News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

CONTAS NO VERMELHO

Started by Zeus, 12 de October de 2008, 09:18

Previous topic - Next topic

Zeus

Contas no vermelho
LINO DEVESAS

A SAD do Braga vai apresentar, na assembleia geral da próxima quinta-feira, um resultado líquido negativo de 2 331 145 euros, referente ao exercício entre 1 de Julho de 2007 e 30 de Junho de 2008. Os accionistas vão ser confrontados com um resultado negativo, o que sucederá pela primeira vez na gestão de António Salvador, que, nos quatro exercícios anteriores, apresentou resultados positivos. Os números abaixo do vermelho resultam da ausência da venda de passes de jogadores e, essencialmente, das amortizações de investimentos que foram efectuadas. A venda de passes de atletas (ver quadro), uma receita extraordinária importante nos exercícios positivos anteriores, não foi aproveitada na época passada por estratégia, mas podia ter sido utilizada caso o objectivo fosse apresentar contas equilibradas, em virtude das propostas recusadas. O presidente António Salvador e os administradores Manuel Rodrigues e Gaspar Borges e o administrador-delegado Paulo Resende optaram por valorizar os activos (valor atribuído aos passes dos jogadores), cujo montante se aproxima dos 15 milhões de euros. De referir, por outro lado, que, em relação ao exercício anterior, os custos foram superiores aos proveitos em 673 199 euros, um resultado negativo, mas bem inferior ao do exercício anterior, 1 240 922 euros, o que significa que, em termos operacionais, o resultado aponta para um crescimento de 567 623 euros. Ou seja, há um maior equilíbrio entre as receitas e as despesas. Nesta demonstração de resultados disponibilizados pelo Braga, percebe-se o aumento de receitas de patrocínios, publicidade e camarotes (654 343 euros ), assim como da TV (679 812 euros), mas que, de igual modo, os custos aumentaram: com pessoal (533 114 euros), fornecedores e serviços externos (151 344 euros), mas baixando outros custos (106 070 euros). A venda de cadeiras subiu (33 732 euros), mas baixaram as quotizações (92 102 euros).

Resultados

INDICADORES 2005/2006 2006/2007 2007/2008

Proveitos com venda de passes 6.415.070 3.027.364 383.333

Proveitos de exploração 5.811.918 7.576.000 8.722.111

Custos de exploração 7.228.203 8.816.922 9.395.310

Resultado de exploração -1.416.285 -1.240.922 -673.199

Amortizações 1.322.631 835.007 2.054.418

RESULTADO LÍQUIDO 3.423.861 1.153.096 -2.331.145

* valores em euros

Apesar de estarem no vermelho as contas demonstram que a gestão está a ser bem delineada, dado que para apresentar lucros bastava ter vendido jogadores coisa que a nossa sad não quis ;) ;)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Rvben

Depois há salários por pagar e ninguém sabe como...

Devia-se ter vendido o Matheus por o tal milhão em vez de andar aqui no banco...não estou a ver ninguém agora nesta altura a voltar a dar 1 milhão por ele.

Boa gestão! >:(
[url="http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg"]http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg[/url]

Somos Braga!

É preciso que alguém que perceba de contabilidade faça uma análise rigorosa às contas.

Assim, à primeira vista confesso que esperava que as contas estivessem piores.

2 milhões de Euros negativos não deixa de ser preocupante. Isto só prova que nós temos mesmo de vender jogadores todos os anos. Por muito que a nossa vontade de vencer nos deixe tristes sempre que um jogador é vendido.

"Apenas" 600.000 € de resultados de exploração negativos parece-me realmente muito bom. Mas, será que nos proveitos de exploração constam valorizações contabilísticas dos passes dos jogadores? Se assim for, é fácil ter contas no verde... basta dizer que o passe do Linz no ano passado valia 2 milhões e este ano já vale 5 para artificialmente se ter um "proveito" de 3 milhões de euros que não corresponde a um proveito real.

Por outro lado, falta aqui uma rubrica muito importante: BANCOS. Nesta altura em que as taxas de juro estão pela hora da morte, quanto deve o Braga aos Bancos? Quanto aumentou essa divida no último ano? É esta a principal razão para muitos clubes estarem com a corda ao pescoço!

Atenção: Eu pouco percebo de contabilidade e menos ainda de contabilidade de clubes de futebol. Por isso, é bem possível que tenha dito algumas asneiras...

Estou arrependido de ter faltado às aulas do Prof. Armandino na UM... (private Joke)
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Somos Braga!

Quote from: Rvben on 12 de October de 2008, 11:03
Devia-se ter vendido o Matheus por o tal milhão em vez de andar aqui no banco...não estou a ver ninguém agora nesta altura a voltar a dar 1 milhão por ele.

Atenção que vender um jogador não significa automaticamente um proveito contabilístico. Por exemplo, se o passe do Mateus na contabilidade do Braga estiver valorizado em 3 milhões de Euros e o Braga o vender por 2 milhões, o resultado contabilístico da venda do jogador cifra-se numa perda de 1 milhão de Euros, embora na conta da SAD (no banco) tenham entrado 2 milhões. A contabilidade tem muito que se lhe diga...

Por isso é que um presidente de um clube (penso que era o Pimenta Machado) falava em contabilidade criativa.

Mas, concordo contigo que teria sido um bom negócio vender o mateus por um milhão independentemente de contabilisticamente isso ser ou não uma operação positiva.

Kilo

É impossivel saber a realidade das contas!

Qual o volume de dívidas e a sua exigibilidade? São de curto prazo? De longo prazo? É diferente devermos a alguem e termos de pagar no próximo mes ou nos proximos anos!

Como estão contabilizados os activos?

Estão salvaguardadas receitas de tv´s futuras ou este aumento de receitas foi provocado por um adiantamento de verbas referentes a periodos posteriores?

Temos recebido efectivamente o dinheiro das transferencia que se fala, ou tem sido os passes dos jogadores vendidos a fundos de investimentos que depois, eles sim, realizam o verdadeiro lucro das transferencias?

Há demasiadas dúvidas e demasiadas preocupações sobre estas contas! A ver vamos o que acontece daqui para a frente...

JORGEXINA

Apesar de não ser nenhum expert nessa área, tenho pra mim que no que diz respeito aos clubes de futebol, é bastante mais importante na analises de contas as demonstração de resultados que os balanços. Isto pk, desconheço as regras com que é feita a valorização dos activos "jogadores", e sabendo nós que são activos muito voláteis, deixa me sempre com uma pulga atrás da orelha qq balanço de 1 clube.
Qto as demonstrações de resultados a historia é outra, acho que este sim deve ser a base de uma analise as contas do clube, outro instrumento bastante importante são as previsões de fluxos de caixa. 

De salientar, numa leitura na diagonal, os proveitos de exploração! 9 M já é muita fruta... Para mim é um excelente indicador. Espero contudo, que não seja a base de proveitos diferidos...
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

ric

a sad valoriza os activos (jogadores) em 15 milhões de euros.

Rvben

Quote from: ric on 12 de October de 2008, 16:55
Fonte?

Se até os do Benfica valem 131...é capaz. ;D
[url="http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg"]http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg[/url]

Kilo

Parece-me um valor aceitável!

(S)oon(C)hampion(B)raga

lolololololololololol

isso só pode ser treta!!!

se:

-|> Clausula de rescisão do João Pereira é de 5 milhões de euros

-|> Clausula de rescisão do Andres Madrid é de 5 milhões de euros

-|> Clausula de rescisão do Roland Linz é entre 8 e 10 milhões de euros

só nestes 3 "activos" já vai mais algum que esses "15 milhões" meu caro Ric...  ;D
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Kilo

Quote from: Adepto on 12 de October de 2008, 18:26

lolololololololololol

se:

só nestes 3 "activos" já vai mais algum que esses "15 milhões" meu caro Ric...  ;D

A clausula de rescisão do joão Pereira é de 3,5 milhoes! E desses, so detemos 60%!

E achas que alguém no seu perfeito juizo pensa que o Madrid e o Linz valem esse dinheiro???

A gestão é feita com base na realidade e não combase em devaneios...

JORGEXINA

Quote from: Adepto on 12 de October de 2008, 18:26

lolololololololololol

se:

Ter clausula de X, não significa que o jogador vale X!!!

15 M parece-me um valor aceitável... Já agora, qto é o valor do nosso passivo??

Sérgio_Gonçalves

acho que se está a criar uma tempestade num copo de água, pois confio plenamente no nosso presidente, este ano não vendemos jogador nenhum, logo este saldo negativo, mas gostei de ler isto -"Ou seja, há um maior equilíbrio entre as receitas e as despesas. Nesta demonstração de resultados disponibilizados pelo Braga, percebe-se o aumento de receitas de patrocínios, publicidade e camarotes (654 343 euros ), assim como da TV (679 812 euros), mas que, de igual modo, os custos aumentaram: com pessoal (533 114 euros), fornecedores e serviços externos (151 344 euros), mas baixando outros custos (106 070 euros). A venda de cadeiras subiu (33 732 euros)"
portanto nada de grave

http://wwwbragablog.blogspot.com

Kilo

Quote from: sagg on 12 de October de 2008, 20:14
acho que se está a criar uma tempestade num copo de água, pois confio plenamente no nosso presidente, este ano não vendemos jogador nenhum, logo este saldo negativo, mas gostei de ler isto -"Ou seja, há um maior equilíbrio entre as receitas e as despesas. Nesta demonstração de resultados disponibilizados pelo Braga, percebe-se o aumento de receitas de patrocínios, publicidade e camarotes (654 343 euros ), assim como da TV (679 812 euros), mas que, de igual modo, os custos aumentaram: com pessoal (533 114 euros), fornecedores e serviços externos (151 344 euros), mas baixando outros custos (106 070 euros). A venda de cadeiras subiu (33 732 euros)"
portanto nada de grave

http://wwwbragablog.blogspot.com

Não se trata de fazer uma tempestade num copo de água! Trata-se de olhar para os números, para o exemplo de outros clubes e para certas informações mais ou menos confirmadas por alguns e ver que as coisas se não correrem bem a nível desportivo, podemos estar a criar um monstro que não temos capacidade de alimentar!

Por isso, sem drama, há que estar atento, apenas isso!

lipe

Quote from: Kilo on 12 de October de 2008, 19:09

E achas que alguém no seu perfeito juizo pensa que o Madrid e o Linz valem esse dinheiro???

A gestão é feita com base na realidade e não combase em devaneios...

Tens razão kilo quando dizes que, tanto o Madrid como o Linz não valem esse dinheiro mas certamente que já valeram.

É por isso que no futebol os negócios com as transferências dos activos ( jogadores ) deve ser feito no momento, quando estão valorizados e não esperar mais uma época para ver se ainda se valorizam mais. O caso do Madrid é um bom exemplo disso.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Somos Braga!

Quote from: Kilo on 12 de October de 2008, 17:56

Parece-me um valor aceitável!

Esta valorização em 15 milhões significa o quê?

1.   Que valiam X e agora valem X+15
2.   Que valem "apenas" ao 15

Se a hipótese 1 for verdadeira, o valor dos passes dos jogadores pode já estar demasiado inflacionado. Se a realidade for a hipótese 2 então concordo com o KILO - É perfeitamente aceitável.

SCM

Para dar estes resultados quando  não tivemos grandes receitas de jogadores, só pode ter acontecido algumas coisas:

Os dinheiros das vendas de alguns jogadores que eram para ser pagas em três partes ainda está a entrar, assim como de patrocinadores.

Gostaria de saber qual o passivo do Braga neste momento(acredito que este ultimo ano tenha aumentado)

Este ano o Braga tem de fazer qualquer coisa fora de normal numa das taças ou seja ganhar uma, caso isso não aconteça a coisa pode complicar.

A ver vamos esperemos pela reunião Geral do dia 16.

É bom viver o Braga.

JORGEXINA

Quote from: SCM on 13 de October de 2008, 10:27
Para dar estes resultados quando  não tivemos grandes receitas de jogadores, só pode ter acontecido algumas coisas:

Os dinheiros das vendas de alguns jogadores que eram para ser pagas em três partes ainda está a entrar, assim como de patrocinadores.

Gostaria de saber qual o passivo do Braga neste momento(acredito que este ultimo ano tenha aumentado)

Este ano o Braga tem de fazer qualquer coisa fora de normal numa das taças ou seja ganhar uma, caso isso não aconteça a coisa pode complicar.

A ver vamos esperemos pela reunião Geral do dia 16.

É claro que os jogadores vendidos são pagos as prestções, nenhum clube no mundo, nem mesmo o chelsea ou r.madrid compram a pronto! Assim como as nossas compras, vice Mossoro. Agora, não sei até que ponto ainda falta entrar dinheiro, não se esqueçam que as ultimas vendas que me lembro foram a 2 anos, ou seja, os ultimos tranches devem estar ai a porta...
Por isso é que vai ser preciso vender, ou em Janeiro ou no final da epoca, com o risco de termos problemas de liquidez...

spinto

Não estou muito por dentro das contas dos clubes mas penso que já era de esperar um saldo negativo dado o investimento na equipa principal, a não venda de activos e aposta nos quadros de pessoal tecnico (treinadores equipa principal, juniores, manager, mkt,etc...)

Penso que se não passarmos á proxima fase da uefa, se não estivermos nas taças (liga/portugal) obviamente se venderá alguém para repor as contas.

Penso que foi aposta pensada e sem grandes riscos e quando alguns foristas falaram dos activos esqueçeram-se do valor do passe dos luis aguiar e principalmente rodriguez.

Este ano foi atipico em termos de receitas pois houve muitas borlas para tentar a uefa, houve a intertoto que deu prejuizo e estamos a pagar a jogadores para não jogar.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

ric

mas isto deiz respeito apenas ao ano transacto...que termina em julho.

Vamos agora tb esperar pelo orçamento pata este ano onde, segundo me parece os investimentos foram bem maiores do que é habitual