de ocupar o espaço que era ocupado por mim, pelo Cardoso e outros que, como nós, ganharam estatuto no fórum... como disse uma vez Séneca," No mundo há dois tipos de homens, os que vão à frente a construir e a conquistar e outros que vão atrás a criticar e a destruir" ...

Mas meus amigos, o total estatuto que adquiri não foi senão graças a empenho... fico deveras desanimado quando querem os textos do Zé. O Zé não é nenhum iluminado, simplesmente revela empenho e dedicação no que faz. Por exemplo, se forem ao meu perfil ver as minhas mensagens, concerteza concluirão que algumas são fruto de horas e horas de pesquisa. Será que não há gente capaz? Ou será que dá trabalho e é mais fácil os outros fazerem... lanço o repto meus amigos. Todos somos capazes!
Não posso prometer nada... o que posso fazer é tentar! Podem contar com isso!


Não podia terminar este post sem deixar de enaltecer o Nemec e outros, pela preocupação com o bem comum pois a sua atitude de desejar um melhor fórum é nobre e digna! Força!


Subscrevo e sublinho tudo o que o Zé disse.
A hora já vai tardia, não vou fazer grandes considerandos mas, ainda assim, digo-vos um dos motivos pelos quais tenho escrito menos: só para ler os últimos tópicos estive aqui quase UMA HORA!
Já expliquei noutras ocasiões que o fórum mudou. Não está melhor nem pior. Eu é que perdi a motivação, talvez porque não me identifico nadinha com algumas discussões que por aqui aparecem. Mas eu não sou juiz de nada. Longe de mim dizer que isto está pior. Está diferente, pronto.
Mas como dizia, há um factor preponderante: o tempo. Na vida estamos sempre a fazer opções. Tive de abdicar de algumas coisas nos últimos tempos e uma delas foi o SuperBraga. O tempo não dá para tudo.
Devo dizer que não concordo mesmo nada com aquelas opiniões que dizem que é DEVER dos mais antigos escrever para dar o exemplo de braguismo. Há muitas maneiras de ser braguista. Acho que faço a minha parte. E não deixei de escrever; continuo a escrever no DM às quintas e isto há uns dez anos! De forma completamente GRATUITA e desinteressada! Além disso também tenho dado uns toques num projecto interessante que talvez conheçam: http://arsenaldebraga.blogspot.com/
Quanto ao SB prometo passar por cá mais vezes; não por dever. Muito menos porque ache que sou importante aqui ou que faço falta; faço tanta falta como qualquer outro forista. Passarei por aqui mais vezes simplesmente porque tenho algumas saudades (embora ache que isso de saudades é coisa de Lisboeta:)

donbalon

Quote from: ric on 09 de November de 2010, 12:24
reparem no seguinte:
os topicos tipo que apresentaram no post anterior podiam ser apagados pela moderação. Mas tenho a certeza que voltariam ao forum, com sensação de censura e a vociferar contra esta quebra na democracia e no direito ao seu espaço e a dizer o que lhes vai na alma.
è óbvio que a moderação pode ser mais actuante, insistir ou mesmo deixar de avisar e avançar com cortes vários, elimiando os tais posts redundantes, as afirmações "estúpidas". mas quem as julgaria? os moderadores podem ter uma ideia mmas seriam sempre passiveis de critica e de crecear o direito á expressão.

é isto que peço a v/ compreensão e que vejam a dificuldade na gestão de posts e na "classificação" de postagens.


recentemente, volto a frisar, abriram um post em que se "deita abaixo" o domingos acusando o seu ego. è uma perpsectiva que deve ser acatada e , alvo de discussão para troca de pontos de vista. Não me parece que seja descabida pois não apresentou qq desrespeito. No entanto, alguns quiseram encerrar o topico e deixar de comentar. Existe muitas vezes esta dicotomia e dualidade naquilo que uns pensam e no que outros pensam. Aos moderadores , tentamos reger-nos pelo nosso bom senso quando os escritos não são um atropelo ás regras do forum.

talvez a moderação possa ter , efectivamente , uma grande quota parte no caminho do forum. Entre os moderadores falamos muito disto e discutimos a melhor maneira para tentar uma gestão que permita ao forista "sentir-se bem". Mas estamos tb com atenção á expansão e , se queremos todos um maior Braga, podemos e devemos ter um grande SuperBraga.com

mas não fiquem com dúvidas que qualquer dos caminhos que possamos tomar terá sempre apoiantes e detractores

Ric: esclarece-me numa coisa, como neste topico respondi imediatamente antes de ti queria saber se era de mim que falavas nas dua linha do teu comentario?
É que não percebi pois não escrevi nda que pudesse ser eliminado pela v/moderação. Esclare-me, por favor.
Abraços

donbalon

Ric:
Neste caso diz respeito ao meu "nick name" donjuan.
Abraços e parabens pelo site.
Quando te escrevi há uns meses atras deizendo que na RTM tu trabalhavas com o L.Duarte, F. Arménio e o que trabalha na estrutura da SAD (esqueço sempre o nome) e eu como trabalhava no programa das madrugadas passava os RM's pré gravados para o pessoal ouvir fresquinho em cada manhã.
Poucas vezes falamos pois o horário divergia e quando te via era mesmo de "rompante" pois eu entrava á meia noite e tu por essa altura estavas a acabar de gravar os RM's.
Abraços
Carlos

Enorme_Guerreiro

Eu venho a este forum a +/- 1 ano e sou um desses "foristas mais novos". Como nao conheci o forum de antigamente so posso dizer que eu gosto muito de ca vir discutir a actualidade do meu clube. Nao fico muito incomodado com o "x2" ou coisas do genero. Posts desses servem para reforçar ideias previamente estabelecidas. Se um forista publica uma coisa e ninguem concorda com ele, apenas se depara com opiniões diferentes. A mim nao me custa nada puxar a pagina mais para baixo so porque tem la uma mensagem que nao exprime uma opiniao. Mas eu sou só eu e percebo que para voces seja um bocado desagradavel. Quanto aquelas discussoes absurdas a discutir o grau de braguismo ou coisas assim... Eu é que sou novo e eles (quem tem essas discussoes) é que parecem crianças

ric

carissimos:
podiamos por exemplo , manter um número de linhas (caracteres) mais apertado de forma a evitar posts extensos...
que dizem?mas muitas vez estariamos a cpartar alguma sequencia maior...
lembro tb que qdo estamos a citar alguém , o post fica muito grande o que dá tb uma sensação algo estranha e torna enorme o topico. Apelar á diminuição do "citar" poderia ser tb uma medida...

Duarte

Quote from: ric on 12 de November de 2010, 12:08
carissimos:
podiamos por exemplo , manter um número de linhas (caracteres) mais apertado de forma a evitar posts extensos...
que dizem?mas muitas vez estariamos a cpartar alguma sequencia maior...
lembro tb que qdo estamos a citar alguém , o post fica muito grande o que dá tb uma sensação algo estranha e torna enorme o topico. Apelar á diminuição do "citar" poderia ser tb uma medida...
Limitar a escrita penso que não é bom.. No entanto participo em vários fóruns em que no máximo apenas podem ser inseridas 2/3 citações, ou seja, um post que ja tenha 3 citações dentro dele nao pode ser novamente citado.. Isto ja evitaria no mínimo aquela questao do x2 x3 x4.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com