News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Figuras de outros tempos

Started by cardoso, 22 de December de 2008, 19:11

Previous topic - Next topic

A.COSTA

MÁRINHO ... que foi um bom médio centro.

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

A.COSTA

GARCIA... cujo amor à camisola era inquestionável. À semelhança de outros, claro..

A.COSTA

ZÉZINHO ... de quem não me recordo muito bem.

A.COSTA

CHICO GORDO ... uma lenda.

A.COSTA

CHICO FARIA ... grande avançado. CHICO até chegar o GORDO.

A.COSTA

Não sei quem era o treinador. Quem souber que o coloque ... para que não subsistam dúvidas.

Obrigado Cardoso pela atenção demonstrada ....  ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

palves

Quote from: xpt_nautilus on 10 de January de 2009, 19:12
Quote from: Jotacc on 09 de January de 2009, 17:31

(Equipa do SC Braga na temporada de 1991/92)

Esta é a primeira equipa de que me lembro. Estao lá o Forbs e o Chiquinho Carlos, as duas referencias, que quando marcavam golos celebravam daquela forma bizarra. Lembro-me do Luis Manuel e do Sérgio, do Fernando Pires (foi uma referencia durante anos) e do Eursebio...Grande Foto!

Lembram-se de um jogo com o Porto em que o Domingos se atira para o chão e o Eusébio o levanta pelo pescoço???

Eusébio....Grande raça.....

Kilo

Quote from: cardoso on 10 de January de 2009, 23:21
Correcção: fui ver ao zerozero.com e afinal o "estouro" do Tirsense foi em 1995/96

Era a equipa do Paredão, do Marcelo, do Caetano, do Moreira de Sá e do Evandro, que se mudou para o Braga! Um nº 10 bem razoável!  ;D

Brilhou na estreia do Quim (defendeu um penalti), numa vitória por 4-0 aos begueiros ali do lado, numa ultima jornada!

palves

A.COSTA

Quote from: palves on 11 de January de 2009, 00:25
A semelhança é genial....

LoooooooooooooooooooooL

Bem conseguido de facto.

Esse ANTÓNIO BORGES era idolatrado em Chaves. Nessa altura um amigo e colega de trabalho de Chaves dizia-me isso mesmo. Era amado por aquelas gentes flavienses.

cardoso

A equipa que o Costa postou é de 1976/77. Grande equipa. Perguntas quem era o treinador. Já estivemos a discutir a sequencia de treinadores noutra parte deste tópico e não posso garantir, mas penso que já era o Imbeloni. Hilário trouxe o Braga á primeira divisão em 74/75. No ano seguinte o treinador foi J. Carlos. Depois viria Imbeloni, julgo que precisamente nesta época a que dizem respeito os teus cromos: 76/77.
Um pormonor curioso: nesta época fomos à final da Taça. O Braga foi eliminando adversários até se apurar para a final que ia jogar com o Porto. Por um qualquer designio insondável, quando já se conheciam os finalistas, a final foi marcada para... o estádio das Antas!!! As más linguas disseram depois que o presidente do Braga teria negociado essa marcação e que o nosso clube teria embolsado 500 contos por isso... más linguas...
No jogo perdemos um a zero, com o golo deles a ser marcado num aaltura em que o Manaca estava fora do relvado a receber assistência...

cardoso

Quote from: palves on 11 de January de 2009, 00:10
[Lembram-se de um jogo com o Porto em que o Domingos se atira para o chão e o Eusébio o levanta pelo pescoço???

Não me lembro dessa cena mas é bem própria do Eusébio. Aquilo era só dureza! Mas bom jogador, atenção!

Por mais que os tecnicistas nos encantem com um jogo bonito de ver, eu aprecio imenso estes jogadores que dão tudo o que têm. A dedicação conta muito! Acho que, neste tópico, podiamos aproveoitar precisamente para lembrar aqueles que não faziam primeiras páginas mas deram tudo pela nossa camisola das mangas brancas! O Eusébio foi um deles.

cardoso

Quote from: A.COSTA on 10 de January de 2009, 23:51
FIDALGO ... que além do Braga jogou no Benfica, no Sporting e na Selecção A foi suplente e nunca foi internacional.

Este "moço" é hoje comentador residente da RTP1. Um dos melhores, por sinal.
Nunca foi internacional talvez porque apanhou a época do Bento e do Damas. Mas um excelente guarda redes.

Golbery

Quote from: jeba on 31 de December de 2008, 11:29
Eu Lembro-me de um central que se chamava Duarte e que era aqui de famalicão. Dantes era costume vê-lo aqui perto numa tasquinha   ;D ;D ;D famosa mas já há algum tempo que não o vejo! Lembro-me também de um jogado JAcQUES era tipo o Futre...

Parabéns a quem teve a ideia e quem contribui com fotos/comentários para este excelente tópico...

... pena os que já nos deixaram... alguns, sinceramente, não sabia... caso do Chico Faria.... RIP.

Quanto ao Jacques, depois de jogar e ser bem sucedido no SCB, transferiu-se para o FCP onde chegou a ser o (penso que) o melhor marcador...

... jamais ouvi/li nada acerca do que ele fez na vida a partir daí..

::)

Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

Golbery

Quote from: A.COSTA on 10 de January de 2009, 23:39
Quote from: cardoso on 10 de January de 2009, 23:36
antes de vir para cá houve uma escandaleira dos diabos porque parece que andou embrulhado com uma das "Doce", uma tal Laura qualquer coisa que terá feito uns elogios atrevidotes a umas eventuais características anatómicas do Reinaldo...
Como jogador, quando esteve cá não fez nada de especial; se bem me lembro já estava em decadência. Ou então já tinha dado o litro com a Laura qualquer coisa ;D

Pois foi ... dizia-se até que esse envolvimento metia relações a***s com essa das doce. Cá nada fez de especial e mostrava até um jeito estranho de jogar. No SLB foi bom, marcando muitos golos e atingindo 6 jogos na selecção A.

;)

Dizem as más línguas que foi numa ida da lampionagem a Bragança para a Taça...

...e como na altura só lá havia um hotel...

... o certo é que a moça (Laura Diogo) nunca mais voltou a PT (nem aquando de "remakes" recentes das "Doce"... nessas foi dito que está na Califórnia... ela, claro (não o Reinaldo!!!).

::)

Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

bragaénosso

19 Novembro 2008
29- Portugueses lá fora (III)- Mendonça
No dia 19 de Setembro de 1939 nasceu em Luanda Jorge Alberto de Mendonça Paulino, que viria a ser o primeiro português a ganhar uma Taça (a Taça das Taças de 1962) por um Clube estrangeiro, o Atlético de Madrid.
Jorge Mendonça começou a sua carreira nos categorias jovens do Sporting e em 1956 foi para o Braga, onde fez duas épocas. Curiosamente alinhavam na mesma equipa os seus irmão Fernando e João. Uma experiência em Espanha, ao serviço do Deportivo da Corunha, suscitou o interesse do Atlético de Madrid, que o contratou.
Jogou em Madrid 9 épocas, sempre a bom nível, numa das melhores décadas do Atlético, sendo campeão de Espanha em 1966. Ainda recentemente um site de adeptos do Atlético elegeu Mendonça como o melhor estrangeiro de sempre, à frente de Futre. É celebre a foto em que é identificado como o único futebolista a sair em ombros de um campo de futebol.
Do Atlético de Madrid foi ainda para o Barcelona, onde jogou mais 2 épocas, acabando a carreira no Maiorca.
Um belo texto sobre este jogador fantástico que nunca foi á selecção pode ser lido em: http://www.record.pt/noticia.asp?id=311247&idCanal=292
E um video com um dos seus muitos golos em: http://www.youtube.com/watch?v=lP7vnPVLaiI

Quanto a cromos, aqui vão 2 portugeses (à esquerda) similares: Em cima da Colecção Vedetas da Bola, de A Francesa e da colecção Jogadores da Bola, da Altesa.
Á direita dois cromos da Editorial Fher, um da época 16/62 e outro de 68/69.

Haverá mais cromos deste Mendonça em colecções portuguesas ?
Alguém conhece outros cromos seus no Atlético de Madrid e no Barcelona ?
Como se chamava o pai, jogador e fundador do Sporting Clube de Luanda?

Encontrei este comentário na internet sobre o Jorge Mendonça. Tinha também dois cromos dele como jogador do Braga, mas não sei inseri-los. Vou ter de peir ajuda.

bragaénosso

Ao fazer uma pesquisa de internacionais do nosso clube, quem é que eu encontro numa convocatória da Selecção Pré-Olímpica de 1983-84?

O Paris.
Quem se lembra deste defesa central? Este é que era um rico cromo.

Atenção que nesta convocatária aparecem mais dois jogadores do Braga. O Vitor Santos, que foi um grande defesa esquerdo mas aqui ainda está como médio esquerdo, e o Serrinha, médio ala direito de grande categoria. Dois grandes jogadores. O Paris também era um central de boa técnica, apesar daquele aspecto indolente. Era um falso lento, de grande poder físico.

bragaénosso

S.C. Braga, 1980-81
Na época de 1980-81 o Braga terminou a temporada com igual número de vitórias, empates e derrotas: 10-10-10. Essa época foi, até ao momento, a única época que o Braga terminou com esse tipo de equilíbrio no desempenho final; a equipa terminou no 6.º lugar. Essa foi também a 6.ª época consecutiva, da presente série, que o Braga jogou na 1.ª Divisão Nacional, e todas elas sem sobressaltos, com o 4.º lugar em duas ocasiões, 1977-78 e 1978-79.
.

Plantel do Braga 1980-81
.
Guarda-redes:
— Valter Onofre (ex-Portimonense)
— João Silva
.
.
Defesas:
— Artur Correia
— Luís Horta (ex-Belenenses)
— António Duarte Rodrigues Franco Martins
— João Cardoso
— Nelito, Manuel Silva
— Toni
.
.
Médios:
— Paulo José Rocha Baldroegas
— José Artur
— António Pinto
— Carlos Iglésias (espanhol, ex-.........................)
— José Serra
.
.
Avançados:
— Germano (ex-Beira Mar)
— Malheiro (ex-F.C. Porto)
— Fontes {nascido nos Açores}
— Jacques Pereira {nascido em Casablanca, Marrocos}
— Chico Faria, Francisco Delfim Dias Faria
— Joy
— Zèzinho (ex-Montijo)
— Cavungi, Manuel Francisco Salvador (ex-Benfica)
.
.
Treinador: Mário Goulart Lino {nascido na Horta, Açores}

joaomf

Quote from: cardoso on 11 de January de 2009, 00:55
A equipa que o Costa postou é de 1976/77. Grande equipa. Perguntas quem era o treinador. Já estivemos a discutir a sequencia de treinadores noutra parte deste tópico e não posso garantir, mas penso que já era o Imbeloni. Hilário trouxe o Braga á primeira divisão em 74/75. No ano seguinte o treinador foi J. Carlos. Depois viria Imbeloni, julgo que precisamente nesta época a que dizem respeito os teus cromos: 76/77.
Um pormonor curioso: nesta época fomos à final da Taça. O Braga foi eliminando adversários até se apurar para a final que ia jogar com o Porto. Por um qualquer designio insondável, quando já se conheciam os finalistas, a final foi marcada para... o estádio das Antas!!! As más linguas disseram depois que o presidente do Braga teria negociado essa marcação e que o nosso clube teria embolsado 500 contos por isso... más linguas...
No jogo perdemos um a zero, com o golo deles a ser marcado num aaltura em que o Manaca estava fora do relvado a receber assistência...

Aqui vai a lista de treinadores do SCB desde que subimos a última vez à I divisão.
Falta-me saber em que época foi treinador o José Manuel Gouveia. Creio ter sido em 91/92, substituindo o Garcia.
Tenho muitos dados estatísticos sobre o SCB (todos os resultados na I divisão, lista de jogadores com nome completo e épocas ao serviço do SCB, fichas de jogos europeus, lista de treinadores, resultados nas Taças, Internacionais) e seria interessante, no seio do SuperBraga.com, criarmos uma secção com esse tipo de informação, onde toda a gente pudesse comentar.

2008/09   Jorge Jesus
2007/08   António Caldas
   Manuel Machado
   Jorge Costa
2006/07   Jorge Costa
   Rogério Gonçalves
   Carlos Carvalhal
2005/06   Jesualdo Ferreira
2004/05   Jesualdo Ferreira
2003/04   Jesualdo Ferreira
2002/03   Jesualdo Ferreira
   Toni (António da Conceição Oliveira)
   Fernando Castro Santos
2001/02   Manuel Cajuda
2000/01   Manuel Cajuda
1999/00   Manuel Cajuda
1998/99   Manuel Cajuda
   Carlos Manuel
   Vítor Oliveira
1997/98   Alberto Pazos
   Fernando Castro Santos
1996/97   Manuel Cajuda
1995/96   Manuel Cajuda
1994/95   Manuel Cajuda
1993/94   Neca
   João Fonseca
   António Oliveira
1992/93   António Oliveira
1991/92   Carlos Garcia
1990/91   Carlos Garcia
   Raúl Águas
1989/90   Vítor Manuel
1988/89   Vítor Manuel
1987/88   Vítor Manuel
   Valdemar Custódio
   Manuel José
1986/87   Manuel José
   Humberto Coelho
1985/86   Frederico Passos
   Henrique Calisto
1984/85   Quinito
1983/84   Quinito
1982/83   Fernando Palmeira
   Juca
1981/82   Quinito
1980/81   Mário Lino
1979/80   Hilário Conceição
   Fernando Caiado
1978/79   Fernando Caiado
1977/78   Mário Imbelloni
1976/77   Hilário Conceição
   Mário Lino
1975/76   José Carlos

baltini

Quote from: palves on 11 de January de 2009, 00:10
Quote from: xpt_nautilus on 10 de January de 2009, 19:12
Quote from: Jotacc on 09 de January de 2009, 17:31

(Equipa do SC Braga na temporada de 1991/92)

Esta é a primeira equipa de que me lembro. Estao lá o Forbs e o Chiquinho Carlos, as duas referencias, que quando marcavam golos celebravam daquela forma bizarra. Lembro-me do Luis Manuel e do Sérgio, do Fernando Pires (foi uma referencia durante anos) e do Eursebio...Grande Foto!

Lembram-se de um jogo com o Porto em que o Domingos se atira para o chão e o Eusébio o levanta pelo pescoço???

Em cima: Vinicius,Luis Manuel,Eusebio, João Mário, Sérgio Abreu (o irmão médio jogou cá na década de 80) e Moroni.
em Baixo: Fernando Pres, Forbs, ChiquicoCarlos, Carlitos (? lat esquerdo) e Nando (lat direto).

Sócio desde 05-08-1987