News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

CONTAS NO VERMELHO

Started by Zeus, 12 de October de 2008, 09:18

Previous topic - Next topic

disco infiltrator

Quote from: ric on 13 de October de 2008, 11:39
mas isto deiz respeito apenas ao ano transacto...que termina em julho.

Vamos agora tb esperar pelo orçamento pata este ano onde, segundo me parece os investimentos foram bem maiores do que é habitual

Ora aí está. Se no ano passado as coisas até foram correndo para este ano a despesas aumentaram consideravelmente. Por isso...aguardemos

anti-lampioes

Quote from: Kilo on 12 de October de 2008, 19:09
Quote from: Adepto on 12 de October de 2008, 18:26
Quote from: ric on 12 de October de 2008, 16:55
a sad valoriza os activos (jogadores) em 15 milhões de euros.

lolololololololololol

isso só pode ser treta!!!

se:

-|> Clausula de rescisão do João Pereira é de 5 milhões de euros

-|> Clausula de rescisão do Andres Madrid é de 5 milhões de euros

-|> Clausula de rescisão do Roland Linz é entre 8 e 10 milhões de euros

só nestes 3 "activos" já vai mais algum que esses "15 milhões" meu caro Ric...  ;D

A clausula de rescisão do joão Pereira é de 3,5 milhoes! E desses, so detemos 60%!

E achas que alguém no seu perfeito juizo pensa que o Madrid e o Linz valem esse dinheiro???

A gestão é feita com base na realidade e não combase em devaneios...

o MADRID nem com o braga a lhe pagar metade do ordenado mesmo assim nenhum clube o queria!
ainda andam ai os saudosistas á espera que o MADRID volte aos velhos tempos. esperem sentados.
outro é o césar peixoto faz meia duzia de jogos vai meia duzia para o estaleiro.
e sao dos jogadores mais bem pagos do Braga.e sao dos que correm menos.

Olho Vivo

Não me referi às contas da SAD na altura que foram publicadas, mas agora com mais serenidade (e mais tempo) fá-lo-ei, em linhas muito gerais (porque também não disponho de informação para mais - ver quadros e links abaixo indicados).

E há que dizê-lo, os números que se conhecem são preocupantes. O passivo da SAD registava quase 13 milhões de euros no final da época 2007/08, uma subida de quase 30% relativamente à temporada passada! E se é verdade que os activos da SAD também se tem elevado, a verdade é que as contas revelam uma situação de quase falência-técnica, com o activo contabilístico a superar o passivo em pouco mais de 250 mil euros!

Para quem não tenha tanto à-vontade com as questões contabilísticas, deve dizer-se que os valores de balanço (em particular dos passes do plantel) podem ser (e acredito que serão) inferiores ao respectivo valor de mercado – porque são registados pelo seu valor de aquisição. Ainda assim, há que dizer que a opção da SAD por não ceder ninguém é uma opção temerária, sobretudo no contexto económico actual. Não estou seguro de que hoje, as perspectivas de realização de mais-valias com a transferência de atletas sejam tão favoráveis quanto seriam há uns meses atrás. Também admito que, da parte da SAD, não houvesse até há algum tempo perfeita consciência da gravidade da crise económico-financeira  global por que passamos (e cujos efeitos estão ainda em crescendo).  Pior ainda quando, face ao previsto no início da temporada, haver desvios assinaláveis:

"Em relação ao orçamento para 2007/2008, perspectiva-se um total de custos de 10.469.681,35 Euros, e um total de proveitos de 9.626.268,00 Euros, sendo o saldo apresentado de -843.413,35 Euros, sem obviamente estarem aqui contabilizadas possíveis receitas extraordinárias." in scbraga.pt (Setembro de 2007)

Partindo do pressuposto de que estamos a comparar proveitos e custos totais (sem receitas extraordinárias, nomeadamente resultantes de transferências), há um desvio razoável (em sentido desfavorável) relativamente à previsão de proveitos e maior ainda face à estimativa de custos.

Na esfera dos custos, o desvio é significativo face ao previsto (à volta de 1 milhão de euros) – há que dizer que o valor orçamentado previa uma redução dos custos, objectivo não alcançado. Tanto quanto me é dado perceber com os escassos dados que tenho, sendo certo que os custos salariais subiram significativamente nas últimas duas épocas (mais de 25%, o que se percebe face ao upgrade do plantel), sem os dados parcelares que estiveram na base da previsão, não é possível decifrar onde reside o desvio face ao previsto. Contudo, suspeito que ele se situará fundamentalmente no valor das amortizações (que inclui a depreciação do passe dos jogadores). 2 milhões de euros parece-me um valor elevado para um clube que até à temporada passada não tinha por hábito despender valores significativos nos passes dos jogadores. Donde, presumo que o acréscimo que aí se registou se terá ficado a dever fundamentalmente à amortização do passe de Linz (e em menor grau do passe de João Pereira). Concluo, a ser assim, que este acréscimo face ao previsto ter-se-à ficado a dever, grosso modo, ao reforço da aposta na melhoria do plantel.

Relativamente aos proveitos, devo dizer que sempre me pareceu haver um excesso de optimismo na sua previsão. Considero aliás, que tem havido neste aspecto um bom trabalho da parte da SAD. Apresentar um conjunto de proveitos de exploração de valor próximo dos 9 milhões de euros quando ainda há três temporadas (2005/06) não chegávamos aos 6 milhões é, quanto a mim, sinal de um bom trabalho nessa área. Simplesmente, a SAD terá definido a sua política contando com uma subida mais significativa dos proveitos – que se terão situado (sem receitas extraordinárias) cerca de 900 mil euros abaixo do previsto. Terá pesado aí um excessivo optimismo relativamente às receitas de bilheteira, quotas e lugares anuais? A verdade é que de 2006/07 para 2007/08, os proveitos relacionados com essas rubricas registaram inclusivamente um ligeiro decréscimo, ficando-se por pouco mais de 1,5 milhões de euros. Os progressos ao nível dos proveitos concentraram-se nas receitas televisivas e publicitárias (nas quais estão incluídos os camarotes). Isto é demonstrativo do bom trabalho da SAD mas, como é evidente, mesmo abstraindo da dependência do bom rendimento desportivo (particularmente nas competições européias), torna-nos algo vulneráveis (pelo menos a prazo) aos efeitos da crise económica – como toda a gente sabe, as despesas publicitárias (e por arrasto os valores das transmissões televisivas) são das primeiras rubricas a serem cortadas em situação de crise.

Esta perda (que superou o previsto em quase 1,9 milhões de euros) a que há que acrescentar as importâncias investidas em passes de jogadores (Linz e João Pereira) terá sido financiada com recurso ao passivo. De que forma? Através do passivo bancário? Através de adiantamentos por conta de receitas das próximas temporadas (patrocínios, transmissões televisivas)? Não sei dizer, não tenho dados para isso. O que sei é que o nosso passivo foi agravado em cerca de 3 milhões de euros, rondando agora os 13 milhões, valor respeitável, mesmo superior ao que muitas SAD/clubes em dificuldade registam – ainda que deva ser relativizado pela nossa capacidade de gerar receitas e pelos nossos activos. Contudo, há que ter consciência que o valor dos activos na esfera desportiva é muito contingente... sobretudo num momento de crise económica global e quando as regras que regem as transferências vêm conhecendo alterações que desprotegem os clubes relativamente ao investimento que fazem nos passes dos seus atletas.

Resumindo, ficaria bem mais tranquilo se visse nos próximos tempos a SAD a transferir algum atleta por um valor que lhe proporcionasse uma margem de desafogo que, se neste momento existe, em minha opinião, só pode provir de antecipação de receitas futuras. Acredito que, no que diz respeito aos custos de exploração, possa não haver agravamento nesta temporada (certamente que os salários de alguns atletas que saíram do plantel pesavam bastante no orçamento), mas a verdade é que reforçamos o investimento em passes de jogadores (coisa que até há pouco não fazíamos) – e isso acarreta novas necessidades de financiamento.

Jogar no tudo ou nada, para mim, não vale. Se for possível transferir algum jogador (e há alguns teoricamente com mercado cuja saída não teria excessivos custos desportivos), que se faça. Creio que o mercado de transferências se vai retrair nos próximos tempos e, por isso, há que aproveitar as oportunidades!

PASSIVO RONDA OS 13 MILHÕES

CONTAS 2006/2007

Aquiles

Muito boa a apreciação aqui efectuada pelo Pedro Ribeiro.

Todos deviamos ler e reflectir sobre este texto.

Abraço para todos os Braguistas

GanDhi

Vamos agora tb esperar pelo orçamento pata este ano onde, segundo me parece os investimentos foram bem maiores do que é habitual

E nós este ano nao vendemos ninguem ainda.Por isso nao entrou nenhum proveito de qualquer transferencia
Eu estou tranquilo.

spinto

Quote from: spinto on 13 de October de 2008, 11:24
Não estou muito por dentro das contas dos clubes mas penso que já era de esperar um saldo negativo dado o investimento na equipa principal, a não venda de activos e aposta nos quadros de pessoal tecnico (treinadores equipa principal, juniores, manager, mkt,etc...)

Penso que se não passarmos á proxima fase da uefa, se não estivermos nas taças (liga/portugal) obviamente se venderá alguém para repor as contas.

Penso que foi aposta pensada e sem grandes riscos e quando alguns foristas falaram dos activos esqueçeram-se do valor do passe dos luis aguiar e principalmente rodriguez.

Este ano foi atipico em termos de receitas pois houve muitas borlas para tentar a uefa, houve a intertoto que deu prejuizo e estamos a pagar a jogadores para não jogar.

infelizmente em dezembro vai ser confirmado o que disse, não fomos felizes para já, mas vamos apostar numa boa campanha no campeonato e uefa (jogo com wolfsburgo vai ser determinante).

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

A.Castro

Contas normais.....o investimento este ano na equipa senior foi elevadissima.....vamos vender 1 ou 2 activos do clube...ja em Janeiro....
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

andre_carneiro

Quote from: Magic Braga on 12 de November de 2008, 08:39

E nós este ano nao vendemos ninguem ainda.Por isso nao entrou nenhum proveito de qualquer transferencia
Eu estou tranquilo.

Não se esqueçam que tivemos um grande investimento dos patrocinadores... e que este pastel só se verá quando cumprirmos os objectivos... o maior que era estar nos focos das TVs e acima de tudo a fazer uma boa campanha na UEFA está conquistado!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

jaimec

É, este ano pode ser mais adverso ás contas ... para já ! Esperemos .

Acho é que não se devem postar tópicos sobre matérias sobre os quais não se tem um conhecimento profundo atirando conclusões baseadas numa parte dos dados contabilísticos e não na sua totalidade .

p.s. - 15 M€ é um valor bastante razoável para o plantel ( contabilisticamente falando ) ... olhem o que aconteceu ao Boavista, sobrevalorizou o plantel para mascarar as contas, endividou-se usando esses valores como garantia e quando o mercado demonstrou que afinal o plantel não valia uma côdea ... os bancos começaram a saltar fora, deixando o Boavista na penúria !

JORGEXINA

Quote from: jaimec on 12 de November de 2008, 11:29

p.s. - 15 M€ é um valor bastante razoável para o plantel ( contabilisticamente falando ) ... olhem o que aconteceu ao Boavista, sobrevalorizou o plantel para mascarar as contas, endividou-se usando esses valores como garantia e quando o mercado demonstrou que afinal o plantel não valia uma côdea ... os bancos começaram a saltar fora, deixando o Boavista na penúria !

É, mas é preciso ter cuidado!
Um activo como uma jogador de futebol, é um activo muito volatil, imagina que sofre uma lesão grave!?
Além disso, um activo jogador, é um activo com uma amortização rápida, 3 anos (com as actuais regras da fiifa, acho que será o periodo ideal para contablizar as amortizações)!!! Ou seja em 3 anos podes passar dos 15 M para 0!
Olha o caso do Rodruiguez, qto achas que vale? Olha que daqui a 1 epoca pode sair quase de borla! O Linz qto valia a 6 meses, 6 M? Hoje 3 M é bem vendido! 1.5 já não era mau...
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Olho Vivo

Quote from: jaimec on 12 de November de 2008, 11:29

Acho que há nestes dados, uma qualquer confusão. Os 15 milhões de euros de que muitos falam como valor de mercado do plantel (não sei a que propósito) não estão reflectidos nas contas da SAD!!! Os passes dos jogadores (caso não tenham existido reavaliações) estão inscritos nas contas pelo seu valor de aquisição. Por exemplo: a aquisição de 2/3 do passe do Roland Linz terá sido registada por 900 mil euros, alegadamente o valor despendido na sua aquisição. Deste  valor terá sido já abatido 1/3 a título de amortizações (estou a considerar que a duração do seu contrato é de 3 anos). De modo que no balanço, a parcela do passe de Linz detida pela SAD está valorizada em termos contabilísticos (no início da temporada) em 600 mil euros.

Isto significa que, em princípio, os activos inscritos no balanço estarão algo sub-avaliados. Mas isso depende da evolução do mercado e da nossa capacidade de aí nos movimentarmos. Quanto vale (no mercado, não de letra) o passe de Linz hoje e quanto valia há cerca de um ano atrás?  Pois é, hoje, a maior parte das pessoas atirará com valores bem inferiores aos que avançaria, por exemplo, em Dezembro do ano passado.

Não é pois prudente "contar com o ovo no ***** da galinha", até porque a margem de manobra negocial se deteriora com o aproximar do final dos contratos.

Nota: reparei hoje, voltando a olhar para os números, que terei menosprezado na minha análise a importância das amortizações no agravamento dos custos. De uma época para a outra houve um acréscimo de cerca de 1,2 milhões de euros. Ao contrário do que ontem dizia, isto não pode ser apenas explicado pelo abate dos passes de Linz e João Pereira, a confiar nos valores que vieram a público. Como não me recordo de outras aquisições (2007/08) que tenham, pelo menos publicamente, implicado o dispêndio de verbas a título de compra de passe (pode ser esquecimento da minha parte, mas não me parece), tenho alguma dificuldade em explicar este acréscimo tão significativo. Compra de equipamento!? Edifícios!? Ou houve aquisições (ditas) a custo zero que afinal implicaram verbas significativas a título de prémio de assinatura ("luvas")? Muito estranho um valor tão elevado...

Wason Tiago

Ainda vamos andar como o Estrela! Mais cuidado a fazer negócios...
Change we need!

spinto

Quote from: Wason Tiago on 12 de November de 2008, 15:47

grande moral, sem duvida !!!
assim é que é falar, agora não sei se o dizes no teu real estado de espirito, se como bracarense ou se como infiltrado.

pareçes-me alguém que já por aqui andou com outro nick, a ver vamos e confirmar.

Ainda bem para alguns que o braga perde ou é eliminado para poderem falar, já que quando ganha escondem-se !!!

Wason Tiago

Quote from: spinto on 12 de November de 2008, 16:16

assim é que é falar, agora não sei se o dizes no teu real estado de espirito, se como bracarense ou se como infiltrado.

pareçes-me alguém que já por aqui andou com outro nick, a ver vamos e confirmar.

Ainda bem para alguns que o braga perde ou é eliminado para poderem falar, já que quando ganha escondem-se !!!
Pareço-lhe alguém? É normal...

Quanto à ultima frase nem comento! Se fosse assim preferia andar sempre escondido, mas se for a ver nos tópicos em que o Braga ganhou também tem lá mensagens minhas(mas com outro nick).
Change we need!

1

É o rvben um dos cancros deste fórum

duke

Não penso que a situação seja alarmante.

Sim, acredito que o Braga vá sofrer um bocado mais com a actual crise, mas isso vai passar-se em todos os clubes.

jacm

Quote from: Wason Tiago on 12 de November de 2008, 16:28

Quanto à ultima frase nem comento! Se fosse assim preferia andar sempre escondido, mas se for a ver nos tópicos em que o Braga ganhou também tem lá mensagens minhas(mas com outro nick).

Pareces alguém?claro que sim!mas olha que não é normal.Acho que é anormal, a ter em conta a quantidades de nicks que usas para por aqui andar...
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Cici

Quote from: Wason Tiago on 12 de November de 2008, 16:28

Wason Tiago/Rvben, deixa-te disso! Já provaste que querias chamar atenção o beneficio da dúvida contigo acabou sujeitaste a ser expluso de vez e deixares de poder cá vir porque os moderadores já sabem o teu IP.

Wason Tiago

Change we need!

spinto

Quote from: Wason Tiago on 12 de November de 2008, 17:44
Ok. :-[ Vou ter mais calma.

não precisas de muitos nick´s basta-te 1 nick e respeitares para seres respeitado, como vês não há nada que não se saiba e lembra-te:

É MAIS FÁCIL CAÇAR 1 FINO QUE 1 COXO.