News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Novo Treinador MANUEL MACHADO

Started by JotaCC, 07 de November de 2007, 22:34

Previous topic - Next topic

Ricardo

Meus amigos. Para contratar Iruretas, Leões e Manueis Josés íamos ter que jogar a pagar €20 para sócios a época toda. O MM não seria a minha primeira escolha mas também não é assim tão mau!
Espero que ele use a autoridade que o VSC diz ter para pôr em cheque alguns jogadores do nosso clube que se parecem bastante acomodados com o lugar de titular. E também espero que mais jovens do nosso clube sejam lançados para a ribalta.
Acho que a nível táctico, em Portugal, melhor que o MM só o Jujú.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

ELSA

Quote from: Jazzdevill on 08 de November de 2007, 00:07
Honestamente parecia-me muito má aposta contratar um treinador estrangeiro a meio da época, sem conhecer o plantel, o campeonato, a maioria nesses casos simplesmente aplica ideias pré-concebidas que normalmente são mal interiorizadas. Discordava completamente que se fizesse isso no Braga pois simplesmente não há tempo para que a coisa resulte, a pressão de resultados é demasiada. Já para não falar do que custa contratar A RISCO um treinador desses, sob pena de não resultar, ser pior a emenda que o soneto e além dos salários chorudos ter que se indmenizar principescamente um treinador desses.

E quando se fala em curriculum fala-se em quê? Títulos? Quantos treinadores há em Portugal com títulos? E disponíveis? Olhando para o quadro de opções o mesmo apresentava-se negro. A destacar, apenas, Manuel Machado. E o seu curriculum inclui: Conhecimento profundo do campeonato português, das equipas e estilo de jogo; Caminhada com o Moreirense da 2ª B até á primeira divisão, onde se manteve no ano seguinte com o pior plantel do campeonato (logo que saiu a equipa desceu...); Qualificação europeia com o guimarães no ano seguinte com o acréscimo de ter sido a melhor equipa do campeonato na 2ª volta da prova, á frente de lagartos, tripeiros e lampiões; Qualificação europeia com o Nacional - tudo isto em épocas consecutivas- Na académica, de novo com um plantel bastante pobre, atinge a manutenção relativamente tranquila; Esta época as coisas não correram bem e sai depois de poucas jornadas decorridas com tudo ainda em aberto (a referir as saídas de Filipe Teixeira, Dame e outros).

Além disto é reconhecidamente um treinador com inteligência táctica, conhecedor do jogo. As nossas melhores épocas coincidem com o reinado de Jesualdo Ferreira, um treinador do mesmo estilo (mais experiente mas á data sem qualquer título como treinador principal). Sou da opinião que os problemas disciplinares são em primeira instância responsabilidade da entidade empregadora, por isso, tratados pelo clube. A figura do treinador deve tutelar objectivamente os aspectos técnicos, o que ao jogo propriamente dito diz respeito. Os que o vêem como um treinador meramente defensivo devem lembrar-se do calibre das equipas que treinou e da necessidade técnica de adoptar posturas tacticamente mais inteligentes (pseudo-defensivas) de modo a amealhar pontos. Lembro, a exemplo, as equipas treinadas por José Mourinho, que por vezes dão a ideia de futebol defensivo mas que essencialmente é controlado, cerebral, optimizado para render.

Diz-se por aí ainda que foi contactado pelos tripeiros para treinar o porto mas confusões com os intermediários inviabilizaram a contratação. E veja-se quem foi para ao Porto, um treinador com o mesmo perfil.

Quando o futebol flui e a equipa rende os problemas disciplinares tendem a ser residuais e os que surgem pontualmente são resolvidos com facilidade. A figura de treinador "durão" está já um pouco démodé, ultrapassada pois esse tipo de treinadores são normalmente parcos em recursos tacticos. O fundamental é pois, assim, um treinador que perceba de futebol e que seja capaz de maximizar os recursos da equipa.

Atenção que o meu post não é em defesa de Manuel Machado, é apenas a concordância quanto á opção, face ás disponibilidades. O futebol é um mundo complicado e há sempre hipóteses de as coisas não correrem bem. E não esperem mudanças repentinas porque as coisas levam tempo. Resta-nos esperar que as coisas se componham e que consigamos pelo menos o 4º lugar e que principalmente voltemos a ter uma equipa que jogue futebol, que não nos envergonhe sempre que entra em campo.

O sucesso de Manuel Machado é a partir deste momento o sucesso do SC Braga.

PS - Recusar a ideia de que alguém possa ser competente para a função apenas porque é da terra "X" ou "Y" é apenas tacanho.

Não posso estar mais de acordo com tudo o que dizes!


Quote from: VSC on 08 de November de 2007, 00:22
Quote from: Pedro Ribeiro on 08 de November de 2007, 00:20
Quote from: disco infiltrator on 07 de November de 2007, 23:03
Caso o Salvador continue a ir ao balneário constantemente e a insultar tudo e todos (incluindo treinadores do SCB), dificilmente será um treinador com o perfil do Manuel Machado que lhe poderá fazer frente. Com o Manuel Machado nada vai mudar em relação ao Carvalhal, Rogério Gonçalves ou Jorge Costa.

A minha esperança era ver um técnico com curriculum e provas dadas, de preferência estrangeiro, de modo a que conseguisse impôr o seu trabalho e não permitisse intromissões do Presidente. Não é com certeza este o perfil do Manuel Machado. Está tudo na mesma ....corrijo..está tudo pior ainda.

Esta é a minha grande dúvida. Não sei se Manuel Machado tem a personalidade de que precisámos. Parece-me um homem metódico, tacticamente sabedor mas... perante um plantel acomodado e um presidente com exagerada tendência para intervir em assuntos da competência do treinador, não sei se basta. Não digo que fosse necessário um homem de "chicote" (o que até poderia ser contraproducente) mas parece-me que seria essencial um homem que se impusesse pela sua personalidade. Creio que Manuel Machado é demasiado "low-profile"...

Por acaso tenho a ideia exactamente oposta. Se há coisa que com MM é improvável, é haver intromissão presidencial. À primeira é homem de bater com a porta. Não creio é que tenha a personalidade certa para lidar com galos como Salvador ou João Pinto. Mas...

Mas ele deve saber com quem está a lidar, não? Certamente lê jornais! E a imagem que dão do Presidente é a pior possível a esse nível, por isso...



Também me chocam algumas opiniões tão pessimistas e negativas! Como é possível haver gente com tantas certezas? 
Foi assim com todos os últimos treinadores que tivemos (e não foram poucos :)) INCLUINDO O JESUALDO!

Há que dar o benefício da dúvida (mais uma vez  :P), não vejo outro remédio!


Augusto Gomes

Manuel Machado dos treinadores "activos" era o que estava mais à mão.

É um bom tatico, também sisudo, e conhece bem o campeonato português.Para entrar a meio (antes mesmo...) da época, parece uma boa solução, adoptando normalmente o 4-3-3 que o Braga habitualmente utiliza.

Há dois anos defendi-o aqui como uma boa opção para o Braga.Estava em ascensão...Espero que também não tenha perdido a sorte, já que em Coimbra dava espectáculo e perdia.Assustador...

Quando jogava contra o Braga encaixava muito bem na nossa equipa e bloqueava o nosso jogo.Foi sempre uma quebra-cabeças, tirando-nos alguns (preciosos) pontos...

Também será um treinador barato e isso é bom...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Pé Ligeiro

Já viram qual é a terra que se pode dar ao luxo de ter dois MM em posição de destaque?

- No futuro imediato apenas Braga, com Mesquita Machado na Câmara e Manuel Machado no clube! E esta heim?  ;D ;D ;D



Agora mais a sério:

O Manuel Machado é um bom treinador, é tecnicamente capaz, e já tem algum curriculo. Sinceramente acho que pode fazer um bom trabalho!

Força Braga!
BRAGA SEMPRE MAIS!

jodobraga

A nivel táctico até é melhor que o jujú,pois as equipas do jujú se sofrerem primeiro um golo já não "sabem" estar em campo nem ele sabe o que fazer,pelo menos demora a tomar decisoes ao passo que com o MM já não é bem assim e as suas equipas dão preferenciaáo controlo do jogo através de maior posse de bola, ao contrário das equipas do jujú que se tiverem a bola muito tempo nos pés não sabem o que fazer,mas tambem tem algumas coisas positivas pois torna o futebol mais directo,e estou farto de ouvir os portistas a dizer que o fcp não joga nada,concordas RICARDO ???

Ricardo

Quote from: jodobraga on 08 de November de 2007, 00:53
A nivel táctico até é melhor que o jujú,pois as equipas do jujú se sofrerem primeiro um golo já não "sabem" estar em campo nem ele sabe o que fazer,pelo menos demora a tomar decisoes ao passo que com o MM já não é bem assim e as suas equipas dão preferenciaáo controlo do jogo através de maior posse de bola, ao contrário das equipas do jujú que se tiverem a bola muito tempo nos pés não sabem o que fazer,mas tambem tem algumas coisas positivas pois torna o futebol mais directo,e estou farto de ouvir os portistas a dizer que o fcp não joga nada,concordas RICARDO ???
De certa maneira concordo contigo mas o Jujú sabe inventar melhor. Tipo, daquela vez que pôs o Luís Filipe a médio interior direito confundindo toda a gente e conseguindo superioridade no meio campo e no flanco... De qualquer maneira, os adeptos do porto queixam-se com o rei na barriga, estão em primeiríssimo na liga e na Champions!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Miguel Portela

Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

PedroMelo

FORÇA BRAGA! FORÇA MANEL MACHADO! PARA A FRENTE!

Braguinha

#108
FORÇA MANÉÉÉLIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, tamos contigo e tal.

Agora é que vai ser...vamos arrasar e o camandro...

E se o Salvador te contratou é pq és bom...AHHHH GRANDE PRESIDENTE, OBRIGADO.




























lol??

marmanjo

Bem, se dizem que o Boloni andava pelo estádio é porque houve negociações e não correram bem... A empreiteirada não quis abrir os cordões à bolsa... não que o negócio do betão já não é o que era...

Realmente, o presidente do Braga tinha razão: "O TÉCNICO VEM DO ESTRANGEIRO". E não é que veio mesmo de Espanha? ahhahahaha ;D

Cajuda volta, tás perdoado.

BRAGA FOREVER

Manuel Machado assegurado para o resto da temporada

Perante as exigências financeiras de Emerson Leão, António Salvador virou agulhas rapidamente e encontrou Manuel Machado. Numa só reunião, ficou tudo acordado

Está preenchido o vazio no comando técnico do Braga. Quando tudo apontava na direcção de Emerson Leão, um dos técnicos mais categorizados do futebol brasileiro, António Salvador mudou de estratégia - investir na contratação de um técnico estrangeiro - e acabou por chegar a acordo com Manuel Machado, que, curiosamente, foi o primeiro nome a ser apontado como provável sucessor de Jorge Costa. Tudo ficou resolvido numa reunião ao fim do dia em pleno Estádio Municipal, já com a presença de Machado, sendo certo que o treinador será hoje (12h30) oficialmente apresentado.

O novo técnico terá como primeiro adjunto José Augusto, que se desvinculou ontem da Académica, onde desempenhava o cargo de olheiro, permanecendo na equipa técnica os adjuntos Virgílio Fernandes e Francisco Vital e o preparador-físico José Pedro. O antigo braço-direito de Jorge Costa, Aloísio Alves, deverá sair muito em breve do clube. Quanto à sua estreia, só irá acontecer após o jogo com o Sporting, beneficiando assim da pausa do Campeonato que se aproxima, devido aos compromissos da Selecção Nacional.

Esta reviravolta ficou a dever-se essencialmente às exigências financeiras de Emerson Leão. Com um vencimento mensal na ordem dos 400 mil reais (135 mil euros), Leão fez saber, do outro lado do Atlântico, que pretendia auferir o mesmo montante ao serviço do Braga, e a resposta que teve foi um rotundo não de António Salvador, que, como é sabido, nunca ultrapassa a fronteira do razoável, quando se discute dinheiro. "Disse-me que era impossível pagar tanto", contou Cádimo Barros, o agente FIFA, que intermediou as negociações entre o treinador e os minhotos. Definidos os limites por Salvador, o agente FIFA ainda conseguiu sensibilizar Emerson Leão para a necessidade de "fazer um sacrifício financeiro", obrigatório para concretizar o sonho de trabalhar no futebol europeu, ao mesmo tempo que propunha ao Braga que o técnico fosse compensado financeiramente mediante o pagamento de prémios, de acordo com o que a equipa conquistasse até ao fim da época. "Essa é uma das alternativas", confirmou, dando conta, ao mesmo tempo, de que Leão estava encantado com a possibilidade de se estrear também na Taça UEFA. "É um grande aliciante", observou. A verdade é que as conversações entre as duas partes foram abrandando ao longo do dia, até.... cessarem totalmente, sintoma do desinteresse total do Braga. E, nesse aspecto, Cádimo Barros funcionou como um verdadeiro barómetro: no começo da tarde, transparecia optimismo; ao fim do dia, já deixava no ar algumas reservas, enquanto tentava, sem sucesso, ligar para o telemóvel de António Salvador.

O silêncio do dirigente era, por essa altura, perfeitamente compreensível. Tão rápido a tomar decisões como a passá-las à prática, António Salvador entrou em contacto com Manuel Machado, foi directo ao assunto, e ao princípio da noite ambos abandonavam as instalações do Estádio Municipal já com um acordo selado no papel, válido até ao fim da presente temporada, com mais uma de opção.

Homem do pau de marmeleiro


Natural de Guimarães e profissional do Vitória durante anos a fio, Manuel Machado, de 52 anos, personifica bem a alma destemida dos minhotos. Sempre com uma resposta firme na ponta da língua, o técnico deixou vários jornalistas atónitos, quando, ao serviço do Moreirense, confessou que gostaria de ter um pau de marmeleiro para acertar num determinado árbitro que havia prejudicado a sua equipa contra o Benfica. Campeão da II Divisão B e da II Liga, sempre pelo Moreirense, Machado conseguiu, em duas épocas consecutivas, apurar o Guimarães e o Nacional para a Taça UEFA, falhando esse objectivo apenas na Académica.


O Jogo

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Zé_Bilhas



- Bom dia, rapazes... Hoje, o treino vai se processar da seguinte forma: Primariamente, faremos uma deslocação em ritmo célere pelos verdejantes campos de apoio ao Estádio Axa. De seguida, rumamos pelas veredas dos povoados contíguos ao estádio até ao Cávado. Lá iniciaremos a pescaria. Aquele que pescar mais sardinhas, será titular contra o Sporting. Quero avaliar o espírito empreendedor de cada um de vós!

Geresiano

Face aos condicionalismos que o clube atravessa neste momento (ter de agir com rapidez e sobretudo as exigências financeiras de treinadores com grandes currículos, visto que o perfil psicológico e ditatorial de AS já, de certeza, ultrapassou fronteiras) e às disponibilidades internas, julgo que será uma boa solução. Estranhei, isso sim, o rol de nomes de treinadores apontados, que nunca viriam ganhar menos de 75.000 euros/mês. Ora, como é sabido, AS, desde que chegou à SAD só não indemnizou o Jesualdo, porque começando no Castro Santos, que vai ser indemnizado, até ao Jorge Costa é o que se sabe. Por isso o facto de AS, que tem vindo a ser uma completa desilusão e que conseguiu transformar a 2ª metade do seu mandato numa verdadeira catástrofe, que poderá virar tragédia, ter conseguido um treinador já é positivo. Isto é o presente. E o futuro? Com este presidente tudo é possível, parece a bolsa, é ilógico...e sobretudo "surdo". Fico até admirado com muitos foristas, porque As não houve os associados. E alguma vez os ouviu? Fico-me por aqui e não estou com a cabeça quente, visto ser ainda cedo.
Quanto ao novo treinador, que passa agora a ser o meu: é o melhor, sem qualquer dúvida, na minha opinião, a seguir ao Jesualdo. Fez excelentes trabalhos com o Moreirense. Quando jogava fora de casa, montava um esquema que manietava a equipa da casa. Se não me engano, ele veio aqui a Braga empatar duas vezes e já no Municipal. É um homem experiente, maduro, já lhe poderemos chamar raposa velha, tendo tido sempre grandes desempenhos desportivos (com jogadores que corriam atrás da bogalha) por onde passou, excepto na Académica. Em Braga está, inequivocamente, perante o maior desafio da sua vida, visto que, de todos os plantéis que dirigiu, este é o mais categorizado. Vamos ver como se vai conseguir vencer este Adamastor. Acredito, sinceramente, por racionalidade e não emoção, que sim. Trata-se de mais um professor, depois do Jesualdo, o que o torna ainda mais experiente no capítulo das relações humanas. Gosta de "filosofar" um pouco, aliás o aspecto em que eu nunca o apreciei lá muito, expressa-se com correcção, com muita erudição, usando com regularidade termos cuidados. Bem, espero que não fale assim para AS, porque se virem o nosso presidente de dicionário debaixo do braço, já sabem que será para traduzir as palavras do treinador!...
A partir de hoje, Manuel Machado é o meu treinador e, por isso, devemos apoiá-lo, incondicionalmente. Só me resta desejar-lhe a maior sorte do mundo e ele, acreditem, tudo fará para a ter. Viva o nosso ENORME SCB!

Bvna

Quote from: Ferreira-Braga on 08 de November de 2007, 00:52
Já viram qual é a terra que se pode dar ao luxo de ter dois MM em posição de destaque?

- No futuro imediato apenas Braga, com Mesquita Machado na Câmara e Manuel Machado no clube! E esta heim?  ;D ;D ;D
Força Braga!

Ora aí está um bom ponto de partida para uma bela teoria da conspiração  ;D ;D

Agora a sério. Não esperava. É certo que as equipas dele costumam apresentar bom futebol e até tem feito trabalho decente por onde passa. Mas....neste momento só lhe posso desejar muita sorte e que o sucesso dele seja o nosso.

Agora maltinha se o homem é de Guimarães acho que isso não tem nada a ver com competência, por isso calma lá com esse argumento. E também não vamos já crucificá-lo!!! Já repararam que desde o Ju, e mesmo esse durante as duas primeiras épocas foi um Cristo para os adeptos, que ninguém serve? Temos de ter calma e agora dar tempo para que as coisas corram melhor, também porque pior é impossível.

luismico

Apesar de nao concordar muito com a escolha tenho de aceirtar e de ter confiança no homem!

BOA SORTE MANEL MACHADO!!! Poe-me esses malandros a jogar à bola como deve ser!!

A cara do MM faz-me lembrar o pai do pinóquio  ;D ;D ;D

José Soares

"Preferia o Irureta mas parece-me que estamos todos a sonhar alto demais. Desconfio que nem Irureta nem Leão nem Boloni vão treinar o Braga. Qualquer um me parece uma boa escolha (vejo experiência e sucesso em todos eles). Mas, confesso também que tenho dificuldade em imaginar qualquer destes treinadores a aturar a actual SAD do Braga."

Foi isto que escrevi ontem. Infelizmente tinha razão. A escolha foi a pior que podia ter sido feita. É certo que é estrangeiro mas para espanhol preferia o Irureta. A Académica livrou-se dele a tempo. Sobrou para nós e vai ser penoso ver e ouvir as suas declarações no final dos jogos. Nunca é responsável por nada e "com o tempo vamos melhorar". 

O Sr. presidente do Braga não sabe o que anda a fazer. Está a destruir em pouco tempo aquilo que Jesualdo o ajudou a construir.

Dentro de pouco tempo estamos a lutar para não descer de divisão. O VSC aceita trocas? Ia para lá este espanhol e vinha o Cajuda para cá.

Domingo estou no estádio para o vaiar Sr. Presidente. Respeite os sócios e os bracarenses.

LITOS

Quote from: Phoenix on 07 de November de 2007, 23:38
Quote from: jodobraga on 07 de November de 2007, 23:38
Ele só não fez um bom trabalho na Académica porque não tinha jogadores á altura, num clube onde o Brum era o melhor, está tudo dito. E GERALMENTE OS  QUE NÃO QUEREMOS SÃO SEMPRE OS MELHORES,O FUTEBOL É TAMBEM  UM JOGO EM QUE A SORTE CONTA PARA OS MAIS VARIADOS ASPECTOS .QUEM É QUE QUERIA O JUJU?NINGUEM...E SE REALMENTE JÁ É DO BRAGA ,NÃO ESTOU A SER UM CORDEIRINHO  A DIZER QUE JÁ É O MEU TREINADOR,ESTOU É A DAR APOIO POIS DESEJO-LHE TODO O SUCESSO DO MUNDO,E PENSO QUE É ISSO QUE TODOS DEVEM FAZER- GOSTEM DELE OU NÃO, E SE QUERES SABER A MINHA OPINIÃO-EU NÃO GOSTO, MAS SEI QUE TEM TUDO PRA TER SUCESSO ?                                                                             FORÇA M.M.


concordo 100%

TB CONCORDO A 100 %
Na Verdade tb não gosto dele mas não é por isso que não o vou apoiar pois se fizesse isso estava a prejudicar o meu CLUBE.
Neste momento com alguma mágoa resta-me apoiá-lo ao máximo para que daqui a algum tempo possa dizer que foi realmente a aposta correcta.
DOMINGO TODOS AO ESTÁDIO PARA APOIARMOS O ENORME NUMA VITORIA QUE NOS VAI RELANÇAR NO CAMPEONATO...
VOU GRITAR ATÉ QUE A VOZ ME DOA.
FORÇA BRAGA!!!  

Arsenalista

Era um dos meus preferidos!
Estou optimista com esta opção, tem curriculum e parece-me ser o homem certo para comandar este barco.
Quanto a Iruretas, Bolonis & Companhia, temos que ser realistas e saber viver conforme as nossas possibilidades, nem acredito que fizessem mais que Manuel Machado.
Espero que consiga tirar partido das nossas camadas jovens!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

PauloLopes

Quote from: Jazzdevill on 08 de November de 2007, 00:07
Honestamente parecia-me muito má aposta contratar um treinador estrangeiro a meio da época, sem conhecer o plantel, o campeonato, a maioria nesses casos simplesmente aplica ideias pré-concebidas que normalmente são mal interiorizadas. Discordava completamente que se fizesse isso no Braga pois simplesmente não há tempo para que a coisa resulte, a pressão de resultados é demasiada. Já para não falar do que custa contratar A RISCO um treinador desses, sob pena de não resultar, ser pior a emenda que o soneto e além dos salários chorudos ter que se indmenizar principescamente um treinador desses.

E quando se fala em curriculum fala-se em quê? Títulos? Quantos treinadores há em Portugal com títulos? E disponíveis? Olhando para o quadro de opções o mesmo apresentava-se negro. A destacar, apenas, Manuel Machado. E o seu curriculum inclui: Conhecimento profundo do campeonato português, das equipas e estilo de jogo; Caminhada com o Moreirense da 2ª B até á primeira divisão, onde se manteve no ano seguinte com o pior plantel do campeonato (logo que saiu a equipa desceu...); Qualificação europeia com o guimarães no ano seguinte com o acréscimo de ter sido a melhor equipa do campeonato na 2ª volta da prova, á frente de lagartos, tripeiros e lampiões; Qualificação europeia com o Nacional - tudo isto em épocas consecutivas- Na académica, de novo com um plantel bastante pobre, atinge a manutenção relativamente tranquila; Esta época as coisas não correram bem e sai depois de poucas jornadas decorridas com tudo ainda em aberto (a referir as saídas de Filipe Teixeira, Dame e outros).

Além disto é reconhecidamente um treinador com inteligência táctica, conhecedor do jogo. As nossas melhores épocas coincidem com o reinado de Jesualdo Ferreira, um treinador do mesmo estilo (mais experiente mas á data sem qualquer título como treinador principal). Sou da opinião que os problemas disciplinares são em primeira instância responsabilidade da entidade empregadora, por isso, tratados pelo clube. A figura do treinador deve tutelar objectivamente os aspectos técnicos, o que ao jogo propriamente dito diz respeito. Os que o vêem como um treinador meramente defensivo devem lembrar-se do calibre das equipas que treinou e da necessidade técnica de adoptar posturas tacticamente mais inteligentes (pseudo-defensivas) de modo a amealhar pontos. Lembro, a exemplo, as equipas treinadas por José Mourinho, que por vezes dão a ideia de futebol defensivo mas que essencialmente é controlado, cerebral, optimizado para render.

Diz-se por aí ainda que foi contactado pelos tripeiros para treinar o porto mas confusões com os intermediários inviabilizaram a contratação. E veja-se quem foi para ao Porto, um treinador com o mesmo perfil.

Quando o futebol flui e a equipa rende os problemas disciplinares tendem a ser residuais e os que surgem pontualmente são resolvidos com facilidade. A figura de treinador "durão" está já um pouco démodé, ultrapassada pois esse tipo de treinadores são normalmente parcos em recursos tacticos. O fundamental é pois, assim, um treinador que perceba de futebol e que seja capaz de maximizar os recursos da equipa.

Atenção que o meu post não é em defesa de Manuel Machado, é apenas a concordância quanto á opção, face ás disponibilidades. O futebol é um mundo complicado e há sempre hipóteses de as coisas não correrem bem. E não esperem mudanças repentinas porque as coisas levam tempo. Resta-nos esperar que as coisas se componham e que consigamos pelo menos o 4º lugar e que principalmente voltemos a ter uma equipa que jogue futebol, que não nos envergonhe sempre que entra em campo.

O sucesso de Manuel Machado é a partir deste momento o sucesso do SC Braga.

PS - Recusar a ideia de que alguém possa ser competente para a função apenas porque é da terra "X" ou "Y" é apenas tacanho.

Quer que concorde ou não com o Manuel Machado, acho que toda a gente devia ler as tuas palavras e reflectir antes de falar... é só isso que tenho para dizer, quanto ao resto:

FORÇA MANUEL MACHADO!
FORÇA BRAGA!

bata

Não era aminha opção mas como treinador até gosto da sua maneira de estar no futebol, é frontal e conhece o futebol português. Espero que consiga dominar as onças que lhe vão cair nas mãos.

Boa sorte para o Manuel Machado e mais para o SC BRAGA.

Viva o SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!