News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Avaliação do plantel e que expectativas?

Started by Sá Pinto, 16 de July de 2006, 17:58

Previous topic - Next topic

Sá Pinto

Equipa técnica

Carlos Carvalhal, Carlos Garcia (adjunto), Rifa, Miguel Cardoso e Vital.

Guarda-redes

Paulo Santos, Dani Mallo (ex-Corunha) e Eduardo.

Defesas

Luís Filipe, Pedro Costa, Paulo Jorge, Nem, Irineu (ex-Cruzeiro), Maurício, Paíto (ex-Maiorca) e Carlos Fernandes.

Médios

Andrés Madrid, Frechaut, Ricardo Chaves (ex-Setúbal), Hugo Leal, Vandinho, Castanheira e João Pinto (ex-Boavista).

Avançados

Maciel (ex-Leiria), Davide, Wender, Cesinha, João Tomás, Kim, Zé Carlos (ex-Marítimo), Diego Costa e Matheus.

Bem, apesar de já existirem dois tópicos sobre este assunto ("Plantel fechado" e "Melhor plantel"), não se dissertou muito acerca das suas características e potencialidades, apenas algumas comparações. Vou tentar fazer uma análise (a minha claro!) e vamos ver com o que realmente esperámos para esta temporada que se avizinha, pois só com a opinião e todos, ficaremos mais elucidados, até porque desconheço alguns jogadores (Kilo "a Enciclopédia", ajuda!) ...

GUARDA-REDES

Basicamente, nesta posição, ninguém tem dúvidas, Paulo Santos o melhor guarda-redes da Liga da época passada e de qualidades nacionalmente reconhecidas deverá ser o "número um"! Dani Mallo, pelo pouco que conheço, parece ser a alternativa ideal, um guarda-redes minimamente experiente e com muita vontade de trabalhar, aparentemente. Eduardo, um homem da casa, que certamente tudo fará pra conquistar um espaço no seio da equipa.

LATERAL-DIREITO

Luís Filipe deverá ser o dono deste lugar, com o fulgor que lhe é conhecido para fazer todo o flanco, a capacidade de recuperação defensiva aliados aos desequilíbrios ofensivos, tão importantes no futebol moderno, fazem dele um dos melhores laterais portugueses actualmente. Pedro Costa, uma alternativa muito boa, não fica atrás ao Luís a nível global, apenas não é um elemento tão desequilibrador ofensivamente, mas compensa a nível defensivo, onde é completo e tem lugar em qualquer plantel desta Superliga. Um jogador de raça, por mim ficava cá para sempre.

DEFESA-CENTRAL

Nem é preciso descrever este jogador, todos o conhecemos e sabemos das suas ENORMES qualidades, dos melhores jogadores de sempre que passaram pelo nosso clube, segurança, entrega, posicionamento, confiança, espírito de equipa, todos estes adjectivos são escassos para o qualificar! Paulo Jorge, um jogador da cantera que muito evoluiu, desde que começou a jogar ao lado do Nem, logo no 1º ano do Juju cá, um pouco lento na marcação, mas bastante seguro e bom posicionamento. Pode também fazer a diferença em lances de bola parada ofensivos, onde tem sempre uma palavra a dizer com o seu forte jogo de cabeça. Maurício, após uma temporada completa no Estrela da Amadora, mostrou grande valor para representar as nossas cores, magnífico no jogo de aéreo e bom posicionamento defensivo, apesar de por vezes estar um pouco desconcentrado na marcação, tem tudo para melhorar e dar mais uma dor de cabeça ao CC. Irineu, parece que o miúdo (apesar de ser mais novo que eu!), tem grande valor e é muito rápido, talvez com as características do Nunes (que saudades!), mas ainda desconheço o valor ao certo...

LATERAL-ESQUERDO

Talvez o sector mais incógnito da equipa, pois Carlos Fernandes mostrou ser um jogador de luta e bom na marcação, mas para este Braga, é vulgar, fraca capacidade ofensiva, 3ª opção. Paíto, jogador de características fulgurante um pouco à imagem do Jorge Luiz, mas ainda tem muito que aprender como defesa, desconcentrado na marcação também, mas com potencialidades para ultrapassar tudo isso, como já demonstrou o ano passado em Guimarães, espero que me dê muitas alegrias. Nesta posição, para mim, o Pedro Costa também será sempre a primeira alternativa ao Paíto.

MÉDIO-DEFENSIVO (Trinco)

Madrid, talvez o elemento mais valioso de todo o plantel, sentido táctico, recuperação, entrega, passe, categoria, humildade, fazem dele uma pedra fulcral na estrutura da equipa, este miúdo ainda vai muito longe, de certeza, só espero que fique pelo menos mais um aninho, já não era nada mau! Ricardo Chaves, uma excelente contratação, um relógio, sempre certinho, boa colocação táctica e sentido de marcação, na hora de rematar também não hesita, e nós que o digamos...

MÉDIO (Box-to-box)

Vandinho, o verdadeiro pulmão da equipa, entrega e recuperação muito, muito acima da média de qualquer, até cansa vê-lo correr, foi um jogador que sempre me foi surpreendendo ao longo do tempo, apesar de não ter muita qualidade de passe, quando a perde, ainda corre mais atrás dela! Também é indispensável neste momento e penso que é um titular indiscutível! Frechaut, um jogador conceituado e experiente, que muito terá de batalhar para conquistar o seu lugar na equipa, é bom tecnicamente e tacticamente, talvez seja o jogador que melhor saber ocupar os espaços, mas terá de se apresentar em grande formar, para se afirmar como titular. Também sabe dar, e bem, uma perninha como lateral-direito.

MÉDIO-ALA-DIREITO

Maciel, a "puma da equipa, pois "gazela" é o Césinha, grande velocidade e um-para-um fabuloso, um jogador com as características que não possuíamos naquele flanco há já muito tempo! Não foi por isso que o Mourinho o recrutou para o campeão europeu, Porto. A sua experiência também será uma mais-valia para o grupo. Davide, outro miúdo que demonstra grande vontade de vencer e espero que venha a explodir, pois é isso que lhe falta para tornar um grande jogador, pois as qualidades estão lá, só falta é aplicá-las a 100%! Não é um velocista por excelência, mas tem boa técnica e é um criativo, bem importante para um ala. Costuma render mais, quando entra, a ver vamos...

MÉDIO-ALA-ESQUERDO

Wender, também não é preciso descrevê-lo muito, já sabemos o que contar com ele, grande regularidade exibicional, pode desequilibrar a qualquer momento e é um jogador quer nunca vira a cara à luta, apesar desta ter sido a sua pior época em Braga, penso que esta estabilidade clubística fará com que se apresente a melhor nível e, juntamente com Paíto, volte a restituir a temida ala-esquerda que constitui com Jorge Luiz. Césinha, a "gazela", também estou à espera da sua explosão, mas dá-me a sensação que as suas características físicas são muito propensas a lesões, espero estar enganado, pois se assim for, temos jogador para dar e vender dores de cabeça aos adversários e ao CC! Matheus, um jogador que ainda pouco conheço, mostrou boas qualidades, mas talvez excessivo no individualismo, a rever. Não é cego nenhum!

MÉDIO-OFENSIVO (número "10")

Talvez a posição que sempre nos faltou na "Era Juju", que parecia ficar resolvida com Marinelli, mas este rapidamente desvaneceu... João Pinto, parece ser o talento e até aquela estrela que falta para abrilhantar o nosso plantel, qualidades indiscutíveis e experiência soberba, não lhe peço que faça mais do que a pretérita temporada, apenas lhe peço que faça menos no capítulo disciplinar. Hugo Leal, um jogador intermitente e talvez com excesso de peso, o que lhe causa bastantes e frequentes lesões, dá-me impressão que vive um pouco à custa dos jornais, e nunca provou o seu real valor, só queria estar enganado, mas penso que dificilmente nos trará melhoras, mas é indiscutivelmente uma ameaça para os adversários no capitulo do ultimo passe e naqueles livres próximos da área. Castanheira, um elemento muito certinho e constante, pouco problemático e com amor à camisola, quando entra faz tudo bem, devia ter tido mais oportunidades, não é por acaso que é o jogador mais antigo no plantel, apesar de ultimamente ser pouco utilizado.

PONTA-DE-LANÇA

João Tomás, "o eficaz", goste-se ou não, este jogador rendeu-nos mais de três dezenas de golos em duas épocas, é certo que falha muito e só me apetece partir tudo à minha volta, pois falha, algumas vezes, aquilo que aparenta ser tão fácil, mas a verdade é que só falha porque está lá! Muito forte no jogo aéreo (que falta fazia a nossa selecção!) e um falso lento. Também é sempre o nosso primeiro defesa, um batalhador. Deverá ser o titular no posto "número 9"! Zé Carlos, uma boa contratação, um repentista, tem faro de golo e é aquele avançado mais móvel que também nos tem faltado, desde o tempo do Karoglan. Muito importante quando tivermos que utilizar o 4-4-2. Kim, falou-se na sua dispensa, mas parece que o coreano deverá ficar e ele tem dado a sua resposta no terreno, com bastante empenho nesta fase inicial, parece que o puto está mesmo empenhado. Sem dúvida que tem ENORME potencial, mas ainda tem muito que aprender no futebol europeu, falta-lhe poder de choque e sentido de baliza, mas penso que os conquistará se continuar com a mesma atitude! Diego Costa, pouco conheço deste puto, não tive a oportunidade de seguir a equipa B, como pretenderia, mas pelo que vi é um avançado com futuro e com boa técnica, tem é que arriscar mais no capítulo do remate.

Carlos Carvalhal, irá ter muitas dores de cabeça para compor o onze jornada a jornada, mas quais foram os treinadores do Braga que se podem queixar disso? Pois...CC tem o conhecimento, a táctica, a filosofia! O meu medo, é se ele terá o pulso para esta equipa, mas estou confiante que sim, com a ajuda de todos, ele será um conquistador e escreverá mais um histórico capítulo da nossa história!

Arrisco aqui o meu onze e admitindo que se mantém o mesmo sistema

........................Paulo Santos

L. Filipe......P.Jorge.............Nem................Paíto

..................Madrid..........Vandinho

Maciel....................João Pinto................Wender

......................João Tomás

Expectativas?

Um lugar na Champions é indisctuível, temos qualidades para isso e mais! Como temos demonstado. Já tou a ressacar há muito tempo duma final da Taça (que grande momento...). Ir à fase de grupos da UEFA já seria uma grande conquista, tendo em conta as últimas participações 8)

Desculpem a maçada, mas com este calor, apetece-me tudo, menos estudar... :-*
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!

ZGANDULO

Excelente, Sá Pinto!!! ;)

Boa análise e já agora também o 11 provável para o arranque da época...

Claro que há os jogadores que necessitam de entrosamento como é o caso do Zé Carlos ou do R.Chaves mas com o tempo eles mostrarão o que valem!!!

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

BRAGA FOREVER

Muito bem! ;)

Penso que a equipa será mais ou menos essa,agora se calhar só tirava o Paulo Jorge e colocava o Irineu.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

lipe

Zé Carlos bom
João Pinto cada vez melhor
Paíto espectacular
Wender como sempre o conhecemos ( bom entendimento com JVP )
Nem o patrão
Irineu jovem e boa coordenação com NEM
Depois temos os do costume ao melhor nivel : Madrid, Vandinho, Luis Filipe e Paulo Jorge
A surpresa foi o Kim que mostrou bons movimentos
Maciel, Ricardo Chaves muito bons
Temos uma excelente equipa rumo ao titulo
Expectativas :CHANPIONS
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Carvalhinha

Quote from: Sá Pinto on 16 de July de 2006, 17:58
Expectativas?

Um lugar na Champions é indisctuível, temos qualidades para isso e mais! Como temos demonstado.

Lá está, qualidades até temos só que o pior é que não nos deixam ir mais além...
Por isso já só conto com mais uma ida à Uefa, apesar de eu ainda ter as minhas dúvidas em relação ao Carlos Carvalhal, mas não há de ser nada. Ele vai conseguir!

tos

temos um plantel muito bom! :D
todos unidos rumo a champions!
magico braga allez!

ric

Não gostaria estar no lugar de cravalhal mas tb não gostaria de estar se o plantel apresentasse carencias evidentes.

Neste momento, não andarei longe de dizer que este é o melhor plantel de sempre do SCBraga!!!!!
temos qualidade, temos substitutos à altura e acima de tudo capacidade para conseguirmos alterar esquemas tácticos e aliar alguma surpresa nas nossAS EXIBIÇÕES

parece-me que á partida, temos mais condições de jogo ofensivo. Não será advinhar muito se considerar que este SCBraga vai marcar mais golos.
e tb arrisco-me a pensar que poderemos sofrer mais golos apesar de mantermos uma estrutura defensiva equilibrada.
Mas suster na rectaguarda, jogadores como paito ou luis filipe será dificil e o braga poderá aparecer no ataque com um grande povoamento do meikc  campo e alas permitindo aparecer na área com muitos homens.
por outro lado, muito se espera  do(s ) trinco(s) no equilibrio da equipa e será neste particular que residirá a chave desta equipa.

2378

O Carvalhal nem deve dormir... e não é do calor.

Temos para todas as posições 2 Excelentes opcções

O Frechaut também pode jogar a lateral-direito, correcto?

Vai ser bonito, vai, vai

Anabela

Grande análise do Sá Pinto!
Aquele 11 faz-nos acreditar...

Pé Ligeiro

Parece que de facto o plantel está mais equilibrado. Penso que melhorou em termos ofensivos e como diz o Ric, será de esperar que marque mais golos (a média anterior era baixa para uma equipa que quer lutar pelos primeiros lugares).
Em termos defensivos vamos esperar para ver, mas existe expectativa de que possa estar à altura.

No meio campo, já existia muita qualidade, penso que vamos continuar com um meio campo muito forte. Espero que este ano o Castanheira se consiga impor, embora reconheça que não vai ser fácil.

BRAGA SEMPRE MAIS!

xpt_nautilus

Uma das grandes lacunas, senao mesmo a maior, do SCBraga nos ultimos anos era nao ter um desiquilibrador, um jogador que pudesse ter rasgos de genio e de um momento para outro decidir o jogo. No passado recente, tivemos jogadores dessa craveira, como Karol, Edmilson ou ate o Ze Roberto naquela grande segunda volta. No entanto nos tempos mais recentes, sobretudo na era Jesualdo Ferreira, notava-se mesmo que faltava ali qualquer coisa. Esperava-se que o Wender, depois do Cesinha, Hugo Leal ou ate mesmo o Marinelli, conseguissem fazer isso. No entanto por este ou aquele motivo, lesoes na maior parte dos casos, isso nao foi possivel. Esta ano felizmente temos fartura, um Joao Pinto que parece o vinho do Porto, deve da Cruz que carrega, um Maciel que é para mim a melhor contrataçao e um Zé do Golo que tem uma forma muito viva de jogar a bola, sempre com desejos de facturar.

Penso que temos equipa para lutar pelos lugares cimeiros, sendo cimeiros tudo o que é para cima do quarto lugar, inclusivé. Acho que devemos apostar forte na Taça UEFA, tentar ir a fase de grupos e passar-la e na Taça de Portugal deixar a pele em campo para trazer o caneco para ca novamente.

Vlad

Excelente Sá Pinto!

Agora... só quero vê-los a jogar!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Ricardo

Que me lembre e' a epoca em que gosto mais das contratacoes. Nem a mais, nem a menos, precisamente para os lugares em que precisamos de reforcos. Embora ache que trazer um dos centrais da B fosse benefico para que aproveitassemos algo da formacao e nao so o Eduardo. Alem do mais, alem do Irineu, sao todos jogadores com provas dadas no futebol portugues o que me deixa mais descansado...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

bracara245

EXCELENTE SÁ PINTO ! ESTA AVALIAÇÂO NÃO É PARA TODOS. PARABÉNS:

PauloLopes

Ora bem,

Se a defesa estiver ao nível do ano passado

e

Se cada jogador marcar os mesmos golos da época passada...

Eu penso que as minhas expectativas serão cumpridas: CHAMPIONS!

BRAGALUX

Excelente avaliaçao qualidade nao falta, em alguns momentos até pensava que estava no site do Real Madrid  ;D

Expectativas: Campeao nacional 2006-2007 (se o "sistema" deixar pois claro)

FORCA ENORME
"O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao homem"

FORCA

lininho

Isto foi desde que o miudo passou a ir, mais frequentemente, jogar à ola com o pessoal à 5ª feira.  :P
5 estrela Sá Pinto.
zé: futuro capitão. 8-)

Iglésias

Excelente Sá Pinto, a tua avaliação do nosso plantel.
Não está ao alcance de todos.
Este ano vamos á Champions

Gostei imenso da análise, Sá Pinto!!

Embora confesse que gostava mais da equipa da época anterior(antes das vendas) sempre considerei este plantel composto de jogadores de excelente nível. É inquestionável.
Se temos bons jogdaores, a questão que se levanta é saber se iremos ter uma boa equipa.
Acredito que CC é capaz de levar a bom porto a nau braguista mas, para isso é fundamental que CC não ceda "peso" das vedetas do SCB. Sim... este aspecto é fundamental. O SCB tem vários jogadores com estatuto de 1ª linha, e será difícil manter a moral alta se eventualmente não forem utilizados. A carreira na Taça UEFA é fundamental assim como uma boa rotatividade do plantel.
Caso o SCB falhe a Fase de Grupos, a rotatividade do plantel assumirá plantel fundamental(acarretará eventual/ consequências na perfomance da equipa). Reaparem: Caso o Frechaut ou o Hugo Leal estiverem aptos para jogar, será que estes elementos aceitaraim a condição de suplentes de ânimo leve?
E Se CC pretender dar mais coesão ao meio campo, dando assim maior liberdade aos laterais, penso que o triângulo do meio campo terá que ser invertido...com os jogadores mais criativos a encostar.
Quero com estes exemplos reforçar a ideia que a gestão do plantel é fundamental neste SCB. FORÇA CC!!!

Em relação às expectativas, acho que a questão é saber se o SCB conseguirá ou não melhor que o 3º lugar. Para mim, o objectivo UEFA estará à partida meio conseguido a não ser que aconteça a mais inimaginável onde de azares como lesões/castigos...e gamanços!
O grupo de equipas  habituais candidatos à UEFA, ficou este ano reduzido a 4(CFM, CDN, BFC e SCB), pois os "habitués" Guimarães e o Belenenses(pontualmnte mas com potencial- assumiram no ano anterior) desceram de divisão. Acho que o SCB actualmente descolou desse grupo e ao olhar pelo retrovisor vê o adversário a considerável distância.

Em relação aos 3"G", apesar de ser cedo para fazer qualquer tipo de análise, quer parecer-me que todos eles possuem plantéis mais fortes que o SCB, uma vez que reforçaram-se, ou estão a reforçar-se, sem precisar de vender as jóias da coroa. Para mal dos meus pecados, o SCP não repetiu os erros do ano anterior e se no ano anterior, à partida,  era o elemento mais fraco dos 4 "G", o mesmo não se pssa na corrente temporada.
A ver vamos...
Força Gverreiros

Luna

Com "o melhor plantel de sempre" as expectativas só podem ser as melhores:
Campeão Nacional 2006-2007,  pois claro!
... e um lugar na Liga dos Campeões, claro está!
;) ;D