News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ARTIGO DM - Lições da História

Started by cardoso, 03 de October de 2008, 00:05

Previous topic - Next topic

Nuno Coelho

yes. também estive presente. e já agora as minhas curiosidades.
tinha ido levar um familiar à casa de umas pessoas na av 31 de janeiro, enquanto decorria a 1 volta na holanda que acmpanhava no rado.estavamos a peder po 2-0 e eu estava desolado a ouvir  relato. e eis que nos segundos fnais, penalti !!!! Karoglan, marca e GOLOOOOOO
passei do desalento à euforia ! sim, euforia por termos perdido por 2-1 !
há depois em Braga, duas notas: os 2 pnaltis estu+idos que eles cometeram, e pelo menos um foi sobre o Ze Nuno que entrava pla area rapidíssimo. O segundo, ja não me recordo, o então foi muito igual.
na equipa técnica do Vitesse havia um sr de renome munidal : leo benacker que ainda me recordo hoje, de  ver dirigir-se para o banco, olhando o (BELO) 1º de Maio. Já agora, muita gente estava nesse jogo
diria 25.000 pessoas. Porque é que hoje, não vai tanta gente ?!

EMIGRANTE BRAGUISTA

Ainda me lembro bem dessas eliminatórias contra o Vitesse Arnhem que nessa altura era uma das melhores equipas da Holanda. No Braga jogavam jogadores como Karoglan, Zé Nuno, Artur Jorge  e o "Luca" Toni ;D . As imagens que guardo destes dois jogos contra o Vitesse são simples resumos de Telejornal da rtpi, pois nessa altura ainda não havia Sportvs, Internetes nem sequer relato por estas bandas. :-\ Assentado no sofá ansioso para ver o telejornal e saber com tinha ficado o meu Braguinha até que o Carlos Daniel  tem esta frase magica" o Braga venceu o Vitesse por duas bolas a zero com dois golos do Artur Jorge, foi uma festa aqui em casa... Recordo-me que passou depois também uma peça com os adeptos do Braga a aclamar os heróis da altura em quanto estes entravam para o autocarro e dizia uma senhora já de idade para o jornalista da rtp " o Braga é o melhor do mundo"... velhos tempos

Foi também graças a esta vitoria que mais tarde tive o privilegio de assistir ao meu primeiro jogo europeu e logo um 1/8 de final contra o colosso Schalke 04 em pleno gelsenkirchen.

Bom texto Cardoso, obrigado por partilhares este momento de historia com nosco. ;)
A PAIXAO QUE TENHO POR TI  É MAIOR DE QUE A DISTANCIA QUE NOS SEPARA.

Carvalhinha

E ainda bem que há gente como o Cardoso que nos vem "vivar" a memória. Infelizmente, na altura da tal transição, eu ainda nem sequer sabia o que era ser braguista, portanto na altura não vi, nem ouvi, nem li nada acerca do assunto. E por isso, só tenho de agradecer por haver gente que nos conta estes momentos marcantes do historial do nosso clube. Obrigada! ;)

aurelio II

Quote from: 1989 on 03 de October de 2008, 02:19
... opinadores frequentadores do SuperBraga com calo no c* do 1ºMaio!"

E água na benta, já agora!
Muitas vezes tive de chegar a casa e mudar até de... cuecas!
Braga até ao fim!

jeba

Eu lembro-me perfeitamente desse jogo... nos últimos 10 minutos foi o chuveirinho do vitesse para a nossa área e só se via o Idalécio a cortar de cabeça...

depois acho que na ronda seguinte jogamos com os metalurgs liepjas e ganhamos 4 a 0

RB_grp006

Apesar de ser muito novo na altura tambem me lembro muito bem dessas eliminatorias, quando o Braga se deslocou a Holanda fui com o meu pai acompanhar a comitiva até ao aeroporto. Nas semanas que antecederam o jogo da segunda mão gastei todo o dinheiro que os meus pais me davam a comprar cartolinas vermelhas para fazer sacos com papeizinhos vermelhos e brancos, se bem me lembro enchi uns 5 ou 6 sacos e espalhei-os pela bancada central.

Nessa fase o guimaraes levou 4 da Lazio e o Pimenta Machado com a azia disse que nao tinham sido eliminados por nenhum Vitesse, no jogo seguinte por coincidencia jogamos contra eles,  ganhamos o jogo e o nosso presidente na altura disse no fim do jogo "ganhamos ao Guimaraes com toda a Vitesse" causando ainda mais azia ao chulo do Pimenta...

monica-sousa

Bem... Não sei quantos arrepios senti ao ler o MAGNIFICO "testamento" do Cardoso!
Obrigada a todos pela partilha que fazem de um tempo em que ainda, já sendo braguista, não seguia e não sentia da mesma forma este meu clube.
Parabéns!!

Karoglan Taibraga

Partilho a mesma emoção de todos os verdadeiros Braguistas relativamente a este jogo com o vitesse, mas há algo que ainda me arrepia mais a espinha, e como alguem aqui disse só acaba no canto do olho, o nosso GIGANTE 1º DE MAIO, nunca hei de esquecer, o vitesse, o Benfica(meia final da taça), e muitos mais momentos ali vividos, alguns maus, mas foi principalmente nestes que nós crescemos, que o monstro acordou e que a história mais recente se começou a escrever.

Ainda sou daqueles que acredito que um dia ainda vamos voltar a ter um jogo por ano no Verdadeiro Inferno de Braga, o nosso e para sempre nosso 1º DE MAIO. ;D

Obrigado por existires, as pedras que te erguem, representam a força que os verdadeiros braguistas têm para nunca esquecer as muitas alegrias que nos deste. :'(
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

A.Castro

Recordo me perfeitamente desse jogo.....dois penaltis convertidos em golo pelo Artur Jorge...salvo o erro acabamos por ser eliminados pelo Shalk 04 k foi na altura o vencedor da taça uefa.......lembro-me tb que a nossa equipa empatou em casa 0-0 na primeira mão, e perdemos pois os nossos jogadores acusaram um enorme desgaste de um jogo contra o Porto em casa em k na altura empatamos 3-3.......
Seriamos eliminados na Alemanha por 2 ou 3 -0....mas foi sem duvida uma boa campanha europeia......
O Clube passa por fase de evolução onde cada ano nós adeptos fervurosos exigimos mais e mais....planteis com mt mais qualidade e soluções...investimentos ainda maiores.....por este andar talvez daqui a 10 anos estaremos aqui a falar do nosso Braguinha como um grande clube da Europa....

Já agora deixo aqui um agradecimento a todos os presidentes, treinadores e atletas que ajudaram a que o Braguinha na altura seja hoje em dia um ENORME....aos nossos associados que continuem a apoiar com o mesmo empenho, força e alma como tem feito até aki.......Somos poucos......mas somos bons!!!!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

C.P.

Eu estava lá.

Recordar é viver.

BRAGA ONTEM, HOJE E SEMPRE
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Lateralus

Só me lembro desse jogo por relatos que o meu pai me fez, especialmente lá, quando falhou a luz, numa altura que o Braga estava a ser sufocado pelo Vitesse. Bem abençoada aquela falha  ;D
Concordo com a ideia geral do texto, foi a partir dessa época que o Braga começou a ganhar uma cultura europeia, que teve no período Jesualdo a sua afirmação e consolidação.
Já agora aproveito para saudar o regresso dos textos do Cardoso.

Somos Braga!

#31
Este texto arrepiou-me a Alma!!

Muito Obrigado Prof. Cardoso! Já sentia falta dos seus textos neste nosso espaço.

Este jogo com o Vitesse e a meia-final da taça com o Benfica são os jogos que lembro com mais orgulho por ter estado no primeiro de Maio.

Na "era moderna" temos outros motivos de orgulho como o jogo contra o Bayern ou a meia-final do Restelo (foi propositada a escolha de dois jogos em que nem ganhamos para que os mais novos percebam que nem sempre a vitória é o mais importante)

Hoje em dia é (mais) fácil dizer que somos do Braga. Um dia destes uma familiar dizia-me que ser do Braga está "na moda" entre os mais novos da nossa região. Mas nem sempre foi assim... Naquela altura, um miúdo ser do Braga era quase ser uma espécie de "ET", uma "Ave rara". Felizmente as coisas mudaram e os Braguistas dos tempos modernos têm a vida facilitada. Mas não podem nunca esquecer-se que outrora, tudo era diferente.

E mais importante, o futuro não está garantido!!
Nenhum clube ganha sempre, nem está sempre na "mó de cima".
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

cardoso

Quote from: Karoglan Taibraga on 04 de October de 2008, 09:45
...
Ainda sou daqueles que acredito que um dia ainda vamos voltar a ter um jogo por ano no Verdadeiro Inferno de Braga, o nosso e para sempre nosso 1º DE MAIO. ;D

Obrigado por existires, as pedras que te erguem, representam a força que os verdadeiros braguistas têm para nunca esquecer as muitas alegrias que nos deste
. :'(

:'( :'( :'(

Pezinhuh

Quote from: cardoso on 03 de October de 2008, 12:19
Quote from: Pezinhuh on 03 de October de 2008, 11:28
...
não consegues por essa cassete em VHS, no youtube para a gente dar uma espreitadela?

Vou tentar... não tenho grandes conhecimentos técnicos para isso... acho que tenho de passar primeiro para DVD e depois para o computador, não é? Depois tenho de abrir conta no youtube e depois é só fazer o upload. É assim? E ainda ninguém colocou lá isso?

exactamente é mmo isso..!
o mais complicado será passar para DVD, por por no youtube qqlr um põe..!

Afonso Matos

Rais te partam Cardoso mais essa maluqueira de lembrar coisas do arco da velha.

Isto para nós que ninguém nos ouve, lembro-me de na manhã seguinte entrar para tomar banho antes de ir trabalhar e com lágrimas nos olhos, sim com lágrimas nos olhos, cantar;

"Braga, Braga, Braga, vamos para a frente
Braga, Braga, Braga, olha a tua gente..."

Somos uma cambada de doidos é o que somos.

Abraços.

Ricardo

Quote from: jeba on 03 de October de 2008, 22:25
Eu lembro-me perfeitamente desse jogo... nos últimos 10 minutos foi o chuveirinho do vitesse para a nossa área e só se via o Idalécio a cortar de cabeça...

depois acho que na ronda seguinte jogamos com os metalurgs liepjas e ganhamos 4 a 0
Não, jogamos com o Dinamo Tblissi e ganhámos 4-0 cá e 0-1 em Tblissi (creio que o dinamo não perdia em casa há 40 anos até então, inclusivé tinha empatado com o Milan 1-1 na época anterior). O jogo com o Metalurgs Liepajas foi na época seguinte e passamos. Depois fomos eliminados pelo Lokomotiv Moscovo (embora tivéssemos ganho cá).
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Zav

Também foi o primeiro jogo pra UEFA que foi ver, andava eu no meu 4º ano  ;D
Saí mais cedo das aulas e lá fui eu ver o Braguinha ao 1º de Maio!
Ainda me lembro perfeitamente desse jogo, os 2 penalties do A. Jorge o nosso 19  :)


Zezinho 3005

Quote from: Ricardo on 05 de October de 2008, 10:07
Quote from: jeba on 03 de October de 2008, 22:25
Eu lembro-me perfeitamente desse jogo... nos últimos 10 minutos foi o chuveirinho do vitesse para a nossa área e só se via o Idalécio a cortar de cabeça...

depois acho que na ronda seguinte jogamos com os metalurgs liepjas e ganhamos 4 a 0
Não, jogamos com o Dinamo Tblissi e ganhámos 4-0 cá e 0-1 em Tblissi (creio que o dinamo não perdia em casa há 40 anos até então, inclusivé tinha empatado com o Milan 1-1 na época anterior). O jogo com o Metalurgs Liepajas foi na época seguinte e passamos. Depois fomos eliminados pelo Lokomotiv Moscovo (embora tivéssemos ganho cá).

Com um grande golo do Odair de livre na russia!!

Ricardo

Quote from: Zezinho 3005 on 05 de October de 2008, 15:12
Quote from: Ricardo on 05 de October de 2008, 10:07
Quote from: jeba on 03 de October de 2008, 22:25
Eu lembro-me perfeitamente desse jogo... nos últimos 10 minutos foi o chuveirinho do vitesse para a nossa área e só se via o Idalécio a cortar de cabeça...

depois acho que na ronda seguinte jogamos com os metalurgs liepjas e ganhamos 4 a 0
Não, jogamos com o Dinamo Tblissi e ganhámos 4-0 cá e 0-1 em Tblissi (creio que o dinamo não perdia em casa há 40 anos até então, inclusivé tinha empatado com o Milan 1-1 na época anterior). O jogo com o Metalurgs Liepajas foi na época seguinte e passamos. Depois fomos eliminados pelo Lokomotiv Moscovo (embora tivéssemos ganho cá).

Com um grande golo do Odair de livre na russia!!
Geórgia?  ;D
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

papapremios

Quote from: Ricardo on 05 de October de 2008, 15:22
Quote from: Zezinho 3005 on 05 de October de 2008, 15:12
Quote from: Ricardo on 05 de October de 2008, 10:07
Quote from: jeba on 03 de October de 2008, 22:25
Eu lembro-me perfeitamente desse jogo... nos últimos 10 minutos foi o chuveirinho do vitesse para a nossa área e só se via o Idalécio a cortar de cabeça...

depois acho que na ronda seguinte jogamos com os metalurgs liepjas e ganhamos 4 a 0
Não, jogamos com o Dinamo Tblissi e ganhámos 4-0 cá e 0-1 em Tblissi (creio que o dinamo não perdia em casa há 40 anos até então, inclusivé tinha empatado com o Milan 1-1 na época anterior). O jogo com o Metalurgs Liepajas foi na época seguinte e passamos. Depois fomos eliminados pelo Lokomotiv Moscovo (embora tivéssemos ganho cá).

Com um grande golo do Odair de livre na russia!!
Geórgia?  ;D

Não. Foi mesmo na Rússia, quando perdemos 3-1 como Lokomotiv na Rússia, o golo foi do Odair.