News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Avaliação do plantel e que expectativas?

Started by Sá Pinto, 16 de July de 2006, 17:58

Previous topic - Next topic

xOuPo

Boa avaliação Sá Pinto!!!

Em relação a este ser o melhor plantel de sempre não sei... Talvez, não sei. Mas espero que consigamos a melhor classificação de sempre!

Temos boa soluções para cada lugar, umas mais fortes do que outras. Talvez o lado direita da defesa seja o menos bom. De resto o plantel é muito equilibrado.

Olho Vivo

Pelo que me tenho apercebido, parece-me que as expectativas, sobretudo dos adeptos, estão demasiado elevadas. Digo isto não porque ache que o plantel não seja bom e equilibrado, mas fundamentalmente porque com a entrada de um novo treinador, com outra forma de ver o futebol,  há processos que certamente se irão alterar, o que exigirá algum tempo de adaptação. Para além disso, há uma série de incógnitas cuja clarificação é imprescindível para fazer um perfeito juízo do nosso potencial.

1. Carvalhal entra num contexto substancialmente diferente daquele em que Jesualdo o fez há umas épocas atrás. Jesualdo entra num contexto de dificuldades, partindo para uma nova temporada começando praticamente do zero, sem grandes responsabilidades. Foi-lhe dado tempo para construir uma equipa à sua imagem, sem que lhe fossem impostos objectivos imediatos demasiado ambiciosos, quer de forma explícita pela Administração, quer implicitamente nas expectativas de adeptos e imprensa desportiva. Com Carvalhal, não sucede assim. Pelo passado recente e pela forma como a saída de Jesualdo foi interpretada (erradamente, em minha opinião), parece exigir-se à equipa uma qualificação para a Liga dos Campeões, sendo que o apuramento para a UEFA é tido como um dado adquirido. Equipa técnica e jogadores terão que enfrentar uma pressão (dos adeptos e dos media) a que não estarão habituados; terão muito pouca margem para o erro, no sentido em que um mau começo pode despoletar reacções de desagrado da parte dos adeptos, ampliadas por uma imprensa de cujas boas graças Carvalhal não goza, por contraponto a Jesualdo - não faltariam, nesse caso, jornaleiros de meia tigela a recriminarem a Administração da SAD pela decisão de trocar a equipa técnica. É preciso que tenhamos um bom arranque para ganharmos a confiança dos adeptos na equipa, dos próprios jogadores na equipa técnica... e calarmos as vozes daqueles que, mormente entre os media,  esperam o descalabro.

2. É importante avaliar qual o esquema táctico no qual a equipa preferencialmente jogará. Nem todos os jogadores encaixam bem num ou noutro esquema. De todo o modo, parece-me que a forma como o plantel foi estruturado, nomeadamente pela entrada de João Pinto, exige a alteração do 4-3-3 em que a equipa já estava rotinada. Concordo que o esquema apresentado pelo Sá Pinto (4-2-3-1) será o mais provável, embora também me parecesse possível jogar num 4-4-2, com um meio-campo em losango, pela qualidade que temos neste sector. Contudo, a profusão de extremos no plantel parece desmentir esta última opção. Assim, é claro que vamos ter mudanças. Espero que o perídodo de adaptação não nos custe demasiado em termos de tabela pontual...

3. Acreditando que jogaremos preferencialmente em 4-2-3-1, julgo que há alguns problemas em termos de rentabilização do plantel. Ao nível do meio-campo, penso que vamos perder um pouco da mais-valia que representava o Madrid, que é um jogador tacticamente perfeito, cujo rendimento é potenciado quando ocupa o lugar solitário à frente da defesa (pelo seu sentido posicional). Jogando com um duplo pivot, as características pedidas aos jogadores que ocupam o lugar são diferentes: menos exigência a nível posicional, mais pulmão e mais capacidade de transporte de bola (atributos que assentam como uma luva no Vandinho). Para além disso, teremos algum excesso de (bons) jogadores, o que eventualmente tornará a gestão do plantel difícil. Aparentemente, há dois lugares para Madrid, Vandinho, Hugo Leal, Frechaut, Ricardo Chaves e Castanheira. Embora seja certo que alguns destes jogadores podem ser adaptados a outras posições, não me parece que possam ser primeiras opções nessas alternativas (Hugo Leal no apoio ao ponta de lança vem atrás de João Pinto, Frechaut com lateral atrás de Luís Filipe). A nível do ataque, penso que estamos melhor, mas não creio que nos flancos os problemas estejam resolvidos: pessoalmente não acredito em Maciel como extremo (numa equipa fundamentalmente de ataque continuado e não de contra-ataque); Matheus parece-me bom jogador mas tem características muito semelhantes a Cesinha (sairá algum destes?); os três são jogadores  com características de contra-ataque; Wender parece um valor seguro (mas cada vez menos extremo) mas é difícil entender como é que optamos por manter um jogador emprestado (ainda que pagando apenas uma parte do vencimento) quando temos dois esquerdinos talentosos para promover; e Davide precisa de confirmar o seu potencial (não sei se ele o quer quanto baste).

4. Para mim, a defesa é uma incógnita. Temos um fora de série mas já com idade avançada. Paulo Jorge e Maurício, são bons jogadores, que cumprem, mas não podemos esquecer que estamos a pedir a esta equipa que meça forças com os três metralhas. Não sei se serão suficientemente bons para serem primeira escolha. Sobretudo se por qualquer motivo, Nem tiver que se ausentar (lesão, castigos). É muito importante que Irineu seja alternativa credível... coisa que ainda não sei avaliar. Quanto a Paíto, tenho alguma expectativa em ver qual o seu desempenho em termos defensivos...

Felizmente, esta parece ser uma boa temporada para assumir este risco, uma vez que V. Guimarães e Belenenses, potenciais concorrentes à Europa, não moram cá. Mas acho que se está a menosprezar alguns adversários aos quais é preciso dar atenção. Para mim, o principal adversário na luta pelas competições da UEFA será a Académica... e claro, temos as equipas da Madeira e eventualmente o Boavista que joga praticamente sem a pressão dos resultados... Principal incógnita: U. Leiria...

O que não se pode pedir a esta equipa é a qualificação para a Liga dos Campeões. À partida não temos armas iguais. É importante deixar a equipa fazer o seu percurso na primeira metade do campeonato sem a pressionar demasiado. E depois sim, se estivermos na liça, assumirmos objectivos mais ambiciosos e sobretudo, termos um discurso coerente com essa ambição, defendendo os nossos interesses, fazendo uso dos media para o jogo psicológico que uma candidatura aos mais altos objectivos exige AINDA QUE PARA ISSO O LÍDER POSSA PREJUDICAR A SUA IMAGEM!

Cmcorreia

"Pelo que me tenho apercebido, parece-me que as expectativas, sobretudo dos adeptos, estão demasiado elevadas. Digo isto não porque ache que o plantel não seja bom e equilibrado, mas fundamentalmente porque com a entrada de um novo treinador, com outra forma de ver o futebol, há processos que certamente se irão alterar, o que exigirá algum tempo de adaptação. Para além disso, há uma série de incógnitas cuja clarificação é imprescindível para fazer um perfeito juízo do nosso potencial.

1. Carvalhal entra num contexto substancialmente diferente daquele em que Jesualdo o fez há umas épocas atrás. Jesualdo entra num contexto de dificuldades, partindo para uma nova temporada começando praticamente do zero, sem grandes responsabilidades. Foi-lhe dado tempo para construir uma equipa à sua imagem, sem que lhe fossem impostos objectivos imediatos demasiado ambiciosos, quer de forma explícita pela Administração, quer implicitamente nas expectativas de adeptos e imprensa desportiva. Com Carvalhal, não sucede assim. Pelo passado recente e pela forma como a saída de Jesualdo foi interpretada (erradamente, em minha opinião), parece exigir-se à equipa uma qualificação para a Liga dos Campeões, sendo que o apuramento para a UEFA é tido como um dado adquirido. Equipa técnica e jogadores terão que enfrentar uma pressão (dos adeptos e dos media) a que não estarão habituados; terão muito pouca margem para o erro, no sentido em que um mau começo pode despoletar reacções de desagrado da parte dos adeptos, ampliadas por uma imprensa de cujas boas graças Carvalhal não goza, por contraponto a Jesualdo - não faltariam, nesse caso, jornaleiros de meia tigela a recriminarem a Administração da SAD pela decisão de trocar a equipa técnica. É preciso que tenhamos um bom arranque para ganharmos a confiança dos adeptos na equipa, dos próprios jogadores na equipa técnica... e calarmos as vozes daqueles que, mormente entre os media, esperam o descalabro.
(Completamente de acordo contigo)

2. É importante avaliar qual o esquema táctico no qual a equipa preferencialmente jogará. Nem todos os jogadores encaixam bem num ou noutro esquema. De todo o modo, parece-me que a forma como o plantel foi estruturado, nomeadamente pela entrada de João Pinto, exige a alteração do 4-3-3 (na minha óptica raramente jogamos em 4-3-3 com JF, muitas vezes só jogávamos com 2 avançados e um médio mais descaído para a ala direita, muitas vezes o Jaime, e mesmo com o Davide ou outro jogava muito por dentro) em que a equipa já estava rotinada. Concordo que o esquema apresentado pelo Sá Pinto (4-2-3-1) será o mais provável, embora também me parecesse possível jogar num 4-4-2, com um meio-campo em losango, pela qualidade que temos neste sector. Contudo, a profusão de extremos no plantel parece desmentir esta última opção. Assim, é claro que vamos ter mudanças. Espero que o perídodo de adaptação não nos custe demasiado em termos de tabela pontual...( o sistema quanto a mim é muito relativo, o que interessa é ter automatismos criados e encaixa-los conforme o adversário, a dinâmica é muito mais importante que a táctica)

3. Acreditando que jogaremos preferencialmente em 4-2-3-1, julgo que há alguns problemas em termos de rentabilização do plantel. Ao nível do meio-campo, penso que vamos perder um pouco da mais-valia que representava o Madrid, que é um jogador tacticamente perfeito, cujo rendimento é potenciado quando ocupa o lugar solitário à frente da defesa (pelo seu sentido posicional) (se o Madrid é tacticamente perfeito tem de ser um jogador perfeito independente da táctica, é um trocadilho que acho que faz sentido, continuo a dizer que tudo vai dos automatismos criados e da dinâmica pertendida). Jogando com um duplo pivot, as características pedidas aos jogadores que ocupam o lugar são diferentes: menos exigência a nível posicional, mais pulmão e mais capacidade de transporte de bola (atributos que assentam como uma luva no Vandinho). Para além disso, teremos algum excesso de (bons) jogadores, o que eventualmente tornará a gestão do plantel difícil (anda tudo preocupado por termos bons jogadores e alguns terão de ficar de fora!!!! Juro que não percebo, aqui à uns anos, e não são precisos muitos, dizíamos que não íamos mais longe por o plantel ser curto e não dava para mais. Mas o que é que nós queremos? Não é uma equipa competitiva e com um plantel equilibrado? Claro que só podem jogar 11, mas uma equipa são 25, os jogadores têm de se mentalizar é disso). Aparentemente, há dois lugares para Madrid, Vandinho, Hugo Leal, Frechaut, Ricardo Chaves e Castanheira. Embora seja certo que alguns destes jogadores podem ser adaptados a outras posições, não me parece que possam ser primeiras opções nessas alternativas (Hugo Leal no apoio ao ponta de lança vem atrás de João Pinto, Frechaut com lateral atrás de Luís Filipe). A nível do ataque, penso que estamos melhor, mas não creio que nos flancos os problemas estejam resolvidos: pessoalmente não acredito em Maciel como extremo (numa equipa fundamentalmente de ataque continuado e não de contra-ataque); Matheus parece-me bom jogador mas tem características muito semelhantes a Cesinha (sairá algum destes?); os três são jogadores  com características de contra-ataque; Wender parece um valor seguro (mas cada vez menos extremo) mas é difícil entender como é que optamos por manter um jogador emprestado (ainda que pagando apenas uma parte do vencimento) quando temos dois esquerdinos talentosos para promover; e Davide precisa de confirmar o seu potencial (não sei se ele o quer quanto baste). (a questão do ataque é mais delicada, ás vezes não basta ter bons jogadores, no entanto acho que temos opções para variar, e isso quanto a mim é muito importante, quanto ao Maciel permite-me discordar da tua opinião, só tenho pena de ser emprestado, mas como não se pode agradar a toda a gente...)

4. Para mim, a defesa é uma incógnita. Temos um fora de série mas já com idade avançada. Paulo Jorge e Maurício, são bons jogadores, que cumprem, mas não podemos esquecer que estamos a pedir a esta equipa que meça forças com os três metralhas. Não sei se serão suficientemente bons para serem primeira escolha. Sobretudo se por qualquer motivo, Nem tiver que se ausentar (lesão, castigos). É muito importante que Irineu seja alternativa credível... coisa que ainda não sei avaliar. Quanto a Paíto, tenho alguma expectativa em ver qual o seu desempenho em termos defensivos... (Concordo, também é o ponto que neste momento mais me põe a pensar, acho que precisávamos de outro central, mas é só a minha opinião)

Felizmente, esta parece ser uma boa temporada para assumir este risco, uma vez que V. Guimarães e Belenenses, potenciais concorrentes à Europa, não moram cá. Mas acho que se está a menosprezar alguns adversários aos quais é preciso dar atenção. Para mim, o principal adversário na luta pelas competições da UEFA será a Académica... e claro, temos as equipas da Madeira e eventualmente o Boavista que joga praticamente sem a pressão dos resultados... Principal incógnita: U. Leiria...

O que não se pode pedir a esta equipa é a qualificação para a Liga dos Campeões (Claro que não, que lute é para ganhar todos os jogos, jogar se possível bem e dignificar a camisola, é tudo o que quero). À partida não temos armas iguais. É importante deixar a equipa fazer o seu percurso na primeira metade do campeonato sem a pressionar demasiado. E depois sim, se estivermos na liça, assumirmos objectivos mais ambiciosos e sobretudo, termos um discurso coerente com essa ambição, defendendo os nossos interesses, fazendo uso dos media para o jogo psicológico que uma candidatura aos mais altos objectivos exige AINDA QUE PARA ISSO O LÍDER POSSA PREJUDICAR A SUA IMAGEM! "(não sei se percebi bem o que querias dizer, mas tudo bem)

Os meus comentários não foram reparos ao teu texto, por sinal muito bem escrito, foi só aproveitar o que escreveste para dar a minha opinião (desde já peço desculpa por isso), mas como o texto estava bem escrito e muitas das coisas eu até concordava, achei que era preferível fazer o meu comentário assim.
Cláudio Correia

Pé Ligeiro

Quote from: Ferreira-Braga on 17 de July de 2006, 14:43
Parece que de facto o plantel está mais equilibrado. Penso que melhorou em termos ofensivos e como diz o Ric, será de esperar que marque mais golos (a média anterior era baixa para uma equipa que quer lutar pelos primeiros lugares).
Em termos defensivos vamos esperar para ver, mas existe expectativa de que possa estar à altura.

No meio campo, já existia muita qualidade, penso que vamos continuar com um meio campo muito forte. Espero que este ano o Castanheira se consiga impor, embora reconheça que não vai ser fácil.

Será que passados três meses e meio se mantém a avaliação ao plantel?

Será que está a corresponder às expectativas então criadas?

BRAGA SEMPRE MAIS!

Anabela

Quote from: Ferreira-Braga on 09 de November de 2006, 01:28
Parece que de facto o plantel está mais equilibrado. Penso que melhorou em termos ofensivos e como diz o Ric, será de esperar que marque mais golos (a média anterior era baixa para uma equipa que quer lutar pelos primeiros lugares).
Em termos defensivos vamos esperar para ver, mas existe expectativa de que possa estar à altura.

No meio campo, já existia muita qualidade, penso que vamos continuar com um meio campo muito forte. Espero que este ano o Castanheira se consiga impor, embora reconheça que não vai ser fácil.

No meu ver, não! Estão muito aquém do esperado! Mas, as lesões tb têm grande responsabilidade!

Gambit

Permite-me discordar neste ponto: "Carlos Fernandes mostrou ser um jogador de luta e bom na marcação, mas para este Braga, é vulgar, fraca capacidade ofensiva, 3ª opção."
Paíto?! Não obrigado!! Buraco autêntico...
Apesar do C. Fernandes não ser nada de extraordinário a atacar, ao menos a defender não compromete!!
Paíto?! Lateral que não saiba defender nunca pode ser lateral... e a atacar... vai lá vai... cada centro para ETAR de Frossos...  ::)

Kramer

Quote from: Anabela on 09 de November de 2006, 13:57
Quote from: Ferreira-Braga on 09 de November de 2006, 01:28

No meu ver, não! Estão muito aquém do esperado! Mas, as lesões tb têm grande responsabilidade!

Falta um jogador muito importante o J.Tomas :( os golos seriam mais de certeza

E na defesa falta o Rossato que é superior aos que temos neste momento
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Anabela

Falta-nos ponta de lança, falta-nos o Hugo Leal, falta-nos o Vandinho em grande forma e, principalmente 1 defesa esquerdo à Jorge Luiz!

HugoSáPinto

Quote from: Anabela on 09 de November de 2006, 17:51
Falta-nos ponta de lança, falta-nos o Hugo Leal, falta-nos o Vandinho em grande forma e, principalmente 1 defesa esquerdo à Jorge Luiz!

Venham lá o J. Luiz e o Derlei em Dezembro!  ;D