News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

outra vez a questão do símbolo

Started by Bracarus, 19 de July de 2006, 13:20

Previous topic - Next topic

Vlad

Quote from: karon on 19 de July de 2006, 19:42

Apesar de ser apologista da laicização de todas as instituições, não podemos refutar o facto de o símbolo da cidade de BRAGA ser precisamente a Senhora com o Menino ao colo, simbolo este que está presente na bandeira do munícipio bracarense e representa o nosso concelho. Esta figura religiosa é bimilenar tal como o é a cidade e tem por nome Senhora do Leite. Existe uma imagem (estátua) pequena, na parte nascente exterior da Sé de Braga, que representa precisamente  o quadro da Senhora com o Menino ao colo.

A Senhora presente no nosso símbolo é a Nossa Senhora de Braga (que está no altar da Sé) e não a Nossa Senhora do Leite (que está por trás da Sé). Apesar de serem a mesma, tais como a do Sameiro, Fátima, etc... são figuras diferentes. Mas isso pouco interessa, até porque a Nossa Senhora nem sempre esteve presente no nosso emblema (foi adicionada aquando da 1.ª alteração).

Quanto ao símbolo, não sou contra as mudanças de símbolo, aliás, uma já aconteceu e ainda bem, pois o símbolo original era horrível. Portanto, se a mudança for para melhor, não vejo porque não. A questão é que vai ser sempre difícil agradar a todos, e como até acho que o nosso emblema actual é bonito, vai ser difícil convencer-me.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

jaimec

Quote from: Bracarus on 19 de July de 2006, 13:20
sinceramente, não é um assunto em que pense muito.
já muit se falou aqui, em relação à questão do simbolo do clube.
hoje, no site oficial há um elemento novo que colocou um post (http://www.scbraga.com/foruns/viewtopic.php?t=4398), que remete para um logotipo mais etilizado do clube.

sinceramente, não desgostei, embora como cada cabeça, sua sentença, davalhe uns retoques.
a ideia não é minha, mas penso que o seu autor não leva a mal que a divulgue aqui.

vejam então

http://i58.photobucket.com/albums/g278/Dariuh/SPBRAGA1.jpg

Mudar pra um mais ETILIZADO ? Tu é que deves tar etilizado !  ;)   ;D

Vlad

Pé Ligeiro

Não me choca que possa haver uns retoques no símbolo, sem o descaracterizar, embora ache que não é de ânimo leve que se aborde uma questão destas. O símbolo de uma instituição é a alma dessa instituição, representa para o bem e para o mal, muitos anos de história.  A ser pensada qualquer alteração, deve ser aberto um debate público para discussão das possíveis alterações.
Qualquer possível alteração não deve desvirtuar a simbologia existente e os valores representados em muitos anos de história.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Gilberto

O nosso simbolo mudar??? isso é de doidos...
O nosso simbolo é bonito assim, podemos isso sim aproveitar e dinamizar o marketing do clube mas nunca alterar o simbolo !!
Sou contra!!
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

Luna

Quote from: karon on 19 de July de 2006, 19:42
Quote from: Luna on 19 de July de 2006, 16:54
  Se se mudasse algo, votava na alteração/eliminação da senhora - simplesmente porque acho que está fora de contexto, mais nada.

Apesar de ser apologista da laicização de todas as instituições, não podemos refutar o facto de o símbolo da cidade de BRAGA ser precisamente a Senhora com o Menino ao colo, simbolo este que está presente na bandeira do munícipio bracarense e representa o nosso concelho. Esta figura religiosa é bimilenar tal como o é a cidade e tem por nome Senhora do Leite. Existe uma imagem (estátua) pequena, na parte nascente exterior da Sé de Braga, que representa precisamente  o quadro da Senhora com o Menino ao colo.
Retirar esta imagem do símbolo do SC Braga, é desvirtuar tudo aquilo que os verdadeiros braguistas apregoam, uma cidade, um clube.  E quer queiramos quer não, nós somos a Cidade dos Arcebispos, o nosso Primaz, é-o, de Portugal e Espanha. Toda a nossa importância histórica, como cidade que precedeu o próprio berço da nacionalidade, advém desse facto.
Quando D. Afonso Henriques, o tal que fundou Portugal, quis expulsar os condes galegos e a sua mãe do Condado Portucalense, pediu ajuda ao clero bracarense, e daqui partiu toda a ajuda para a Batalha de S. Mamede, para expulsar sua mãe e os ditos condes.
Por isso, a Senhora e o Menino, fazem todo o sentido nesta GRANDE CIDADE E NESTE ENORME CLUBE!

É claro que percebo a ligação da imagem da senhora com a cidade, mas não acho que esteja ligada ao clube ao ponto de ser incluída no seu emblema.  A senhora é o símbolo da cidade, o clube representa a cidade.  Onde está a ligação directa entre a senhora e o clube?
Além disso, lá por a senhora ser o símbolo da cidade, não se torna necessário incluí-la em tudo que tem a ver com a cidade.
Não concordo que a falta da senhora com o menino no emblema do clube vá "desvirtuar" nada do que os verdadeiros braguistas "apregoam" (falo por mim).  Aliás, acho mesmo que o emblema do clube não precisa de ter senhora nenhuma para que se identifique com a cidade. Chama-se Sporting Clube de BRAGA, acho que é claro e evidente qual a cidade que respresenta.

BRAGA FOREVER

Só mais uma pergunta relacionada com este tema:

Quantos grandes clubes europeus, mudaram o seu símbolo que ao longo dos anos sempre os identificou???
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

magico braga

pra mim o nosso simbolo esta muito bem assim... foi sempre o nosso smbolo e é a maior coisa

MAGICO BRAGA

Vlad

Quote from: BRAGA FOREVER on 20 de July de 2006, 18:26

Quantos grandes clubes europeus, mudaram o seu símbolo que ao longo dos anos sempre os identificou???

Por acaso já alguns grandes clubes mudaram/renovaram/modernizaram os seus emblemas. Assim de repente lembro-me destes:

S.C. BRAGA ( 1 vez há muitos anos)
Juventus FC (recentemente)
Arsenal (recentemente)
Chelsea FC (recentemente)
AS Roma (recentemente)
Real Madrid (várias vezes ao longo dos anos)
Borussia Dortmund

e haverá mais.

Reis

GOLO DO BRAGA

Jogadores entram em campo
o jogo vai começar
Mais um derby  que começa
o futebol popular
começando na defesa
a nossa equipa a jogar
passa pelo meio campo passa pelo meio campo
e o Braga vai marcar

Refrão
é golo é golo do BRAGA
o Braga é o campeão
e vamos todos gritar e vamos todos gritar
com a bandeira na mão
Vamos a eles rapazes
porque o Braga é o Maior
mostrem do que são capazes, mostrem do que são capazes
com muita raça e valor

Camisolas coloridas
dão mais luz e união
o vermelho e branco
são as cores do campeão
nossos sócios são unidos
somos a gente no Norte
com as três quinas no peito, com as três quinas no peito
e dois castelos da sorte

Refrão
é golo é golo do BRAGA
o Braga é o campeão
com a bandeira na mão
Vamos a eles rapazes
porque o Braga é o Maior
com muita raça e valor

Juvenis e seniores
alegram os corações
a equipa da primeira
arrasta as multidões
fundado em 21
o clube quis começar
e no estádio do Braga, e no estádio do Braga
é sempre para ganhar

Refrão
é golo é golo do BRAGA
o Braga é o campeão
com a bandeira na mão
Vamos a eles rapazes
porque o Braga é o Maior
com muita raça e valor

BRAGA

--------------------------------------------------------------------------------
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Vlad

Só por curiosidade:

Braga
antigo
actual

Arsenal:

antigo
actual

Juventus:
antigo
actual

Real Madrid:
1902-1908
1908-1920
1920-1931
1931-1941
Actual 

AS Roma:
actual
antigo
antigo

Borussia Dortmund:
antigo
actual

Chelsea:
1905-1952
1952-53
1953-86
1986 -2005
actual

Bayern Munique:
antigo
antigo
actual

Vlad

Já repararam no do real madrid? Quanto mais actual, mas feio e mais conservador ficou.

Pé Ligeiro

Uma coisa para mim é clara, é que não devemos fazer desta questão um TABU! O símbolo é uma marca distintiva que caracteriza uma organização, uma instituição, uma Nação, etc. Todas estas realidades são dinámicas, não são imutáveis - adaptam-se à realidade dos tempos.

Mesmo um dos nossos maiores símbolos nacionais - a nossa bandeira nacional - sofreu várias alterações ao longo da sua história.

Acho que não há mal nenhum que se discuta esta questão. Até se pode chegar à conclusão que nada deve ser mudado, mas não devemos castrar a discussão à nascença.
BRAGA SEMPRE MAIS!

BRAGA FOREVER

Quote from: Vlad on 21 de July de 2006, 12:24
Quote from: BRAGA FOREVER on 20 de July de 2006, 18:26

Por acaso já alguns grandes clubes mudaram/renovaram/modernizaram os seus emblemas. Assim de repente lembro-me destes:

S.C. BRAGA ( 1 vez há muitos anos)
Juventus FC (recentemente)
Arsenal (recentemente)
Chelsea FC (recentemente)
AS Roma (recentemente)
Real Madrid (várias vezes ao longo dos anos)
Borussia Dortmund

e haverá mais.

Desculpa lá Vlad,mas eu perguntei qual os grandes clubes europeus que mudaram de emblema, e tu só mencionas-te um clube com esse estatuto que é o S.C.BRAGA! ;D ;D ;D

No fundo não são assim tantos,e a maioria nos últimos anos tiveram o cuidado de fazer alterações mínimas,mas continuo com a minha opinião que o emblema está muito bem assim,quanto muito um pequeno" retoque" que não desvirtuasse muito o actual...talvez sim.

Vlad

he he he!! essa do grande clube já estava a contar com ela!!!
Mas o Braga não é um grande clube da Europa, é o ENORME EUROPEU.

Quanto aos clubes que eu mencionei, olha que há muito mais... muito mais!!
Valência, Ajax, Deportivo, Atletico Madrid, Athetic Bilbao... muitos mesmo.

Gosto particularmente da alteração que fizeram os da Juventus. Foi mínima, e ficou mais bonito e moderno.

brk

Só algumas divagações sobre o assunto, o fundo representam as cores dos equipamentos (principal e alternativos [acho que não consegui acertar com o verde])

Cumprimentos
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

BRAGA FOREVER

Quote from: Vlad on 21 de July de 2006, 17:46
he he he!! essa do grande clube já estava a contar com ela!!!
Mas o Braga não é um grande clube da Europa, é o ENORME EUROPEU.

Quanto aos clubes que eu mencionei, olha que há muito mais... muito mais!!
Valência, Ajax, Deportivo, Atletico Madrid, Athetic Bilbao... muitos mesmo.

Gosto particularmente da alteração que fizeram os da Juventus. Foi mínima, e ficou mais bonito e moderno.

Também gosto da alteração da Juventus teve um mudança pouco substancial, mas muito moderna e atraente.Assim aceito uma mudança.

Abraço

Freitas

Não me considero nenhum "velho do restelo", por isso mesmo penso que as mudanças para melhor são sempre boas, no entanto gosto muito do símbolo tal como está.
A minha posição quanto a este assunto é de total abertura à discussão, mas penso que decisões como estas têm sempre de passar por uma AG do clube, pois muitos sócios podem ser do contra e com toda a legitimidade. Penso mesmo que é o que se deveria ter feito com o estádio(EMB), isto é, OUVIR AS OPINIÕES DOS SÓCIOS.

Mas mais importante (e muito mais difícil) do que mudar símbolos é mudar comportamentos, atitudes e mentalidades tanto dos sócios e principalmente dos nossos dirigentes....
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

j.braguista

Mas porque nao fazer o mesmo que a juventus??? apenas dar uns retoques para ficar moderno. O nosso simbolo podia ser o mesmo mas com um ar mais moderno apenas...

Victor Fernandes

Quote from: j.braguista on 21 de July de 2006, 20:05
Mas porque nao fazer o mesmo que a juventus??? apenas dar uns retoques para ficar moderno. O nosso simbolo podia ser o mesmo mas com um ar mais moderno apenas...
Nesse sentido estaria de acordo...

Já agora..grande paciência essa, por parte do Vlad, em ter feito aquela pesquisa das várias alterações dos símbolos de clubes!!!!
http://img521.imageshack.u