News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Devaneios.

Started by Zé, 17 de May de 2006, 22:54

Previous topic - Next topic

A propósito da contratação de Carlos Carvalhal para treinador do SCB dou comigo a pensar como o povo é incoerente e orienta-se  por impulsos, tudo menos racionais.
Tenho perfeita consciência que a não continuidade de Jesualdo Ferreira foi um balde de água fria nas aspirações dos braguistas. Foi, e é, uma balde de água fria, não porque as pessoas gostassem muito da personalidade e carácter de Jesualdo Ferreira, mas porque foi durante o período que Jesualdo Ferreira liderou o grupo de trabalho do SCB, que o SCB conheceu os melhores resultados e mais importante, permitiu aos muitos braguistas aquilo que nunca na sua vida de apaixonados pelo SCB tiveram possibilidade de saborear...refiro-me à possibilidade, bem real e palpável, de lutar pelo título nacional, coisa essa, só permitida a alguns clubes. O SCB estava lá... e Jesualdo Ferreira, era o técnico! Falar do sucesso do SCB estava personificado na pessoa de Jesualdo Ferreira.

O medo de recuar ao passado sobrepôs-se a tudo. Jesualdo Ferreira era e é considerado por muitos a razão do sucesso. Esqueceram as pessoas que Jesualdo Ferreira antes de ingressar no SCB era um técnico esquecido num gabinete da Luz, passe a expressão. Apesar do seu inegável valor e competência, Jesualdo Ferreira era mais um...
O que fez as pessoas mudar de opinião?
Os resultados!

Não querendo, nem tão pouco desejando, menosprezar ou desvalorizar o trabalho realizado por Jesualdo Ferreira em Braga, pelo contrário,  a verdade é que Jesualdo Ferreira realizou um trabalho meritório porque, por trás, teve uma SAD que lhe proporcionou todos os meios para alcançar o sucesso. Desde jogadores de inegável valia até às condições de trabalho, a SAD excedeu-se. O técnico nem tão pouco a SAD, descobriram a pólvora... A SAD o que fez foi contratar jogadores de inegável valia, e o treinador, bom técnico que é, incutiu-lhes os princípios e filosofia de jogo pretendidos. Será que estarei enganado se afirmar que jogadores como: Luís Loureiro, João Tomás, Nem, Nunes, Madrid, Jorge Luiz, Abel, Vandinho... todos eles são jogadores de créditos firmados no futebol?  Naturalmente, a conjugação da vontade da SAD com um bom técnico originou, como resultado final, uma equipa ganhadora...
Fico agastado quando idolatram um homem como se fosse ele o único responsável do sucesso do SCB. Curioso que aqui bem perto, as gentes de Guimarães atribuem como principal responsável da descida de divisão à Direcção, nós, os braguistas, atribuímos ao treinador a razão do sucesso...nem uns, nem outros, tem razão!

Só uma achega: muitos dizem e juram a pés juntos que não se fez sentir a falta dos jogadores que saíram em Janeiro. Ora a ser verdade esse pressuposto, então a SAD tem toda a razão em não dar continuidade ao trabalho de Jesualdo Ferreira. Por este prisma, JF tinha uma equipa competitiva e não alcançou os objectivos delineados pela SAD... Tanta crítica à SAD por não dar continuidade ao trabalho de JF quando, os jogadores eram do melhor que havia e JF somente alcançou um 4º lugar... Estou a ser irónico, como é óbvio. Também, como é óbvio, eu não concordo com este pressuposto. Os jogadores que saíram fizeram falta e o treinador não pode ser responsabilizado...

A SAD braguista decidiu prescindir dos serviços de Jesualdo Ferreira e contratou Carlos Carvalhal.
Carlos Carvalhal é um treinador sem currículo de maior no futebol português, e apesar de um enorme sucesso nos escalões secundários, no escalão maior do futebol português, Carlos Carvalhal foi um treinador vulgar e além disso nunca treinou equipas de topo... estas circunstâncias a juntar ao facto de ter orientado uma equipa que desceu de divisão(Belenenses) serviram para julgar antecipadamente o próximo treinador do SCB.  O SCB deu um tiro no pé. Vai ser o descalabro!... é este o veredicto!
Será que as premissas anteriores significam coisa alguma? Para mim não!
Para mim o mais importante é a filosofia e organização de jogo do treinador. Importante é a SAD proporcionar a Carlos Carvalhal as mesmas condições de trabalho que proporcionou a Jesualdo Ferreira. Que importa o currículo? Será que é importante? Até que ponto? Por esse prisma, qual seria a opinião se a SAD contratasse o Jaime Pacheco? José Couceiro? Manuel José?  Acho que as críticas surgiriam, mudando somente a argumentação... é caso para dizer que é preso por ter cão e preso por não ter... se a SAD não contratasse o Carvalhal e contratasse um outro qualquer, certamente muitos iriam dizer que mais uma vez a SAD lixou o Carvalhal, que não valoriza as gentes da terra, e Carvalhal merecia o cargo porque até é braguista. Contratou CC e então o discurso muda: vai ser tudo arranjinhos, caldinhos, não vai ter pulso para a equipa e santos da casa não fazem milagres. A tudo isto eu digo: Santa paciência!
Para terminar este parágrafo, fico curioso em saber a reacção dos adeptos, se a SAD decidisse a exemplo do SCP promover a treinador da equipa principal o treinador dos juniores.

O que esperar da próxima equipa?
A próxima equipa vai  ser necessariamente uma equipa de transição, não somente porque o SCB trocou de treinador, mas essencialmente porque o SCB na próxima época terá uma equipa muito modificada quando comparada com a da época finda. Cinco titulares indiscutíveis sairam.
Saíram e agora resta encontrar soluções porque a equipa actual até poderá fazer "coisas" giras mas não terá qualidade para ombrear com os grandes.
Penso que a SAD vai proporcionar a CC jogadores de qualidade e mais que ninguém continuar o caminho trilhado nos últimos anos. A condição financeira é importante e irá condicionar a equipa no futuro.
Não pretendo dizer com isto que o SCB vai na próxima época lutar pela Champions League, no entanto não tenho dúvidas que, após um período de consolidação, não devido ao treinador, mas sim à tal saída de jogadores influentes, o SCB vai decididamente colocar a fasquia na Champions. Para o ano talvez...
Importa também salientar que o campeonato ficou sem dois históricos. Quero com isto dizer que à rectaguarda o actual SCB pode ficar mais descansado, uma vez que tanto o VSC como CFB são equipas que, pontualmente, poderiam reunir condições para lutar pelos lugares cimeiros. estão na II Liga. Será que vamos ter um campeonato mais descansado?
Força Gverreiros

BRAGA FOREVER

Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 22:54

O que esperar da próxima equipa?
A próxima equipa vai  ser necessariamente uma equipa de transição, não somente porque o SCB trocou de treinador, mas essencialmente porque o SCB na próxima época terá uma equipa muito modificada quando comparada com a da época finda. Cinco titulares indiscutíveis sairam.
Saíram e agora resta encontrar soluções porque a equipa actual até poderá fazer "coisas" giras mas não terá qualidade para ombrear com os grandes.

Muito bom texto com uma análise 90%correcta na minha opinião!

Retirei esta parte do texto,somente para dizer que aqui estão implícitas as minhas razões de ainda hoje não aceitar,e não entender o porquê de trocar de treinador.

Qual a razão de querer construir tudo de novo que tanto custou á Sad e ao Jesualdo,QUAL???

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

El_Luli

Créditos firmados " Luís Loureiro, João Tomás, Nem, Nunes, Madrid, Jorge Luiz, Abel, Vandinho..." do que é está a falar esse gajos só são conhecidos pelas boas épocas que o Braga fez se eles tivessem créditos firmados, outros com orçamentos maiores teriam apostado neles

Luís Loureiro joga que se farta no Sporting depois de 6 meses de grande fulgor na Russia

João Tomás - este tinha algum crédito de facto

Nem - veio velhinho e gordinho o homem teve colh.. para apostar nele

Nunes - com 27 anos jogava no Gil que raio de crédito tinha este gajo antes, nenhum, aliás só começou a jogar quando o Chouriço armou aquela barracada contra o Hearts

Madrid - Tinha tantos créditos como o Vanzini 0000000

Jorge Luiz - éra suplente do J. Ribeiro no Varzim que desceu de divisão

Abel - éra suplente do Bessa no Guimarães

Vandinho - jogava benzinho no Rio Ave

Podemos falar de outros

Wender - Já se esqueceram do 1.º ano no Braga passado quase sempre no Banco, graças ao Prof. ainda rendeu um dinheirinho

Jaime - Jogava potes este rechonchudinho

P. Sérgio - Desceu e quase não jogava

Vanzini - sem comentários

João Alves - mais uma descoberta que rendeu tb algum graveto

OUVE LÁ O QUE O PROFESSOR FEZ FOI UM ESPECTÁCULO ATÉ A ACADÉMICA TINHA UM ORÇAMENTO MAIOR QUE O NOSSO

DIZ ISSO AO TEU AMIGO A VER SE NÃO LHE POÊM OS PATINS ANTES DO NATAL

Um abraço

Quote from: BRAGA FOREVER on 17 de May de 2006, 23:14
Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 22:54

O que esperar da próxima equipa?
A próxima equipa vai  ser necessariamente uma equipa de transição, não somente porque o SCB trocou de treinador, mas essencialmente porque o SCB na próxima época terá uma equipa muito modificada quando comparada com a da época finda. Cinco titulares indiscutíveis sairam.
Saíram e agora resta encontrar soluções porque a equipa actual até poderá fazer "coisas" giras mas não terá qualidade para ombrear com os grandes.

Muito bom texto com uma análise 90%correcta na minha opinião!

Retirei esta parte do texto,somente para dizer que aqui estão implícitas as minhas razões de ainda hoje não aceitar,e não entender o porquê de trocar de treinador.

Qual a razão de querer construir tudo de novo que tanto custou á Sad e ao Jesualdo,QUAL???



Qual a razão não sei, BF...
Ontem perguntei a JF se não houve alguma quesília entre ele e o presidente. Ele respondeu negativamente. Não me custa acreditar que, sabendo o carácter de AS que este tenha puxado dos galões relativamente aos objectivos delineados no início da época.
um abraço,
Zé.


PS- ainda hoje me faz um pouco de confusão tanto suspense em anunciar CC como treinador do SCB. Antes do jogo com o SCP foi anunciado a não continuidade de JF. CC estava desempregado. ele mesmo afirmou que foi o culminar de um sonho... face à realidade actual do SCB, ao momento de CC, se no passado ele aceitou as condições do SCB, então agora...imagino. A ser vredade estes pressupostos, deduzo que, seria natural o anuncio de CC quase de imediato ao anúncio da saída de JF. Porque não o foi?
Mais uma questão que não consigo entender, Braga Forever!
Força Gverreiros

BRAGA FOREVER

Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 23:32
Quote from: BRAGA FOREVER on 17 de May de 2006, 23:14
Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 22:54

O que esperar da próxima equipa?
A próxima equipa vai  ser necessariamente uma equipa de transição, não somente porque o SCB trocou de treinador, mas essencialmente porque o SCB na próxima época terá uma equipa muito modificada quando comparada com a da época finda. Cinco titulares indiscutíveis sairam.
Saíram e agora resta encontrar soluções porque a equipa actual até poderá fazer "coisas" giras mas não terá qualidade para ombrear com os grandes.

Muito bom texto com uma análise 90%correcta na minha opinião!

Retirei esta parte do texto,somente para dizer que aqui estão implícitas as minhas razões de ainda hoje não aceitar,e não entender o porquê de trocar de treinador.

Qual a razão de querer construir tudo de novo que tanto custou á Sad e ao Jesualdo,QUAL???



Qual a razão não sei, BF...
Ontem perguntei a JF se não houve alguma quesília entre ele e o presidente. Ele respondeu negativamente. Não me custa acreditar que, sabendo o carácter de AS que este tenha puxado dos galões relativamente aos objectivos delineados no início da época.
um abraço,
Zé.


PS- ainda hoje me faz um pouco de confusão tanto suspense em anunciar CC como treinador do SCB. Antes do jogo com o SCP foi anunciado a não continuidade de JF. CC estava desempregado. ele mesmo afirmou que foi o culminar de um sonho... face à realidade actual do SCB, ao momento de CC, se no passado ele aceitou as condições do SCB, então agora...imagino. A ser vredade estes pressupostos, deduzo que, seria natural o anuncio de CC quase de imediato ao anúncio da saída de JF. Porque não o foi?
Mais uma questão que não consigo entender, Braga Forever!

Alguma coisa não está bem contada amigo Zé,mas um dia vamos saber,não me esqueço da frase do Jesualdo que disse na sua despedida, nunca ninguém o vai ouvir dizer mal do Braga...a não ser que a SAD ou o Salvador o obriguem a falar!

Abraço
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ZGANDULO

Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 22:54


A SAD braguista decidiu prescindir dos serviços de Jesualdo Ferreira e contratou Carlos Carvalhal.
Carlos Carvalhal é um treinador sem currículo de maior no futebol português, e apesar de um enorme sucesso nos escalões secundários, no escalão maior do futebol português, Carlos Carvalhal foi um treinador vulgar e além disso nunca treinou equipas de topo... estas circunstâncias a juntar ao facto de ter orientado uma equipa que desceu de divisão(Belenenses) serviram para julgar antecipadamente o próximo treinador do SCB.  O SCB deu um tiro no pé. Vai ser o descalabro!... é este o veredicto!
Será que as premissas anteriores significam coisa alguma? Para mim não!
Para mim o mais importante é a filosofia e organização de jogo do treinador. Importante é a SAD proporcionar a Carlos Carvalhal as mesmas condições de trabalho que proporcionou a Jesualdo Ferreira. Que importa o currículo? Será que é importante? Até que ponto? Por esse prisma, qual seria a opinião se a SAD contratasse o Jaime Pacheco? José Couceiro? Manuel José?  Acho que as críticas surgiriam, mudando somente a argumentação... é caso para dizer que é preso por ter cão e preso por não ter... se a SAD não contratasse o Carvalhal e contratasse um outro qualquer, certamente muitos iriam dizer que mais uma vez a SAD lixou o Carvalhal, que não valoriza as gentes da terra, e Carvalhal merecia o cargo porque até é braguista. Contratou CC e então o discurso muda: vai ser tudo arranjinhos, caldinhos, não vai ter pulso para a equipa e santos da casa não fazem milagres. A tudo isto eu digo: Santa paciência!
Para terminar este parágrafo, fico curioso em saber a reacção dos adeptos, se a SAD decidisse a exemplo do SCP promover a treinador da equipa principal o treinador dos juniores.

O que esperar da próxima equipa?
A próxima equipa vai  ser necessariamente uma equipa de transição, não somente porque o SCB trocou de treinador, mas essencialmente porque o SCB na próxima época terá uma equipa muito modificada quando comparada com a da época finda. Cinco titulares indiscutíveis sairam.
Saíram e agora resta encontrar soluções porque a equipa actual até poderá fazer "coisas" giras mas não terá qualidade para ombrear com os grandes.
Penso que a SAD vai proporcionar a CC jogadores de qualidade e mais que ninguém continuar o caminho trilhado nos últimos anos. A condição financeira é importante e irá condicionar a equipa no futuro.Não pretendo dizer com isto que o SCB vai na próxima época lutar pela Champions League, no entanto não tenho dúvidas que, após um período de consolidação, não devido ao treinador, mas sim à tal saída de jogadores influentes, o SCB vai decididamente colocar a fasquia na Champions. Para o ano talvez...


Enorme análise a tua, ZÉ. !!! ;)

Além de no conteúdo do teu texto me tirares as palavras da boca... ;D da visão que eu tenho sobre o assunto, colorir uma parte porque é uma suposição da tua parte e também da minha, só que eu acredito que nós contra os males do negócio de futebol poderemos lá chegar(Ch. L.).

Outro assunto que me comove é ver muitos amigos que são adeptos de um estarola, preocupar-se com a nossa mudança de treinador e pelos vistos eles estão é com medo que o SCB se transforme em uma equipa vencedora até ao final do campeonato,( e não baixe nas últimas jornadas) e lhes tire o lugar habitual da sua equipinha... ::)

Eu acredito na mudança porque depois de tanto trabalho (vitórias e bons negócios) por parte da SAD, não será para baixarmos o rendimento agora que se vê o clube a crescer em todas as vertentes que nos farão o 4º clube da liga e dos mais temidos pelo adversário!!!

Acreditar não é só esperar que aconteça. É apoiar sempre que pudermos e conseguirmos, discutir entre nós adeptos o que estará menos bom e soltarmos o nosso desagrado se for preciso da maneira mais inteligente... ;)



[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Quote from: El_Luli on 17 de May de 2006, 23:20
Créditos firmados " Luís Loureiro, João Tomás, Nem, Nunes, Madrid, Jorge Luiz, Abel, Vandinho..." do que é está a falar esse gajos só são conhecidos pelas boas épocas que o Braga fez se eles tivessem créditos firmados, outros com orçamentos maiores teriam apostado neles

Luís Loureiro joga que se farta no Sporting depois de 6 meses de grande fulgor na Russia
um ano antes foi 7 vezes internacional. nada relevante...claro
João Tomás - este tinha algum crédito de facto

Nem - veio velhinho e gordinho o homem teve colh.. para apostar nele
SÓ foi campeão brasileiro, jogou em equipas como o São Paulo, Atlético Paranaense, Atl. Mineiro... tinha 30 anos quando veio. tá tudo dito
Nunes - com 27 anos jogava no Gil que raio de crédito tinha este gajo antes, nenhum, aliás só começou a jogar quando o Chouriço armou aquela barracada contra o Hearts
Foi só o melhor jogador do Gil na época anterior
Madrid - Tinha tantos créditos como o Vanzini 0000000
Realmente tens razão. Um internacional argentino sub 17 e sub20  não vale nada. mesmo que tenha sido cobiçado pelo Hertha

Jorge Luiz - éra suplente do J. Ribeiro no Varzim que desceu de divisão
No Brasil jogou no Fluminense e no Santa Cruz no Varzim não prestava...
Abel - éra suplente do Bessa no Guimarães
e fez tantos jogos como o Bessa.

Vandinho - jogava benzinho no Rio Ave

Podemos falar de outros

Wender - Já se esqueceram do 1.º ano no Braga passado quase sempre no Banco, graças ao Prof. ainda rendeu um dinheirinho

Jaime - Jogava potes este rechonchudinho

P. Sérgio - Desceu e quase não jogava

Vanzini - sem comentários

João Alves - mais uma descoberta que rendeu tb algum graveto

OUVE LÁ O QUE O PROFESSOR FEZ FOI UM ESPECTÁCULO ATÉ A ACADÉMICA TINHA UM ORÇAMENTO MAIOR QUE O NOSSO

DIZ ISSO AO TEU AMIGO A VER SE NÃO LHE POÊM OS PATINS ANTES DO NATAL

Um abraço
Força Gverreiros

Pé Ligeiro

#7
Zé,
Se as coisas fossem assim tão lineares como as apresentas, o Braga quase não precisava de treinador, pois o presidente, omnipotente, trataria de quase tudo. Ele escolhia os jogadores a contratar, ele constituía o plantel, ele treinava a equipa (será que precisava de ser treinada?), ele escolhia os onze que jogavam jornada a jornada e até tratava das substituições...e, assim, nem precisaríamos de treinador. Era só poupar.
É claro que com isto, estou a ironizar, mas atendendo à ênfase que puseste no presidente...

Vou citar o que escreveu o jornalista do Expresso, José António Lima:

"EM ASCENSÃO...
Manuel Machado
HÁ um ano, levou o agora despromovido V.Guimarães ao 5.º lugar do Campeonato e à Taça UEFA. Mudou-se para o Funchal e conduziu o Nacional, 12.º classificado na época passada, ao mesmo 5.º lugar e ao acesso às competições europeias. Depois dos êxitos que alcançou no comando do Moreirense, estas duas últimas épocas confirmaram as suas qualidades de treinador e reforçaram o peso do seu currículo. O Nacional oscilou demasiado, com uma excelente primeira volta e uma péssima sequência de resultados negativos na segunda volta, mas ainda recuperou a tempo, na recta final, de ultrapassar o Boavista e garantir a segunda participação do clube na Taça UEFA. Qual o próximo desafio? Coimbra?

... EM QUEDA
António Salvador
AO afastamento de Jesualdo Ferreira do Sp. Braga é uma decisão que equivale a um tiro no escuro: tanto pode converter-se num improvável sucesso (com o próximo treinador a colocar os bracarenses num dos três primeiros lugares do Campeonato) como redundar num mais que provável e lógico fiasco. Em termos de gestão da equipa e da continuidade de resultados, é uma decisão de alto risco e a roçar a irresponsabilidade: no 2.º pelotão do futebol português poucos treinadores atingiram um ciclo tão positivo como este de Jesualdo Ferreira em Braga. E, em termos de justiça e de reconhecimento desportivo, é uma decisão absolutamente lamentável."



José António Lima cita dois treinadores que mostraram serviço de alto nível.
Os resultados obtidos por Manuel Machado no Moreirense, no Guimarães e no Nacional, muito pouco terão a ver com o presidente, pois em Guimarães o presidente que estava no ano passado, quando o Guimarães ficou em 5º, era o mesmo este ano (Victor Magalhães), em que ficou em penúltimo e desceu. No Nacional, também o presidente (Eng. Rui Alves) era o mesmo no ano passado (12º lugar) e este ano (5º lugar). A diferença esteve no Treinador

Não sou daqueles que vai crucificar o Carvalhal, pois acho que ele não será o culpado desta interrupção abrupta de um caminho seguro que vinha sendo seguido. Digo isto, não porque não acredite no Carvalhal, mas porque acho que não era a altura certa para substituir o Prof. Jesualdo.

Depois de tomada esta decisão extemporânea de não renovar com o Prof. Jesualdo Ferreira e, consequentemente, haver necessidade de contratar um treinador, aquele que se afigurava como mais promissor (em minha opinião) seria o Manuel Machado.

Dito isto, não fiquem a pensar que estou contra o Carvalhal! Nada disso! (Não sendo a minha primeira escolha, estava entre aqueles que gostava de ver à frente do Braga). Irá ter o meu apoio, como treinador do meu clube e como grande Braguista. Terá algumas críticas se se portar mal, mas primeiro, vamos deixar o homem apresentar trabalho...

BRAGA SEMPRE MAIS!

Kilo

 Com o Manuel Machado teriamos o pequeno inconveniente de jogarmos com os nossos adversários directos à defesa! Lembram-se das táticas do Nacional contra o Braga, tanto em casa como fora?

Quero o melhor para o Braga, e o melhor não é jogar na velha tática da retranca! Apresenta resultados, sim, mas será isso SÓ o que queremos? Quero ganhar e quero ver espetaculo...às vezes é dificil, sim, mas...chamamem-me sonhador!

Não defendo com isto que a melhor opção seria o Carvalhal ou a pior! Mas que não gostava de ver o Manuel Machado em Braga, isso não...

Olho Vivo

Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 22:54
Só uma achega: muitos dizem e juram a pés juntos que não se fez sentir a falta dos jogadores que saíram em Janeiro. Ora a ser verdade esse pressuposto, então a SAD tem toda a razão em não dar continuidade ao trabalho de Jesualdo Ferreira. Por este prisma, JF tinha uma equipa competitiva e não alcançou os objectivos delineados pela SAD... Tanta crítica à SAD por não dar continuidade ao trabalho de JF quando, os jogadores eram do melhor que havia e JF somente alcançou um 4º lugar... Estou a ser irónico, como é óbvio. Também, como é óbvio, eu não concordo com este pressuposto. Os jogadores que saíram fizeram falta e o treinador não pode ser responsabilizado...
(...)
Para mim o mais importante é a filosofia e organização de jogo do treinador. Importante é a SAD proporcionar a Carlos Carvalhal as mesmas condições de trabalho que proporcionou a Jesualdo Ferreira.
Para terminar este parágrafo, fico curioso em saber a reacção dos adeptos, se a SAD decidisse a exemplo do SCP promover a treinador da equipa principal o treinador dos juniores.

O que esperar da próxima equipa?
A próxima equipa vai  ser necessariamente uma equipa de transição, não somente porque o SCB trocou de treinador, mas essencialmente porque o SCB na próxima época terá uma equipa muito modificada quando comparada com a da época finda. Cinco titulares indiscutíveis sairam.
Saíram e agora resta encontrar soluções porque a equipa actual até poderá fazer "coisas" giras mas não terá qualidade para ombrear com os grandes.
Penso que a SAD vai proporcionar a CC jogadores de qualidade e mais que ninguém continuar o caminho trilhado nos últimos anos. A condição financeira é importante e irá condicionar a equipa no futuro.
Não pretendo dizer com isto que o SCB vai na próxima época lutar pela Champions League, no entanto não tenho dúvidas que, após um período de consolidação, não devido ao treinador, mas sim à tal saída de jogadores influentes, o SCB vai decididamente colocar a fasquia na Champions. Para o ano talvez...
(...)

1. As saídas em Dezembro enfraqueceram obviamente a equipa. Saíram dois jogadores muito importantes (Nunes e Jorge Luíz) mas em contrapartida conseguimos minorar um problema grave que (muitos parecem esquecer) tínhamos nas alas, com a entrada de Wender por troca com o pouco utilizado Abel (independentemente do valor que reconheço a este). Com a recuperação de Delibasic, se fossem conseguidos os reequilíbrios atrás (e foram-no), teríamos mais soluções de ataque para encarar a segunda volta da Liga. Jesualdo não foi capaz de fazer o aproveitamento cabal dos maiores recursos de que dispúnhamos no ataque, independentemente das dificuldades adicionais que as arbitragens nos foram colocando. Mais... numa altura em que por força de lesões e do baixo rendimento de alguns atletas, deixamos de ter alas, não foi capaz de impor um sistema alternativo para o qual dispunha de matéria prima mais que suficiente (e que já havia sido testado logo no início de época, antes da lesão de Deli). Pior (em minha opinião)... não foi capaz de passar para dentro do balneário e para o exterior a ambição de querer ir mais além e foi sobretudo isto que nos derrotou... porque se um líder receia o risco é porque não acredita. E a superação que a luta (desigual) contra os metralhas exige implica uma crença férrea. E quem acredita, para ser credível para aqueles que lidera, tem de assumir publicamente atitudes compatíveis com isso: não ter sempre um discurso defensivo, verberar as injustiças de forma veemente quando elas acontecem, acossar os adversários a todo o momento... Infelizmente o discurso ficou-se pelo politicamente correcto que hoje vale uma imagem de "gentleman" ao Prof., como se pode perceber pelos artigos de opinião de jornalistas e comentadores que durante a época terão visto um, dois, três(?) jogos do Braga, mas que à equipa serviu de força desmobilizadora. Isto foi o que mais me desiludiu nesta oportunidade histórica deitada ao rio: morremos e nem sequer esperneamos. Ficamos pelo caminho... e tudo bem, fizemos a nossa obrigação... Eu não exijo que o meu treinador seja um "gentleman"; o que quero é que seja sempre profissional e que se precisar de colocar em segundo plano a sua imagem em favor da equipa que o faça...

2. Não posso contudo deixar de elogiar o trabalho que, globalmente, no plano estritamente técnico, o Prof. Jesualdo levou a cabo. Criou uma equipa com princípios de jogo e organização, independentemente das entradas e saídas de 1,2,3 jogadores. Todavia, a ideia que perpassa por aí de que os plantéis foram formados por iniciativa do Prof. Jesualdo não é correcta. A esmagadora maioria das contratações foi feita por iniciativa da SAD, via parceria com a Gestifute de Jorge Mendes, cabendo apenas ao Prof. sancionar as opções. De modo que os méritos atribuídos ao Prof. Jesualdo na formação do plantel são algo exagerados...

3. A entrada de Carvalhal é contudo um risco por dois motivos: em primeiro lugar porque mudar envolve sempre riscos, sobretudo quando se conseguiu uma estabilidade em torno dos lugares europeus; e em segundo lugar, porque a forma de abordar o jogo de Carvalhal é muito diferente do modo de pensar o futebol de Jesualdo (que é muito mais calculista). Este último aspecto deixa-me algo apreensivo porque penso que vai ser preciso um período relativamente largo de adaptação e tenho sérias dúvidas que Carvalhal tenha margem de manobra suficiente para enfrentar um período de transição algo prolongado, caso os resultados não ajudem... Uma transição com um treinador como Manuel Machado era muito mais simples porque as suas ideias são muito próximas das de Jesualdo. Mas também não me parece que fosse homem para ir mais longe que Jesualdo caso a oportunidade se proporcionasse...

4. Este aspecto já foi discutido noutro tópico, mas não é possível assumir a curto prazo a Liga dos Campeões como objectivo... o mais a que podemos aspirar é ter um comportamento que nos permita estar próximo dos metralhas, CASO ESTES FIQUEM ABAIXO DO SEU POTENCIAL, para no último terço do campeonato podermos assumir a luta ombro a ombro. Penso que esta situação dificilmente se passará de forma regular... por isso me refiro às duas últimas épocas como oportunidades históricas... Mas a acontecer é importante que tenhamos a ambição e a ousadia de acossar os metralhas, sem medos... à imagem do nosso capitão, Nem, por exemplo...

Uma nota final para dar nota da boa imprensa de Jesualdo, patente nos últimos tempos... com comentários de jornalistas e "opinion makers" que durante toda a época não foram capazes de escrever uma linha sobre o Braga (ou tampouco provavelmente assistir a um  jogo que fosse). Que pena que essa mesma imprensa não tenha sido usada em nosso favor quando de facto contava...

ric

amigos:
gostei de ler estas opiniões (de volta os grandes textos em qualidade sobretudo!).

A minha opinião é esta e apresentá-la-ei por al´+ineas:

a) A decisão foi da SAD/Ant. salvador
b) o presidente tem LEGITIMIDADE para tal
c) a opção foi a que ele considerou a melhor (não interessa saber quem o influenciou ( e se alguém o faz). penso tb que a existir fracasso (lagarto,lagarto) AS saberá assumir a responsabilidade. Temos provas ao longo do tempo para saber isso.
d) AS tem legitimidade para considerar a temporada anterior aquém das expectativas criadas.Tem tb legitimidade para assumir a quebra de um ciclo e o inicio de outro
e) estou farto de ver treinadores "mortos" ressuscitarem e serem idolatrados
f) neste momento o nosso treinador é carlos Carvalhal. Confio plenamente nas suas capacidades e possa dar a SAD as possibilidades que tem dado a JF
g) carvalhal pode até não conseguir atingir a bitola anterior mas no futebol, meus amigos, nem sempre o melhor ganha

Sinceramente, acho que depois de termos agradecido ao prof jesualdo pelo que fez em Braga, é tempo de se "enterrar"(salvo seja !!!!) o seu nome e não continuarmos a falar de quem não está cá. Fica a recordação mas a realidade chama-se  CARLOS CARVALHAL.

E esperemos pelo seu trabalho que tenhoa  certeza vai ser sério, honesto e digno.

Não acredito que haja alguém neste momento com mais interesse em fazer "figura" no Braga do que o CC.

Ajudemo-lo pois a partir de agora. No minimo façamos um beneficio de dúvida. Dúvida que sempre existiu em JF mas que demorou cerca de um ano a dissipar-se.

Com Carvalhal, podiamos ao menos, dar tempo ao homem.

para mim, fiz o que a minha consci~encia ditava ao estar presente no jantar com JF mas agora quero é que le perca sempre(para ficar atrás do Braga, claro). É assim o desporto

EM FRENTE CARLOS CARVALHAL!!!!!!

E COMO DIZ AS: "FECHA-SE O CICLO DE JF"

Mau Maria

 ;D ;D

Grande devaneio tiveste zé.... andas a tomar uns drops... ;D... ou a fumar umas coisas??

100% de acordo contigo...

O pessoal tem demonstrado alguma pequenez de pensamento e de ambição ao recear o que aí vem... É tempo de deixar para trás o passado, e o JF é passado, para além que que passou a ser um adversário a partir do momento que assume funções noutro clube (parece que é oficializado amanhã). Ainda por cima o BoaBosta que penso ser o mais importante adversário para a UEFA. Espero é que o apito dourado meta o papá e o filhote na prisa... ;D

É tempo, pois de dar força ao Braga. à SAD e sobretudo ao Carvalhal. A confiança dos adeptos é fundamental para a estabilidade do clube e consequentemente para que se voltem a fazer coisas boas... e melhores.

Dado tratar-se de um novo ciclo, é natural que o braga passe por algum período menos bom... Espero que aí a SAD seja forte a segurar o Carvalhal. Da maneira que as opiniões flutuam aí pelo ar, parece-me que ao primeiro deslize os adeptos vão se atirar ao treinador....

Por isso penso que a opinião do Zé é muito importante nesta altura, para que todos pensem um pouco antes de começarem a chorar pelo passado (é a mania dos portugueses - sofrer por antecipação, daí o negativismo do nosso país... mas isso é outra história... fica para um Blog do Mau Maria que vai surgir muito em BREVE).

Força Braga.... com CARVALHAL... Vamos ter confiança.



8) 8)
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Eustáquia

#12
A minha opinião é esta e apresentá-la-ei por al´+ineas:

a) A decisão foi da SAD/Ant. salvador
E do Jorge Mendes

b) o presidente tem LEGITIMIDADE para tal
E o Jorge Mendes também

c) a opção foi a que ele considerou a melhor (não interessa saber quem o influenciou ( e se alguém o faz). penso tb que a existir fracasso (lagarto,lagarto) AS saberá assumir a responsabilidade. Temos provas ao longo do tempo para saber isso.
Pois assume. Bate com a porta, como fez o Geirinhas. Os ratos são os primeiros a saltar borda fora.

d) AS tem legitimidade para considerar a temporada anterior aquém das expectativas criadas.Tem tb legitimidade para assumir a quebra de um ciclo e o inicio de outro
Pois, quebra-se o ciclo das vitórias e começa o das derrotas.

e) estou farto de ver treinadores "mortos" ressuscitarem e serem idolatrados
E eu estou farto de ver treinadores "vivos" a mandarem clubes para a 2ª.

f) neste momento o nosso treinador é carlos Carvalhal. Confio plenamente nas suas capacidades e possa dar a SAD as possibilidades que tem dado a JF
Se não dá as mesmas possibilidades, é porque não as exige. Aliás, nunca se sabe se não foi esse o motivo para a sua contratação.

g) carvalhal pode até não conseguir atingir a bitola anterior mas no futebol, meus amigos, nem sempre o melhor ganha
Já estás a desculpá-lo? Quer dizer, ao Jesualdo exigia-se tudo e mais alguma coisa e a este vamos entrar naquela: "Oh pá, paciência. Acontece. Para o ano há mais."




Atenção, não estou a defender o Jesualdo. Deixa-o estar no Bessa, que está bem. Só acho patético estar a fazer o papel de advogado de defesa da SAD e a justificar a contratação do Carvalhal.


>:(






ric

Bem, eustáquia/Fino

Bem vindo ao comportamento normal neste fórum (embora ache que a postura vá durar pouco...)

1~Não sou advogado de defesa de ninguém
2- Sou do SCB e gostaria de ver O MEU TREINADOR  carlos carvalhal no topo
3- O CC não precisa que ninguém o defenda
4- No desporto não há forma de projectar resultados (sempre dependente da bola entrar ou não, do arbitro, do sistema, das lesões, etc,etc)
5- No final da época ou no decorrer dela, quem assumiu esta responsabilidade deverá tb fazer o rescaldo e o balanço e verificar os resultados do "novo ciclo"

xpt_nautilus

Enquanto adepto do SCBraga a pergunta, para mim, é a seguinte, se as coisas estavam bem, porque mudar? Porque mudar um treinador que em tres anos ajudou o SCBraga a se colocar em patamares tao elevados? A responsabilidade nao é apenas do treinador, claro que nao. Mas se a responsabilidade nao é so do treinador nas vitorias tambem nao é nas derrotas ou nos falhanços. Se o Jesualdo nao ficou porque nao atingiu a Liga dos Campeoes nao me parece que imputar a responsabilidade apenas a ele seja justo. A direcçao tambem falhou, nao na venda de jogadores em Janeiro, mas na contrataçao dos seus substitutos. A venda de activos é indispensavel para um clube como o SCBraga sobreviva. No entanto e face as vendas que se fizeram e aos jogadores que entraram a direcçao devia ter redefinido os obejctivos a que se proponha. Dos jogadores que entraram em Janeiro apenas Wender é um titular. Os restantes muitas vezes nao eram convocados, Matheus ou entao a sua produtividade era limitada no periodo que jogavam, casos de Kim.
Penso que no futebol a estabilidade é importante, o clube tinha uma filosofia de jogo que estava incutida nos atletas, uma maneira de abordar os jogos, etc. A direcçao decidiu mudar e arriscar, se sera benefico so daqui a um ano poderemos saber, mas na minha opiniao e sem sequer falar do Carvalhal penso que o Jesualdo devia ter continuado.

Mau Maria

Quote from: Eustáquia on 18 de May de 2006, 10:19
A minha opinião é esta e apresentá-la-ei por al´+ineas:

a) A decisão foi da SAD/Ant. salvador
E do Jorge Mendes

b) o presidente tem LEGITIMIDADE para tal
E o Jorge Mendes também

c) a opção foi a que ele considerou a melhor (não interessa saber quem o influenciou ( e se alguém o faz). penso tb que a existir fracasso (lagarto,lagarto) AS saberá assumir a responsabilidade. Temos provas ao longo do tempo para saber isso.
Pois assume. Bate com a porta, como fez o Geirinhas. Os ratos são os primeiros a saltar borda fora.

d) AS tem legitimidade para considerar a temporada anterior aquém das expectativas criadas.Tem tb legitimidade para assumir a quebra de um ciclo e o inicio de outro
Pois, quebra-se o ciclo das vitórias e começa o das derrotas.

e) estou farto de ver treinadores "mortos" ressuscitarem e serem idolatrados
E eu estou farto de ver treinadores "vivos" a mandarem clubes para a 2ª.

f) neste momento o nosso treinador é carlos Carvalhal. Confio plenamente nas suas capacidades e possa dar a SAD as possibilidades que tem dado a JF
Se não dá as mesmas possibilidades, é porque não as exige. Aliás, nunca se sabe se não foi esse o motivo para a sua contratação.

g) carvalhal pode até não conseguir atingir a bitola anterior mas no futebol, meus amigos, nem sempre o melhor ganha
Já estás a desculpá-lo? Quer dizer, ao Jesualdo exigia-se tudo e mais alguma coisa e a este vamos entrar naquela: "Oh pá, paciência. Acontece. Para o ano há mais."




Atenção, não estou a defender o Jesualdo. Deixa-o estar no Bessa, que está bem. Só acho patético estar a fazer o papel de advogado de defesa da SAD e a justificar a contratação do Carvalhal.


>:(







Boas...

Aí está mais um exemplo de uma critica má, e sem conteúdo...

Pois é... faz parte também, e de vez em quando, dar opinião. E continuo apenas a ler critica, ainda por cima má e destrutiva que em nada enriquece ou dignifica quem a faz. Penso que terás ainda muito por onde desenvolver o teu pensamento.

A crítica destrutiva é de fácil concepção e exige fraca capacidade intelectual, baseia-se apenas no senso comum ou simplesmente em algum problema de personalidade do autor.

PS. não pretendo criar nenhuma guerrinha pessoal com nenhum fino azul ou vermelho ou lá que cor for... apenas tento perceber motivações.

Abraço.

8)
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Eustáquia

Quote from: Mau Maria on 18 de May de 2006, 11:34

Boas...

Aí está mais um exemplo de uma critica má, e sem conteúdo...
Oh jovem, uma crítica é necessariamente má. Caso contrário, seria um elogio.

Pois é... faz parte também, e de vez em quando, dar opinião.
E então?

E continuo apenas a ler critica, ainda por cima má e destrutiva que em nada enriquece ou dignifica quem a faz.
Já sei que não vou enriquecer aqui, senão, teríamos muitos mais participantes. Quanto a dignificar, depende do sítio onde depositas o escátolo

Penso que terás ainda muito por onde desenvolver o teu pensamento.
Absolutamente...


A crítica destrutiva é de fácil concepção e exige fraca capacidade intelectual,
É para tu poderes perceber melhor. Se fosse de elaborada concepção, seria chinês para ti. Assim, é melhor falar "terra-a-terra"

baseia-se apenas no senso comum
às vezes

ou simplesmente em algum problema de personalidade do autor.
Isso depende do ponto de vista. O problema de personalidade pode não estar em quem escreve, mas em quem lê.


PS. não pretendo criar nenhuma guerrinha pessoal com nenhum fino azul ou vermelho ou lá que cor for... apenas tento perceber motivações.
Olha, é uma forma de ocupares o teu tempo...






Mau Maria

Quote from: Eustáquia on 18 de May de 2006, 12:13
Quote from: Mau Maria on 18 de May de 2006, 11:34


Oh jovem, uma crítica é necessariamente má. Caso contrário, seria um elogio.


Sem mais trabalho, nessa frase dizes tudo. A minha base de raciocínio é diferente da tua.

Abraço.
8) 8)
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

lininho

Ora de devaneio, nada tem este tópico.
quanto à já mais que falada, discutida e esmiuçada saída do JUJU e entrada do Carlos Carvalhal, concordo com ambas, pese embora pense que um ciclo deva durar mais que 3 anos pois, não sendo uma situação completamente consolidada, poderá ser considerada conjuntural, o que não penso que foi, ou terá sido? A ver vamos.
Ora, no caso, o JUJU, por culpa própria, acabou com ese ciclo ao esgotar-se no politicamente correcto, pois se eu me conformo com o que se passa, não evoluo, e o JUJU estagnou e achou que, tal como os que agora têm medo de o ver partir, o nosso lugar era o 4º e a mais não aspirarás.
Hoje, como já disse o Zgandulo, há muita gente a opinar acerca da saída do JUJU e da entrada do Carvalhal e, na minha opinião, o medo deles não é que o Braga se afunde, pelo contrário, com o JUJU, sabem com o que contam e com o politicamente correcto por parte do Professor, o Braga por mais que faça, nunca ganhará, pelo menos no nosso tempo de vida, atento o sistema instalado.
Agora com o Carvalhal à frente de uma equipa potencialmente vencedora eles não sabem o que podem esperar, vai daí há que dizer que o JUJU é que fez bem e que o Carvalhal vai  mandar-nos para a segunda e que nem à 6ª jornada chega.

zé: futuro capitão. 8-)

Quote from: ZGANDULO on 18 de May de 2006, 00:00
Quote from: Zé on 17 de May de 2006, 22:54



Outro assunto que me comove é ver muitos amigos que são adeptos de um estarola, preocupar-se com a nossa mudança de treinador e pelos vistos eles estão é com medo que o SCB se transforme em uma equipa vencedora até ao final do campeonato,( e não baixe nas últimas jornadas) e lhes tire o lugar habitual da sua equipinha... ::)
Não tenhas dúvidas Zé... O SCB já não é aquele clubinho simpático que por vezes lutava para não descer. Mais... não tenhas dúvidas que eles estão mais preocupados com o facto do SCB ter uma dinâmica vencedora que propriamente com  seu próprio clube. A questão passa a ser pessoal e será uma humilhação para estes verem um clubinho que não fazia mal a ninguém a morder os calcanhares do seu clube. Já não podem fazer peito , arrogantemente, dizerem que são superiores...
Eu acredito na mudança porque depois de tanto trabalho (vitórias e bons negócios) por parte da SAD, não será para baixarmos o rendimento agora que se vê o clube a crescer em todas as vertentes que nos farão o 4º clube da liga e dos mais temidos pelo adversário!!!

Acreditar não é só esperar que aconteça. É apoiar sempre que pudermos e conseguirmos, discutir entre nós adeptos o que estará menos bom e soltarmos o nosso desagrado se for preciso da maneira mais inteligente... ;)




Força Gverreiros