News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM - O Enorme e os Gigantes

Started by cardoso, 09 de October de 2008, 18:20

Previous topic - Next topic

cardoso

Há uma semana escrevi neste espaço sobre o jogo entre o S. C. de Braga e o Vitesse, disputado há onze anos. Destaquei então o marco histórico em que essa eliminatória se transformou, uma vez que marca a transição do "Braguinha" em crise quase permanente, a lutar para não descer, com 3.000 espectadores no estádio 1º de Maio (na maior parte dos jogos), para um Braga de dimensão europeia, com estabilidade financeira, a lutar pela solidificação do estatuto de quarto clube português e com mais de 10.000 espectadores no estádio AXA.
Mas o propósito principal desse texto não foi propriamente recordar o passado; a ideia fundamental era esta: os mais novos não estão habituados a esse "Braguinha". Os mais jovens só conhecem o Braga europeu, aquele que, aos poucos, vai alimentando o objectivo de se imiscuir entre os ditos "grandes"; isto pode levar a algum desencanto dessas pessoas quando deparamos com momentos menos bons. No entanto, para confirmar este salto qualitativo, aí temos o Braga a defrontar um dos maiores colossos do futebol mundial: o A. C. Milan; se o jogo com o Vitesse foi um ponto de mudança, este desafio com os italianos será, para já, o culminar desse progresso. E que pena eu tenho que este grande acontecimento não se dispute na nossa cidade! Seja como for, este é o novo Braga! O Braga do sucesso, do sonho realizável.
Para além da visita ao gigante transalpino, teremos em Braga dois clubes que representam dois dos mais competitivos campeonatos da Europa: o Portsmouth de Inglaterra e o Wolfsburgo da Alemanha! Quem diria, o Braga a disputar, ombro a ombro, uma prova europeia com equipas como estas! Este progresso leva-nos a sonhar mas também a criar e enfrentar novas responsabilidades. Nunca conseguiremos realizar os nossos sonhos se nós, bracarenses, não tomarmos consciência que o S. C. de Braga é nosso e depende de nós. O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso.
O grande escritor uruguaio Eduardo Galeano escreveu: "A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever". Na minha opinião esta frase é apenas uma meia-verdade. Para mim o futebol é e continuará a ser, acima de tudo, prazer. Mas já não é apenas isso. Se fizéssemos um inquérito sobre o conhecimento que os portugueses têm de várias cidades europeias verificaríamos que há muitas cidades que são conhecidas pelo futebol. Por outro lado, o futebol, cada vez mais, é negócio. E os negócios pagam impostos e criam riqueza! Em consequência, o S. C. de Braga pode e deve ser uma excelente fonte de riquezas para a nossa cidade; e com isso todos nós ficaríamos a lucrar! Portanto, a frase de Galeano também tem o seu lado verdadeiro: se o futebol pode contribuir para o nosso progresso e para a nossa felicidade, então também temos o dever de colaborar no sucesso desportivo do nosso clube.
Uma vez que "está dado o recado", reservo estas últimas linhas para uma pequena achega ao excelente texto de Abílio Peixoto no DM de ontem, sobre a fervorosa D. Isaura que enchia as bancadas do 1º de Maio com as vibrações do seu vozeirão, com o qual brindava os árbitros e os jogadores com "finos" impropérios, capazes de fazer ruborizar as pedras da calçada. Pretendo apenas dizer ao Abílio Peixoto e ao caro leitor que ainda hoje podemos reviver os vitupérios da D. Isaura pela voz de alguns treinadores actuais, durante os jogos. Procurem, no estádio AXA uma cadeira perto dos bancos e confirmem pelos vossos próprios ouvidos. Parece-me que até a D. Isaura ficaria escandalizada com tal linguajar...

Nemec

Quote from: cardoso on 09 de October de 2008, 18:20
Mas o propósito principal desse texto não foi propriamente recordar o passado; a ideia fundamental era esta: os mais novos não estão habituados a esse "Braguinha". Os mais jovens só conhecem o Braga europeu, aquele que, aos poucos, vai alimentando o objectivo de se imiscuir entre os ditos "grandes"; isto pode levar a algum desencanto dessas pessoas quando deparamos com momentos menos bons.

Foi com grande nostalgia que li o texto que retratava o jogo europeu S. C. Braga – Vitesse, devido à tenra idade que tinha na altura tenho apenas gravados na memória alguns flashes não ordenados, um dos quais o de um Holandês que reparando que eu o olhava fixamente enquanto via o seu descontentamento estampado, sorriu, veio até perto de mim, cumprimentou-me a mim e ao meu pai fazendo depois um gesto de despedida. Apesar de muito pequeno senti que o S. C. Braga tinha acabado de fazer algo enorme! Não havia muita gente que acreditasse que o S. C. Braga poderia passar a eliminatória no entanto fê-lo, e a tristeza do holandês mostrava a confiança quebrada que tinha viajado com ele... No entanto esse não foi o primeiro jogo nem o primeiro ano que eu fui ver o meu clube jogar, comecei cedo, de maneira que não me consigo recordar do primeiro jogo, e fui-me habituando a sofrer, a ficar contente com pouco, a festejar as permanências como se de títulos se tratassem! Hoje tudo mudou, e confesso que me faz alguma confusão ver jovens da minha idade, e alguns mais velhos, que não têm a noção do quanto e quão rápido o S. C. Braga cresceu, e continuam com uma insaciável fome de títulos e vitórias. Eu também as tenho, mas sei esperar por elas e sei que se um dia todos pensarmos e puxarmos para o mesmo lado elas vão aparecer, basta querer e crer...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Nuno Coelho

ora nem mais Cardoso, "O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso."


uma boa frase, que vou aplicar no meu post sobre a Assembleia Geral, se não te opuseres...
Aleixo, esse poeta do povo, dizia "não digas o que pensas, mas pensa no que dizes". Assim sendo, também conto com o Cardoso na AG   ;)

4338

Lembro-me bem do jogo com o Vitesse onde vencemos por 2-0 se não me falha a memória, foi um dos poucos jogos do SCB que assisti na companhia do meu pai e da minha mãe (tinha apenas 5 anos) e de facto o Cardoso tem razão, desde esses tempos o SCB mudou, o SCB cresceu e o SCB conquistou. Hoje debatemo-nos com os gigantes europeus, hoje temos um plantel de milhões e uma massa associativa tão ou mais fulgorosa do que a de antigamente!

Sem querer me alongar muito resta-me apenas dizer que estamos cada vez mais perto do objectivo (pelo menos o meu) ver o SCB onde merece estar, ou seja, no 1º lugar!

Quero um SCB campeão e se as coisas continuarem a correr como têm corrido (mas sem tantos precalços, claro) entao acredito que seremos tidos em conta (pela CS ingrata por exemplo) como o 4º Grande a nível nacional  ;)

Amor bracarense

CARDOSO  ............................... 5 ESTRELAS




SIM SENHOR

cardoso

Quote from: Nuno Coelho on 09 de October de 2008, 21:56
ora nem mais Cardoso, "O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso."


uma boa frase, que vou aplicar no meu post sobre a Assembleia Geral, se não te opuseres...
Aleixo, esse poeta do povo, dizia "não digas o que pensas, mas pensa no que dizes". Assim sendo, também conto com o Cardoso na AG   ;)
Pode usar á vontade, mas AG's e outras coisas do género não é o meu estilo. Há muitas formas de ser braguista e de colaborar no engrandecimento do nosso Enorme. Eu, por feitio, gosto de estar o mais longe possível do pessoal das gravatas...

FIDELIS

o Cardoso agora resolveu por-nos a todos com a ~lágrima no canto do olho
grande malandro


grande texto
ou seja...o habitual

abraço amigo prof

Fidels Bracara
Braga e Basta

ric

o SB só tem a ganhar com o Regresso do "filho pródigo".

textos excelentes, motivos de reflexão e de discussão pertinentes.

Assim se faz um Fórum 5 estrelas

cardoso

Quote from: ric on 10 de October de 2008, 17:24
...
o Regresso do "filho pródigo".
...
Bastou que meia duzia de "amigos" pedissem para eu não voltar...


aurelio II

É bom ter o Cardoso de volta. Alguém que escreve com muita sensatez.
O meu velhote ainda hoje me disse ao almoço (à 6af almoço com eles): "Aquele Cardoso do DM é que os lixa...". Obviamente com F.

Eu saio a ele. Doente pelo Braga, muitas vezes só sai asneira!

É sempre bom tê-lo de volta, Cardoso.
Braga até ao fim!

disco infiltrator

Quote from: cardoso on 09 de October de 2008, 22:27
Quote from: Nuno Coelho on 09 de October de 2008, 21:56
ora nem mais Cardoso, "O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso."


uma boa frase, que vou aplicar no meu post sobre a Assembleia Geral, se não te opuseres...
Aleixo, esse poeta do povo, dizia "não digas o que pensas, mas pensa no que dizes". Assim sendo, também conto com o Cardoso na AG   ;)
Pode usar á vontade, mas AG's e outras coisas do género não é o meu estilo. Há muitas formas de ser braguista e de colaborar no engrandecimento do nosso Enorme. Eu, por feitio, gosto de estar o mais longe possível do pessoal das gravatas...


Cardoso,

Entendo-te mas ao mesmo tempo tenho muita pena que penses assim. Não podem haver 2 SCB - o SCB é só um e, como tu muito bem escreveste: o SCB somos todos nós.

Os Braguistas têm que estra presentes nas AG's pois, para o bem e para o mal, é lá que são tomadas decisões. Os presidentes e direcções têm que entender que não são donos de nada no SCB, eles estão única e simplesmente ao serviço de uma grande instituição que é o SCB. É um privilégio para eles e têm que se comportar como tal.

Penso que o SCB está a mudar, a mudar para melhor. Já está a deixar de ser aquele feudo da Câmara+Empreitas+Cónego Melo. Alguns destes já cá não estão, outros estão a perder protagonismo mas o mais importante e que mais contribui para esta mudança é que muita gente nova está a viver o SCB. Isso é o mais importante e é isso que mais me motiva.
Essa malta nova deveria participar nas AG's para dizer: presente. Presente para incentivar quando as coisas estão no bom caminho e para criticar quando não estão. Presente para contribuir com ideias e alternativas.

Seria fundamental que as nossas AG's tivessem maior participação dos Braguistas. O SCB somos todos nós!

cardoso

Quote from: disco infiltrator on 10 de October de 2008, 19:17

...

Cardoso,

Entendo-te mas ao mesmo tempo tenho muita pena que penses assim. Não podem haver 2 SCB - o SCB é só um e, como tu muito bem escreveste: o SCB somos todos nós.

Os Braguistas têm que estra presentes nas AG's pois, para o bem e para o mal, é lá que são tomadas decisões. Os presidentes e direcções têm que entender que não são donos de nada no SCB, eles estão única e simplesmente ao serviço de uma grande instituição que é o SCB. É um privilégio para eles e têm que se comportar como tal.

Penso que o SCB está a mudar, a mudar para melhor. Já está a deixar de ser aquele feudo da Câmara+Empreitas+Cónego Melo. Alguns destes já cá não estão, outros estão a perder protagonismo mas o mais importante e que mais contribui para esta mudança é que muita gente nova está a viver o SCB. Isso é o mais importante e é isso que mais me motiva.
Essa malta nova deveria participar nas AG's para dizer: presente. Presente para incentivar quando as coisas estão no bom caminho e para criticar quando não estão. Presente para contribuir com ideias e alternativas.

Seria fundamental que as nossas AG's tivessem maior participação dos Braguistas. O SCB somos todos nós!

Só não muda quem é burro e se calhar está na altura de eu mudar...

JR1287

Quote from: cardoso on 10 de October de 2008, 19:22
Quote from: disco infiltrator on 10 de October de 2008, 19:17

...

Cardoso,

Entendo-te mas ao mesmo tempo tenho muita pena que penses assim. Não podem haver 2 SCB - o SCB é só um e, como tu muito bem escreveste: o SCB somos todos nós.

Os Braguistas têm que estra presentes nas AG's pois, para o bem e para o mal, é lá que são tomadas decisões. Os presidentes e direcções têm que entender que não são donos de nada no SCB, eles estão única e simplesmente ao serviço de uma grande instituição que é o SCB. É um privilégio para eles e têm que se comportar como tal.

Penso que o SCB está a mudar, a mudar para melhor. Já está a deixar de ser aquele feudo da Câmara+Empreitas+Cónego Melo. Alguns destes já cá não estão, outros estão a perder protagonismo mas o mais importante e que mais contribui para esta mudança é que muita gente nova está a viver o SCB. Isso é o mais importante e é isso que mais me motiva.
Essa malta nova deveria participar nas AG's para dizer: presente. Presente para incentivar quando as coisas estão no bom caminho e para criticar quando não estão. Presente para contribuir com ideias e alternativas.

Seria fundamental que as nossas AG's tivessem maior participação dos Braguistas. O SCB somos todos nós!

Só não muda quem é burro e se calhar está na altura de eu mudar...

Palavras sábias!!!!

Se calhar até eu vou aparecer por lá...

José Paulo Pedrosa

Este tópico é uma lufada de ar fresco no forum :)
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

disco infiltrator

Quote from: cardoso on 10 de October de 2008, 19:22
Quote from: disco infiltrator on 10 de October de 2008, 19:17

...

Cardoso,

Entendo-te mas ao mesmo tempo tenho muita pena que penses assim. Não podem haver 2 SCB - o SCB é só um e, como tu muito bem escreveste: o SCB somos todos nós.

Os Braguistas têm que estra presentes nas AG's pois, para o bem e para o mal, é lá que são tomadas decisões. Os presidentes e direcções têm que entender que não são donos de nada no SCB, eles estão única e simplesmente ao serviço de uma grande instituição que é o SCB. É um privilégio para eles e têm que se comportar como tal.

Penso que o SCB está a mudar, a mudar para melhor. Já está a deixar de ser aquele feudo da Câmara+Empreitas+Cónego Melo. Alguns destes já cá não estão, outros estão a perder protagonismo mas o mais importante e que mais contribui para esta mudança é que muita gente nova está a viver o SCB. Isso é o mais importante e é isso que mais me motiva.
Essa malta nova deveria participar nas AG's para dizer: presente. Presente para incentivar quando as coisas estão no bom caminho e para criticar quando não estão. Presente para contribuir com ideias e alternativas.

Seria fundamental que as nossas AG's tivessem maior participação dos Braguistas. O SCB somos todos nós!

Só não muda quem é burro e se calhar está na altura de eu mudar...


;)

jeba

Quote from: Fidelis on 09 de October de 2008, 22:33
o Cardoso agora resolveu por-nos a todos com a ~lágrima no canto do olho
grande malandro


grande texto
ou seja...o habitual


Subscrevo na íntegra... grande maroto me saiu, também não consegui suster uma lagrimita...
abraço a partir de famalicão

Ricardo

Quote from: cardoso on 10 de October de 2008, 17:34
Quote from: ric on 10 de October de 2008, 17:24
...
o Regresso do "filho pródigo".
...
Bastou que meia duzia de "amigos" pedissem para eu não voltar...



e ainda bem que o fizeram! Já tinha saudades! (não tenho acesso aos teus textos online senão aqui!)

Muito bom, outra vez!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Afonso Matos

#17
Quote from: cardoso on 09 de October de 2008, 18:20
Nunca conseguiremos realizar os nossos sonhos se nós, bracarenses, não tomarmos consciência que o S. C. de Braga é nosso e depende de nós. O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso.

Quero só dizer duas coisas:

1. Os mais novos estão habituados a ouvir das claques do Braga cânticos quase todos eles plagiados ou repetidos por  quase todas as outras a nível nacional. Mete dó a falta de imaginação desta gente.
Será que não conhecem ou nunca ouviram os Bracarenses nos momentos de glória cantar, entre outras coisas claro, em plenos pulmões:

O Braga é nosso,  o Braga é nosso
O Braga é nosso e há-de ser
O Braga é nosso,  o Braga é nosso
O Braga é nosso até morrer...

2. Já por diversas vezes se disse aqui que o Cardoso é o filho prodigo cá do fórum. Eu cá discordo pois, tal como eu, nem sempre a vida permite uma participação mais activa.
Tou certo ou errado Cardoso?

BRAGA FOREVER

É sempre um prazer ler estes textos fabulosos do Cardoso! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Pedro_RBA

Quote from: Afonso Matos on 13 de October de 2008, 00:23
Quote from: cardoso on 09 de October de 2008, 18:20
Nunca conseguiremos realizar os nossos sonhos se nós, bracarenses, não tomarmos consciência que o S. C. de Braga é nosso e depende de nós. O clube não é da administração da SAD, não é de um grupo de empresários nem é da Câmara Municipal e seus parceiros. O S. C. de Braga somos nós! E nós temos o dever de lutar por aquilo que é nosso.

Quero só dizer duas coisas:

1. Os mais novos estão habituados a ouvir das claques do Braga cânticos quase todos eles plagiados ou repetidos por  quase todas as outras a nível nacional. Mete dó a falta de imaginação desta gente.
Será que não conhecem ou nunca ouviram os Bracarenses nos momentos de glória cantar, entre outras coisas claro, em plenos pulmões:

O Braga é nosso,  o Braga é nosso
O Braga é nosso e há-de ser
O Braga é nosso,  o Braga é nosso
O Braga é nosso até morrer...

2. Já por diversas vezes se disse aqui que o Cardoso é o filho prodigo cá do fórum. Eu cá discordo pois, tal como eu, nem sempre a vida permite uma participação mais activa.
Tou certo ou errado Cardoso?

Lol.. Mas que anedota que és.. Mas que rica anedota.. Conheces pouco, muito pouco das nossas claques meu amigo.. Nós somos um exemplo a nivel nacional e quem dera que maioria dos clubes portugueses tivessem as claques do SCB. E se eu te disser que se calhar até plagiam por nós... Pois...

E já agora, é uma tremenda originalidade essa do "We´re red, We´re white, We´re fucking dynamite". Primeiro não está na nossa linda e orginal lingua portuguesa, mas sim na banal e plagiada lingua inglesa,

Segundo, para quem não sabe, mas acredito que tu saibas, esse lema é usado pelos dinamarqueses quando joga a sua selecção.. Por isso mais plagio não pode haver..

Quem tem telhados de vidro...  ::)

Enfim, é por adeptos como tu que deitam abaixo o que de bom se faz dentro do nosso clube que não saimos da cepa torta..

Saudações Ultras