News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Vão ser mais de 23mil amanhã ou não....

Started by Zeus, 29 de March de 2007, 22:18

Previous topic - Next topic

BRAGA.COM

Eu quero ver é os espanhois mais 2 ou 3 anos na 2 liga......talvez 5,10,15,20,prontos fiquem lá que estão lá muito bem...
E depois podemos falar de assistençias
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

Afonso Matos

Quote from: BRAGA.COM on 31 de March de 2007, 11:49
Eu quero ver é os espanhois mais 2 ou 3 anos na 2 liga......talvez 5,10,15,20,prontos fiquem lá que estão lá muito bem...
E depois podemos falar de assistençias

Infelizmente, a quantidade é inimiga da qualidade.
Vais ver que eles sobem este ano. Nem que seja a pontapé já que os lobbys onde se incluem os jornais, querem é vender peixe.

comandantX

Quote from: 1 on 31 de March de 2007, 02:12
O Paulo tem razão  :'(

Não sei se há em Guimarães mas em Braga mesmo com borlas não sei se tínhamos 25000.

A única borla que me lembro foi em 96/97 contra o Rio Ave quando a Direcção deu um prenda de Natal aos sócios e acompanhantes. Mesmo com chuva diluviana estavam entre 30.000 a 35.000 adeptos a apoiar o S.C. Braga.
Só que se calhar nos registos a assistência foi de 0! Ahh não! Ainda não havia torniquetes!  :) A contagem era a dedo! Era fácil contar os lugares vazios...
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

comandantX

Quote from: Nelson on 31 de March de 2007, 10:45
Para mim, quem melhor dissecou e tirou as conclusões mais acertadas das comparações que têm sido feitas entre a fidelização dos adeptos do SCB e do VSC, sem dúvida nenhuma que foi o forista Kilo. Naquilo que ele disse é onde está exactamente a realidade! São precisos muitos anos para um clube crescer! Nós SCB tivemos azar com os fracos dirigentes que tivemos ao longo das últimas décadas (exceptuando o Presidente  Dr. Lito de Almeida, no final dos anos 70). Porque a partir daí estivemos sempre  dependentes de interesses e de negociatas locais. Tivemos um período negro na nossa história, porque enquanto clubes médios como nós, tiveram dirigentes à altura, crinando património e infraestruturas, nós estivemos entregues aos interesses camarários.

Esse Dr, que falas VENDEU A TAÇA AOS MURCÕES EM 1977!!!! >:(
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Afonso Matos

Quote from: comandantX on 31 de March de 2007, 12:22
Para mim, quem melhor dissecou e tirou as conclusões mais acertadas das comparações que têm sido feitas entre a fidelização dos adeptos do SCB e do VSC, sem dúvida nenhuma que foi o forista Kilo. Naquilo que ele disse é onde está exactamente a realidade! São precisos muitos anos para um clube crescer! Nós SCB tivemos azar com os fracos dirigentes que tivemos ao longo das últimas décadas (exceptuando o Presidente  Dr. Lito de Almeida, no final dos anos 70). Porque a partir daí estivemos sempre  dependentes de interesses e de negociatas locais. Tivemos um período negro na nossa história, porque enquanto clubes médios como nós, tiveram dirigentes à altura, crinando património e infraestruturas, nós estivemos entregues aos interesses camarários.
Não passou da intenção de venda pois o Braga  nunca viu os 500 contos "acordados".
Acho eu... Bem feita! Eheheheheheh

Rato_RedBoys92

Eu nem ia comentar mas pronto...
Viram o jogo?Eu como apreciador de futebol e anti-espanhol vi o jogo do principio ao fim....E eu pergunto: de que valeram aqueles 24 mil?!?!?Algumas vez na televisao ouviu-se fortemente a cantar guimaraes?!?!Nao...Sbem porque?!!! Porque muitos dos que le estavam foram so para ver a bola por ser o jogo que era...

QUANTIDADE NAO É SINONIMO DE QUALIDADE...NOS SOMOS POUCOS MAS BONS...

Kilo

Quote from: Paulobo - VitoriaSC on 31 de March de 2007, 02:12
Quote from: Kilo on 31 de March de 2007, 02:03
Nem me ia dignar a responder neste tópico...mas há coisas que me irritam!

Alguém tem a coragem de dizer que eles são melhores que nós?

Os verdadeiros bracarenses são tão bons como eles, não há diferenças nenhumas!

Onde é que alguem escreveu que nos somos melhores que vcs ou vice-versa?!?!?!?!?!!? Ninguem escreveu agora, mas é um sentimento que anda por aí, sem dúvida!

Como tal o 1º e 2º ponto são escusados.
QuoteSomos menos, isso sim! Agora há que encontrar as razões!

1º - Eles viveram durante muitos anos na situação que estamos agora, na luta pelos primeiros lugares! Logo o numero de fidelizados aumentou ao longo dos anos! Processo que apenas começou há 3 anos no Braga! Existe amor ao clube deles porque o clube primeiro entusiasmou(desde há cerca de 20 anos +/-) e depois fidelizou, não é nenhuma fórmula mágica nem nada de único...enfim! Veremos o Braga daqui a 10, 15 anos! Se mantiver esta regularidade de resultados, veremos de que clube serão os futuros jovens desta cidade. Vejam a principal faixa etária de apoiantes deles!

2º - Braga cresceu muito à custa da migração, principalmente da zona de trás-os-montes e alto minho! Que equipas apoiam as pessoas dessas zonas? Pois... É preciso tempo para que os filhos e netos dessas pessoas se fidelizem à terra e ao clube! Veremos com o nosso crescimento o numero de jovens apoiantes dentro de poucos anos! Julgavam que era rápido e fácil? Amigos, não há formulas mágicas pra ninguem!

QuoteNao é pelo preço dos bilhetes, não é pelas condiçoes do estadio, não é pelas competições em que estamos envolvidos, é apenas...uma questão de tempo! Deixem o clube crescer aos poucos, porque o que precisamos é de adeptos como nós neste fórum, e esses não nascem como cogumelos, infelizmente!

Uma questão de tempo e mentalidades. (Não, podes tirar a parte da mentalidade, é só mesmo uma questão de tempo)

Ricard8

Quote from: Afonso Matos on 31 de March de 2007, 12:52
Não passou da intenção de venda pois o Braga  nunca viu os 500 contos "acordados".

????
Que raio de estoria é essa?? Alguem pode explicar detalhadamente?

Bracarus

estava para não escrever nada, mas não resisti:
- em 1º lugar, temos naturalmente de reconhecer a capacidade mobilizadora, coisa que ninguém em Braga toma rédeas para a fazer, e que a promoção ao jogo em nada se compara ao que é feito em Braga
- em 2º, todos sabemos que a assistência de ontem, foi um caso excepcional, tal e qual em Braga foram os jogos há uns anos atrás, com o Rio Ave, Chaves ou belenenses (este há 2/3). Via-se e ouvia-se ontem, que não era público de futebol !
Fizemos nós um ambiente muito mais espectaular, ruidoso e colorido com o Tottenhnam do que aquela dita "quantidade" ontem. Como já disse outrora, independentemente dos números, não há em Portugal ambiente mais fabuloso que o que os bracarenses (academistas e braguistas) sabem, podem e tem (pontualmente) feito.
- em 3º lugar, sabemos que o bairrismo não é aqui tão grande, mas isso não faz de nós braguistas ou do SCBraga um clube ou sócios menores ! Eu não me sinto minimizado face a um adepto do guimarães ! Antes pelo contrário. Amo tanto o meu clube, como eles amam o deles ! E também não vou ter vergonha, pelo facto de na minha cidade viver gente que não liga patavina ao futebol, ou que haja muitos ou poucos adeptos de outros clubes !
- em 4º lugar, tudo leva o seu tempo. Se por hipótese, as coisas se mantivessem desportivamente assim, facilmente os adeptos braguistas aumentariam e os vimaraneses diminuíram. Como também já disse em tempos, o Guimarães também colhe frutos de boas épocas da década de 90
- em 5º lugar, as assistências de Guimarães e independentemente de serem maiores que as nossas, a diferença efectiva não é a que parecer ser. Continuo na minha, de que em Braga se reduz o que em Guimarães se acrescem : números de espectadores (não me refiro ao jogo de ontem, pois nem consegui ver as bancadas todas).
- em 6º lugar, não tenho dúvidas de que no sub consciente os adeptos do Guimaraes haja uma necessidade de fazerem algo que os destaque. Quiçá, um pouco da psicologia das multidões ! Ou seja, parece-me que se crou neles, uma necessidade de afirmação, que se reflecte nas assistências. Fica a dúvida, se no dia em que para ganhar fosse efectivamente preciso ter mais gente em Braga, se de facto não conseguiríamos também...

Por fim, em nada, mas nada invejo o Guimaraes.
Tem muitas mais razões eles, em nos invejarem, que nós a eles. ;)

lipe

Quote from: Paulobo - VitoriaSC on 31 de March de 2007, 01:23
Quote from: lipe on 31 de March de 2007, 01:19
Quote from: Paulobo - VitoriaSC on 31 de March de 2007, 01:01
Quote from: Afonso Matos on 31 de March de 2007, 00:38
E o que viram esses quase 25000? Uma valente porcaria de jogo disputado por duas equipas muito fraquinhas.
Sabem uma coisa? Tenho pena deles.

Não tenhas.......

Deverias escrever assim...... porra, eles mesmo sabendo que o jogo ia ser disputado por duas equipas fraquinhas e (acrescento eu) praticar um futebol fraquinho, ainda vão 24.853 ao estádio?!!?!?!??!?!?!!?
II liga.
Liga VITALIS  ;D
A água faz bem.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Nelson

Quote from: Afonso Matos on 31 de March de 2007, 12:52

Pois... é verdade que o Dr. Litos Almeida vendeu a Taça aos Morcões! Só que na altura foi um período áureo na vida do Clube. A seguir vieram os presidentes-funcionários (Camarários) e outros,   e  o glorioso SCBraga esteve entregue aos bichos! Delapidaram o pouco que o Braga tinha, nunca se soube o que foi feito da sede no centro da cidade, e mais recentemente, um tal presidente  Oliveira (nada de confundir com João Oliveira que foi e é um grande bracarense) ofereceu de mão beijada três grandes jogadores, Tiago, R. Rocha e Armando, aos lampiões!
Felizmente que nos apareceu um Salvador...

Ricardo

Puseram 24 mil pessoas no estadio? Ainda bem.

Mas eu estou preocupado e com as pessoas que nos pomos no estadio. Os numeros deles sao-me tao indiferentes como os numeros do Chaves, do Portimonense ou do Leixoes. Que facam bom proveito deles e os usem para subir a BWIN liga...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Filipe

pelo k a comunicação social diz....é um encontro entre dois historicos......será!!

mas o nosso clube é presente.....isso é k interessa..

saudações braguistas

Paulobo - VitoriaSC

Quote from: lionelpower on 31 de March de 2007, 03:22

Caro Paulobo - VitoriaSC, muito bem que tu falas,mas eu também tenho dados concretos:

MAIS VALE UM BRAGA UM DIA CAMPEÃO COM 10 MIL ADEPTOS, DO QUE UM BRAGA MEDIANO PARA TODA A VIDA COM 25 MIL ADEPTOS!!

Claro!! Que é que interessa o número de adeptos ou simpatizantes? A única pessoa a quem isso deve interessar é ao Salvador que anda sempre preocupado com isso. Nem que eu fosse o único adepto. O Braga neste momento é o quarto melhor clube em Portugal, com ou sem adeptos, e isso é o que interessa. Agora espectadores. A China é o país com mais população no mundo, no entanto aquilo não deixa de ser uma miséria... (só para dar um exemplo). Por isso, essa questão de adeptos/qualidade não tem razão que se lhe diga, porque senão o Benfica era sempre campeão... LOL
[/quote]
QuoteDEGRADAÇÃO DO BESSA

O Boavista está mesmo pelas ruas da amargura. Dizem-me que no Bessa não há um tostão nem para pregar um prego. O Estádio está a começar a entrar num processo de degradação impensável nos tempos do pai Valentim.
Os painéis electrónicos já não funcionam há dois jogos e nem se sabe quando vão começar a funcionar é tudo uma questão de dinheiro que não há.
As câmaras de segurança para vigilância do recinto do jogo nos dias em que há espectáculo, quase metade estão avariadas e não se dá um passo para as arranjar. Vão avariando e vão ficando.
Já se diz que se um dia destes houver no Bessa um jogo complicado, daqueles em que os adeptos partem cadeiras, esses lugares vão ficar vagos por muito mais tempo. O pior de tudo isto é que não se vislumbra oposição para combater este tipo de situações. Mais dia, menos dia, o Boavista nem clube nem estádio. Nada. Tudo pode cair nas mãos de um grupo estrangeiro que se estará a marimbar para os interesses do clube
E esta?
Eles tb já estiveram lá em cima.

Não quero dizer com isto, que é o que vai acontecer ao braga, mas o futuro do futebol português é negro e se não somos nós (adeptos) a "segurar" o n/ clube........ existem mais exemplos. Entendes pq razão o salvador tanto se preocupa com o nº de adeptos. Eles/nós somos o futuro dos n/ clubes, a razão pela qual os clubes existem e mais, são fontes de rendimentos directos e indirectos.

Directos - pelas cotas e mais recentemente, cadeiras anuais que pagamos.
Indirectas - pelos possíveis patrocínios que podem angariar, pelos produtos que pode vender etc etc.

Nós (adeptos de um qualquer clube) somos uma fonte de rendimento que nenhum clube pode esquecer. Vê os exemplos de Inglaterra e espanha e a forma como "usam" um grande activo chamado adepto e a forma como utilizam os craques para chegar a esse alvos (adeptos=consumidores).

Exemplo: Uma simples bomba de gasolina. Eu por exemplo não me importava de fazer mais uns Km para abastecer o meu carro numa bomba do meu clube. Como eu muitos mais faziam o mesmo.

Não tenhas a menor duvida que nós (adeptos) somos a alma, a força, a vida, a razão da existencia  de um qualquer clube. É isso que faz de um clube um grande clube. E neste tempo em que o dinheiro comanda a vida, não tenhas duvidas que Adepto = Dinheiro.

Por isso coloquei aqui o exemplo do boamerda, já foram campeões, tiveram na liga dos campeões e ..... e..... Quando sairem de lá os Loureiros, o que será daquele clube de bairro com meia duzia de adeptos?!?!?!?!?!? Um proximo Setubal!?!?!?!?!? Um proximo salgueiros?!?!?!?!

BRAGA FOREVER

Caro Paulobo - VitoriaSC ,mas tu ainda acreditas que são os adeptos que "seguram os clubes"em Portugal?

Neste momento se fossem os adeptos a "segurarem" os clubes podes querer que só ficavam os 3 metralhas, Braga e Guimarães.

Hoje em dia os clubes não podem estar á espera do dinheiro dos seus associados para conseguirem equilibrio económico,mas sim partirem em busca de novas fontes de receitas,efectuando parcerias com todo o tipo de entidades,essencialmente com a televisão que controla literalmente o futebol moderno.

O S.C.Braga de momento é o 4º clube mais televisionado de Portugal,e continuando nesta rota de sucesso de gestão empresarial dos últimos anos,podes ter a certeza que a fonte de dinheiro resultante dos adeptos vão ser simples"gotas no oceano"!

Eu discordo quando dizem que os adeptos são sinónimo de grandeza,pois para mim um clube para se tornar grande tem de ganhar títulos e neste contexto o Braga e o Guimarães estão muito longe de clubes como o Boavista,Belenenses e até mesmo o Setubal que é um clube de exemplo máximo de má gestão empresarial.

Infelizmente esta é a realidade dos nossos dois clubes. :-\
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Arsenalista

Quote from: BRAGA FOREVER on 31 de March de 2007, 17:45

Hoje em dia os clubes não podem estar á espera do dinheiro dos seus associados para conseguirem equilibrio económico,mas sim partirem em busca de novas fontes de receitas,efectuando parcerias com todo o tipo de entidades,essencialmente com a televisão que controla literalmente o futebol moderno.

Também concordo contigo, mas a maioria dessas novas fontes de receitas estão directamente dependentes do nº de adeptos que funcionam como mercado para esses produtos. Se por exemplo o clube entra numa politica de merchandising quantos mais associados tiver mais mercado tem para colocar seus produtos, quantos mais adeptos no estádio mais chama os agentes publicitários e as televisões a investir, devido à exposição a que ficam submetidos, enfim depois umas coisas levam a outras tipo, porque é que os 3 metralhas se podem dar ao luxo de fazer parcerias com operadores de telecomunicações, bancos, gasolineiras, etc... porque tem mercado.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

BRAGA FOREVER

Quote from: Arsenalista on 31 de March de 2007, 18:43
Quote from: BRAGA FOREVER on 31 de March de 2007, 17:45

Também concordo contigo, mas a maioria dessas novas fontes de receitas estão directamente dependentes do nº de adeptos que funcionam como mercado para esses produtos. Se por exemplo o clube entra numa politica de merchandising quantos mais associados tiver mais mercado tem para colocar seus produtos, quantos mais adeptos no estádio mais chama os agentes publicitários e as televisões a investir, devido à exposição a que ficam submetidos, enfim depois umas coisas levam a outras tipo, porque é que os 3 metralhas se podem dar ao luxo de fazer parcerias com operadores de telecomunicações, bancos, gasolineiras, etc... porque tem mercado.

Certo,mas convém não esquecer que estou a referir-me á realidade do futebol português.

Quanto maior é um clube no nº de adeptos e no seu universo associativo,obriga também a ter orçamentos e fichas salariais totalmente irrealistas para o futebol Português!

Basta olhar um pouco para os metralhas e constatar que á bem pouco tempo atrás só se falava em venda de património.

Resumindo, continuo a achar que o nº de adeptos de um clube não é a parte mais importante para a sustentabilidade de um clube...em Portugal. ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Dracul

Os adeptos podem não ser o mais importante quando se fala de receitas, pois o grosso do dinheiro vem das transmissões televisivas e dos patrocinadores, mas nenhum clube se consegue afirmar sem adeptos. O Boavista não tem adeptos suficientes para se aguentar no topo, apesar de ter conseguido um título recentemente.
Aliás, creio que em Portugal, além dos metralhas, só o Braga e o Vitória é que têm possibilidades de conseguir um apoio considerável. Basta ver o número de adeptos que levam nos jogos fora. Os lampiões têm uma base de implantação nacional; o Sporting, embora menos, mas também tem adeptos por todo o o país; o FCP, com a grande maioria dos adeptos na própria cidade, tem uma capacidade de mobilização  superior à dos rivais da capital.
Tendo em conta as devidas diferenças, Braga e Vitória mobilizam mais adeptos nas suas deslocações, pois todos eles viajam das respectivas cidades.
Por muito que nos custe, o Vitória tem mais adeptos que o Braga, isso é um facto incontornável. Não quer dizer que sejam melhores, mas são mais. Os lampiões também são muitos e por todo o lado mas são uma cambada de broncos.
Claro que o Braga tem muita margem para crescer e se continuar no top do futebol português, vai concerteza crescer.
Mas temos que considerar notável que uma equipa da segunda liga meta mais de 20.000 pessoas num jogo. Neste momento, em Braga, isso seria impensável.
No entanto, cabe aos responsáveis do nosso clube implementar as medidas necessárias para que o SCB possa crescer sustentadamente. Para que não nos aconteça o mesmo que ao Boavista, que depois de ser campeão nunca mais fez nada. Isto já para não falar em históricos como a Académica, Belenenses ou Setúbal, com visitas à segunda divisão e estádios quase vazios.

disco infiltrator

Quote from: Paulobo - VitoriaSC on 31 de March de 2007, 00:56
Quote from: Zeus on 31 de March de 2007, 00:12
parabens caro pedro, acho que foste o único que conseguiu ler nas entrelinhas, eu ao falar disto não me interessa se os espanhois vão ganhar ou não ou se estão na 1ª ou na 2ª, o que é triste é que nós em braga não conseguimos ter mais gente no estádio porque o clube também não faz nada por isso.
Os espanhóis são catalogados do 4º clube com mais assistências porque fazem estes esquemas quase todos os jogos, eu se quizer ver aqueles energumes jogar vou ver de graça (deus me livre ka xixa) mas o que é facto é que se fizessem patrocinios das bancadas com empresas o braga ía buscar dinheiro independentemente dos bilhetes oferecidos aumentassem o numeros de assistência ou não.( que certamente que aumentava).

Nós com a embalagem futebolística que trazemos dos ultimos três anos mais uma boa moldura humana todos os jogos acima dos 15 mil... meu deus para quando
Fala quem não sabe.

1º Não temos patrocínio da Radio Popular. A radio popular era patrocinadora da camisola do VSC no ano passado. Este ano não tem qualquer ligação ao VSC.

2º Tens de me dizer como vais ver jogos de graça pois eu tive de comprar 2 bilhetes de acompanhante a 5 Euros cada um para levar dois amigos meus. Cada cartão de sócio só deveria dar para comprar um bilhete de acompanhante, mas como em todo o lado existem amigos nas bilheteiras, como no meu caso, não tenho amigos nas bilheteiras tive de levar dois cartões para comprar dos bilhetes.

3º O problema do braga não é os preços, o estádio, as borlas, etc... etc... O problema do braga são os próprios sócios do braga. Vcs arranjam desculpas para tudo, hoje estivemos 24853 no estádio onde as mulheres entraram de borla, (entre 4.000 a 5.000), os bilhetes de acompanhante foram entre 4.000 a 5.000. Como sabes fazer contas se tirarmos estes 10.000 ficam os 14.000/15.000 de sempre que pagam cotas e a cadeira anual e vão ver os jogos

Agora faz uma analise destes nºs e transporta para a realidade de braga.

- Achas que mesmo de borla, levavam 5.000 mulheres a ver um jogo do braga ?!?!?!?!?
- Achas que o braga levava 5.000 adeptos de futebol mas que não são sócios do braga, mesmo que o bilhete estivesse a 5 €!?!?!??!
- A jogar na honra contra o leixões?!?!?!?!
- Em que todos nós sabemos que o espetáculo de futebol vai ser fraco??!?!?!?!
- Com uma noite fria e chuvosa!?!?!?!?!??!
- Num estádio apelidado por vcs de remendado?!?!?!?!?!
- E o jogo dava na televisão?!?!?!?!?!?!

Pah, desculpa mas não me acredito. Pois o problema de braga está em vcs mesmos. Tudo o que eu questionei em cima, iam servir de desculpas para os FRACOS adeptos do braga não irem ver o jogo. (chamo de  fracos, a todos aqueles que pensam desta maneira, pois sei que em braga existem sócios que tb pensam como nós, só que ainda são poucos)

Vcs tem uma boa equipa, um bom estádio, estão a fazer um bom campeonato e a jogar na 1ª e no fundo, no fundo continuam a arranjar desculpas estúpidas para ficar na ***** do sofá, ao calor do aquecedor e no conforto da vc casa.

Por momentos esqueçam que é o VSC...... mas vejam o exemplo que hoje demos ao pais, do quanto amamos o nosso clube independentemente do estado em que estamos.

Na verdade dizem que somos o 4ª em termos de assistências do futebol português...... tenho duvidas pois não sei se o lampiões, lagartos ou tripeiros fariam o que hoje nós fizemos em prol de um clube e de uma coisa que nos amamos .... o nosso VSC.

O braga e os seus adeptos só vão encher o estádio quando a mentalidade do adeptos do braga mudar.

Na minha opinião vcs são o verdadeiro problema para as fracas assistências no vs estádio.

Nota: estou a falar daqueles que não vão ao estádio e que estão sempre aqui a arranjar desculpas estúpidas, (estádio, preços, marketing, acessibilidades, frio, chuva, etc etc).

DESCULPEM, MAS TINHA DE ESCREVER ISTO, POIS ATÉ A MIM ME IRRITA A PORCARIA DAS DESCULPAS QUE AQUI SE ESCREVEM.

Paulo concordo a 100% contigo. Contudo, a mentalidade não se muda nem se cria de um dia para o outro.

Repara, O SCB está na sua melhor fase desportiva de sempre e as assistências, por muito que custe dizer, são muito fracas. Em Braga muitas pessoas são comodistas, não há bairrismo e não há uma grande ligação da cidade ao clube - tudo correcto. Apesar dos resultados o povo não adere. O que se pode fazer? Não há uma receita mágica. Por isso, todos aqueles detalhes que tu falas como "desculpas" serão por onde se poderá fazer alguma coisa para se tentar aumentar as assistências.

Também te digo, num cenário perfeito, optimizando-se todos os recursos: o EMB estar a funcionar a 100%, o SCB com uma gestão perfeita, a equipa conseguir excelentes resultados, marketing a funcionar, etc etc Quando se chegar a estes níveis e mesmo assim a população não aderir: por mim fica provado que a cidade não quer mesmo saber do SCB e o clube nunca irá crescer mesmo. Enquanto isso vamos acreditar que se pode mudar a situação e  lutar por maiores assistências.

Eu não concordo em nada com esta frase: "MAIS VALE UM BRAGA UM DIA CAMPEÃO COM 10 MIL ADEPTOS, DO QUE UM BRAGA MEDIANO PARA TODA A VIDA COM 25 MIL ADEPTOS!!" Não concordo mesmo! O Boavista é o exemplo perfeito. De que lhes adiantou serem campeões???? Para mim a força de um clube são os seus adeptos. Por isso um clube como o VSC, mesmo na segunda, continua a ser tão falado. Por muito que custe admitir a alguns, os vossos adeptos são melhores em quantidade e qualidade. Se o SCB jogasse na segunda divisão iria ter sempre assistências ao nível de um jogo de hoquei em patins. Sei que virá aqui gente contestar o que escrevi, mas é a verdade e conscientemente teremos que admitir que é assim. No entanto acredito no SCB e na cidade. Temos todas as condições para sermos cada vez mais e maiores.

Por isso, já que a população não adere e não se pode criar uma lei que os obrigue a ir ao EMB, temos que agarrar aquelas situações que tu dizes serem "desculpas" para se tentar mudar o cenário actual. Eu sou um grande crítico deste EMB e não duvido que afasta gente do estádio mas como essa situação existem outras (afastamento da direcção em relação aos sócios, marketing inexistente, etc etc). É aí que se poderá actuar para chamar mais gente ao estádio. Além de fazer um trabalho sério de divulgação junto dos mais novos para se formarem novos braguistas. A par disto deverão sempre aparecer os bons resultados desportivos - que são importantes mas não são tudo.

Pelo menos eu não vejo outro caminho para se chamar mais gente ao EMB....Consequentemente, não vejo aquelas situações como "desculpas" mas como problemas que deverão ser resolvidos e nunca ignorados. Caso se ignorem e as pessoas se acomodem as assistências irão se manter na mesma ou até diminuir.

El Che

Quote from: Bracarus on 31 de March de 2007, 13:03
estava para não escrever nada, mas não resisti:
- em 1º lugar, temos naturalmente de reconhecer a capacidade mobilizadora, coisa que ninguém em Braga toma rédeas para a fazer, e que a promoção ao jogo em nada se compara ao que é feito em Braga
- em 2º, todos sabemos que a assistência de ontem, foi um caso excepcional, tal e qual em Braga foram os jogos há uns anos atrás, com o Rio Ave, Chaves ou belenenses (este há 2/3). Via-se e ouvia-se ontem, que não era público de futebol !
Fizemos nós um ambiente muito mais espectaular, ruidoso e colorido com o Tottenhnam do que aquela dita "quantidade" ontem. Como já disse outrora, independentemente dos números, não há em Portugal ambiente mais fabuloso que o que os bracarenses (academistas e braguistas) sabem, podem e tem (pontualmente) feito.
- em 3º lugar, sabemos que o bairrismo não é aqui tão grande, mas isso não faz de nós braguistas ou do SCBraga um clube ou sócios menores ! Eu não me sinto minimizado face a um adepto do guimarães ! Antes pelo contrário. Amo tanto o meu clube, como eles amam o deles ! E também não vou ter vergonha, pelo facto de na minha cidade viver gente que não liga patavina ao futebol, ou que haja muitos ou poucos adeptos de outros clubes !
- em 4º lugar, tudo leva o seu tempo. Se por hipótese, as coisas se mantivessem desportivamente assim, facilmente os adeptos braguistas aumentariam e os vimaraneses diminuíram. Como também já disse em tempos, o Guimarães também colhe frutos de boas épocas da década de 90
- em 5º lugar, as assistências de Guimarães e independentemente de serem maiores que as nossas, a diferença efectiva não é a que parecer ser. Continuo na minha, de que em Braga se reduz o que em Guimarães se acrescem : números de espectadores (não me refiro ao jogo de ontem, pois nem consegui ver as bancadas todas).
- em 6º lugar, não tenho dúvidas de que no sub consciente os adeptos do Guimaraes haja uma necessidade de fazerem algo que os destaque. Quiçá, um pouco da psicologia das multidões ! Ou seja, parece-me que se crou neles, uma necessidade de afirmação, que se reflecte nas assistências. Fica a dúvida, se no dia em que para ganhar fosse efectivamente preciso ter mais gente em Braga, se de facto não conseguiríamos também...

Por fim, em nada, mas nada invejo o Guimaraes.
Tem muitas mais razões eles, em nos invejarem, que nós a eles. ;)

Concordo plenamente