News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ARTIGO DM - Lições da História

Started by cardoso, 03 de October de 2008, 00:05

Previous topic - Next topic

cardoso

No passado 30 de Setembro (a pretérita terça feira), fez onze anos que o S. C. de Braga venceu o Vitesse da Holanda por dois a zero, a contar para a Taça Uefa. Isto não é efeméride nenhuma mas para mim este jogo tem um significado muito especial, como explicarei adiante. Tenho o resumo guardado em VHS e de vez em quando não resisto a revê-lo. Vale pois a pena recordar esse desafio.
No Sporting de Braga alinhavam: Wozniak, um guarda-redes polaco que não deixou muitas saudades; se não estou em erro, Quim era já suplente, ou passou a sê-lo pouco tempo depois. Zé Nuno era o defesa direito, quanto a mim o melhor lateral que o Braga teve nos últimos trinta anos. Idalécio, o nosso bom gigante (ainda no activo) e A. Jorge, eram os centrais; são ainda hoje nomes bem conhecidos na nossa cidade e Artur Jorge marcou os dois golos, ambos de penalti. O defesa esquerdo era Lino, um jogador razoável. No meio campo alinharam Rodrigão (o "Vandinho" daquela equipa), Mozer, um trinco duro mas muito seguro e Bruno, médio de transição com uma capacidade de luta tremenda. Na frente, Formoso, senhor de um excelente pontapé e muito tecnicista se bem que algo indisciplinado (ainda joga nos escalões secundários); Toni, um ponta de lança cabo-verdiano muitas vezes criticado pelos sócios por falta de rapidez e de técnica mas muito oportuno e Karoglan, um mito, um símbolo enorme que dispensa mais comentários. O treinador era o espanhol Castro Santos.
Mas vamos ao essencial: porque é que este jogo me marcou? Porque, a meu ver, ele simboliza a passagem para o novo S. C. de Braga; é o início da transição de um Braga "pequeno", constantemente a lutar para não descer para o Braga europeu que hoje é. Naquela altura era presidente do Clube (ainda não havia SAD's) o grande bracarense João Gomes Oliveira. Os tempos não eram de fartura; pelo contrário, as dificuldades financeiras eram grandes e muitas vezes era o presidente, "do bolso dele" a adiantar o dinheiro para os ordenados ou então a dar os famosos "avais" para garantir empréstimos bancários. Mas mau grado as dificuldades, começou a nascer o sonho europeu.
É claro que depois disso também houve dificuldades, a maior de todas levou ao polémico negócio dos m"3 em 1", em que Fernando Oliveira teve que vender os anéis para ficar com os dedos. Mas a partir da fase Jesualdo/Salvador, o Braga entrou nesta série de cinco apuramentos consecutivos para as competições europeias, tendo chegado a "morder os calcanhares" aos auto-intitulados grandes.
Mas voltando ao início: porque é que o jogo com o Vitesse é marcante? É que até essa data o nosso clube contava apenas cinco participações europeias e há treze anos que não atingia esse patamar. A partir daí, a Europa tornou-se um objectivo permanente, conseguido por sete vezes em onze épocas.
Hoje em dia, este "hábito europeu" acarreta um risco: os mais jovens, pouco habituados às crises que marcaram a maior parte do historial do clube, tornam-se cada vez mais exigentes. Os novos adeptos, com menos de vinte anos de idade não viveram esses tempos. Por isso, é natural para eles que o Braga, em cada época que passe, tenha objectivos mais ambiciosas. Para eles seria normal que depois de cinco anos na taça UEFA o Braga ambicionasse a participação na Liga dos Campeões, ou um terceiro lugar na Liga ou a conquista da Taça de Portugal. Mas cabe-nos a nós, os "antigos", lembrar a esses jovens que o Braga está habituado a sofrer, a galgar a estrada do sucesso por entre obstáculos e tristezas. É preciso compreender que a nossa História de quase noventa anos ensinou-nos que o sucesso não aparece de um dia para o outro e dez anos de crescimento servem acima de tudo para nos mostrar o caminho que há para percorrer.
Vem tudo isto a propósito do plantel desta época e dos resultados fracos destas primeiras jornadas da Liga. Não podemos nunca esquecer que estes resultados são um grão de areia na história do Braga. É esta visão do passado que nos permite compreender os percalços do presente. No nosso clube há ainda muito para ganhar. É nisso que temos de pensar e não continuar a confundir a árvore com a floresta.

BRAGA.COM

#1
Foi o 1º jogo europeu que fui ver do Enorme,era eu ainda um muido.Lembro-me perfeitamente dos 2 panaltis marcados pelo Artur Jorge.E mais passamos essa eleminatória com 3 golos de penalties...pois lá o Karoglan reduziu já nos descontos para 2-1 tb de penalti.Fizemos um lindo percurso europeu nesse ano.
Quanto ao Wosniak ele era internacional da Polonia,vinha do Porto,deu tantos frangos que foi substituido pelo QUIM  a meio da epoca para nossa felicidade.Mas este Wosniak fez um grande jogo contra o shalke em casa nos 8º de final,ainda me lembro.
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

BRAGA FOREVER

Estive presente nesse grande momento Cardoso!

Realmente as vitórias europeias eram festejadas como grandes conquistas...e o motivo não era para menos,pois ano após ano o nosso clube lutava pela manutenção!

Como me lembro, ainda dos tempos em que o Valtinho marcava do "meio da rua" ao Chaves na última jornada,e lá ficava o nosso Braguinha mais um ano na 1ª divisão.Como se sofria...

Os tempos são outros...e ainda bem! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

1989


Boas,

Este texto do Cardoso é sem duvida um excelente ponto de situação! e um tipo de resposta que deveria sair automática por parte dos moderadores à maior parte dos topicos que aqui se lançam! (não entendam isto como uma critica, pois além de ser um prazer considero essencial a sociabilidade do "tribunal" do braguinha)

Em primeiro lugar por: "(...) Hoje em dia, este "hábito europeu" acarreta um risco: os mais jovens, pouco habituados às crises que marcaram a maior parte do historial do clube, tornam-se cada vez mais exigentes.(...)"

Em segundo lugar:  (...)É esta visão do passado que nos permite compreender os percalços do presente. No nosso clube há ainda muito para ganhar. (...)"

Conclusão: Ha que exigir mas principalmente DISFRUTAR!!


Nota 1: Considerei colocar tambem, como um tópico na medida em que é realmente o reunir da opinião de diversos opinadores frequentadores do SuperBraga com calo no ***** do 1ºMaio!"
(Ups: Não sei se infrigi alguma regra por ter feito isto?)

Nota 2: Cardoso, vou reparar se tem o teu email no DM, pois como não tenho video, gostava de rever algumas cassetes desses tempos... acompanhado de uma pessoa que já por diversas vezes tive vontade de "contestar" os artigos do DM!

1989

Boas,

Este texto do Cardoso é sem duvida um excelente ponto de situação! e um tipo de resposta que deveria sair automática por parte dos moderadores à maior parte dos topicos que aqui se lançam! (não entendam isto como uma critica, pois além de ser um prazer considero essencial a sociabilidade do "tribunal" do braguinha)

Em primeiro lugar por: "(...) Hoje em dia, este "hábito europeu" acarreta um risco: os mais jovens, pouco habituados às crises que marcaram a maior parte do historial do clube, tornam-se cada vez mais exigentes.(...)"

Em segundo lugar:  (...)É esta visão do passado que nos permite compreender os percalços do presente. No nosso clube há ainda muito para ganhar. (...)"

Conclusão: Ha que exigir mas principalmente DISFRUTAR!!


Nota 1: Considerei colocar tambem, como um tópico na medida em que é realmente o reunir da opinião de diversos opinadores frequentadores do SuperBraga com calo no ***** do 1ºMaio!"
(Ups: Não sei se infrigi alguma regra por ter feito isto?)

Nota 2: Cardoso, vou reparar se tem o teu email no DM, pois como não tenho video, gostava de rever algumas cassetes desses tempos... acompanhado de uma pessoa que já por diversas vezes tive vontade de "contestar" os artigos do DM!

Nota 3: Cardoso fazes muita falta ao SuperBraga, pela forma clara  e entusiasta  com que passas a mensagem ( e pensamento) dos sentimentos de muitos bracarenses (não obrigatoriamente todos!! :) )


UMA TAÇA PÓ GVERREIRO!!!

Zeus

Lembro-me do jogo de cá ao fim da tarde.
Lá em Arnem lembro-me que o estádio era um dos mais modernos da europa, o relvado saía para fora do estádio para espectáculos, relativamente ao jogo, faltavam 2 ou 3 min e falhou a luz, perdíamos por 2-0, até que no reatamento do jogo lá tinha que ser sempre o mesmo karoglan. :o :o
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

1989


O Braga quando lá jogou ainda foi no estádio antigo!

O novo estava a ser construido, e até penso que a comitiva do Braga chegou a fazer uma visita às obras do novo estádio no dia que antecedeu o jogo!

Quanto à luz ir abaixo, foi o espanhol do bombo que entornou a laranjada em cima de um gerador que por lá estava........ihhihihihihi

Gracias ..... Muchas Gracias ..... Peter Crouch!

ric

lembro-me perfeitamente do jogo e sobretudo no da Holanda.
Tive a sorte de ir integrado na comitiva oficial, no charter do clube e vivi nonebtos inesquecíveis. Vou relatar alguns:

1- O profissionalismo do treinador galego (FCsantos)
2- O "bom inglês" de Idalécio
3- a visita ao novo estádio do Vitesse que tem um relvado "movimentado"
4- a cehgada ao estadio e o contacto com os emigrantes
5- a festa bracarense e o encontro com o pessoal que veio de carro de Braga
6- os 2-0 e na parte final o golo de Jkaroglan que seria decisivo no desfecho da eliminatória
7- O regresso a Braga em ambiente de esperança na passagem da eliminatíria

Boms tempos....

HugoSáPinto

O bom filho a casa torna. Seja bem-regressado, amigo Cardoso!!  ;)

No que aos "testamentos"  ;D concerne, também me lembro perfeitamente desse jogo, no saudoso 1º de Maio. Lembro-me, por exemplo, que o preço dos bilhetes foi 'puxadito' para a época (2.000 escudos, para sócios), se a memória me não falha. Mas valeu bem a pena, se valeu!... Nunca tinha visto o 1º de Maio tão tão unido e tão caloroso (apesar das lages frias onde assentávamos o fim das costas  ;D ); em termos de afecto transmitido pela massa associativa, talvez o único jogo comparável tenha sido o da passagem à final da taça de Portugal, em que defrontámos o Benfica. O público acreditou do 1º ao último minuto, num abraço colectivo àqueles que, então, seriam os precursores dos Gverreiros do Minho. Que saudades do Karoglan e da formiga atómica (Zé Nuno)... Foi aí, realmente, que o Braga assumiu o seu estatuto europeu. Foi aí que o público percebeu que novas exigências se criaram. Foi aí que a história de um Braga europeu não pôde mais dar um passo atrás. Obrigado capitão Artur, por esses dois penáltis superiormente marcados (aliás, o próprio entendeu o grande significado dos mesmos na sua carreira; vejam as fotos de um desses penáltis, orgulhosamente expostas no seu restaurante Santa Gula, em Lamaçães).
No final, todos de sorriso nos lábios, regressámos a casa, com o sentimento enorme de que tínhamos presenciado a um momento histórico, enrolados, também, no cachecol que os (simpáticos) adeptos holandeses fizeram questão de trocar... para mais tarde recordar!

Ricardo

Antes de mais, Cardoso, obrigadíssimo por tirares o pó aquele que foi talvez o mais determinante dos momentos do Braga na Europa. O Vitesse na altura era o Villareal da Holanda, com uma direcção a injectar milhões de Florins para fazer uma equipa que lutasse com as equipas das capitais, Ajax e PSV. O Vitesse era o que foi o AZ há dois ou três anos atrás. E nós ganhamos! Lembro-me também que o Artur Jorge "aviou" a estrela da companhia deles aos 2 minutos, facilitando o jogo e de que maneira! Nem amarelo levou! Foi o jogo da vida dele!
Quanto ao resto é um sinal de que estamos mais fortes. Mas é preciso relembrar os jovens que o amor tem que ser ao clube e não às vitórias! Isso é o mais importante para que possamos ter um futuro que não seja igual ao presente do Boavista.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Vlad

Passamos essa eliminatória com três penaltis, contra uma equipa que à altura era uma das melhores da Holanda, e seguramente superior ao nosso Braga. Mas fomos bravos, fomos felizes e passamos.
Também tive a oportunidade de assistir ao jogo na Holanda, e foi das derrotas que mais festejei do nosso Braga, pois perdíamos por 2-0 e não se estava a ver jeito de a coisa virar a nosso favor, até que a cerca de 10 minutos do final do jogo, falha a luz no estádio... recomeça  o jogo, e pouco depois, Lino (o nosso Evaldo daqueles tempos) entra na área, cruza e inexplicavelmente um holandês mete a mão à bola. Penalti. Karoglan apronta-se na para marcar, exactamente na baliza onde se encontravam os adeptos do Braga e.... GOOOOOLO!!! Explosão de alegria. O jogo acaba e festa bracarense na Holanda. Derrota por 2-1... bem bom!!!
Cá a festa foi diferente, e o relato do Cardoso é muito bom para quem não teve oportunidade de viver esse jogo. O Braga regressava às competições europeias após muitos anos de ausência e o 1.º de Maio "vestiu-se" de vermelho e branco para o jogo europeu. Dois penaltis de Artur Jorge e uma boa exibição a nível defensivo permitiu-nos passar a eliminatória.
Festa bracarense!!!

Relembro ainda que a qualificação para a Uefa desse ano também foi carimbada com mais um jogo que ficará na história. Um 0-0 a em guimarães, no tal jogo dos 5 contos! Já o jogo tinha acabado e nós festejávamos e eles rezavam para que o salgueiros não marcasse... no fim, eles acabarm por festejar também, pois o neca do Abílio falhou o penalti que punha os espanhóis fora da europa. Acabaram por festejar também, mas aqueles momentos em que nós, no estádio deles, cantávamos e saltávamos de alegria, eles   (Sim... esse mesmo Abílio que uns anos mais tarde gelou o 1.º de maio, ao marcar para o leixões naquela fatídica meia-final da taça de Portugal).
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

lince

Alguem se lembra do Formoso e os seu remates bomba.

Quando era mais novo ia muitas vezes ao 1º de Maio, e quando era para a europa ñ faltava e lembro-me vagamente de um jogo em que o SCBraga ganhou acho 4-0 e o Formoso marcou um ou dois, não me recordo bem mas ele era conhecido pelo efeito que causava na bola e a força do remate.

Pezinhuh

Cardoso..

Lindo texto, toca no coração dos bracarenses sem dúvida cada vez mais amo o meu Braga, cada vez sofro por o meu Braga, e cada vez mais passo noites a pensar no meu Braga, ver um dia Braga campeão seria a coisa, que qualquer um de nós espera.!

ainda sonho que o nosso estadio AXA, seja ampliado devido ao excessos de socios!  ;D

Cardoso,

não consegues por essa cassete em VHS, no youtube para a gente dar uma espreitadela?

jaimec

Foi um dos jogos mais bonitos que vi no 1º de Maio, pela envolvêcia, pela grande afluência de público, pela explosão de papelinhos vermelhos e brancos quando as equipas entraram em campo ... foi lindo .

Maldito sejas Cardoso, ao ler o texto provocaste-me um arrepio na espinha acima que só parou no canto do olho ...


Mas acho que isto é um apelo áqueles que assobiam o ENORME, só porque acham que ganhar por 1-0 é pouco !

cardoso

Quote from: 1989 on 03 de October de 2008, 02:19

....

Nota 2: Cardoso, vou reparar se tem o teu email no DM,

....


mcardosog[arroba]hotmail.com

FIDELIS

Então não me lembro desse jogo, não consegui fazer nada o dia todo até á hora marcada.
Foi de facto um jogo que marcou a história do Braga.
Mas o texto do Cardoso é ainda mais pertinente no sentido de recordar a muitos que o Braga é muito mais que vitórias, é muito mais que presenças na UEFA.. O Braga foi para muitos sofrimento até ao último minuto de um jogo, foi chuva e granizo pela cabeça abaixo, foi frio nos ossos, foi bancadas de granito e foram esses que sempre lá estiveram que deram alma a este clube, foram esse que nunca o abandonaram que permitiram que hoje em dia sejamos cada vez mais e maiores e que aconteça o que acontecer haverá sempre Braguistas. Se calhar muitos clubes deveriam passar por isso para moldar a sua massa adepta e para que essa massa fosse real e não ilusória. A história tem demonstrado.

Fidelis Bracara
Braga e Basta

cardoso

Quote from: Pezinhuh on 03 de October de 2008, 11:28
...
não consegues por essa cassete em VHS, no youtube para a gente dar uma espreitadela?

Vou tentar... não tenho grandes conhecimentos técnicos para isso... acho que tenho de passar primeiro para DVD e depois para o computador, não é? Depois tenho de abrir conta no youtube e depois é só fazer o upload. É assim? E ainda ninguém colocou lá isso?

XUTOS

o que me ficou para sempre na memoria desse jogo foi o gesto do Artur jorge por a mao na orelha queria ouvir palmas. copiado depois por muitos jogadores. saudades do velhinho 1maio
SOU DO BRAGA ATÉ MORRER

cardoso

Só mais umas notas:
1- não se pense que por terem sido dois penaltis foi menos significativo: os penaltis nasceram de lances de golo quase feito, por derrube claro de jogadores que seguiam isolados. No primeiro era Karoglan quem seguia isolado para marcar e foi derrubado pelo GR. O segundo foi uma in cursão muito rápida de Zé Nuno: entra peloo vértice direito da grande área, isola-se em velocidade e é derrubado por defesa.

2- Palavras proféticas de Castro Santos no fim do jogo: "ABRIMOS UMA PÁGINA NOVA NA HISTÓRIA DO BRAGA"

3- No jogo seguinte a Direcção deu entradas livres para BRAGA- benfica, para o campeonato.

4- Na mesma eliminatória o guimarães foi eliminado com uma goleada por um clube italiano. Comentário do humorista Pimenta Machado: "não fomos eliminados por um Vitesse qualquer" ehehehehe

JotaCC

Se não me falha a memoria perdemos lá 2-1 e ganhamos cá 2-0 golos do Artur Jorge