News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 23/10

Started by Cici, 23 de October de 2008, 00:51

Previous topic - Next topic

Cici

Sporting de Braga mede forças com o Portsmouth na primeira jornada do Grupo E da Taça UEFA     
23-10-2008

O Sporting de Braga mede forças com os ingleses do Portsmouth, num jogo referente à primeira jornada do Grupo E da Taça UEFA.

Pela terceira vez consecutiva os arsenalistas participam na fase de grupos e nunca conseguiram vencer na jornada inaugural. Rui Miguel Graça, da CIN, faz o lançamento deste encontro europeu.

O Sporting de Braga recebe o Portsmouth e no outro desafio do Grupo o favorito Milan desloca-se a Heerenveen. Nesta primeira jornada do Grupo E os alemães do Wolfsburgo estão de folga. Recorde-se que seguem para os oitavos-de-final os três primeiros classificados de cada grupo.


ABC quer vencer em Aveiro     
23-10-2008

O ABC viaja esta noite até Aveiro, onde mais logo defronta o São Bernardo, em jogo da sétima jornada do campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.

Depois da derrota caseira frente ao Águas Santas, o ABC regressa com uma única intenção - vencer a partida.

Jorge Rito, treinador do ABC, só pensa ganhar o jogo desta noite, para dar um salto na classificação.

A partida tem início marcado para as n ove da noite e disputa-se no Pavilhão de S.Bernardo, em Aveiro.


Hóquei Clube de Braga força empate ao F.C.Porto     
23-10-2008

O Hóquei Clube de Braga impôs ontem um empate a quatro golos ao heptacampeão nacional, F.C.Porto, em jogo da terceira jornada do campeonato nacional de hóquei em Patins.

A jogar em casa, a formação bracarense esteve por duas vezes com vantagem de dois golos, mas acabou por consentir o empate a 40 segundos do apito final.

Para Rui Sérgio Teixeira, treinador do Hóquei de Braga, a sua equipa esteve mais perto da vitória, mas o empate não lhe desagradou.

Na próxima jornada, a formação bracarense desloca-se a Gulpilhares, um recinto tradicionalmente difícil.

in Antena Minho

JotaCC

David contra croucH

Consumada a tão desejada qualificação para a fase de grupos da Taça UEFA, o sorteio colocou, a abrir, o Portsmouth no caminho do Braga, equipa recheada de jogadores internacionais e que chega à Cidade dos Arcebispos depois de eliminar o Guimarães, numa eliminatória onde soube sofrer e recuperar de uma desvantagem com vista para a eliminação. Sendo os pompey provenientes de um campeonato que faz da entrega e espírito de sacrifício o ponto de honra entre as equipas que o compõem, a tarefa que se desenha à equipa portuguesa será tudo menos fácil, razão que levou, por exemplo, Jorge Jesus a admitir que um ponto conquistado até pode nem ser mau de todo. Sem Diarra em campo - patrão de toda a manobra ofensiva e defensiva da equipa -, Harry Redknapp nem por isso deixa de ter um arsenal considerável para o embate com o Braga, numa desproporção só possível devido ao orçamento que ambos os clubes detêm, sendo que os cerca de seis milhões da SAD minhota representam apenas uma parcela do que os responsáveis do emblema do Sul de Inglaterra reuniram na equipa contratando jogadores tão mediáticos como Peter Crouch (13 milhões), Jermain Defoe ou o croata Niko Kranjcar, além do já referido Diarra. Tudo somado, foram 25 milhões investidos na equipa no ano em que se estrearam nas competições europeias, construindo aquele que já é reconhecido como o melhor Portsmouth de sempre. Por tudo isto, a tarefa não se afigura fácil, muito pelo contrário, num processo de afirmação na UEFA que, apesar de tudo, tem pouco de novo para os minhotos, que, em sua casa, por exemplo, na época passada bateram o pé ao poderoso Bayern de Munique, que apenas perdeu na prova para o Zenit, que viria a conquistar o troféu diante do Glasgow Rangers. Frente a uma equipa com um modelo de jogo ao qual as equipas portuguesas (nunca) estarão habituadas, o sucesso passará por conseguir obrigar os ingleses a jogarem à flor da relva, evitando o futebol directo e as constantes solicitações para Crouch ou Defoe, sob pena de, mais cedo ou mais tarde, se pagar por essa permissividade. Num duelo de David contra Golias, não só nos milhões, mas também nos centímetros, Jorge Jesus será o intermediário em busca do sucesso. A resposta chega hoje à noite.

Braga-Portsmouth


Estádio AXA

20h15

Sport TV2

Árbitro Darko Ceferin (Eslovénia) >> Assistentes Andrej Kokolj e Milan Kogej

Braga

Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luis Aguiar MO

19 Meyong AV

18 Rentería AV

24 Mário Felgueiras GR

13 Stélvio MD

17 Frechaut MD

10 Jorginho MO

7 Mossoró MO

99 Matheus AV

9 Paulo César AV

Portsmouth

Treinador

Harry Redknapp

1 David James GR

5 Glen Johnson LD

23 Sol Campbell DC

15 Sylvain Distin DC

16 Noel Pamarot LE

28 Sean Davis MD

8 Diop MD

25 Glen Little AD

30 Traoré AE

14 Jermain Defoe AV

9 Peter Crouch AV

21 Jamie Ashdown GR

3 Kaboul DC

39 Belhadji LE

18 Mvuemba MD

7 Hreidarsson AD

17 John Utaka AV

27 Kanu AV


Valor do passe de Defoe quase duplica orçamento do Braga

Sem querer entrar num discurso miserabilista - a Liga Sagres está e vai continuar a anos-luz da Premier League inglesa -, a realidade é que os números com que os dois clubes trabalham ajuda a explicar muita coisa. Basta atentar no valor estimado do passe de Jermain Defoe - 11 milhões de euros - para perceber que ele quase duplica o valor do orçamento da SAD minhota. Contudo, há rumores de que o milionário Alexandre Gaydamak estará de saída do clube, lançando dúvidas no futuro dos pompey.


Figura do Braga

Rodriguez
Mais-valia na aflição

Ausente desde o jogo em Guimarães, o regresso do central Rodriguez à equipa minhota representa uma importante adição de qualidade a uma zona da equipa em que a mesma tem faltado, fruto dos impedimentos, também, de Paulo Jorge e de André Leone, obrigando o treinador a adaptar, à posição, Frechaut, nem sempre feliz.


Figura do Portsmouth

Peter Crouch
Enorme problema

Os dois golos que ainda há umas poucas semanas faziam sorrir a rivalidade feroz que entretém os clubes europeus do Minho agora causam suores frios. A eficácia com que Peter Crouch, o enorme ponta-de-lança, eliminou o Guimarães da Taça UEFA é um seríssimo aviso para os riscos que a equipa de Jorge Jesus tem pela frente.



Táctica


4x4x2

Do onze que jogou em Chaves, Rodriguez, Meyong, Luís Aguiar e Rentería são as novidades no onze, em losango, arsenalista.



Portsmouth para corrigir história aziaga

Na memória de todos continua bem viva a forma como o Portsmouth eliminou o Guimarães, a capacidade que denotou para saber sofrer e reagir no momento mais oportuno. Transpondo isso para o jogo de hoje, ao Braga interessaria um sucesso idêntico frente ao "Pompey" uma realidade que, a surgir, não só colocaria a equipa numa excelente posição para seguir em frente na prova, como conferiria aos minhotos a primeira vitória do seu historial nas competições europeias, diante de equipas inglesas. É que nos cinco confrontos que a equipa leva com equipas inglesas - quatro só com oTottenham - apenas por uma vez não perdeu. Foi na temporada 2007/08 frente ao Bolton (de Anelka), com Jailson aos 87' a anular a vantagem conquistada por Diouf. Nos quatro jogos restantes, o poder dos "spurs" sempre se sobrepôs à vontade dos minhotos, perdendo na época 1983/84, para a Taça das Taças por 6-0 e 0-3 e, mais recentemente, em 2006/07, nos oitavos-de-final da Taça UEFA, a eliminação aconteceu sob a forma de dois resultados idênticos (3-2). Um detalhe da história que hoje pode ser corrigido.


Obrigar ingleses a baixar a bola é a missão minhota


Ao contrário das principais equipas da Premier League, o Portsmouth, segundo Jorge Jesus, prima por continuar a jogar um futebol directo, numa atitude competitiva que, acrescenta o técnico minhoto, deriva do facto de ser orientado por um treinador britânico: Harry Redknapp. "É uma equipa que joga um futebol tipicamente inglês, directo e com passes quase sempre para a cabeça de Crouch, um jogador que é determinante nesta estratégia", explicou Jorge Jesus determinado a que os seus jogadores consigam, em campo, neutralizar essa postura do "Pompey". Admitindo ter tirado conclusões da observação que fez do jogo com o Guimarães, o técnico comparou Andrezinho a João Pereira para lembrar que o lateral minhoto "também é baixo" e que, por isso, "é importante impedir que as conclusões ofensivas do adversário passem por esse sector onde, preferencialmente, Crouch aparece para as finalizações". Somar pontos é fundamental neste arranque do minicampeonato mas, para o treinador português "um ponto, nesta conjuntura, até pode ser positivo", acreditando que se o Braga conseguir somar "cinco ou seis pontos terá hipóteses de se qualificar para a fase seguinte". Para tal, quer uma equipa "ofensivamente muito criativa, com a bola na maior parte do tempo tentando não a perder no limite do risco" e viu na ausência de Diarra uma "boa notícia" para o Braga, anunciando ser intenção da sua equipa "bloquear o corredor ofensivo" do Portsmouth. À entrada para o jogo de estreia no grupo, Jesus disse acreditar que o Braga "pode ser a surpresa em termos de qualificação" elegendo os ingleses, o Wolfsburgo e o AC Milan como as equipas mais fortes. Sem Linz, que se lesionou no treino de terça-feira mas com Rodriguez, que está recuperado da mialgia que sofreu diante do Guimarães, Jesus sabe ter uma missão muito complicada pela frente, só ganha se conseguir que a equipa inglesa baixe a bola e passe a jogar mais à moda do Minho.



Alan adverte para o perigo inglês

Uma das figuras do Braga na presente temporada, o médio Alan sabe do que fala quando se pronuncia acerca do Portsmouth formação que, lembrou, defrontou quando estava ao serviço do FC Porto, em jogo de pré-temporada. "Sabemos os cuidados que temos de ter, pois temos consciência de que são muito fortes, em particular o ataque" facto que, no entanto, não parece ser suficiente para lhe retirar o optimismo em relação ao jogo de hoje ao final da tarde. "Temos uma carreira que fala por nós esta temporada e é esse nível que queremos manter na Taça UEFA", disse Alan, pouco interessado em comparações entre a sua equipa e a do Guimarães, eliminada na ronda anterior pelo conjunto que agora defrontam. De resto, conhecimento de equipas do Reino Unido é algo que não falta a Alan que, pelo FC Porto e pelo Marítimo, teve oportunidade de defrontar, por exemplo, o Glasgow Rangers (duas vezes) e o Leeds.


Prevista meia casa

Com a venda dos bilhetes a decorrer desde o final da semana passada, as expectativas quanto à possível assistência nas bancadas do Estádio AXA à hora em que se iniciar a partida mantêm-se inalteráveis com a SAD a continuar a apontar para uma presença entre as 12 e 15 mil pessoas. Certa é a presença de 2500 ruidosos ingleses. Ainda assim números que ficam aquém do esperado.


Linz fez uma ressonância

O treino de terça-feira provocou uma baixa na equipa minhota, com o técnico ontem a ver-se privado da utilização de Linz, depois do austríaco ter abandonado o treino matinal. O jogador foi então submetido a uma ressonância magnética que deu conta da existência de uma tendinite dos peroniais do pé esquerdo, impossibilitando-o de jogar e, talvez, de treinar nos próximos dias.


Taça é para tentar adiar

Conhecido ontem o adversário na IV eliminatória da Taça de Portugal - Nacional - a SAD colocou-se de imediato em contacto com o clube insular no sentido de adiar para o dia seguinte, 10 de Novembro, o jogo na Choupana, permitindo assim, mais um dia de descanso à equipa que, na semana anterior, viaja para Milão onde jogará na quinta-feira. A bola está agora do lado do Nacional, o pedido já foi feito.


Adeptos ingleses de ficar por casa


A alegre invasão inglesa do Minho não se repetirá com o regresso do Portsmouth a Portugal. A equipa chegou ao início da tarde de ontem ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, tendo à espera apenas alguns agentes da Polícia de Segurança Pública. Desta vez, e ao contrário do que sucedeu aquando do desafio que viria a terminar precocemente a temporada europeia do Guimarães, não havia camisolas azuis nem ingleses sorridentes, embriagados de sol, a colorir a zona das chegadas. Uma grande parte desses ingleses escolheu desta vez ficar em casa. O Portsmouth solicitou ao Braga um quinto da lotação do recinto, o limite definido no regulamento, mas espera devolver muitos dos 2500 bilhetes recebidos. Números oficiais garantem 400 visitantes, e estima-se que cerca de 700 outros decidam revisitar o Minho. A diferença para a euforia que rodeou o encontro em Guimarães não se resume ao facto de o sorteio ter imposto, à equipa, uma deslocação de apenas algumas dezenas de quilómetros de distância. Esse desafio marcava a estreia do clube inglês na Taça UEFA, um marco histórico que inspirou a invasão. Agora, as libras poupam-se para a Alemanha, Holanda e Itália, destinos inéditos para o Portsmouth no mapa do Grupo E e desta primeira aventura.




Empate tirado a ferros


Numa espécie de reedição da Supertaça de Portugal, disputada no passado mês de Setembro, o HC Braga recebeu o FC Porto tentando a desforra, desta vez em casa. Mas, apesar dos esforços que os deixaram em vantagem, o melhor que os bracarenses conseguiram foi um empate a quatro golos.

O jogo começou irrequieto, com o FC Porto a assumir a posse de bola. No entanto, o HC Braga teve sempre no contra-ataque uma forma eficaz de chegar à baliza de Bosch e foi o primeiro a instalar-se na liderança. Durante toda a primeira parte, o jogo manteve as suas características, mas o FC Porto parecia surpreendido pela rapidez e acutilância ofensiva do Braga, que também conseguiu travar a organização do ataque dos campeões, que, sempre que reduziam a desvantagem, viam os minhotos restabelecê-la a seguir. Prova disso foi o final da primeira parte, quando o FC Porto reduziu para 3-2, mas o Hóquei repôs a bola em jogo e ainda conseguiu o 4-2.

Na segunda parte, o FC Porto instalou-se na grande área do HC Braga e aos oito minutos voltou a reduzir, mostrando querer alterar o rumo dos acontecimentos, mas o adversário foi gerindo a vantagem e o relógio, nunca tendo abdicado do contra-ataque, apesar do sufoco que ia sofrendo. No entanto, ao cair do pano a insistência dos portistas, mesmo após verem Emanuel Garcia expulso por vermelho, acabou por resultar, e Jorge Silva arrancou o empate, um resultado que, acaba por ser penalizador para os minhotos, pelo que fizeram.


Rui Teixeira
"Acreditámos sempre"

No final, Rui Teixeira, o técnico do HC Braga, estava naturalmente descontente pela forma como acabara por ceder o empate. "É uma pena. Estivemos sempre a ganhar, e, a 40 segundos do fim, um ressalto acabou por nos trair", disse, acrescentando que "os jogadores cumpriram com o que lhes foi pedido, deram tudo, não tiveram medo do FC Porto, mesmo com a pressão final, e por isso há motivos para satisfação". "Acreditámos sempre, mas, perante o campeão, nunca é fácil manter o mesmo ritmo e a mesma intensidade", explicou Rui Teixeira, lamentando que o Braga não tivesse alcançado a primeira e muito importante vitória.

O JOGO

JotaCC

"Estamos preparados para estilo de jogo inglês"
O Sp. Braga dá esta noite (20.15 horas) o pontapé de saída na fase de grupos da Taça UEFA, frente aos ingleses do Portsmouth. A maior dor de cabeça arsenalista chama-se Peter Crouch.
   
Somar pontos no jogo de abertura da fase de grupos da Taça UEFA e alcançar a décima vitória oficial na nova época. O Sp. Braga dá o pontapé de saída no Grupo E, esta noite (20.15 horas), frente aos ingleses do Portsmouth, com os olhos postos em entrar a ganhar na prova, tirando proveito do factor casa, e com as atenções viradas para o 'gigante' Peter Crouch.
"Esta equipa tem um estilo de jogo muito à inglês e um treinador que perfilha muito o jogo directo e agressivo no espaço aéreo, tanto defensivamente como ofensivamente. E tem Peter Crouch, com mais de dois metros, determinante nesta estratégia. Nós estamos preparados para este estilo de jogo, trabalhámos durante a semana em função deste modelo e vamos ver se conseguimos não deixar que o Portsmouth tire partido disso", sublinhou Jorge Jesus.

Revelando ter tirado "algumas conclusões" do jogo dos ingleses em Guimarães, o técnico lembra que foi possível 'aprender' com os erros dos vizinhos minhotos: "o Crouch trabalhou no corredor direito na zona do late-ral Andrezinho, de estatura média, e notou-se, nitidamente, que foi um trabalho concebido pelo treinador. Temos de estar atentos a essa situação, porque também nos vai acontecer. Mas estamos prevenidos", frisou.
Aliás, na análise ao onze inglês, Jesus considera o avançado a maior dor de cabeça. "O que mais nos preocupa será sempre o jogo aéreo e o posicionamento do Peter Crouch. Fiz uma observação dele em quatro jogos e aquilo que ele corre e se movimenta é fora do normal. Tecnicamente não é um jogador que tira adversários da frente, mas movimenta-se muito bem dentro da zona do golo e, se não tivermos capacidade para jogar no jogo aéreo, estamos sujeitos a ter sempre perigo na nossa área", explicou.

Apesar das dificuldades, o Sp. Braga tem alguns trunfos na manga: "em termos ofensivos queremos ser uma equipa tecnicamente muito criativa. Precisamos de ter a bola durante a maior par-te do tempo para fazermos uma segurança muito forte. Se em termos ofensivos conseguirmos entrar nas zonas de espaço que consideramos fundamental, vamos por a equipa do Portsmouth em desequilíbrio, principalmente no corredor central", sublinhou o treinador, mostrando-se agradado por Diarra não ser opção.
Confiante que o Sp. Braga seja a surpresa do grupo e à espera de somar cinco ou seis pontos para permitir a hipótese de passar à fase seguinte, Jesus é claro: "era óptimo, e extraordinário, o Sp. Braga somar dez vitórias em 14 jogos e fazer os primeiros pontos da fase de grupos com o Portsmouth. Praticamente era um início de época extraordinário".

"Temos que ter atenção ao ataque do Portsmouth"

Alan está de regresso ao meio-campo do Sp. Braga para o jogo desta noite, frente ao Portsmouth, equipa que o brasileiro já conhece depois de ter defrontado os ingleses na pré-época, quando ainda estava no FC Porto. "É uma equipa muito forte e tem bons jogadores. Temos que ter atenção ao ataque deles, porque é muito forte", alertou o jogador.
Lembrando que no futebol não há facilidades, Alan considera que a arma dos arsenalistas passa pela concentração: "temos que jogar o nosso futebol, com toda a gente concentrada como temos feito. Até agora temos jogado bom futebol  e é isso que importa. A equipa está bem e para a frente queremos melhorar cada vez mais", referiu, destacando o valor do Portsmouth. "Vai ser um jogo bonito", rematou.


Jesus quer ultrapassar Nacional

Ditou o sorteio da quarta eliminatória da Taça que o Sp. Braga tem pela frente uma deslocação à ilha da Madeira para defrontar o Nacional. O treinador Jorge Jesus preferia outro adversário, mas só pensa em bater os madeirenses.

Depois de ter conseguido eliminar a formação do Chaves, num jogo muito complicado onde enfrentaram bastantes dificuldades, quis a sorte que na quarta eliminatória da Taça de Portugal o Sp. Braga tenha nova deslocação a um terreno de jogo sempre complicado.
Desta vez, a formação minhota vai encontrar pela frente uma equipa da sua divisão. O Nacional da Madeira é o próximo adversário na competição e é certo que as dificuldades para os arsenalistas vão ser ainda maiores.

Apesar de tudo, e mostrando respeitar o adversário, o treinador minhoto, Jorge Jesus, mostra-se ciente das dificuldades que a sua equipa vai ter que enfrentar, mas referiu que a sua formação, como em todos os encontros, vai dar o máximo para tentar a vitória e a passagem à próxima eliminatória.
"É um adversário difícil. Claro que era muito melhor, teoricamente, que nos tivessem calhado outras equipas de outros escalões e se pudesse-mos jogar em casa, mas o sorteio ditou assim e, por isso mesmo, é com o Nacional que vamos jogar", referiu o técnico acrescentando que "respeitando o adversário, esta é uma das provas em que queremos chegar mais longe e por isso queremos passar esta eliminatória".
A próxima eliminatória da Taça de Portugal e o jogo entre o Nacional e o Sp. Braga disputa-se no próximo dia nove.

CM

JotaCC

Taça UEFA - Sp. Braga recebe hoje os ingleses do Portsmouth
Jesus atento ao 'gigante'


Peter Crouch é determinante no plano estratégico do Portsmouth. Temos de o travar", afirmou ontem o treinador do Sp. Braga Jorge Jesus, projectando o jogo desta noite (às 20h15, Sport TV1) frente ao Portsmouth, em jogo do Grupo E da Taça UEFA.

Reconhecendo o poderio colectivo da formação inglesa, Jesus considerou, no entanto, que o maior perigo está nos 2,02 metros do avançado inglês, de 27 anos, que "assustam qualquer defesa" e podem "fazer a diferença". "É um grande jogador e movimenta-se muito bem na zona do golo", elogiou.

O técnico alertou ainda para a estratégia do adversário – utiliza muito as faixas para cruzar para o britânico – e recordou um lance do jogo da segunda mão da ronda anterior em que o V. Guimarães saiu eliminado (2-2 após prolongamento).

"O primeiro golo em Guimarães foi construído pelo corredor direito, onde o Vitória tem um defesa (Andrezinho) com 1,70 metros. João Pereira também tem a mesma estatura de Andrezinho. Temos de arranjar soluções", concluiu o treinador.

De fora fica Roland Linz. O avançado padece de uma tendinite no pé esquerdo.

Os convocados são: Eduardo e Mário Felgueiras (guarda-redes); João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo e Frechaut (defesas); Stélvio, Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Mossoró e Jorginho (médios); Alan, Matheus, Paulo César, Renteria e Meyong (avançados).

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Braga atento a Crouch para poder prolongar estado de graça na UEFA

O rapaz mais alto, de pernas fininhas e joelhos pontiagudos é o melhor jogador do Portsmouth e o maior perigo para o Braga. Assim pensa Jorge Jesus, o treinador da equipa minhota, que se estreia esta noite no Grupo E da Taça UEFA. Diz o técnico que "ninguém é tão determinante na estratégia do Portsmouth como Peter Crouch", por isso, avisa, o Braga "vai estar muito atento" às movimentações do ponta-de-lança britânico.
As hipóteses de o Braga pontuar esta noite, e assim manter o estado de graça nas competições europeias, - deixou para trás várias equipas, desde a Taça Intertoto até à fase de grupos da UEFA - passam, então, por montar o cerco a Peter Crouch. O carrasco de 2,02m, que varreu da prova o Vitória de Guimarãres, com dois golos, aparece nos sonhos mais negros de Jorge Jesus e o treinador não esconde os receios em relação ao titular do ataque do Portsmouth.

"Estive a estudar os movimentos de Crouch nos últimos quatro jogos. Para um jogador com 2,02m, movimenta-se muito bem. Não é forte no drible, mas foge facilmente às marcações, arranjando espaços e cabeceando bem. Teremos que estar muito atentos", anota Jesus, confessando que lhe "agrada o facto de Diarra não jogar". "É outro jogador importante", explica.
O estudo que Jesus fez do Porstmouth vai além dos duelos com os vimaranenses. O treinador sabe as contas que o Braga tem de fazer para seguir em frente na prova. "O Portsmouth é uma equipa tipicamente britânica, com um treinador que também é britânico e gosta dessa filosofia de jogo. Tendo em conta o equilíbrio do grupo, cinco a seis pontos podem ser suficientes para passar". Em suma, prossegue Jesus, "o Braga está preparado para esta fase de grupos e pontuar amanhã [hoje] já seria bom".
Para o duelo com o Portsmouth, Jesus não pode contar com Roland Linz. Depois do afastamento por razões disciplinares, o austríaco é baixa por lesão, devido a uma tendinite. Linz junta-se a um rol numeroso de lesionados que atrapalha as opções de Jesus para o jogo desta noite. O ataque minhoto ficará, por isso, a cargo de Rentería e Meyong.

Diarra de fora

No Porstmouth, lamenta-se a ausência de Diarra. O internacional francês, sucessor de Claude Makelelé, ainda não recuperou de um problema físico e deixa o conjunto inglês órfão de um médio defensivo convincente. Nada que atrapalhe a confiança do treinador do Portsmouth. Harry Redknaap chegou a Braga com cautelas, mas avisou que "o Portsmouth é uma equipa difícil de abater".
"O Braga é forte, tens jogadores interessantes na frente e esperamos um jogo ainda mais duro que o que tivemos em Guimarães. Mas nós também temos bons jogadores e estamos preparados para tudo", disse.
O técnico confessou que o percurso brilhante do desconhecido Zenit na Champions lhe serve de inspiração. Na primeira experiência na Taça UEFA, o Portsmouth "está empenhado em ganhar tudo e surpreender como tem feito essa equipa russa". Ainda assim, ressalva Redknaap, o Porstmouth "não se vê como favorito" na visita a Braga. "O jogo é fora de casa e a qualidade do adversário prenuncia um jogo equilibrado", explicou, confessando que gostava de reforçar a equipa com o internacional inglês David Beckham, que deverá representar o Milan, adversário do Braga e do Portsmouth no Grupo E. "O LA Galaxy já o emprestou? Se sim, é uma pena. Gostava muito de o ter cá porque é um jogador fantástico", assumiu.
Já David James, o guarda-redes do Portsmouth, espera "um jogo de muita pressão" da parte do Braga e mostra-se confiante "num bom resultado". "É complicado, o Braga tem qualidade, mas vamos concretizar o nosso objectivo porque somos um grupo compacto", avisou.

"Estive a estudar os movimentos de Crouch nos últimos quatro jogos. Para um jogador com 2,02m, movimenta-se muito bem. Não é forte no drible, mas foge facilmente às marcações, arranjando espaços e cabeceando bem. Teremos que estar muito atentos", anota Jesus, confessando que lhe "agrada o facto de Diarra não jogar". "É outro jogador importante", explica.
O estudo que Jesus fez do Porstmouth vai além dos duelos com os vimaranenses. O treinador sabe as contas que o Braga tem de fazer para seguir em frente na prova. "O Portsmouth é uma equipa tipicamente britânica, com um treinador que também é britânico e gosta dessa filosofia de jogo. Tendo em conta o equilíbrio do grupo, cinco a seis pontos podem ser suficientes para passar". Em suma, prossegue Jesus, "o Braga está preparado para esta fase de grupos e pontuar amanhã [hoje] já seria bom".
Para o duelo com o Portsmouth, Jesus não pode contar com Roland Linz. Depois do afastamento por razões disciplinares, o austríaco é baixa por lesão, devido a uma tendinite. Linz junta-se a um rol numeroso de lesionados que atrapalha as opções de Jesus para o jogo desta noite. O ataque minhoto ficará, por isso, a cargo de Rentería e Meyong.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga quer abater "armada" inglesa

O Sporting de Braga defronta hoje, a partir das 20h15, o Portsmouth, em encontro da primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA.
Frente a um conjunto cuja referência é o "gigante" Crouch, os arsenalistas dizem-se preparados não só para o anular como também para vencer o encontro. Na Taça de Portugal, o sorteio ditou a deslocação do Braga à Madeira, para defrontar o Nacional, do Guimarães ao Bessa e do Gil Vicente a Arcos de Valdevez.

DM

JotaCC

Jorge Jesus avisa para o perigo

Crouch preocupa Braga

O avançado Peter Crouch, do Portsmouth, é uma das principais preocupações do treinador do Sp. Braga para o encontro de hoje, da primeira jornada do Grupo E da Taça UEFA. Jorge Jesus admitiu em conferência de imprensa que a estatura do avançado inglês (2,02 metros) assusta qualquer defesa e lembrou o jogo da formação inglesa com o Guimarães, na ronda passada da Tala UEFA. 'O primeiro golo em Guimarães foi construído pelo corredor direito onde o Vitória tem um defesa (Andrezinho) para aí com 1,70 de altura', disse, acrescentando que Crouch 'é determinante no plano estratégico da equipa',
O técnico bracarense, que disse ter observado vários jogos da formação inglesa e definiu Peter Couch como 'um jogador que se movimenta muito bem dentro da zona do golo',
Jorge Jesus considerou essencial que a sua equipa esteja atenta à estratégia dos ingleses: 'Vamos ter que estar atentos porque o nosso lateral direito (João Pereira) também é do tamanho do Andrezinho. Temos que arranjar solução para isso',


Linz continua fora dos convocados do Braga

A ausência do avançado Roland Linz e os regressos de Renteria e Rodriguez são os destaques da convocatória do Sp. Braga para a partida desta noite com o Portsmouth. Regressado aos eleitos depois de um longo afastamento, Linz foi titular na partida de Chaves, mas no treino da passada terça-feira, sentiu dores, deixando por isso de ser opção frente aos ingleses.Lista de convocados: Guarda-redes - Eduardo e Mário Felgueiras; Defesas - João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Médios - Frechaut, Stélvio, César Peixoto, Luís Aguiar, Vandinho e Mossoró; Avançados - Matheus, Paulo César, Alan, Renteria, Jorginho e Meyong.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Sp. Braga também contra a história

À semelhança do Benfica, que procura em Berlim a sua primeira vitória na Alemanha, também o Sp. Braga almeja inverter, na recepção ao Portsmouth, a tendência negativas nos encontros com equipas inglesas disputados na cidade dos Arcebispos: em três jogos, igual número de derrotas. De resto, os «arsenalistas» ainda não conseguiram vencer adversários de terras de «Sua Majestade», tendo logrado apenas um empate (1-1 em Bolton, na época passada) em sete confrontos.

Com arranque tímido na Liga (13.ª posição, com cinco pontos em cinco jornadas), a equipa de Jorge Jesus tem feito percurso irrepreensível nas competições europeias, garantindo o acesso à 1.ª pré-eliminatória da Taça UEFA através da Intertoto. Sivasspor, NK Zrinjski e Artmedia foram as equipas que ficaram pelo caminho, num total de seis jogos sem consentir qualquer golo.

O Portsmouth estreia-se esta época nas provas da UEFA, tendo garantido entrada com a conquista da Taça de Inglaterra diante do Cardiff City. A equipa de Harry Redknapp eliminou o V. Guimarães na ronda anterior, mercê dos golos apontados por Peter Crouch no prolongamento do jogo da segunda mão, no D. Afonso Henriques.

O Sp. Braga inicia a campanha na fase de grupos com o Portsmouth, seguindo-se confrontos com AC Milan (fora), Wolfsburgo (casa) e Heerenveen (fora).

Com arbitragem do esloveno Darko Ceferin, as equipas devem alinhar:

Sp. Braga: Eduardo João Pereira Moisés Rodriguez e Evaldo; Vandinho Alan Luís Aguiar e César Peixoto; Meyong e Renteria

Portsmouth: James; Johnson, Campbell; Distin e Pamarot; Little, Davis, Diop e Traore; Defoe e Crouch.

A BOLA

JotaCC


Jorge Jesus passou horas a estudar forma de anular o gigante Crouch

Sporting de Braga recebe hoje Portsmouth e não conta com Linz


Jorge Jesus passou horas a estudar forma de anular o gigante Crouch
Os 2,02 metros de Peter Crouch têm provocado mau dormir a Jorge Jesus, que ontem admitiu ter passado algum tempo a analisar as movimentações do avançado do Portsmouth. "Estive a estudar os movimentos de Crouch nos últimos quatro jogos. Para um jogador com 2,02 metros, apresenta qualidades muito boas. Não é forte no drible, mas foge facilmente às marcações, movimenta-se muito bem dentro da zona do golo, arranja espaços e cabeceia bem", disse o treinador do Braga. Os milhotos recebem esta noite (20.15, Sport TV), para a primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, a formação inglesa que afastou o Guimarães na anterior ronda da competição, na qual Crouch foi decisivo.

"O primeiro golo em Guimarães foi construído pelo corredor direito onde o Vitória tem um defesa [Andrezinho] para aí com 1,70 de altura", disse Jorge Jesus, que considerou essencial que a sua equipa esteja atenta aos movimentos ofensivos do adversário: "Vamos ter que estar atentos porque o nosso lateral direito [João Pereira] também é do tamanho do Andrezinho. Temos que arranjar solução para isso".

Fazendo contas ao grupo, Jorge Jesus considera que para continuar em prova o Braga terá que fazer cinco ou seis pontos. "Tendo em conta o equilíbrio do grupo, que tem três equipas muito fortes, o AC Milan, Portsmouth e Wolfsburgo, cinco a seis pontos podem ser suficientes para passar. Duas vitórias em casa significam seis pontos. Mesmo assim, vencendo um jogo em casa e não perdendo outro, já nos daria algumas hipóteses". E para justificar estes cenário, o técnico recordou o que se passou anteontem no Estádio do Dragão. "Vejam o que aconteceu com o FC Porto. No início, era só a vitória que interessava. No fim de contas, se tivesse empatado, a verdade é que teria quatro pontos nesta altura estava à frente do Dínamo de Kiev."

Para esta partida, Jorge Jesus não poderá contar com o avançado Roland Linz. O austríaco realizou uma ressonância magnética que confirmou uma tendinite no pé esquerdo. Para o seu lugar, o técnico chamou o colombiano Renteria. Convocado foi também o central peruano Rodriguez, que substitui André Leone.

Entretanto, o treinador do Portsmouth decidiu deixar de fora o médio francês Diarra, uma vez que não se encontra a 100% da lesão no joelho. O objectivo de Harry Redknapp é que Diarra recupere totalmente para poder defrontar o Fulham, este fim-de-semana para a Liga inglesa.

Equipa provável do Braga: Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Frechaut, Vandinho, César Peixoto, Luís Aguiar, Renteria e Meyong.|

DIARIO DE NOTICIAS

JotaCC

Atentos a Crouch

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, classificou o ponta-de-lança Peter Crouch como "determinante na estratégia da equipa", na antevisão da partida da primeira jornada do Grupo E da Taça UEFA, esta quinta-feira, diante do Portsmouth FC

Ameaça
"Teremos que estar atentos", afirmou Jesus sobre o longilíneo (2,01 metros de altura) autor dos dois tentos dos ingleses no prolongamento do empate (2-2) que ditou a eliminação do vizinho Guimarães na ronda anterior. "É um jogador que se movimenta muito bem. Não é forte no drible, mas foge facilmente às marcações, arranja espaços e cabeceia bem".

Linz de fora
Sobre as hipóteses do Braga na prova, o técnico disse: "O importante é pontuar e, teoricamente, será mais fácil consegui-lo em casa. Face ao equilíbrio deste grupo, que tem três equipas muito fortes (AC Milan, Portsmouth e VfL Wolfsburgo), se fizermos cinco ou seis pontos podemos ter hipóteses de passar à fase seguinte. Por isso, o importante nos dois jogos em casa é ganhar um e não perder o outro". Para o encontro no Estádio Municipal de Braga, Jorge Jesus não poderá contar com Roland Linz, Paulo Jorge, Rodriguez, André Leone, Bruno Tiago e Andrés Madrid, todos devido a lesão.

UEFA

Cici

UEFA - Benfica estreia-se em Berlim, Sporting de Braga recebe Portsmouth       
23-Out-2008 

Benfica e Sporting de Braga estreiam-se hoje na fase de grupos da Taça UEFA de futebol, com os "encarnados" a terem uma difícil deslocação ao campo do Hertha de Berlim, e os bracarenses a receberem o Portsmouth.

No rescaldo de um sofrido apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o clube da Luz enfrenta, na jornada inaugural do Grupo B, o actual quarto classificado da Liga germânica, que no último fim-de-semana alcançou a primeira vitória caseira para o campeonato, diante o Estugarda, por 2-1. No outro jogo do agrupamento, o Galatasaray, o adversário do Benfica que se segue (a 06 de Novembro, na Luz), recebe o Olympiacos, clube que os "encarnados" terão de defrontar em Atenas, na terceira jornada, marcada para dia 27 do mesmo mês.

Quanto ao Sporting de Braga, entra em acção no Grupo E com o Portsmouth, equipa que arredou o "vizinho" Vitória de Guimarães na primeira eliminatória da Taça UEFA. No outro embate da "poule", os holandeses do Heerenveen, que afastaram o Vitória de Setúbal na eliminatória de acesso, recebem um dos maiores "tubarões" desta edição da Taça UEFA, os italianos do AC Milan.

in Mais Actual

Cici

Taça UEFA AO VIVO
2008/10/23

O Benfica e o Sp. Braga estreiam-se na fase de grupos da Taça UEFA. Os encarnados jogam em Berlim, frente ao Hertha, onde têm a difícil tarefa de contrariar a tradição ¿ em 16 partidas com equipas alemãs, as águias somaram 12 derrotas e quatro empates. Já o conjunto orientado por Jorge Jesus recebe o Portsmouth.

A formação de Quique Flores defronta o Hertha depois de um encontro complicado (e longo) da Taça de Portugal, frente ao Penafiel. Os germânicos, que seguem em quarto na Bundesliga, conseguiram a sua primeira vitória caseira no passado fim-de-semana, frente ao Estugarda.
No outro encontro do Grupo B, o Galatasaray, de Fernando Meira, recebe o Olympiakos. O conjunto turco será o próximo adversário dos encarnados, a 6 de Novembro, partida que se realiza na Luz.

No Grupo E, o Sp. Braga recebe o Portsmouth, carrasco do V. Guimarães, na primeira eliminatória da Taça UEFA. Os bracarenses entram em campo às 19.15 horas.
Na outra partida, o Heerenveen, que afastou o V. Setúbal, recebe o AC Milan, favorito à vitória deste grupo.

Para além das equipas lusas, entram em acção mais portugueses. No Grupo A, o Santander, de Zé António e de Jorge Gonçalves, vai à Holanda defrontar o Twente. O Partizan, de Moreira, recebe a Sampdoria, em jogo do Grupo C. O Tottenham, de Ricardo Rocha, está no Grupo D e desloca-se a Itália para jogar frente à Udinese. No Grupo G, o St. Étienne, de Paulo Machado, visita o Copenhaga. O Deportivo da Corunha, de Zé Castro, joga em Moscovo com o CSKA (Grupo H).
O Wolfsburgo, de Ricardo Costa, e o Valência, de Miguel, Manuel Fernandes e Hugo Viana, descansam.

A final da Taça UEFA está marcada para dia 20 de Maio e terá lugar em Istambul.

Jogos da Taça UEFA
GRUPO A
Schalke 04-PSG, 17.15
Twente-Santander, 19
(Folga: Manchester City)

GRUPO B
Galatasaray-Olympiakos, 18.15
Hertha Berlim-Benfica, 19.30
(Folga: Metalist Kharkov)

GRUPO C
Sevilha-Estugarda, 19.45
Partizan-Sampdoria, 20
(Folga: Standard Liège)

GRUPO D
Udinese-Tottenham, 18.10
Dínamo Zagreb-NEC, 19.45
(Folga: Spartak Moscovo)

GRUPO E
Heerenveen-Milan, 19.45
Sp. Braga-Portsmouth, 19.15
(Folga: Wolfsburgo)

GRUPO F
Zilina-Hamburgo, 17.30
Aston Villa-Ajax, 19.15
(Folga: Slavia Praga)

GRUPO G
Copenhaga-St. Étienne, 19.45
Rosenborg-Club Brugge, 19.45
(Folga: Valência)

GRUPO H
CSKA Moscovo-Deportivo Corunha, 17
Nancy-Feyenoord, 19.45
(Folga: Lech Poznan)

in Mais Futebol

Cici

Arsenalistas com canhões apontados e prontos a disparar
2008-10-23



O Sporting de Braga recebe esta noite o Portsmouth na primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Embora seja um adversário complicado, a equipa bracarense quer subir ao relvado para vencer.

O Braga tem a ambição de chegar aos 16 avos-de-final da UEFA pelo terceiro ano seguido, mas tem pela frente, esta quinta-feira, um adversário complicado, que já eliminou da competição uma outra equipa portuguesa, o Vitória de Guimarães.
O Portsmouth vem a Braga para vencer, mas os arsenalistas não pretendem facilitar a missão dos ingleses.

Com um percurso imaculado na presente edição da Taça UEFA - seis jogos, seis vitórias, 14 golos marcados e nenhum sofrido os arsenalistas têm argumentos suficientes para vencer. E é esse o objectivo delineado por Jorge Jesus para esta partida.

A ausência do avançado Roland Linz e os regressos de Renteria e Rodriguez são os destaques da convocatória, mas o técnico bracarense já conta, no entanto, com os serviços do central peruano Rodriguez e do avançado colombiano Renteria, ausentes na semana passada por estarem ao serviço das respectivas selecções. Renteria ocupa o lugar de Linz na convocatória, enquanto Rodriguez entra para o lugar de André Leone.

O jogo entre o Sporting de Braga e o Portsmouth disputa-se quinta-feira às 20.15h, no Estádio AXA, com arbitragem do esloveno Darko Ceferin.

Lista de convocados
Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras
Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo
Médios; Frechaut, Stélvio, César Peixoto, Luís Aguiar, Vandinho e Mossoró
Avançados: Matheus, Paulo César, Alan, Renteria, Jorginho e Meyong

in RTP

JotaCC

Benfica estreia-se em Berlim, Sporting de Braga recebe Portsmouth


Benfica e Sporting de Braga estreiam-se hoje na fase de grupos da Taça UEFA de futebol, com os "encarnados" a terem uma difícil deslocação ao campo do Hertha de Berlim, e os bracarenses a receberem o Portsmouth.

No rescaldo de um sofrido apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o clube da Luz enfrenta, na jornada inaugural do Grupo B, o actual quarto classificado da Liga germânica, que no último fim-de-semana alcançou a primeira vitória caseira para o campeonato, diante o Estugarda, por 2-1.

No outro jogo do agrupamento, o Galatasaray, o adversário do Benfica que se segue (a 06 de Novembro, na Luz), recebe o Olympiacos, clube que os "encarnados" terão de defrontar em Atenas, na terceira jornada, marcada para dia 27 do mesmo mês.

Quanto ao Sporting de Braga, entra em acção no Grupo E com o Portsmouth, equipa que arredou o "vizinho" Vitória de Guimarães na primeira eliminatória da Taça UEFA.

No outro embate da "poule", os holandeses do Heerenveen, que afastaram o Vitória de Setúbal na eliminatória de acesso, recebem um dos maiores "tubarões" desta edição da Taça UEFA, os italianos do AC Milan.

LUSA

Cici

Sp. Braga-Portsmouth, 3-0 (ficha)
2008/10/23

Noite de sonho no Minho. O Portsmouth foi copiosamente derrotado pelo Sp. Braga por 3-0 na 1ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Os bracarenses marcaram bem cedo por Luís Aguiar na marcação de um livre directo, logo aos sete minutos e ampliaram a vantagem com um golo de Renteria nos primeiros momentos da segunda parte.

Como se já não bastasse, a dois minutos do fim, Alan aproveitou um corte defeituoso de um defesa inglês para empurrar o esférico para o fundo da baliza à guarda de David James.

Um jogo muito bem conseguido por parte do Sp. Braga, frente a uma equipa que ocupa o sétimo lugar na liga inglesa e possui um orçamento milionário.

in Mais Futebol

Cici

SP. BRAGA- PORTSMOUTH, 3-0 (Luís Aguiar 8', Renteria 47' e Alan 88')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

22:09 - Final da partida.

Vão jogar-se 4 minutos de compensação

88' - GOLO do SP. BRAGA... ALAN. Jogada de insistência dos bracarenses que, atentos, souberam tirar o devido proveito da desorientação contrária. Depois de um defesa inglês ter atirado contra o poste da sua própria baliza, o brasileiro foi o mais lesto a ir à recarga e ampliou a marca.

87' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Vandinho cede o seu lugar a PAULO CÉSAR.

83' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. STÉLVIO rende Renteria.

82' - Bom remate de Defoe. Eduardo defende para canto.

Os ingleses sentem que os pontos em disputa estão cada vez mais distantes e optam por um jogo pouco vistoso e bastante agressivo, por vezes ultrapassando aquilo que é normal num jogo de futebol.

78' - CARTÃO AMARELO para BELAHJ por entrada violenta sobre Vandinho. Se o árbitro optasse pelo vermelho... não se perdia nada.

75' - CARTÃO AMARELO para PARAMOT por falta sobre César Peixoto.

72' - Diop "enche o pé" de muito longe, mas sem criar perigo. A bola passou por cima.

72' - Mais um bom lance individual de Luis Aguiar, a "furar" a defesa inglesa, para depois rematar ao lado.

67' - Livre de César Peixoto que David James segura sem problemas.

64' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. CÉSAR PEIXOTO rende Matheus.

63' - SUBSTITUIÇÃO no PORTSMOUTH. KANU entra para o lugar de Traoré.

60' - Diop faz a bola entrar na baliza portuguesa, mas o árbitro já tinha assinalado uma falta.

53' - CARTÃO AMARELO para RENTERIA por protestos.

O Sp. Braga volta a entrar com um golo e, naturalmente, reforça o alento, bem apoiado pelo público. Já os ingleses apanharam um ataque "balde de água fria" com o segundo golo dos minhotos.

47' - GOLO DO SP. BRAGA... RENTERIA. Bom trabalho do colombiano, dentro da grande área, após receber um passe de Luís Aguiar.

Durante o descanso, os ingleses abdicaram de Hreidarsson e lançam BELAHDJ.

21: 19 - Recomeça a partida.

Resultado precioso para os minhotos que, depois de uma entrada de rompante, tiveram de trabalhar muito para anular as investidas contrárias, com particular destaque para o jogo aéreo do gigante Crouch.

21:03 - Intervalo.

44' - Mais um canto para os forasteiros. Moisés salta bem e resolve.

37' - Livre para Luís Aguiar que coloca a bola na área contrária. Campbell cede canto que não tem consequências.

O Sp. Braga continua a controlar as operações, mas são evidentes as dficuldades quando Crouch é servido no jogo aéreo.

30' - Crouch volta a causar incómodo no jogo aéreo e serve Defoe que, todavia, volta a encontrar em Eduardo um oponente à altura.

29' - Defoe aparece isolado diante Eduardo, mas o guarda-redes, saiu dos postes e conseguiu anular uma situação de grande perigo.

22' - CARTÃO AMARELO para CROUCH, devido a falta sobre Vandinho.

21' - SUBSTITUIÇÃO no PORTSMOUTH. Little, lesionado, cede o lugar a UTAKA.

21' - Canto para o Sp. Braga. Marcado à maneira curta e sem criar qualquer perigo.

Os ingleses procuram reagir ao golo sofrido praticamente a frio, mas o Sp. Braga está muito motivado e conta com o apoio do seu público que, claro, não podia esperar um arranque de partida mais postivo.

11' - Canto para os ingleses. Mais uma vez Eduardo em dificuldades até que surge Frechaut a ceder o terceiro canto. Moisés resolve sem problemas.

11' - Matheus também tenta a sua sorte de longe, mas a bola sai à figura do guardião contrário.

8' - GOLO DO SP. BRAGA... LUÍS AGUIAR. Pontapé sensacional na marcação de um livre directo a deixar completamente fora do lance o guardião contrário.

7' - CARTÃO AMARELO para DIOP por entrada dura sobre Matheus.

5' - Canto para o Portsmouth. Situação algo complicada para a defesa bracarense com Eduardo fora dos postes. Porém, o juiz assinala fora de jogo.

3' - Remate de Luís Aguiar ao lado da baliza inglesa, após iniciativa de Alan na esquerda.

20:16 - Começa a partida. Sai o Sp. Braga.
-----------------------------------------

TAÇA UEFA, 1.ª jornada
Estádio AXA, em Braga
Hora: 20:15
Árbitro: Darko Ceferin (Eslovénia)

SP. BRAGA
Eduardo, Frechaut, Moisés, Rodríguez e Evaldo; Alan, Vandinho, Matheus e Luis Aguiar; Renteria e Meyong

Suplentes: Mário Felgueiras, Mossoró, Paulo César, Jorginho, Stélvio, César Peixoto e João Pereira.

Treinador: Jorge Jesus

PORTSMOUTH
James, Traoré, Distin, Campbell e Pamarot; Bouba Diop, Davis, Hreidarsson e Little; Defoe e Crouch

Suplentes: Hashdown, Utaka, Nvuemba, Hughes, Kanu, Belhadj e Wilson.

Treinador: Harry Redknapp

in Record

Cici

Arranque perfeito

Golos da autoria de Luis Aguiar, Renteria e Alan permitiram ao Sporting de Braga bater em casa o Portsmouth, por 3-0, com a equipa "arsenalista" a protagonizar um arranque perfeito no Grupo E da Taça UEFA.

Luis Aguiar acerta no alvo
O Braga revelou enorme confiança na abordagem ao jogo e surpreendeu o adversário, com Luis Aguiar a dar o primeiro aviso logo aos dois minutos, quando rematou ao lado após um cruzamento de Alan. Os visitantes não aprenderam a lição e foram duramente castigados seis minutos volvidos, altura em que Luis Aguiar cobrou magistralmente um livre directo em zona frontal, com o seu disparo de pé direito a não qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes David James.

Eduardo segura vantagem
O tento aumentou ainda mais os níveis de confiança dos anfitriões, que apenas sentiam algumas dificuldades nas bolas pelo ar, onde o poder de Peter Crouch ia colocando em permanente alerta o último reduto "arsenalista". E foi precisamente um lance aéreo que deu ao Portsmouth uma soberana oportunidade para chegar ao empate, estavam decorridos 29 minutos. Jermaine Defoe aproveitou um ressalto e surgiu isolado perante Eduardo, mas o guarda-redes do Braga efectuou uma providencial defesa e manteve a sua equipa em vantagem no marcador.

Renteria marca
A segunda parte não poderia ter começado de forma mais perfeita para o Braga, com Renteria a fazer o 2-0 no segundo minuto. Luis Aguiar assinou um passe para o interior da área inglesa, tendo Meyong simulado e deixado passar o esférico para o avançado colombiano, que rematou cruzado de pé esquerdo e deixou David James "pregado" ao relvado. O segundo tento da equipa da casa afectou a esperada reacção do Portsmouth, conjunto que ainda logrou introduzir a bola na baliza do Braga aos 59 minutos, mas o lance foi anulado por falta de Pape Bouba Diop.

Alan sela
Contudo, esse momento foi mesmo uma excepção, com o Braga a controlar perfeitamente o encontro e o adversário, que foi recorrendo cada vez mais aos longos lançamentos para a área "arsenalista", numa tentativa de aproveitar a altura de Crouch e do recém-entrado Nwankwo Kanu. Porém, foi mesmo o Braga a chegar ao 3-0, aos 88 minutos. Acabado de entrar, Paulo César foi à linha e cruzou atrasado, tendo a tentativa de corte de Sean Davis enviado a bola ao poste e permitido a recarga vitoriosa de Alan. A vitória deixou o Braga na liderança do Grupo E, com os mesmos três pontos que o AC Milan, por sinal o seu próximo oponente, a 6 de Novembro, em Itália. Quanto ao Portsmouth, vai tentar recuperar deste desaire no dia 27 desse mesmo mês, quando o Milan visitar Fratton Park.

in UEFA

Cici

Sp. Braga-Portsmouth, 3-0 (destaques)

Luís Aguiar, um momento de inspiração
Tornou-se numa das figuras do jogo logo aos sete minutos. Num livre a uns bons cinco metros da grande área, encheu-se de coragem e atirou colocado ao ângulo. Encheu de euforia o estádio e correu como um louco a bater com a mão no peito. Aquele instante parece tê-lo inspirado, lutou imenso e ainda assistiu Rentería para o segundo golo.

Rentería, ora aí está o golo
O colombiano marcou por fim em jogos oficiais. Numa altura em que já se desconfiava que Rentería era capaz de tudo menos fazer golos, aí está a resposta. Bom entendimento com Meyong e um bom remate colocado junto ao poste. Não vai ser fácil a Linz regressar ao onze aliás: o entendimento entre Rentería e Meyong é cada vez melhor.

Peter Crouch, sempre um perigo
Os vinte centímetros de vantagem de Peter Crouch sobre Moisés e Rodriguez foram um trunfo gigante para o Portsmouth. As jogadas iam sempre dar ao mesmo: bola alta na área e o internacional inglês que fizesse o resto. Algumas vezes ganhou, outras perdeu, mas assustou sempre: pelo caminho serviu duas vezes Defoe para remates perigosos.

Moisés e Rodriguez, desta já se livraram
A marcação a Peter Crouch não foi tarefa fácil. Já se adivinhava, aliás. Foi uma luta renhida, que trouxe vitórias para as duas partes: algumas vezes ganharam, outras perderam. No final de contas, o Portsmouth não marcou e isso é que conta. Até porque mesmo quando não anularam o gigante inglês, estorvaram-no, e isso também conta.

Matheus, tecnicismo para cima deles
Perante um adversário feito de homens duros, mais fortes do que propriamente técnicos, Jorge Jesus reservou uma surpresa: a velocidade de Matheus. Pedia-se que o esquerdino esticasse o jogo pelo chão, o que lhe permite sentir-se como peixe em água. Tornou-se por isso o principal dinamizador do ataque e uma fonte de problemas para o adversário.


Sp. Braga-Portsmouth, 3-0 (crónica)

Uma noite de coragem do Sp. Braga permitiu-lhe entrar a vencer na fase de grupos da Taça UEFA. A vitória sobre o Portsmouth, somada ao triunfo do Milan na Holanda sobre o Heereveen, significa um começo admirável da formação de Jorge Jesus. Nesta altura está na frente e viu dois adversários directos pelo terceiro lugar perder pontos.

Foi aliás o Sp. Braga mais forte da época. Foi pelo menos o mais destemido. Enorme no sofrimento, no querer, na união, na bravura. Perante um adversário cheio de estrelas, que se alimenta a petrodolares de um anónimo magnata russo, a formação de Jorge Jesus soube ser corajosa e decidir o jogo quando teve oportunidade para isso.

A noite esteve longe de ser fácil, ao contrário do que o resultado indica. Também não se esperava outra coisa, claro. O Portsmouth é uma equipa fisicamente muito forte e que tem um trunfo poderoso: Crouch. Todas as bolas lhe vão parar. Os vinte centímetros de vantagem sobre os centrais bracarenses faziam o resto: cada jogada, um sofrimento.

Com enorme valentia, a defesa do Sp. Braga foi afastando o perigo como podia. Se não conseguia anular Peter Crouch, pelo menos estorvava-o. O que chegou para manter a baliza inviolável. Ainda que pelo meio, quando dois golos faziam a distância no resultado, tenha havido um golo anulado ao Portsmouth sem se perceber bem porquê.

Uma força animada pelas bancadas

Foi um instante de sorte, que serviu para manter a equipa tranquila e as bancadas animadas. Grande parte da coragem bracarense chegou dos adeptos, de resto. Marcaram o compasso que inspirou Luís Aguiar para o remate, na marcação de um livre, que abriu o resultado logo aos sete minutos. E não voltaram a calar-se um instante que fosse.

Até ao intervalo pertenceram aos ingleses as melhores ocasiões de golos, mas foram apenas um par delas: ambas em remates de Defoe, após assistências de cabeça de Peter Crouch. Eduardo defendeu ambas. Logo no primeiro minuto da segunda parte Luís Aguiar descobriu Meyong, que abriu as pernas e lançou Rentería para o segundo golo.

O Sp. Braga marcava a abrir as primeira e segundas partes e com isso resolveu o jogo. A partir daí o Porsmouth desmoralizou-se. Entrou num jogo truculento, que serviu na perfeição a uma formação bracarense brava como poucas vezes. Sobre o noventa minutos, uma distracção permitiu a Alan fazer o terceiro golo e fazer o resultado final.

Um resultado que não deixa dúvidas. Depois do empate em Guimarães, o Portsmouth foi inapelavelmente batido do regresso ao Minho.

in Mais Futebol

Cici

Jesus: «Ingleses não conhecem nada do futebol europeu»

TÉCNICO BRACARENSE ATACA HOMÓLOGOS BRITÂNICOS

Depois de uma esclarecedora vitória sobre o Portsmouth (3-0), Jorge Jesus era um homem satisfeito quando, no "flash interview" da Sport Tv, se preparava para comentou a partida. Porém, foi interpelado por vários jogadores ingleses que acusaram os minhotos de mergulhar muito. O treinador não perdeu tempo a responder à letra.

"Nós mergulhamos na qualidade técnica e táctica! Eles actuaram dentro daquilo que tínhamos estudado: jogo muito directo à procura da estatura de Crouch. Sabíamos que era importante marcar primeiro. Felizmente, foi isso que sucedeu e a nossa tarefa ficou mais facilitada. Mas, tivemos muito mérito no que aconteceu", resumiu.

"Ganhámos justamente a uma equipa de qualidade, mas o Sp. Braga voltou a ser um conjunto de nível. Vamos com 14 partidas na temporada e vencemos 10. É vedade que no Campeonato as coisas não têm corrido sempre bem, mas isto não pára. Estamos em todas as frentes", acrescentou o técnico.

Depois, um esclarecimento em tom de aviso. "Não podemos render sempre o mesmo, porque não é possível jogar sistematicamente com os mesmos jogadores. Lá fora, as grandes formações, não actuam sempre com os mesmos atletas."

Ao ser questionado sobre o facto do técnico contrário, Harry Redknapp, ter afirmado que conhecia pouco sobre o Sp. Braga, que apenas tinha visto uns vídeos, Jorge Jesus atacou, sem rodeios, o seu oponente.

"Os treinadores ingleses, hoje em dia, não conhecem nada do que é o futebol europeu. Eles não conhecem nada dos aspectos tácticos do futebol, pelo que também é normal conhecerem pouco sobre o Sp. Braga", rematou.


Renteria: «Estou muito feliz por ter marcado»

COLOMBIANO FEZ O PRIMEIRO GOLO PELOS MINHOTOS
 
O avançado colombiano Renteria estreou-se a marcar pelo Sp. Braga, no robusto triunfo dos minhotos (3-0) sobre o Portsmouth em jogo da fase de grupos da Taça UEFA.

"Estou muito feliz porque, finalmente, tive oportunidade de marcar. Os meus companheiros ajudaram-me muito e eu procurei contribuir para o sucesso da equipa. Temos de continuar a trabalhar para que as vitórias continuem a acontecer", disse o sul-americano aos microfones da Sport Tv

in Record

JotaCC

Braga goleia o Portsmouth

O Braga venceu o Portsmouth, por 3-0, no jogo inaugural da fase de grupos da Taça UEFA, disputado no Estádio Municipal de Braga. Excelente exibição dos bracarenses, autoritários, esclarecidos e bem posicionados em termos tácticos a não darem hipóteses ao conjunto inglês de reverter um resultado que teve tudo de justo, face ao labor desenvolvido pelas duas equipas. Os golos do Braga foram obtidos por Luiz Aguiar, aos oito minutos de jogo e, mais tarde, por Renteria, no início do segundo tempo, aos 46, e Alan a fechar aos 87.

O JOGO