News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM - O Enorme e os Gigantes

Started by cardoso, 09 de October de 2008, 18:20

Previous topic - Next topic

cardoso

Por favor, Pedro, se há coisa que o Afonso nunca foi, é bota-abaixo!

Pedro_RBA

Quote from: cardoso on 13 de October de 2008, 15:21
Por favor, Pedro, se há coisa que o Afonso nunca foi, é bota-abaixo!

Desculpa cardoso mas este senhor já não é a primeira vez que fala mal das claques bracarenses, já por mais que uma vez acusando-nos de suposto plagio e falta de originalidade..

Ele que me diga apenas quantas claques nacionais mantêm um nivel de coreografias originais e elaboradas como nós mantemos? Quantas claques introduzem quase 1 novo cantico por jogo como nós introduzimos?

Se o que esse senhor fez não é "botar-abaixo" o bom nome das claques braguistas então não sei o que é....  ::)

Saudações Ultras

cardoso

pedro, nós, os cotas (;D) temos sempre esta "mania" de dizer que no nosso tempo é que era, coisa e tal... mas no fundo, isso é apenas uma forma de expressão. Mas não quero falar pelo Afonso, ele é um tipo porreiro e um grande braguista que correu o país como tu corres agora. E foi só por isso que me meti na conversa...
Por mim, devo dizer que tenho um orgulho enorme na claques antigas e nas de agora. Ainda me arrepio todo quando vejo coisas como esta http://www.youtube.com/watch?v=fvb-gOlx9pU , que toca amiúde em minha casa para testar a potência das colunas ;D ;D ;D

Afonso Matos

#23
Cof. cof, cof...

Obrigadinho Cardoso por me deitares a mão.

Sem entrar em discussões do tipo "a minha é maior que a tua" só me limitei a fazer uma constação do que tenho assistido. Por exemplo, na semana passada em Guimarães, tivemos a oportunidade de ouvir nos primeiros 35 minutos muita coisa ouvida em Braga e cantada pelos tipos do Vitória. Note-se que eu não disse que as claques do Braga copiavam. Disse "cânticos quase todos eles plagiados ou repetidos por quase todas as outras a nível nacional". Onde está a crítica a BL/RB!? Cheira-me a mania da perseguição.
Apesar de não parecer, até pelo meu passado na chefia da JB, eu e muitos outros, estamos muito atentos (se calhar em demasia) ao vosso desempenho e, principalmente, ao comportamento de muitos de vocês... Isso é que realmente aborrece. Mas isso são contas de outro rosário.

Quanto a essa do "We´re red, We´re white, We´re fucking dynamite", não é original de facto e era para ser temporário só que foi ficando e se calhar vai continuar.

Para terminar, lembro que ainda há versos criados por mim e pela JB ainda hoje em uso.

Exemplos? Ok. Só uma quadra e respectiva coreografia:

"Faça chuva ou faça sol,
Ninguém nos há-de parar.
Iremos ao fim- do mundo
Se o Braga lá jogar."

Saudações.

Cof, cof, cof...






nelo

Quote from: Afonso Matos on 13 de October de 2008, 00:23
Quote from: cardoso on 09 de October de 2008, 18:20
Nunca conseguiremos realizar os nossos sonhos se nós, bracarenses, não tomarmos consciência que o S. C. de Braga é nosso e depende de nós. O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso.

Quero só dizer duas coisas:

1. Os mais novos estão habituados a ouvir das claques do Braga cânticos quase todos eles plagiados ou repetidos por  quase todas as outras a nível nacional. Mete dó a falta de imaginação desta gente.
Será que não conhecem ou nunca ouviram os Bracarenses nos momentos de glória cantar, entre outras coisas claro, em plenos pulmões:

O Braga é nosso,  o Braga é nosso
O Braga é nosso e há-de ser
O Braga é nosso,  o Braga é nosso
O Braga é nosso até morrer...

2. Já por diversas vezes se disse aqui que o Cardoso é o filho prodigo cá do fórum. Eu cá discordo pois, tal como eu, nem sempre a vida permite uma participação mais activa.
Tou certo ou errado Cardoso?
Essa musica tambem é cantada por outros adeptos entre eles os lampioes por isso até essa é mt conhecida

Pedro_RBA

Quote from: Afonso Matos on 14 de October de 2008, 00:59
Por exemplo, na semana passada em Guimarães, tivemos a oportunidade de ouvir nos primeiros 35 minutos muita coisa ouvida em Braga e cantada pelos tipos do Vitória. Note-se que eu não disse que as claques do Braga copiavam. Disse "cânticos quase todos eles plagiados ou repetidos por quase todas as outras a nível nacional". Onde está a crítica a BL/RB!? Cheira-me a mania da perseguição.

Se foi realmente essa a direcção das criticas, num sentido global do panorama Ultra nacional, em certa parte concordo, mas voltando um pouco atrás e "plagiando" a tua frase não me parece, pois o que disseste foi:

"Os mais novos estão habituados a ouvir das claques do Braga cânticos quase todos eles plagiados ou repetidos por  quase todas as outras a nível nacional."

Ora eu não sou nenhum expert em Lingua Portuguesa, mas parece-me que o que está escrito é que nós claques Bracrenses, copiamos o que se faz a nivel nacional, ou seja nós somos os plagiadores.. Se era num sentido global penso que trocaria o "do Braga" por "de Portugal".

Quote
Quanto a essa do "We´re red, We´re white, We´re fucking dynamite", não é original de facto e era para ser temporário só que foi ficando e se calhar vai continuar.

Plagio portanto... E por alguem que pelos vistos tá atento a essas situações e reprova as mesmas...  ::)

Quote
Para terminar, lembro que ainda há versos criados por mim e pela JB ainda hoje em uso.

Exemplos? Ok. Só uma quadra e respectiva coreografia:

"Faça chuva ou faça sol,
Ninguém nos há-de parar.
Iremos ao fim- do mundo
Se o Braga lá jogar."

Não conheço.. Na minha claque não se canta pelo menos... ::)

Saudações Ultras

disco infiltrator

Não me quero intrometer no assunto, tanto mais que me encontro no momento um pouco longe.

Entendo os 2 lados, se é  que se pode dizer que existem 2 lados neste assunto.  Mas não é sobre isso que pretendia comentar.

Eu sempre acompanhei isso a que se chama de movimento Ultra. Nunca fiz parte de nenhuma claque mas sempre me entusiasmou o assunto, assisti a tudo isso numa postura que hoje designam por "casual".
Lembro-me dos Cucs da Roma, Fente Atlético, gate 13 (panathinaikos), magic fans (st-etienne), torcida split (hajduk split) etc etc etc e muitos outros que sempre chamaram a minha atenção pelas coreografias e energia que transmitiam.

Durante uma época  desanimei-me com o panorama que encontrei em Portugal. As claques eram um pretexto para se causarem problemas e alguns libertarem as suas frustrações. A dada altura algumas tornaram-se um negócio e um comércio, nada a ver com o espírito original. No entanto, penso que as coisas estão a mudar para melhor e penso que as claques do Braga são um bom exemplo.

O que acho que seria interessante é que pessoas como o Afonso Matos ainda se encontrassem ligadas, de certo modo, às claques Braguistas. Uma pessoa que fez parte da famosa Juventude Bracarense com certeza que teria muito a trazer para as novas claques do SCB.  Não vejo a idade como impeditivo. Basta observarem-se as claques de Itália e encontra-se  gente de todas as idades. Muita gente com os seus 40 e tal anos  continua a fazer parte das claques. Seria, também, uma forma de  se criar mais respeito e os mais novos começarem a ter mais referências.

Muitas vezes os problemas que surgem são causados pelos mais novos  (pela canalhada) que estão com a energia toda e vontade de se afirmarem..coisa mais ou menos própria da idade. A malta mais velha e experiente ajudaria a mostrar a esses miudos que uma claque é para apoiar o  clube e para viver o jogo mais intensamente e não para causar problemas ou criar confusões. Tenho a certeza que muitos problemas que surgem em Portugal é porque a maioria das claques é composta por adolescentes sem ainda grande consciência sobre determinadas coisas.  Gente mais experiente e com mais idade faria muito bem a determinadas claques. Penso que as claque do SCB têm espaço para todos.


Que tal a malta da Juventude Bracarense, da velha guarda :-), começar a interagir mais com as claques do SCB? A malta das claques de hoje terá  muito a aprender com os que já andavam nesta vida nos anos 80. Serão com certeza uma referência. Acho que as claques do SCB e o prórprio SCB sairiam a ganhar.





Pedro_RBA

Quote from: disco infiltrator on 14 de October de 2008, 14:50
Não me quero intrometer no assunto, tanto mais que me encontro no momento um pouco longe.

Entendo os 2 lados, se é  que se pode dizer que existem 2 lados neste assunto.  Mas não é sobre isso que pretendia comentar.

Eu sempre acompanhei isso a que se chama de movimento Ultra. Nunca fiz parte de nenhuma claque mas sempre me entusiasmou o assunto, assisti a tudo isso numa postura que hoje designam por "casual".
Lembro-me dos Cucs da Roma, Fente Atlético, gate 13 (panathinaikos), magic fans (st-etienne), torcida split (hajduk split) etc etc etc e muitos outros que sempre chamaram a minha atenção pelas coreografias e energia que transmitiam.

Durante uma época  desanimei-me com o panorama que encontrei em Portugal. As claques eram um pretexto para se causarem problemas e alguns libertarem as suas frustrações. A dada altura algumas tornaram-se um negócio e um comércio, nada a ver com o espírito original. No entanto, penso que as coisas estão a mudar para melhor e penso que as claques do Braga são um bom exemplo.

O que acho que seria interessante é que pessoas como o Afonso Matos ainda se encontrassem ligadas, de certo modo, às claques Braguistas. Uma pessoa que fez parte da famosa Juventude Bracarense com certeza que teria muito a trazer para as novas claques do SCB.  Não vejo a idade como impeditivo. Basta observarem-se as claques de Itália e encontra-se  gente de todas as idades. Muita gente com os seus 40 e tal anos  continua a fazer parte das claques. Seria, também, uma forma de  se criar mais respeito e os mais novos começarem a ter mais referências.

Muitas vezes os problemas que surgem são causados pelos mais novos  (pela canalhada) que estão com a energia toda e vontade de se afirmarem..coisa mais ou menos própria da idade. A malta mais velha e experiente ajudaria a mostrar a esses miudos que uma claque é para apoiar o  clube e para viver o jogo mais intensamente e não para causar problemas ou criar confusões. Tenho a certeza que muitos problemas que surgem em Portugal é porque a maioria das claques é composta por adolescentes sem ainda grande consciência sobre determinadas coisas.  Gente mais experiente e com mais idade faria muito bem a determinadas claques. Penso que as claque do SCB têm espaço para todos.


Que tal a malta da Juventude Bracarense, da velha guarda :-), começar a interagir mais com as claques do SCB? A malta das claques de hoje terá  muito a aprender com os que já andavam nesta vida nos anos 80. Serão com certeza uma referência. Acho que as claques do SCB e o prórprio SCB sairiam a ganhar.






Bom post  ;) Coerencia e sensatez, aliado com uma critica construtiva. Isso aceito e apoio.. Agora criticas destrutivas não..  ;)

Saudações Ultras

Rvben

Quote from: Afonso Matos on 14 de October de 2008, 00:59
Para terminar, lembro que ainda há versos criados por mim e pela JB ainda hoje em uso.

Exemplos? Ok. Só uma quadra e respectiva coreografia:

"Faça chuva ou faça sol,
Ninguém nos há-de parar.
Iremos ao fim- do mundo
Se o Braga lá jogar."
Hoje ainda se ouve esta quadra? Não costumo ouvi-la ultimamente... :-\
[url="http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg"]http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg[/url]