News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Porque é que a cidade de Braga não está com o clube?

Started by semprebraga, 06 de August de 2007, 12:58

Previous topic - Next topic

lipe

Quote from: disco infiltrator on 06 de August de 2007, 19:13
Quote from: pp on 06 de August de 2007, 17:24


Outro adepto que o SCB terá  que atrair para o estádio é o adepto feminino. Este tem a capacidade de atrair toda a família para o estádio e fazer com que o estádio seja visto como um programa de família.

Já o Pedro Ribeiro falou neste assunto e agora o Disco, e quanto a mim muito bem porque o adepto feminino pode ser fundamental no nosso crescimento.
Se a mulher for vai a família toda atrás. De certeza.
Quando os jogos são á porta aberta ou com preços especiais ou a mulher não paga vê-se muitas senhoras de idade e  algumas mal conseguem andar. Mas vão...
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

sergiomaka

ou! com os videos até cheguei com as lagrimas aos olhos...isto toca mesmo! é por essas e por outras que temos de ter o sentimento de orgulho em nós e apesar de sermos poucos, alimentar este pouco que temos para que sejamos mais fortes ainda e possamos trazer aqueles que estao mais perto de nós e poder criar assim um clube, uma cidade, uma paixao! (acho que me esmerei agora...) MÁGICO BRAGA ALLEZ!

Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 07 de August de 2007, 14:40
É preciso distinguir 2 tipos de bi-clubistas:


-Aqueles que simpatizam com o SCB mas apoiam um dos 3 grandes desde pequenos. É normal, por exemplo, quem tenha crescido nos anos 80, que seja portista pois viveu a conquista de tantos títulos entre eles a Taça dos Campeões Europeus com um golo de calcanhar do Madjer. No entanto, estes adeptos vão crescendo e cada vez mais vão sentir o apelo do clube da dua região. O SCB está em grande nível então, a pouco e pouco, vão esquecendo o porto, benfica ou sporting e cada vez mais vão apoiar o SCB. Até que um dia serão braguistas e apenas braguistas.
Estes bi-clubistas serão sempre muito bem-vindos e será desta forma que o SCB poderá  crescer.

- Depois existem aqueles que, até têm alguma simpatia pelo SCB, mas o clube deles será sempre um dos 3 grandes e eles não têm a menor abertura para mudarem para adeptos do SCB e apenas do SCB. Estes, confesso, que me fazem muita confusão. Por exemplos, os benfiquistas que simpatizam com o SCB ficam fanáticos pelo SCB num BragaxPorto, apenas porque o adversário é um dos que habitualmente compete directamente com o clube deles pelo título. E o recíproco é igual.
Apoiam o SCB nos outros jogos mas quando joga no EMB o clube deles eles até já insultam os jogadores do SCB. Não entendo e esse tipo de adeptos eu dispenso bem do nosso estádio.



Esta distinção que o Disco faz é muito importante e faz toda a diferença. É a diferença entre ser adepto do Braga e não o ser. Quando as pessoas aqui se referem ao bi-clubismo, tendem a não fazer esta distinção, excluindo um grupo de verdadeiros adeptos do clube, que são qualificados "de segunda" e assim "repelidos" de uma adesão mais militante ao clube. Creio que é uma atitude errada. O exemplo do Sjay está aí para o provar.
Ninguém pode anular a sua "história". E como tal é natural que em alguns braguistas haja um passado de ligação a um dos metralhas, qualquer que seja a razão para ela. Isso não me aflige nem deve melindrar os restantes adeptos do clube se, na realidade, esses adeptos são fundamentalmente adeptos do Braga. Quem leu o trabalho académico do forista bracaras percebe que no conjunto de sócios do clube, dentro daquela franja que tem uma simpatia por um outro clube (que é menor do que muitos pensariam), apenas uma pequena minoria se diz adepto de um outro clube e "apenas" simpatizante do Braga...
Não creio pois que seja boa ideia hostilizar pessoas que, no fundo são adeptas do clube - porque isso apenas as afasta mais do clube; porque isso apenas leva ao afastamento de outras pessoas que poderiam ser por elas arrastadas para o clube (e.g., filhos). Isto, contudo, não invalida que seja necessário sublinhar que o ser adepto do Braga vale por si e não "exige" outras simpatias, como atesta o facto de a esmagadora maioria dos sócios do clube serem apenas adeptos do clube. E que o clube deva constantemente reforçar esta ideia agindo de forma a demarcar-se dos três metralhas, construindo uma imagem de independência, afirmando uma identidade própria (que passa como já referi várias vezes pela identificação com a cidade).
Quanto àquelas pessoas que são adeptas de outros clubes e sócias ou simpatizantes do Braga, penso que devemos manter uma atitude de respeito, tal qual se pede a uma qualquer adepto de outro clube, exigindo de retorno a mesma atitude de respeito por nós enquanto clube, pelos seus profissionais, pela nossa identidade própria... o mesmo que se exige aliás a um qualquer adepto de uma equipa adversária. Penso que a atitude mais eficaz é esta - a repetição de uma mensagem de identificação do clube com as gentes de Braga (*) é suficientemente incómoda para aqueles que estando ligados de alguma forma a ela (porque nela habitam, porque nela cresceram ou estudaram, porque nela trabalham, etc.) olham para o lado e vão reparando que as pessoas se vão progressivamente identificando com o clube da "sua" cidade...

(*) Reparo que há algumas pessoas que não se sentem à vontade com a ideia de identificar o clube com a cidade, dizendo que o "SCBraga é muito mais do que a cidade que representa. Os limites vão bastante além do concelho de Braga." (A. Costa) Como já expliquei mais que uma vez, quando me refiro à cidade não a estou a identificar com quaisquer contornos administrativos do concelho. Estou-me a referir a uma ligação afectiva das pessoas com a cidade seja porque nela nasceram, seja porque nela vivem, seja porque nela estudaram, seja porque nela desenvolvem as suas actividades, seja por mera proximidade. Quantos adeptos terá o clube que não tenham de uma ou de outra forma esta identificação com a cidade? Pouquíssimos certamente. Por exemplo, os adeptos que temos no seio dos emigrantes (aqui destacados na sequência do nosso estágio na Alemanha) certamente terão essa identificação afectiva com a cidade. É esta mensagem que deve ser repetida até à exaustão, nela reside o nosso potencial de crescimento...

Em relação ao público feminino, penso até que esta mensagem será ainda mais eficaz. Assim como a identificação do país com a selecção nacional é capaz de arrastar para os estádios uma grande fatia de público feminino, creio que a identificação do clube com a cidade será eficaz na atracção do público feminino à Pedreira. Volto a reiterar a minha proposta. Afim de apressar a adesão do público feminino, creio que seria uma boa ideia criar uma categoria de associado nova exclusivamente dedicado a "elas" (sócio-mulher?), inteiramente gratuito, que pudesse dar acesso à maioria dos jogos menos mediáticos mas que, tendo em conta a política de preços da SAD (bilhética), tornasse mais vantajosa a adesão à categoria de associado "sénior" para poder assistir aos restantes jogos mais mediáticos. Estou certo que "este" investimento seria pago com juros em número de outros adeptos que seriam arrastados por "elas" para o estádio e que muitas delas se tornariam em breve sócios seniores. É tudo uma questão de fazer contas e inovar com inteligência...

perrinchon 66

Quote from: BRAGA FOREVER on 07 de August de 2007, 12:17
Quote from: A.COSTA on 07 de August de 2007, 02:47

ESTE É O MELHOR CLUBE DO MUNDO E SEREI DELE PARA ALÉM DA MORTE TERRENA.


Bem...esta afirmação não está ao alcance de todos,só mesmo dos verdadeiros Braguistas! ;)

ATENÇAO DAS CLAQUES APROVEITEM ESTA EXCELENTE FRASE NUMA TARJA PARA O DIA DA APRESENTAÇAO,ISTO BATE MESMO

FIDELIS

Bem vindo de novo Sjay
um grande abraço e desta vez não vás pra longe


o biclubismo de novo na ribalta e a forma como lidamos com ele é sempre controversa
posso contar o meu caso pessoal e se calhar entenderemos muitas das posições aqui assumidas
eu nasci braguista, sempre fui um apaixonado pelo Braga, sou sócio há quase 25 anos e quando podia acompanhava o Braga para todo lado. por vezes eramos três ou quatro gatos pingados a ver jogos em locais que muitos hoje já não lembram.
sempre me meteu muita confusão perceber porque é que os bracarenses não gostavam do Braga, porque é que a grande maoiria dos adeptos ( não só do Braga ) tinham sempre um outro clube.

passei duma quase indiferença por essas pessoas para um ódio quase visceral, não podia sequer abordar o assunto que me apetecia logo insultar a pessoa

com o tempo fui percebendo que vários são os motivos que levam uma pessoa a ter dois clubes e que esses mesmos motivos podem não servir para mim mas servir a outro.

fui um dos mais acérrimos defensores do termo Braguismo aqui neste fórum, não para rotular ninguém, não para medir o Braguismo de ninguém mas para mostrar ao mundo que nós existimos, que estamos cá e que o Braga afinal tem apaixonados com o seu emblema bem dentro do coração e que todos podem fazer parte desta familia.

por isso mais uma vez digo que antes de hostilizar devemos tentar evangelizar
quantos não foram aqueles que passaram a sofrer só pelo Braga depois de conhecerem este forum?

se o Braga quer ser grande temos de contar com todos, e quanto maior ele for menos bi-clubistas haverão

Fidelis Bracara
Braga e Basta

perrinchon 66

Quote from: disco infiltrator on 07 de August de 2007, 15:15
É muito fácil de se entender porque o benfica é o clube que menos simpatias gera no meio dos verdadeiros braguistas.

Quem se lembra dos jogos no 1º de Maio com os lampiões em que a cidade ficava encarnada, com certeza que não tem grande simpatia pelo benfica. Essas coisas não se esquecem...

No meu caso particular, o benfica é mesmo o clube com que menos simpatizo. Na minha opinião é o clube que mais prejudica o SCB. Basta lembrar os negócio feitos pelo SCB com esse clube de Lisboa.

No entanto, os outros 2 metralhas também estão quase ao mesmo nível. Por isso que temos que apoiar o SCB e tratar todos os outros clubes de igual forma. Equidistância de todos os outros.
e nao so,a CS e quem ainda nos confudem com os provincianos da capital