News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Porque é que a cidade de Braga não está com o clube?

Started by semprebraga, 06 de August de 2007, 12:58

Previous topic - Next topic

semprebraga

As reacções ao negócio AXA (nos jornais e nos blogues, por exemplo aqui: http://avenidacentral.blogspot.com/2007/07/estdio-axa-braga-fechou-contrato-indito.html) demonstraram que grande parte da cidade censurou o negócio que não prejudica em nada a cidade e apenas favorece o clube e, assim, permite que o SCB continue a engrandecer e divulgar internacionalmente uma cidade e uma região.

Todos criticam o apoio que a CMB dá ao SCB mas ninguém se insurge contra o apoio que o Vitória de Guimarães recebe da sua autarquia. Ainda ontem, o fogo de artifício da sua festa de apresentação foi, ao que parece, oferecido pela Câmara (http://avenidacentral.blogspot.com/2007/08/onde-esto-os-defensores-da-causa-pblica.html).

Já a remodelação do estádio, QUE AO CONTRÁRIO DO NOSSO É PRIVADO, havia sido paga com dinheiros públicos... E ninguém diz nada. Ninguém se insurge...

É um facto que o apoio que o Braga dá ao Presidente da Câmara só prejudica a sua imagem e afasta muita gente do apoio ao clube. Mas não explica tudo. Porquê esta permanente hostilidade da cidade contra o Sporting de Braga?

perrinchon 66

ja o disse num topico atras que os maiores "inimigos" do Sp Braga sao os Bracarenses que nao sao Braguistas ou nao e assim?

filipescb

uma cidade,1 clube,mais nada,pois esses benfiquistas.portistas e sportinguistas,se nao tao satisfeitos k vao pa terra dos seus respectivos clubes....orgulhosamente braguista e bracarense!

Machado_87

Concordo inteiramente...

Temos de apoiar o nosso BRAGA, é por essa razao que somos Braguistas  ;) :)
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

disco infiltrator

#4
À semelhança de outras cidades de Portugal, em Braga, predominam os adeptos dos chamados 3 grandes. Muitos simpatizam com o SCB, principalmente quando está na mó de cima, mas continaum a "torcer" por um dos 3 grandes.

Com a melhoria desportiva e crescimento sustentado que o SCB está a atingir, muitos deles começam a olhar para o SCB com outros olhos e deixam de pensar no "outro". O SCB está envolvido em várias frentes, tem um excelente plantel e já começa a dar luta aos 3 grandes. Muitos adeptos passam a ser braguistas e só braguistas. Para atingir mais adeptos deste tipo, o SCB terá  que ter sempre uma política de equidistância em relação aos 3 grandes. Não pode haver subserviência, o SCB tem que ser independente e encontrar o seu caminho. Nesta estratégia, negócios como o recente do Luís Filipe e vir emprestado um jogador qualquer pelos lampiões, causam uma mossa enorme na estratégia de angariação de novos adeptos. A imagem que passa é de um clube que ainda está à disposição dos 3 grandes e não de um clube que pretende lutar com esses clubes. A imagem que se passa resulta num prejuízo muito maior do que o dinheiro que eventualmente se perde.

A imagem do SCB, neste momento, deverá ser a grande prioridade. A  política da direcção deverá estar totalmente voltada para os sócios e possíveis novos sócios. O SCB tem que comunicar muito mais com a cidade. Apelar aos bracarenses de modo a se criar um sentimento braguista. Mais que os resultados, a imagem do clube é o meio mais importante para se atrair novos adeptos.
A estratégia de marketing deverá se basear no que significa o Braguismo: apoiar o clube mais representativo da região, que tem uma estratégia sustentada de crescimento e que se pretende equidistante dos 3 grandes.
Penso que o que falta ainda é criar-se um sentimento de modo a que os adeptos estejam sempre com o SCB nos bons e maus momentos.
Anúncios, como os que o Atético de Madrid criou, demonstram que não são os resultados, só por si, que atraem os adeptos a um determinado clube.

Coloco aqui de novo os links, pois vale sempre a pena ver...estão geniais:

http://www.youtube.com/watch?v=_5NSO521hTA&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eadeptos%2Eblogspot%2Ecom%2F

http://www.youtube.com/watch?v=jUnH91YShCA&mode=related&search= (este é absolutamente genial!!!)

http://www.youtube.com/watch?v=8CWQEcs5R7g&mode=related&search=

http://www.youtube.com/watch?v=dKkbx2wN4-I&mode=related&search

http://www.youtube.com/watch?v=rN_CnOO6Eeo&mode=related&search

http://www.youtube.com/watch?v=Xk7Bt4dNXBs&mode=related&search=

ric

estes videos estão soberbos...

e como diz o outro...a roda está inventada á tanto tempo...

jeba

Para esses tipos que passam a vida a dizer mal... eu costumo utilizar uma frase do meu falecido avô: "críticos são aqueles que nada fazem!"

ric

o tema do tópico é uma vez mais uma repetição de tantos e tantos topicos colocados aqui neste forum.
Todos os topicos que visam tentar conhecer e mudar a atitude dos bracarenses para o nosso clube, t~em enorme eco em mim. farto-me de dizer aqui e aos quatro ventos que o clube está a desaproveitar um momento histórico e AS pode ficar na hustória do clube como o presidente dos grandes feitos desportiivos e economicos mas também com o aquele que mais desa+roveitou o momento em prol do crescimento da sua massa humana de adeptos.
Não importa aqui dizer que o clube deve ter uma outra atitude para os seus adeptos sejam eles socios ou não. Isso é evidente e está á vista.

O que eu acho é que o clube deve tentar ter um crescimento sustentado de adeptos e sócios mas fruto de uma conquista que conjuga o profissionalismo de meios como o marketing, o merchandising, a promoção e os serviços de apoio.

O trabalho academico que o SB colocou á disposição de todos tem algumas pistas preciosas para seguir. Sempre pensei que o clube deve redireccionar os seus objectivos para um determinado público alvo, seja ele geograficamente definido ou de outra qq forma (etária, profissional, etc). temos uma base de sustentação.

por outro lado, deve melhorar as relações de proximidade com os seus sócios. Como "mais dificil do que  ter um cliente novo é mantê-lo" esta maxima deve ser seguida de perto procurando facilitar a vida aos socios na sua relação com o clube e não torná-la um inferno de espera, de indecisões e informações imprecisas.

Deve tb fomentar o braguismo com o desenvolvimento e apoio dos nucleos e filiais, fazendo com que a mensagem bracarense seja transmitida por vários canais. mesmoa opção internet e radio (temos radios locais que dão pouca "assist~encia ao clube para além do trivial relato de futebol).

Mas voltemos ao topico....

Para mim, o clube tem uma implantação aceitável na cidade. Com uma média de 11 mil espectadores, estão representado cerca de 8 a 10% da população citadina. Se alargamos o estudo para o concelho então a % baixa sensivelmente e penso que está aí um factor a explorar

No meu entender, existe em Braga uma natural simpatia com o SC Braga. mesmo aqueles que não ligam ao futebol sentem alegria ao ver as conquistas do Braga. Mas a estes agradáveis seguidores, o que lhes falta?Incentivo? Poder de compra?um primeiro impulso?
tenho para mim que acontece estes tres problemas em simultaneo. o clueb ao passar nos ultimos 10/20 anos por inumeras croses acentuou mais o fosso entre a cidade e o clube. Aliado a alguma politiquice que esteve intimamente ligada ao Braga a sua "base de implantação activa " baixou. podem dizer-me que não são os indefectiveis pois esses na 2ª ou na 1ª estarão sempre com o clube...

temos que reconhecer que o futebol , em Braga, não arrasta multidões. È um facto e que não nos deve merecer repulsa pois o clube não tem sabido conquistar essa massa adepta ao longo dos anos. A sua base de adeptos tem crescido mas não ao ritmo do crecsimento desportivo desta década.

Como disse atras alguns erros de "casting" foram assumidos. Por exemplo, nunca chegamos a saber se o desaparecimento dos cobradores foi uma boa medida....

enfim, por agora chega . aguardo por outros posts para continuar a "dissertação"


Vlad

BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

braga2007

Por causa de uma doença chamada bi-clubismo, que infelizmente leva a que certas pessoas de outros clubes se sintam incomodados com o crescimento do Braga e tentem fazer de tudo para deitar abaixo o clube

FIDELIS

acho que as coisas estão a melhorar
todos nós já aqui discutimos que muito podia ser feito para engrandecer o clube e criar uma mistica propria que envolvesse a cidade e a aproximasse do clube
tenho no entanto para mim que muitos Bracarenses só com o sabor das vitórias se aproximarão do clube, pelo que importante manter o estatuto que já alcançamos e continuar a ter equipas competitivas.
o estádio muitas vezes também não ajuda e há jogos que só lá estão os indefectiveis

cabe-nos a todos nós continuar a nossa evangelização como o fizemos até aqui
nunca se falou de Braguismo, agora é tema corrente. de onde partiu.....daqui meus amigos por isso a responsabilidade é de todos nós

o nosso sonho será uma realidade, não tenho duvidas
acreditemos e apaixonemo-nos cada vez mais
se há quem mereça é este simbolo que nos guia

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Olho Vivo

#12
Quote from: ric on 06 de August de 2007, 14:53
Não importa aqui dizer que o clube deve ter uma outra atitude para os seus adeptos sejam eles socios ou não. Isso é evidente e está á vista.

Não, Ric, não é evidente e a prova está no lançamento deste post...

A incompreensão das razões pelas quais a cidade, em boa medida, não aprova esta "negociata" (incompreensão que pelo que vejo é extensiva à maioria daqueles que aqui expõem a sua opinião) evidencia que o clube e, em particular os seus associados, vivem voltados para si mesmos, fechados em torno do círculo daqueles que são já sócios e adeptos do clube.
Há um público-alvo que pode ser ganho para a esfera do clube - e esse concentra-se em volta da cidade de Braga. É nesta "vantagem" que reside o potencial de crescimento do clube. Há algo que existe à partida nos habitantes da cidade e na região circundante que garante alguma vantagem ao clube na tentativa de aproximação a essas pessoas - que é a relação de proximidade, "afectiva", com a cidade. Se o clube (dirigentes, sócios e adeptos) não entender isto perde-se todo o potencial de crescimento que muitos lhe reconhecem.
Mas o gérmen de braguismo que potencialmente existe em cada habitante de Braga não se manifestará sem que o clube seja pro-activo e promova uma aproximação a essas pessoas. E deve fazê-lo entendendo que elas não são pessoas acéfalas, que têm outros interesses e que há outras dimensões nas quais se realizam. E que elas, ao contrário do que muito boa gente pensa, não aferem todas as coisas por uma medida material, como a afirmação de que "o negócio (...) não prejudica em nada a cidade e apenas favorece o clube" deixa transparecer. Se em termos materiais não decorrerão deste negócio "danos" para a cidade, a verdade é que passa a imagem de que tudo é feito sem dar cavaco àqueles que, pelo menos em termos simbólicos deveriam ser tidos e achados quanto ao destino a dar a um equipamento (incluindo a imagem a ele associada) que, para todos os efeitos, é seu. É quase uma questão de "boas maneiras": ainda que formalmente nada possa ser assacado às partes, ficava bem a todos reconhecer a importância do esforço da cidade para que o EMB fosse colocado de pé e que de alguma forma esse reconhecimento tivesse um conteúdo palpável. Num clube como o nosso, que se diz pretender fazer crescer a sua base de apoio social e cujo público-alvo se encontra à volta da cidade de Braga, estes aspectos são a meu ver decisivos. É preciso que  o clube promova uma relação de parceria com a cidade em várias dimensões, que a cidade percepcione o clube como um parceiro e não como um peso, como me parece que nesta altura percebe.

Por vezes, parece que há da parte do clube e dos adeptos uma espécie de ressentimento para com a cidade (e faço aqui o meu "mea culpa", por vezes também tenho a tentação de pensar assim), como se fosse obrigação das pessoas aderir ao clube, sem que deva haver um esforço da nossa parte de aproximação a essas pessoas. Percebe-se essa atitude em muitas das intervenções que por aqui se lêem - e nos últimos tempos, cada vez mais. Pior do que a indiferença, percebe-se frequentemente muita hostilidade. Esta atitude é contraproducente, leva-nos a um fechamento sobre nós próprios e ameaça qualquer possibilidade de crescimento. Lamento constatar que esta "evidência" não seja assim tão evidente, caro Ric...

JotaCC

Temos pena que seja assim nao viverem mais o clube  apesar da mentalidade estar ligeiramente diferente mas pouco ainda se ve muitos vira casacas mas o que m deixa satisfeito é que somos poucos mas bons puros.
A nossa custa e força é que as coisas tao diferentes pra melhor e para isso lutamos e queremos.

pp

Dizem voçes que a Cidade tá de costas voltadas para o clube(devido aos bi-clubistas), mas voçês tb nada fazem para que se inverta a situação
, fecham-se nesse orgulho Braguista, e correm com quem tá do lado do Enorme.
Não é crime nenhum ter simpatia pelos 3 grandes,o importante é fazer crer a "eles" que vale mais a pena puxar pelo que é nosso,ou seja o Enorme, tal como fizeram a mim...
  Como digo acarinhem essas pessoas, e sabem que no meu dos vossos amigos "é normal"haver bi-clubite...
Exemplo: apresentação do VSC/al arabi = 14.000 espectactadores ,Tb estão de costas voltadas!?????????
viva o BRAGA !!!

Olho Vivo

Quote from: pp on 06 de August de 2007, 17:24
Dizem voçes que a Cidade tá de costas voltadas para o clube(devido aos bi-clubistas), mas voçês tb nada fazem para que se inverta a situação
, fecham-se nesse orgulho Braguista, e correm com quem tá do lado do Enorme.
Não é crime nenhum ter simpatia pelos 3 grandes,o importante é fazer crer a "eles" que vale mais a pena puxar pelo que é nosso,ou seja o Enorme, tal como fizeram a mim...
  Como digo acarinhem essas pessoas, e sabem que no meu dos vossos amigos "é normal"haver bi-clubite...
Exemplo: apresentação do VSC/al arabi = 14.000 espectactadores ,Tb estão de costas voltadas!?????????
viva o BRAGA !!!

Tens em parte razão mas acabas por perdê-la quando usas o mesmo tom agressivo e quase provocatório que criticas naqueles que são mais radicais.
Mas não confundamos as coisas: não hostilizar e aceitar as pessoas que possam eventualmente ter simpatia por outro clube não significa elogiar essa "coexistência". Pelo contrário. O importante é sublinhar o apoio ao Braga, vindo ele de quem vier, evidenciando a naturalidade de o apoio ao Braga não "necessitar" de outras simpatias, independentemente de não se excluir ninguém...
É que não creio que o nosso potencial de crescimento esteja fundamentalmente nas pessoas que têm simpatia por algum dos metralhas. Há uma imensa mole humana que não tem real preferência clubística (ainda que se perguntada possa responder com alguma preferência por um dos metralhas mais por "inércia" do que por ourtra razão qualquer). É sobre essas pessoas que devemos centrar as nossas atenções.
Mas este conjunto pessoas não é o adepto comum. É por exemplo aquele conjunto de pessoas que não vão à bola regularmente mas que se entusiasma perante um jogo da selecção nacional - quem já assistiu nas bancadas a um jogo de Portugal reconhece que boa parte da gente á sua volta não é habitué dos estádios. E assistem aos jogos da selecção porquê? Porque se deixam seduzir pelo ambiente de festa por um lado e porque se sentem identificadas pela imagem da selecção nacional, pelo que ela aos seus olhos representa.
Ora, à nossa dimensão, penso que devemos seduzir essas pessoas com as mesmas "armas": festa e identificação clube-cidade. Mas não é com ambientes de confrontação, de hostilidade, de fechamento do clube que se consegue seduzir essas pessoas. Não há festa neste contexto. É fundamentalmente por isso que creio que a postura dos "puristas" é errada e contraproducente. Mas também não podemos cair na postura inversa, de falta de respeito sobre a nossa própria identidade - que é a outra dimensão sobre a qual deve assentar, do meu ponto de vista, o nosso crescimento...

BRAGA FOREVER

Quote from: Pedro Ribeiro on 06 de August de 2007, 18:22
Quote from: pp on 06 de August de 2007, 17:24
Dizem voçes que a Cidade tá de costas voltadas para o clube(devido aos bi-clubistas), mas voçês tb nada fazem para que se inverta a situação
, fecham-se nesse orgulho Braguista, e correm com quem tá do lado do Enorme.
Não é crime nenhum ter simpatia pelos 3 grandes,o importante é fazer crer a "eles" que vale mais a pena puxar pelo que é nosso,ou seja o Enorme, tal como fizeram a mim...
  Como digo acarinhem essas pessoas, e sabem que no meu dos vossos amigos "é normal"haver bi-clubite...
Exemplo: apresentação do VSC/al arabi = 14.000 espectactadores ,Tb estão de costas voltadas!?????????
viva o BRAGA !!!

Tens em parte razão mas acabas por perdê-la quando usas o mesmo tom agressivo e quase provocatório que criticas naqueles que são mais radicais.
Mas não confundamos as coisas: não hostilizar e aceitar as pessoas que possam eventualmente ter simpatia por outro clube não significa elogiar essa "coexistência". Pelo contrário. O importante é sublinhar o apoio ao Braga, vindo ele de quem vier, evidenciando a naturalidade de o apoio ao Braga não "necessitar" de outras simpatias, independentemente de não se excluir ninguém...
É que não creio que o nosso potencial de crescimento esteja fundamentalmente nas pessoas que têm simpatia por algum dos metralhas. Há uma imensa mole humana que não tem real preferência clubística (ainda que se perguntada possa responder com alguma preferência por um dos metralhas mais por "inércia" do que por ourtra razão qualquer). É sobre essas pessoas que devemos centrar as nossas atenções.
Mas este conjunto pessoas não é o adepto comum. É por exemplo aquele conjunto de pessoas que não vão à bola regularmente mas que se entusiasma perante um jogo da selecção nacional - quem já assistiu nas bancadas a um jogo de Portugal reconhece que boa parte da gente á sua volta não é habitué dos estádios. E assistem aos jogos da selecção porquê? Porque se deixam seduzir pelo ambiente de festa por um lado e porque se sentem identificadas pela imagem da selecção nacional, pelo que ela aos seus olhos representa.
Ora, à nossa dimensão, penso que devemos seduzir essas pessoas com as mesmas "armas": festa e identificação clube-cidade. Mas não é com ambientes de confrontação, de hostilidade, de fechamento do clube que se consegue seduzir essas pessoas. Não há festa neste contexto. É fundamentalmente por isso que creio que a postura dos "puristas" é errada e contraproducente. Mas também não podemos cair na postura inversa, de falta de respeito sobre a nossa própria identidade - que é a outra dimensão sobre a qual deve assentar, do meu ponto de vista, o nosso crescimento...

Subscrevo na totalidade!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

disco infiltrator

#17
Quote from: pp on 06 de August de 2007, 17:24
Dizem voçes que a Cidade tá de costas voltadas para o clube(devido aos bi-clubistas), mas voçês tb nada fazem para que se inverta a situação
, fecham-se nesse orgulho Braguista, e correm com quem tá do lado do Enorme.
Não é crime nenhum ter simpatia pelos 3 grandes,o importante é fazer crer a "eles" que vale mais a pena puxar pelo que é nosso,ou seja o Enorme, tal como fizeram a mim...
  Como digo acarinhem essas pessoas, e sabem que no meu dos vossos amigos "é normal"haver bi-clubite...
Exemplo: apresentação do VSC/al arabi = 14.000 espectactadores ,Tb estão de costas voltadas!?????????
viva o BRAGA !!!



Quanto aos bi-clubistas eu tenho a seguinte opinião: eles é que têm, antes de mais, que respeitar os adeptos e sócios do SCB. Os adeptos do SCB estão em sua casa, por isso terão que ser sempre respeitados.
Obviamente que os adeptos do SCB terão que bem receber  todos os adeptos visitantes ou bi-clubistas que se comportem condignamente, independentemente de não estarem a apoiar o SCB. Os bracarenses e braguistas, em geral, são respeitadores. No entanto, há limites! Já assisti a vários jogos no 1º de Maio (principalmente) e no EMB em que os adeptos que apoiavam a equipa visitante não respeitavam os adeptos do SCB e comportavam-se como se estivessem no seu estádio. Muitas vezes esses adeptos visitantes entravam com convites ou com o cartão de um sócio do SCB o que ainda tornava a situação mais desrespeitadora.

Bi-clubistas de preferência não, obrigado. No entanto, caso pretendam apoiar o SCB e exista a possibilidade de se tornarem braguistas e só braguistas, então que sejam bem vindos.  Sinceramente, se é apenas para ir ver o Braga nos jogos em que não jogam contra o clube deles e quando joga o clube deles "viram" anti-Braga - prefiro não ver esse tipo de gente no estádio. Faz-me confusão e julgo ser uma coisa de clubes pequenos - coisa que o SCB não é.


Acho que o SCB se deverá focar nos bracarenses que andam afastados do futebol. Ou se dizem ser de um dos 3 grandes mas nem acompanham minimamente a equipa....dizem ser do porto, sporting ou benfica..apenas por que sim e sem nenhuma razão específica. Esses é que o SCB tem que atrair mas para isso tem que comunicar . Só os bons resultados desportivos não chegam, pois estes possíveis adeptos nem acompanham futebol regularmente.

Outro adepto que o SCB terá  que atrair para o estádio é o adepto feminino. Este tem a capacidade de atrair toda a família para o estádio e fazer com que o estádio seja visto como um programa de família.

R/B SUIçA

as pessoas que criticam o braga ou a camara de braga normalmente sao aqueles que tem um nome que eu nao vou escrever mas sei que faxem io-io-io e so sabem dixer a camara deu isto deu aquilo mas como usam umas palas so para olhar num sentido, enfim nao veem noticias das outras camaras que da ao slb ou scp fcp porque se essas camaras derem acham bem. mas ficariam contentes se a camara de braga desse a um desses clubes apoios ou terrenos. enfim sao daquele tipo que diz sou do benfica mas tb gosto do braga mas perfiro que o benfica ganhe.pobres ratos nem sabem quem e a mae teem duas   
http://i41.s

PAF

Quote from: semprebraga on 06 de August de 2007, 12:58

Já a remodelação do estádio, QUE AO CONTRÁRIO DO NOSSO É PRIVADO, havia sido paga com dinheiros públicos... E ninguém diz nada. Ninguém se insurge...
b]

Neste momento acho que é público tal como o de Braga, foi uma negociata á portuguesa, o guimarães passou o Estádio para a Camara para receber fundos da UE e no final ele voltava para o Guimarães, esqueceram-se foi de um pormenor, todos os bens pagos pela UE não podem ser vendidos nem doados como ia fazer a Camara Municipal, e por isso ele continua a ser público, pelo menos por mais uns anos.


Quanto á cidade estar afastada, é um pouco verdade, mas a capacidade de crescimento a curto prazo penso que não é grande, a não ser os Bi-clubistas que pelos vistos ninguém gosta nem quer ver!
Se pensarem  bem quantas pessoas conhecem que gostam de futebol(potenciais sócios do Braga) e que não tem clube? nenhum!
Sendo assim restam 2soluções, apostar nos jovens para ter sócios daqui a 10anos (longo prazo)
Ou apostar em toda a gente para aumentar já o numero de adeptos e aí os Biclubistas são um alvo!
Eu por mim não tenho nada contra os bi-clubistas desde que els não se manifestem nos jogos com os grandes como já aconteceu várias vezes especialmente no passado. Posso dizer que é graças a um Bi-clubista(o meu pai) que eu e o meu irmão somos sócios e por arrasto a minha namorada...e como eu penso que o mesmo deve ter acontecido a muitos dos que hoje são sócios, que começaram a ir aos jogos com familiares e amigos que se calhar hoje já nem são sócios!
Ou seja nos Bi-clubistas pode também estar parte do futuro do Braga.
Pessoas com mais de 20anos de certeza já têm o seu clube definido por isso o quê que o clube da cidade pode fazer por elas? é uma questão que deixo.

Quanto a campanhas de publicidade, tava aqui a pensar:
2 das modelos mais conhecidas do país são casadas com jogadores do Braga... não seria interessante fazer uma campanha com elas as 2 ou até com mais esposas de jogadores, do estilo Nós apoiamos, ou nós também somos sócias... algo que as ligasse ao clube, seria uma forma de chamar a atenção dos adeptos masculinos. E a parte feminina que é um mercado ainda pouco explorado pelo Braga.