News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Campeonato do Mundo Catar 2022

Started by Observador, 09 de November de 2022, 12:23

Previous topic - Next topic

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: O ILUMINADO on 28 de November de 2022, 21:13
Se aquela tripla substituição (Palhinha-Matheus-Ramos) é aos 70 em vez dos 80, Portugal ainda marcava mais um ou dois.

O Matheus Nunes enterrou a carreira ao ir para o Wolves, em progressão e transporte é top 10 mundial, e não, não estou a exagerar, a queimar linhas e terreno é absolutamente surreal. Este gajo em 10 segundos tem a bola na área adversária.

já eu acho que foi indecente em tirar o CR7...

se já se sabia que ia haver o penalty não o tirava para ele bater o record!!!!! 🤬🤬🤬🤬🤬🤬

rua com este fernando santos que é uma grande besta!!! 🤬🤬🤬🤬🤬🤬
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Hucry

O Pepe atinge níveis estratosféricos em fase de finais seleção, com 40 anos não vejo muitas performances destas.

rpo.castro

Quote from: O ILUMINADO on 28 de November de 2022, 21:29
O Pepe atinge níveis estratosféricos em fase de finais seleção, com 40 anos não vejo muitas performances destas.
E vindo de paragem completa, esperava o pior.
O Nuno Mendes deve ter rebentado
Quem não sente não é filho de boa gente.

RuberAlbus

Depois daquela substituição do Leão pelo Neves, nunca mais digo mal do Artur Jorge  :-X

Vá lá que ainda foi a tempo de emendar a mão. O nosso Horta foi lá passar férias. Mas sendo honesto, duvido que tenha nível para mais.

JR1287

Quote from: RuberAlbus on 28 de November de 2022, 21:33
Depois daquela substituição do Leão pelo Neves, nunca mais digo mal do Artur Jorge  :-X

Vá lá que ainda foi a tempo de emendar a mão. O nosso Horta foi lá passar férias. Mas sendo honesto, duvido que tenha nível para mais.
Não foi passar férias, foi colaborar. Na minha opinião ele é suplente do suplente (Rafael Leão), por isso só jogará em situações muito especiais, mas que podem ocorrer. Mas para já me parece previsível... Mas, ainda assimz de certeza que está muitíssimo feliz de lá estar! É aproveitar!

NightHawk

Até ver há várias parecenças com 2016. Jogamos muito pouco, temos desbloqueado jogos com golos "caídos do céu" e o fator "sorte" tem estado lá.

A grande diferença com 2016 é que temos um 11 com mais qualidade e um banco com muito melhores opções. Temos de facto um grupo com qualidade individual provavelmente no top 5 mundial, se calhar até top 3. Vejo a França e a Inglaterra com um plantel melhor que o nosso, de resto não vejo mais ninguém claramente com melhores opções individuais, talvez a Alemanha no meio campo e ataque mas os defesas estão num nível muito abaixo tirando o Rudiger, a Espanha tem um meio-campo de luxo mas o ataque comparado com o nosso é muitíssimo mais fraco individualmente. Temos um plantel com vários titulares de Man City, PSG, Man Utd, o melhor jogador da Serie A, etc, etc. Quer no jogo contra o Gana quer hoje essa profundidade de plantel valeu-nos a vitória mesmo com muitos erros de posicionamento e até nas substituições (contra o Gana entra o William quando o jogo já estava lento - salvou-se termos marcado no minuto seguinte de penalty, hoje abre o meio campo todo com a saída do Neves para entrar o Leão - não sofremos o 1-1 por 3 vezes quase por milagre).

Até ver as seleções mais consistentes e que têm jogado melhor têm sido França, Espanha e Brasil (no meu entender). Mas isto a partir de sábado será tudo muito diferente. Outra competição começa. Vamos ter seleções com boas fases de grupos a cair e outras que se seguraram por arames a irem por aí fora. Isto quando passa a eliminatórias muda tudo. Veja-se o que aconteceu à França no ano passado ou à Espanha em 2018.

Hucry

Discordo.

Até acho que Portugal para aquilo que nos tem habituado, até fez um jogo bastante razoável, houve claramente uma altura que foi um descalabre entre os 70 aos 80 quando tirou o Rúben Neves para meter o Leão (foi uma à Artur Jorge..) em que Portugal não sofreu por sorte, foi aí que o Uruguai criou 3 oportunidades claras num espaço de 7 minutos, mas no resto do jogo, foi controlado por Portugal.

Após a entrada de Matheus e Palhinha, Portugal passou a controlar e a voltar a criar, e acabou o jogo a ter oportunidades em catadupa.

Achei que se esteve melhor hoje do que contra o Ghana, não se joga grande coisa, mas pelo que tenho visto neste Mundial, não vejo equipas a jogar muitíssimo mais.. excluindo a Espanha (jogar com um meio campo completo de um clube é outra fruta), quem disser o contrário é porque não está a ver os jogos.

rpo.castro

Eu também acho que Portugal está a jogar melhor, com melhores dinâmicas desde há bastante tempo. Então comparar com 2016 em que simplesmente não criavamos situações de golo e era o jogo para o empate é um exagero.

A equipa tem bola procura o golo, o futebol é atrativo sem ser nada de extraordinário. Se no primeiro jogo a defesa comprometeu, ontem esteve bem sobretudo o Cancelo e as dificuldades vêm pela saída do Ruben Neves e entrada do Leão (wtf). Para mim e da maior parte dos comentadores que ouvi pré jogo, Palhinha é o jogador que mais garantias oferece na posição 6.

O mínimo dos mínimos está assegurado: a passagem. À partida nos oitavos apanhamos a Suíça, que será um jogo muito diferente destes (como o Uruguai 2018). Depois serão os tubarões todos.
Acho que chegando aos quartos já é uma prestação boa. Chegar às meias seria excelente mas depois existindo equipas como a França (potencial adversária meia final) ou o Brazil as nossas hipóteses são diminutas. Mas seria muito bom apanhar a Alemanha e ver se temos capacidade pra eles.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Pedro Bala

Quote from: NightHawk on 28 de November de 2022, 23:24
Até ver há várias parecenças com 2016. Jogamos muito pouco, temos desbloqueado jogos com golos "caídos do céu" e o fator "sorte" tem estado lá.

A grande diferença com 2016 é que temos um 11 com mais qualidade e um banco com muito melhores opções. Temos de facto um grupo com qualidade individual provavelmente no top 5 mundial, se calhar até top 3. Vejo a França e a Inglaterra com um plantel melhor que o nosso, de resto não vejo mais ninguém claramente com melhores opções individuais, talvez a Alemanha no meio campo e ataque mas os defesas estão num nível muito abaixo tirando o Rudiger, a Espanha tem um meio-campo de luxo mas o ataque comparado com o nosso é muitíssimo mais fraco individualmente. Temos um plantel com vários titulares de Man City, PSG, Man Utd, o melhor jogador da Serie A, etc, etc. Quer no jogo contra o Gana quer hoje essa profundidade de plantel valeu-nos a vitória mesmo com muitos erros de posicionamento e até nas substituições (contra o Gana entra o William quando o jogo já estava lento - salvou-se termos marcado no minuto seguinte de penalty, hoje abre o meio campo todo com a saída do Neves para entrar o Leão - não sofremos o 1-1 por 3 vezes quase por milagre).

Até ver as seleções mais consistentes e que têm jogado melhor têm sido França, Espanha e Brasil (no meu entender). Mas isto a partir de sábado será tudo muito diferente. Outra competição começa. Vamos ter seleções com boas fases de grupos a cair e outras que se seguraram por arames a irem por aí fora. Isto quando passa a eliminatórias muda tudo. Veja-se o que aconteceu à França no ano passado ou à Espanha em 2018.

Parece-me que estás a desvalorizas excessivamente o Brasil, que para mim vai ganhar isto sem se cansar muito. E têm melhor seleção que nós.

NightHawk

#169
Quote from: Pedro Bala on 29 de November de 2022, 09:12
Quote from: NightHawk on 28 de November de 2022, 23:24
Até ver há várias parecenças com 2016. Jogamos muito pouco, temos desbloqueado jogos com golos "caídos do céu" e o fator "sorte" tem estado lá.

A grande diferença com 2016 é que temos um 11 com mais qualidade e um banco com muito melhores opções. Temos de facto um grupo com qualidade individual provavelmente no top 5 mundial, se calhar até top 3. Vejo a França e a Inglaterra com um plantel melhor que o nosso, de resto não vejo mais ninguém claramente com melhores opções individuais, talvez a Alemanha no meio campo e ataque mas os defesas estão num nível muito abaixo tirando o Rudiger, a Espanha tem um meio-campo de luxo mas o ataque comparado com o nosso é muitíssimo mais fraco individualmente. Temos um plantel com vários titulares de Man City, PSG, Man Utd, o melhor jogador da Serie A, etc, etc. Quer no jogo contra o Gana quer hoje essa profundidade de plantel valeu-nos a vitória mesmo com muitos erros de posicionamento e até nas substituições (contra o Gana entra o William quando o jogo já estava lento - salvou-se termos marcado no minuto seguinte de penalty, hoje abre o meio campo todo com a saída do Neves para entrar o Leão - não sofremos o 1-1 por 3 vezes quase por milagre).

Até ver as seleções mais consistentes e que têm jogado melhor têm sido França, Espanha e Brasil (no meu entender). Mas isto a partir de sábado será tudo muito diferente. Outra competição começa. Vamos ter seleções com boas fases de grupos a cair e outras que se seguraram por arames a irem por aí fora. Isto quando passa a eliminatórias muda tudo. Veja-se o que aconteceu à França no ano passado ou à Espanha em 2018.

Parece-me que estás a desvalorizas excessivamente o Brasil, que para mim vai ganhar isto sem se cansar muito. E têm melhor seleção que nós.

Sim, esqueci-me do Brasil, tens razão. Tem mais opções ofensivas mas piores laterais e acho que o nosso meio campo tem mais alternativas, mas sim está lá nos favoritos. Não acho que tenham um "plantel" muito superior ao nosso mas é um bocado como a Alemanha, tem opções ofensivas para dar e vender.

Em relação às opiniões ao nosso jogo, Portugal ontem foi controlando o jogo com bola, é certo, também porque é assim que o Uruguai joga, mas até fazer o 1-0, num lance em que tem alguma sorte, só tinha criado uma oportunidade, a do Félix. Não percebo onde estão essas oportunidades todas que fomos criando ou esse jogo ofensivo que fomos tendo (não fizemos sequer nenhuma aproximação perigosa até à oportunidade do Félix na 2ª parte, ou seja 50 e tal minutos de zero perigo). A melhor oportunidade do jogo até ao 1-0 é do Uruguai e é de golo iminente (1vs1 com o GR). Depois do 1-0 o Uruguai tem 3 oportunidades flagrantes e nós depois com a entrada dos médios todos conseguimos estancar um pouco o Uruguai mas estava ainda assim o jogo bastante perigoso porque eles conseguiam na mesma meter gajos entre linhas e é então que vem o penalty. Depois do 2-0 o Uruguai desistiu do jogo e só aí é que criamos várias oportunidades de golo. Mas aí o jogo já tinha "acabado".

E é mais um penalty em que se fosse ao contrário se calhar estávamos aqui todos a dizer que fomos roubados. Já vi penalties destes serem marcados e outros não serem. Não há qualquer critério, cada árbitro marca o que quer e o que lhe apetece. Até o avençado do Pedro Henriques ontem se contradisse todo ao explicar o lance. 1º diz que conta a posição natural do corpo (que seria o caso, o jogador está em queda, nem olha para a bola sequer), depois diz que conta a volumetria do corpo (e justifica o penalty por isso, que a mão aumenta a volumetria do corpo) mas dá o exemplo do lance da defesa Diogo Costa ao Betancur para dizer que o defesa uruguaio podia ter feito como o Diogo e portanto não precisava de meter a mão em baixo, escusado será dizer que um GR sai com um centro de gravidade mais baixo e com os braços abertos para aumentar as possibilidades de defesa, o que dá estabilidade ao corpo na queda, coisa que um defesa não pode fazer senão aí sim aumenta a volumetria do corpo com o braço. Um ex-árbitro que vem com um exemplo destes mostra mesmo que só está ali para dar a opinião que convém a quem lhe paga.

Eu deixei completamente de saber se um lance de mão é falta ou não. Em qualquer jogo e em qualquer campeonato. Não há qualquer tipo de regra, cada um marca o que quer. Então agora com o VAR é mesmo à vontade do freguês à frente da TV. Sinceramente, eu não sei se o lance de ontem é penalty ou não.

Hucry

Para mim, é claramente penalti.

Vê-se imensos lances desses a não ser marcados, é muito subjetivo, ele não tem onde meter o braço, porque abordou o lance assim.. é que o Bruno Fernandes mete-lhe a cueca e ficava isolado, e ele acrescentou literalmente uma perna, involuntariamente, mas acrescentou.

Eu acho que todo os lances deste tipo devem ser penaltis.. ainda para mais quando é lance de golo iminente.


joelvm

Quote from: O ILUMINADO on 29 de November de 2022, 10:16
Para mim, é claramente penalti.

Vê-se imensos lances desses a não ser marcados, é muito subjetivo, ele não tem onde meter o braço, porque abordou o lance assim.. é que o Bruno Fernandes mete-lhe a cueca e ficava isolado, e ele acrescentou literalmente uma perna, involuntariamente, mas acrescentou.

Eu acho que todo os lances deste tipo devem ser penaltis.. ainda para mais quando é lance de golo iminente.

Pois, mas isto não é de achar, nem é subjetivo.
A lei é clara e o árbitro falhou a sua aplicação

https://www.theifab.com/law-changes/2021-22/
Slide 38

PEDRØ XVI

Nenhum dos lances que a FIFA mostra nesses vídeos e tu te baseias para dizer que não é penalti é sequer comparável com o de ontem.
Os dois exemplos mais próximos que a FIFA mostra resultam de cruzamentos e são muito diferentes do lance de ontem. Ontem o Bruno mete uma 'cueca' e se a bola passa ficaria isolado em frente ao GR quase na pequena área, um lance claro de golo! Se isto não é penalti então não sei o que será.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Pé Ligeiro

Quote from: joelvm on 29 de November de 2022, 10:53
Quote from: O ILUMINADO on 29 de November de 2022, 10:16
Para mim, é claramente penalti.

Vê-se imensos lances desses a não ser marcados, é muito subjetivo, ele não tem onde meter o braço, porque abordou o lance assim.. é que o Bruno Fernandes mete-lhe a cueca e ficava isolado, e ele acrescentou literalmente uma perna, involuntariamente, mas acrescentou.

Eu acho que todo os lances deste tipo devem ser penaltis.. ainda para mais quando é lance de golo iminente.

Pois, mas isto não é de achar, nem é subjetivo.
A lei é clara e o árbitro falhou a sua aplicação

https://www.theifab.com/law-changes/2021-22/
Slide 38

Aquele lance nunca podia ser penalty. O jogador está em queda e o braço dirige-se para o chão para amparar a queda
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro Bala

Quote from: Pé Ligeiro on 29 de November de 2022, 11:33
Quote from: joelvm on 29 de November de 2022, 10:53
Quote from: O ILUMINADO on 29 de November de 2022, 10:16
Para mim, é claramente penalti.

Vê-se imensos lances desses a não ser marcados, é muito subjetivo, ele não tem onde meter o braço, porque abordou o lance assim.. é que o Bruno Fernandes mete-lhe a cueca e ficava isolado, e ele acrescentou literalmente uma perna, involuntariamente, mas acrescentou.

Eu acho que todo os lances deste tipo devem ser penaltis.. ainda para mais quando é lance de golo iminente.

Pois, mas isto não é de achar, nem é subjetivo.
A lei é clara e o árbitro falhou a sua aplicação

https://www.theifab.com/law-changes/2021-22/
Slide 38

Aquele lance nunca podia ser penalty. O jogador está em queda e o braço dirige-se para o chão para amparar a queda

O braço ampara de facto a queda mas está colocado exatamente atrás do corpo, não ao lado como seria mais natural.

Hucry

Quote from: Pé Ligeiro on 29 de November de 2022, 11:33
Quote from: joelvm on 29 de November de 2022, 10:53
Quote from: O ILUMINADO on 29 de November de 2022, 10:16
Para mim, é claramente penalti.

Vê-se imensos lances desses a não ser marcados, é muito subjetivo, ele não tem onde meter o braço, porque abordou o lance assim.. é que o Bruno Fernandes mete-lhe a cueca e ficava isolado, e ele acrescentou literalmente uma perna, involuntariamente, mas acrescentou.

Eu acho que todo os lances deste tipo devem ser penaltis.. ainda para mais quando é lance de golo iminente.

Pois, mas isto não é de achar, nem é subjetivo.
A lei é clara e o árbitro falhou a sua aplicação

https://www.theifab.com/law-changes/2021-22/
Slide 38

Aquele lance nunca podia ser penalty. O jogador está em queda e o braço dirige-se para o chão para amparar a queda

Mas estais a brincar ou a falar a sério?

Como se o vídeo do slide 38 fosse sequer equiparável ao de ontem.. por amor de deus.

Comparar um cruzamento que em um jogador faz o carrinho para interceptar e a bola bate na mão pois ele se apoiou para fazer o carrinho com um lance em que um jogador depois de levar uma cueca dentro de area mete a mão entre as pernas para se apoiar, para impedir um lance iminente de golo.. é a tática das 3 pernas, é pedir aos nossos centrais para começar a utilizar este truque então.

Se o lance de ontem não é penalti, então mais vale começar a não marcar penaltis por mão na bola.

Para mim, é penalti claríssimo. E o árbitro esteve muitíssimo bem.

Aliás, o árbitro só esteve mal no critério disciplinar, se fosse rigoroso, aos 60, o Uruguai já jogava com 9.

Hucry

Quote from: PEDRØ XVI on 29 de November de 2022, 11:32
Nenhum dos lances que a FIFA mostra nesses vídeos e tu te baseias para dizer que não é penalti é sequer comparável com o de ontem.
Os dois exemplos mais próximos que a FIFA mostra resultam de cruzamentos e são muito diferentes do lance de ontem. Ontem o Bruno mete uma 'cueca' e se a bola passa ficaria isolado em frente ao GR quase na pequena área, um lance claro de golo! Se isto não é penalti então não sei o que será.

Completamente. Tentar justificar um lance com imagens de lances que não tem nada a ver é só surreal.

100%SCB

Eu por acaso, sem olhar a regras, acho um lance discutível porque me parece completamente involuntário.
No entanto, nestes tipo de lances só tem é de haver uma regra e decidir consoante essa mesma regra, para não haver lances "iguais" com decisões diferentes.
FORÇA BRAGA

NightHawk

Quote from: O ILUMINADO on 29 de November de 2022, 11:48
Quote from: Pé Ligeiro on 29 de November de 2022, 11:33
Quote from: joelvm on 29 de November de 2022, 10:53
Quote from: O ILUMINADO on 29 de November de 2022, 10:16
Para mim, é claramente penalti.

Vê-se imensos lances desses a não ser marcados, é muito subjetivo, ele não tem onde meter o braço, porque abordou o lance assim.. é que o Bruno Fernandes mete-lhe a cueca e ficava isolado, e ele acrescentou literalmente uma perna, involuntariamente, mas acrescentou.

Eu acho que todo os lances deste tipo devem ser penaltis.. ainda para mais quando é lance de golo iminente.

Pois, mas isto não é de achar, nem é subjetivo.
A lei é clara e o árbitro falhou a sua aplicação

https://www.theifab.com/law-changes/2021-22/
Slide 38

Aquele lance nunca podia ser penalty. O jogador está em queda e o braço dirige-se para o chão para amparar a queda

Mas estais a brincar ou a falar a sério?

Como se o vídeo do slide 38 fosse sequer equiparável ao de ontem.. por amor de deus.

Comparar um cruzamento que em um jogador faz o carrinho para interceptar e a bola bate na mão pois ele se apoiou para fazer o carrinho com um lance em que um jogador depois de levar uma cueca dentro de area mete a mão entre as pernas para se apoiar, para impedir um lance iminente de golo.. é a tática das 3 pernas, é pedir aos nossos centrais para começar a utilizar este truque então.

Se o lance de ontem não é penalti, então mais vale começar a não marcar penaltis por mão na bola.

Para mim, é penalti claríssimo. E o árbitro esteve muitíssimo bem.

Aliás, o árbitro só esteve mal no critério disciplinar, se fosse rigoroso, aos 60, o Uruguai já jogava com 9.

Isto toda a gente tem certezas porque na maior parte das vezes olha com os óculos da sua equipa.
O Editor da ESPN também é "muito claro" em dizer que o penalty é um erro e que contraria "claramente" as indicações do IFAB.
Não consegui ler a nota do Duarte Gomes, mas parece-me que também concorda com esta posição dado que fala num erro do árbitro no final do jogo.
O Mark Halsey, antigo árbitro da premier league também acha o penalty um erro chocante: https://www.thesun.co.uk/sport/20583950/mark-halsey-portugal-penalty-world-cup-uruguay/

E claro depois temos o nosso amigo avençado do Pedro Henriques como já referi acima. Nenhum destes é um mero adepto, são especialistas na matéria e mesmo assim não concordam entre si.

Hucry

NIGHTHAWK, aceito o que dizes e compreendo que haja opiniões diferentes, não vale é a pena andarmos aqui a tentar justificar decisões com comparações de lances que não têm nada a ver.

Em relação às palas, assentam-me bem porque quando se trata do meu clube ou do meu país, jamais conseguirei ser imparcial.

Mas em relação ao lance de ontem, se fosse contra Portugal, diria o mesmo, que é penalti. Acho que deve haver é uniformização da ideia, ou são todos ou não é nenhum, como se vê por ai, há varios que não são marcados e outros que são. Eu acho que este tipo de penalti deveria ser sempre marcado, e não tem nada a ver com intercepções de cruzamentos, é lance iminente de golo.