News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SEDE SOCIAL - PARA QUANDO?

Started by ric, 01 de July de 2007, 21:42

Previous topic - Next topic

ric

Um clube sem património como o bracarense passa a ter poucas refrencias.
Noto que o Braga precisa urgentemente de comunicar com a cidade e os seus sócios. Com o 1º de Maio "démodé" e o EMB sem condições e longe, não resta qq alternativa ao sócio braarense de respirar "braguismo" e conviver com "gente da sua cor".
Na identificação de um clube, a ligação fisica que ele tem com as suas gentes está muito do seu carisma e mistica.

O Braga não tem uma verdadeira sede social há dezenas de anos.

Uma sede não de serviços do clube mas essencialmente que seja congregadora e um espaço lúdico de convivio.

Um espaço no centro da cidade com bar, auditorio e sala de jogos parece-me ser urgente. Ficaraia ali uma referencia do clube e um polo de dinamização do mesmo. Um espaço onde claques podiam reunir, onde os mais velhos podiam dar azo às suas capacidades na sueca e no dominó, onde se bebessem uns finos acompanhados de umas sandes com fiambre "vermelho e branco".

Considero urgente u, espaço destes. Onde se possa assistir a um jogo de futebol na Tv e se revejam os bons momentos do clube.

para quando?

braga2007

Acho primeiro há que haver dinheiro, pois a ideia é boa

jeba

Se necessário eu posso contribuir com 5€ mes... fumo menos um maço de tabaco, ajudo o meu clube e os pulmões... ;)

HugoSáPinto

Quote from: jeba on 01 de July de 2007, 22:30
Se necessário eu posso contribuir com 5€ mes... fumo menos um maço de tabaco, ajudo o meu clube e os pulmões... ;)

Porra, "Operação Coração" neste clube NÃO!!!
Depois é que nunca mais nos sairia o epíteto de Ben***** do Norte... >:(

HugoSáPinto

#4
Quote from: ric on 01 de July de 2007, 21:42
Um clube sem património como o bracarense passa a ter poucas refrencias.
Noto que o Braga precisa urgentemente de comunicar com a cidade e os seus sócios. Com o 1º de Maio "démodé" e o EMB sem condições e longe, não resta qq alternativa ao sócio braarense de respirar "braguismo" e conviver com "gente da sua cor".
Na identificação de um clube, a ligação fisica que ele tem com as suas gentes está muito do seu carisma e mistica.

O Braga não tem uma verdadeira sede social há dezenas de anos.

Uma sede não de serviços do clube mas essencialmente que seja congregadora e um espaço lúdico de convivio.

Um espaço no centro da cidade com bar, auditorio e sala de jogos parece-me ser urgente. Ficaraia ali uma referencia do clube e um polo de dinamização do mesmo. Um espaço onde claques podiam reunir, onde os mais velhos podiam dar azo às suas capacidades na sueca e no dominó, onde se bebessem uns finos acompanhados de umas sandes com fiambre "vermelho e branco".

Considero urgente u, espaço destes. Onde se possa assistir a um jogo de futebol na Tv e se revejam os bons momentos do clube.

para quando?

Lembro-me de já teres falado nisso há uns tempos atrás.
Aliás, aqueles espaços sugeridos eram, na minha opinião, os mais indicados: edifícios circundantes da Arcada.
Nesse local, incutir-se-ia no cidadão bracarense o hábito de conviver diariamente com os seus congéneres braguistas, permitindo, de igual modo, a existência de um edifício-referência onde a família braguista, durante as transmissões televisivas e não só, pudesse reunir-se. Qualquer bom bracarense optaria, com certeza, por esse mesmo local (munido de cafés, snacks, restaurante, etc.), ao saber que, com isso, estaria a ajudar o seu precioso clube. ;)

Pedro

Seria uma ideia excelente, novos e velhos todos juntos por um clube, uma côr e uma força (Bracarense).
Ninguém nos parava...

Peixoto

Caros amigos, isto já foi aqui batido e debatido um sem número de vezes. Tal como a questão do Marketing.
E que fez a direcção? É que ao menos podiam mostrar interesse em abrir um sede social mas sobre isso nem um única palavra...

É um investimento que tem de ser feito e esta sede social que tanto queremos não pode ser vista pela direcção como um elefante branco ou uma despesa corrente. Tem de ser um espaço que dinamize, congregue os bracarenses e braguistas, mas que no final dê lucro! Nada é de borla, muito menos um edifício em pleno centro da cidade.

Acho que está na hora da direcção se pronunciar sobre este tema...
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

HugoSáPinto

#7
Quote from: Peixoto on 02 de July de 2007, 01:43
Caros amigos, isto já foi aqui batido e debatido um sem número de vezes. Tal como a questão do Marketing.
E que fez a direcção? É que ao menos podiam mostrar interesse em abrir um sede social mas sobre isso nem um única palavra...

É um investimento que tem de ser feito e esta sede social que tanto queremos não pode ser vista pela direcção como um elefante branco ou uma despesa corrente. Tem de ser um espaço que dinamize, congregue os bracarenses e braguistas, mas que no final dê lucro! Nada é de borla, muito menos um edifício em pleno centro da cidade.

Acho que está na hora da direcção se pronunciar sobre este tema...

Deixemos de tapar o sol com uma peneira.
Mais do que a direcção do clube, penso ser papel precursor primário o da câmara de Braga. Já que o clube não possui património próprio, mas sim camarário, que seja a câmara a disponibilizar gratuitamente esse espaço no centro histórico de Braga. E olhem que não falo sem conhecimento de causa... Muitos edifícios sitos na zona da Arcada pertencem ainda à câmara. Aliás, se bem se lembram (ou não), um célebre edifício (restauração) da Arcada pertencia... ao rebento do nosso presidente camarário... Ora, se é certo que a câmara já muito lucrou à conta dos negócios de cedências de terrenos em benemérito(?) do nosso Enorme, que retribua, agora, com essa sede de que tanto todos nós, braguistas, precisamos. ;)
Mãos à obra, Sr. Presidente!

JAraujo

Existe um espaço que pertence ao SCBraga, e que está ao abandono já lá vai uns meses. Local esse situado nas Galerias do Bingo na cave, onde já funcionou a loja do clube. Não é grande mas para um centro de convivio servia às mil maravilhas.
Segundo sei, a secção de bilhar já esteve interessada nesse espaço, mas por causa dos pilares que existem dentro do salão, não havia condições para lá por os bilhares. Mas para um espaço de convivio para os sócios isso dava e muito bem.
JAraujo

magico21

Quote from: Peixoto on 02 de July de 2007, 01:43
Caros amigos, isto já foi aqui batido e debatido um sem número de vezes. Tal como a questão do Marketing.
E que fez a direcção? É que ao menos podiam mostrar interesse em abrir um sede social mas sobre isso nem um única palavra...

É um investimento que tem de ser feito e esta sede social que tanto queremos não pode ser vista pela direcção como um elefante branco ou uma despesa corrente. Tem de ser um espaço que dinamize, congregue os bracarenses e braguistas, mas que no final dê lucro! Nada é de borla, muito menos um edifício em pleno centro da cidade.

Acho que está na hora da direcção se pronunciar sobre este tema...
temos de fazer chegar estas ideias à direcção do Braga, acho eu....quem sabe a AB possa dar uma mãozinha ja que tem contacto com o elenco directivo

Peixoto

Quote from: magico21 on 02 de July de 2007, 09:28
Quote from: Peixoto on 02 de July de 2007, 01:43
Caros amigos, isto já foi aqui batido e debatido um sem número de vezes. Tal como a questão do Marketing.
E que fez a direcção? É que ao menos podiam mostrar interesse em abrir um sede social mas sobre isso nem um única palavra...

É um investimento que tem de ser feito e esta sede social que tanto queremos não pode ser vista pela direcção como um elefante branco ou uma despesa corrente. Tem de ser um espaço que dinamize, congregue os bracarenses e braguistas, mas que no final dê lucro! Nada é de borla, muito menos um edifício em pleno centro da cidade.

Acho que está na hora da direcção se pronunciar sobre este tema...
temos de fazer chegar estas ideias à direcção do Braga, acho eu....quem sabe a AB possa dar uma mãozinha ja que tem contacto com o elenco directivo

magico21, a AB não tem contacto com o elenco directivo. Teve sim uma reunião para apresentação formal da Associação perante a direcção do SCBraga.

HugoSáPinto, não estava a tentar d maneira nenhuma dar desculpa para o facto de não termos sede social! Aliás, ela já devia existir há anos! Aquilo que eu defendo é que deve ser um edifício PROPRIEDADE do SCBraga e não da Câmara, senão cometemos exactamente os mesmos erros do passado e continuamos sem património próprio.

Ideias precisam-se, por isso toca a discuti-las pessoal.
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

magico21

falei na AB, porque é precisamente uma associação de adeptos e terá mais peso junto da direcção do que apenas um adepto anonimo, certo?......eu não devo comentar o trabalho da AB porque não sou associado, mas penso que posso dar umas sugestoes...

HugoSáPinto

Quote from: Peixoto on 02 de July de 2007, 13:43
Quote from: magico21 on 02 de July de 2007, 09:28
Quote from: Peixoto on 02 de July de 2007, 01:43
Caros amigos, isto já foi aqui batido e debatido um sem número de vezes. Tal como a questão do Marketing.
E que fez a direcção? É que ao menos podiam mostrar interesse em abrir um sede social mas sobre isso nem um única palavra...

É um investimento que tem de ser feito e esta sede social que tanto queremos não pode ser vista pela direcção como um elefante branco ou uma despesa corrente. Tem de ser um espaço que dinamize, congregue os bracarenses e braguistas, mas que no final dê lucro! Nada é de borla, muito menos um edifício em pleno centro da cidade.

Acho que está na hora da direcção se pronunciar sobre este tema...
temos de fazer chegar estas ideias à direcção do Braga, acho eu....quem sabe a AB possa dar uma mãozinha ja que tem contacto com o elenco directivo

magico21, a AB não tem contacto com o elenco directivo. Teve sim uma reunião para apresentação formal da Associação perante a direcção do SCBraga.

HugoSáPinto, não estava a tentar d maneira nenhuma dar desculpa para o facto de não termos sede social! Aliás, ela já devia existir há anos! Aquilo que eu defendo é que deve ser um edifício PROPRIEDADE do SCBraga e não da Câmara, senão cometemos exactamente os mesmos erros do passado e continuamos sem património próprio.

Ideias precisam-se, por isso toca a discuti-las pessoal.


Acho que não entendeste bem o que disse.
O que queria dizer era que a câmara poderia ceder, gratuitamente, um desses edifícios na Arcada. A partir desse momento da transacção, aí sim, o Braga ficaria com a responsabilidade total de arcar com as despesas (e lucros) do mesmo.
A falar nos entendemos. ;)

fmrabit

    Um clube que quer ser grande não pode ter uma sede social para jogar à sueca ou dominó, ou para beber finos e comer tremoços, à imagem do Bairro da Mesiricórdia ou do Soarense, por muito respeito que estas colectividades me mereçam, mas admito que uma estrutura destas teria pernas para andar se houvesse um grupo de adeptos, tipo associação braguista ou outra qualquer formada por adeptos do SCBraga que tivessem a ideia de abrir uma casa de convivio de adeptos do SCBraga. Alias as claques do SCBraga têm sedes onde os sócios convivem e confraternizam e são pontos de referência dos respectivos sócios.

Gambit

Quote from: fmrabit on 02 de July de 2007, 16:55
    Um clube que quer ser grande não pode ter uma sede social para jogar à sueca ou dominó, ou para beber finos e comer tremoços, à imagem do Bairro da Mesiricórdia ou do Soarense, por muito respeito que estas colectividades me mereçam, mas admito que uma estrutura destas teria pernas para andar se houvesse um grupo de adeptos, tipo associação braguista ou outra qualquer formada por adeptos do SCBraga que tivessem a ideia de abrir uma casa de convivio de adeptos do SCBraga. Alias as claques do SCBraga têm sedes onde os sócios convivem e confraternizam e são pontos de referência dos respectivos sócios.

Qual é o mal de se jogar à sueca ou dominó? E de beber uns finos e comer tremoços?
Queres uma sede social ou um clube para o jet 7?
Eu acho óptima ideia!
Aliava-se uns matrecos, umas mesas de bilhar e outra de ping pong e era uma festa!!  ;)

ric

ora aí está...por não termos uma sede onde não se joga á sueca nem se come tremoços, perdemos identidade propria e a cidade não se funde com o clube.

Já o disse que os serviços "oficiais" estariam noutra área mas faz falta um bar e um espaço "braguista" no centro da cidade.

Claro que se pode conjugar dignidade com a vertente porpular. os pubs dos clubes ingleses não perdem razão de existir por estarem cheios de gente a beber cerveja e a canatr pelo seu clube...

disco infiltrator

Uma sede social parece-me algo que seria insuficiente  e de dificil gestão. Não iria abranger todos os braguistas. Julgo que a solução ideal seria a direcção incentivar a criação de pequenas sedes como existe em Espanha com as chamadas "peñas". Estariam espalhadas por diferentes freguesias, cidades ou até países. Seria um ponto de encontro em que o ponto comum seria o braguismo.


Penso que uma única sede teria a tendência a ser utilizada pelas pessoas da região onde estivesse instalada e não necessariamente por todos os braguistas. Existem pequenos cafés, centros culturais etc que o SCB poderia incentivar a se tornarem pequenas representações do SCB.



Gambit

Quote from: disco infiltrator on 02 de July de 2007, 19:45
Uma sede social parece-me algo que seria insuficiente  e de dificil gestão. Não iria abranger todos os braguistas. Julgo que a solução ideal seria a direcção incentivar a criação de pequenas sedes como existe em Espanha com as chamadas "peñas". Estariam espalhadas por diferentes freguesias, cidades ou até países. Seria um ponto de encontro em que o ponto comum seria o braguismo.


Penso que uma única sede teria a tendência a ser utilizada pelas pessoas da região onde estivesse instalada e não necessariamente por todos os braguistas. Existem pequenos cafés, centros culturais etc que o SCB poderia incentivar a se tornarem pequenas representações do SCB.




Acho isso muito mais dificil de se concretizar e com menos hipóteses de sucesso.
Algo localizado no centro da cidade ( Arcada, Campo da Vinha,...) iria ser algo utilizado não só por quem mora nas redondezas, como por quem mora nas áreas circundantes de Braga.
A criação de pequenas "sedes" por diferentes zonas da cidade, iria fazer com que o pessoal se dispersasse e não haveria a tal confraternização braguista!  ;)
Imaginem o caso de um jogo fora! Quem não fosse ver, poderia ir até ao centro da cidade e encontrar-se com toda a gente conhecida. Mas se houvesse as tais "peñas", uns iam para um lado, outros para outro... era como que se houvesse concorrência entre as "peñas", sem necessidade.
Para a realidade portuguesa e, acima de tudo, bracarense, uma só sede seria o ideal e a mais fiável!

Peixoto

Quote from: magico21 on 02 de July de 2007, 14:47
falei na AB, porque é precisamente uma associação de adeptos e terá mais peso junto da direcção do que apenas um adepto anonimo, certo?......eu não devo comentar o trabalho da AB porque não sou associado, mas penso que posso dar umas sugestoes...


mágico21, todas as sugestões são bem vindas! Como bom braguista, obviamente acredito que o sejas, podes e deves dar sugestões.

Quote from: HugoSáPinto on 02 de July de 2007, 16:00
Acho que não entendeste bem o que disse.
O que queria dizer era que a câmara poderia ceder, gratuitamente, um desses edifícios na Arcada. A partir desse momento da transacção, aí sim, o Braga ficaria com a responsabilidade total de arcar com as despesas (e lucros) do mesmo.
A falar nos entendemos. ;)

Peço desculpa se não entendi como deveria. No entanto continuo a achar que, apesar da cedência de edificícios no centro da cidade a título gratuito por parte da CMB ser tentador, não é a melhor opção. Conotam sempre o nosso clube com os favores da CMB e como tal, penso eu, está na hora de termos algo nosso sem favores da entidade maior da cidade.

É assim a debatermos as ideias que o fórum fica bonito e quem sai a ganhar é o SCBraga ;)
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

Augusto Gomes

Não conheço a realidade de outros clubes, mas era bem vindo um local amplo que possibilitasse uma afluência proveniente de vários estratos sociais e que não constituisse um gueto onde parte dos adeptos não se sentisse integrado.

Mas isso, provavelmente, só se resolveria com um mecenas...

O Astória se fosse maior era opção, claro...Aliás não há solução para a viabilidade comercial daquele espaço, tantas têm sido as propostas fracassadas.Se fosse meu, rentabilizava-o comercialmente como espaço/Braga, apenas com o intuito de não perder dinheiro.Será que o seu dono, que me dizem ser um braguista fanático, estará pelos ajustes?

O espaço/cave das Galerias do Bingo parece-me um local interessante e suficientemente amplo, onde um grande ecrã TV faria a diferença...

Há 3 meses atrás, convidado por um amigo benfiquista,numa deslocação profissional a Lisboa,  fui à Catedral da Cerveja no Estádio da Luz, espaço de bebidas e restauração enorme, situado por detrás de um das balizas e ao nível,julgo, do 2º anel do Estádio, e onde é possível beber uma cerveja e petiscar qualquer coisa a preços normais.

Um espaço de convivio surpreendente e de grande qualidade aberto a toda a gente que o queira aceder.Mas nem sei se o estabelecimento é uma exploração comercial do clube ou se está cedido em regime de concessão a algum particular...Mas desconfio que não dá  lucro tal a sua dimensão, assumindo-se mais como um espaço de convivio...

Não sei o que se passa com outros clubes...

Uma coisa semelhante poderia ser também criada na cave das Galerias do Bingo, mas seria lucrativa a sua exploração?
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!