News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Balanço de uma época...

Started by ric, 12 de May de 2008, 10:35

Previous topic - Next topic

Condestável

#20
Quote from: Ricardo on 13 de May de 2008, 10:45
Um balanço muito conciso.

Uma época que foi um verdadeiro fiasco. No ano em que investimos mais dinheiro na equipa (comprando velharias) e em que fixamos o nosso objectivo como a Liga dos Campeões, conseguimos assegurar na última jornada o acesso à... Intertoto.
Juntando isto a (mais) três treinadores e aos montes de jogadores que não renderam o que deviam só posso considerar esta época um falhanço total.

Responsável? Salvador.

A afirmação do Sr Ricardo que o responsável pela época menos conseguida do Sp. de Braga, foi Salvador, parece-me que é dita num tom depreciativo. Concordo que  Salvador é o responsável máximo pelo Sp. de Braga. Se Salvador foi o responsável pelo "insucesso", quem foi o responsável pelo sucesso? Jesualdo Ferreira?

Pedro_RBA

Eu não ponho as culpas na sua totalidade no Salvador.. Esta epoca ninguem a esperava no inicio quando viamos os nomes sonantes que a nossa equipa apresentava.. Nem eu, nem nenhum braguista, e muito provavelmente nem Salvador!

Depois dos resultados comecarem a aparecer pouco ou nada Salvador poderia fazer se não tentar gerir a equipa com os jogadores que tinha, mas no meio de tanta indisciplina, falta de vontade de jogar e lesões.. pouco poderia fazer

Saudações Ultras

Condestável

Eu, como a maioria generalizada dos users, exprimiram que esta época ficou aquém das expectativas até porque quando do início da época eu, tal a generalidade, estava confiante devido ao excelente plantel do SCB. A não ser que alguém tenha dons extra-sensoriais, Salvador fez o que lhe era exigido: facultou ao líder do grupo de trabalho os meios necessários ao cumprimento dos objectivos. Hoje sabemos que devido a uma série de problemas, que surgiram de forma abrupta e contínua, o plantel não conseguiu saciar as nossas expectativas. Houve algumas falhas.  O treinador ,  li neste fórum que 70 % desejava a continuidade, não conseguiu os objectivos.  Os jogadores quebraram animicamente e psicologicamente e, uma vez no fosso, a tarefa de sair do fosso foi hérculea, só própria e ao alcance de alguns. Lembro que nos últimos jogos as convocatórias estiveram condicionadas, devido a castigos e a lesões. A capacidade de sacrifício e profissionalismo veio ao de cima.
É de uma ingratidão gritante não reconhecer e valorizar o que os jogadores do Sp. de Braga fizeram. Houve momentos maus, mas estes mesmos jogadores, que hoje são criticados também foram capazes de coisas boas que não são reconhecidas. Sou novo neste fórum, mas pelo que li, parece que é habitual algumas atitudes por parte de alguns users.

JotaCC

Um fiasco, uma completa desilusão criamos tantas expectativas com uma equipa cara a nivel salarial o que se veio revelar que muitos so vieram cá levar o nosso dinheiro, espero que a SAD aprenda com os erros para não os voltar a cometer e q veja que os nomes não ganham jogos nem campeonatos mas sim aqueles que em campo lutam e jogam em prol do club e seus associados.Já a muito tempo que não tinhamos uma epoca tão inconstante 4 treinadores ???, foi muito preparada, mas no meio de tanta desgraça desportiva tivemos alguma coisa positiva a nivel logistico caso do nosso MT os bilhetes pelas escolas, as visitas dos jogadores a essas mesmas, foi uma grande iniciativa e espero que seja para manter.

Ricardo

#24
Quote from: Condestável on 13 de May de 2008, 11:47
Quote from: Ricardo on 13 de May de 2008, 10:45
Um balanço muito conciso.

Uma época que foi um verdadeiro fiasco. No ano em que investimos mais dinheiro na equipa (comprando velharias) e em que fixamos o nosso objectivo como a Liga dos Campeões, conseguimos assegurar na última jornada o acesso à... Intertoto.
Juntando isto a (mais) três treinadores e aos montes de jogadores que não renderam o que deviam só posso considerar esta época um falhanço total.

Responsável? Salvador.

A afirmação do Sr Ricardo que o responsável pela época menos conseguida do Sp. de Braga, foi Salvador, parece-me que é dita num tom depreciativo. Concordo que  Salvador é o responsável máximo pelo Sp. de Braga. Se Salvador foi o responsável pelo "insucesso", quem foi o responsável pelo sucesso? Jesualdo Ferreira?
Bem, creio que o título deste post é o balanço de uma época (que creio ser a que acabou no domingo). Estou a falar desta época e não das épocas passadas (da era Jesualdo) onde os erros cometidos nesta época não foram cometidos. Repito, o balanço que faço é DESTA época e não do tempo da direcção Salvador.
Tenho muito respeito e admiração pelo Salvador. Quando merece elogios sou o primeiro a fazê-lo (como já os fiz). Mas também lhe aponto os falhanços. Aliás, para que conste que não sou dos usurários mal-agradecidos, se houvesse eleições no Braga neste momento votaria no Salvador para continuar.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Elvis

Positivo:
A època já ter acabado

Negativo
Se não tudo quase tudo....


Mas este ano tem que ser Enorme
[url="http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b"]http://br.youtube.com/watch?v=xwS_Rsuoy20&feature=RecentlyWatched&page=1&t=t&f=b[/url]

nunnu

fg isto e cada texto qe nunca mais acaba. Isto de ser bracarensetemmuito que se lhe diga eh eh X)

Dtg0

Quote from: Vlad on 12 de May de 2008, 16:56
Só vou falar de futebol.

Para começar nunca acreditei neste plantel tal como se embandeirou em arco: o melhor de sempre. De todo o modo, ainda com este plantel, ficamos aquém das expectativas. A qualificação para uma prova europeia, ainda assim, estaria (e esteve) perfeitamente ao nosso alcance. Mas de facto não a merecemos! E olhando agora para trás, e para o futebol praticado pela nossa equipa e para a nossa (ir)regularidade... o 8.º lugar (em termos desportivos, isto é, sem retirar os pontos de secretaria ao belenenses) até nem foi mau...

Pala negativa destaco:
- Jorge Costa foi decepcionante.
- Renovações com P. Santos, Vandinho, Madrid e J. Pinto.
- Contratação de jogadores em fim de carreira tais como Zé Manel, Jorginho.
- César Peixoto
- empréstimo de Matheus ao Setúbal
- desempenho de M. Machado - à excepção do jogo com o Bayern, foi um desastre.
- Jaílson
- a atitude passiva e falta de ambição da generalidade dos jogadores
- a indisciplina (recorrente) de alguns jogadores
- o excessivo número de jogadores velhos nos nossos "onzes"
- Falta de qualidade do meio campo para a frente. Adoro futebol e adoro ver futebol ao vivo. Não há um jogador que me entusiasme em termos ofensivos. Não há um que me faça vibrar. Não há um que me surpreenda com um passe a rasgar, um remate fantástico ou uma finta imprevista ( o único que se aproxima um bocadinho disso é o Matheus- quando muito põe velocidade no jogo- mas veio tarde). É um deserto de ideias. Uma tristeza. Um gajo vai à bola e se ganharmos, até vem satisfeito com os 3 pontos, mas em termos de futebol... venho sempre desconsoladinho.

De positivo:
- João Pereira
- Linz
- Kieszek
- Contreras
- Frechaut

Concordo com tudo.
Talvez adicionasse aos tópicos negativos a ida do Stélvio para a equipa principla, tê-lo mantido nos juniores ou tê-lo logo emprestado teria sido melhor.

bragaénosso

A questão é: "Mas afinal quem é que comanda?"

Bem, quem comanda é o Salvador, portanto, em última análise a responsabilidade é dele.

Mas, volto a perguntar: "Quem é que realmente comanda?"

Se calhar quem realmente "é o dono do comando" é quem detém o passe de 90 % dos jogadores do plantel.
Se calhar é quem espetou aqui com um treinador que na altura ainda nem podia treinar. Que "obrigou" o Salvador a contratar um adjunto quando ainda não tinha o principal. Quem já sabia que este adjunto ia passar a principal.
Se calhar é quem colocou aqui um funcionário seu a director do futebol profissional.

É certo que este homem já fez o Salvador ganhar milhões, mas , finda esta época, pergunta-se: Valeu a pena dar a este homem todo o domínio do futebol do Braga.

Afinal, quem é o dono do comando?

É o senhor Jorge Mendes, da Gestifute.

Carvalhinha

Bem, já aqui foi tudo dito, mas já agora vou deixar na mesma a minha opinião.
Como já referi em várias postagens, esta época em termos futebolísticas foi mesmo para esquecer. O Sp. Braga ficou aquém das espectativas. A meta definida era tentar chegar à Liga dos Campeões, mas nem a entrada directa à Uefa conseguiram. O plantel passou quase todo o ano sem moral, sem motivação, sem ambição de jogar, com exepção de alguns jogadores (por ex. João Pereira). Muitas destas coisas deveu-se certamente às mudanças de treinadores desde o início da temporada, várias alterações em curto prazo de tempo nunca trazem bons resultados. Além disso, entrou o Manuel Machado para mandar embora jogadores preciosos no mês do mercado e em troca foi buscar desastrosos, é caso para dizer que se veio para o nosso clube para nos deitar abaixo, conseguiu o seu obejctivo! O que também não achei graça nenhuma, foi a imensa espera dos novos cartões de sócio por causa da renumeração. Custava muito definirem uma data e cumpri-la?! Falo disto porque só recebi o meu em Dezembro, e depois outro igual em Março (que má organização!). Agora para o fim, o Dpt. de Marketing esteve fantástico, aliás, atingiram o ponto mais alto! O sorteio que levaram alguns sócios à Alemanha para o jogo da Uefa na casa do Werder Bremen, a campanha sobre a ida à Madeira, a campanha "Sócio Traz Sócio" onde se pode ganhar bilhetes para jogos, cachecóis, camisolas oficiais, mais as entradas gratuitas nesta segunda volta devido aos maus resultados certamente, a ideia de fazerem festa de aniversários no Estádio Municipal também é fabulosa, para além das idas às escolas do distrito de Braga. Como se vê, nem tudo foi negativo. De um lado estivemos péssimos, no outro excelentes! A balança ficou equilibrada. Agora, se a equipa tivesse colaborado, aí é que era só facturar...

Bracas

Eu acho que esta é mesmo para esquecer ??? ??? ???
Com este plantel devíamos ir ao 2º lugar.Não aproveitámos também os lampeões e o Sporting estárem fracos . :) ;) :D ;D :o :P

#31
De volta à terra!

A época 2007/08, agora finda, acaba por trazer à tona aquilo que à muito se temia.
Na época anterior,  um facto que sobressaiu foi, ter mudado 3 vezes de treinador. Ora este simples facto de ter mudado 3 vezes de treinador poderia significar à partida uma consequência  de instabilidade exibicional e principalmente, classificativa. Puro engano... foi a melhor época dos últimos anos!
Isto vai contra o estabelecido, ie, quando à mudanças na estrutura, logo podemos concluir que à insucesso e falha nos objectivos anteriormente definidos.

Perante a (falsa?!?)constatação, que a época anterior foi a melhor dos últimos anos, o SCB planeou a época agora finda. Manteve o treinador da época anterior, e procurou reforçar o plantel com jogadores experientes e com provas dadas.

Peço-lhes para me acompanharem no meu raciocínio. Será que o SCB se reforçou mal?
Muita gente sustenta que o SCB fez más contratações. Analisemos as saídas e as entradas.
Saíram: Luís Filipe, Nem, Pedro Costa, Ricardo Chaves, Andrade, Zé do Golo, Paíto, Maciel, Chmiest, Bruno Gama, Césinha.(mais tarde Castanheira, Hussain João Pinto)
Entraram: Pawel, Anilton, César Peixoto, Bruno Tiago, Roberto Brum, Hussain, Lenny, Zé Manel, Baylon,Jailson,  Linz, Jorginho e João Pereira.(mais tarde Miguelito, Contreras, Matheus)
Podemos então constatar que, se saíram jogadores como, o Luís Filipe, Zé do Golo, Maciel... o SCB contratou jogadores que hoje sabemos o quão importantes foram, como o Pawel, João Pereira, Linz, Jorginho, Brum, e mais tarde o Contreras e Matheus.

De uma forma simplista podemos concluir que, no deve e o haver, o SCB ficou a ganhar com as contratações.

O que falhou então?
Falhou essencialmente o treinador e jogadores que nos habituaram a níveis exibicionais bons e regulares, exemplo do  Paulo Santos, Madrid, Vandinho...

Será um erro atribuir somente, repito somente, ao treinador e aos jogadores pelo insucesso da época. Na minha opinião são os principais responsáveis mas há outros, em menor ou igual escala, mas  houve outros responsáveis. Há uma série de questões que têm que ser levantadas:
A) A pré-época. Nunca vi um clube a fazer uma pré-época como o SCB. Jogos em dias sucessivos; viagens cansativas; estágio; Não houve jogo de apresentação...
B) Lesões. Algo está mal. Quatro hipóteses pairam no ar: A preparação física; o departamento médico; as infra-esruturas de treino ou os índices psicológicos dos jogadores.
C) António Salvador. Facultou ao treinador os jogadores pretendidos mas esqueceu que perante tanta gente traquejada é preciso um líder no balneário, ie o treinador.

Por outras palavras, no sucesso ou no insucesso,  não devemos imputar somente ao treinador e jogadores as responsabilidades mas a toda a estrutura que envolve o futebol. No SCB da temporada finda, a estrutura colapsou.
Como consequência do atrás enunciado, o SCB ficou aquém do que podia fazer.

Como já foi dito pela generalidade dos foristas, um dos aspectos muito positivos da época agora finda foi as acções de MKT que o Departamento encetou. Já antes, António Salvador surpreendeu ao arrecadar 5 milhões no naming do EMB. Apesar de alguma contestação localizada, 5 milhões em 3 anos são maravilhosos!
Força Gverreiros

ZGANDULO

Possitivo:
O marketing ( o ponto mais possitivo).


Negativo:
As más exebições.
Os resultados.
Mau emprenho de alguns jogadores.
Equipa mais indisciplinada.
 

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Pedro_RBA

Quote from: ZGANDULO on 14 de May de 2008, 22:12
Possitivo:
O marketing ( o ponto mais possitivo).


Negativo:
As más exebições.
Os resultados.
Mau emprenho de alguns jogadores.
Equipa mais indisciplinada.
 



XIIII

A "queima" queima mesmo um gajo..

Então essa do emprenho te muito que lhe diga.. É verdade que temos muitos abortos como jogadores este ano mais daí a dizeres que eles foram mal emprenhados...  ;D

Saudações Ultras

ZGANDULO

mas é que é mesmo a queima...
estou todo queimado!!!   ...por dentro.... ;D :D ;D


[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

spinto

Quote from: bragaénosso on 13 de May de 2008, 23:11
A questão é: "Mas afinal quem é que comanda?"

Bem, quem comanda é o Salvador, portanto, em última análise a responsabilidade é dele.

Mas, volto a perguntar: "Quem é que realmente comanda?"

Se calhar quem realmente "é o dono do comando" é quem detém o passe de 90 % dos jogadores do plantel.
Se calhar é quem espetou aqui com um treinador que na altura ainda nem podia treinar. Que "obrigou" o Salvador a contratar um adjunto quando ainda não tinha o principal. Quem já sabia que este adjunto ia passar a principal.
Se calhar é quem colocou aqui um funcionário seu a director do futebol profissional.

É certo que este homem já fez o Salvador ganhar milhões, mas , finda esta época, pergunta-se: Valeu a pena dar a este homem todo o domínio do futebol do Braga.

Afinal, quem é o dono do comando?

É o senhor Jorge Mendes, da Gestifute.

Desculpem lá, mas com factos responde-se á imagem de muitos que se esqueçem de quem realmente manda no clube que são os SOCIOS.
Não é a 1ªpessoa que vem e diz que o mendes manda e controla isto e aquilo.
Os unicos jogadores do braga que constam na lista do sr. jorge mendes e os quais ele os representa são:
Bruno Tiago
César Peixoto

Se mais algum for representado por ele digam, pois não tenho conhecimento disso.

http://www.gestifute.com/gestifute/personalidades_clube.php?clube_pesquisa=34

Já agora, quando ele representava muitos que ajudaram o braga a saír da terrivel crise antes-salvador, ninguém falava e dos muitos milhares de euros que ele nos ajudou a ganhar e lucrando tb claro.


O braga foi bom para o mendes, mas o mendes foi muito bom para o braga.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

ZGANDULO

Quote from: SCM on 12 de May de 2008, 12:38
Possitivo:


A ida á intertoto (estamos mal abituados mas ainda bem).
O marketing ( o ponto mais possitivo).


Negativo:

As más exebições.
Os resultados.
Mau emprenho de alguns jogadores.
Equipa mais indisciplinada.


EU VI LOGO QUE TINHA FEITO UM COPY PASTE NUMA RESPOSTA COM A QUAL CONCORDEI, SÓ QUE AINDA NÃO TINHA AS PESTANAS CENTRADAS... VAI DAÍ COPIEI ERROS...

ps. eu até não costumo escrever muito mal...
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

BRAGA FOREVER

Época simplesmente miserável...

Só mesmo o Marketing foi bastante positivo.

2007/2008 época para trancar!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Bvna

Quote from: BRAGA FOREVER on 17 de May de 2008, 15:26
Época simplesmente miserável...

Só mesmo o Marketing foi bastante positivo.

2007/2008 época para trancar!

Qual trancar!? Banir mesmo! ;D

sol

Concordo no geral com as análises aqui apresentadas e vejo com apreensão o futuro mais imediato do Enorme, atendento sobretudo à enorme quantidade de jogadores que já deveriam estar a pensar na reforma, mas que ainda não têm substituto à altura, com por ex. Wender, Z. Manuel, J. Tomás e Vandinho. Por outro lado, não me parece que o Braga vá ter capacidade para segurar as estrelas maiores desta época, indubitavelmente Linz e J. Pereira, e, por último, continuo a não perceber e a não ACEITAR que seja possível haver permanentemente ( e simultaneamente...) tantos jogadores lesionados, quando todos vemos que correm pouco, se esforçam pouco e metem pouco o pé... Será isso que os lesiona? Ah, mas porque é que é não sou inglês...!

Na poente de vermelho e branco!