News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Será Verdade que o dono do PSG comprou 21,67% da SAD

Started by BragaSempre, 10 de October de 2022, 08:25

Previous topic - Next topic

tiago1992

Quote from: NightHawk on 13 de October de 2022, 13:49
Quote from: Somos Braga! on 13 de October de 2022, 13:18
Quote from: tiago1992 on 13 de October de 2022, 13:07
Quote from: Somos Braga! on 13 de October de 2022, 13:02


Através de aumento do capital da SAD (boa solução para a SAD, mas, péssima para o clube uma vez que o clube será incapaz de acompanhar estes aumentos e o resultado disso será o clube em meia dúzia de anos ficar com apenas 2 ou 3% da SAD mesmo não vendendo nenhuma ação da mesma)


O aumento do capital da SAD tem de ser aprovado por quem? Só pelos acionistas? Neste caso o clube sendo acionista tem uma palavra  dizer mas como só temos 30 e tal % corremos o risco de ser aprovado mesmo sendo contra nossa vontade é isso?
Não sei. Não conheço ao pormenor se as ações tipo A nos dão o poder de impedir um aumento de capital.

Mas, admitindo que temos poder de veto, esse poder está na mão de AS que provavelmente iria aprovar esse aumento de capital.

Posso estar enganado, mas, nestes 20 anos de presidência do AS tenho ideia que já foi feito um pequeno aumento de capital (implicou a redução da percentagem do clube na SAD) sem que fosse necessária aprovação dos sócios. Se não estou em erro, aquando da criação da SAD, o clube ficou com 40%, agora tem menos 3% apesar de não ter vendido ações.


Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

Um aumento de Capital só pode acontecer com aprovação do SC Braga Clube. É um dos poderes das ações do tipo A:

Quote1 - As ações das sociedades anónimas desportivas são de duas categorias:
a) Categoria A, as que se destinam a ser subscritas pelo clube fundador, nos casos em que a sociedade tenha sido constituída nos termos da alínea c) do artigo 3.º;
b) Categoria B, as restantes.
2 - As ações da categoria A só são suscetíveis de apreensão judicial ou oneração a favor de pessoas coletivas de direito público.
3 - As ações são sempre nominativas.


1 - Nos casos referidos na alínea c) do artigo 3.o, a participação direta do clube fundador na sociedade anónima desportiva não pode ser inferior a 10 % do capital social.
2 - No caso referido no número anterior, as ações de que o clube fundador seja titular conferem sempre:
a) O direito de veto das deliberações da assembleia geral que tenham por objeto a fusão, cisão, ou dissolução da sociedade a mudança da localização da sede e os símbolos do clube, desde o seu emblema ao seu equipamento; b) O poder de designar pelo menos um dos membros do órgão de administração, com direito de veto das respetivas deliberações que tenham objeto idêntico ao da alínea anterior.
3 - Os estatutos da sociedade desportiva podem subordinar determinadas deliberações da respetiva assembleia geral à autorização do clube fundador.
4 - O clube fundador pode também participar no capital social da respetiva sociedade desportiva através de uma sociedade gestora de participações sociais, sem prejuízo do disposto no n.o 1.


1 - Nos aumentos de capital das sociedades anónimas desportivas têm direito de preferência os que já forem acionistas da sociedade e os associados do clube fundador, se for caso disso, nos termos determinados pelos estatutos da sociedade.
2 - Caso a sociedade anónima desportiva seja constituída, nos termos das alíneas b) e c) do artigo 3.o, com apelo a oferta pública, têm direito de preferência, na subscrição ou aquisição de participações sociais, os associados do clube em transformação ou fundador que, em assembleia geral, devem graduar esse direito de preferência em função da titularidade dos seus direitos de voto.

Tirado do RC 18/19 da SAD do Braga (https://scbraga.pt/wp-content/uploads/2019/10/RC-2018-19-SAD.pdf) na página 59 tem lá que
o administrador definido pelo SC Braga tem direito de veto sobre as deliberações do conselho de administração(assim, direto, sem limitar o poder de veto a determinados assuntos) e diz também que as suas ações têm poder de veto na assembleia geral sobre assuntos como aumentos/reduções de capital, emissões de obrigações e criação de novas ações.


Se o Salvador permitisse um aumento de capital da SAD que mudasse significativamente a estrutura accionista sem aprovação dos sócios em assembleia geral duraria muito pouco tempo no cargo. Nem sei se o pode fazer (não sei o que dizem os estatutos do clube sobre isso).

Obrigado a ambos pela resposta.

rpo.castro

Quote from: Somos Braga! on 13 de October de 2022, 13:02
Partindo do pressuposto (não confirmado ainda) que o fundo vem com intenção de investir na melhoria do plantel, uma coisa que ainda ninguém falou é a forma como será feito.

Há maneiras boas e más (do ponto de vista do Braga) de meter "dinheiro" na SAD para reforçar a equipa:

Através do patrocinio de uma empresa do Catar (melhor solução possivel para o Braga)

Empréstimo de jogadores a custo zero e sem pagar os salários dos mesmos (segunda melhor solução)

Através de aumento do capital da SAD (boa solução para a SAD, mas, péssima para o clube uma vez que o clube será incapaz de acompanhar estes aumentos e o resultado disso será o clube em meia dúzia de anos ficar com apenas 2 ou 3% da SAD mesmo não vendendo nenhuma ação da mesma)

Empréstimo de dinheiro à SAD - a pior solução de todas porque implica endividamento da SAD. Em poucos anos ficaremos completamente dependentes do fundo. Se algum dia eles se fartarem de brincar ao futebol, vão embora e as dividas permanecem. Nesse caso, ou alguém as paga ou a SAD vai à falência.

Qual tem sido a solução no PSG, alguém sabe?
Provavelmente um misto de todas elas.

Em qualquer dos casos, quem mete o dinheiro é quem manda!! Independentemente de terem 21% ou 100% da SAD.
No PSG fizeram um aumento de capital inicial e depois a injeção veio de patrocinios (um gigante do turismo qatar no passado e agora um menor da Qatar airways só para garantir que ficam no verde).

O City é parecido: patrocínio chorudo Etihad, mas tem tido mais e maiores aumentos de capitais. No New Castle pra já o grosso foi aumento de capital. Chelsea (Abrahmovic), Arsenal (Kroenke), Man. United (Glazers), Milan (quando era do Elliot) foi sobretudo através de empréstimos e tirando o Abramovich, com juros. O Peter Lim no Valência faz empréstimos e por vezes capitaliza o empréstimo (não o cobrando) transformando o num aumento de capital.

Se a solução fosse só para emprestar jogadores, não era preciso comprar ações, até porque acções não garantem nada.
Se é para injectar dinheiro, não conheço quem injete tendo uma participação minoritária e não qualquer tipo de controlo na gestão do clube/SAD. Vai deixar que seja outro a decidir onde gastar o seu dinheiro?
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaoPC

Ai está a resposta das claques.
O primeiro pagamento catari já vai servir para pagar uma bela multa


Sérgio_Gonçalves

Vou dar a conhecer a minha posição acerca da entrada do Qatar no nosso clube e tenho 20 de sócio e é a minha opinião, sou a favor. A única maneira de crescermos será com a entrada de investidores e esta é uma oportunidade de ouro. Não me revejo nos protestos. Espero que respeitem a minha opinião.

GverreirodoMinho

Quote from: Pedro Bala on 13 de October de 2022, 18:18

Muito bem as claques do Braga [emoji112][emoji112]

Toda a gente sabe a minha posição em relação ao apoio organizado no futebol, mas de tudo o que traz de negativo, este tem que ser o lado positivo.

Se quem estava antes estava a mais, quem está agora ameaça a ligação da cidade com o clube.

O Braga é nosso, e há-de ser!

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

PATNAVARRA

Gostava de ver todos os que criticam esta compra incluindo a meia dúzia de parolos que se lembrou de exibir aquela tarja na Bélgica, a deixarem os seus iPhones sapatilhas Nike ou adidas e fatos treino e afins num canto pq são feitos em países onde há mão de obra escrava INFANTIL, onde as mulheres não são respeitadas.

Falsos moralistas não faltam mas esses mesmos não irão abdicar do conforto dos bens materiais produzidos em países onde não se respeitam as liberdades e as crianças são escravizadas...

Enfim... Sinto vergonha de certas atitudes de adeptos deste clube

sen

Quote from: Sérgio_Gonçalves on 13 de October de 2022, 19:26
Vou dar a conhecer a minha posição acerca da entrada do Qatar no nosso clube e tenho 20 de sócio e é a minha opinião, sou a favor. A única maneira de crescermos será com a entrada de investidores e esta é uma oportunidade de ouro. Não me revejo nos protestos. Espero que respeitem a minha opinião.
Faço das tuas palavras as minhas e ainda acrescento algo mais!
A Bracara Legion não pode, nem tem o direito de falar pelos 21mil sócios do S.C.Braga. Uma vez que tomaram a decisão de se pronunciarem, que assinassem a tarja no fim da frase com a abreviatura deles (BL03). Aquilo passou a mensagem de que é unanime os adeptos estarem contra a entrada dos investidores, quando na verdade não é assim. Venha a massa e o sucesso! Este investidor pode-nos permitir deixar de sonhar e passar a concretizar! Que o apoio nunca falte e se torne cada vez maior e melhor! Não é altura para criar guerras internas por cegueiras ideológicas. Abraço a todos e domingo lá estaremos!  ;)

RcRb2

Não percebo tanta celeuma pelo investimento do Qatar. Isto está a chegar ao ponto dos falsos moralistas, daqueles que compram um Tesla com a bandeira da ecologia mas fazem voos para fazerem férias no outro lado do mundo 2/3 vezes por ano sem se preocuparem com a poluição do avião..
Todos os clubes profissionais têm investimento exterior, investem para ter retorno, até no futebol amador.
Tantos anos com o lambão do Oliveira dono de 21% do clube não havia problema, agora porque são do Catar já é mau por causa da bandeira dos direitos humanos. Todos eles com telemóveis nos bolsos que passaram pelas mãos de pessoas exploradas na Ásia, aí já não há problema em gastar 1000 paus e enriquecer outros exploradores.


Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


Pedro Bala

#229
E ganhar sabendo que só aconteceu porque de repente nos encheram de dinheiro vai saber a quê? Pessoalmente não me saberia a nada, mas cada um sabe de si e respeito quem não concorde.

E já se começa a supor muito acerca das pessoas que não gostem dos árabes. Ninguém aqui é alguém para saber se eu ou mais alguém anda de Nike dos pés à cabeça, compra o novo iPhone todos os anos, anda de Tesla e avião, ou qualquer outra coisa ridícula que queiram inventar pra se sentirem melhor ou menos mal com o facto de o Braga estar agora intrinsecamente ligado a um dos aspetos mais bafientos do futebol moderno.
Para além disso, comparar um clube de futebol e a relação que um adepto tem com este, com um telemóvel ou uma peça de roupa.. nem sei que dizer.
Arranjar um smartphone que não tenha sido construído no sudeste asiático é praticamente impossível. Comprar roupa fabricada "eticamente" não é para a carteira de todos.
Por outro lado, não ter investidores do Qatar no Sporting Clube de Braga era perfeitamente possível.

HenDua

Eu ainda não sei se sou a favor ou contra um potencial investimento qatari no Braga. Sim, potencial, porque para já a única coisa que se sabe é que compraram ações da SAD mas daí a injetar capital vai uma diferença enorme.
No entanto fico estupefacto com certos comentários a desdenhar investimentos externos que nos possam levar a outros patamares.

Fico com a sensação que há aqui muita malta que se lhes descobrissem um tio milionário que faleceu e lhes deixou uma enorme herança, não iam aceitar porque o que dá gosto é subirmos na vida com o nosso esforço, sangue e suor e toda e qualquer mordomia e conforto que não tenha sido assim conquistada, não tem sabor...

PAF

Quote from: Sérgio_Gonçalves on 13 de October de 2022, 19:26
Vou dar a conhecer a minha posição acerca da entrada do Qatar no nosso clube e tenho 20 de sócio e é a minha opinião, sou a favor. A única maneira de crescermos será com a entrada de investidores e esta é uma oportunidade de ouro. Não me revejo nos protestos. Espero que respeitem a minha opinião.

Começando pelo fim, porque não haveriam de respeitar a tua opinião? Discordar ok, não respeitar, nem percebo onde queres chegar, porque nem de perto nem de longe é essa a regra neste fórum.
No resto se há coisa que o Braga conseguiu mostrar é que é possível crescer sem a entrada de investidores, ficou em 2º lugar, em 3º lugar, ganhou taças, participou na champions, foi a uma final europeia e ganhou a alguns dos maiores clubes do mundo e tem sustentado a sua posição no mundo do futebol. Se és sócio há 20 anos, nem sequer percebo como podes dizer que só é possível crescer com investidores quando a realidade contraria tudo aquilo que dizes.
Quanto à oportunidade de ouro... quando vejo ouro no futebol, alguma coisa não bate certo! É ouro e quando nasce petróleo.
A mim dá-me um gosto especial quando vejo PSG e City levar no lombo. Há investidores e "investidores", não são todos iguais, no caso do Catar a forma de atuação é lixo autentico, fizeram do futebol uma farsa levada aos limites, a UEFA e FIFa há muito já deviam ter imposto regras. Mas destas instituições infelizmente não não se espera nada, pelo contrário é de lá que saem estas genialidades.
Podem começar a marcar na agenda um mundial na Arábia saudita!

GverreirodoMinho

Já o disse e volto a repetir: compararem o Braga a umas calças ou a um telemóvel diz muito mais sobre vocês do que mim.
Mas se para vocês o Braga é como um utensílio, percebo que não vos interesse assim tanto o que lhe acontece: se estragar, trocam por outro.
Eu, para olhar assim para o Braga, prefiro nem sequer olhar.

Mas se calhar, se vierem cá mais 4 ou 5 mandar a mesma falsa equivalência, ainda me convencem. É cotinuar a tentar.

P.S - Estou a achar engraçado este influxo de contas com menos de 50 comentários, curiosamente sempre com a mesma opinião. Coincidências ¯\_(ツ)_/¯
Sócio 2669.

Guerreiro03

Quote from: GverreirodoMinho on 14 de October de 2022, 02:12
Já o disse e volto a repetir: compararem o Braga a umas calças ou a um telemóvel diz muito mais sobre vocês do que mim.
Mas se para vocês o Braga é como um utensílio, percebo que não vos interesse assim tanto o que lhe acontece: se estragar, trocam por outro.
Eu, para olhar assim para o Braga, prefiro nem sequer olhar.

Mas se calhar, se vierem cá mais 4 ou 5 mandar a mesma falsa equivalência, ainda me convencem. É cotinuar a tentar.

P.S - Estou a achar engraçado este influxo de contas com menos de 50 comentários, curiosamente sempre com a mesma opinião. Coincidências ¯\_(ツ)_/¯
É claramente o Salvador a criar contas para influenciar a opinião do pessoal. estão a ser pagos para isso.

Vendidos!

Modo Ironia ativo. E aviso já que ainda não tenho opinião formada sobre o assunto que é para não se acusado de algo.


Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


Somos Braga!



Quote from: HenDua on 14 de October de 2022, 01:10
Eu ainda não sei se sou a favor ou contra um potencial investimento qatari no Braga. Sim, potencial, porque para já a única coisa que se sabe é que compraram ações da SAD mas daí a injetar capital vai uma diferença enorme.
No entanto fico estupefacto com certos comentários a desdenhar investimentos externos que nos possam levar a outros patamares.


A própria compra das ações não é ainda efectiva.  Segundo as notícias,  a compra só passa a definitiva dentro de 60 dias caso se verifiquem determinados pressupostos.

Gostava de saber quais são, mas, não vi essa informação em lado nenhum.

Não me surpreenderia se estiverem à espera de ver se há aprovação dos restantes acionistas e dos sócios em geral.

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

JR1287

Todos têm direito à sua opinião, mas ninguém tem o direito de falar em nome dos outros. A claque em causa que se reduza à sua insignificância. E que paguem eles a multa!

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: JR1287 on 14 de October de 2022, 09:27
Todos têm direito à sua opinião, mas ninguém tem o direito de falar em nome dos outros. A claque em causa que se reduza à sua insignificância. E que paguem eles a multa!

paga nada... pagam é os cataris... ou julgas que no psg não aconteceu a mesma coisa no inicio????

eles com os petro-dolares pagam tudo... o que eles querem é o zé povinho entretido para eles continuarem a governar o mundo na direção que bem entenderem enquanto o zé povinho andar entretido com outros assuntos 🤷‍♂️
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Papa Figos

Quote from: PAF on 14 de October de 2022, 01:31
Quote from: Sérgio_Gonçalves on 13 de October de 2022, 19:26
Vou dar a conhecer a minha posição acerca da entrada do Qatar no nosso clube e tenho 20 de sócio e é a minha opinião, sou a favor. A única maneira de crescermos será com a entrada de investidores e esta é uma oportunidade de ouro. Não me revejo nos protestos. Espero que respeitem a minha opinião.

Começando pelo fim, porque não haveriam de respeitar a tua opinião? Discordar ok, não respeitar, nem percebo onde queres chegar, porque nem de perto nem de longe é essa a regra neste fórum.
No resto se há coisa que o Braga conseguiu mostrar é que é possível crescer sem a entrada de investidores, ficou em 2º lugar, em 3º lugar, ganhou taças, participou na champions, foi a uma final europeia e ganhou a alguns dos maiores clubes do mundo e tem sustentado a sua posição no mundo do futebol. Se és sócio há 20 anos, nem sequer percebo como podes dizer que só é possível crescer com investidores quando a realidade contraria tudo aquilo que dizes.
Quanto à oportunidade de ouro... quando vejo ouro no futebol, alguma coisa não bate certo! É ouro e quando nasce petróleo.
A mim dá-me um gosto especial quando vejo PSG e City levar no lombo. Há investidores e "investidores", não são todos iguais, no caso do Catar a forma de atuação é lixo autentico, fizeram do futebol uma farsa levada aos limites, a UEFA e FIFa há muito já deviam ter imposto regras. Mas destas instituições infelizmente não não se espera nada, pelo contrário é de lá que saem estas genialidades.
Podem começar a marcar na agenda um mundial na Arábia saudita!
De todos os comentários que eu li sobre este assunto este foi sem dúvida o melhor, disseste tudo em apenas um comentário.
Eu nunca confiei muito no Salvador, mas fiquei dividido porque houve coisas que ele fez pelo clube que a meu ver foram boas, mas agora cansei-me, acho que está na hora de ele ir embora e vir alguém mais competente e que ponha os valores e a independência do clube acima de tudo em vez de correr o risco de perder o controlo da SAD, como é o que está a acontecer. Este clube já demonstrou que não é preciso encher-se de dinheiro para conquistar títulos, e aqueles que só querem o sucesso do clube mesmo que para isso aceitem que o clube seja vendido mais vale irem apoiar um dos 3 grandes, para estar cá só no sucesso mais vale não estar.
Acho que devemos continuar a protestar pois só assim é que os qataris e o Salvador vão perceber que o Braga é dos adeptos, é da cidade, e nunca de um grupo de investidores diretamente ligados ao governo do seu país, cujo único objetivo é aumentar o poder do Qatar no mundo.

darno

Idiotice de tarja, como se alguem que pagou 19M fosse desistir por alguns protestos.

reg107

Quote from: darno on 14 de October de 2022, 11:58
Idiotice de tarja, como se alguem que pagou 19M fosse desistir por alguns protestos.
Se é esse o critério, todos os protestos são idiotas.
Cortar o cabelo em protesto pelo tratamento das mulheres no Irão? Idiotice, como se o regime fosse mudar porque alguns idiotas cortam o cabelo.
Boicotar clubes e atletas russos? Idiotice, como se Putin fosse desistir por causa disso.

A única idiotice é prejudicarem o clube com o arremesso de tochas para o relvado. Quanto à tarja, é um elemento de protesto ou de manifestação da sua liberdade de expressão que por acaso até é a opinião e o sentimento de muita gente. Quem não concordar que faça uma faixa com opinião contrária.

PS: Não pertenço, nunca pertenci e sou bastante crítico das claques de futebol.