News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Figuras de outros tempos

Started by cardoso, 22 de December de 2008, 19:11

Previous topic - Next topic

xpt_nautilus

Quote from: joaomf on 11 de January de 2009, 11:07
Quote from: cardoso on 11 de January de 2009, 00:55
A equipa que o Costa postou é de 1976/77. Grande equipa. Perguntas quem era o treinador. Já estivemos a discutir a sequencia de treinadores noutra parte deste tópico e não posso garantir, mas penso que já era o Imbeloni. Hilário trouxe o Braga á primeira divisão em 74/75. No ano seguinte o treinador foi J. Carlos. Depois viria Imbeloni, julgo que precisamente nesta época a que dizem respeito os teus cromos: 76/77.
Um pormonor curioso: nesta época fomos à final da Taça. O Braga foi eliminando adversários até se apurar para a final que ia jogar com o Porto. Por um qualquer designio insondável, quando já se conheciam os finalistas, a final foi marcada para... o estádio das Antas!!! As más linguas disseram depois que o presidente do Braga teria negociado essa marcação e que o nosso clube teria embolsado 500 contos por isso... más linguas...
No jogo perdemos um a zero, com o golo deles a ser marcado num aaltura em que o Manaca estava fora do relvado a receber assistência...

Aqui vai a lista de treinadores do SCB desde que subimos a última vez à I divisão.
Falta-me saber em que época foi treinador o José Manuel Gouveia. Creio ter sido em 91/92, substituindo o Garcia.
Tenho muitos dados estatísticos sobre o SCB (todos os resultados na I divisão, lista de jogadores com nome completo e épocas ao serviço do SCB, fichas de jogos europeus, lista de treinadores, resultados nas Taças, Internacionais) e seria interessante, no seio do SuperBraga.com, criarmos uma secção com esse tipo de informação, onde toda a gente pudesse comentar.

2008/09   Jorge Jesus
2007/08   António Caldas
   Manuel Machado
   Jorge Costa
2006/07   Jorge Costa
   Rogério Gonçalves
   Carlos Carvalhal
2005/06   Jesualdo Ferreira
2004/05   Jesualdo Ferreira
2003/04   Jesualdo Ferreira
2002/03   Jesualdo Ferreira
   Toni (António da Conceição Oliveira)
   Fernando Castro Santos
2001/02   Manuel Cajuda
2000/01   Manuel Cajuda
1999/00   Manuel Cajuda
1998/99   Manuel Cajuda
   Carlos Manuel
   Vítor Oliveira
1997/98   Alberto Pazos
   Fernando Castro Santos
1996/97   Manuel Cajuda
1995/96   Manuel Cajuda
1994/95   Manuel Cajuda
1993/94   Neca
   João Fonseca
   António Oliveira
1992/93   António Oliveira
1991/92   Carlos Garcia
1990/91   Carlos Garcia
   Raúl Águas
1989/90   Vítor Manuel
1988/89   Vítor Manuel
1987/88   Vítor Manuel
   Valdemar Custódio
   Manuel José
1986/87   Manuel José
   Humberto Coelho
1985/86   Frederico Passos
   Henrique Calisto
1984/85   Quinito
1983/84   Quinito
1982/83   Fernando Palmeira
   Juca
1981/82   Quinito
1980/81   Mário Lino
1979/80   Hilário Conceição
   Fernando Caiado
1978/79   Fernando Caiado
1977/78   Mário Imbelloni
1976/77   Hilário Conceição
   Mário Lino
1975/76   José Carlos

Tinha a ideia de que em 92/93 o Antonio Oliveira nao tinha começado a epoca como treinador da equipa e tinha vindo substituir o Vitor Manuel. De resto desde que me lembro (91/92) está tudo bem.

baltini

Lembram-se de 2 internacionais bulgaros que chegaram por 87 ou 88 ? Foi numa enchente de bulgaros que chegaram após o sucesso de Mladenov (belenenses/setubal), esse sim um senhor jogador.
Para o Enorme:
Velinov: era o titular da selecção bulgara (foi rendido por Mihaylov que viria para o belem).
Kostadinov: era ala-direito (sim muito antes de chegar um Kostadinov para o porto).

Fui ver um rio ave - Braga que perdemos (acho que por) 3-0. Foi o 1º golo do Isaías em Portugal (depois iria para boavista e benfica). O Isaías marcou um chapelão do meio-campo ao Velinov.

Mas eram bonzinhos... mas não tiveram grande sucesso. Eu particularmente gostava do Kostadinov.
Sócio desde 05-08-1987

cardoso

Este cromo nunca jogou no S. C. de Braga. No entanto ficou ligado a uma das páginas mais bonitas da História do nosso clube:

Alguém conhece?

Força Gverreiros

xpt_nautilus

Quote from: Zé on 12 de January de 2009, 22:55
Quote from: cardoso on 12 de January de 2009, 21:47
Este cromo nunca jogou no S. C. de Braga. No entanto ficou ligado a uma das páginas mais bonitas da História do nosso clube:

Alguém conhece?

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=9860.0;prev_next=next

http://www.abola.pt/publica/50anos/index.aspx?n=1953&titulos=2

http://www.apaf.pt/apaf/noticias/?p=1&id=171

Olha quem é ele...finalmente conheci-lhe as trombas.

Apesar de tudo nao me parece util introduzir estas personagens por aqui senao ficavamos com uma lista infindavel.

baltini

Quote from: baltini on 12 de January de 2009, 18:26
Lembram-se de 2 internacionais bulgaros que chegaram por 87 ou 88 ? Foi numa enchente de bulgaros que chegaram após o sucesso de Mladenov (belenenses/setubal), esse sim um senhor jogador.
Para o Enorme:
Velinov: era o titular da selecção bulgara (foi rendido por Mihaylov que viria para o belem).
Kostadinov: era ala-direito (sim muito antes de chegar um Kostadinov para o porto).

Fui ver um rio ave - Braga que perdemos (acho que por) 3-0. Foi o 1º golo do Isaías em Portugal (depois iria para boavista e benfica). O Isaías marcou um chapelão do meio-campo ao Velinov.

Mas eram bonzinhos... mas não tiveram grande sucesso. Eu particularmente gostava do Kostadinov.

PLANTEL 87/88
Guarda-Redes:
Hélder
Gueorgui Velinov
Marinho

Defesas:
Toni
Manuel Joaquim
Juvenal
Vítor Duarte
Nelito
Alberto Bastos Lopes
Carvalhal
Ernesto
Laureta

Médios:
Valtinho
Kiki
Spencer
João Mário
Vítor Santos
Zinho
Gersinho
Paulo Henrique

Avançados:
Vinicius
Santos
Kostadin Kostadinov
Petróleo
Jorge Gomes

Treinador:
Manuel José

IN :http://terceiroanel.weblog.com.pt/arquivo/021392.html

Sócio desde 05-08-1987

A.Castro

Quote from: A.COSTA on 09 de January de 2009, 23:02
À falta de melhor cá fica:

De pé: Rutjes, Deferm, Ohana, Preud'homme, Den Boer e Erwin Koeman.
À frente: De Wilde, Emmers, Clijsters (c), Sanders e Hofkens.

Este OHANA era fabuloso!!!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

cardoso

Visto assim ao de longe é estranho como é que esta equipa, com tão bons jogadores, só ficou em 11º lugar no campeonato (e o Baptista ainda não arbitrava;D)
De facto, tinhamos jogadores excelentes, com alguns muito bons tecnicamente:
- Victor Santos, pequeno mas cheio de raça, velocidade na técnica. Continua ao serviço do Enorme, como dirigente.
- Santos, avançado brasileiro, jogava como extremo. Também franzino mas com boa técnica.
- Vinicius, de que já falamos: ponta de lança muito irrequieto, muito trabalhador.
- Zinho, jogador de classe. Extremo rápido e eficaz.
- Kiki, um médio muito possante. Um bulldozer no meio campo. Fez depois uma boa carreira no FCP

xpt_nautilus

Epa ó mestres, entao há mais de uma semana que nao leio nada de novo neste post. Eu quero saber mais desses craques que passaram pelo Braga, esses Chicos, esses Ohanas, quero conhecer as suas caras, os momentos que marcaram a sua passagem por Braga. E das equipas dos anos 60, ninguem tem registo? Segundo sei, uma das melhores equipas que o Braga teve foi nos anos 50, em meados dessa epoca onde conseguimos sempre bons registos. Ninguem tem uma historia desse periodo?

Continuem a manter vivo este post, que é de longe, para mim o melhor deste forum!

Obrigado por tudo o que escreveram até agora.

cardoso

Quote from: xpt_nautilus on 22 de January de 2009, 09:39
Epa ó mestres, entao há mais de uma semana que nao leio nada de novo neste post. Eu quero saber mais desses craques que passaram pelo Braga, esses Chicos, esses Ohanas, quero conhecer as suas caras, os momentos que marcaram a sua passagem por Braga. E das equipas dos anos 60, ninguem tem registo? Segundo sei, uma das melhores equipas que o Braga teve foi nos anos 50, em meados dessa epoca onde conseguimos sempre bons registos. Ninguem tem uma historia desse periodo?

Continuem a manter vivo este post, que é de longe, para mim o melhor deste forum!

não está esquecido, xpt ;)
intervalo para pensar na gatunagem...

Pat_Navarra

Porque hoje é dia 25 de janeiro, não quero deixar de relembrar um jogador que passou pelo nosso clube e que deixou muitas saudades: Miki Feher (o nosso 28 da epoca 2000-2001)!!!
Onde quer que ele esteja, que descanse em paz...

Saudades Miklos Feher (falecido a 25 janeiro 2004 em pleno relvado)

O teu último sorriso jamais será esquecido!!!!!
100% BRAGA SEMPRE!!!!!

A.COSTA

Quote from: cardoso on 23 de January de 2009, 23:50
Quote from: xpt_nautilus on 22 de January de 2009, 09:39

não está esquecido, xpt ;)
intervalo para pensar na gatunagem...

Parece que o intervalo é para durar ... e durar. Infelizmente. Mas isto é revoltante, pois nesta altura deveríamos estar nos da frente, ou mesmo isolados, por mérito próprio e sem ajudas dessa gatuanagem que por aí abunda. O tema regressa dentro de momentos.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

baltini

Pois aí vai... sem esquecer a roubalheira (e andam todos emproados no poleiro sujo).

Se forem a: http://www.arquivodosmundiais.com/placar.aspx?cod=5352
vêm o jogo Brasil-Suécia do mundial sub20 em 1991 (em terras lusas).
Estão lá 3 promessas que passaram pelo enorme... que são??
Luiz Fernando - n.º10 brasileiro - craque esquerdino de 19anos, que infelizmente passado 1 ano não o provou com a nossa camisola.

Rodrigão - era o capitão do Brasil. Veio para o União da Madeira e depois para o enorme. Trinco refinado, meio desengonçado, mas razoável. Claro que estive no 1.º Maio quando ganhámos na uefa 5-0 ao tiblissi. Rodrigão marcou o 1.º. Seriamos eliminados pelos detentores da uefa - Shalck (!!) 04.

e ou 3.º??
Jonnhy Rodlund - Suécia. Jogava a 8 ou a 10. Era alto, louro e de bandolete na cabeça (quando passou por cá).
Nessa altura (a meio da década 90) passaram mais 1 ou 2 suecos pelo enorme. Lembram-se do Bo Andersson? que os jornais gostavam, pois intitulavam "Avançado-polícia do Braga vai orender centrais"... era muito voluntarioso e trabalhador... mas pouco mais que 1 golo ao benfas (1-1 em Braga, claro que eu estava lá no 1.º Maio).

Forma Braga.
Sócio desde 05-08-1987

Kilo

Esse Johny Rodlund era craque mesmo... até ao caceteiro do Jorge Costa ter arrumado com ele por quase um ano! :-\  Do Bo Anderson so me lembro mesmo do golo ao Benfica, e do desmaio do parolo do presidente da altura, o Nuno nao sei quê... ;D

O Rodrigão era um senhor, aquando da 1ª passagem por Braga! Depois de sair pro Gijon, nunca mais foi o mesmo, principalmente na sua 2ª passagem pelo nosso clube!

Desse Luiz Fernando, não tenho ideia nenhuma...

Kilo

Sobre Rodlund:

"Só que nunca se impôs no futebol senior, apesar de ter chegado, bastante jovem, ao Manchester United, mas nunca teve uma oportunidade. Antes do Manchester, representou o Anderlecht, regressando, depois de jogar em Inglaterra, à Suécia, onde representou o IFK Norrköping, o BK Häcken Göteborg e o Degerfors IF, até chegar ao Braga, no final de 1995, mantendo-se por mais uma época, sem grande sucesso. Passou depois pelo Västeras e pelas divisões secundárias alemãs, ao serviço do Energie Cottbus, que representou entre Janeiro de 2000 e Junho de 2001. Seguiu-se uma passagem pelo futebol asiático, ao serviço do Guoan Ledies Peking, de onde regressou à Suécia, para o Skiljebo SK, passando depois para o Enköpings SK, clube que representou até ao final de Novembro. Na última época, apontou 1 golo, em 22 jogos."

xpt_nautilus

Rodrigao era um excelente trinco lembro-me bem dele na famosissima epoca da loja dos 300. Era um grande craque. Desconhecia o facto de ele ter sido internacional brasileiro...http://www.foradejogo.net/player.php?player=197205200002

Rodlund nao foi esse que o Jorge Costa partiu todo? Tambem era bom jogador mas acho que era macio demais. http://www.foradejogo.net/player.php?player=197112220001

Bo Anderson, gostava mesmo dele, avançado com o numero 4 nas costas. Aquilo era uma inovação para mim  ;D lembro-me de dois golos dele, um ao Benfica e outro ao Guimaraes em Guimaraes. Foi naquele jogo em que estourou um petardo nas maos de um elemento dos Red Boys. Depois desapareceu! Aqui a carreira do homem: http://www.foradejogo.net/player.php?player=196808260001

JFLBraga

Aqui está um video do enorme SCB, que retrata algumas das nossas equipas ao longo da história do nosso clube...Por favor vejam, faz bem relembrar, pode ser que os mais velhos se lembrem de alguns dos nossos craques históricos e os mais jovens ficam a conhecer mais um pouco dos 88anos de vida do nosso mágico Braga.

http://www.youtube.com/watch?v=PKpc2PUz7PA

cardoso

Quote from: JFLBraga on 28 de January de 2009, 01:12
Aqui está um video do enorme SCB, que retrata algumas das nossas equipas ao longo da história do nosso clube...Por favor vejam, faz bem relembrar, pode ser que os mais velhos se lembrem de alguns dos nossos craques históricos e os mais jovens ficam a conhecer mais um pouco dos 88anos de vida do nosso mágico Braga.

http://www.youtube.com/watch?v=PKpc2PUz7PA

Espectacular! Já o "orbitei".

Bvna

Chamo a vossa atenção para a seguinte mensagem no Quadro do Desporto Nacional. Se souberem fornecer informações respondam neste tópico:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=10415.0

"Em primeiro lugar peço desculpa por estar a invadir assim este vosso espaço não sendo braguista nem sequer bracarense, mas julgo que compreenderão que as minhas intenções são as melhores.

A questão é que estou a fazer um trabalho biográfico sobre José Carlos um internacional português dos anos 60 que fez parte da nossa Selecção que ficou conhecida como os Magriços no Mundial de 1966 quando jogava no Sporting.

José Carlos terminou a sua carreira de futebolista no Sp. Braga na temporada de 1974/75 que marcou o regresso do vosso Clube à 1ª Divisão e o que eu queria saber é se nessa época ele para além de jogador também era o treinador função que desempenhou no ano seguinte.

Desde já agradeço a vossa atenção e desejo boa sorte para o vosso Clube que merecia estar melhor classificado do que está"

Imbelloni

Aqui fica a foto do jogador de que me apoderei do nome:

Foi um jogador que saiu da Argentina do San Lorenzo para o Real Madrid. Foi depois emprestado ao Atletico Clube de Portugal e depois veio para o Braga. Posteriormente foi para o Sporting, onde até foi treinador. Depois de alguns anos de ausencia regressou a Braga para nos treinar a levar pela primeira vez à Europa atraves do campeonato. Ficamos por duas vezes em 4º lugar com aquela equipa onde pontificava o Chico Gordo.