News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carlos Carvalhal - EX-TREINADOR DO SC BRAGA

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 28 de July de 2020, 16:20

Previous topic - Next topic

reg107

Quote from: Axa on 25 de January de 2022, 16:18

Depois os outros adeptos é que são impulsivos depois dos jogos... basta um tiro certeiro fora da área que todos os braguistas festejaram eufusivamente para apagar meses de miséria, goleadas e mau futebol? Não creio.

Repetir no próximo ano a receita de um ano de profundo declínio em que vamos terminar a várias dezenas de pontos daqueles que dantes perseguíamos, e em que jogadores como Al Musrati, Galeno e Abel Ruiz já devem ter desvalorizado pelo menos metade, e isto provavelmente na última temporada em que o terceiro dará lugar à LC: que grande estratégia essa, o que poderá correr mal?

Mas não se preocupem que o mestre da táctica deve estar pronto para rumar à premier league, Watford acaba de ficar sem treinador

O tiro certeiro de fora da área não apaga tudo mas também não há um ano de "profundo declinio" nem meses de miséria para apagar.

Vamos terminar a dezenas de pontos dos da frente como quase sempre com rarissimas exceções. Ficamos uma vez em segundo, duas em terceiro e assim de repente perdemos um terceiro lugar para o Paços na última jornada, fora isso ficamos sempre bem longe.
Os jogadores valem aquilo que alguém estiver disposto a pagar por eles e arrisco dizer que se cá ficaram este ano (sabendo da nossa sede de vender) é porque não valiam assim tanto, por isso a desvalorização de Galeno, Musrati, etc é normal fruto do momento em que se vende.

Que se queiram novas ideias e um treinador diferente até se percebe, agora pintar cenários de catástrofe e "florear" o passado para mostrar como perdemos com este treinador é um bocado desonesto. Já agora, não esquecer que andamos anos a dizer que o nosso problema era com os grandes, não conseguíamos com Abel, Paulo Fonseca, Sá Pinto ganhar aos "grandes", este "mestre da tática" já lhes ganhou aos três em dois anos e em termos de equilibrio nesses jogos, tirando o descalabro deste ano na luz, nunca ficamos aquém do futebol deles.

Antes que me acusem de falta de ambição, há que saber reconhecer as nossas limitações antes de definirmos as nossas ambições, a isso chama-se realismo e neste momento (sobretudo depois do boost que o sporting teve) qualquer posição acima do 4ºlugar é completamente irrealista, embora possível. Com isto não defendo que está tudo bem, mas também não está mal a ponto de se defender a substituição do treinador atual.

enormeBRAGA

Admira me ninguém ter comentado as substituições.
Tirar Horta e Galeno, para meter Rodrigo Gomes e Gorby, dois miúdos, e ganhar o jogo, é do crlho


Sent from my iPhone using Tapatalk
#VãoTerDeContarConnosco

Pé Ligeiro

Quote from: enormeBRAGA on 25 de January de 2022, 18:10
Admira me ninguém ter comentado as substituições.
Tirar Horta e Galeno, para meter Rodrigo Gomes e Gorby, dois miúdos, e ganhar o jogo, é do crlho


Sent from my iPhone using Tapatalk

Também não exageremos...
A probabilidade de o Braga atual ganhar um jogo em Alvalade é pouco mais que 10%
Neste jogo, para além de as coisas nos terem corrido muito bem, houve erros do adversário
BRAGA SEMPRE MAIS!

Edgar1921

Quote from: Pé Ligeiro on 25 de January de 2022, 23:34
Quote from: enormeBRAGA on 25 de January de 2022, 18:10
Admira me ninguém ter comentado as substituições.
Tirar Horta e Galeno, para meter Rodrigo Gomes e Gorby, dois miúdos, e ganhar o jogo, é do crlho


Sent from my iPhone using Tapatalk

Também não exageremos...
A probabilidade de o Braga atual ganhar um jogo em Alvalade é pouco mais que 10%
Neste jogo, para além de as coisas nos terem corrido muito bem, houve erros do adversário
Nem é a probabilidade de ganhar em alvalade... O Carvalhal meteu em jogo quem de melhor tinha no banco..

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk


(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Pé Ligeiro on 25 de January de 2022, 23:34
Quote from: enormeBRAGA on 25 de January de 2022, 18:10
Admira me ninguém ter comentado as substituições.
Tirar Horta e Galeno, para meter Rodrigo Gomes e Gorby, dois miúdos, e ganhar o jogo, é do crlho


Sent from my iPhone using Tapatalk

Também não exageremos...
A probabilidade de o Braga atual ganhar um jogo em Alvalade é pouco mais que 10%
Neste jogo, para além de as coisas nos terem corrido muito bem, houve erros do adversário

mas e o futebol não é isso mesmo????

provocar o(s) erro(s) no adversário por forma a conseguir marcar pelo menos mais 1 golo que eles????

é que da maneira que falas até parece que estás a dizer que o nosso Braga não jogou bem... e eles é que "deram borlas"...  ::) ::) ::) ::) ::) ::)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

ric

Tenho para mim ( sem ter acesso a qualquer tipo de informação privilegiada) que CC pode continuar no SCBraga por mais um ou dois anos. A chave esta na mão de AS que apesar de alguns dizerem que não apoia CC, vê neste treinador um executante esmerado do seu projeto de curto/médio prazo.
Não tenham dúvidas que para AS, o topo de tudo esta na formação e na natural vemnda de ativos. Tem uma academia em fase 2 e a consumir muito dinheiro e os custos mensais da mesma ( na parte em funcionamento) são enormes.
Enquanto as coisas não tiverem algum suporte nas vendas de jogadores o cluebe não pode ter liquidez suficiente face aos gastos .
Ninguém se iluda que nos proximos 2/3 anos, o clube vai andar em ritmo low profile, sem investir na equipa e a procurar sobretudo fazer render os seus meninos.
Uma taça pode ser apenas a única ilusão de AS para as próximas épocas sendo que os serviços minimos são o tal esperado 4 lugar e uma passagem da fase de grupos da Liga europa.
E para este p+rojeto, nada mais  acertado do que ter um treinador que compreenda estes objetivos e aceite "hipotecar" vitorias e titulos a bem de um clube com futuro e sustentável ( depois da entrada das guitas da Tv).
CC sendo braguista pode abdicar de titulos. Resta saber se estará pelos ...aJUSTES...

Somos Braga!

Quote from: ric on 26 de January de 2022, 17:38
Tenho para mim ( sem ter acesso a qualquer tipo de informação privilegiada) que CC pode continuar no SCBraga por mais um ou dois anos. A chave esta na mão de AS que apesar de alguns dizerem que não apoia CC, vê neste treinador um executante esmerado do seu projeto de curto/médio prazo.
Não tenham dúvidas que para AS, o topo de tudo esta na formação e na natural vemnda de ativos. Tem uma academia em fase 2 e a consumir muito dinheiro e os custos mensais da mesma ( na parte em funcionamento) são enormes.
Enquanto as coisas não tiverem algum suporte nas vendas de jogadores o cluebe não pode ter liquidez suficiente face aos gastos .
Ninguém se iluda que nos proximos 2/3 anos, o clube vai andar em ritmo low profile, sem investir na equipa e a procurar sobretudo fazer render os seus meninos.
Uma taça pode ser apenas a única ilusão de AS para as próximas épocas sendo que os serviços minimos são o tal esperado 4 lugar e uma passagem da fase de grupos da Liga europa.
E para este p+rojeto, nada mais  acertado do que ter um treinador que compreenda estes objetivos e aceite "hipotecar" vitorias e titulos a bem de um clube com futuro e sustentável ( depois da entrada das guitas da Tv).
CC sendo braguista pode abdicar de titulos. Resta saber se estará pelos ...aJUSTES...
A minha leitura também é esta.

Tenho apenas dúvidas sobre a "boa" relação entre Carvalhal e AS.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Pé Ligeiro

Quote from: ric on 26 de January de 2022, 17:38
Tenho para mim ( sem ter acesso a qualquer tipo de informação privilegiada) que CC pode continuar no SCBraga por mais um ou dois anos. A chave esta na mão de AS que apesar de alguns dizerem que não apoia CC, vê neste treinador um executante esmerado do seu projeto de curto/médio prazo.
Não tenham dúvidas que para AS, o topo de tudo esta na formação e na natural vemnda de ativos. Tem uma academia em fase 2 e a consumir muito dinheiro e os custos mensais da mesma ( na parte em funcionamento) são enormes.
Enquanto as coisas não tiverem algum suporte nas vendas de jogadores o cluebe não pode ter liquidez suficiente face aos gastos .
Ninguém se iluda que nos proximos 2/3 anos, o clube vai andar em ritmo low profile, sem investir na equipa e a procurar sobretudo fazer render os seus meninos.
Uma taça pode ser apenas a única ilusão de AS para as próximas épocas sendo que os serviços minimos são o tal esperado 4 lugar e uma passagem da fase de grupos da Liga europa.
E para este p+rojeto, nada mais  acertado do que ter um treinador que compreenda estes objetivos e aceite "hipotecar" vitorias e titulos a bem de um clube com futuro e sustentável ( depois da entrada das guitas da Tv).
CC sendo braguista pode abdicar de titulos. Resta saber se estará pelos ...aJUSTES...

A continuar o desinvestimento na equipa principal, não haverá treinador que aguente. A corda parte sempre pelo lado mais fraco e se os resultados não aparecem, quem paga é o treinador.
Quanto aos gastos com a academia, esses gastos (admito que em menor dimensão) existiriam com a realização das atividades que ocorrem na academia, nomeadamente, todo a organização relacionada com as camadas jovens. Por outro lado, há vários outros clubes com academia e não os vejo queixarem-se de gastos muito elevados com a academia.
Para o clube continuar a crescer é necessário manter um investimento equilibrado. Não se pode apenas vender jogadores por verbas de 16 M€ e treinadores por 12 M€ e comprar jogadores apenas por 1M€. Por valores baixos, pode ser que se descubra de vez em quando uma pérola, mas isso é 1 em 100. Não consigo compreender como por exemplo o nosso clube recusou dar 3M€ por Morita, que seria um jogador que nos permitia melhorar a qualidade de jogo, e ainda nos poderia proporcionar boas mais valias numa futura venda.
Nestas duas últimas épocas (esta e anterior), o clube está claramente a desinvestir no plantel e como consequência disso, a diferença para os 3 grandes, que antes se estava a reduzir, tem agora vindo a aumentar.
BRAGA SEMPRE MAIS!

rpo.castro

A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...
Quem não sente não é filho de boa gente.

Chiquitilha

Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 12:07
A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...

   É a chamada "pescadinha de rabo na boca".

   Não duvido nem um pouco de que a nossa academia é uma estrutura pesada e que necessita de uma grande quantidade de dinheiro para a manter a rolar. Ao dizer "pesada" não estou a inferir nenhuma critica ao modo como esta montada.
   Temos uma academia de qualidade com tudo o que é necessario para apoio as diversas equipes que por lá andam. E não duvidem que muito dificilmente algum dos eucaliptos se comparam à nossa. Nem contam para o totobola as academias dos restantes clubes.
   Imaginem só o que é necessario para manter jogadores, sim temos jogadores das camadas jovens a ganharem valores interessantes, treinadores, funcionários para manter a estrutura, tratadores de relva, manutenção dos espaços fisicos, medicos, nutricionistas, responsaveis pelos diversos equipamentos, professores, etc. Tudo isto custa dinheiro. Muito dinheiro. E não temos ainda massa adepta, "conectes" nas esferas politicas, judiciais, no mundo jornalistico e bancos a abrir as pernas. Mas...com tudo isto vejo também um aproveitamento da direcção no facto de se apoiar nos custos da academia para justificar uma politica de desinvestimento na equipe principal.
   Quando a desculpa já não pegar, temos já o caminho a ser preparado com a desculpa de um novo estádio de 60 milhões.
   A tal pescadinha...

Pé Ligeiro

Quote from: Chiquitilha on 27 de January de 2022, 13:26
Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 12:07
A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...

   É a chamada "pescadinha de rabo na boca".

   Não duvido nem um pouco de que a nossa academia é uma estrutura pesada e que necessita de uma grande quantidade de dinheiro para a manter a rolar. Ao dizer "pesada" não estou a inferir nenhuma critica ao modo como esta montada.
   Temos uma academia de qualidade com tudo o que é necessario para apoio as diversas equipes que por lá andam. E não duvidem que muito dificilmente algum dos eucaliptos se comparam à nossa. Nem contam para o totobola as academias dos restantes clubes.
   Imaginem só o que é necessario para manter jogadores, sim temos jogadores das camadas jovens a ganharem valores interessantes, treinadores, funcionários para manter a estrutura, tratadores de relva, manutenção dos espaços fisicos, medicos, nutricionistas, responsaveis pelos diversos equipamentos, professores, etc. Tudo isto custa dinheiro. Muito dinheiro. E não temos ainda massa adepta, "conectes" nas esferas politicas, judiciais, no mundo jornalistico e bancos a abrir as pernas. Mas...com tudo isto vejo também um aproveitamento da direcção no facto de se apoiar nos custos da academia para justificar uma politica de desinvestimento na equipe principal.
   Quando a desculpa já não pegar, temos já o caminho a ser preparado com a desculpa de um novo estádio de 60 milhões.
   A tal pescadinha...

Acredito que haja mais funcionários pelo facto da estrutura ser maior, mas antes da academia já tínhamos uma estrutura com jogadores, treinadores, médicos, nutricionistas, tratadores de relva, etc. A fatura dos gastos terá subido com certeza, mas não partíamos do zero.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Sérgio Gonçalves

Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 12:07
A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...

Sempre considerei que avançamos para a academia para sermos sustentáveis, não para sermos mais competitivos. Aliás, por duvidar, ainda hoje, deste modelo, é que nunca fui um grande adepto de academias.
Sócio nº 2014

Enorme_Guerreiro

Quote from: Chiquitilha on 27 de January de 2022, 13:26
Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 12:07
A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...

   É a chamada "pescadinha de rabo na boca".

   Não duvido nem um pouco de que a nossa academia é uma estrutura pesada e que necessita de uma grande quantidade de dinheiro para a manter a rolar. Ao dizer "pesada" não estou a inferir nenhuma critica ao modo como esta montada.
   Temos uma academia de qualidade com tudo o que é necessario para apoio as diversas equipes que por lá andam. E não duvidem que muito dificilmente algum dos eucaliptos se comparam à nossa. Nem contam para o totobola as academias dos restantes clubes.
   Imaginem só o que é necessario para manter jogadores, sim temos jogadores das camadas jovens a ganharem valores interessantes, treinadores, funcionários para manter a estrutura, tratadores de relva, manutenção dos espaços fisicos, medicos, nutricionistas, responsaveis pelos diversos equipamentos, professores, etc. Tudo isto custa dinheiro. Muito dinheiro. E não temos ainda massa adepta, "conectes" nas esferas politicas, judiciais, no mundo jornalistico e bancos a abrir as pernas. Mas...com tudo isto vejo também um aproveitamento da direcção no facto de se apoiar nos custos da academia para justificar uma politica de desinvestimento na equipe principal.
   Quando a desculpa já não pegar, temos já o caminho a ser preparado com a desculpa de um novo estádio de 60 milhões.
   A tal pescadinha...

Ignorando o resto do comentário, queria só focar na parte a negrito para perguntar: quais academias dos restantes clubes? Quais clubes? Eu posso estar enganado, mas eu acho que só existem 3 academias dignas desse nome em Portugal: a nossa, a de Alcochete e a do Seixal. O Porto não tem academia, o Vitória chama-lhe academia, mas aquilo é tipo os campos da rodovia ou das camélias, pouco mais... São um conjunto de relvados com uns balneários e talvez meia dúzia de gabinetes. Chamar academia àquilo é no mínimo um exagero.
E eu acho que é isso que muita gente não percebeu ainda, as pessoas não percebem o impacto da Cidade Desportiva a nível de infraestruturas. Atenção, não estou a desculpar qualquer tipo de gastos ou falta de investimento no plantel principal ou o que quer que seja. Estou simplesmente a ignorar a parte financeira e a relevar o que ter uma academia significa. Porque muitos há, como tu, que passam a ideia que nós simplesmente fizemos uma academia melhor que as dos outros, quando não é isso que está em causa. O que está em causa é que nós construímos uma coisa que só mais 2 clubes em Portugal têm, essa é a diferença. Ter escalões de formação está muito longe de ser o mesmo que ter uma academia. Por exemplo, o que o Porto tem no Olival é um centro de treinos, tal como nós já tínhamos aqueles relvados anexos ao estádio. O que o Vitória tem são campos de treino para a formação, e nós nem isso tínhamos, e então usávamos as Camélias, o campo da Ponte, etc.

Era só para deixar clara esta ideia, mais nada.

rpo.castro

Quote from: Enorme_Guerreiro on 27 de January de 2022, 15:27
Quote from: Chiquitilha on 27 de January de 2022, 13:26
Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 12:07
A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...

   É a chamada "pescadinha de rabo na boca".

   Não duvido nem um pouco de que a nossa academia é uma estrutura pesada e que necessita de uma grande quantidade de dinheiro para a manter a rolar. Ao dizer "pesada" não estou a inferir nenhuma critica ao modo como esta montada.
   Temos uma academia de qualidade com tudo o que é necessario para apoio as diversas equipes que por lá andam. E não duvidem que muito dificilmente algum dos eucaliptos se comparam à nossa. Nem contam para o totobola as academias dos restantes clubes.
   Imaginem só o que é necessario para manter jogadores, sim temos jogadores das camadas jovens a ganharem valores interessantes, treinadores, funcionários para manter a estrutura, tratadores de relva, manutenção dos espaços fisicos, medicos, nutricionistas, responsaveis pelos diversos equipamentos, professores, etc. Tudo isto custa dinheiro. Muito dinheiro. E não temos ainda massa adepta, "conectes" nas esferas politicas, judiciais, no mundo jornalistico e bancos a abrir as pernas. Mas...com tudo isto vejo também um aproveitamento da direcção no facto de se apoiar nos custos da academia para justificar uma politica de desinvestimento na equipe principal.
   Quando a desculpa já não pegar, temos já o caminho a ser preparado com a desculpa de um novo estádio de 60 milhões.
   A tal pescadinha...

Ignorando o resto do comentário, queria só focar na parte a negrito para perguntar: quais academias dos restantes clubes? Quais clubes? Eu posso estar enganado, mas eu acho que só existem 3 academias dignas desse nome em Portugal: a nossa, a de Alcochete e a do Seixal. O Porto não tem academia, o Vitória chama-lhe academia, mas aquilo é tipo os campos da rodovia ou das camélias, pouco mais... São um conjunto de relvados com uns balneários e talvez meia dúzia de gabinetes. Chamar academia àquilo é no mínimo um exagero.
E eu acho que é isso que muita gente não percebeu ainda, as pessoas não percebem o impacto da Cidade Desportiva a nível de infraestruturas. Atenção, não estou a desculpar qualquer tipo de gastos ou falta de investimento no plantel principal ou o que quer que seja. Estou simplesmente a ignorar a parte financeira e a relevar o que ter uma academia significa. Porque muitos há, como tu, que passam a ideia que nós simplesmente fizemos uma academia melhor que as dos outros, quando não é isso que está em causa. O que está em causa é que nós construímos uma coisa que só mais 2 clubes em Portugal têm, essa é a diferença. Ter escalões de formação está muito longe de ser o mesmo que ter uma academia. Por exemplo, o que o Porto tem no Olival é um centro de treinos, tal como nós já tínhamos aqueles relvados anexos ao estádio. O que o Vitória tem são campos de treino para a formação, e nós nem isso tínhamos, e então usávamos as Camélias, o campo da Ponte, etc.

Era só para deixar clara esta ideia, mais nada.
Consideras exagero dizer que o Porto tem uma academia. Exagero bem maior é dizer que o que o Porto tem é o que a gente tinha anexo ao estádio.

Tirando a parte de que o Centro de treinos do Olival não é do clube, mas alugado, além da quantidade e qualidade de relvados, dotados no relvado onde treina a equipa principal com sistema de captação de imagens para apoio ao treino, têm os edifícios de apoio para ginásio, gabinetes médico, fisioterapias etc. Não sei se terão refeitórios.
Em comparação com as instalações do Benfica e Sporting, fica a faltar ter no centro de treinos residências para os jogadores, coisa que o Braga julgo que só terá com a construção da 2ª fase da cidade desportivo. No entanto têm residências, sendo pelo menos a principal propriedade do clube, no centro do Porto.
Para além disso têm toda a rede Dragon Force, que em Portugal que eu saiba só existe dos 3 metralhas, havendo depois algumas, poucas, de clubes estrangeiros (a do PSG) julgo que é a mais recente.

Fora os 3 metralhas (ou 2) e o Braga, o Famalicão é o que está a construir uma infraestrutura mais parecida (acho que já tem os 3 relvados, pavilhão e anexos, não sei se os alojamentos já estarão a funcionar).
Quem não sente não é filho de boa gente.

Luso

Até se deve ter oferecido ao Mirror para falar do Bruno Lage e pensarem que é parecido com ele lá por Inglaterra. Não perdes uma Carvalhal...


Lipeste

Pessoalmente estarei sempre grato a quem teve a visão e a coragem de construir um equipamento indispensável para a afirmação e crescimento do SCB.

A academia será sempre uma solução e nunca um problema porque a haver um problema ele surgirá como consequência da dose excessiva que o modelo de negócio previligiado pela SAD parece estar disposta a servir e não como consequência da academia em si...para mim é óbvio que a academia terá que ser sempre, em primeiro lugar, um instrumento ao serviço da vertente desportiva que depois, como consequência disso, servirá a vertente financeira, deverá servir para  facilitar o lançamento e a fixação jovens jogadores no plantel principal, jovens com qualidade vs potencial igual ou superior àquele que poderíamos conseguir no mercado, retirar deles o máximo rendimento desportivo possível e só depois fechar o ciclo com uma transferência e o natural retorno financeiro que daí advém...basicamente a cadência deverá ser um meio através do qual se conseguem servir de forma equilibrada dois objetivos, o desportivo e o financeiros,
e não um fim em si mesma que apenas vise a vertente financeira.

Mostrar preocupação com as despesas da academia não faz qualquer sentido pois bastaria uma transferência de três em três anos para fazer face a todas as despesas desse triénio, com direito a troco.

A minha preocupação reside antes na vontade apressada de construir um novo estádio que poderá ter como estratégia principal para o seu pagamento a venda à palete de miúdos da formação juntamente com desinvestimento no plantel (claro que sou completamente favorável à construção de um novo estádio mas não à pressa nem a qualquer preço em termos desportivos...para ter uma opinião mais sustentada teria que conhecer o projecto de investimento e como o desconheço não a posso ter).

Enorme_Guerreiro

Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 17:57
Quote from: Enorme_Guerreiro on 27 de January de 2022, 15:27
Quote from: Chiquitilha on 27 de January de 2022, 13:26
Quote from: rpo.castro on 27 de January de 2022, 12:07
A academia era uma necessidade para podermos ter uma equipa competitiva, ou seja reforçar o plantel.
Agora não podemos ter uma equipa competitiva porque temos uma academia...

   É a chamada "pescadinha de rabo na boca".

   Não duvido nem um pouco de que a nossa academia é uma estrutura pesada e que necessita de uma grande quantidade de dinheiro para a manter a rolar. Ao dizer "pesada" não estou a inferir nenhuma critica ao modo como esta montada.
   Temos uma academia de qualidade com tudo o que é necessario para apoio as diversas equipes que por lá andam. E não duvidem que muito dificilmente algum dos eucaliptos se comparam à nossa. Nem contam para o totobola as academias dos restantes clubes.
   Imaginem só o que é necessario para manter jogadores, sim temos jogadores das camadas jovens a ganharem valores interessantes, treinadores, funcionários para manter a estrutura, tratadores de relva, manutenção dos espaços fisicos, medicos, nutricionistas, responsaveis pelos diversos equipamentos, professores, etc. Tudo isto custa dinheiro. Muito dinheiro. E não temos ainda massa adepta, "conectes" nas esferas politicas, judiciais, no mundo jornalistico e bancos a abrir as pernas. Mas...com tudo isto vejo também um aproveitamento da direcção no facto de se apoiar nos custos da academia para justificar uma politica de desinvestimento na equipe principal.
   Quando a desculpa já não pegar, temos já o caminho a ser preparado com a desculpa de um novo estádio de 60 milhões.
   A tal pescadinha...

Ignorando o resto do comentário, queria só focar na parte a negrito para perguntar: quais academias dos restantes clubes? Quais clubes? Eu posso estar enganado, mas eu acho que só existem 3 academias dignas desse nome em Portugal: a nossa, a de Alcochete e a do Seixal. O Porto não tem academia, o Vitória chama-lhe academia, mas aquilo é tipo os campos da rodovia ou das camélias, pouco mais... São um conjunto de relvados com uns balneários e talvez meia dúzia de gabinetes. Chamar academia àquilo é no mínimo um exagero.
E eu acho que é isso que muita gente não percebeu ainda, as pessoas não percebem o impacto da Cidade Desportiva a nível de infraestruturas. Atenção, não estou a desculpar qualquer tipo de gastos ou falta de investimento no plantel principal ou o que quer que seja. Estou simplesmente a ignorar a parte financeira e a relevar o que ter uma academia significa. Porque muitos há, como tu, que passam a ideia que nós simplesmente fizemos uma academia melhor que as dos outros, quando não é isso que está em causa. O que está em causa é que nós construímos uma coisa que só mais 2 clubes em Portugal têm, essa é a diferença. Ter escalões de formação está muito longe de ser o mesmo que ter uma academia. Por exemplo, o que o Porto tem no Olival é um centro de treinos, tal como nós já tínhamos aqueles relvados anexos ao estádio. O que o Vitória tem são campos de treino para a formação, e nós nem isso tínhamos, e então usávamos as Camélias, o campo da Ponte, etc.

Era só para deixar clara esta ideia, mais nada.
Consideras exagero dizer que o Porto tem uma academia. Exagero bem maior é dizer que o que o Porto tem é o que a gente tinha anexo ao estádio.

Tirando a parte de que o Centro de treinos do Olival não é do clube, mas alugado, além da quantidade e qualidade de relvados, dotados no relvado onde treina a equipa principal com sistema de captação de imagens para apoio ao treino, têm os edifícios de apoio para ginásio, gabinetes médico, fisioterapias etc. Não sei se terão refeitórios.
Em comparação com as instalações do Benfica e Sporting, fica a faltar ter no centro de treinos residências para os jogadores, coisa que o Braga julgo que só terá com a construção da 2ª fase da cidade desportivo. No entanto têm residências, sendo pelo menos a principal propriedade do clube, no centro do Porto.
Para além disso têm toda a rede Dragon Force, que em Portugal que eu saiba só existe dos 3 metralhas, havendo depois algumas, poucas, de clubes estrangeiros (a do PSG) julgo que é a mais recente.

Fora os 3 metralhas (ou 2) e o Braga, o Famalicão é o que está a construir uma infraestrutura mais parecida (acho que já tem os 3 relvados, pavilhão e anexos, não sei se os alojamentos já estarão a funcionar).
"Consideras exagero dizer que o Porto tem uma academia. Exagero bem maior é dizer que o que o Porto tem é o que a gente tinha anexo ao estádio."
Tens razão, não me expressei bem. Óbvio que o que o Porto tem (ou usa) não são apenas relvados como o que nós temos anexo ao estádio. O meu ponto é que tu dizes que o Olival tem "os edifícios de apoio para ginásio, gabinetes médico, fisioterapias etc.", e nós também temos isso no próprio estádio. Ou seja, acaba por ser equivalente ao que nós temos, só que eles têm tudo num centro de treinos e nós temos parte no estádio e os relvados são anexos ao estádio, mas no essencial a coisa é a mesma: é um centro de treinos como nós já tínhamos com estádio+relvados, não uma academia. Mesmo em relação ao sistema de captação de imagens, eu não tenho a certeza mas acho que os relvados anexos ao nosso estádio também têm. Mas o que eles têm é equivalente ao que nós já tínhamos, com a diferença que os nossos jogadores têm de andar mais 100m do que os deles para ir do balneário ao relvado.

Quanto ao resto, a Dragon Force não é uma academia, é precisamente essa a diferença. É uma rede de escolas de futebol, mas que não tem uma infraestrutura central como o Braga, o Sporting e o Benfica têm. Isso de ter residências na cidade diz pouco, o Braga antes da Cidade Desportiva também já tinha um conjunto de habitações para jogadores da formação e, se não estou enganado, também havia uma espécie de residência (lembro-me de ver isso numa reportagem sobre o Hornicek). Mas o meu ponto de comparação com o Porto é precisamente esse: eles têm infraestruturas espalhadas, mas não têm o que nós temos. Por algum motivo o Pinto da Costa prometeu nas últimas eleições que ia construir uma academia. Ora, se prometeu fazer é porque ainda não tem. Mas eu percebi o teu ponto, claro. Eu também não quis dizer que eles não têm nada, só salientei que nem eles têm o que nós temos, quanto mais falar em "academias de outros clubes". Do Famalicão não sei, mas o Vitória também já anunciou essa vontade, penso eu. Não sei é onde eles vão buscar o dinheiro, mas isso são outros 500.