News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Que rumo?

Started by Nemec, 06 de November de 2010, 00:19

Previous topic - Next topic

PAF

Concordo com  algumas coisas que já foram referindo... o crescimento trás de tudo, e neste momento tem trazido jovens, muitos jovens. Pelo que percebo das opiniões que por aqui vou lendo e de alguns conflitos, só posso admitir que sejam jovens tal são algumas barbaridades que se escrevem... obviamente todos devem ter a sua opinião... mas a s barbaridades devem ter limites! Com o crescimento, parece-me é impossível aos administradores controlarem todas as mensagens, logo parte de todos nós controlá-lo, escrevendo quando estritamente necessário, ignorando provocações e bocas foleiras, etc.
O principal mal deste crescimento é que uma opinião por muito boa que seja passa quase despercebida... qualquer tópico chega ás 10/20páginas e por muita paciência que uma pessoa tenha raramente as lê a todas... se calhar é esse também um dos motivos que leva algum pessoal a escrever menos, porque não acredito que deixem de passar por cá.
Eu falo por mim, escrevo somente quando acho útil dar a opinião e o tema me parece pertinente, por vezes,( são mesmo muito poucas) caio na tentação de escrever porque não tenho mesmo nada para fazer (acho que é isso que acontece a muitos... não têm que fazer e escrevem, escrevem, escrevem para dar palha ao pessoal! 10, 20 vezes no mesmo tópico seja a dizer a mesma coisa seja a arranjar problemas com alguém às vezes simplesmente porque esse alguém disse que não concordava com a equipa que ele pôs para o jogo...tudo é motivo para discordar para algumas pessoas!
Se calhar fazendo uma comparação sem muito nexo, mas aqui vai, o fórum tornou-se um pouco num HI5, quando podia ser um facebook(ou como já foi o facebook). Havia o HI5, onde todos os putos iam, e mal aparecia uma gaja de mini saia todos iam lá postar um piropo, depois apareceu o facebook, uma coisa com mais classe, onde as gajas já podem pôr fotos e não parecem tantos comentários dos putos e onde a gente crescida também aderiu... só que os putos do HI5 também chegam ao FaceBook, e não demora muito estará ao nível do que era HI5 ou pior, se ninguém controlar isso.
O fórum é público, como deve ser, aberto a todos e a todas as opiniões e acho que assim deve continuar. Devem haver regras que limitem a estupidez de alguns? Obviamente que sim, sem elas a coisa pode-se descontrolar. Quem não estiver agradado com alguma coisa faz como eu, passa á frente, ao tópico seguinte, á opinião seguinte... há sempre alguém que vale a pena ler... continuo a aparecer por cá opiniões de grande qualidade pode é simplesmente demorar mais um pouco a encontrar! (hoje foi um dia que não tinha muito que fazer... se calhar escrevi mais que nos últimos meses juntos)

Nemec

Eu nunca quis com este tópico dizer que o forum está mal, e que antigamente é que estava bem! Não critico quem não escreve belos textos porque não sabe, ninguém é obrigado a saber escrever bem e não é por isso que é mais ou menos braguista, não critico quem aponta defeitos ao Braga, mas critico a forma como são apontados e critico quem de uma unha partida quer fazer parecer um braço amputado. O forúm está diferente isso toda a gente notou, mas há espaço para tudo e para todos, e a unica coisa que eu tento fazer é trazer de volta a quem ja não se identifica com o fórum e mostrar que o fórum também é deles e que tambem se podem sentir bem aqui.

A mim dá-me gozo ler opiniões que mesmo diferentes da minha sejam fundamentadas, dá-me gozo poder ter "conversas" uteis, agora ler posts atrás de posts onde apenas se diz, concordo, x2, x3, x4, isto nada acrescenta de valor aos topicos, e estamos a cair um bocado nisso, em que alguém abre um tópico, fala sobre qualquer coisa, e 15 respostas são pra dizer sim, não, talvez e não me interessa. Eu já tive a idade de muitos foristas novos, ja tive a vontade de explodir a torto e a direito, mas os mais velhos ca do forum ensinaram-me a ver as coisas com outros olhos, a prendi a gostar ainda mais do Braga, aprendi o que é ser Braguista e sentir-me Braguista. Todos fazemos falta, e não quero que estes mais novos deixem de participar no forum, quero apenas que quem deixou de escrever o volte a fazer, para enriquecer o conteudo do forum! Para fazer crescer esta familia onde agora quase ninguém se conhece...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Pé Ligeiro

Penso que é um sentimento comum o querer ter um fórum melhor, onde se possam discutir de forma aberta, sem constrangimentos, todos os assuntos relacionados com o nosso clube, quer sobre a gestão do clube, quer sobre futebol, quer sobre modalidades amadoras, quer sobre outros clubes, etc.

Toda a gente sabe que o crescimento do número de foristas trouxe um muito maior volume tópicos e de posts (mensagens), o que por vezes faz com que seja difícil manter um fio condutor. Quem vier ao fórum apenas de vez em quando, fica um pouco "perdido", porque entre as vezes que cá aparece surgem dezenas ou centenas de posts. Antigamente, havia muito menos tópicos e um forista que viesse cá de vez enquando estava sempre "em linha" com o fórum.

O facto de ter crescido muito (ainda bem!), também trouxe alguns problemas. Hoje nota-se que há menos tolerância e menos educação. A educação recebe-se em casa e não na escola, ou aqui.

Gostava que aqueles que no passado eram mais activos, voltem a participar activamente, pois quem faz o fórum são os foristas e não é abandonando que se pode melhorar.

Hoje também há foristas que felizmente fazem textos de muita qualidade. Se aqueles que também o faziam antes regressarem activamente, isto vai melhorar!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Cici

Quote from: perrinchon 66 on 06 de November de 2010, 16:55
só faz falta quem cá está

Isso não deixa de ser verdade, mas neste caso acho que não se aplica muito. É cada vez mais notório a falta de qualidade e até de quantidade, nas discussões neste espaço. Quem andava aqui à uns tempos e agora, apercebe-se bem isso.

Os fóristas aqui falados, só são uma boa parte dos que deixaram de aqui escrever, mas muitos outros também deixaram. Não acho a tarefa nada fácil de os conseguir convencer a aqui participarem como sempre o fizeram. Muitos deles devem aqui andar como visitantes, mas à medida que o tempo passa vão perdendo a vontade de escreverem e a administração/moderação do fórum deve tomar medidas. Acho que alguns membros novos ainda não sabem bem o que é o conceito deste fórum, e a intenção que se pretende quando aqui se participa.
Acho que não se devia deixar muita coisa continuar a acontecer sem avisos, convinha que fossem mais presentes. Porque tudo indica que a "velha guarda" abandonou o barco devido ao ambiente que por aqui anda, sobretudo com os comentários aos jogos caso haja ou não uma vitória.

E quanto aos jantares, até nisso se nota diferença, dantes haviam muitos mais, agora se houver 3 por ano já é uma sorte...

JL

Quote from: Cici on 07 de November de 2010, 13:04
Quote from: perrinchon 66 on 06 de November de 2010, 16:55
só faz falta quem cá está

Isso não deixa de ser verdade, mas neste caso acho que não se aplica muito. É cada vez mais notório a falta de qualidade e até de quantidade, nas discussões neste espaço. Quem andava aqui à uns tempos e agora, apercebe-se bem isso.

Os fóristas aqui falados, só são uma boa parte dos que deixaram de aqui escrever, mas muitos outros também deixaram. Não acho a tarefa nada fácil de os conseguir convencer a aqui participarem como sempre o fizeram. Muitos deles devem aqui andar como visitantes, mas à medida que o tempo passa vão perdendo a vontade de escreverem e a administração/moderação do fórum deve tomar medidas. Acho que alguns membros novos ainda não sabem bem o que é o conceito deste fórum, e a intenção que se pretende quando aqui se participa.
Acho que não se devia deixar muita coisa continuar a acontecer sem avisos, convinha que fossem mais presentes. Porque tudo indica que a "velha guarda" abandonou o barco devido ao ambiente que por aqui anda, sobretudo com os comentários aos jogos caso haja ou não uma vitória.

E quanto aos jantares, até nisso se nota diferença, dantes haviam muitos mais, agora se houver 3 por ano já é uma sorte...

Essa do jantar é pertinente. Eu que ando no fórum há relativamente pouco tempo, nunca fui a nenhum, mas gostava muito, assim como acho que outros, ditos "novos", o quererão.
Acho que não se perdia nada em organizar um para breve.

M.Araujo_Taipas

Amigos eu infelizmente cheguei ainda há pouco tempo a este FÓRUM e tornei-me assíduo dele
agora todos os dias o visito e como sei as minhas limitações vou dando alguns palpites embora eu
goste mais de ler .
Por isso façamos nos a triagem e assim ficão todos felizes     

Carvalhinha

Na minha modesta opinão acho que esta página de ponto de encontro entre adeptos já esteve num estado bem pior do que como se encontra actualmente. Há dois anos atrás, por exemplo, quando os membros mais novos começaram a fazer do fórum um chat e, passaram a escrever com x's,k's (a tal escrita de sms, para muitos). Aí achei que estava num Mundo diferente, mas não me ausentei, não abandonei o barco, houve assuntos aos quais eu não ligava, e comentários que ignorava, escrevia o que queria e o que me apetecia, felizmente, e com persistência de algumas pessoas a queda foi passageira, e hoje noto pouco isso, vejo apenas que muitos fóristas opinam de uma maneira simples, sem sequer quererem perder muito tempo para explicar, sem justificarem bem as coisas, onde rapidamente partem para as agressões verbais quando não estão de acordo com o que lêem. O respeito é muito bonito. E quem se regista tem de saber respeitar as regras, têm de se adaptar a elas. Analisar, conviver, discutir, opinar, reflectir, sugerir, mas nunca ofender os outros companheiros da maré. O Superbraga.com não é um grupo desconhecido, é mais do que isso, somos um nós, uma família, e entre família só se quer o bem, e não o mal. Há que separar as águas. Opiniões são uma coisa, acusações e insultos são outra. É óbvio que existem diferenças (qualidade, quantidade) com o desenrolar do tempo, é a factura pelo crescimento, mas isso é como tudo na vida. Quem se adapta às mudanças sobrevive, quem não se adapta acaba por desaparecer, mas lembrem-se, que aqui, neste espaço, fala-se de coisas que em mais lado nenhum se encontram. Um esforço, por vezes, não faz mal a ninguém. ;)

Anabela

Quote from: Cici on 07 de November de 2010, 13:04
E quanto aos jantares, até nisso se nota diferença, dantes haviam muitos mais, agora se houver 3 por ano já é uma sorte...

Olha que não. Havia sempre o jantar convívio de natal e depois um ou outro a meio do ano. Basta ver na galeria superbraga a frequência dos jantares. Ainda na época passada houve vários. Com o Domingos houve 2 (em com a equipa técnica), houve o convívio de natal e depois o de "férias". E não sei se não houve mais pelo meio, não me consigo lembrar.

LeonelP

Não me considero da velha guarda mas também não sou um tipo novo aqui.

Estou de acordo com as pessoas que dizem que isto já não é o que era, mas acham que o Braga é o que era? Não acho, estas são como muitos dizem: "as dores de crescimento." Tem aspectos positivos, mas também tem muitos negativos. A evolução é imparável e não há nada que possamos fazer quanto a isso, o que resta é sabermo-nos adaptar às novas circunstâncias nunca descorando o passado, pois è a partir dele que construímos o presente e o futuro.

Quanto à qualidade dos comentários, também não acho que esteja tão mau. Já viram por acaso o estado dos comentários em jornais como o Público, jornal I, e por aí fora?


Nuno À-Braga

Grande Rui Nemec: eu sinto a obrigação de responder positivamente e voltar a ter a intensa participação que já tive aqui no fórum, quando o fórum era um lugar de debate e de amizade.

Sinceramente, não terei a participação que já tive, mas é um prazer debater com gente como tu e como as pessoas que referiste, entre outras de muito valor e honestidade que não foram referidas.

Mas acho que há gente com responsabilidades que há muito deveria ter feito mea culpa por não ter tentado impedir que o fórum descarrilasse... Acabando com os convívios e também com mais actos e formas de estar que, em muito, construíam o espírito do fórum...

É tempo, porém, de deixar de chorar lágrimas nostálgicas, e de construir um futuro com mais debate participativo e amizade.




spinto

concordo que forum está infestado, tem muitos foristas mais preocupados em somar posts ou tópicos que opinar construtivamente-
tem aqui muita gente que se serve do anonimato para mostrar as suas ideias "iluminadas" que mais pareçem fundidas.

Falta sobretudo conteúdo util, construtivo e acima de tudo informativo e de opinião.

Passa-se aqui muito tempo a "lavar roupa suja", e é complicado aos moderadores controlarem e anularem certo tipo de vozes e comentários.

Pessoalmente tb tenho sentido pouco entusiasmo por cá, desculpem mas a maior parte da vezes não aprendo nada por cá ao contrario de há uns anos que raro era o dia que não vinha cá uma meia-duzia de vezes diárias.

PS- Não deixem ninguém se registar esta semana pois vem derby e normalmente apareçe por cá muita gente a destabilizar.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

C.P.

 Pois, que rumo??????????? ???

Está á vista de todos que a qualidade dos debates tem ficado aquém............................ ???

Agora penso que não é razão para o pessoal desertar do forum, pelo contrário á que segurar o barco com todas as forças, vamos lá manter o nível.

BRAGA SEMPRE
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Lateralus

Quote from: Ferreira-Braga on 06 de November de 2010, 19:27
Penso que é um sentimento comum o querer ter um fórum melhor, onde se possam discutir de forma aberta, sem constrangimentos, todos os assuntos relacionados com o nosso clube, quer sobre a gestão do clube, quer sobre futebol, quer sobre modalidades amadoras, quer sobre outros clubes, etc.

Toda a gente sabe que o crescimento do número de foristas trouxe um muito maior volume tópicos e de posts (mensagens), o que por vezes faz com que seja difícil manter um fio condutor. Quem vier ao fórum apenas de vez em quando, fica um pouco "perdido", porque entre as vezes que cá aparece surgem dezenas ou centenas de posts. Antigamente, havia muito menos tópicos e um forista que viesse cá de vez enquando estava sempre "em linha" com o fórum.

O facto de ter crescido muito (ainda bem!), também trouxe alguns problemas. Hoje nota-se que há menos tolerância e menos educação. A educação recebe-se em casa e não na escola, ou aqui.

Gostava que aqueles que no passado eram mais activos, voltem a participar activamente, pois quem faz o fórum são os foristas e não é abandonando que se pode melhorar.

Hoje também há foristas que felizmente fazem textos de muita qualidade. Se aqueles que também o faziam antes regressarem activamente, isto vai melhorar!

Penso que num forúm, a "educação" deve ser administrada pelos moderadores. E, nesse sentido, tem faltado, a meu ver, uma moderação mais activa, de forma a evitar que essas quezílias que vão aparecendo sejam rapidamente sanadas e os respectivos membros "disciplinados".
Quanto ao empobrecimento das discussões, é uma situação normal e francamente inevitável. O maior número de foristas, aliado à juventude da maioria, leva a que haja um descrésimo de qualidade nas postagens.
Mas ainda há vários foristas (consigo lembrar-me de uns 10 ou 20 assim de repente) com os quais é possível haver discussões de qualidade e benéficas. Matéria-prima há, talvez haja é falta de vontade. Um fórum é tão bom quanto os seus foristas, mas este têm que ter sentido de responsabilidade. E aqui se inserem os que ajudaram a erguer o barco. Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.   
Contribuam e integrem os outros.

darkshines

Quote from: spinto on 07 de November de 2010, 23:05


PS- Não deixem ninguém se registar esta semana pois vem derby e normalmente apareçe por cá muita gente a destabilizar.


Fica o apelo à administração do fórum!

Carvalhinha

Quote from: Lateralus on 08 de November de 2010, 01:09
Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.   
Contribuam e integrem os outros.

Não poderia estar mais de acordo. É esse o meu ponto de vista, também.
Há gente que por aqui diz uma coisa, e tal, mas numa outra situação já faz outra, já se contradiz. Depois há aqueles que se ausentam do fórum, pelas mais diversas razões, sejam elas profissionais ou pessoais, ninguém tem nada a ver com isso, e saem sem qualquer explicação, mas não criticam. Agora, existem outros que se separam desta página porque já não se encaixam, porque vêem aqui coisas que não queriam, porque já estão fartos de certas atitudes, na maioria criada pelos mais novatos, e em vez de tentarem ajudar e mudar, ainda conseguem fazer pior, não tentam uma incorporação.

Pé Ligeiro

#35
Quote from: Carvalhinha on 08 de November de 2010, 10:40
Quote from: Lateralus on 08 de November de 2010, 01:09
Se realmente querem um fórum melhor, têm que participar activamente e encorajar outros a fazer o mesmo, através de posts de qualidade, de discussões pertinentes. E não ter uma atitude algo "snob" de aparecer aqui de vez em quando, apenas para dizer que "antes é que era" e "o fórum está a perder qualidade". Do meu ponto de vista, quem abandona assim o barco, não pode ter depois muitas razões de queixa pelo estado deste.  
Contribuam e integrem os outros.

Não poderia estar mais de acordo. É esse o meu ponto de vista, também.
Há gente que por aqui diz uma coisa, e tal, mas numa outra situação já faz outra, já se contradiz. Depois há aqueles que se ausentam do fórum, pelas mais diversas razões, sejam elas profissionais ou pessoais, ninguém tem nada a ver com isso, e saem sem qualquer explicação, mas não criticam. Agora, existem outros que se separam desta página porque já não se encaixam, porque vêem aqui coisas que não queriam, porque já estão fartos de certas atitudes, na maioria criada pelos mais novatos, e em vez de tentarem ajudar e mudar, ainda conseguem fazer pior, não tentam uma incorporação.

Concordo!

Como já antes referi, o fórum é feito por nós todos. É a imagem daquilo que nós somos. É o reflexo do maior ou menor contributo de cada um de nós.

Não me parece correcto que se crie uma divisão entre foristas mais velhos e foristas mais novos, entre o fórum antigo e este. No fórum antigo havia aspectos positivos e aspectos negativos. O que havia no fórum antigo e que em parte se perdeu, foi a preocupação dos mais velhos em integrarem os mais novos. Talvez aqui os mais velhos também tenham falhado alguma coisa. É claro que no fórum antigo essa integração era muito mais fácil, pelo facto de ser uma co

munidade muito mais pequena, em que o ritmo de inscrição de novos foristas era diminuto comparado com o actual.

Quando se fazem citações nominais corre-se o risco de estar a incluir alguém que possa não o merecer e esquecer alguém que o merecesse, por isso devemos evitar "mandar nomes para a praça", pois isso em nada contribui para a harmonia e o bom convívio entre foristas. Não devemos nunca fazer passar a ideia de que existem foristas de 1ª e foristas de 2ª.
Hoje também temos foristas cuja participação é digna de realce, independentemente de pertencerem à "velha" ou à "nova" "guarda".

A mudança para melhor é sempre bem-vinda. Para isso, não bastam declrações de intenções, é necessário agir, dar ideias, dar sugestões. É necessário dar o exemplo, mostrar como se deve fazer. Não basta viver da nostalgia do passado e criticar a situação actual. Para criticar todos somos muito competentes. Um castelo que demora anos a construir pode-se implodir em segundos.

Como também referi noutro post, gostava de ver uma participação mais activa de alguns da "velha guarda", que noutros tempos opinavam regularmente com propriedade.

Aceitam-se sugestões para mudar para melhor, mas sem criar divisões...

From Brussels
BRAGA SEMPRE MAIS!

ric

Amigos:

Li e reli várias vezes este post que teve um inicio brilhante com a prosa do Nemec.
Como administrador do site e um dos moderadores sou, sem dúvida, o principal responsável pelo "estado a que dizem ter o forum chegado".

Lembro a todos que já passamos os dez anos de actividade.
é talvez o único fórum de desporto que resiste a 10 anos. Anos conturbados, em que a net era uma miragem, em que o Braga tentava crescer e afirmar-se.
Anos em que a internet tb se afirmava e o clube não tinha site oficial.
Nessa altura, o SB era uma pedrada no charco na discusão da época. Era o inicomda verdadeira tertúlia do sec XXI.
Ao longo dos anos fomos crescendo e com algumas actividades fomos criando amizades, raizes, intimidades (salvo seja)...
Com um clube a crescer e com um rumo certo, muitas vezes tivemos dificuldade em assistir a verdadeiras discussões pois o consenso era grande.
Talvez por isto, nessa altura, o confronto verbal fosse menor e daí maior tranquilidade no forum.

Sou no entanto contrario a um forum deste tipo. Um forum de consensos e de "amen". para isso, criava-se um forum "privado" com meia d´zua de amigos mas tenho a certeza que não durava 1 ano....

Ao longo dos últimos anos temos vindo a assistir a uma enorme visibilidade do site/ forum (convem nunca esquecer que o SB é tb um site). E esta visisbilidade , a acompanhar o crescimento do Braga e uma maior concentração/inexistência de informação oficial tem tornado o forum como um dosprincipais motivos de discutir e conhcer o Braga. daí muitas vezes o recurso a este espaço para muitos jornais efectuarem peças sobre o clube.

Sou pois adepto do drecsimento e da multiplicidade de opiniões. Como queremos fazer crescer um clube sem lhe abrir formas de discussão e de pontos de vista? Não andamos nós a vociferar contra o unanimismo e inexistencia de alterantivas para candidatos a presidente e não queremos ter qui discussão aberta?

penso no entanto , que este aumento de registos, trouxe outros problemas como aqui se disseram. E para manter as coisas equilibradas aumentamos o nº de moderadores, criamos mais divisões especificas no forum e eliminamos o registo directo para aprticipar.

A maior parte dos foristas talvez não o saiba mas temos mensalmente mais de 100 registos que não efectuamos. E temos dezenas de mensagens e topicos apagados ou alterados.

Sobre o trabalho da moderação e porque , mais uma vez se falou aqui de algum "laisser faire" dos moderadores, devo dizer-vos que , regemo-nos pelas regras do forum que todos ^t~em conhecimento e usamos o bom senso. Entre nós temos tb várias discussões sobre algumas "tiradas" que lemos e , teremos SEMPRE,  problemas. è uma questão de "preso por ter cao e preso por não ter". Compreendam que não é uma função fácil e a quantidade de postagens ainda mais dificil torna esta triagem. Facilmente passamos de "baldas" por aceitarmos certas opiniões a "ditadores" por alterarmos outras...

Devo acrescentar que estamos sempre ao dispor para acatar ideias e sugestões de todos. Este forum tem ainda um outra mais valia que é o reconhecimento pessoal da maioria dos seus foristas e moderadores. rara é a semana em que não falo com algum forista que desconhecia...

temos todos que ter consciencia que este fporum É DE TODOS. Que queremos multiplicar adesões procurando tirar mais valias da multiplicidade de opiniões. Opiniões que devem seguir as regras e que muitas vezes, somos nós próprios (os foristas ) quem deixamos andar discussões estéreis e sem qq interesse. Mas tb temos que ver que para outros a discussão pode ser importante.... è esta dicotomia que torna este forum , de certa forma, diferente e por vezes dificil de aceitar.

Sobre os mais antigos:
Sou dos que mais se penaliza por não ter diariamente alguns dos foristas que ajudaram com o seu contributo a que o forum tivesse a sua expressão máxima. Não quero referir nomes mas todos sabemos que tinhamos uma boa vintena de amigos que eram "habitués".
cada um tem a sua razão para afastamento. Sei , no entanto, que passam por aqui embora sem escrever. Não os posso censurar pois só escreve quem se sente bem com o espaço. Sei, no entanto, que cabe a todos nós ( e aqui atiro claramente a culpa a todos sem qq tipo de dúvida) fazer com que voltem ao nosso convívio. Sei que muitos tiveram alterações ensiveis na vida e ter 10 anos de vivencia activa e de  militancia é , para muitos, dificil de conseguir.

Não renego também a minima responsabilidade neste aspecto. è que também para a moderação o desgaste também se pode notar pois são naos e horas  e horas com a atenção no fórum.

Em breve teremos novidade no site.
Para o fórum, apelo a todos para o cumprir das regras. temos sempre á nossa disposição a "educação" dos demais foristas. Existe um mecanismo " denunciar á moderação" que podem usar sempre e que nos permite, na hora, ter algum moderador conectado aom forum.

Existe aqui sempre a possibilidade de "mandar recados e ideias á moderação para melhorar". Não somos detentores da verdade mas ainda não vi aqui muitas ideias  - claras - de tentar ajudar a seguir outro rumo.

Sobtre os mais antigos todos nós temos contactos com eles? porque não insistirmos com eles para que regressem?
E haverá mais "dicas" para reavivar este fórum?para terminar com algumas quest~ies ,menos proprias?
Ainda agora li um topico sobre a questão das cotas... e li um post "terrivel" de um forista que diz ter rasgado o cartão... saltaram-lhe em cima... sei que é coisa "feia" mas que o fez não é leproso .. e seguramente já se arrependeu do que fez... existem tantas maneiras de repudiar esta atitude... muitos ganharam aqui muito mais "combustível" para a paixão braguista. Vociferar contra atitudes destas sem limites para linguagem e afins não +e estar a fazer pedagogia braguista. "Ajudar" este forista que num momento de raiva rasgou o cartão seria mais interessante..

Enfim, todos nós podemos mudar e ajudar a mudar...


Maria

Só para dizer presente!

Nunca abandonei o superbraga por nenhuma razão. Às vezes "ausento-me" porque a minha vida não é o superbraga, nem o facebook nem outra coisa que lhe valha.
Agora todos sabem que podem contar comigo sempre. Como tal, bora lá a marcar um super jantar de Natal e se for necessário eu organizo.
GVERREIRA DO MINHO

1

Quote from: darkshines on 06 de November de 2010, 03:16
Sinceramente, não percebo o que se passa e o porquê de tal afastamento dessas pessoas.

O Braga cresceu e com isso vieram mais pessoas, mais opiniões etc etc. Logo, parece me que essas pessoas ( as mais antigas) se realmente gostam do Braga e do fórum, deveriam por aqui continuar e mostrar aos mais novos os ideais e valores antigos! Não é abandonando o barco que se resolve a situação!

Estamos num fase em que o club não para de crescer, e ter um fórum de adeptos do club activo é mais que essencial! Abandonar agora o barco é que não!

Portanto, bora para a frente que para a frente é que é o caminho!



Concordo totalmente e com o Lateralus também.

Só vou acrescentar que me parece que muitos deixaram de postar porque o Superbraga.com era um espaço de apenas alguns amigos e agora é um espaço com mesmo muita gente.

Mas acho que devemos voltar a fazer do fórum um sitio de debate mais positivo e acima de tudo mais construtivo. O "espírito" e a maneira de ser Braguista passa muito por este fórum também. É o principal meio de divulgação do Braga.
O fórum pode moldar o Braguismo, para realmente sermos adeptos diferentes (para melhor) e não mais uns.

Convém lembrar que aqui todos puxamos para o mesmo lado e muitas vezes não parece isso.  ;D

Vlad

Devo dizer que hoje participo com menos frequência, mas nada tem a ver directamente com o "estado" do fórum nem com o seu crescimento. Apenas por razões pessoais (menos tempo).
Não me incomoda nada o crescimento do fórum (antes pelo contrário), nem a diversidade de opiniões que hoje aqui encontramos. Acho que toda a gente tem direito a opinião, mesmo os burros como um penedo! E até mesmo aqueles que acham que eu sou burro com um penedo ;D, desde que sejam do Braga, por mim está tudo bem. Convém pois claro que haja respeito e não se caia no insulto fácil. Acho que isso não é difícil... Por exemplo, os que eu acho que são burros com um penedo, não fazem a mínima ideia que eu acho isso, pois eu sei viver com as ideias deles.

A única coisa que eu nunca gostei no fórum, é às vezes ter que ler comentários de adeptos de outros clubes. Não gosto. Podem-me dizer que é bom ler essas opiniões e tal. e desde que sejam educados, etc... Eu pessoalmente não gosto. Muito menos dos provocadores. Aqui deveria ser um sítio só para braguistas. SÓ! Se eu quiser aturar metralhas, espanhóis e outros, não faltam cafés, ou fóruns sobre futebol. Aqui, só me interessa opinião de braguistas e mais ninguém.
Por mim, à mínima suspeita de uma outra preferência, corria-se logo com o forista. Andor!!!

Por fim, devo dar um voto de louvor ao Nemec!!! Vê-se logo que é gente boa e honesta!
Um abraço para ti Rui!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"