News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Campeonato do Mundo Catar 2022

Started by Observador, 09 de November de 2022, 12:23

Previous topic - Next topic

PAF

Quote from: O ILUMINADO on 01 de December de 2022, 21:01
Eu acho que a derrota da Espanha até acaba por os favorecer..
Na teoria sim, "jogam" com Marrocos em vez de Croácia e talvez Portugal em vez de Brasil, na prática logo veremos. Não sei se Marrocos está mais fraco que a Croácia e menos ainda se Portugal está mais fraco que o Brasil. Os jogos têm sido quase todos muito equilibrados. Mesmo Costa Rica que levou 7 da Espanha quase se apurava.
Para Portugal seria Espanha ou Alemanha (se o japão fosse eliminado), seria o mesmo.

Hucry

Quote from: PAF on 01 de December de 2022, 21:30
Quote from: O ILUMINADO on 01 de December de 2022, 21:01
Eu acho que a derrota da Espanha até acaba por os favorecer..
Na teoria sim, "jogam" com Marrocos em vez de Croácia e talvez Portugal em vez de Brasil, na prática logo veremos. Não sei se Marrocos está mais fraco que a Croácia e menos ainda se Portugal está mais fraco que o Brasil. Os jogos têm sido quase todos muito equilibrados. Mesmo Costa Rica que levou 7 da Espanha quase se apurava.
Para Portugal seria Espanha ou Alemanha (se o japão fosse eliminado), seria o mesmo.

Face ao estilo de jogo acho que é preferível jogar contra a Espanha do que contra a Alemanha.
A Espanha é muito especulativa, às vezes, passa largos minutos sem conseguir nada de relevante, já a Alemanha, é bem mais repentina e uma equipa de piques, é mais agressiva, mas defende muito pior (não fosse o treinador Hansi Flick..). Ainda assim, acho que a nível individual ofensivo a Alemanha tem mais predicados, historicamente, sentimos mais dificuldades com eles.


Hucry

Devo ter muito azar mas quando vejo jogos do Bayern e da Alemanha vejo com cada frangada do Neuer...

Chiquitilha

   Epá!
   Este forum anda muito sensível. Não se pode dizer nada, nem mesmo falar em "momento" que tem sempre alguém a ficar ofendido. Fonix!!!
   Nem tinha duvidas sobre quem queria entre Abel Ruiz e Lukaku. Até porque Lukaku é um ponta de lança e Abel é bom a jogar no apoio.
Mas "prontos". De querer fazer notar como os adeptos dão valor ao "agora" e, por vezes de bestial passam a besta numa fração de segundo, até eu querer dizer que Abel é o mesmo que Lukaku...mais calma.
   Que forum abespinhado. Fonix!

NightHawk

Quote from: O ILUMINADO on 01 de December de 2022, 21:28
Hansi Flick a mostrar exatamente as mesmas lacunas na Alemanha que já tinha mostrado no Bayern, a transição defensiva simplesmente não existe.. 

Penso que o grande objetivo da Alemanha passa pela conquista do europeu 2024 que jogará em casa e parece-me que será Flick a prepará-lo.. mas até ver, melhorias nulas em relação a Joachim Low.

Será um treinador de One Season Wonder?

O Flick foi Campeão Europeu a jogar assim....

A questão é que uma coisa é jogar com as linhas subidas e ter toda a gente aberta na frente arriscando tudo na transição defensiva tendo gajos como o Davies, Alaba, o Hernandez, o Pavard e o Upamecano na defesa, outra coisa é fazê-lo com o Sule e o Raum e outros assim. Não é por acaso que o Pavard e o Hernandez fazem mais vezes de centrais do que laterais no Bayern, porque ali o que conta é ter gajos rápidos para ir buscar as transições, já que 90% do tempo o Bayern está em ataque organizado. A defesa da Alemanha tirando o Rudiger (que tem os seus dias, ainda hoje tem um jogo desastroso) é muito fraca para o nível que a Alemanha deveria ter e apesar do ataque "demolidor" que eles conseguem ter muitas vezes (a verdade é que hoje a Costa Rica podia ter levado 8 ou 9 - para além dos 4 golos que sofreu teve 3 bolas nos postes, 2 defesas impossíveis do Navas e mais 2 ou 3 lances de golo falhados) é quase kamikaze jogar assim quando se tem defesas tão fracos lá atrás. Ainda hoje na primeira vez que o Costa-riquenho na direita correu em profundidade quase faz golo porque o Rudiger e o Raum andaram a brincar e os 2 golos da Costa Rica não se admitem numa equipa de topo mundial.

Outro problema da Alemanha é que o fim de ciclo nunca o foi. Tiraram da equipa alguns (tipo Boateng, Hummels, etc) mas mantiveram outros (Neuer, Muller) e depois voltaram com o dito atrás e já cabiam todos. Não tenho muitas dúvidas que desta vez a coisa vai ter o mesmo impacto do falhanço de 2000. Vai mesmo haver mudança de ciclo. Até podem manter o treinador (já que só lá está há 2 anos) mas vão ser tomadas ações quase de certeza para "acabar" de vez com a geração do Mundial 2014 e muito provavelmente restituir 2 coisas que sempre foram fundamentais no futebol alemão e que neste momento não existem: uma defesa sólida e um ponta de lança de topo mundial. Vai demorar anos como demorou a reconstruir tudo desde 2000 (apesar do sucesso inesperado em 2002) mas já sabemos como são os alemães e daqui a 6, 8, 10 anos estarão aí a ganhar novamente. Acho difícil ganharem já em casa em 2024 porque não vejo como criar uma defesa sólida em 2 anos com a base que neste momento têm e falta um ponta de lança que não se acha assim em pouco tempo.

Por outro lado, o Musiala se calhar vai ser o melhor jogador do mundo em 2024, vai dar água pela barba ao Mbappé e ao Haaland pelo ceptro... melhorando a definição é um craque de topo e pode vir a ser dos melhores de sempre.

Hucry

Concordo com tudo NightHawk.

E em relação ao Musiala, bem, é um génio, o toque de bola e a finta curta é assombroso, diria mesmo que tem tudo para ser top 3 mundial em pouco tempo.. é quase uma ofensa dar o prémio de golden boy ao Gavi em detrimento dele, coitado do Gavi à beira dele.

Hucry

Em 2024 será difícil ganharem, acima de tudo porque excluindo o Musiala, não estou a ver ninguém mais novo a ter um nível maior do que o que estes têm atualmente.

Têm o Adeyemi e o Moukouko a aparecer, o Musiala que é fora de série, o Wirtz (que me parece estar a estagnar) e poucos mais jogadores... mesmo aquela equipa que ganhou o euro sub21 à dois anos atrás, não vejo jogadores para subir muito mais deste nível (que já é bastante alto, do meio campo para a frente, haverá alguma seleção superior? Hoje jogaram com Gundogan, Goretzka (o nível deste tem caido a pique..), Musiala, Kimich, Gnabry, Sané e Muller. Há alguma seleção claramente superior a isto no Mundial? Talvez a França.. no ataque, porque no meio campo, não é. É um tremendo falhanço de Hansi Flick.

A Alemanha era das melhores equipas do Mundial, criaram oportunidades suficientes para ganhar os 3 jogos, a nível defensivo é que deixam muito a desejar e aqui há claro demérito do treinador que não se soube adaptar.

Em relação aos pontas de lança, nos últimos anos, os pontas de lança que mais se destacaram era o Mário Gomez e o Klose, nem um nem outro eram top mundial, é a prova que não é preciso um ponta de lança top mundial para ganhar de novo..

É um falhanço inexplicável, eram claramente a melhor equipa a nível individual do grupo e top 3 do Mundial quanto a mim..

Hucry

Curiosamente, tem sido um mundial fraquinho dos jogadore dos City, praticamente que nenhum destacou sequer minimamente... estranho.

JR1287

Quote from: O ILUMINADO on 02 de December de 2022, 01:46
Curiosamente, tem sido um mundial fraquinho dos jogadore dos City, praticamente que nenhum destacou sequer minimamente... estranho.
Parece que o Haaland está em grande forma...

Zav

Ricardo Horta titular.
Vamos Gverreiro!

Magicobraga


rpo.castro

Dos jogadores em risco de suspensão só joga o Neves, de resto sai o Felix, Fernandes e o Dias. Sai também o Bernardo e claro o Nuno Mendes.

Entre o Felix e o Bruno Fernandes até era bom que 1 visse o amarelo hoje para não corrermos o risco de ficar com os 2 indisponíveis no mesmo jogo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Quote from: PAF on 01 de December de 2022, 18:19
Quote from: Enorme_Guerreiro on 01 de December de 2022, 14:36
Quote from: PAF on 01 de December de 2022, 12:04
Enorme guerreiro
Identificaram um argumento parvo? Argumento parvo é a tua opinião... que aqui vale tanto como a minha. Era o que faltava ser argumento parvo porque tu achas.
Achar que um jogador sempre que fizer um carrinho pode tocar a bola com as mãos porque é um movimento natural, para mim é parvo hoje e será sempre e se lances destes não forem marcados facilmente podem ser aproveitados pelos defesas. Para mim isto é factual.

Quanto ao árbitro ser o mesmo do jogo de Portugal, o quê que abona  a favor ou contra a minha opinião? Felizmente ainda sei pensar por mim... a única coisa que se pode concluir de ser o mesmo árbitro é e volto a repetir, as tretas que a FIfa vai mandando para o ar no futebol em nada o beneficiam nos últimos anos, bem pelo contrário, porque convém frisar a lei não mudou. basicamente nem os árbitros que têm dezenas ou centenas de horas de formações sabem aplicar estas tretas, o que só por si diz muito. Quanto ao IFAB, acho que toda a gente percebeu onde queria chegar quando falei da FIFA e não IFAB, a FIFA é o orgão máximo do futebol mundial e sem ela nenhuma regra ou recomendação é apresentada ou mudada. Todas as alterações ao futebol mundial só acontecem com autorização da FIFA. Por isso tiro ao lado nesse preciosismo...
Quanto ao lance dei a minha opinião, os árbitros aplicaram as tretas da FIFA ao sabor dos ventos porque elas não são claras nem factuais, bem pelo contrário, para mim não é fora de jogo, no máximo seria falta do avançado, fora do jogo nunca. Mas aplicando a treta da FIFA, diz que o jogador não fez um corte deliberado, e isso é óbvio que não fez, nunca ia fazer o corte para os pés do Griezman e parece-me claro que o avançado francês incomodou o jogador Tunisino. (para mim sem falta, por isso jogada legal)

Bem, com um argumento parvo, vieram outros a seguir...

"Era o que faltava ser argumento parvo porque tu achas."
Era o que faltava não ser parvo porque tu achas que não é... É assim que se faz? Obviamente que está implícito que é parvo na minha opinião, nunca disse que era factual que era parvo.

"Achar que um jogador sempre que fizer um carrinho pode tocar a bola com as mãos porque é um movimento natural, para mim é parvo hoje e será sempre e se lances destes não forem marcados facilmente podem ser aproveitados pelos defesas. Para mim isto é factual."
Como te contradizes tão rápido, credo... Não é factual, é a tua opinião! E eu até concordo contigo nisto, como disse desde o início, agora o teu argumento inicial do "se este lance não é penalty, basta aos defesas fazerem carrinhos que nunca será falta", como se isso fosse algum argumento de jeito. Como se o que o Gimenez fez fosse sempre vantajoso em todos os lances, ou como se fossem começar a haver lances destes em catadupa... E como já respondi ao RPO.CASTRO, se os defesas se podem aproveitar disto, os avançados também se podem aproveitar do contrário e começar a mirar aos braços dos defesas. Dá para os dois lados...

"Quanto ao IFAB, acho que toda a gente percebeu onde queria chegar quando falei da FIFA e não IFAB, a FIFA é o orgão máximo do futebol mundial e sem ela nenhuma regra ou recomendação é apresentada ou mudada. Todas as alterações ao futebol mundial só acontecem com autorização da FIFA. Por isso tiro ao lado nesse preciosismo..."
Certo! Então, visto que em Portugal todas as leis têm de ser aprovadas pelo presidente da república, sempre que uma lei nova passa a existir, é responsabilidade do presidente da república e nunca do parlamento, é isso? A FIFA é parte do IFAB, mas o IFAB não pertence à FIFA, é um organismo independente, ponto. "Isto é factual"

"Mas aplicando a treta da FIFA, diz que o jogador não fez um corte deliberado, e isso é óbvio que não fez, nunca ia fazer o corte para os pés do Griezman"
Mais um argumento p... desprovido de sentido. Ora, sempre que um jogador falhar um passe ou rematar para a bancada, nunca será uma ação deliberada então, certo? Porque é óbvio que eles não querem falhar passes ou chutar para a bancada de propósito...
A "treta da FIFA" simplesmente põe a regra em palavras. Se nos lances de braço na bola ainda entendo a confusão ou a crítica, aqui faz zero sentido. Era suposto as regras (ou indicações, se quiseres) dizerem o quê? É óbvio que é preciso diferenciar os tipos de toques num defesa, ou não? Uma coisa é um ressalto ou um jogador que se estica para tentar o corte e raspa na bola, outra é um defesa passar a bola direitinha ao avançado... São ou não diferentes? Se são diferentes, essa diferença tem de ser descrita de alguma maneira, ou não? E a melhor maneira de a descrever é diferenciando se o toque é deliberado ou não, parece-me claro. Claro que isso vai gerar sempre discussão em casos limite, mas alguma coisa tem de ser escrita para diferenciar, senão tinha de ser objetivo e uma relação de toca/não toca no defesa nunca é/é sempre fora de jogo. Diz lá como seriam as "tretas do PAF" para estes lances então, fiquei curioso agora.

"a tua opinião... que aqui vale tanto como a minha."
Certo, isso nunca esteve em causa...

Começando pelas leis, a FIFA tem 50% dos votos no IFAB, sem a FIFA não há leis no futebol. E mesmo depois da decisão estar no tomada no IFAB é a FIFA que passa a sua aplicação à prática, como, quando e de que forma, além das formações aos árbitros. Por isso não vejo onde estão as tuas dúvidas sobre quem decide o quê no futebol mundial. (comparação com o PR sem qualquer sentido)

No resto, refiro-me a tretas porque em casos que são factuais como o penalty português mesmo com todas as tretas da FIFA nem sequer os árbitros de classe mundial estão de acordo, logo as referências da FIFA servem mesmo para quê? Confundir?
Aplica-se o mesmo ao lance da França sem tirar nem pôr.
Acrescer volumetria ao corpo é penalty, se o gajo faz um carrinho afinal a volumetria já não conta? Que regras são estas? Desculpa mas só se forem regras para gente parva!
Para mim todos os lances de mão em que a mão está claramente desviada do corpo são penalty, a não ser que a bola venha de um ressalto, ou remates muito perto, que é a única situação que admito entraria o entendimento do árbitro.
E sim, por muito que te custe aceitar é factual que se lances como os de Portugal não forem marcados, vai haver jogadores a usarem isso para cortar bolas,  os jogadores podem perfeitamente ter menos cuidados a defender, usando mesmo a mão para impedir jogadas, se estiverem com as pernas abertas a bola acabará defendida pela mão como aconteceu no caso do jogador uruguaio. Basta fazerem o carrinho mais lateral como fez o uruguaio principalmente em lances laterais e não de frente como o de Portugal e a mão estará sempre a apoiar o corpo. Se a mão estiver aberta lateralmente e levarem com a bola é penalty sem margem para dúvidas, se estiver atrás das costas e defenderem a bola como o jogador do Uruguai fez já não é penalty, que lógica é que isto tem?
E mais, tens dúvidas que nos cruzamentos há jogadores a tirar vantagens de serrem marcadas todas as mãos aos dias de hoje, mesmo com a mão encostada ao corpo em muitos casos? Que não mudam a sua forma mesmo de cruzar? As equipas e quem treina não anda a dormir.

Golo da França foi anulado por causa da ação do avançado francês, apenas e só por isso. Podes concordar ou discordar. Mas a ação do avançado é factual, toda a gente a viu.
Para mim mesmo com essa ação a regra é uma treta. Já tu, tendo em conta o que vens defendendo deves concordar com ela, porque é o que diz a IFBA e o árbitro limitou-se a cumprir isso. Basicamente tendo em conta que o jogador francês limitou a ação do defesa empurrando-o, o corte que foi feito não foi natural, logo diz a regra da Fifa que não é uma nova jogada mas sim continuação, logo griezman está fora de jogo.
Eu limito-me a ser coerente, 2 regras de treta, que só confundem adeptos e que não resolvem nada no futebol, pelo contrário (se calhar é isso que a FIFA quer) No jogo de Portugal para mim o árbitro esteve bem e ontem esteve mal, não devia ter anulado o golo.
Eu discordo totalmente da regra e da decisão.
França apresenta queixa na FIFA sobre o golo anulado, embora não seja conhecida a base (se é o fora de jogo se é por ser após apito final).
https://www.reuters.com/lifestyle/sports/france-file-complaint-fifa-after-griezmann-goal-disallowed-2022-11-30/
Quem não sente não é filho de boa gente.

Enorme_Guerreiro

Quote from: rpo.castro on 02 de December de 2022, 14:15
Dos jogadores em risco de suspensão só joga o Neves, de resto sai o Felix, Fernandes e o Dias. Sai também o Bernardo e claro o Nuno Mendes.

Entre o Felix e o Bruno Fernandes até era bom que 1 visse o amarelo hoje para não corrermos o risco de ficar com os 2 indisponíveis no mesmo jogo.
Acho uma estupidez os cartões não limparem mais cedo. O cartão amarelo faz parte do jogo, num torneio tão curto suspender um jogador durante um jogo por levar amarelo em dois jogos é demasiado penalizador. Pelo que vi, só limpa dos quartos para as meias, ou seja, só não se pode falhar a final, de resto pode-se falhar todos os jogos...

Sif


gvrreiro_96

O melhor marcador de sempre do Braga a marcar um golo por Portugal num mundial!
Mais um para juntar à lista dos feitos que não imaginava ver quando comecei a apoiar este grande clube.

Quim

O Horta torna-se assim no primeiro jogador do Braga (português, pelo menos) a marcar numa fase final de uma grande competição (mundial ou europeu).

Pedreira

Incrível: o post do Twitter da SportTv só salienta o passe do Pepe, não o golo do Ricardo Horta! Nem o nome do nosso clube é mencionado pelos relatadores de serviço! Agora imaginem se o Horta jogasse onde onde nós sabemos...

rpo.castro

Quote from: gvrreiro_96 on 02 de December de 2022, 15:20
O melhor marcador de sempre do Braga a marcar um golo por Portugal num mundial!
Mais um para juntar à lista dos feitos que não imaginava ver quando comecei a apoiar este grande clube.
não foi preciso mudar de clube nem foi de férias.
Marcar mais um golo (qualquer um) não?
Quem não sente não é filho de boa gente.

NightHawk

Grande Horta! Bom jogo, bem no golo e juntamente com Dalot e Vitinha foi dos melhores!