News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

E. AMADORA vs S.C.BRAGA --» Comentários durante e no fim do jogo!

Started by Bvna, 01 de February de 2008, 17:37

Previous topic - Next topic

Legião

Quote from: J on 02 de February de 2008, 17:40
Quote from: AMO-TE BRAGA on 02 de February de 2008, 15:05
Confesso que chorei quando ouvi o apito final... o que mais mexe comigo é os jogadores não sentirem o que é vestir a camisola do nosso Braga.

Não vale a pena criticar este ou aquele é preciso é alguem que explique à nossa equipa o que é ser Bracarense..

Pois se isso acontece-se lances como o da Académica ou o de ontem na Amadora não existiam.




Eu nem quero saber se são braguistas, o que eu quero é que honrem o futebol e principalmente que respeitem o clube  >:(


Pelos vistos há aqui adeptos que também não sabem o que é ser bracarense... ser bracarense é isso mesmo, é respeitar o clube e os seus adeptos e lutar até ao último pingo de suor pelo símbolo que usam junto ao coração!

Força Braga!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Olho Vivo

Manuel Machado fez a vontade à esmagadora maioria dos adeptos (pelo menos dos que aqui escrevem) e lançou três homens muito ofensivos no apoio a Linz, com a alteração muito reclamada de recolocar Jorginho no papel de numero 10. A qualidade de jogo melhorou? Nada... Mas é engraçado ler como as mesmas pessoas que exigiam estas alterações, são as mesmas que responsabilizam o treinador por mais um resultado frustrante...

Antes de mais, há que dizer que o resultado é perfeitamente justo. Mais: Daúto Faquirá até tem razão ao dizer que a haver um vencedor deveria ter sido o Estrela. As oportunidades foram escassas, mas apesar de tudo as mais claras até foram dos amadorenses. Também é verdade que o Estrela não quis ganhar. Nada fez para isso, a não ser esperar que lhe oferecêssemos a vitória... e nos últimos tempos essa é uma estratégia que até vem dando frutos aos nossos adversários, tantos são os erros (muitos deles infantis) que cometemos.

É verdade que não é fácil jogar quase 90 minutos com o adversário com dez homens atrás da linha da bola. Mas essa é uma dificuldade à qual nos temos de ir habituando, mesmo em jogos fora de casa. Quem se assume como o quarto clube nacional (pelo menos a nível desportivo) deve estar preparado para enfrentar essa dificuldade e não estar permanentemente a lamentar-se do facto.

Vendo a partida de ontem e olhando para as anteriores, esta equipa remete-me para a imagem do cobertor que não chega para cobrir pés e cabeça. Ontem, com mais gente na frente com potencial para desequilibrar faltou ligação meio-campo ataque. Porquê? Em minha opinião, porque os dois pivots do meio-campo não têm qualquer vocação para alimentar o ataque – e daí o estilo directo que ontem privilegiámos, tendo-se remetido aqueles sobretudo a funções defensivas: Frechaut porque é realmente sua incumbência principal servir de tampão em frente à linha defensiva, Vandinho porque para alem de lhe faltar fulgor físico para fazer as duas funções, não tem qualidade de passe (como se sabe e ontem se pôde rever). Logo, parece-me evidente que seria necessário que um dos homens do trio que jogou em apoio a Linz fosse capaz de apoiar a ligação defesa-ataque. Nenhum deles está talhado para recuar no terreno e lançar (e libertar) os restantes companheiros. Em relação aos alas, este esquema amarra-os demasiadamente à ala, obriga-os a uma maior rigidez táctica e a um maior esforço e como não me canso de repetir, os homens que temos têm formação de avançados, são típicos extremos de 4-3-3. Perdem com isso grande parte da sua potencial mais-valia. A exibição de ontem de Matheus é disso paradigmática.

Restaria Jorginho para fazer essa ligação mas a meu ver não tem também essa vocação. É sobretudo um desequilibrador, precisa de liberdade para surgir ora pelo meio, ora pelas alas, mas não está talhado para recuar no terreno e pautar o jogo. Não é realmente um "playmaker", não é um número 10 que faça jogar. Aliás, neste plantel não temos um jogador com essas características, embora me pareça que César Peixoto o pudesse ser se quisesse. Penso contudo que a sua atitude de ontem, culminando a n-ésima oportunidade que lhe é dada nos diversos clubes por onde passou para relançar a sua carreira, terá ditado o fim de qualquer veleidade que pudesse ter de jogar nesta equipa.

Por isso me parecia que, tendo um plantel com este perfil,  precisávamos de um ala com outras características, com mais intensidade, com um perfil que lhe permitisse jogar também como interior e permitisse libertar um pouco mais quer um dos restantes médios quer os restantes homens da frente. Aí, ao lado de Frechaut (ou Madrid), poderia jogar um homem com menor intensidade de jogo mas com outra qualidade de passe e capacidade de organização (Brum?), sem colocar em causa o processo de transição defensiva. Sem esse homem, é muito complicado jogar com um duplo pivot em que um dos homens joga num espaço limitado e tem muito pouca capacidade de recuperação quando a equipa perde a posse de bola.

De tudo isto resulta que ontem vimos uma equipa a jogar um futebol muito directo, não sei se por opção estratégica se pelo reconhecimento da sua impotência para ultrapassar a muralha defensiva estrelista. Verdade seja dita, foi com esse tipo de futebol que chegamos ao golo: bola bombeada quase do meio-campo alívio de Maurício para a entrada da área onde se encontrava Jorginho (e também Linz!) sem marcação, remate forte e com alguma sorte à mistura golo. Foi (mesmo!) um golo caído do céu. Curioso é que sofremos um golo com o Estrela praticando o mesmo tipo de futebol. Desta feita, João Tomás e Paulo Jorge atrapalham-se um ao outro e Tomás alivia para trás(!) permitindo que a bola fosse lançada para o meio da área... com Miguelito mal posicionado, não lhe resta alternativa senão agarrar o adversário que se aprestava para acorrer à bola e (certamente) facturar...

Volto a repetir, o resultado é justo. Mas voltamos a perder pontos quando tínhamos o jogo na mão, independentemente da justiça do resultado. E estas situações deixam sempre mossa em termos psicológicos...

O mais grave porém, é que não vejo forma de dar a este plantel a coerência de uma equipa. Ontem estivemos melhor na contenção do contra-ataque adversário, mas fomos uma perfeita nulidade no que respeita à construção de jogo. Constatou-se também que não basta Manuel Machado satisfazer as exigências dos adeptos lançando a equipa que quase unanimemente se reclamava. Quanto às opções de jogo, enfim, talvez MM pudesse ter lançado um homem de maior contenção na fase final, repondo um trio a meio-campo (Stélvio?) e não trocando os pontas-de-lança. Mas, estou seguro de que MM estaria a ser crucificado de igual modo, desta feita por ter recuado no terreno, caso tivesse sido essa a sua opção e o resultado tivesse sido o mesmo.

Do que não gostei foi do discurso miserabilista de MM no final. Esconder o sol com a peneira não vale. Neste momento, o percurso de MM à frente da equipa não é melhor nem pior do que o de Jorge Costa – é exactamente igual (oito partidas, onze pontos, embora MM apenas tenha efectuado 3 partidas em casa). Em termos objectivos, não há melhorias. E há que encará-lo. Acho muito bem que se responsabilizem os jogadores quando, ainda que as exibições sejam fracas, o insucesso seja ditado por faltas de concentração e de responsabilidade. Não me parece contudo que o técnico deva fazê-lo publicamente, individualizando. Pode e deve fazê-lo no balneário, no rescaldo do jogo com os seus jogadores, retirando daí consequências.  E estas não podem, não devem ficar-se pelas palavras...

MM deve estar consciente de que uma atitude passiva o fragiliza. E não estou a dizê-lo referindo-me à sua posição face aos adeptos. Estou a pensar na sua posição perante o plantel. Se lhe parece que há situações não compatíveis com o profissionalismo exigível a um atleta, deve concertar com o presidente a sua forma de actuação, de forma a que este lhe dê a devida cobertura e que a mensagem efectivamente passe para o resto do plantel. Não pode é ficar de braços cruzados...

Quanto à sua posição como técnico, evidentemente rejeito a sua saída. É tempo das pessoas perceberem que este plantel nos foi "vendido" por um valor muito superior à sua real valia. Estejam atentos numa partida da nossa equipa aos pormenores técnicos mais básicos e vejam, mesmo naqueles tidos como "estrelas", quantas vezes falham os gestos mais simples: recepções a um toque, passe curto (já nem falo no passe longo), jogo ao primeiro toque. A qualidade de passe é generalizadamente fraca. Mas pior é a falta de mobilidade de grande parte da equipa em campo (eventualmente por falta de frescura física). Também é verdade que Machado, com a parábola da lagosta, contribuiu para sedimentar a imagem sobre-valorizada do nosso plantel...

Este plantel (ou um plantel com este perfil) já despachou três treinadores. Não se pode admitir que um após outro sejam sacrificados e o plantel permaneça intocável, no seu pedestal. Não vale a pena desperdiçar mais dinheiro. Fizemo-lo com o despedimento de técnicos. Fizemo-lo com um plantel que não justifica o seu custo... Chega!!! Temo pelas nossas finanças a longo prazo, a continuar este regabofe!!! Vamos terminar a temporada da forma mais digna possível. Se for necessário tomar medidas mais drásticas relativamente ao plantel pois que Salvador dê a necessária cobertura a Manuel Machado e que a este não lhe falte coragem para as tomar. E vamos preparar a próxima temporada aprendendo com os erros que (hoje é claro) cometemos.

Paulodebraga



          Mais um Excelente comentário pedro, parabéns!!!

    Só uma coisa a dizer...  ou algo muda já ontem no seio da equipa ou mudamos nós...


    Saudações Bracarenses e Força Braga olé...
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

Kilo

 Eu fui dos que reclamei por uma equipa mais ofensiva e sou, declaradamente, um dos que culpa (na sua quota-parte) o treinador!

E culpo por 3 situações:

- insistência no Vandinho a titular;

- foi por ordem clara do treinador que se adoptou a tática do pontapé para frente (não consigo acreditar que os jogadores façam isso por iniciativa própria do 1º ao último minuto e que não recebam ordens em contrário por parte do treinador). As poucas vezes que criamos perigo(relativo, obviamente), foi através de jogadas com bola de pé para pé!

- A última subsituição (não decisiva, mas demonstra a inteligência ou falta dela)!


Há momentos para tudo, mas os timings deste treinador tem sido constantemente errados!

No dragão concordei com a maioria das opções que ele tomou de inicio, mas minou a estratégia e a tática ao por o Vandinho de inicio ao invés de um trinco ( e isso foi clarinho como a água)!

Nos jogos em casa, mantém sempre a aposta inicial em 3 médios de contenção!


Ontem que apostou no tal trio de médios ofensivos, e muito bem, volta a colocar o Vandinho ( quando se sabe, e como bem disseste, que esta equipa não se aguenta sem os 2 trincos) na equipa inicial! Sendo que o Vandinho já demonstrou a toda a gente que não tem capacidade para jogar a titular. Ainda menos quando a sua posição exige uma disponibilidade física a cima da média!!

E ontem que deveria ter refrescado o meio campo depois do golo do Braga com a saida do Jorginho, faz aquela substituição sem pés nem cabeça...Que até podia nem ter resultado, como é óbvio,  mas certas formas de estar permitem tirar muitas ilações...

Mas obviamente que o grande problema reside na (in)capacidade física da equipa...  Mas que o Manolo não ajuda, isso não...


E já nem falo no discurso, porque nem vale a pena! :-\


JORGEXINA

Quote from: Kilo on 02 de February de 2008, 18:50


No dragão concordei com a maioria das opções que ele tomou de inicio, mas minou a estratégia e a tática ao por o Vandinho de inicio ao invés de um trinco ( e isso foi clarinho como a água)!

Nos jogos em casa, mantém sempre a aposta inicial em 3 médios de contenção!



No Dragão, que trinco??? O Frachaut e Madrid estavam out só se fosse o Stelvio???

E com o nosso plantel a melhor forma de jogar é com 3 médios, que tu chamas de contenção, não tens outra hipótese. Não podes por o Jorguinho a 10/9.5 que os alas não tem cultura táctica para o libertar.  O único que pode dar o jeito na posição de 10 é o vandinho. por isso é que não concordo com este esquema de jogo para o nosso plantel. 
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Kilo

Quote from: jorgexina on 02 de February de 2008, 18:58
Quote from: Kilo on 02 de February de 2008, 18:50


No dragão concordei com a maioria das opções que ele tomou de inicio, mas minou a estratégia e a tática ao por o Vandinho de inicio ao invés de um trinco ( e isso foi clarinho como a água)!

Nos jogos em casa, mantém sempre a aposta inicial em 3 médios de contenção!



No Dragão, que trinco??? O Frachaut e Madrid estavam out só se fosse o Stelvio???

E com o nosso plantel a melhor forma de jogar é com 3 médios, que tu chamas de contenção, não tens outra hipótese. Não podes por o Jorguinho a 10/9.5 que os alas não tem cultura táctica para o libertar.  O único que pode dar o jeito na posição de 10 é o vandinho. por isso é que não concordo com este esquema de jogo para o nosso plantel. 


Sim, o Stélvio, porque não? Tem disponibilidade física, tem qualidade passe e só precisa de mais rotinas...que ganha com os jogos!

A única solução é jogar com 3 médios de contenção?? Tem-se visto...

Quando usamos um trio de médios ofensivos, joga o Vandinho atrás!Quando usamos os 3 trincos/médios de contenção, como quiseres, joga o Vandinho à frente...

Qual é o denominador comum? Pois...


Arsenalista

Quote from: Pedro Ribeiro on 02 de February de 2008, 18:29
É tempo das pessoas perceberem que este plantel nos foi "vendido" por um valor muito superior à sua real valia. Estejam atentos numa partida da nossa equipa aos pormenores técnicos mais básicos e vejam, mesmo naqueles tidos como "estrelas", quantas vezes falham os gestos mais simples: recepções a um toque, passe curto (já nem falo no passe longo), jogo ao primeiro toque. A qualidade de passe é generalizadamente fraca. Mas pior é a falta de mobilidade de grande parte da equipa em campo (eventualmente por falta de frescura física). Também é verdade que Machado, com a parábola da lagosta, contribuiu para sedimentar a imagem sobre-valorizada do nosso plantel...

Faço a mesma leitura do jogo, mas relativamente à qualidade do plantel, não sei se não podem dar mais, ou se não querem dar mais.
Eu já vi no passado recente estes mesmos jogadores a praticar futebol de qualidade, quem não se lembra do Jorginho no Vitória e mesmo no fcp, ou do Zé Manel no Paços e no Boavista, ou do Vandinho à dois anos, o próprio Paulo Jorge que não parece o mesmo, o Madrid!?, já para não falar do Matheus recentemenete no Setubal, aqui parece que as peças não encaixam. Será falta de motivação? Será esquema táctico? Será que sobre-valorizamos mesmo a qualidade destes jogadores?

A este plantel parece-me que falta entrega e disponibilidade fisica, aquela competição saúdavel para entrar no onze inicial e mostrar o seu futebol, aqui parece é que a maioria quer é sair rapidamente do onze, como se viu ontem no caso do Peixoto. Poucos são os que tem mostrado essa vontade de jogar e de se mostrar, o João Pereira como se tem visto tem sido dos poucos que demonstra essa atitude.

Provavelmente a média de idades deste plantel, e o próprio "estatuto estrela" de muitos deles, tem contribuido para esta falta de atitude em campo, de luta e entrega por mostrar serviço, provavelmente o que precisamos é mesmo de sangue novo! Mas para já é o que temos, e são estes que temos de apoiar, embora não possamos pactuar com atitudes como a de ontem do Peixoto que deve ser exemplarmente "castigado" (se calhar agora já começamos a perceber melhor porque não durou mt tempo no fcp), disciplina exige-se!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Galécia

Há jogadores necessitados de:... "vamos andar à porrada?!". Toca a desinfectar!!! :-[

José Soares

E agora Sr. Presidente? Que raio de escolha foi esta? Está satisfeito? Vai continuar a ver de camarote ou vai agir? O objectivo do Braga é ganhar ou não perder?É que mesmo não perdendo no campo estamos a perder tudo: a paciência, os adeptos, o respeito dos adversários...

Os que ainda ousam defender este Manolo é porque o Presidente ainda o apoia. Na hora em que deixar de apoiar não há ninguém a defender este individuo que "trabalha" na nossa colectividade.

É mau treinador, é teimoso e só faz disparates quando faz substituições. Pior do que isso nunca admite que errou e não vê para onde caminha. Já assim foi em Coimbra e agora a história repete-se. 

RRRRRRRRRUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA 

Satmar

É caso para dizer......e os burros somos nós!Precisámos de ordem, temos que Fazer algo pelo nosso clube, sim, o NOSSO, pois já estou farto de chorar por estes ....... que se estão a arrastar pelo campo. Nem sei o que fazer, mas já me mentalizei que os nosso jogadores não dão mais, não t~em qualidade para mais. enfim, não funcionamos como equipa, parece uma autêntica manta de retalhos. oxalá a UEFA nos dê alguma alegria, sim porque SOMOS SEMPRE ENORMES
Vamos unir-nos bracarenses!!!

DiogoEA


Satmar


DiogoEA


Augusto Gomes

O empate na Amadora só foi um mau resultado porque sofremos um golo no fim.Ninguém consegue jogar futebol de qualidade na Amadora face às dimensões do campo, com as caracteristicas "fisicas" no futebol do Estrela, com os seus centrais a mandarem a bola de primeira para onde estavam virados e com a altura que evidenciam.Só o Vitória de Guimarães é que conseguiu jogar lá bem e levou 4-1...

Maus resultados são os empates em casa, no passado recente com o Belém e já no próximo jogo com o Setubal  e depois, quem sabe,  com o Guimarães (estou a adivinhar, claro...).É que não conseguimos jogar com o adversário todo atrás da linha da bola e ainda por cima sem ponta de sorte. Na Luz até pode ser mais fácil...

Para vencer contra equipas com todos os jogadores atrás da linha da bola precisamos de acelerar o jogo, de um forte colectivo e capacidade de passe que esta equipa não tem,jogando ainda por cima  com uma pressão tremenda dos sócios...

Espero, não obstante, conquistarmos o 6º lugar e ir à UEFA onde seremos cabeça de série no jogo de apuramento à fase de grupos.Para isso conto com a perda de 6 pontos por parte do Belém...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

mágicoBRAGAallez

#234
O jornal A Bola diz sobre o Vandinho:

"2,5 Vandinho

Esse nobre vagabundo... Poderia ser este o título que melhor define a sua actuação. Destacou-se na primeira parte, mas decaiu um pouco na segunda."

Só podem tar a gozar... Vagabundo só se for da noite! Em campo é mais um cafágésti do pior.  ;D

Rato_RedBoys92

Quote from: www.fr21.blogspot.com on 02 de February de 2008, 00:08
POIS ESTAVA CHEGOU AS 5 DA MANHA TODO CONTENTE COM DUAS GAJAS. O PESSOAL A DIZER "É POR ISSO QUE DEPOIS N DAS NADA" E ELE DE VODKA NA MAO NA ÁREA DOS FUMADORES

Quando li isto aqui não dei muita credibilidade confesso mas qual não é o meu espanto quando hoje um colega meu me veio com a mesma conversa...E pelo que parece não se ficou pela vodka...
é triste mas é a verdade...

Helder_1921

O meu comentário ao jogo

Parabéns Red Boys, Bracara Legion e restantes associados do Sporting Clube de Braga que mais uma vez marcaram presença na Reboleira.

João Pedro

Quote from: Rato_RedBoys92 on 03 de February de 2008, 02:37
Quote from: www.fr21.blogspot.com on 02 de February de 2008, 00:08
POIS ESTAVA CHEGOU AS 5 DA MANHA TODO CONTENTE COM DUAS GAJAS. O PESSOAL A DIZER "É POR ISSO QUE DEPOIS N DAS NADA" E ELE DE VODKA NA MAO NA ÁREA DOS FUMADORES

Quando li isto aqui não dei muita credibilidade confesso mas qual não é o meu espanto quando hoje um colega meu me veio com a mesma conversa...E pelo que parece não se ficou pela vodka...
é triste mas é a verdade...

podes acreditar perfeitamente. ate porque eu estava com o "www.fr21.blogspot.com" e pior.. fui à beira do Wender co telemovel na mao para ele ler perfeitamente: "ama o Braga como eu. vive pelo Braga". e ele disse: "eu amo o Braga cara" ou qualquer coisa do genero (eu ja nao estava nas melhores condiçoes). e já nao é a primeira vez que o vejo na noite a altas horas. mas ele nao é o unico culpado disto. a culpa é de todos (ate de nos socios que somos muito brandinhos...)

enfim. espero uma revoluçao no final desta epoca. e desta epoca ja nao espero nada.

Guarda-Redes

Quote from: João Pedro on 03 de February de 2008, 05:39
Quote from: Rato_RedBoys92 on 03 de February de 2008, 02:37
Quote from: www.fr21.blogspot.com on 02 de February de 2008, 00:08
POIS ESTAVA CHEGOU AS 5 DA MANHA TODO CONTENTE COM DUAS GAJAS. O PESSOAL A DIZER "É POR ISSO QUE DEPOIS N DAS NADA" E ELE DE VODKA NA MAO NA ÁREA DOS FUMADORES

Quando li isto aqui não dei muita credibilidade confesso mas qual não é o meu espanto quando hoje um colega meu me veio com a mesma conversa...E pelo que parece não se ficou pela vodka...
é triste mas é a verdade...

podes acreditar perfeitamente. ate porque eu estava com o "www.fr21.blogspot.com" e pior.. fui à beira do Wender co telemovel na mao para ele ler perfeitamente: "ama o Braga como eu. vive pelo Braga". e ele disse: "eu amo o Braga cara" ou qualquer coisa do genero (eu ja nao estava nas melhores condiçoes). e já nao é a primeira vez que o vejo na noite a altas horas. mas ele nao é o unico culpado disto. a culpa é de todos (ate de nos socios que somos muito brandinhos...)

enfim. espero uma revoluçao no final desta epoca. e desta epoca ja nao espero nada.

Tinha treino no dia seguinte? Não
Tinha jogo no dia seguinte? Não

Não é o Wender um dos que mais se esforça? É


Por isso nao sejamos mais papistas que o papa
O Braga não é um grande é o Enorme!