News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Balanço de uma época...

Started by ric, 12 de May de 2008, 10:35

Previous topic - Next topic

ric

caros amigos foristas:

A época 2007/2008 chegou ao fim!

é altura de começarmos a planear e perspectivar a p´roxima temporada pois no futebol , o que dita é mesmo  "Rei morto, rei posto" e ainda há muito a ganhar...

é , no entanto, o momento certo para balanços. è pois um balanço que vos proponho.
Sejam objectivos e incluam nas v/ análises o "positivo" e o "negativo" da temporada.

Gambit

Vai ser uma análise um pouco em cima do joelho, mas cá vai.

Em termos de SC Braga foi uma época que defraudou todas as minhas/nossas expectativas. Quando vi as contratações que foram feitas sempre pensei que fosse uma época com o 4º lugar garantido e, caso algum dos 3 do costume passasse por maus momentos, o SC Braga iria morder-lhe os calcanhares. Neste aspecto, estava à espera de uma época como o Guimarães conseguiu (não venham com merdices pela comparação!!).
O futebol praticado... hmm... jogámos futebol??  :-\
A atitude dos jogadores foi lastimável!! Não sei que se passa naquelas cabeças. Neste momento, não treinador que resista a atitudes de falta de garra, profissionalismo, vontade, garra... enfim, o que faz falta a uma equipa!!
Espero bem que haja uma grande vassourada no balneário.

Em termos de SuperBraga.com, também foi uma época complicada!! Muitas entradas de "foristas" (se é que lhe pode chamar assim...) só para desestabilizar, criar atritos e ser banidos. A esses devo alguns momentos hilariantes, cómicos até, mas 90% das vezes nem sei porque nasceram, quanto mais porque se registaram no fórum.
Aos antigos e que já cá não vêm por isto ou por aquilo, só digo que tenho pena. Nada mais posso acrescentar. Cada um sabe de si e se não querem participar, estão no seu direito.

Sem mais assunto de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos.
Gambit  ;D

spinto

Uma época muito má em todos os aspectos excepto o publico cordial.

NÃO SEI SE É PARA ESQUEÇER OU PARA LEMBRAR ...

Devemos aprender com os erros e não dar passos maior que as pernas, espero uma melhor preparação da proxima época, na sequencia dos ultimos anos excepto estes 2 ultimos.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

SCM

Possitivo:


A ida á intertoto (estamos mal abituados mas ainda bem).
O marketing ( o ponto mais possitivo).


Negativo:

As más exebições.
Os resultados.
Mau emprenho de alguns jogadores.
Equipa mais indisciplinada.
É bom viver o Braga.

monica-sousa

É como diz o spinto, esta época não pode ser esquecida!
Os erros devem ser constantemente lembrados para que não voltem a acontecer...

O resto está aos olhos de todos, uma época muito atipica. Aconteceu muito ao contrário daquilo que todos esperavamos!

Uma nova época se aproxima e espero que muito melhor. Para isso é necessário ser pensada ao promenor desde o ínicio...

lipe

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

2378


  Obviamente decepcionante mas espero que tenha servido de lição.

  Jogos sem ver uma jogada com princípio-meio-fim

   Jogadores sem profissionalismo
   Treinadores sem pulso para os malandros (excepto talvez o Caldas)
   
  de positivo.....

  markting
 
   

aurelio

Quamdo vi as contratecoes do inicio de epoca, sempre pensei numa epoca com uma entrada directa na liga dos campeoes.
Os erros comecaram logo com os guarda redes. Com a situacao do Paulo Santos por defenir e carta branca ao Dani Malofoi logo um erro de principiante. A nossa sorte azar foi o Dani Malo nao ter arranjado club, apos a lesao do Paulo Santos na pre epoca. A despensa de Mateus e procura de velhos so com nome que no fim so desistabilisaram o balneario.
Na altura fiquei com pena de o Sergio Conceicao nao ter vimdo, mas hoje no final da epoca digo <Gracas a Deus que ele nao veio>
Depois tivemos uma pre epoca tambem preparada, que as lesoes nao paravam de dia para dia.
Havia jogadores que por nao os deixarem sair para onde queriam pura e simplesmente desapareceram da equipa e de jogar.
Os problemas eram em catapulta e nao paravam.
Depois aparece esse Senhor que diz que e treinador < nem sei se merece que lhe chamem pelo nome>, noa esta em causa certas coisas mas sim as asneiras que fez no Natal na despensa de certos jogadores que na semana seguinte nos estavam a fazer falta, nao falando das parvorices tacticas ou da forma de motivar o adversario e desmotivar os seus jogadores para os jogos importantes.
Emfim......... tivemos que fechar a epoca com um homem da casaa tentar ao menos o minimo dos minimos de uma competicao que nunca ninguem deu importancia e hoje parece uma grande conquista.
Valhanos isso ao menos mas nao pencemos que ja la estamos pois o caminho e penoso e dificil que o diga o Leiria
Vamos ser sencatos e ter cabeca na hora da decisao pois com uma boa vassoura no balneario e na escolha do homem certo para o lugar certo estou confiante que la chegamos.
Um Presidente que conseguiu uma estabilidade financeira que ha muito nao se via em Braga e ate mesmo no futebol Portugues, um homem que e capaz de conseguir quase tudo em pro do clube estou convencido que na proxima epoca vamos conseguir.
Forca Braga    

JORGEXINA

Finalmente a época chegou ao fim, e não foi este Maio que ainda festejei alguma coisa... Que verdade seja dita não merciamos! Mas ele há de chegar..
O futebol praticado pelo Braga está época foi muito mau, e a classificação final foi melhor que o nosso futebol! Fomos uma equipa sem ideias, sem fio de jogo, sem velocidade, não conseguimos fazer uma jogada com cabeça, tronco e membros! A nossa epoca foi mal organizada, as nossas escolhas não foram criteriosas, mais uma vez gastamos rodos de dinheiro mal gastos, ao contratar jogadores, temos de contratar para aquela posição e pra aquele modelo de jogo, não basta ser bons, é preciso ser bom na NOSSA equipa! É preciso que seja bom naquilo que lhe iremos pedir. E isso foi um dos males do Braga está epoca, outro foi a contrução do plantel, onde existiam jogadores a mais em determinadas posiçoes e poucos noutras. Erro craso foi apenas termos 2 centrais bons! Uma equipa que quer andar lá por cima, não pode ter como 3 central uma adaptação. Lateral direito idem aspas. E quem viu no C.Peixoto um lateral.... Ou seja a nossa defesa tinha 4 bons jogadores, pra 4 posições! O que é muito pouco pra uma equipa de topo! Meio campo, é pra jogar como?! Decidam como querem jogar e depois façam o meio campo, Vandinho a baixo das capacidades, como como disse antes estavam lhe a pedir coisas que ele não sabe fazer!! Madrid, faz falta, muita falta! Acho o Mardid e o Brum dos melhores médios em Portugal, tenho fé que façam uma grande dupla pra proxima epoca, mas pelo sim e pelo não devemos estar preparados para ter um bom equipa sem um dos 2!
Acho que o segredo da proxima epoca está em fazer com os muitos jogadores que o S.C.Braga tem uma EQUIPA, em todos os sentidos, em 1º só queremos quem quer cá estar! Depois o treinador chegar e dizer/fazer "é assim que vamos jogar‬‬‬‬‬‬‬, são estes os jogadores que preciso‬.. " não acho que precisamos de muitas contratações, até pk temos muitos jogadores, mas sim das contratações certas pros lugares certos.. 4/5 boas contratações pra mim são sufecientes.
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Kilo

  Mais do que a classificação (que para o que jogamos, até nem foi nada má), foi:

- a falta de atitude dos jogadores;
- a incapacidade fisica deles;
-  a passagem do Manolo por Braga;
-  a desilusão Jorge Costa;
- as paupérrima exibições;
- os actos de indisciplina;
. . .
- etc etc etc.


De positivo, o marketing e o aumento exponencial do número de espectadores. A participação na UEFA também foi positiva, se bem que podiamos ter feito muito melhor.Podiamo ter ganho alguns jogos históricos se fossemos uma equipa minimamente competitiva ( Hammarby, Bolton, Aris e podiamos ter, claramente, discutido a eliminatória com o Werder Bremen...).

spinto

Uma espinha atravessada na garganta de muitos bracarenses e uma mancha da epoca foram os 20€ contra o bayern Munique.
Deve ser lembrado, um grande erro e falta de consideração pelos associados e adeptos.

Nunca mais cometa um erros destes presidente.

Muita gente já está esquecida.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

JORGEXINA

#11
Quote from: spinto on 12 de May de 2008, 14:54
Uma espinha atravessada na garganta de muitos bracarenses e uma mancha da epoca foram os 20€ contra o bayern Munique.
Deve ser lembrado, um grande erro e falta de consideração pelos associados e adeptos.

Nunca mais cometa um erros destes presidente.

Muita gente já está esquecida.
Não, não está... Por muito pouco não perdi o meu 1º jogo em casa em 2 anos... Ficou atravessada e bem atravessada! O meu apoio é coisa que este presidente não vai voltar a ter da minha parte! Há uma coisa que ele tem que intender, +e que o clube é dos socios e sem eles não faz qq sentido! Nas proximas eleições caso apareça um candidato minimamente decente pra comandar o barco terá o meu voto...
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

NightHawk

Acho que ao longo da época já fomos aqui dizendo prncipalmente aquilo que correu de mal.

Ora, começando pelos aspectos positivos:

1. Acho que foi uma época muito boa no que respeita ao marketing, aliás, foi uma época marcante a esse nível e só não correu melhor devido aos pobres resultados da equipa, ainda assim acho que esta época foi feito um trabalho que pode vir a dar bons frutos nos próximos 5 a 10 anos, vendo que se conseguiu "puxar" muitos miúdos para jogos do Braga.

2. O 7º lugar. Ok, eu sei que isto devia estar como aspecto negativo, mas não está e vou dizer porquê. Há 6, 7 anos atrás, quando tinhamos uma época bastante má, com 3 treinadores e maus resultados isso resultava numa época de aflições com o espectro da descida sempre em mente. O que está época nos deu foi a noção que de subimos de facto de nível, e uma época má, diga-se, bastante má, resulta num 7º lugar e o possível acesso indirecto à taça UEFA.

3. A carreira na UEFA. Fizemos mais uma boa particiação. Passamos a fase de grupos, empatamos com o colosso Bayern e não fora os 2 penalties falhados em Bremen e podiamos ter feito melhor. Neste aspecto foi  mais uma época a relembrar e há que tirar também mais uma ideia disto: Tal como no ano passado, os jogadores jogam melhor nas competições europeias do que nas competições internas. É um ponto que tem que ser revisto pois esta mentalidade é errada. Ainda assim, foi mais 1 época onde o nome do clube foi mais uma vez falado por bons motivos na europa.



Aspectos Negativos

1. O ponto principal para mim e aquele responsável pela má época: A escolha dos treinadores. Já no ano pasado se cometeu o mesmo erro. Disse vezes sem conta que a aposta em Jorge Costa era um risco que não deveria ser corrido até porque o trabalho dele no final da época passada mais não foi do que levar a equipa até ao fim tentando manter o lugar onde estava. Não pos a equipa a jogar melhor, nem a defender melhor, nem inovou tacticamente. E diga-se, fiquei perplexo quando numa votação, mais de 70% dos adeptos aqui do forum apoiavam a sua estadia no comando da equipa. Pois bem, o início da época foi rápido em demonstrar que a aposta em Jorge Costa era um risco desnecessário, com a agravante de se ter dado carta branca a este para escolher o plantel.
Infelizmente, o mesmo erro voltou a acontecer e apostou-se em mais um treinador sem perfil para o clube. Manuel Machado é um treinador defensivo, que é bom a jogar para o empate (mostrou-o na académica e moreirense) e que exagera na experiências que faz com a equipa (contreras a trinco, miguelito a medio centro, peixoto a nº10, stélvio a defesa direito, jaílson a titular e Linz no banco, entre outros).

Este é o ponto principal desta época, a má escolha de treinadores. Por isso a escolha do novo treinador deve ser MUITO bem pensada.

2. A aposta em jogadores em fim de carreira. Ir buscar o Zé Manel com 32 anos foi um tiro no pé, ainda pra mais quando se apostava neste como principal referência para extremo direito. Para além disso, tendo como referências da equipa o Paulo Santos, Wender, João Pinto e João Tomás (este com a desculpa de haver o Linz para o seu lugar) fez com que não houvesse grandes escolhas para os substituir logo de início. Kieszek tava lesionado e era uma incógnita o seu valor, Dani já se sabe o quão fragil é. Para o lugar do Wender, mandou-se embora o Matheus, ficando a equipa sem mais nenhum extremo esquerdo de raiz. Para o lado direito haviam as incógnitas Lenny e hussaine (este acabou por jogar bem menos do que o que deveria e lá está, pela existência de muitas primadonnas na equipa).

É 1 ponto que deve ser revisto. Precisamos de 1 ou 2 jogadores experientes mas o que não precisamos é de ter jogadores que se julgam titulares de caras só pelo estatuto e que quando jogam nada fazem. O Vandinho é nisto um exemplo perfeito. Precisamos de um plantel competitivo, com 2 bons jogadores para cada posição o que não tivemos esta epoca.

3. Lesões. Foi (mais uma?) uma época com imensas lesões. Não sei se o culpado é o preparador físico, os treinadores ou a equipa médica, mas o que é certo é que numa época não podemos ter tantos lesionados: Paulo Santos, Rodriguez, Frechaut, Madrid (a epoca toda), B. Tiago (este tem desculpa...dupla fractura não é 1 lesão comum), Vandinho, Jorginho, Wender, João Tomás, Lenny, João Pinto estiveram todos lesionados e de certeza que faltam jogadores nesta lista.

Com tanto jogador lesionado é impossivel fazer 1 boa época. Há que fazer muito bem o balanço interno no que respeita à condição fisica dos jogadores durante esta época e tirar ilações.



Apesar de em termos desportivos ter sido uma época bastante má, esta é uma época a relembrar pois todos os erros cometidos na construção da equipa de futebol (e equipa técnica) devem ser bem revistos para que não voltem a acontecer.

ric

#13
fazer um balanço da época é , para mim, uma questão algo complicada pois muitas vezes não dissocio o meu fervor clubista e que "tudo perdoa"de uma análise fria e racional.
Em traços gerais, para mim, a palavra DESILUSÃO  é a que mais se adequa a esta temporada.
E se analisar o porquê desta DESILUSÃO  não posso deixar de apontar culpados. Mas então lá volta outra vez a questão crucial e inicial: não consigo pensar que quem projectou, planeou e orientou a época não tivesse as melhores intenções e objectivos. Por isso, além de tentar descortinar "culpados" também devo dizer que este "credor" de culpa também esteve a maior parte das vezes, do outro lado da barricada , ou seja, a fazer todo o possível para que nada fosse como terminou.

Já todos sabem que me refiro ao presidente , António Salvador. Ele é o líder, a cabeça de toda este enorme corpo que é o SCBraga. E neste caso, este "ser vivo-SCB" não tem " sete cabeças". Tudo se passou sob a permissão e beneplácito do nosso presidente. 1º porque requereu na sua eleição plenos poderes e praticou-os. 2º porque nunca teve qualquer tipo de oposição. 3º porque esteve sempre presente e sempre solicito.

Portanto, a haver responsáveis (claro que tem de haver) esse responsável é AS. E isto porque falhou rotundamente nos objectivos que traçou para a época (com excepção da passagem á fase de grupos da UEFA). penso mesmo que AS assume esta responsabilidade. Como tb a deve ter naquilo que de bom aconteceu no Braga nos últimos anos. Só que a vida é plena de vicissitudes e então no futebol , passa-se do 8 ao 80 rápidamente.
Mas AS tem algumas fortes atenuantes:
a) Porque nos habituou a muito mais, a fasquia foi sempre elevada.
Um SCBraga "normal" ou dos  finais do século  passado teria encontrado satisfação no conquistado esta época
b) Porque nunca deixou de acreditar nos treinadores para a planificação das temporadas
c) Porque tudo fez para dar aos treinadores material humano para uma grande equipa

Portanto, AS poderia ser considerado mais vitima do que culpado.
É verdade... mas não esqueçamos que AS se também pode dar tudo também assumiu , em conjunto, objectivos e sobretudo deu aval a excessos (contratações duvidosas e onerosas). E aí poderíamos considerar que o Presidente teria de ser mais "interventivo". Mas se o fosse, seria considerado "metediço" e que se envolvia em questões técnicas que lhe não dizem respeito. Daí que a sua posição seja sempre sujeita a várias interpretações e , sobretudo, "preso por ter cão, preso por não ter". Mas esta dualidade é e deve ser assumida pelo presidente. E portanto, é por isso que como "chefe supremo" lhe aponto o dedo. Só.
...
A propósito, a estas questões o presidente não se sujeitaria se tivesse um alvo intermédio, o tal director desportivo que arcaria com o planeamento e com o ónus de tudo , para o mal e para o bem, no edifício do futebol arsenalista. Mas para isto, AS parece ter acordado agora...
Outra questão que se pode colocar agora e que é EXCLUSIVAMENTE  da responsabilidade de AS é a escolha e o "mandato de morte" dos treinadores. O segundo foi excessivo e este é um dos "calcanhares de aquiles" de salvador. O primeiro, parece-me ter sido uma "aposta muito no escuro" nada condizente com o sagaz negociador e empresário que é. A opção por JCosta, sem qq experiencia na Liga nem a treinador não se coadunava para a grandeza de objectivos e plantel do SCB. Estas opções são acertadas 1 em 50 casos e nesta aposta , AS falhou. Como se viu , á posteriori... mas também aqui podemos dizer que "só depois de abrir é que se vêm os melões..."
Por isso, apesar de recohnecer "culpa " em AS também lhe reconheço muito mérito e sobretudo, parece-me que AS foi vitima de tanto querer dar e de tanto confiar em apostas arriscadas mas que lhe poderiam dar o céu ou o ...inferno. Estou plenamente convencido que hoje temos um AS bem mais á vontade neste aspecto e com outras paredes de sustentação.
A rever a cronolia das danças de treinadores:
30 de Outubro 2007 — Na sequência de um empate com a Naval, Jorge Costa é dispensado pela SAD. Com ele sai o director executivo Eládio Paramés, substituído por Rui Casaca.

8 de Setembro 2007 — Manuel Machado é o eleito para suceder a Jorge Costa. O professor só entra em funções na semana seguinte, cabendo a António Caldas dirigir a equipa nos jogos com Leixões (9.ª ronda) e Sporting (10.ª).

21 de Abril 2008 — Ponto final na era Manuel Machado. O treinador apresenta a demissão e a SAD volta a recorrer a António Caldas para preencher o vazio técnico.

E depois de identificado o "principal culpado", passemos ao futebol.
Primeiro para "zurzir" no plantel. JCosta apostou em cavalos errados. Nomes sonantes e de "meia idade" não são "casamentos" seguros. JCosta apostou na experiência, ciente que esta lhe daria o que faltou noutras épocas. Exagerou e tivemos um dos planteis mais "idosos" da LIGA. Com tudo o que existe de mau nestas opções: vedetismo, sobranceria, falta de empenho, indisciplina, "primas donnas" em demasia e ...lesões. E aqui chegamos a outra palavra chave desta época: lesões. Foram em demasia, longas em média e muitas delas não resultaram de traumatismos de competição. Pareceu-me exagerado ainda o nº de lesões musculares e recuperação demasiada longa de muitas delas. Um caso, sem dúvida , para reflexão dos responsáveis bracarenses apesar de reconhecer valia, conhecimento e competência á equipa de preparadores físicos, médicos e de recuperação. E mais não digo por não me sentir – minimamente – á vontade neste particular. Só o menciono porque é...evidente.

No escalonamento da equipa, salta , ou saltou, mais á vista  algum desiquilibrio da fromação em algumas funções especificas. Sei que as "coagitações" saíram furadas com algumas lesões e abandonos prematuros (Joaõ pinto) mas não passava sobre este a solução de uma temporada longa e desgastante. Na defesa, considerei execessiva a dependência de Psantos e até achei algo "caricato" a renovação de pSantos. O clube não se podia dar ao luxo de "quase chorar" por ter o atleta. É certo que as soluções não se apresentavam nada fáceis mas tudo tem limites...
Na defensiva, alguma polivalência de atletas (caso de frechaut) poderiam ditar alguma tranquilidade para as alas mas pareceu-me arriscado avançar sem muitas soluções nesse particular 8sobretudo com uma incógnita chamada César Peixoto).
No meio campo, penso tudo ter derivado de não termos Madrid. Aqui , só um Mago poderia colocar-se a advinhar mas na inexistente época de Madrid reside um dos óbices do Braga 07/08. Com Brum felizmente a aparecer em bom plano e com Vandinho em queda (porquê vandinho???) a zona nevrálgica do terreno estava algo comprometida. E sobretudo não tínhamos soluções para armador de jogo, um 10 que jorginho quase nunca chegou a ser e que JVP não conseguiu resolver. Ainda para mais a deixar sair Castanheira em Dezembro, o Braga perdia gaz.  Sem "motor" do jogo ofensivo, de pouco valiam os aríetes "idosos" Wender e Zé Manel sem pernas e sem concorrência. Aqui abre-se um parêntesis para uma chamada de atenção para o arábe Hussaine que tb não me pareceu feliz a sua saída para o Bessa. E quando Miguelito podia ser também uma boa solução, este nunca chegou a atingir 40% daquilo que o notabilizou .
Felizmente tivemos Linz em bom plano e na negativa registe-se a temporada falhada de Tomás em quem se confiava para "altos voos" e ...golos...
No fundo, uma série de vicissitudes não escondem uma época frustante sobretudo porque a armação do plantel não resiste a ideias e concepções tácticas  de vários técnicos que se sucediam na temporada. Não havendo estabilidade técnica (líder) nem no aspecto táctico, as indefinições sucediam-se e os resultados não apareciam. É que as expectativas eram altas e chegamos ao ponto de ver os mais experientes a terem a bola a "queimar"... Daí á indisciplina dentro e fora do terreno foi um ápice.Penso mesmo que o índice de cartões (talvez o maior da história do Braga) prova , claramente, que a época não correu bem e que não havia rumo, mão de ferro nem espírito de equipa.

Parece-me que a hora é de um "virar de página".
António Salvador aprendeu bem a lição e não teve distinção no teste "dos maus momentos" depois de se ter distinguido nos "momentos altos". AS convive mal com o insucesso. È talhado para vencer e a derrota "custa muito". Por isso, tenho a certeza que a capacidade de compreensão de AS se vai refinar. Carlos Freitas, é a grande aposta e parece-me certa. Já no Sporting, Carlos Freitas teve que partir elos e conjunturas pré-estabelecidas que levaram o Sporting a campeão. Com Carlos Freitas a não se deixar influenciar e a ver "de fora" o que se passou, tem plenos poderes para "cortar a direito". Vai a rectaguarda de AS, forte e sempre cooperante mas AS vai, ou tem de, deixar de ser sempre o protagonista.
Carlos Freitas é o primeiro trunfo, e espera-se agora o mais importante: o treinador. Nele reside o futuro próximo do clube. Mas estou plenamente convencido que esta época, vai ser recordada e bem por todos. E á primeira caí-se facilmente, á segunda...só cai quem quer...

José Soares

Começamos a época cheios de ilusões mas, como então sempre fiz questão de dizer, não havia treinador capaz à frente da equipa.  Não era treinador e ponto final. Estava cheio de boas intenções e a mais não era obrigado por não saber. Nunca percebi como AS apostava num treinador inexperiente para atingir objectivos tão exigentes. A exigência resultava das contratações anunciadas e objectivos declarados. Como está bom de ver era impossível chegar tão alto com estas bases. As contratações foram aos molhos e foram um fiasco(salvo João Pereira, Contreras e Linz).
O tratamento dado aos sócios e simpatizantes do SC Braga por parte do seu presidente ficou sempre muito aquém daquilo que estes deram o clube. O constante apoio nas deslocações efectuadas e nos jogos europeus mereciam outro tratamento.
Vem aí a nova época  uma vez mais parece que vamos começar mal. Não acredito que Jorge Jesus possa ser o novo treinador do Braga e possa alterar o actual estado de coisas. O Sr.Presidente manda. Oxalá desta vez tenha razão.   

Vlad

Só vou falar de futebol.

Para começar nunca acreditei neste plantel tal como se embandeirou em arco: o melhor de sempre. De todo o modo, ainda com este plantel, ficamos aquém das expectativas. A qualificação para uma prova europeia, ainda assim, estaria (e esteve) perfeitamente ao nosso alcance. Mas de facto não a merecemos! E olhando agora para trás, e para o futebol praticado pela nossa equipa e para a nossa (ir)regularidade... o 8.º lugar (em termos desportivos, isto é, sem retirar os pontos de secretaria ao belenenses) até nem foi mau...

Pala negativa destaco:
- Jorge Costa foi decepcionante.
- Renovações com P. Santos, Vandinho, Madrid e J. Pinto.
- Contratação de jogadores em fim de carreira tais como Zé Manel, Jorginho.
- César Peixoto
- empréstimo de Matheus ao Setúbal
- desempenho de M. Machado - à excepção do jogo com o Bayern, foi um desastre.
- Jaílson
- a atitude passiva e falta de ambição da generalidade dos jogadores
- a indisciplina (recorrente) de alguns jogadores
- o excessivo número de jogadores velhos nos nossos "onzes"
- Falta de qualidade do meio campo para a frente. Adoro futebol e adoro ver futebol ao vivo. Não há um jogador que me entusiasme em termos ofensivos. Não há um que me faça vibrar. Não há um que me surpreenda com um passe a rasgar, um remate fantástico ou uma finta imprevista ( o único que se aproxima um bocadinho disso é o Matheus- quando muito põe velocidade no jogo- mas veio tarde). É um deserto de ideias. Uma tristeza. Um gajo vai à bola e se ganharmos, até vem satisfeito com os 3 pontos, mas em termos de futebol... venho sempre desconsoladinho.

De positivo:
- João Pereira
- Linz
- Kieszek
- Contreras
- Frechaut
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

bata

Na minha opinião esta foi uma epoca para recordar pela negativa no geral, mas tivemos alguns aspectos positivos.
Negativo:
falta de respeito de alguns atletas pela instituição
indisciplina dentro e fora do campo
pouco ou nenhum futebol praticado
dança de treinadores
classificação final
empréstimos/contratações
lesões ou pseudolesões

Positivo
Revelação de 3 elementos(pawel, joão p. contreras)
Profissionalismo do caldas
Mais público no estádio
Tirar elações futuras sobre a má época

Espero para o ano um SC BRAGA, mais forte, mais motivado e a praticar bom futebol, porque os bracarenses gostam de ganhar como todos, mas tambem de bom futebol.

Viva o SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!

eu.aminhapessoa.com

Quote from: José Soares on 12 de May de 2008, 16:54
Começamos a época cheios de ilusões mas, como então sempre fiz questão de dizer, não havia treinador capaz à frente da equipa.  Não era treinador e ponto final. Estava cheio de boas intenções e a mais não era obrigado por não saber. Nunca percebi como AS apostava num treinador inexperiente para atingir objectivos tão exigentes. A exigência resultava das contratações anunciadas e objectivos declarados. Como está bom de ver era impossível chegar tão alto com estas bases. As contratações foram aos molhos e foram um fiasco(salvo João Pereira, Contreras e Linz).
O tratamento dado aos sócios e simpatizantes do SC Braga por parte do seu presidente ficou sempre muito aquém daquilo que estes deram o clube. O constante apoio nas deslocações efectuadas e nos jogos europeus mereciam outro tratamento.
Vem aí a nova época  uma vez mais parece que vamos começar mal. Não acredito que Jorge Jesus possa ser o novo treinador do Braga e possa alterar o actual estado de coisas. O Sr.Presidente manda. Oxalá desta vez tenha razão.   

aqui  está a prova que não é preciso fazer testamentos para dizer verdades

SCBFanatiC

Tal como disse no outro tópico, uma equipa tem que ser bem planeada e não dispensar à toa.

Embora era quase o que nós queriamos, uma equipa tem que ser construída com pés e cabeça, e não nos podemos dar ao luxo de dispensar jogadores à sorte.

Deviamos dispensar estes:

P.SANTOS - Obrigado Paulo por tudo o que contribuíste para este clube.
DANI - Repito o que disse do Paulo Santos.
C.FERNANDES - É certinho, mas precisamos de mais, mas caso seja para vir um que não tenha créditos firmados, fique o Carlos.
VANDINHO - Já foi um grande jogador, e estava a subir de forma, mas a sua inconsistência e a influência (negativa) que tinha no balneário, juntamente com os casos de indisciplina levam a que tenha que ser dispensado.
JAÍLSON - Grande jogador. Apenas não teve as oportunidades que mereceu.
ZE MANEL - Muito inconstante, apenas realizou um ou outro jogo bom.
TOMÁS - Dos melhores que já passou por Braga, mas há que refrescar. Grande jogador, grande pessoa.

Dúvida - CÉSAR PEIXOTO - A nº10 fez grandes exibições, mas a sua falta de vontade demonstrada e pouca paciência para correr leva-me a acreditar que se arranjar-mos melhor pode fazer as malas também.

NOTA: O que disse em relação ao Jaílson não é mentira.

NOTA 2: A Nota 1 é mentira ;D
SCB1921 - FORÇA GVERREIROS DO MINHO!

Ricardo

Um balanço muito conciso.

Uma época que foi um verdadeiro fiasco. No ano em que investimos mais dinheiro na equipa (comprando velharias) e em que fixamos o nosso objectivo como a Liga dos Campeões, conseguimos assegurar na última jornada o acesso à... Intertoto.
Juntando isto a (mais) três treinadores e aos montes de jogadores que não renderam o que deviam só posso considerar esta época um falhanço total.

Responsável? Salvador.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com