News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Figuras de outros tempos

Started by cardoso, 22 de December de 2008, 19:11

Previous topic - Next topic

perrinchon 66

o Mario Imbelloni tive o privilegio de o conhecer pessoalmente pois ao sabado eu estava encarregue de lhe ir comprar o jornal A Bola na qual nesse tempo dava-me umas boas gorjas,mas penso que já feleceu

Imbelloni

Não sei se alguem já postou isso aqui, mas apresento de seguida a equipa que em 1947 subiu pela primeira vez à I Divisão:

Salvador, Palmeira, Veloso, Daniel, Sobral, Joaquim, Barros, Marcel, Mario, Frederico e Cassiano.

Na Poule Final ficamos em 1º lugar:

Equipa   Jogos   Vitorias   Empates   Derrotas   M/S   Pontos
BRAGA   6   4   0   2   11/3   8
LVRSA   6   4   0   2   10/7   8
Oliveirense   6   3   0   3   8/12   6
Onze Unidos   6   1   0   5   10/17   2
Para a historia a matriz dos resultados nesta Poule Final:

Equipa   BRAGA   LVRSA   Oliveirense   Onze Unidos
BRAGA   -   2-0   2-0   5-1
LVRSA   1-0   -   3-0   2-1
Oliveirense   1-0   2-1   -   3-1
Onze Unidos   0-2   2-3   5-2   -

Chegamos aqui depois de termos passado em 1º lugar a 1º Fase da II Divisão:
Pos   Equipa   j   v   e   d   gm   gs   pts
1.   BRAGA   10   9   0   1   48   12   18
2.   Aca. Porto   10   8   1   1   47   23   17
3.   Candal   10   4   1   5   16   22   9
4.   Gil Vicente    10   4   1   5   33   30   9
5.   Ermesinde    10   2   1   7   19   37   5
6.   Infesta    10   0   2   8   10   49   2
Depois houve ainda uma outra fase que nos permitiu ir à fase final, no entanto nao consigo encontrar registos disso. Quem os tiver/souber que os apresente. Vou tentar reuniar fotos dos brilhantes jogadores que conseguiram esta subida.

Imbelloni

Considero este o mais importante topico do SuperBraga.com actualmente. Por isso nao posso deixar de continuar a minha saga para reunir mais e mais informaçao acerca do nosso grandioso clube.

Estevao, jogador que conquistou a Taça de Portugal ao serviço do nosso clube.

NOTA: Acho que se devia contactar o autor do blog para colocar esta foto na galeria do SuperBraga.com dos jogadores internacionais ao serviço do Braga.

Sei que para alem do Braga jogou ainda no Belenenses. Não consigo reunir muitos mais dados sobre a carreira do Estevão que é natural de Alcochete.

Satmar

Gostaria de perguntar se alguém tem fotos de dois belíssimos jogadores do nosso grande clube: Régis(GR brasileiro que subia no terreno e era fantástico fora dos postes) e do grande, fabuloso KAROGLAN. Se tiverem postem aqui.Obrigado.

Imbelloni

Quote from: Satmar on 01 de April de 2009, 12:03
Gostaria de perguntar se alguém tem fotos de dois belíssimos jogadores do nosso grande clube: Régis(GR brasileiro que subia no terreno e era fantástico fora dos postes) e do grande, fabuloso KAROGLAN. Se tiverem postem aqui.Obrigado.

Bem o Régis, eu lembro-me dele quando era ainda um muido. Vinha rotulado de grande craque até porque tinha jogado na selecção Brasileira de futebol. Acho que jogou no Braga na época 1990/91, tendo feito alguns jogos (28?!) segundo descobri.

Não tenho uma foto dele, mas eis que encontrei na net uma foto dele enquanto jogador do Parana onde segundo parece é o jogador com mais jogos pelo clube.

O Régis, jogou no Vasco da Gama, Braga e no Parana. Creio que depois de termina a carreira ainda jogou no Nautico mais uma epoca.

cardoso

Regis nasceu em 1965 (tem hoje 43 anos). Abandonou o futebol em 1999, de facto, ao serviço do Paraná.
outra foto dele, de 1998:

era um excelente guarda-redes, como já se disse neste tópico, algumas páginas atrás.

cardoso

Quanto ao Estevão, não é bem do meu tempo mas o meu pai diz maravilhas dele. Era Médio. Parece que fez uma grande exibição na final da taça de 66 em que (segundo o artigo do Braga na wikipedia) "secou" o Jaime Graça, grande craque do Vitória nessa época.
Posteriormente veio a ser chamado à selecção, sendo salvo erro, o segundo internacional da história do Braga, a seguir ao Alberto Augusto, dos anos 30.

cardoso

curiosidade: nome completo: Estevão António do Espírito Santo Mansidão ;D

Imbelloni

Quote from: cardoso on 01 de April de 2009, 17:08
Quanto ao Estevão, não é bem do meu tempo mas o meu pai diz maravilhas dele. Era Médio. Parece que fez uma grande exibição na final da taça de 66 em que (segundo o artigo do Braga na wikipedia) "secou" o Jaime Graça, grande craque do Vitória nessa época.
Posteriormente veio a ser chamado à selecção, sendo salvo erro, o segundo internacional da história do Braga, a seguir ao Alberto Augusto, dos anos 30.

Cardoso,

O Augusto acho que foi internacional nos anos 20. O 2º internacional pelo Braga foi o Baptista, extremo direito dos anos 50, naquela mitica equipa com o meu já mencionado Imbelloni...creio que o Estevão foi o 3º internacional.
Uma questao o Estevão era o capitao da equipa no jogo da final da Taça de Portugal?

cardoso

Quote from: Imbelloni on 01 de April de 2009, 17:32

Cardoso,

O Augusto acho que foi internacional nos anos 20. O 2º internacional pelo Braga foi o Baptista, extremo direito dos anos 50, naquela mitica equipa com o meu já mencionado Imbelloni...creio que o Estevão foi o 3º internacional.
Uma questao o Estevão era o capitao da equipa no jogo da final da Taça de Portugal?

Tens razão. O Augusto foi internacional em 1926 e o segundo internacional do Braga foi o Baptista, como se pode confirmar aqui:
http://www.superbraga.com/clube/historial/?cid=136
Mas quanto ao capitão de 66 penso que era o Zé Maria, mas não tenho a certeza...

DiogoEA

Cardoso,

O Augusto de que estão a falar é o Alberto Augusto, foi o primeiro internacional português ao serviço do nosso clube... Ele e o irmão, Artur Augusto, eram 2 grandes jogadores segundo consta

NunoBragaLiverpool

Adoro este topico...
Muito obrigado!!

Zeus

Quote from: J. Vaz on 23 de December de 2008, 10:34
Quote from: Castro on 23 de December de 2008, 01:18

Lembro-me bem é do Hélder...que para mim foi um dos melhores guarda redes do nosso Braga!!

Apesar de ser um site de um adepto vitorino...aconselho a dar uma vista de olhos...

http://gloriasdopassado.blogspot.com/

( recomendo )

mais um sítio...

http://cromosvelhinhos.blogs.sapo.pt/tag/braga

http://futpt.blogspot.com/search/label/Clubes:Braga

Tenho uma camisola dessas  ;D

A do laureta nº3 está comigo cá em casa.......ainda tive o prazer de jogar com ele á bola na 1ª distrital ;)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Afonso Matos

Quote from: cardoso on 11 de January de 2009, 00:55
A equipa que o Costa postou é de 1976/77. Grande equipa. Perguntas quem era o treinador. Já estivemos a discutir a sequencia de treinadores noutra parte deste tópico e não posso garantir, mas penso que já era o Imbeloni. Hilário trouxe o Braga á primeira divisão em 74/75. No ano seguinte o treinador foi J. Carlos. Depois viria Imbeloni, julgo que precisamente nesta época a que dizem respeito os teus cromos: 76/77.
Um pormonor curioso: nesta época fomos à final da Taça. O Braga foi eliminando adversários até se apurar para a final que ia jogar com o Porto. Por um qualquer designio insondável, quando já se conheciam os finalistas, a final foi marcada para... o estádio das Antas!!! As más linguas disseram depois que o presidente do Braga teria negociado essa marcação e que o nosso clube teria embolsado 500 contos por isso... más linguas...
No jogo perdemos um a zero, com o golo deles a ser marcado num aaltura em que o Manaca estava fora do relvado a receber assistência...

... o Manaca estava fora do relvado a receber assistência por ter sido agredido a murro pelo RODOLFO REIS, permitindo, assim, espaço para o Fernando Gomes marcar o único golo do Porto nesse jogo.

Quanto aos 500 contos (cerca de 2500 euros), fala-se que nunca foram entregues ao Braga.

DiogoEA

Alguém se lembra de o Marinho ter saido do campo quando o Braga ganhava por 3-0 a uma equipa qualquer?

Ele saiu porque estava farto de apanhar pancada e o jogo estava decidido... Alguém me pode dizer qual era a equipa contra quem jogávamos?

Imbelloni

Quote from: Afonso Matos on 04 de April de 2009, 10:39
Quote from: cardoso on 11 de January de 2009, 00:55
A equipa que o Costa postou é de 1976/77. Grande equipa. Perguntas quem era o treinador. Já estivemos a discutir a sequencia de treinadores noutra parte deste tópico e não posso garantir, mas penso que já era o Imbeloni. Hilário trouxe o Braga á primeira divisão em 74/75. No ano seguinte o treinador foi J. Carlos. Depois viria Imbeloni, julgo que precisamente nesta época a que dizem respeito os teus cromos: 76/77.
Um pormonor curioso: nesta época fomos à final da Taça. O Braga foi eliminando adversários até se apurar para a final que ia jogar com o Porto. Por um qualquer designio insondável, quando já se conheciam os finalistas, a final foi marcada para... o estádio das Antas!!! As más linguas disseram depois que o presidente do Braga teria negociado essa marcação e que o nosso clube teria embolsado 500 contos por isso... más linguas...
No jogo perdemos um a zero, com o golo deles a ser marcado num aaltura em que o Manaca estava fora do relvado a receber assistência...

... o Manaca estava fora do relvado a receber assistência por ter sido agredido a murro pelo RODOLFO REIS, permitindo, assim, espaço para o Fernando Gomes marcar o único golo do Porto nesse jogo.

Quanto aos 500 contos (cerca de 2500 euros), fala-se que nunca foram entregues ao Braga.

Cardoso,

O Imbelloni treinou o Braga em 1977. Aquando da sua chegada referiu que tinha saudades do fado e das bruxas...

cardoso

Agora deste-me um nó no cérebro... eu sei que já discutismos isto mas... quem iniciou a época de 76/77?

Quanto ao Imbelloni, lembro-me mal, mas devia ser um gajo do caraças! Naquela altura o Braga era mesmo um braguinha e o homem pôs a equipa a jogar com 3 avançados puros, três tipos que não defendiam nenhum e um meio campo super-ofensivo. E assim fomos à UEFA e pusemos os grandes em respeito!

cardoso

Vejam se me ajudam numa coisa: eu tenho memória de um avançado que não encontro em registo absolutamente nenhum. Terei eu sonhado e o gajo nunca existiu? Esse nome é Canavarro. Tivemos ou não um Canavarro no Braga? Se não é ficção minha deve ter jogado nos finais dos anos 70.

El_Gavion

Quote from: cardoso on 01 de April de 2009, 17:59

Cardoso,

Tens razão. O Augusto foi internacional em 1926 e o segundo internacional do Braga foi o Baptista, como se pode confirmar aqui:
http://www.superbraga.com/clube/historial/?cid=136
Mas quanto ao capitão de 66 penso que era o Zé Maria, mas não tenho a certeza...

Segundo informações que obtive nos Serviços Secretos Moçambicanos, o capitão da final da Taça de 66 foi o Canário. O Zé Maria também era um dos capitães na altura, mas o da final terá sido o Canário.
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

cardoso

Gabion, há um velho ditado chinês que diz: "se não sabes, pergunta ao Cardoso que ele sabe; e se o Cardoso não sabe, pergunta aos SSM; e se os SSM não sabem, então ninguém sabe"
Então pergunta aí aos SSM: o Canavarro existiu ou o Cardoso está xoné?
(Até tremo á espera da resposta)

Quanto ao Canário, acho que tens razão; eu apontei o Zé Maria porque é indicado como o capitão "oficial" para essa época...