News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Devaneios.

Started by Zé, 17 de May de 2006, 22:54

Previous topic - Next topic

#20
Quote from: Ferreira-Braga on 18 de May de 2006, 00:27

José António Lima cita dois treinadores que mostraram serviço de alto nível.
Os resultados obtidos por Manuel Machado no Moreirense, no Guimarães e no Nacional, muito pouco terão a ver com o presidente, pois em Guimarães o presidente que estava no ano passado, quando o Guimarães ficou em 5º, era o mesmo este ano (Victor Magalhães), em que ficou em penúltimo e desceu. No Nacional, também o presidente (Eng. Rui Alves) era o mesmo no ano passado (12º lugar) e este ano (5º lugar). A diferença esteve no Treinador
Ferreira,
permite-me então recuar um pouco no passado e analisar a questão com o objectivo de desmontar a afirmação:"a diferença está no treinador".
Tens toda a razão se analisares a época finda com a época anterior. é inquestionável. Na época 2004/05 o Nacional tinha como treinador Casemiro Mior e na época finda o Manuel Machado.
Na época finda quedaram-se em 5º lugar e na época anterior(04/05) conseguiram o 12º lugar... e na época 2003/04 o Nacional conseguiu o 4º lugar ficando à frente do SCB. Sabes quem era o treinador? O mesmo do 12º lugar. Casimiro Mior. E esta hem?
Acho que a questão da queda abrupta do Nacional do 4º lugar para o 12º lugar reside no facto do Nacional ter vendido o Rossato, Paulo Assunção e os jogadores que entraram não conseguiram afirmar-se.

Em relação ao VSC a mesma coisa... não devemos esquecer que o VSC nos últimos anos esteve duas vezes na linha de água. Se na época finda desceu de divisão(Jaime Pacheco/V.Pontes), na época 2004/2005 ficou em 5º(manuel Machado), já na época anterior(2003/04) quedou-se pelo 14º lugar... Sabes quem era o treinador inicial? Augusto Inácio.. O mesmo que  na época 2002/03 conseguiu um 4º lugar; o mesmo  que na época 2001/2002 conseguiu um 9º lugar... Acho que o plantel foi quem fez a diferença.


Não sou daqueles que vai crucificar o Carvalhal, pois acho que ele não será o culpado desta interrupção abrupta de um caminho seguro que vinha sendo seguido. Digo isto, não porque não acredite no Carvalhal, mas porque acho que não era a altura certa para substituir o Prof. Jesualdo.
São opiniões que respeito e em certa medida tem a sua razão de ser...

Depois de tomada esta decisão extemporânea de não renovar com o Prof. Jesualdo Ferreira e, consequentemente, haver necessidade de contratar um treinador, aquele que se afigurava como mais promissor (em minha opinião) seria o Manuel Machado.

Dito isto, não fiquem a pensar que estou contra o Carvalhal! Nada disso! (Não sendo a minha primeira escolha, estava entre aqueles que gostava de ver à frente do Braga). Irá ter o meu apoio, como treinador do meu clube e como grande Braguista. Terá algumas críticas se se portar mal, mas primeiro, vamos deixar o homem apresentar trabalho...
Em relação a Manuel Machado, concordo com o Kilo

Força Gverreiros

Quote from: Pedro Ribeiro on 18 de May de 2006, 02:12

1. As saídas em Dezembro enfraqueceram obviamente a equipa. Saíram dois jogadores muito importantes (Nunes e Jorge Luíz) mas em contrapartida conseguimos minorar um problema grave que (muitos parecem esquecer) tínhamos nas alas, com a entrada de Wender por troca com o pouco utilizado Abel (independentemente do valor que reconheço a este). Com a recuperação de Delibasic, se fossem conseguidos os reequilíbrios atrás (e foram-no), teríamos mais soluções de ataque para encarar a segunda volta da Liga. Jesualdo não foi capaz de fazer o aproveitamento cabal dos maiores recursos de que dispúnhamos no ataque, independentemente das dificuldades adicionais que as arbitragens nos foram colocando. Mais... numa altura em que por força de lesões e do baixo rendimento de alguns atletas, deixamos de ter alas, não foi capaz de impor um sistema alternativo para o qual dispunha de matéria prima mais que suficiente (e que já havia sido testado logo no início de época, antes da lesão de Deli). Pior (em minha opinião)... não foi capaz de passar para dentro do balneário e para o exterior a ambição de querer ir mais além e foi sobretudo isto que nos derrotou... porque se um líder receia o risco é porque não acredita. E a superação que a luta (desigual) contra os metralhas exige implica uma crença férrea. E quem acredita, para ser credível para aqueles que lidera, tem de assumir publicamente atitudes compatíveis com isso: não ter sempre um discurso defensivo, verberar as injustiças de forma veemente quando elas acontecem, acossar os adversários a todo o momento... Infelizmente o discurso ficou-se pelo politicamente correcto que hoje vale uma imagem de "gentleman" ao Prof., como se pode perceber pelos artigos de opinião de jornalistas e comentadores que durante a época terão visto um, dois, três(?) jogos do Braga, mas que à equipa serviu de força desmobilizadora. Isto foi o que mais me desiludiu nesta oportunidade histórica deitada ao rio: morremos e nem sequer esperneamos. Ficamos pelo caminho... e tudo bem, fizemos a nossa obrigação... Eu não exijo que o meu treinador seja um "gentleman"; o que quero é que seja sempre profissional e que se precisar de colocar em segundo plano a sua imagem em favor da equipa que o faça...

Pedro, que pena não teres ido ao jantar... estas questões que enumeras foram colocadas e JF respondeu a todas... O Ric estava presente e o Pereira. Quanto ao 4-4-2 que muitas vezes, neste fórum, achavas como adequado, JF referiu que o adoptou como solução de reurso, não que fosse apologista... Em relação ao Wender, é verdade que é influente, mas não foi tanto assim... inclusive chegou a ser relegado, facto esse que tinha esquecido e JF tratou de lembrar, nomeadamente contra o Marítimo.

2. Não posso contudo deixar de elogiar o trabalho que, globalmente, no plano estritamente técnico, o Prof. Jesualdo levou a cabo. Criou uma equipa com princípios de jogo e organização, independentemente das entradas e saídas de 1,2,3 jogadores. Todavia, a ideia que perpassa por aí de que os plantéis foram formados por iniciativa do Prof. Jesualdo não é correcta. A esmagadora maioria das contratações foi feita por iniciativa da SAD, via parceria com a Gestifute de Jorge Mendes, cabendo apenas ao Prof. sancionar as opções. De modo que os méritos atribuídos ao Prof. Jesualdo na formação do plantel são algo exagerados...
Concordo só que...

3. A entrada de Carvalhal é contudo um risco por dois motivos: em primeiro lugar porque mudar envolve sempre riscos, sobretudo quando se conseguiu uma estabilidade em torno dos lugares europeus; e em segundo lugar, porque a forma de abordar o jogo de Carvalhal é muito diferente do modo de pensar o futebol de Jesualdo (que é muito mais calculista). Este último aspecto deixa-me algo apreensivo porque penso que vai ser preciso um período relativamente largo de adaptação e tenho sérias dúvidas que Carvalhal tenha margem de manobra suficiente para enfrentar um período de transição algo prolongado, caso os resultados não ajudem... Uma transição com um treinador como Manuel Machado era muito mais simples porque as suas ideias são muito próximas das de Jesualdo. Mas também não me parece que fosse homem para ir mais longe que Jesualdo caso a oportunidade se proporcionasse...

4. Este aspecto já foi discutido noutro tópico, mas não é possível assumir a curto prazo a Liga dos Campeões como objectivo... o mais a que podemos aspirar é ter um comportamento que nos permita estar próximo dos metralhas, CASO ESTES FIQUEM ABAIXO DO SEU POTENCIAL, para no último terço do campeonato podermos assumir a luta ombro a ombro. Penso que esta situação dificilmente se passará de forma regular... por isso me refiro às duas últimas épocas como oportunidades históricas... Mas a acontecer é importante que tenhamos a ambição e a ousadia de acossar os metralhas, sem medos... à imagem do nosso capitão, Nem, por exemplo...

Uma nota final para dar nota da boa imprensa de Jesualdo, patente nos últimos tempos... com comentários de jornalistas e "opinion makers" que durante toda a época não foram capazes de escrever uma linha sobre o Braga (ou tampouco provavelmente assistir a um  jogo que fosse). Que pena que essa mesma imprensa não tenha sido usada em nosso favor quando de facto contava...
Concordo totalmente. JF tem um capital de simpatia tremendo. Basta reparar nos jantares SB em que ele foi convidado. Apareceram sempre jornalistas, o invés de outros...
Força Gverreiros

Quote from: Mau Maria on 18 de May de 2006, 10:03
;D ;D

Grande devaneio tiveste zé.... andas a tomar uns drops... ;D... ou a fumar umas coisas??

Ou uns whiskies... ;D ;D ;D

100% de acordo contigo...

O pessoal tem demonstrado alguma pequenez de pensamento e de ambição ao recear o que aí vem... É tempo de deixar para trás o passado, e o JF é passado, para além que que passou a ser um adversário a partir do momento que assume funções noutro clube (parece que é oficializado amanhã). Ainda por cima o BoaBosta que penso ser o mais importante adversário para a UEFA. Espero é que o apito dourado meta o papá e o filhote na prisa... ;D

É tempo, pois de dar força ao Braga. à SAD e sobretudo ao Carvalhal. A confiança dos adeptos é fundamental para a estabilidade do clube e consequentemente para que se voltem a fazer coisas boas... e melhores.

Dado tratar-se de um novo ciclo, é natural que o braga passe por algum período menos bom... Espero que aí a SAD seja forte a segurar o Carvalhal. Da maneira que as opiniões flutuam aí pelo ar, parece-me que ao primeiro deslize os adeptos vão se atirar ao treinador....
Também é o meu receio. Tens razão MM

Por isso penso que a opinião do Zé é muito importante nesta altura, para que todos pensem um pouco antes de começarem a chorar pelo passado (é a mania dos portugueses - sofrer por antecipação, daí o negativismo do nosso país... mas isso é outra história... fica para um Blog do Mau Maria que vai surgir muito em BREVE).

Força Braga.... com CARVALHAL... Vamos ter confiança.



8) 8)

Força Gverreiros

Pegando nas palavras do Ric, que subscrevo, acrescento que um papel no futuro próximo do SCB irá depender de nós adeptos.
Uma das razões, na minha opinião, do VSC ter descido de divisão, prende-se com o facto da massa associativa ter exercido uma enorme pressão junto da equipa. Quando esta pressão existe muitas vezes acaba por ser contaproducente.

Se ao menor sinal de insucesso houver contestação, não vai ser o treinador o princiapal prejudicado. Quem vai ser seriamente prejudicado vai ser o SCB. Vejam por exemplo a figurinha triste que fazem os adeptos do FCP.  Assobiaram o Adriaanse, "agrediram-no" e presentearam-no com lenços brancos... agora é o melhor do mundo!

Nós muitas vezes constatamos neste fórum que o SCb tinha sérias dificuldades para enfrentar adversários que jogavam muito fechados... estes adversários estão em maioria no nosso campeonato. estarei enganado se disser que quem ganhou o campeonato foi aquele que conseguiu mais pontos com os "pequenos"?

Força Gverreiros

lininho

Pegando novamente da questão dos descontentes & desconfiados com a mudança do treinador e que, provavelmente, não darão espaço de manobra ao treinador e se atirarão a ele ao mínimo deslize, acredito que a direcção tomará a coisa de pulso e,da mesma forma que com a assumida convicção que esta troca fará o Braga progredir, sairá a terreiro para defender a sua dama.
Mas também acredito que o medo de muitos, e não quero dizer adeptos do Braga ou deste e daquele clube - vocês sabem do que eu estou a falar -, fará que o mínimo deslize do Carvalhal e do Braga faça correr tinta, muita tinta, rios de tinta  nos pasquins por forma a que a destabilizar ou acentuar a destabilização que exista. Neste ponto, espero que a direcção saiba fazer a leitura dos acontecimentos e saiba por cobro ao caso, pois está patente que tal, no caso do tal deslize acontecer, tendo em conta o que foi mais que escrito pelos opinion makers a propósito da troca dos treinadores.
zé: futuro capitão. 8-)

Ricardo

#25
Quanto a Carvalhal, não era a minha opção, havia muitas outras antes mas a partir do segundo que vi no site oficial confirmado o nome de Carvalhal não me ouvistes falar de outros treinadores. E assim continuará a acontecer.
Quanto às saídas. Não creio que o rendimento da equipa titular tenha ficado assim tão manchado. Aliás, o defesa do Braga com menos golos sofridos por jogo foi mesmo o Paulo Jorge. Façam as vossas estatísticas mas até naquele jogo em que o Paços marcou "três" golos quem estava na defesa? WEllington e Nem! Também acho que com o Luís Filipe a defesa não perdemos muito nessa área. O que perdemos com a saída do Abel foi l Luís Filipe ala e o Jorge Luís meio ala. Mas ganhamos o Wender porque o Cesinha só a espaços e o Rossato que, apesar de não ter o mesmo pulmão do que o JL rematava de fora, que é uma coisa que eu espero que o Carvalhal incuta nesta próxima época. O que acho é que com as saídas de Dezembro (ou Janeiro) ficamos com menos banco, sem alas direitos e com menos soluções defensivas.Mas também, digam-me uma coisa. Quantos defesas é que são vendidos por um preço de €5 milhões em Portugal? Seria melhor vender o Nunes ou deixa-lo ficar cá? Quantos defesas esquerdos são vendidos por €3 milhões (que era a cláusula de rescisão)? Quantas vezes não rejeitamos valores deste tipo anteriormente (Silva, Zé Roberto) e depois nos arrependemos completamente?
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

cardoso

Excelentes achegas! excelente tópico!
às vezes dou comigo a pensar como, em pouco tempo, as cisrcunstâncias mudam e, com elas, mudam as opiniões. Isso não tem nada de estranho, só os burros é que não mudam porque não se conseguem adaptar às circunstâncias. Mas é admirável como este treinador terá sido preterido em favor de Jesualdo Ferreira e agora é escolhido pelo mesmo A. Salvador! Claro, mudaram as circunstâncias e mudaram outros factores...
Ao mesmo tempo, muitos dos que criticaram a opção Jesualdo por ter sido preterido o Carvalhal, criticam agora a opção Carvalhal por ter colocado de lado o Jesualdo!
Eu estou convencido que o que levou á saída de Jesualdo foi a questão financeira. Mas isso agora não interessa. O que interessa mesmo é que, de facto, a escolha do treinador não é o mais importante e acho que nós agora temos de nos centrar noutras coisas, nomeadamente a escolha dos reforços e as opções financeiras. Neste momento julgo que é de louvar o não colocar a fasquia muito alta. Por um lado, sente-se que este Braga pode estar preparado para voos altos, mas o risco é grande. Uma das razões que levou á queda do Guimarães foi o sonhar alto na UEFA.
Neste momento é importante escolher muito bem é os jogadores a contartar. E segurar alguns, é claro.

braguista365

BOAS!se as coisas estavam bem prk razão mudar? o mourinho foi 2 vezes campeao pelo porto ganhou uma taca de portugal,uma taca uefa e uma liga dos campeoes ,depois saiu para o chelsea,o trapatoni foi campeao pelo benfica ,depois saiu para o estugarda o scolari foi campeao mundial pelo brasil e depois veio para portugal ,e com estes exemplos ha mtos mais ,so k o k faz girar o futebol nao é o amor pelos clubes mas sim o dinheiro ,se eu hoje ofereco 100 amanha alguem vai oferecer 200.o prf apurou 3 vezes consecutivas o Braga para a taca uefa , talvez por isso exigiu um aumento de salario,o k a sad respondeu negativamente e assim se fecha um ciclo.terao sido essas as razoes ? nao sei e talvez nunca venha a saber.so k no futebol kem tem amor pelos clubes sao os adeptos ,os profissionais tem amor sim mas por kem oferecer melhres garantias financeiras.

Peixoto

Esta decisão da SAD que foi baseada no presuposto dos objectivos não terem sido alcançados é perfeitamente legítimo, em minha opinião.
Um funcionário, por exemplo da SONAE, que falhe os objectivos propostos vai para o olho da rua num abrir e fechar de olhos. As pessoas têm que se convencer que não chega ter uma imagem simpática e colocar uma equipa 1 vez em 5º lugar e 2 em 4º para ter o lugar garantido.
Por outro lado JF não teve culpa das 2 vendas de Inverno MAS não são 2 jogadores que fazem uma equipa, muito menos um plantel que se quer coeso e HOMOGÉNEO.
Vejam só que com a dupla Paulo Jorge e Nem o saldo da defesa é bastante positivo (creio até que melhor do que quando o Nunes estava lá, até Dezembro).

Só uma achega para alguns posts que já vi em vários tópicos no fórum sobre o currículo de JF em Braga: É verdade que o professor nos colocou em LUGARES EUROPEUS (em termos de campeonato) mas o APURAMENTO para a Taça Uefa foi redondamente falhado. Não houve participação efectiva na taça, mas antes numa PRÉ-eliminatória.
O BRAGA NÃO É UM GRANDE...É O ENORME!
http://img259.ima

Eustáquia

Quote from: Peixoto on 20 de May de 2006, 13:55
As pessoas têm que se convencer que não chega ter uma imagem simpática e colocar uma equipa 1 vez em 5º lugar e 2 em 4º para ter o lugar garantido.


Fdx, não és pobre a pedir...
Não estou a defender o treinador (deixa-o estar onde está que está bem), mas parece que um 5º lugar e dois 4º é uma coisa que se compra nas lojas dos chineses a 5€uros e já está.


Vou cantar um bocadinho
"Arre Burro que amanhã é sexta, sericotalho, bacalhau, azeite e alho, que amanhã é dia de trabalho" ;D