News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de Verão 2021/2022

Started by Olho Vivo, 13 de February de 2021, 01:50

Previous topic - Next topic

Magicobraga20


Magicobraga

Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?

André horta quando o deixam jogar.

SEMPRESCB

Quote from: vulcano on 27 de July de 2021, 15:50
SC Braga está interessado em garantir a contratação por empréstimo de Yan Couto, segundo informa o jornalista
@pedromsepulveda
.
Esta tarde, a 'Sky Sports' deu conta do interesse de alguns clubes portugueses nos serviços do lateral de 19 anos.
O atleta pertence ao Manchester City.

https://twitter.com/DTransferencias/status/1420028448651743240

Vem confirmar que continuamos à procura de um ala direito.
Este costuma acertar. A confirmar se um empréstimo com uma opção de compra aceitável seria o ideal (mesmo incluindo uma clausula de recompra pelo City). Parece ser um lateral de muita qualidade ainda é muito jovem mas já traz bagagem de muitos jogos em Espanha.

bracarense23

Quote from: Magicobraga on 27 de July de 2021, 19:53
Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?

André horta quando o deixam jogar.

Quando o deixam jogar ou quando ele faz por isso...eis a questão

Bracaraugustano

Pelo Twitter:

Eugenio González Aguilera
@Eugeniogonza2

Andrzej Juskowiak, responsable del mercado luso del Lech Poznań busca extremo. Hay oferta al #SCBraga por Luther Singh 🇿🇦, 23 años y que acaba contrato en 2023, de 300.000€ + un porcentaje de la futura venta. Ahora está en #Tokyo2020 con su selección
#Ekstraklasa
Vía @wlodar85

e

El cuadro portugués pediría 500.000€ y también hay una oferta del Omonia Nicosia que no llega a ese medio millón. Singh estuvo cedido los tres últimos años en Chaves, Moreirense y Paços do Ferreira con el que hizo la 20/21 5 goles y 5 asistencias en 28 partidos

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: SEMPRESCB on 27 de July de 2021, 20:41
Quote from: vulcano on 27 de July de 2021, 15:50
SC Braga está interessado em garantir a contratação por empréstimo de Yan Couto, segundo informa o jornalista
@pedromsepulveda
.
Esta tarde, a 'Sky Sports' deu conta do interesse de alguns clubes portugueses nos serviços do lateral de 19 anos.
O atleta pertence ao Manchester City.

https://twitter.com/DTransferencias/status/1420028448651743240

Vem confirmar que continuamos à procura de um ala direito.
Este costuma acertar. A confirmar se um empréstimo com uma opção de compra aceitável seria o ideal (mesmo incluindo uma clausula de recompra pelo City). Parece ser um lateral de muita qualidade ainda é muito jovem mas já traz bagagem de muitos jogos em Espanha.

na sic disseram que tem muitos pretendentes para além do SCB e que é uma hipótese remota a vinda para o Braga
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Enorme_Guerreiro

Quote from: Magicobraga on 27 de July de 2021, 19:53
Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?
*****, realmente, sem ofensa ao Gverreiroo, mas um gajo lê cada coisa...
Um gajo que vem buscar a bola aos defesas e a põe literalmente onde quer, que sabe saltar linhas e aparecer mais à frente a dar linhas de passe, que sabe definir no último terço, que vira constantemente o jogo para onde ele está descongestionado, e ainda assim haver quem diga que nos falta alguém para distribuir jogo, é um bocado estranho.

Peço desculpa se estiver a ser injusto com o forista, mas este pode ser um bom exemplo do preconceito que existe do médio africano que é visto quase como um armário sem cérebro, que eu falei noutro tópico. Para mim, que também não sou assim tão velho quanto isso, o Musrati está na discussão com o Hugo Viana para o jogador com melhor qualidade de passe longo que eu já vi no Braga, e eu sinceramente não sei qual será o melhor.

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de July de 2021, 01:25
Quote from: Magicobraga on 27 de July de 2021, 19:53
Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?
*****, realmente, sem ofensa ao Gverreiroo, mas um gajo lê cada coisa...
Um gajo que vem buscar a bola aos defesas e a põe literalmente onde quer, que sabe saltar linhas e aparecer mais à frente a dar linhas de passe, que sabe definir no último terço, que vira constantemente o jogo para onde ele está descongestionado, e ainda assim haver quem diga que nos falta alguém para distribuir jogo, é um bocado estranho.

Peço desculpa se estiver a ser injusto com o forista, mas este pode ser um bom exemplo do preconceito que existe do médio africano que é visto quase como um armário sem cérebro, que eu falei noutro tópico. Para mim, que também não sou assim tão velho quanto isso, o Musrati está na discussão com o Hugo Viana para o jogador com melhor qualidade de passe longo que eu já vi no Braga, e eu sinceramente não sei qual será o melhor.

falta-lhe saber marcar livres como o Hugo Viana... tirando isso concordo plenamente com o que escreveste
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Gverreiroo

#4108
Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de July de 2021, 01:25
Quote from: Magicobraga on 27 de July de 2021, 19:53
Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?
*****, realmente, sem ofensa ao Gverreiroo, mas um gajo lê cada coisa...
Um gajo que vem buscar a bola aos defesas e a põe literalmente onde quer, que sabe saltar linhas e aparecer mais à frente a dar linhas de passe, que sabe definir no último terço, que vira constantemente o jogo para onde ele está descongestionado, e ainda assim haver quem diga que nos falta alguém para distribuir jogo, é um bocado estranho.

Peço desculpa se estiver a ser injusto com o forista, mas este pode ser um bom exemplo do preconceito que existe do médio africano que é visto quase como um armário sem cérebro, que eu falei noutro tópico. Para mim, que também não sou assim tão velho quanto isso, o Musrati está na discussão com o Hugo Viana para o jogador com melhor qualidade de passe longo que eu já vi no Braga, e eu sinceramente não sei qual será o melhor.
Não tens de pedir desculpa! Sim eu concordo com o que dizes e de facto o Musrati faz isso mas vejo-o mais na posição de 6 do que propriamente 8 como o Hugo Viana ou Luis Aguiar. Não inclui o Musrati nesta minha visão simplesmente porque penso que ocupam zonas diferente do campo. Mas de facto faço o mea culpa porque disse que não tinhamos ninguem com capacidade para distribuir o jogo no plantel o que acaba por não ser verdade. Deveria ter especificado a posição.
Em relação ao preconceito realmente estás a ser injusto porque o meu comentário jamais teve esse intuito. Nem voluntaria nem involutariamente. Se vires os meus comentários percebes que considero o Musrati um dos melhores jogadores que já passou pelo Braga. És um dos foristas cuja opinião gosto de ler e lamento que tenha causado essa impressão preconceituosa. Não me revejo de toda nessa perspetiva portanto esse acaba por ser um péssimo exemplo e até ofensivo. Mas siga em frente  ;)

Lipeste



Quote from: (S)oon(C)hampion(B)raga on 28 de July de 2021, 01:11
Quote from: SEMPRESCB on 27 de July de 2021, 20:41
Quote from: vulcano on 27 de July de 2021, 15:50
SC Braga está interessado em garantir a contratação por empréstimo de Yan Couto, segundo informa o jornalista
@pedromsepulveda
.
Esta tarde, a 'Sky Sports' deu conta do interesse de alguns clubes portugueses nos serviços do lateral de 19 anos.
O atleta pertence ao Manchester City.

https://twitter.com/DTransferencias/status/1420028448651743240

Vem confirmar que continuamos à procura de um ala direito.
Este costuma acertar. A confirmar se um empréstimo com uma opção de compra aceitável seria o ideal (mesmo incluindo uma clausula de recompra pelo City). Parece ser um lateral de muita qualidade ainda é muito jovem mas já traz bagagem de muitos jogos em Espanha.

na sic disseram que tem muitos pretendentes para além do SCB e que é uma hipótese remota a vinda para o Braga


Segundo este pasquim terá sido sugerido...

Enorme_Guerreiro

Quote from: Gverreiroo on 28 de July de 2021, 02:12
Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de July de 2021, 01:25
Quote from: Magicobraga on 27 de July de 2021, 19:53
Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?
*****, realmente, sem ofensa ao Gverreiroo, mas um gajo lê cada coisa...
Um gajo que vem buscar a bola aos defesas e a põe literalmente onde quer, que sabe saltar linhas e aparecer mais à frente a dar linhas de passe, que sabe definir no último terço, que vira constantemente o jogo para onde ele está descongestionado, e ainda assim haver quem diga que nos falta alguém para distribuir jogo, é um bocado estranho.

Peço desculpa se estiver a ser injusto com o forista, mas este pode ser um bom exemplo do preconceito que existe do médio africano que é visto quase como um armário sem cérebro, que eu falei noutro tópico. Para mim, que também não sou assim tão velho quanto isso, o Musrati está na discussão com o Hugo Viana para o jogador com melhor qualidade de passe longo que eu já vi no Braga, e eu sinceramente não sei qual será o melhor.
Não tens de pedir desculpa! Sim eu concordo com o que dizes e de facto o Musrati faz isso mas vejo-o mais na posição de 6 do que propriamente 8 como o Hugo Viana ou Luis Aguiar. Não inclui o Musrati nesta minha visão simplesmente porque penso que ocupam zonas diferente do campo. Mas de facto faço o mea culpa porque disse que não tinhamos ninguem com capacidade para distribuir o jogo no plantel o que acaba por não ser verdade. Deveria ter especificado a posição.
Em relação ao preconceito realmente estás a ser injusto porque o meu comentário jamais teve esse intuito. Nem voluntaria nem involutariamente. Se vires os meus comentários percebes que considero o Musrati um dos melhores jogadores que já passou pelo Braga. És um dos foristas cuja opinião gosto de ler e lamento que tenha causado essa impressão preconceituosa. Não me revejo de toda nessa perspetiva portanto esse acaba por ser um péssimo exemplo e até ofensivo. Mas siga em frente  ;)

Então peço desculpa, eu fiz logo a ressalva que podia ser injusto precisamente porque não era evidente nenhum preconceito, foi só por isso.

Em relação à comparação com o Viana, olha que não é assim tão diferente. O Musrati joga na dupla de médios dum 3-4-3, o Viana jogava na dupla de médios dum 4-2-3-1. É óbvio que são muito diferentes, porque o Musrati é o médio mais defensivo da dupla, enquanto o Viana nunca defendeu ninguém na vida  ;D . Mas a posição no campo não é muito diferente, ambos jogam/jogavam na linha à frente da defesa para precisamente distribuir jogo e ditar os ritmos. O Musrati, apesar de ser o 6, tem liberdade para subir e aparece frequentemente à entrada da área ou até dentro da área (isto é mais raro, mas lembro-me do golo que marcou em Braga ao Farense, por exemplo). O Hugo Viana não jogava mais à frente do que isso, ele jogava ao lado do Vandinho/Custódio, atrás do Mossoró/Micael/Aguiar. São jogadores muito diferentes, especialmente no lado defensivo do jogo, mas que não pisam terrenos tão diferentes em campo nem têm missões assim tão diferentes com a bola.

Gverreiroo

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de July de 2021, 17:32
Quote from: Gverreiroo on 28 de July de 2021, 02:12
Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de July de 2021, 01:25
Quote from: Magicobraga on 27 de July de 2021, 19:53
Quote from: Gverreiroo on 27 de July de 2021, 17:41
O que eu sinto neste Braga é que tambem falta um jogador que distribua e marque os ritmos de jogo. É algo que não temos mas pouco se foca no assunto. Um jogador do genero do Hugo Viana ou do Luis Aguiar creio que seria importante.
Musrati?
*****, realmente, sem ofensa ao Gverreiroo, mas um gajo lê cada coisa...
Um gajo que vem buscar a bola aos defesas e a põe literalmente onde quer, que sabe saltar linhas e aparecer mais à frente a dar linhas de passe, que sabe definir no último terço, que vira constantemente o jogo para onde ele está descongestionado, e ainda assim haver quem diga que nos falta alguém para distribuir jogo, é um bocado estranho.

Peço desculpa se estiver a ser injusto com o forista, mas este pode ser um bom exemplo do preconceito que existe do médio africano que é visto quase como um armário sem cérebro, que eu falei noutro tópico. Para mim, que também não sou assim tão velho quanto isso, o Musrati está na discussão com o Hugo Viana para o jogador com melhor qualidade de passe longo que eu já vi no Braga, e eu sinceramente não sei qual será o melhor.
Não tens de pedir desculpa! Sim eu concordo com o que dizes e de facto o Musrati faz isso mas vejo-o mais na posição de 6 do que propriamente 8 como o Hugo Viana ou Luis Aguiar. Não inclui o Musrati nesta minha visão simplesmente porque penso que ocupam zonas diferente do campo. Mas de facto faço o mea culpa porque disse que não tinhamos ninguem com capacidade para distribuir o jogo no plantel o que acaba por não ser verdade. Deveria ter especificado a posição.
Em relação ao preconceito realmente estás a ser injusto porque o meu comentário jamais teve esse intuito. Nem voluntaria nem involutariamente. Se vires os meus comentários percebes que considero o Musrati um dos melhores jogadores que já passou pelo Braga. És um dos foristas cuja opinião gosto de ler e lamento que tenha causado essa impressão preconceituosa. Não me revejo de toda nessa perspetiva portanto esse acaba por ser um péssimo exemplo e até ofensivo. Mas siga em frente  ;)

Então peço desculpa, eu fiz logo a ressalva que podia ser injusto precisamente porque não era evidente nenhum preconceito, foi só por isso.

Em relação à comparação com o Viana, olha que não é assim tão diferente. O Musrati joga na dupla de médios dum 3-4-3, o Viana jogava na dupla de médios dum 4-2-3-1. É óbvio que são muito diferentes, porque o Musrati é o médio mais defensivo da dupla, enquanto o Viana nunca defendeu ninguém na vida  ;D . Mas a posição no campo não é muito diferente, ambos jogam/jogavam na linha à frente da defesa para precisamente distribuir jogo e ditar os ritmos. O Musrati, apesar de ser o 6, tem liberdade para subir e aparece frequentemente à entrada da área ou até dentro da área (isto é mais raro, mas lembro-me do golo que marcou em Braga ao Farense, por exemplo). O Hugo Viana não jogava mais à frente do que isso, ele jogava ao lado do Vandinho/Custódio, atrás do Mossoró/Micael/Aguiar. São jogadores muito diferentes, especialmente no lado defensivo do jogo, mas que não pisam terrenos tão diferentes em campo nem têm missões assim tão diferentes com a bola.
Tens absoluta razão na leitura que fizeste e acabo por concordar contigo que a observação que fiz não foi a mais acertada. Ainda assim não me importava nada de ver um meio campo composto por Musrati e Hugo Viana por isso que venha um jogador com essas carateristicas  ;D  ;D

andromeda123

Acho é que o nome Hugo Viana devia ser banido deste forum! Um tipo que faz o que ele nos tem feito nos ultimos tempos, não merece sequer citações!

Gverreiroo

Quote from: andromeda123 on 28 de July de 2021, 20:58
Acho é que o nome Hugo Viana devia ser banido deste forum! Um tipo que faz o que ele nos tem feito nos ultimos tempos, não merece sequer citações!
Sim, citei apenas devido à qualidade desportiva porque enquanto homem pelas atitude que tem tido é apenas nojo que sinto.

Lipeste



Quote from: Lipeste on 29 de July de 2021, 06:27
proscout.pt

SC Braga - Equipa Sombra
Pedro Carvalho

Cada vez mais o Braga se assume como 4º grande em Portugal e cada vez mais se aproxima de Porto, Sporting e Benfica em termos de desempenho. Nos últimos anos os bracarenses conseguiram sempre boas prestações no campeonato e também nas restantes competições nacionais, culminando na vitória de 2×0 frente ao Benfica na Final da Taça de Portugal da época 2020-2021.

Para além do bom desempenho dentro do campo propriamente dito, o Braga tem conseguido excelentes encaixes financeiros através da venda de ativos. Esta constante valorização do plantel e respetiva venda obriga por outro lado os bracarenses a recorrer constantemente ao mercado para preencher os lugares vagos deixados pelos jogadores que saíram.

Assim, segue-se uma pequena análise a quatro posições, abordadas por diferentes motivos, e alguns jogadores que seriam reforços interessantes para o SC Braga.

Defesa Central

Para esta posição o Braga tem atualmente vários jogadores no plantel, mas prevêem-se várias saídas e são poucos os jogadores com verdadeiro nível para assumirem com qualidade a titularidade na equipa de Carlos Carvalhal. Assim, seguem-se 3 hipóteses interessantes para os bracarenses.

Nahuel Ferraresi

Nahuel chegou ao futebol português pela primeira vez através do FC Porto B, no entanto, o defesa venezuelano não se manteve no plantel na temporada seguinte. Na última temporada, o jovem jogador de 22 anos esteve emprestado pelo Manchester City ao Moreirense, tendo realizado uma temporada bastante positiva. Assim, tal como referi, o jogador pertence ao grupo City mas é um jogador muito acessível à realidade do Braga.

Ferraresi é um central ainda jovem, é forte fisicamente, tendo uma boa capacidade de impulsão, velocidade e força no geral. Tecnicamente tem boa capacidade de passe e é forte na saída de bola em condução, no desarme e cabeceamento. No aspeto mais mental e tático do jogo, Nahuel ainda tem algumas lacunas, algo natural tendo em conta a sua idade, mas já apresenta uma capacidade de antecipação e leitura defensiva muito positiva. No geral, Nahuel Ferraresi é um central ainda jovem e ainda algo inexperiente, tendo ainda muita margem de progressão, pelo que é uma excelente solução para o SC Braga.

Para concluir a análise deste jogador fica aqui uma imagem com alguns dos dados, relativos à temporada 20-21, mais relevantes para a avaliação de um defesa central.

Mikel Villanueva

Mikel chegou à Europa em 2015 pelas mãos do Málaga e desde então andou em sucessivos empréstimos, nunca se tendo assumido na equipa principal do clube ao qual pertencia. Na temporada anterior, Villanueva transferiu-se a custo zero para o Santa Clara, ganhou destaque e é agora um dos bons ativos da Primeira Liga Portuguesa. O defesa central venezuelano já tem 28 anos, ainda assim pode ser uma opção bastante segura e é também um jogador acessível aos cofres dos bracarenses.

Villanueva é um defesa muito alto (1,92m) e também rápido, fazendo disso uma arma forte do seu jogo. Ainda assim, deve desenvolver um pouco mais a forma como utiliza o corpo de modo a aproveitar o melhor possível as suas características físicas. Defensivamente, Mikel apresenta um jogo aéreo bastante razoável, uma boa leitura defensiva e capacidade de antecipação e também de compensação ao colega. Para além disto, o defesa do Santa Clara é muito forte com os pés e representa uma enorme mais valia para a sua equipa nesse aspeto.

Por fim, fica aqui novamente uma imagem com alguns dados relativos à temporada transata que nos permitam ter uma ideia do que pode oferecer Mikel Villanueva.

Jemerson

Jemerson chegou à Europa em janeiro de 2016 para o Monaco. Jogou vários anos no clube monegasco e durante a sua estadia teve períodos com mais ou menos preponderância. No entanto, nas últimas duas temporadas ao serviço do clube do principado, Jemerson viu as suas prestações caírem drasticamente, pelo que foi vendido por um valor inferior a 1M€ para o Corinthians em 2020. Agora, poucos meses depois, o defesa central brasileiro de 28 anos está sem contrato e disponível para assinar por qualquer equipa. Para concluir, ainda que não se tenha afirmado totalmente na Europa, Jemerson fez temporadas bastantes positivas e pela relação custo-benefício seria uma excelente adição ao plantel do SC Braga.

Jemerson é um defesa forte no ar e nos duelos, apresentando, no entanto, alguns lapsos de concentração relativos ao posicionamento em relação à restante linha defensiva. Com bola, Jemerson é menos forte, mas cumpre o necessário. Com base nestas características, Jemerson não encaixa tão bem no modelo de jogo do Braga comparativamente aos dois jogadores anteriormente analisado, mas independentemente de tudo seria uma boa opção para os minhotos.

Para concluir a análise de Jemerson, fica aqui uma tabela estatística que compara as 4 temporadas nas quais realizou mais de 10 jogos no campeonato francês e que também nos permite perceber o pequeno declínio constante do jogador.

Ala Direito

Relativamente à época anterior, saiu Ricardo Esgaio e entrou Tiago Esgaio, mas os dois irmãos não estão ao mesmo nível e ainda que Tiago seja uma boa solução, para os objetivos que o Braga deseja alcançar pode ser algo curto. Assim, ficam aqui 2 soluções para esta posição que podem fazer concorrência ao atual ala do Braga ou até mesmo assumir o lado direito dos bracarenses.

Tomás Esteves

O jovem lateral direito do FC Porto foi emprestado ao Reading do Championship na temporada transata e este inicío de pré-época tem sido algo conturbado, principalmente pelo facto de não ter sido chamado logo no 1º dia de treino. Tomás parece não contar para Sérgio Conceição e tem sido ligado a uma eventual transferência para o Braga, quer seja por venda do FC Porto ou troca por Fransérgio

O lateral de 19 anos é um jogador com algumas lacunas defensivas, problema este que pode ser minimizado na posição de ala num esquema com 3 centrais. Por outro lado, o jovem Português é um jogador forte ofensivamente, muito capaz em progressão através do passe e da condução e é um jogador com uma boa capacidade associativa e de criação, podendo ser uma boa aposta para o lado direito dos Bracarenses.

Nanú

Este caso é muito semelhante ao caso de Tomás Esteves, uma vez que a transferência de Nanú para o Braga, algo que tem vindo a ser falado nos últimos dias pela imprensa desportiva, está muito associada à transferência de Fransérgio para o Porto. Independentemente de tudo, Nanú também tem sido apontado à saída e parece cada vez mais certo que um dos laterais do FC Porto aqui abordados deixe a equipa, pelo que podem ser boas opções para os bracarenses.

Nanú apresenta também alguns problemas defensivos, algo que tal como foi referido para o caso de Tomás Esteves, pode ser minimizado com o tal esquema de 3 defesas centrais. Para além disso, Nanú é também muito forte em progressão, neste caso essencialmente através da condução, e é um jogador bastante energético e representa uma presença constante no último terço.

Ainda relativamente aos laterais direitos, fica aqui uma tabela que nos permite comparar os dados estatísticos apresentados por Tomás Esteves e Nanú na temporada 20-21.

Médio Defensivo

Para esta posição, a contratação de um jogador está inteiramente ligada a uma eventual transferência de Al Musrati. O jogador líbio tem sido apontado à saída e caso isso aconteça, será preciso um jogador para preencher a vaga deixada pelo médio de 25 anos.

Para esta posição, caso Al Musrati venha mesmo a sair, existe um principal e óbvio candidato, pelo que foi o único jogador abordado para esta posição.

Stephen Eustáquio

O médio canadiano do Paços de Ferreira chegou a ser dado como certo no FC Porto mas, no momento da publicação deste artigo, a janela de transferências, bem como a pré-época, já começou à vários dias e até este momento, Stephen ainda não foi oficializado na equipa treinada por Sérgio Conceição, que parece ter virado a sua atenção para outras posições, especialmente agora com a chegada de Marko Grujić. Assim, podemos assumir que a transferência de Eustáquio para os Dragões é algo que dificilmente irá acontecer, pelo que o jogador estará disponível e também ao alcance do SC Braga.

O médio do Paços de Ferreira é um jogador bastante competente defensivamente, apresentando um bom posicionamento e capacidade de antecipação. Com bola, Stephen é também muito forte, revelando uma boa capacidade de progressão e essencialmente de passe, sendo este o principal ponto a seu favor.

Relativamente ao aspeto estatístico, com bola, Eustáquio apresenta bons números de passe e eficácia, um número relativamente decente de passes chave por jogo. Já no aspeto defensivo, o médio canadiano mostra bons números de recuperações de bola, apresentando no entanto uma eficácia nos duelos defensivos menos positiva.

Extremo

Até ao momento atual, o Braga contém nos seus quadros vários jogadores com capacidade para assumir esta posição, no entanto Galeno tem se vindo a assumir com ala esquerdo no esquema híbrido de Carlos Carvalhal. Fábio Martins está com o plantel e tem realizado a pré-época mas a sua permanência não é certa. Luther Singh voltou do empréstimo ao Paços de Ferreira mas não é conhecida qual será a sua contribuição ao Braga está época. Sobra assim Lucas Piázon e Ricardo Horta, ambos certos para esta posição e são os principais candidatos a assumir os lugares de extremo dos bracarenses.

Seguem-se assim três alternativas diferentes que seriam opções bastantes viáveis para o plantel do SC Braga.

Miguel Cardoso

Miguel é um extremo português de 27 anos que se encontra ligado contratualmente ao Dínamo Moscovo. O jogador formado no Benfica saiu de Portugal para a Rússia em 2018, depois de já ter estado vários anos em Espanha ao serviço do Deportivo da Corunha. Na temporada transata, Miguel esteve emprestado ao Belenenses SAD, realizou uma temporada muito positiva e está agora comprometido outra vez com o clube russo. Assim, o extremo português parece ser um jogador completamente acessível à realidade do Braga e seria uma boa adição para adicionar profundidade e também qualidade ao plantel bracarense.

Miguel Cardoso é um extremo vertiginoso, bastante rápido e ágil. Tem uma boa visão e um bom passe. No processo de finalização não se destaca de forma clara mas não deixa de ter um remate forte. Sem bola, Miguel tem bons movimentos, ocupa bem os espaços e é também comprometido defensivamente.

Nikola Storm

Nikola é um extremo belga de 26 anos que joga no KV Mechelen da Jupiler Pro League. Storm chegou a estar ligado contratualmente aos gigantes belgas do Club Brugge mas nunca conseguiu ganhar o lugar na equipa principal, tendo saído em 2018 para o clube no qual ainda joga. Ao serviço do Mechelen, Nikola tem realizado temporadas bastante positivas e é agora um dos principais extremos da liga belga. O extremo belga está a entrar na melhor fase da sua carreira, algo muito associado à idade, e, ainda que seja um jogador mais desconhecido e de um campeonato que nunca foi aposta dos bracarenses, Nikola é bastante acessível e tem toda a qualidade para pertencer aos quadros dos bracarenses.

Storm é um extremo destro que atua preferencialmente da esquerda para o meio bastante e é um jogador bastante ativo e vertiginoso, sendo bastante direto e intenso, especialmente com bola. Possui uma boa capacidade técnica, o que aliado à criatividade e inteligência o permitem apresentam os dados bastantes positivos que se encontram na tabela mais no final. Em termos de finalização, Nikola é também bastante competente, tendo marcado cerca de 11 golos esta temporada, e defensivamente é ativo e comprometido.

Ali Gholizadeh

O extremo iraniano do RSC Charleroi já foi apontado como solução mais low-cost no projeto de scouting do Sporting publicado pela ProScout. Entretanto a equipa treinada por Rúben Amorim não contratou nenhum extremo, pelo que Gholizadeh é uma alternativa interessante para ambos os plantéis, neste caso para o Braga.

Para o caso do Braga, Gholizadeh adequa-se bem, podendo funcionar como extremo/interior esquerdo. O jogador iraniano apresenta, tal como referido no artigo de scouting do Sporting, Gholizadeh é um extremo que pisa terrenos interiores, tem uma excelente capacidade técnica e um baixo centro de gravidade. Ali possui uma excelente capacidade de criação, tendo sido responsável por um terço dos golos da sua equipa na temporada transata (14 G+A).  Defensivamente, o extremo iraniano tem uma boa capacidade de trabalho e é forte na pressão.

Por fim, fica aqui uma tabela comparativa dos três jogadores abordados, que nos permite perceber quais os pontos mais fortes e os menos fortes de cada jogador. Entre todos, é Miguel Cardoso que apresenta dados menos positivos mas ainda assim, dados relativamente bons. Nikola Storm e Ali apresentam ambos estatísticas muito positivas mas é o belga que se superioriza neste aspeto.

Conclusão

De forma a dar continuidade ao bom trabalho desempenhado nas temporadas mais recentes, o Braga deve reforçar-se de modo a garantir a máxima qualidade e profundidade do plantel com vista a aumentar a hipótese de sucesso. A contratação de um defesa central é preponderante para isso. O plantel dos bracarenses também necessita de um ala e de um extremo, mas caso os bracarenses decidam por não contratar para estas posições os atuais jogadores cumprem e farão um bom trabalho. Por fim, um médio defensivo, neste caso Stephen Eustáquio, só deve ser contratado caso se confirme a venda Al Musrati para o Benfica ou até para Inglaterra, negócio este que tem vindo a ser bastante falado nas últimas semanas.

em: https://www.proscout.pt/sc-braga-equipa-sombra/

RuberAlbus

https://www.abola.pt/nnh/2021-07-29/sporting-lumor-rescindiu/899253

Podia ser uma opção interessante, mas não sei se faria bem o lugar do Sequeira.


Lipeste

SC Braga tem em mãos proposta por Luther Singh, em que recebe agora e daqui a um ano
(...)
Nos últimos dias, tem sido falada uma proposta por parte do Lech Poznan e, ao que o zerozero apurou, a mesma está em cima da mesa, mas com os seguintes valores: 250 mil euros pelo empréstimo e cláusula de compra de um milhão de euros, no final do mesmo.
(...)
Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=331347

SEMPRESCB

Quote from: Lipeste on 30 de July de 2021, 10:18
SC Braga tem em mãos proposta por Luther Singh, em que recebe agora e daqui a um ano
(...)
Nos últimos dias, tem sido falada uma proposta por parte do Lech Poznan e, ao que o zerozero apurou, a mesma está em cima da mesa, mas com os seguintes valores: 250 mil euros pelo empréstimo e cláusula de compra de um milhão de euros, no final do mesmo.
(...)
Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=331347
Se de facto não volta a contar nos planos 1.25M ainda que me parecendo um valor abaixo das expectativas poderá ser aceite. No entanto primeiro acho que o jogador mostrou qualidade que lhe permita pelo menos ser avaliado dentro do grupo e segundo a não contar é daqueles que era preferível ser "usado" como moeda de troca por um activo interessante como por exemplo Eustáquio.

RuberAlbus

Por esse valor, só se ficarmos com metade do passe. No entanto, acho que tinha mais do que capacidade para ficar no plantel, que como extremo em ambos os lados e até na ala direita defensiva.