News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Carlos Carvalhal - EX-TREINADOR DO SC BRAGA

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 28 de July de 2020, 16:20

Previous topic - Next topic

easy_scb

Curioso termos exibições sólidas  contra equipas que fora de casa estão muito fortes (inclusive melhor que nós a nível pontual) Estoril e Portimonense.

rpo.castro

Quote from: Olho Vivo on 02 de January de 2022, 15:40
Quote from: Lipeste on 02 de January de 2022, 15:10
A uma jornada do final da primeira volta ter já encaixado sete resultados negativos em 16J (4E 3D) é sem margem para qualquer dúvida uma prestação bem aquém do possível, esperado e exigível...mesmo com todas as lacunas deste plantel, principalmente defensivas, o normal seria termos 37 pts.

Se excetuarmos a primeira época de Domingos que deve ser entendida como um outlier, em nenhuma dos últimas ligas fizemos mais de 37 pontos nas primeiras 17 jornadas (e não foram assim tantas vezes). Ainda vamos a tempo (ganhando ao Famalicão, é claro) de fazer 34 pontos na primeira volta. dizer que isto é bem aquém do exigível ... ::) ::) ::)

Pode argumentar-se com critérios qualitativos, meter ao barulho outras competições, mas não me parece que, do ponto de vista pontual, a liga que estamos a fazer esteja desfasada daquilo que é a nossa bitola habitual.
Desde que o campeonato voltou a ter 18 equipas, no final primeira volta tivemos as seguintes pontuaçõe:
2014/15 - 31 pts
2015/16 - 29
2016/17 - 36
2017/18 - 37
2018/19 - 37
2019/20 - 27
2020/21 - 36
2021/22 - 31-34

ganhando estaremos cerca de 3 pontos abaixo desse tal "normal". No entanto o facto de estarmos fora das duas taças, com duas péssimas prestações (não me venham com a 2ª parte do vizela), 3 se contarmos o jogo contra a equipa B do Paços de ferreira. Na Liga Europa num grupo extremamente acessível falhamos um importante acesso direto aos oitavos, com as receitas que isso conta, mais o desafogo de calendário. Foram muitos jogos sem modelo alternativo de jogo, com insistência ou teimosia, e em que algumas melhoras que se viram, não tiveram consequência. O mês de dezembro foi um mês extremamente fraco exibicionalmente e com consequências nas taças. Antes deste ciclo houve o descalabro da luz. Houve a expressiva vitória por 6-0 contra o Santa Clara, e a seguir o que se sabe. Curiosamente encerramos o ano com outro 6-0. Se a história se repetir...
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Quote from: Olho Vivo on 02 de January de 2022, 15:40
Quote from: Lipeste on 02 de January de 2022, 15:10
A uma jornada do final da primeira volta ter já encaixado sete resultados negativos em 16J (4E 3D) é sem margem para qualquer dúvida uma prestação bem aquém do possível, esperado e exigível...mesmo com todas as lacunas deste plantel, principalmente defensivas, o normal seria termos 37 pts.

Se excetuarmos a primeira época de Domingos que deve ser entendida como um outlier, em nenhuma dos últimas ligas fizemos mais de 37 pontos nas primeiras 17 jornadas (e não foram assim tantas vezes). Ainda vamos a tempo (ganhando ao Famalicão, é claro) de fazer 34 pontos na primeira volta. dizer que isto é bem aquém do exigível ... ::) ::) ::)

Pode argumentar-se com critérios qualitativos, meter ao barulho outras competições, mas não me parece que, do ponto de vista pontual, a liga que estamos a fazer esteja desfasada daquilo que é a nossa bitola habitual.

Sete resultados negativos em 16J é mau e o facto de noutros anos ter sido assim não invalida que o seja...apesar de não muito bitola orçamental de hoje é diferente da bitola orçamental do passado (já vai em 30M, ainda muito longe do ideal para lutar com outros argumentos  com os metralhas mas suficiente para fazer bem melhor).

Sim, em termos pontuais considero estarmos aquém do possível e do exigível pois, em minha opinião, apesar das limitações, à 16° J deveríamos ter 37 pts em vez de 31 pts fruto de 44% de maus resultados (se por um lado considero normal termos perdido em casa dos dois  metralhas - nunca por goleada - já não considero tão normal assim termos perdido em casa com Sporting e muito menos ainda considero normais todos os quatro empates que, face aos adversários vs c/f, significaram oito pontos perdidos e não quatro pontos ganhos)...a nossa bitola já há alguns anos que deveria estar noutro patamar ou será que temos que aceitar esta estagnação pontual como algo natural e inultrapassável independentemente dos orçamentos e massa salarial???

Em minha opinião nesta temporada não temos plantel para lutar pelo podium porque desistimos de o ter no mercado de verão mas temos plantel para fazer mais pontos do que 31 em 16J, (temos nesta, tivemos na passada, na anterior a essa e noutras).

Lipeste

Qual foi o orçamento em 14/15?

E em 19/20/21?

É normal que o orçamento e a massa salarial tenham aumentado e que esse aumento não tenha reflexo no número de  pontos conquistados? De normal não tem nada.

Que resignação... é caso para dizer se tem vindo a ser assim (pontos) porque motivo não há-de continuar a assim ser? Mesmo com mais 40% (? não tenho a certeza) de orçamento do que aquele que tínhamos em 14/15, 15/16...???

Lipeste

Não perdemos dois pontos em casa com o Guimarães, nem com o Boavista nem fora com o Paços, nem sequer no impraticável relvado dos Açores (neste até posso admitir o empate face às condições do terreno  mas nos outros três foram seis pontos à vida!!!). Conquistar pontos em casa contra os metralhas com mais regularidade também já deveria estar a acontecer (para não dizer três digo que apenas perdemos um ponto contra o Sporting).
Tudo somado lá foram sete pontos, seria extraordinário ter 31+6 ou 31+7? Para mim não, antes pelo contrário seria normal, então para todos aqueles que estão sempre a recordar a diferença orçamental para os metralhas mais normal seria ter 31+6 face aos orçamentos dos adversários com quem empatamos (2E em casa + 2E fora mas aceitando o empate contra o Santa Clara).

joaoPC

Quote from: Lipeste on 02 de January de 2022, 21:25
Não perdemos dois pontos em casa com o Guimarães, nem com o Boavista nem fora com o Paços, nem sequer no impraticável relvado dos Açores (neste até posso admitir o empate face às condições do terreno  mas nos outros três foram seis pontos à vida!!!). Conquistar pontos em casa contra os metralhas com mais regularidade também já deveria estar a acontecer (para não dizer três digo que apenas perdemos um ponto contra o Sporting).
Tudo somado lá foram sete pontos, seria extraordinário ter 31+6 ou 31+7? Para mim não, antes pelo contrário seria normal, então para todos aqueles que estão sempre a recordar a diferença orçamental para os metralhas mais normal seria ter 31+6 face aos orçamentos dos adversários com quem empatamos (2E em casa + 2E fora mas aceitando o empate contra o Santa Clara).
E com esses 31+6 ficávamos dentro daquilo que têm sido os últimos 5 anos se excluirmos a época horrível do Sá Pinto.

Não esquecer os fraco futebol praticado pelas restantes equipas do campeonato. Não há equipa que se aproveite

PAF

O normal será sempre o Braga perder pontos com alguma equipa, seja o último classificado seja o 1º. Tal como os outros perdem.
A contabilidade que algum pessoal está a fazer não tem pés nem cabeça, estão a contar os jogos que empatamos e perdemos mas esquecem os que ganhamos sem saber ler ou escrever! Os jogos que perdemos pontos podíamos ganhar porque somos superiores? Claro que podíamos, mas o futebol não é ciência exata.
O que estão a pedir não existe, nem com o Braga nem com nenhuma equipa do mundo. Os Se´s no futebol valem muito pouco.
Isto não invalida a mediania da época que se está a fazer, muito mais pelas exibições que pelos resultados isto na liga. Na realidade acho que temos mais pontos que o futebol que jogamos. Por exemplo jogamos melhor que na época de Sá Pinto? Tenho duvidas...
E no resto entre o fraco das taças e o mediano da liga europa.

rpo.castro

Quote from: Lipeste on 02 de January de 2022, 21:25
Se vais a olhar para resultados particulares em vez de olhar para o todo, então nenhum treinador em equipa nenhuma serve.
Os metralhas tinham de fazer 93 ou mais, porque não podem perder pontos com um marítimo ou famalicão como fizeram porto e sporting este ano. O Bayern também ser goleado pelo Monchengladbach era para despedimento.

No nosso caso, a Liga em si não está mal. Está mal é juntar a liga às outras 3 competições, é o fraco futebol, não em termos da espetacularidade, mas em termos da falta de ideias e de me parecer que a ligação plantel-treinador estar desgastada. Vivemos de lances completamente individuais sobretudo do Galeno até certa altura, agora do Iuri e do Vitinha.

Perguntas "é normal perder com A, é normal empatar com B". É normal teres alguns resultados negativos contra equipas abaixo. Não ter resultados negativos contra equipas inferiores só é possível na teoria. Agora volto a dizer, somar esses maus resultados na liga, mais os 3 da taça, mais pelo menos 3 da Liga Europa, já dá uma quantidade considerável, e mais que isso 2,5 competições por água abaixo (porque só um milagra apura este Braga contra o Sheriff, e se calhar isso é que espelha o espirito que reina cá).

GverreirodoMinho

Quote from: Lipeste on 02 de January de 2022, 21:11

E em 19/20/21?

É normal que o orçamento e a massa salarial tenham aumentado e que esse aumento não tenha reflexo no número de  pontos conquistados? De normal não tem nada.

Que resignação... é caso para dizer se tem vindo a ser assim (pontos) porque motivo não há-de continuar a assim ser? Mesmo com mais 40% (? não tenho a certeza) de orçamento do que aquele que tínhamos em 14/15, 15/16...???
Xiu, não digas isso, que disso não se pode falar.

Falar da falta de investimento no plantel podes (gastar 4.5M no mercado deve ser a norma para qualquer treinador no Braga), se for para defender o Carvalhal, mas falar das condições salariais que nos permitem ter o plantel que temos isso já não podes (aliás, ainda há quem diga que não temos plantel para melhor... Memória curta de Bruno Viana, Claudemir, João Novais, Agbo, Diogo Viana, Artur Jorge, Pablo, Stojiljkovic, Filipe Augusto, Djamal, Nuno André Coelho e outras tantas lendas que não só eram o que dava "profundidade" ao plantel como em alguns casos eram mesmo titulares).

Interessa para alguma coisa dizer que o Carvalhal trabalha com a equipa mais cara de sempre em termos salariais? Só se for para desculpar o Salvador de termos já as contas no charco.

O discurso tem que ser: é um ano de transição, perdemos muitos jogadores, não investimos no plantel, o plantel é o mais fraco do século, e o que o Carvalhal tem feito é milagroso.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

SEMPRESCB

E em 19/20/21?

Temos um aumento orçamental que sinceramente tarda muito em justificar-se com menos dinheiro tivemos qualidade que está difícil de igualar, onde andam centrais da categoria do Moisés e do Rodriguez? Um avançado com a capacidade de Lima ou Matheus? Ou até jogadores com a capacidade de passe e na bola parada de Luis Aguiar e Viana? Ou ainda "vagabundos" com magia nos pés como Mossoró? É verdade que temos também jogadores de qualidade inquestionável com Ricardo Horta à cabeça mas temos muito potencial que tarda em se afirmar e em algumas posições falta de qualidade evidente. Quanto aos orçamentos, podemos dizer que um dos mais bem pagos deste plantel e que em muito contribui para esses aumentos orçamentais tem uma reforma dourada até final de época para fazer bicicleta na academia e comer boa comida Cabo Verdiana.

Zusco

Quote from: Lipeste on 03 de January de 2022, 08:28

engraçado como ele é sempre hipótese de backup, não como principal objetivo.

rpo.castro

Quote from: SEMPRESCB on 03 de January de 2022, 09:48

E em 19/20/21?

Temos um aumento orçamental que sinceramente tarda muito em justificar-se com menos dinheiro tivemos qualidade que está difícil de igualar, onde andam centrais da categoria do Moisés e do Rodriguez? Um avançado com a capacidade de Lima ou Matheus? Ou até jogadores com a capacidade de passe e na bola parada de Luis Aguiar e Viana? Ou ainda "vagabundos" com magia nos pés como Mossoró? É verdade que temos também jogadores de qualidade inquestionável com Ricardo Horta à cabeça mas temos muito potencial que tarda em se afirmar e em algumas posições falta de qualidade evidente. Quanto aos orçamentos, podemos dizer que um dos mais bem pagos deste plantel e que em muito contribui para esses aumentos orçamentais tem uma reforma dourada até final de época para fazer bicicleta na academia e comer boa comida Cabo Verdiana.
Porque só o orçamento do Braga aumentou.
Os valores das transferências mantiveram se.
Claramente é tão fácil ao Braga ir ao Brasil ou em Portugal contratar alguém por 300 ou 400k.
O Mossoró foi durante largos anos a maior transferência por 800k.
O orçamento aumentou porque teve de ser para nos mantermos ali, deveria ser óbvio.

Mr.SCB

E em 19/20/21?

Tens de meter esse aumento de orçamento e massa salarial em contexto. O Braga aumentou mas os 3 grandes também aumentaram, ou alguma vez em 2014/15 o Benfica andava a contratar jogadores a 20M? O Porto foi buscar o Pepê por 20M e o Sporting veio cá buscar o Paulinho por uma quantia parecida (com todas as condicionantes que já se conhecem)... Os tempos mudam para todos

Luso

Mais umas pérolas do nosso mister:

Carvalhal explica situação de Abel Ruiz: «É um titularíssimo»

«Conheço a liga espanhola. Fui muitas vezes aos Balaídos [estádio do Celta] e a Riazor [estádio do Deportivo da Corunha]. Estou muito por dentro de tudo o que acontece. É curioso porque nunca tive qualquer contacto para poder de treinar aí. Eu gostava»

easy_scb

És um peça Luso. Sempre a meter lenha na fogueira.

A mim chocou-me outra coisa. Falou no único lateral esquerdo do plantel: Sequeira. E falou na inexistência de uma alternativa ao Galeno nos A, B e sub 23 (até ver Roger).

Ora isto coloca Moura onde?

Lipeste

Quote from: Mr.SCB on 03 de January de 2022, 15:14

E em 19/20/21?

Tens de meter esse aumento de orçamento e massa salarial em contexto. O Braga aumentou mas os 3 grandes também aumentaram, ou alguma vez em 2014/15 o Benfica andava a contratar jogadores a 20M? O Porto foi buscar o Pepê por 20M e o Sporting veio cá buscar o Paulinho por uma quantia parecida (com todas as condicionantes que já se conhecem)... Os tempos mudam para todos
O facto de termos maior orçamento deveria, em minha opinião, contribuir para fazermos mais pontos na Liga independentemente dos orçamentos dos metralhas (o nosso orçamento é 4 ,5, 6, 7 vezes superior à esmagadora maioria dos clubes da Liga excepto os dos três metralhas e do Guimarães, mas nenhum orçamento metralhas e sequer 3 a 4 vezes maior que o nosso (>30M) pois variam entre os 70M do Sporting e os 100M dos outros dois...se a diferença orçamental para os metralhas serve para justificar as nossas derrotas então a nossa diferença orçamental para todos os outros só pode servir para justificar e exigir as nossas vitórias em todos esses jogos...claro que ao longo da temporada, contra esses adversários, principalmente fora, são admissíveis "dois ou três" escorregões mas não mais que isso - em 14J exigem-se, no mínimo, 11V) e em casa não temos outra obrigação senão exigir e vencer "todos" eles - em 14J exigem-se 12V a 14V caseiras contra esses 14 adversários - assim fica fácil perceber que se queremos algo mais não nos resta outra alternativa senão começarmos a conquistar/roubar pontos aos metralhas nos confrontos directos, principalmente em casa).

guerreiro1921

Quote from: easy_scb on 04 de January de 2022, 21:53
És um peça Luso. Sempre a meter lenha na fogueira.

A mim chocou-me outra coisa. Falou no único lateral esquerdo do plantel: Sequeira. E falou na inexistência de uma alternativa ao Galeno nos A, B e sub 23 (até ver Roger).

Ora isto coloca Moura onde?
Vem clarificar que não só o Moura não defende como o Sequeira, como não ataca como o Galeno. É adaptável, mas não é uma alternativa direta a nenhum deles. E digo isto sem tirar qualquer valor ao Moura, jogador que aprecio.

Lipeste

off-topic

Já que neste tópico se discutiu um bocadinho de orçamentos e modelo de gestão das SAD's assente nas mais valias geradas com transferências como sendo  "insustentável" (?)...concordo em parte, principalmente no que diz respeito ao volume de negócios que várias vezes, após conhecimento dos RdC, se comprova ter sido excessivo mas discordo em absoluto considerar, hoje, essas receitas como extraordinárias quando na verdade são o Core business desta actividade (económica)...para que as transferências deixem de ter o peso que actualmente tem na gestão das SAD será necessário encontrar outras formas de receita, desde logo terem acesso a bastante mais receita dos direitos televisivos e com a venda do naming de um estádio moderno com muitas outras valências além de uma cadeira para se sentar durante 90 ou 180 minutos de futebol por semana, mas como o futebol português não tem dimensão para tal, salvo três ou quatro excepções, há ainda outro caminhos como por exemplo aquele que o futebol inglês adoptou:

rpo.castro

Quote from: Lipeste on 05 de January de 2022, 10:12
off-topic

Já que neste tópico se discutiu um bocadinho de orçamentos e modelo de gestão das SAD's assente nas mais valias geradas com transferências como sendo  "insustentável" (?)...concordo em parte, principalmente no que diz respeito ao volume de negócios que várias vezes, após conhecimento dos RdC, se comprova ter sido excessivo mas discordo em absoluto considerar, hoje, essas receitas como extraordinárias quando na verdade são o Core business desta actividade (económica)...para que as transferências deixem de ter o peso que actualmente tem na gestão das SAD será necessário encontrar outras formas de receita, desde logo terem acesso a bastante mais receita dos direitos televisivos e com a venda do naming de um estádio moderno com muitas outras valências além de uma cadeira para se sentar durante 90 ou 180 minutos de futebol por semana, mas como o futebol português não tem dimensão para tal, salvo três ou quatro excepções, há ainda outro caminhos como por exemplo aquele que o futebol inglês adoptou:
São core business em Portugal e mais uma ou outra excepção.
Temos os clubes das ligas de topo a gastarem muito em transferências, mas depois conseguindo buscar grande parte, também em transferências e noutras fontes de receita (exceção dos casos em que entra um investidor e nos primeiros anos há um entrada considerável).
Nos restantes países/clubes, ou têm maiores fontes de receitas ordinárias (como sejam os clubes de 2ª linha de Espanha, Itália, etc) ou então têm orçamentos muito menores (como a maior parte dos clubes de ligas com a nossa dimensão com a Belga, Aústria, Suíça etc, onde aparece o caso do Salzburgo como parte do império Red Bull) e por isso com prestações abaixo das portuguesas.

Os clubes portugueses, sobretudo Benfica e Porto, têm conseguido prestações acima das possibilidades da liga portuguesa, e só conseguem porque: financiam-se com transferências, nomeadamente com o Mendes, e dispõe de uma cooperação infindável da banca. Quando estas circunstâncias extraordinárias e insustentáveis terminarem, veremos onde estarão essas receitas do Core Business.