News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga explica que quer eliminar «incongruência» dos Estatutos

Norma que determinava que o clube minhoto mantivesse, direta ou indiretamente, nunca se cumpriu porque a Câmara Municipal vendeu vendeu a terceiros, contra as expectativas dos dirigentes do SC Braga, as ações que detinha


O SC Braga esclareceu que a proposta de alteração dos Estatutos, que será votada na Assembleia Geral Extraordinária de 3 de fevereiro, visa adequar o documento à realidade atual.

O tema mais controverso, relacionado com a proposta de eliminação da maioria da SAD por parte do clube, levou o clube minhoto a explicar que esse ponto dos Estatutos deve ser revisto por não estar de acordo com a realidade atual.

«Em todas as sociedades desportivas em que o S.C.B. participe nos termos do número anterior, existentes ou futuras, será mantida, directa ou indirectamente, a maioria do capital social e número de votos correspondente a essa posição societária», lê-se no artigo 110.º.

Lembra a direção do clube que o SC Braga nunca teve a maioria SAD desde a sua constituição em 1998 e que a norma foi introduzida em 2015, quando havia a expectativa de a Câmara Municipal doar ao clube as ações que tinha na posse e que permitiam assegurar a maioria do capital social da SAD.

«Nesse caso, juntando as ações do clube e da Câmara Municipal de Braga, o clube passaria a ter a maioria que pelos estatutos teria de manter. Sucede que isso não se verificou. A Câmara Municipal de Braga vendeu as ações em bolsa a terceiros. Por isso, a norma tornou-se incongruente e obsoleta, desde logo porque é impossível ao clube manter uma maioria que de resto nunca teve», detalha o clube.

«Apenas com o intento de eliminar tal incongruência e porque a eliminação não afeta em nada a vida do clube e os seus sócios, nem a SAD, é que o Conselho Geral propôs tal alteração. Objetivamente, na prática, nada se altera. (...) Formalmente elimina-se uma incongruência e um artigo estatutário que não reflete e nunca refletiu a realidade. Esta alteração não permite, por exemplo, que a Direção passe a ter mais poder sobre a alienação de ações na titularidade do clube, nem retira qualquer poder sobre o tema aos sócios», acrescenta-se.

O Sp. Braga detém 36,99 por cento das ações da SAD, sendo que a Qatar Sports Investment (entidade detida pelo estado do Qatar e que é proprietária dos franceses do PSG, possui 29,60 por cento. A Sundown Investments tem 17,04 por cento e 16,37 por cento estão espalhados por outros acionistas.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/estatutos-sp-braga/sp-braga-esclarece-que-quer-eliminar-incongruencia-dos-estatutos

Lipeste

zerozero.pt

Alteração estatutária no SC Braga: as explicações sobre o emblema e a maioria na SAD

Por
Pedro Jorge da Cunha

A Assembleia Geral Extraordinária do SC Braga, a realizar no dia 3 de fevereiro, avaliará e votará as propostas de alteração estatutária do Conselho Geral do clube. E há alguns temas que merecerão uma análise mais profunda. O emblema do clube, a maioria na SAD e as eleições aos órgãos sociais têm suscitado maior debate entre a massa popular do Sporting Clube de Braga.

Em relação ao símbolo do SC Braga, na proposta de alteração dos estatutos lê-se que os sócios continuarão a ser «soberanos», mas é dada uma explicação que permitirá «flexibilizar» uma eventual alteração do emblema no futuro.

SC Braga
9 títulos oficiais


1   UEFA Intertoto Cup -   2008

3 Taça de Portugal  - 1965/66, 2015/16, 2020/21

1 Taça Federação Portuguesa de Futebol - 1976/77

2   Taça da Liga -   2012/13, 2019/20

2 II Divisão - 1946/47, 1963/64

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/alteracao-estatutaria-no-sc-braga-as-explicacoes-sobre-o-emblema-e-a-maioria-na-sad/573906



«Objetivamente, com a redação atual também são os sócios a aprovar eventuais alterações ao emblema, mas se isso acontecer terá de se alterar os Estatutos que definem pormenorizadamente o atual. Com esta alteração pretende-se apenas evitar a necessidade de alterar os Estatutos em função de uma deliberação dos sócios sobre o emblema. Ou seja, atualmente se os sócios deliberarem alterar o emblema teria de se ajustar os Estatutos, de futuro essa alteração Estatutária seria desnecessária», lê-se na proposta do CG. 

Sobre o capital social da SAD, o documento agora redigido prevê a eliminação do número 2 do artigo 110º («será mantida, direta ou indiretamente, a maioria do capital social»), por ser considerado «incongruente e obsoleto». Ora, se a proposta estatutária for aprovada, essa obrigatoriedade de deter a maioria da SAD deixa de existir. E a explicação é a seguinte:

«Tal facto tem como explicação fazer corresponder os Estatutos à realidade atual e que sempre se verificou uma vez que o clube não tem e nunca teve a maioria do capital social da SAD. Efetivamente, a alteração aos Estatutos não visa permitir que o clube deixe de ter a maioria na SAD, vendendo ações. Na verdade o clube não tem e nunca Página 10 de 11 teve essa maioria, nem na constituição da SAD.»

O SC Braga acrescenta que a supracitada norma foi criada em 2015, quando havia a «expetativa» de receber por doação as ações detidas pela Câmara Municipal de Braga. Uma expetativa nunca cumprida, pois a autarquia optou por vender «em bolsa» e a terceiros essa participação.

«Apenas com o intento de eliminar tal incongruência e porque a eliminação não afeta em nada a vida do clube e os seus sócios, nem a SAD, é que o Conselho Geral propôs tal alteração. Objetivamente, na prática, nada se altera. Formalmente elimina-se uma incongruência e um artigo estatutário que não reflete e nunca refletiu a realidade. Esta alteração não permite, por exemplo, que a Direção passe a ter mais poder sobre a alienação de ações na titularidade do clube, nem retira qualquer poder sobre o tema aos sócios.»

Finalmente, as candidaturas a eleições. A maior alteração passaria pelo número mínimo de subscrições de uma lista proponente a sufrágio. Passaria, assim, de 50 sócios a um mínimo de sócios representantes de «cinco mil votos».

«É importante não confundir esta questão com a antiguidade para se integrar as candidaturas (que se propõe limitar a sócios contribuintes há pelo menos 15 anos consecutivos no pleno gozo dos seus direitos e deveres), pois, tal requisito de antiguidade nãos e aplica a quem subscreve as listas.»

Para conhecer todas as propostas a votação na AG de dia 3, basta clicar AQUI

em:
https://www.zerozero.pt/noticias/alteracao-estatutaria-no-sc-braga-as-explicacoes-sobre-o-emblema-e-a-maioria-na-sad/573906

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

João Pedro Sousa espera um desafio «engraçado» frente ao SC Braga

Treinador do Famalicão antevê um embate entre duas equipas ao ataque para esta quinta-feira


João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, revelou estar à espera de um desafio difícil, mas também «engraçado, aliciante e motivador» frente ao Sporting de Braga, esta quinta-feira (18h00), no jogo que vai abrir a 18.ª jornada da Liga.

«Sendo o SC Braga uma equipa de ataque, se não formos competentes vamos ter dificuldades. Mas não vamos jogar à defesa, nunca o fizemos e não vamos fazer. Somos duas equipas que querem ficar com o controlo do jogo, querem até passar a dominá-lo. Se as duas querem fazer isto, alguma irá ceder, esperemos que seja o nosso adversário. Mas, de certeza, que vai ser um desafio engraçado, mas um desafio motivador e aliciante. Estamos dispostos a assumi-lo e dizermos claramente hoje que o objetivo é a vitória», destacou.

O Famalicão vai jogar com os bracarenses depois do triunfo alcançado, na jornada anterior, frente ao Casa Pia (2-0), e, em caso de nova vitória, podem alcançar um feito que ainda não alcançaram esta época, o de vencer dois jogos consecutivos.

«Espera-nos um jogo igualmente difícil perante uma equipa muito forte. É uma equipa que em todos os jogos tem uma capacidade ofensiva acima do normal. Percebe-se alguns problemas que poderá ter no número de alto de golos que tem sofrido, aliás, é assumido pelo seu treinador. Mas claramente vai ser um desafio extremamente difícil para nós. Mas, tal como na primeira jornada [Famalicão ganhou 2-1], vamos entrar a perceber como podemos disputar o jogo e tentar ganhar», salientou.

João Pedro Sousa desvaloriza, no entanto, os resultados menos positivos da formação de Artur Jorge, denotando a «exigência» que sempre impõem no seu trabalho.

«Estamos a falar de uma equipa com os níveis de exigência muito elevados. É isto que vamos encontrar neste jogo. Não sei se joga a nosso favor ou contra as dificuldades que o SC Braga teve nos últimos jogos. Conhecendo quem está do outro lado, sei que para este jogo só existe uma possibilidade, que é de vencerem o jogo. Se calhar torna a nossa tarefa ainda mais complicada. Mas a nossa principal preocupação é o nosso jogo. Foco total em nós», reforçou.

O técnico do Famalicão comentou ainda os elogios que o selecionador Roberto Martínez fez ao jogador do Famalicão Gustavo Sá, de apenas 19 anos. «É de grande importância o nosso selecionador nacional referir um jogador tão jovem e que foi formado no nosso clube. É um orgulho enorme para todos nós. Mas o Gustavo sabe que isto não chega. Tendo em conta aquilo que ele quer e aquilo que o treinador acha que ele pode dar, isto ainda não vai chegar. A exigência é muito grande. Ele tem imensa qualidade, mas também sabe que ainda não colocou cá fora tudo aquilo que sabe. Tem de continuar a trabalhar para evoluir ainda mais e chegar a outros clubes, a outros patamares e lutar por outras competições», explicou ainda.

em: https://maisfutebol.iol.pt/famalicao/liga/joao-pedro-sousa-espera-um-desafio-engracado-frente-ao-sp-braga

Lipeste

ominho.pt

"Estar três jogos sem ganhar é muito tempo" para o Braga


O MINHO / LUSA

O SC Braga tem que fazer uma segunda volta melhor para poder encurtar distâncias para os primeiros lugares da I Liga de futebol, notou hoje o treinador Artur Jorge, na antevisão à deslocação a casa do Famalicão.

No regresso ao campeonato após a eliminação da Taça de Portugal diante do Benfica (3-2), na última quarta-feira, os minhotos averbaram nova derrota, agora no Dragão, diante do FC Porto (2-0), que se seguiu ao empate caseiro com o Vitória (1-1), na jornada anterior, aumentando para três jogos consecutivos sem vencer para o campeonato.

Artur Jorge considerou que "estar três jogos sem ganhar é muito tempo" para o Braga e assumiu "o momento menos feliz" que a equipa vive.

Mas, frisou: "há que perceber o contexto – temos 15 dias em que defrontámos fora o Benfica, FC Porto, Sporting [joga com os 'leões' na terça-feira, para a Taça da Liga, em Leiria], Famalicão e Vitória em casa, jogámos contra as quatro equipas que estão no top-5 da Liga".

O técnico lembrou que esta é a mesma equipa que conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e, esta época, já demonstrou qualidade em vários jogos.

"Vamos ter calma, porque, nos últimos 20 anos, o FC Porto ganhou 15 ao Braga no campeonato, em casa, três empates e duas derrotas. Não fizemos nada de extraordinário, nada fora do contexto dos registos anteriores", notou.

Sobre a distância de 10 pontos para o líder Sporting, Artur Jorge disse que há ainda uma segunda volta inteira "para fazer melhor" e "encurtar distâncias".

"Teremos obrigatoriamente que fazer melhor na segunda volta. O meu objetivo é pôr o Braga na luta pelos primeiros lugares. Já estivemos a uma distância grande, já encurtámos e agora voltámos a deixar que os adversários fugissem. Vamos ter que fazer muito para encurtar as distâncias", reforçou.

Artur Jorge quer ver o Braga a melhorar o registo defensivo na segunda volta, mas recusa individualizar os problemas.

"Vou sempre olhar para o coletivo, não para os jogadores individualmente. Na primeira volta, sofremos mais golos do que queríamos, temos que corrigir esse momento", disse.

Sobre a falta de energia que identificou no jogo com os 'dragões', tal como o capitão Ricardo Horta, o treinador assumiu que a equipa não fez um bom jogo no reduto do FC Porto, mas lembrou que, "quatro dias antes", fez "um belíssimo jogo" na Luz, diante do Benfica.

"Não estivemos de todo bem no Dragão, não fizemos o que queríamos, mas, em termos estatísticos, dominámos todos os parâmetros importantes. Não concedemos uma oportunidade de golo em jogo jogado, sofremos um golo em lance de bola parada e um penálti em momentos determinantes", lembrou.

O jogo com os famalicenses foi antecipado por causa da participação da equipa de Artur Jorge na 'final four' da Taça da Liga, na qual defronta o Sporting, na terça-feira, em Leiria.

"Vai ser um jogo difícil para nós, vamos ter pela frente uma boa equipa, com boas individualidades, que acaba de quebrar um ciclo menos positivo com a vitória no Casa Pia, é uma equipa que considero muito, antevejo dificuldades, mas vamos determinados para podermos voltar às vitórias e, para isso, precisamos de ser uma equipa muito competente", disse.

O Famalicão venceu em Braga na primeira jornada (2-1), mas, para Artur Jorge, esta é já uma equipa diferente, elogiando-lhe as "dinâmicas interessantes na forma como defende" e "a capacidade em chegar à frente".

Sem Niakaté e Banza, a disputarem a CAN2023 por Mali e Congo, respetivamente, o treinador não deve contar ainda com Al Musrati e Bruma, lesionados.

SC Braga, quarto classificado, com 33 pontos, e Famalicão, sétimo, com 22, defrontam-se a partir das 18:45 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, jogo que será arbitrado por Manuel Oliveira, da associação de futebol do Porto.

em:
https://ominho.pt/estar-tres-jogos-sem-ganhar-e-muito-tempo-para-o-braga/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Teremos obrigatoriamente de fazer melhor na segunda volta»

Treinador do SC Braga na antevisão do embate desta quinta-feira com o Famalicão


Artur Jorge definiu como objetivo para a segunda volta do SC Braga fazer melhor do que a primeira de forma a encurtar a distância para os três grandes, a começar já pela receção ao Famalicão, a equipa que impôs a primeira derrota aos arsenalistas logo na ronda inaugural da Liga.

No regresso ao campeonato após a eliminação da Taça de Portugal diante do Benfica (2-3), os minhotos averbaram nova derrota, agora no Dragão, diante do FC Porto (0-2), que se seguiu ao empate caseiro com o Vitória de Guimarães (1-1), na jornada anterior, aumentando para três jogos consecutivos sem vencer.

Artur Jorge considerou que «estar três jogos sem ganhar é muito tempo» para o SC Braga e assumiu «o momento menos feliz» que a equipa vive.

«Há que perceber o contexto - temos quinze dias em que defrontámos fora o Benfica, FC Porto, Sporting [jogam com os 'leões' na terça-feira, para a Taça da Liga, em Leiria], Famalicão e Vitória de Guimarães em casa, jogámos contra as quatro equipas que estão no top-5 da Liga», começou por enunciar o treinador, em conferência de imprensa.

O técnico lembrou que esta é a mesma equipa que conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e, esta época, já demonstrou qualidade em vários jogos. «Vamos ter calma, porque, nos últimos vinte anos, o FC Porto ganhou quinze ao Braga no campeonato, em casa, três empates e duas derrotas. Não fizemos nada de extraordinário, nada fora do contexto dos registos anteriores», notou.

Sobre a distância de dez pontos para o líder Sporting, Artur Jorge disse que há ainda uma segunda volta inteira «para fazer melhor» e «encurtar distâncias».

«Teremos obrigatoriamente de fazer melhor na segunda volta. O meu objetivo é pôr o Braga na luta pelos primeiros lugares. Já estivemos a uma distância grande, já encurtámos e agora voltámos a deixar que os adversários fugissem. Vamos ter de fazer muito para encurtar as distâncias», reforçou.

Artur Jorge quer ver o Braga a melhorar o registo defensivo na segunda volta, mas recusa individualizar os problemas. «Vou sempre olhar para o coletivo, não para os jogadores individualmente. Na primeira volta, sofremos mais golos do que queríamos, temos de corrigir esse momento», referiu.

Sobre a falta de energia que identificou no jogo com os dragões, tal como o capitão Ricardo Horta, o treinador assumiu que a equipa não fez um bom jogo no reduto do FC Porto, mas lembrou que, «quatro dias antes», fez «um belíssimo jogo» na Luz, diante do Benfica.

«Não estivemos de todo bem no Dragão, não fizemos o que queríamos, mas, em termos estatísticos, dominámos todos os parâmetros importantes. Não concedemos uma oportunidade de golo em jogo jogado, sofremos um golo em lance de bola parada e um penálti em momentos determinantes», lembrou.

O jogo com os famalicenses foi antecipado por causa da participação da equipa de Artur Jorge na Final Four da Taça da Liga, na qual defronta o Sporting, na terça-feira, em Leiria.

«Vai ser um jogo difícil para nós, vamos ter pela frente uma boa equipa, com boas individualidades, que acaba de quebrar um ciclo menos positivo com a vitória no Casa Pia, é uma equipa que considero muito, antevejo dificuldades, mas vamos determinados para podermos voltar às vitórias e, para isso, precisamos de ser uma equipa muito competente», comentou.

O Famalicão venceu em Braga na primeira jornada (2-1), mas, para Artur Jorge, esta é já uma equipa diferente, elogiando-lhe as «dinâmicas interessantes na forma como defende» e «a capacidade em chegar à frente».

Sem Niakaté e Banza, a disputarem a CAN2023 por Mali e Congo, respetivamente, o treinador não deve contar ainda com Al Musrati e Bruma, lesionados.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/artur-jorge-teremos-obrigatoriamente-de-fazer-melhor-na-segunda-volta

Lipeste

desporto.sapo.pt

Artur Jorge quer Braga a fazer 2.ª volta melhor e desvaloriza momento: "Jogámos contra as quatro equipas do top-5 da Liga"

SC Braga e Famalicão defrontam-se a partir das 18H45 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão.


O Sporting de Braga tem que fazer uma segunda volta melhor para poder encurtar distâncias para os primeiros lugares da I Liga de futebol, notou hoje o treinador Artur Jorge, na antevisão à deslocação a casa do Famalicão.

No regresso ao campeonato após a eliminação da Taça de Portugal diante do Benfica (3-2), na última quarta-feira, os minhotos averbaram nova derrota, agora no Dragão, diante do FC Porto (2-0), que se seguiu ao empate caseiro com o Vitória de Guimarães (1-1), na jornada anterior, aumentando para três jogos consecutivos sem vencer para o campeonato.

Artur Jorge considerou que "estar três jogos sem ganhar é muito tempo" para o Sporting de Braga e assumiu "o momento menos feliz" que a equipa vive.

Mas, frisou: "há que perceber o contexto - temos 15 dias em que defrontámos fora o Benfica, FC Porto, Sporting [joga com os 'leões' na terça-feira, para a Taça da Liga, em Leiria], Famalicão e Vitória de Guimarães em casa, jogámos contra as quatro equipas que estão no top-5 da Liga".

O técnico lembrou que esta é a mesma equipa que conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e, esta época, já demonstrou qualidade em vários jogos.

"Vamos ter calma, porque, nos últimos 20 anos, o FC Porto ganhou 15 ao Braga no campeonato, em casa, três empates e duas derrotas. Não fizemos nada de extraordinário, nada fora do contexto dos registos anteriores", notou.

Sobre a distância de 10 pontos para o líder Sporting, Artur Jorge disse que há ainda uma segunda volta inteira "para fazer melhor" e "encurtar distâncias".

"Teremos obrigatoriamente que fazer melhor na segunda volta. O meu objetivo é pôr o Braga na luta pelos primeiros lugares. Já estivemos a uma distância grande, já encurtámos e agora voltámos a deixar que os adversários fugissem. Vamos ter que fazer muito para encurtar as distâncias", reforçou.

Artur Jorge quer ver o Sporting de Braga a melhorar o registo defensivo na segunda volta, mas recusa individualizar os problemas.

"Vou sempre olhar para o coletivo, não para os jogadores individualmente. Na primeira volta, sofremos mais golos do que queríamos, temos que corrigir esse momento", disse.

Sobre a falta de energia que identificou no jogo com os 'dragões', tal como o capitão Ricardo Horta, o treinador assumiu que a equipa não fez um bom jogo no reduto do FC Porto, mas lembrou que, "quatro dias antes", fez "um belíssimo jogo" na Luz, diante do Benfica.

"Não estivemos de todo bem no Dragão, não fizemos o que queríamos, mas, em termos estatísticos, dominámos todos os parâmetros importantes. Não concedemos uma oportunidade de golo em jogo jogado, sofremos um golo em lance de bola parada e um penálti em momentos determinantes", lembrou.

O jogo com os famalicenses foi antecipado por causa da participação da equipa de Artur Jorge na 'final four' da Taça da Liga, na qual defronta o Sporting, na terça-feira, em Leiria.

"Vai ser um jogo difícil para nós, vamos ter pela frente uma boa equipa, com boas individualidades, que acaba de quebrar um ciclo menos positivo com a vitória no Casa Pia, é uma equipa que considero muito, antevejo dificuldades, mas vamos determinados para podermos voltar às vitórias e, para isso, precisamos de ser uma equipa muito competente", disse.

O Famalicão venceu em Braga na primeira jornada (2-1), mas, para Artur Jorge, esta é já uma equipa diferente, elogiando-lhe as "dinâmicas interessantes na forma como defende" e "a capacidade em chegar à frente".

Sem Niakaté e Banza, a disputarem a CAN2023 por Mali e Congo, respetivamente, o treinador não deve contar ainda com Al Musrati e Bruma, lesionados.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 33 pontos, e Famalicão, sétimo, com 22, defrontam-se a partir das 18:45 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Famalicão, jogo que será arbitrado por Manuel Oliveira, da associação de futebol do Porto.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/artur-jorge-quer-sc-braga-a-fazer-segunda-volta-melhor

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga esclarece que quer adequar os estatutos à realidade "uma vez que o clube não tem e nunca teve a maioria"

Em causa está a proposta de alteração de estatutos que suscitou controvérsia no universo bracarense


O Sporting de Braga esclareceu, esta quarta-feira, que a proposta de alteração dos estatutos sobre a maioria da SAD visa apenas adequar o documento à realidade atual, frisando que "o clube não tem e nunca teve a maioria".

A proposta de alteração de estatutos, tornada pública há duas semanas e a ser discutida em assembleia-geral extraordinária em 3 de fevereiro, suscitou controvérsia no universo do Sporting de Braga.

Por esse motivo, o Conselho Geral arsenalista entendeu solicitar aos serviços do clube uma nota de esclarecimento explicativa dessa proposta, hoje publicada.

Em relação à questão da maioria da SAD, a que mais polémica gerou, o clube frisa que a alteração visa apenas "fazer corresponder os estatutos com a realidade atual e que sempre se verificou, uma vez que o clube não tem e nunca teve a maioria do capital social" da sociedade anónima.

Os atuais estatutos dizem, no artigo 110.º, que "em todas as sociedades desportivas em que o Sporting de Braga participe nos termos do número anterior, existentes ou futuras, será mantida, direta ou indiretamente, a maioria do capital social e número de votos correspondente a essa posição societária".

A proposta de alteração visa eliminar este ponto, mas não com a intenção de que "o clube deixe de ter a maioria na SAD, vendendo ações", reforçando a ideia de que "o clube não tem e nunca teve essa maioria", nem na sua constituição.

"A norma em causa foi introduzida em 2015, mediante proposta da direção, num contexto em que existia a expectativa da Câmara Municipal de Braga doar as ações ao clube. Nesse caso, juntando as ações do clube e da Câmara Municipal de Braga, o clube passaria a ter a maioria que pelos estatutos teria de manter. Sucede que isso não se verificou. A Câmara Municipal de Braga vendeu as ações em bolsa a terceiros. Por isso, a norma tornou-se incongruente e obsoleta, desde logo porque é impossível ao clube manter uma maioria que de resto nunca teve", detalha agora o clube.

Pelo que, esta proposta visa apenas "eliminar tal incongruência", defendendo que isso "não afeta em nada a vida do clube e os seus sócios, nem a SAD".

"Esta alteração não permite, por exemplo, que a direção passe a ter mais poder sobre a alienação de ações na titularidade do clube, nem retira qualquer poder sobre o tema aos sócios", considera.

O Sporting de Braga detém 36,99 por cento das ações da SAD, a Qatar Sports Investment (entidade cujo beneficiário efetivo é o estado do Qatar e que é proprietária dos franceses do PSG) possui 29,60 por cento (entrou no capital social, no final de 2022, com 21,67 %), a Sundown Investments tem 17,04 por cento, estando ainda 16,37 por cento espalhados na categoria "outros" acionistas.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sc-braga-esclarece-que-quer-fazer-corresponder-os-estatutos-com-a-realidade-atual-uma-vez-que-o-clube-nao-tem-e-nunca-teve-a-maiori

Lipeste

scbraga.pt

Nota de Esclarecimento | Proposta de alteração dos Estatutos do SC Braga | 2024 - Sporting Clube de Braga


Por solicitação do Conselho Geral do Sporting Clube de Braga, e de forma a esclarecer todos os sócios do Clube em relação à proposta de alteração dos Estatutos do SC Braga que será deliberada na Assembleia Geral Extraordinária do dia 3 de fevereiro, disponibiliza-se para consulta e análise uma nota de esclarecimento que explica, ponto a ponto, as considerações do Conselho Geral que sustentam o documento a apreciar pelos associados.

Pode consultar o documento completo no link abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO | Proposta de alteração dos Estatutos do SC Braga | 2024:











em: https://scbraga.pt/nota-de-esclarecimento-proposta-de-alteracao-dos-estatutos-do-sc-braga-2024/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

OFICIAL: André Castro deixa o Sp. Braga e assina pelo Moreirense

Médio de 35 anos rescindiu com os bracarenses


O SC Braga anunciou a saída de André Castro, que rescindiu contrato com a SAD minhota por mútuo acordo. O médio de 35 anos deixa assim a equipa após três épocas e meia, durante as quais nunca foi um titular absoluto.

Pouco tempo depois, o Moreirense confirmou a contratação do jogador.

Comunicado do SC Braga

«O SC Braga informa ter chegado a acordo com o jogador André Castro com vista à rescisão do seu contrato.

O médio português, de 35 anos, termina assim uma ligação contratual com o SC Braga após três temporadas e meia, nas quais somou 5 golos em 112 jogos.

Ao serviço do SC Braga, Castro conquistou a Taça de Portugal em 2020/21, assumindo, desde o momento em que chegou, um papel de extrema importância no balneário, integrando, inclusivamente, o grupo de capitães.

O SC Braga agradece o empenho, profissionalismo e dedicação de André Castro e deseja-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais para esta nova etapa da carreira.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/andre-castro/oficial-sp-braga-rescinde-com-andre-castro

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga divulga horários das jornadas 20, 21 e 22 (dependentes da Taça da Liga)

Sporting-SC Braga joga-se dia 11 de fevereiro às 18h00


A Liga divulgou os horários dos jogos da 20.ª, 21.ª e 22.ª jornadas do campeonato.

O jogo de maior cartaz da ronda 21, entre Sporting e SC Braga, está agendado para as 18h00 do dia 11 de fevereiro (domingo), horas antes do Benfica jogar em Guimarães. No dia seguinte, o FC Porto joga em Arouca numa partida que vai ter início às 20h15.

O organismo anunciou ainda o calendário da 20.ª jornada, ainda com horários por definir devido à 'final four' da Taça da Liga, com o FC Porto a receber o Rio Ave, às 20h30, a 03 de fevereiro (sábado).

No mesmo dia, o Sporting visita o Famalicão, ainda em horário a definir, assim como o Benfica-Gil Vicente, marcado para o dia seguinte.

A ronda, que começa em 3 de fevereiro, termina na segunda-feira, dia 5, com a receção do Casa Pia ao Boavista.

A 22.ª jornada vai arrancar numa sexta-feira (16 de fevereiro), com o Famalicão-Rio Ave, e termina na segunda-feira, 19 do mesmo mês, com a visita do Sporting ao Moreirense.

O Benfica joga na véspera com o Vizela, no Estádio da Luz, enquanto o FC Porto joga no sábado (17), recebendo o Estrela da Amadora.

Os horários da 20.ª jornada da Liga

Sábado, 3 fevereiro:


Portimonense - FC Arouca, 15h30

FC Porto - Rio Ave, 20h30

Sporting de Braga - Moreirense, hora a definir

Famalicão - Sporting, hora a definir

Domingo, 4 fevereiro:

Vizela - Vitória de Guimarães, 15h30

Desportivo de Chaves - Farense, 15h30

Estoril Praia - Estrela Amadora, hora a definir

Benfica - Gil Vicente, hora a definir

Segunda-feira, 5 fevereiro

Casa Pia - Boavista, 20h15

Horários da 21.ª jornada

Sexta-feira, 9 fevereiro

Estrela Amadora – Portimonense, 20h15

Sábado, 10 fevereiro

Farense - Famalicão, 15h30

Moreirense - Desportivo de Chaves, 18h00

Boavista - Estoril Praia, 20h30 

Domingo, 11 fevereiro

Rio Ave - Casa Pia, 15h30

Sporting - Sporting de Braga, 18h00

Vitória de Guimarães - Benfica, 20h30

Segunda-feira, 12 fevereiro

Arouca - FC Porto, 20h15

Terça-feira, 13 fevereiro

Gil Vicente - Vizela, 15h30

Horários 22.ª jornada:

Sexta-feira, 16 fevereiro

Famalicão - Rio Ave, 20h15

Sábado, 17 fevereiro

Desportivo de Chaves - Boavista, 15h30

Portimonense - Vitória de Guimarães, 18h00

FC Porto - Estrela Amadora, 20h30

Domingo, 18 fevereiro

Casa Pia - Arouca, 15h30

Benfica - Vizela, 18h00

Estoril Praia - Gil Vicente, 18h00

Sporting de Braga - Farense, 20h30

Segunda-feira, 19 fevereiro

Moreirense - Sporting, 20h15

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sporting/liga-divulga-horarios-das-jornadas-20-21-e-22-dependentes-da-taca-da-liga

Lipeste



Lipeste

academiadasapostas.com

Por Duarte Pinto

Depois de ter ficado a 10 pontos da liderança, o Braga procura reagir ao cenário de mini crise recente, perante um Famalicão de energia renovada pelo regresso aos triunfos e que promete querer encarar o seu adversário olhos nos olhos. Assim, prevê-se um jogo muito bem disputado, com as duas equipas a poder ter espaço para criarem boas oportunidades de golo de parte a parte. 

FC Famalicão e SC Braga enfrentam‑se no Estádio Municipal 22 de Junho, num jogo para a 18ª jornada da Liga Portugal Betclic. Foi o Famalicão quem ganhou fora por (1‑2) da última vez que se enfrentaram nesta edição da liga, a 11‑08‑2023. Neste estádio, o historial de confrontos diretos indica equilíbrio entre estas duas equipas, já que houve 2 empates e 1 vitória para cada equipa nos últimos 4 jogos. No entanto, a última vez que se enfrentaram neste estádio foi a 12‑08‑2022, num jogo para a Liga Portugal Betclic, que acabou com a vitória do Sporting Braga por (0‑3). Os golos do encontro foram marcados por S. Banza (79' e 18' ) e Nuno Sequeira (13' ) para o SC Braga. Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o SC Braga apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise FC Famalicão

A equipa da casa está atualmente na 7ª posição, com 22 pontos conquistados, depois de 5 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. No penúltimo jogo, empatou em casa contra o Chaves por (2‑2). No último, ganhou fora contra o Casa Pia por (0‑2). Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas como visitante; contra 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas no seu estádio. Para o campeonato, o FC Famalicão conquistou 12 pontos em 24 possíveis, depois de 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas nos últimos 8 jogos que disputou no seu estádio. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Em 17 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 8 vezes e apenas conseguiu 1 reviravolta. Há 1 período em destaque nos últimos 9 encontros disputados em casa para todas as competições: marcou 4 dos seus 9 golos entre os minutos (31'‑45').

A equipa do Famalicão tem realizado uma campanha bastante equilibrada na luta pelos seus principais objetivos de temporada, chegando a esta primeira jornada da segunda volta do campeonato no 7.º lugar da tabela classificativa, com 22 pontos, um acima do Farense e a sete de distância do Moreirense. Na última jornada do campeonato, a equipa orientada por João Pedro Sousa regressou às vitórias sete jogos depois, ao vencer fora o Casa Pia, por 0-2, com um triunfo da eficácia ofensiva. Essa foi a segunda partida, de resto, sem perder por parte dos famalicenses, que não foram além, na jornada anterior, de uma soma de um ponto contra o último classificado Chaves, com empate a 2-2.

Análise SC Braga

Depois de 10 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, a equipa visitante está na 4ª posição, tendo conquistado 33 pontos. No último jogo, perdeu com o Porto fora por (2‑0), depois de no jogo anterior ter empatado em casa, num jogo contra o Vitória SC, por (1‑1). Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio. Nos últimos 9 jogos fora para o campeonato o SC Braga regista 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, pelo que conquistou 19 pontos em 27 possíveis. A solidez defensiva não tem sido o seu ponto forte, já que sofreu golos em 9 dos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 8 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos como visitante há uma tendência para haver golos, já que 7 dos seus últimos 9 jogos para esta competição terminaram com Mais de 2,5 golos. Em 17 jogos para a Liga Portugal Betclic, sofreu o primeiro golo 8 vezes mas conseguiu dar a volta ao resultado em 3. Nos últimos 20 jogos fora para todas as competições há 1 período que se destaca: sofreu 11 dos seus 31 golos entre os minutos (31'‑45').

A equipa do Braga tem sentido dificuldades para corresponder às expectativas de um bom trajeto na luta pelo acesso às principais competições europeias e na corrida pelo título, ocupando por agora o 4.º lugar, com os mesmos 33 pontos do Vitória SC, a cinco do FC Porto e já a 10 da liderança do Sporting e a nove do Benfica. Com apenas duas vitórias nos últimos sete jogos, o conjunto a cargo de Artur Jorge atravessa um dos piores momentos na época, vindo de duas derrotas seguidas e de três jogos sem ganhar. O ciclo arrancou com o empate cedido ao cair do pano contra o rival Vitória SC (1-1), em casa, tendo prosseguido com a eliminação da Taça de Portugal contra o Benfica (derrota, por 3-2, fora de portas) e com o desaire para o campeonato, do passado domingo, contra o FC Porto (2-0), fora.

Estatísticas

em:
https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/liga-portugal-betclic/fc-famalicao/sc-braga/qxeZPd1a3ZroL/preview#preview

Lipeste

ominho.pt

Castro despede-se com emoção: "Adoro-vos SC Braga"

Muda-se para o Moreirense


O futebolista português André Castro, que rescindiu com o SC Braga e se mudou para o Moreirense, clubes da I Liga portuguesa de futebol, recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de despedida aos adeptos arsenalistas. 

"Gostava que esta mensagem de despedida deste grande clube fosse a melhor mensagem de despedida de sempre, mas o que eu mais quero é que fiquem com a memória dos momentos que passamos juntos e não a minha despedida! Obrigado por tantas pessoas boas que aí conheci e pelos momentos de imensa alegria que vivemos juntos! É isso que eu levo comigo", agradeceu, através da sua página no Facebook e no X (antigo Twitter). 

https://x.com/AndreCastro88/status/1747762354085859816?s=20

Obrigado por tantas pessoas boas que aí conheci e pelos momentos de imensa alegria que vivemos juntos!
Nunca me esquecerei tudo o que passamos juntos!
Escusado será dizer que dei tudo o que tinha, mas vocês ainda me deram mais!
Adoro-vos @sportingclubedebraga pic.twitter.com/RWd5ltSDQe

— André Castro (@AndreCastro88) January 17, 2024

"Nunca me esquecerei tudo o que passamos juntos! Escusado será dizer que dei tudo o que tinha, mas vocês ainda me deram mais!", acrescentou o médio de 35 anos, que chegou a Braga em 2020. 

«Sou completamente apaixonado pelo SC Braga»

Dentro de campo cumpria, fora dele brilhava. Foi uma honra ter um ser humano tão fantástico no nosso clube. A sua personalidade (carisma) é apaixonante.

https://x.com/news_braga/status/1747716436301078755?s=20

Castro chegou como um desconhecido, sai como um ídolo.[emoji3590]pic.twitter.com/Pnuzi4WpFc

— SC Braga News (@news_braga) January 17, 2024

Atleta muito querido dos adeptos, que manifestaram gratidão e reconhecimento ao atleta, após a notícia da sua saída ter sido tornada pública, esta quarta-feira, André Castro terminou a sua mensagem de despedida com um emocionado "adoro-vos SC Braga". 

Também através das redes sociais, o clube não deixou de apresentar imagens dos momentos mais importantes da ligação de três anos e meio do futebolista, natural de Gondomar, aos Guerreiros do Minho. "Para sempre um de nós", ficou escrito.

em:
https://ominho.pt/castro-despede-se-com-emocao-adoro-vos-sc-braga/

Lipeste

zerozero.pt

Famalicão recebe o SC Braga

Minho como ponto de recomeço

Por
Diogo Matos

E eis que, 17 jornadas volvidas, aí está a segunda volta da Liga Portugal Betclic! 

De forma algo curiosa, o segundo round do campeonato arranca com o mesmo jogo que já tinha aberto a competição, no caso o duelo entre os rivais minhotos Famalicão e SC Braga. Depois de os famalicenses terem vencido em Braga na primeira jornada, a partida desta quinta-feira (18h45) assume particularidades muito próprias.

Por um lado, o 'Vila Nova' pode chegar às duas vitórias consecutivas pela primeira vez na presente temporada; por outro, os bracarenses, para além de quererem vingar a derrota de janeiro, procuram também regressar à rota dos resultados positivos, isto depois das derrotas frente a Benfica e FC Porto.

Neste momento, o SC Braga ocupa o 4º lugar da tabela classificativa, com 33 pontos, ao passo que o Famalicão está no 7º posto, com 22 pontos conquistados. Perante os objetivos de ambos os clubes para esta temporada- pódio para o SC Braga e chegada às competições europeias para o Famalicão-, este encontro é importante no sentido de nenhum dos conjuntos 'perder o comboio'. 

Em termos estatísticos, o equilíbrio tem sido a nota dominante, ainda que com um ligeiro ascendente do SC Braga: em 42 encontros, registam-se 18 vitórias dos gverreiros, dez empates e 14 triunfos dos famalicenses. Na última visita ao reduto do Famalicão, o SC Braga venceu por 3-0, com golos de Sequeira e Simon Banza (bis).

Na antevisão da partida, João Pedro Sousa vincou o desejo de repetir o triunfo da primeira volta. «Espero um jogo difícil e igualmente complicado tal como o último entre as duas equipas. Vamos defrontar uma equipa forte, que em todas as partidas tem uma capacidade ofensiva acima do normal. Claramente que vai ser um desafio extremamente difícil, tal como o da primeira jornada, mas podemos e vamos disputar o jogo de forma a sairmos novamente a ganhar», vincou.

Por seu lado, Artur Jorge tentou explicar o momento menos positivo da sua equipa: «Cada jogo é um jogo. Quatro jogos antes do Dragão estivemos carregados de energia e qualidade. No Dragão não estivemos de todo bem, apesar de termos dominado todos os parâmetros da parte estatística. Não concedemos uma oportunidade em jogo corrido, sofremos um golo de bola parada, um penálti, tivemos poucas oportunidades, mas está para trás. Temos é de saber olhar para o momento de quem não está habituado a não ganhar há muito tempo. Temos de assumir que este não é o momento mais feliz. Temos de perceber o contexto, temos 15 dias com jogos com Benfica, Porto, Sporting, Famalicão e V. Guimarães, e que ajuda a perceber o momento.»

Quem sairá a sorrir do embate de abertura da segunda volta?










em: https://www.zerozero.pt/noticias/minho-como-ponto-de-recomeco/574057

Lipeste

abola.pt

Mercado: Al Musrati fica no SC Braga

Por
Luís Magalhães

Médio líbio tem sido associado ao Olympiakos, de Carlos Carvalhal; jogador está a recuperar de lesão e não está a ser negociado com qualquer clube; recuperação está para breve.

Al Musrati não está a ser negociado com qualquer clube, no presente mercado de transferências. Os rumores indicavam que já existiria um pré-acordo entre o jogador, o SC Braga e o Olympiakos, da Grécia, que atualmente é orientado por Carlos Carvalhal.

O médio, de 27 anos, está a recuperar de uma lesão muscular e o regresso à plenitude das capacidades físicas, assim como às opções de Artur Jorge, é apontado para breve, podendo mesmo marcar presença na 'final four' da Taça da Liga, em Leiria.

Recorde-se que o jogador líbio esteve parado cerca de um mês, após o embate no Santiago Bernabéu, frente ao Real Madrid, a 8 de novembro, devido a um problema no joelho. Al Musrati regressou no confronto com o Nápoles, igualmente, para a Liga dos Campeões, a 12 de dezembro e voltou a lesionar-se, desta vez com uma maleita muscular. Desde então tem estado de fora das opções do treinador bracarense, estando novamente há mais de um mês sem competir.

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/mercado-al-musrati-fica-no-sc-braga-2024011812274097341

Lipeste

abola.pt

Mercado: Miguel Falé desvincula-se do SC Braga e assina em definitivo pelo Mafra

Por
Eduardo Pedrosa Marques

Jovem extremo, de apenas 19 anos, está de regresso a Portugal depois de ter cumprido a primeira metade da temporada em Espanha, ao serviço do Castellón; guerreiros do Minho ficam com 50 por cento do passe; oficialização do negócio deverá acontecer nas próximas horas

Miguel Falé é reforço do Mafra.

O jovem extremo, de apenas 19 anos de idade - completa 20 no próximo dia 28 -, esteve, na primeira metade da temporada, ao serviço do Castellón, equipa que milita nos escalões secundários de Espanha, mas está de regresso a Portugal para representar o emblema mafrense.

Relativamente à operação que está na génese desta transferência, e ao contrário de algumas informações entretanto colocadas a circular, Miguel Falé não vai ser cedido a título de empréstimo pelo SC Braga ao Mafra. A BOLA está em condições de garantir que o jogador desvinculou-se dos guerreiros do Minho e assinou em definitivo pela formação do Oeste.

Ainda de acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, o SC Braga vai manter 50% dos direitos económicos do atleta.

Miguel Falé dividiu o seu percurso de formação por Benfica e SC Braga, sendo que, ao serviço dos arsenalistas, jogou, também, pelos sub-23 e pela equipa B. O ponto mais alto do extremo foi vivido na segunda metade da época 2021/2022, período no qual contabilizou 13 jogos (duas assistências) pela formação principal dos bracarenses.

Na temporada em curso, Falé realizou apenas três partidas com a camisola do Castellón, números que quererá, por certo, fortalecer ao serviço do Mafra.

O anúncio oficial da transferência deverá acontecer nas próximas horas, com Miguel Falé a prometer ser um importante aumento de qualidade para o plantel orientado por Jorge Silas. Recorde-se que, nesta janela de transferências de janeiro, o técnico mafrense já havia recebido dois jogadores brasileiros, no caso, o médio Andrey Souza (ex-Goiás) e o avançado Breno Martins (ex-Corinthians).

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/mercado-miguel-fale-desvincula-se-do-sc-braga-e-assina-em-definitivo-pelo-mafra-2024011812054901182

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga só ganhou uma vez em Famalicão na Liga

14 curiosidades sobre o FC Famalicão x SC Braga

FC Famalicão e SC Braga defrontam-se esta Quinta pelas 18h45m, no jogo que abre a 18.ª Jornada da Liga Portugal Betclic, numa partida que coloca frente a frente o 7.º e o 4.º da classificação geral, com 11 pontos a separá-los. Conheça as principais curiosidades do desafio.

Na Liga Portugal Betclic, realizaram-se 19 jogos entre as duas equipas, com cinco vitórias do FC Famalicão, seis empates e oito triunfos do SC Braga
 

No Estádio Municipal de Famalicão, o FC Famalicão apresenta forte vantagem nos duelos frente ao SC Braga: 12 vitórias em 20 jogos. Os bracarenses somam dois triunfos
 

FC Famalicão e SC Braga já se defrontaram por 42 vezes, com a equipa bracarense a apresentar vantagem: soma 18 vitórias, contra 14 triunfos dos famalicenses
 

Na Liga Portugal Betclic, o SC Braga só ganhou uma vez em casa do FC Famalicão - precisamente na época passada (0-3)
 

O SC Braga marcou nos sete últimos jogos realizados frente ao FC Famalicão
 

Na 1.ª volta, o FC Famalicão ganhou em casa do SC Braga por 1-2
 

O FC Famalicão não perde há dois jogos
 

Nos sete últimos jogos, o FC Famalicão só ganhou um - precisamente o último, frente ao Casa Pia
 

Nos cinco últimos jogos, o FC Famalicão só perdeu um
 

O FC Famalicão empatou os dois últimos jogos realizados em casa
 

O SC Braga não ganha há três jogos
 

O SC Braga soma duas derrotas consecutivas
 

O SC Braga sofre golos há 11 jogos
 

Com 40 golos, o SC Braga tem, a par do Sporting, o melhor ataque desta edição da Liga Portugal Betclic
 
em: https://www.zerozero.pt/noticias/14-curiosidades-sobre-o-fc-famalicao-x-sc-braga/573535