News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Ricardo Horta: «Vamos lutar pela vitória, o Sporting pode contar com isso»

Capitão do SC Braga revela uma coincidência da sua vida pessoal que pode ser um presságio para a Taça da Liga


A Liga TV também entrevistou Ricardo Horta, capitão do Sporting de Braga, na antecâmara da partida com o Sporting, para as meias-finais da Taça da Liga.

A conversa contou com a colaboração do antigo futebolista Tarantini na qualidade de entrevistador.

Ricardo Horta diz que o Sporting de Braga vai «apanhar o rival que está em melhor forma em Portugal», mas assegura que os minhotos estão preparados para dar luta.

«Temos as nossas armas, vamos a jogo para vencer. O Sporting pode contar com isso, com uma equipa que vai lutar pela vitória», assegurou.

«Estes jogos a eliminar são decididos em detalhes, já tivemos um com o Sporting que foi perdido assim, temos de ser altamente competentes para chegar à final. Exige mais concentração neste tipo de jogos», acrescentou.

A Taça da Liga de 2020 e um bom presságio

O médio bracarense recordou o momento em que venceu esta mesma competição, há quatro anos.

«Foi o meu primeiro título na carreira, ganhar essa Taça da Liga, ainda para mais na fase que foi, com golo aos 95 minutos... A seguir acaba o jogo, levanto o troféu, passado um mês fui pai, foram momentos de muita emoção para mim», recordou.

O capitão do Sporting de Braga revelou ainda um bom presságio para a edição deste ano:

«Este ano estamos na Final Four e em março também vou ser pai, se calhar é um bom presságio», disse.

Ricardo Horta acredita que o Sporting de Braga vai ter muito apoio em leiria e que vai conseguir atingir o primeiro objetivo, que é chegar à final.

A Taça da Liga é o próximo objetivo, mas o maior sonho é ser campeão nacional.

«O de todos os bracarenses, aliado ao nosso presidente, é conquistar a liga. Sabemos que é muito difícil, sabemos a realidade. Mas o que almejo é ganhar troféus e estar nestas decisões já é o primeiro passo. É isso que vou tentar fazer, ajudar o clube a estar nas decisões, a chegar às finais e alcançar o maior número de troféus», acrescentou.

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/sp-braga/ricardo-horta-vamos-lutar-pela-vitoria-o-sporting-pode-contar-com-isso

maisfutebol.iol.pt

Coates: «Ganhar a Taça da Liga seria animicamente importante para o campeonato»

Defesa uruguaio fez antevisão do jogo com Sporting de Braga e elogiou o adversário


A Liga TV, plataforma de conteúdos vídeo da Liga Portugal, entrevistou Sebastián Coates e Ricardo Horta, no lançamento da Final Four da Taça da Liga.

A conversa contou com Daniel Carriço com um dos entrevistadores, ele que também foi central e capitão da equipa leonina.

O defesa uruguaio fez a antevisão do jogo da meia-final, com o Sporting de Braga, que considera ser um adversário «muito difícil», já que tem «um grande plantel e grandíssimos jogadores».

«Nos últimos dois, três encontros não conseguiram os resultados que queriam, mas, se analisarmos, fizeram grandes jogos, por exemplo, contra o Benfica. Vão lutar como nós, com a mesma ambição, de querer passar à final. Esperamos ser felizes, mas temos de estar atentos ao Sporting de Braga», afirmou.

Coates afirma que o Sporting tem os objetivos bem definidos «para toda a época».

«Quando começámos a época, sabíamos que os objetivos dentro deste clube são claros, estar em todas as frentes, lutar por todos os objetivos e hoje temos a oportunidade de jogar a Final Four, algo muito importante. É um dos grandes objetivos que temos. Esperemos conseguir chegar à final», disse.

O defesa uruguaio recorda que já conquistou a Taça da Liga quatro vezes, mas assegura que sente a mesma ambição da primeira vez, apesar de ter mais experiência.

Um bom desempenho nesta prova – e uma eventual conquista do troféu – seria, disse Coates, «animicamente importante para o que falta no campeonato».

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/sporting/coates-ganhar-a-taca-da-liga-seria-animicamente-importante-para-o-campeonato

Lipeste

ominho.pt

Sporting supera SC Braga nos encontros para a Taça da Liga


O MINHO / LUSA

 O Sporting superou o SC Braga em quatro dos cinco confrontos entre as duas equipas para a Taça da Liga em futebol, e os 'arsenalistas' só venceram liderados por Rúben Amorim e com um golo de Paulinho.

Em 2019/20, numa 'final four' disputada na 'pedreira', os anfitriões superaram os 'leões' por 2-1, nas meias-finais, marcando encontro na final com o FC Porto, que superariam por 1-0, com um tento de Ricardo Horta, aos 90+6 minutos.

Em 21 de janeiro de 2020, o 'onze' de Rúben Amorim, agora treinador do Sporting, adiantou-se aos oito minutos, por Ricardo Horta, com o francês Jérémy Mathieu a restabelecer a igualdade ainda antes do intervalo, aos 44.

O jogo seria resolvido em 'cima da hora', aos 90 minutos, com Paulinho, que entretanto também mudou para Alvalade, a selar o apuramento dos 'arsenalistas' para o jogo decisivo.

Este duelo foi, porém, a exceção, já que o Sporting se impôs nas outras quatro ocasiões, uma delas no desempate por grandes penalidades, no mesmo palco, também em encontro das meias-finais – terça-feira será o terceiro nesta fase, em Leiria.

Num embate disputado em 23 de janeiro de 2019, os locais entraram praticamente a ganhar, com um tento do luso-brasileiro Dyego Sousa, aos três minutos, mas, ainda na primeira parte, aos 37, o central uruguaio Coates empatou o jogo.

O 1-1 manteve-se até ao final dos 90 minutos, pelo que decidiram os penáltis, com o Sporting a falhar três dos quatro primeiros, por Bas Dost, Coates e Nani, mas a impor-se, ainda assim, por 4-3, pois também não acertaram Ricardo Horta, Paulinho, Murilo e Ryller, os dois últimos com defesas do 'herói' Renan.

Pelos 'leões', que depois venceriam na final o FC Porto, também no desempate por grandes penalidades, faturaram Bruno Fernandes, Raphinha, Ristovski e Jefferson.

Muito antes destes dois duelos, em 2009/10, o Sporting, com Carlos Carvalhal ao 'leme', venceu em casa o Braga por 2-1, em embate da primeira jornada da terceira fase.

O primeiro duelo entre os dois clubes na prova realizou-se em 03 de janeiro de 2010 e os 'leões' superaram o conjunto de Domingos Paciência por 2-1, com tentos de Carlos Saleiro, aos 36 minutos, e Miguel Veloso, aos 65, contra um do brasileiro Alan, aos 50.

Este resultado acabou por ser decisivo para as contas do Grupo B, que o Sporting venceu, com nove pontos, contra quatro do Trofense, três do Braga e um da União de Leiria. Os 'leões' cairiam nas 'meias', na receção ao Benfica (1-4).

Depois das duas meias-finais, em 2018/19 e 2019/20, Sporting e Braga encontraram-se pela terceira época consecutiva em 2020/21, desta vez na final.

Em Leiria, os 'leões', de Rúben Amorim, impuseram-se ao Braga, de Carlos Carvalhal, por 1-0, graças a um tento solitário do lateral direito espanhol Pedro Porro, agora jogador do Tottenham, aos 41 minutos, arrecadando o 'caneco'.

O último confronto aconteceu na época transata e foi o único pautado pelo desequilíbrio, com os 'leões', de Amorim, a golearem os 'arsenalistas', de Artur Jorge, por 5-0, nos quartos de final da prova, com cinco golos na primeira parte.

Em Alvalade, em 19 de dezembro de 2022, um dia depois da consagração da Argentina e de Lionel Messi como campeões do mundo, no Qatar, o Sporting 'atropelou' os minhotos com tentos de Gonçalo Inácio (quatro minutos), Paulinho (sete), Pedro Gonçalves (20, de penálti), Trincão (41) e Marcus Edwards (45+4, de penálti).

O Sporting falharia depois o 'tri' – que seria o 'tetra' para Rúben Amorim (vitórias pelo Braga, em 2019/20, e o Sporting, em 2020/21 e 2021/22) -, ao perder por 2-0 na final com o FC Porto, vencedor pela primeira vez da prova.

O sexto embate entre Sporting e SC Braga na Taça da Liga em futebol, e terceiro nas meias-finais, realiza-se na terça-feira, pelas 19:45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

em: https://ominho.pt/sporting-supera-sc-braga-nos-encontros-para-a-taca-da-liga/

Lipeste

desporto.sapo.pt

O aviso de Ricardo Horta: "Vamos lutar pela vitória, o Sporting que conte com isso"


SAPO

O capitão do SC Braga projetou a meia-final da Taça da Liga e acredita que vai defrontar "o rival que está em melhor forma em Portugal".

Na véspera de mais um Sporting-SC Braga, desta vez a contar para a final-four da Taça da Liga, Ricardo Horta concedeu uma entrevista à 'Liga TV' para antecipar o encontro com os leões.

Para o capitão arsenalista, o clube minhoto vai "apanhar o rival que está em melhor forma em Portugal", mas garante que a equipa só pensa vitória.

"Temos as nossas armas, vamos a jogo para vencer. O Sporting pode contar com isso, com uma equipa que vai lutar pela vitória", assegurou o avançado.

Para vencer, o internacional português sabe que será nos pormenores que o jogo se decidirá.

"Estes jogos a eliminar são decididos em detalhes, já tivemos um com o Sporting que foi perdido assim, temos de ser altamente competentes para chegar à final. Exige-se mais concentração neste tipo de jogos", lembrou.

Ricardo Horta revelou ainda uma (feliz?) coincidência, que entende poder ser um bom presságio para vencer mais uma Taça da Liga, depois da conquistada há quatro anos.

"Acaba o jogo, levanto o troféu, passado um mês fui pai, foram momentos de muita emoção para mim" (...) Vou ser pai em março, se calhar é um bom presságio", disse o capitão dos bracarenses num tom descontraído.

Por fim, e sobre o sonho da vencer o campeonato pelo SC Braga, Ricardo Horta não o esconde, mas admite ser uma missão difícil.

"O sonho de todos os bracarenses, aliado ao nosso presidente, é o de conquistar a liga. Sabemos que é muito difícil, sabemos a realidade. Mas o que almejo é ganhar troféus e estar nestas decisões já é o primeiro passo. É isso que vou tentar fazer, ajudar o clube a estar nas decisões, a chegar às finais e alcançar o maior número de troféus", acrescentou.

O capitão do SC Braga representa os minhotos há oito temporadas, a primeira por empréstimo do Málaga (2016-2017). Esta época soma 31 jogos, 10 golos e 11 assistências. Para além da Taça da Liga conquistada há quatro anos diante do FC Porto (2020), Ricardo Horta já venceu uma Taça de Portugal ao serviço dos arsenalistas, frente ao Benfica (2021).

No total, ao serviço dos guerreiros, o melhor marcador de sempre do clube soma 353 jogos, 120 golos marcados e 69 assistências.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/o-aviso-de-ricardo-horta-vamos-lutar-pela-vitoria-o-sporting-que-conte-com-isso

Lipeste

desporto.sapo.pt

Jovem Francisco Chissumba renova com o SC Braga


SAPO

Lateral esquerdo de 18 anos renovou com os minhotos até junho de 2028

O SC Braga informou este domingo que renovou contrato com o jovem Francisco Chissumba, lateral esquerdo de 18 anos.

Chissumba fez toda a formação no clube minhoto e renova agora o vínculo com os guerreiros até junho de 2028. O lateral deu nas vistas na recente edição da Youth League, tendo figurado em cinco dos seis encontros que o Braga realizou na competição, ajudando no apuramento para o play-off da prova.

Tem igualmente alinhado pela equipa B, levando 11 jogos e um golo na Liga 3.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/jovem-francisco-chissumba-renova-com-o-sc-braga

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Gyökeres faz a diferença e é claramente acima da nossa Liga»

Artur Jorge destaca a capacidade do avançado sueco, antes da meia-final da Taça da Liga

Por
Ricardo Jorge Castro

Artur Jorge falou esta segunda-feira na projeção do jogo desta terça-feira, frente ao Sporting, relativo à meia-final da Taça da Liga, garantindo que não espera surpresas no adversário.

«A haver alguma alteração, será a chegada do Edwards no lugar do Trincão, até porque a equipa não tem tido mais mexidas. A dinâmica do Sporting não fugirá muito daquilo que nos preparámos, com o Pote mais estabilizado sobre o meio campo», garantiu Artur Jorge.

Pelo caminho, o treinador do SC Braga falou de Gyokeres, que é o elemento que mais tem feito a diferença nesta equipa que lidera a Liga.

«É um jogador de destaque no Sporting, que tem feito a diferença em termos ofensivos, por aquilo que trabalha e pelo que desgasta nas defesas adversárias. É um jogador claramente acima da nossa Liga, mas o Sporting tem, no seu todo, uma equipa que é muito perigosa, pela sua dinâmica e pela sua capacidade mental», frisou.

«Está em primeiro lugar da Liga e o título de campeão será o que os seus adeptos mais desejarão, mas vamos amanhã ter também seguramente um Sporting a lutar pela final. E por isso temos de fazer muito de tudo, não só a travar as individualidades do Sporting, mas também a dinâmica coletiva que pode fazer a diferença.»

O SC Braga-Sporting tem apito inicial marcado para as 19h45 de terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Nuno Almeida é o árbitro de um jogo que pode seguir, ao minuto, no Maisfutebol.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sporting/sp-braga/gyokeres-faz-a-diferenca-e-e-claramente-acima-da-nossa-liga

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«A haver alteração no Sporting, passará pelo Edwards no lugar do Trincão»

Treinador do Sporting de Braga não acredita em mais mexidas de Ruben Amorim e vinca que a «dinâmica» que os minhotos esperam dos leões «não fugirá muito» do que foi preparado caso o inglês jogue

Por
Ricardo Jorge Castro

O treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, sublinhou esta segunda-feira que a «dinâmica» de jogo preparada para o embate das meias-finais da Taça da Liga, ante o Sporting, «não fugirá muito» do que possa ser um eventual regresso de Marcus Edwards ao lado direito do ataque dos leões, onde nos últimos três jogos foi Francisco Trincão o titular.

«Honestamente, acredito que, a haver alguma alteração, passará pelo Edwards no lugar do Trincão. Não acredito que o Ruben faça mais mexidas, até porque a equipa tem dado respostas dentro do que é ter o Pedro Gonçalves mais baixo em relação ao seu posicionamento mais habitual. A dinâmica que nós esperamos não fugirá muito do que nós preparámos com a inclusão desse jogador», afirmou Artur Jorge, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Sporting, questionado pelo Maisfutebol.

Trincão e Paulinho foram opções de início nos últimos três jogos do Sporting, junto a Viktor Gyökeres, com Pedro Gonçalves a atuar no meio-campo. Edwards voltou a ter minutos em Vizela, saindo do banco, depois de ter lidado com uma gripe. Nesta sequência de jogos, o Sporting acentuou a veia goleadora, ao marcar 12 golos em três jogos, nas vitórias ante o Tondela (4-0 para a Taça) e em Chaves (0-3) e em Vizela (2-5), para a Liga.

«O que nós preparámos foi ter dois jogadores mais adiantados, mais próximos da nossa linha defensiva, ter um meio-campo com um jogador mais fixo, mais de equilíbrios e ter o Pedro que possa fazer o jogador de ligação, a largura sempre dada pelos seus laterais. Não fugirá muito do que estamos à espera, independentemente de ter soluções que possam alterar os jogadores em si. Mas não me parece que as dinâmicas possam alterar, porque a grande diferença será com o Pedro Gonçalves jogar mais à frente e ter mais um médio por trás, ou jogar ali como segundo médio, o que eu acredito que possa vir a acontecer.»

O SC Braga-Sporting tem apito inicial marcado para as 19h45 de terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Nuno Almeida é o árbitro de um jogo que pode seguir, ao minuto, no Maisfutebol.

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/sp-braga/a-haver-alteracao-no-sporting-passara-pelo-edwards-no-lugar-do-trincao

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«André Horta? Não falhou nada, fechou-se algum espaço»

Treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, aborda empréstimo do médio ao Olympiakos e também a saída de André Castro

Por
Ricardo Jorge Castro

O treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, justificou esta segunda-feira as saídas dos médios André Castro e André Horta, respetivamente em definitivo para o Moreirense e por empréstimo para o Olympiakos, afirmando que ambos viram «com bons olhos a possibilidade», face ao tempo de jogo ao serviço dos bracarenses.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Sporting, das meias-finais da Taça da Liga, Artur Jorge deu particular atenção à situação de André Horta, garantindo que nada falhou. O médio continua a ser um ativo dos minhotos e o técnico vê a ida para a Grécia como uma oportunidade de o jogador «competir» e «estar mais ativo do que o que estava em Braga», numa altura em que as chegadas de Zalazar e Vítor Carvalho, diz, fecharam algum espaço.

«Em relação ao André [Horta], eu tinha dito aqui há uns tempos. Nesta altura, as duas situações são muito idênticas: o Castro e o André. São dois jogadores que muito estimo, porque são dois excelentes profissionais e, de uma forma natural, encontrámos uma solução, mais por termos uma posição que estava sobrecarregada de jogadores. Era impossível que houvesse tempos iguais ou semelhantes para todos eles. Foram colocados perante esta situação e, perante essa situação, viram com bons olhos a possibilidade. Mesmo sendo situações diferentes, porque o Castro sai definitivamente e o André por empréstimo. Mais a questão do André [Horta], poder valorizar com tempo de jogo e ser um ativo que nós temos, enquanto Sporting de Braga, a competir e a estar mais ativo do que o que estava aqui em Braga», afirmou.

«Não falhou nada, até porque o André teve oportunidades de jogar e, quando jogou, cumpriu. Teve outros jogos em que provavelmente não esteve tão bem como desejaríamos, mas de um ponto de vista geral, tivemos aumento de competitividade interna, o Zalazar e o Vítor Carvalho chegaram, fechando-se algum espaço para o André poder ter o tempo que desejaria e que era sua expectativa», concluiu.

O SC Braga-Sporting tem apito inicial marcado para as 19h45 de terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Nuno Almeida é o árbitro de um jogo que pode seguir, ao minuto, no Maisfutebol.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/andre-horta/andre-horta-nao-falhou-nada-fechou-se-algum-espaco

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Não me reduzo a avaliar o desempenho a FC Porto, Benfica e Sporting»

Artur Jorge sublinha importância de tentar conquistar a Taça da Liga para juntar um troféu ao seu percurso no SC Braga, fala do lado mental e do ponto de situação sobre Bruma, Álvaro Djaló e Al Musrati

Por
Ricardo Jorge Castro

O treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, reconheceu esta segunda-feira a importância de tentar juntar um troféu ao seu percurso no clube, a nível pessoal, mas também para Braga, sublinhando que, para isso, é preciso ultrapassar um Sporting «difícil».

«Não só para mim, mas para o clube, mas para mim tem uma importância muito grande. O trabalho, muitas vezes, é balizado por conquistas e quando são materiais, melhor ainda. Tive oportunidade de estar numa final de Taça de Portugal. Procuro estar novamente numa final, desta vez da Taça da Liga, para juntar um troféu ao meu trajeto aqui dentro, mas como temos falado, temos de ultrapassar um Sporting que tem sido uma equipa difícil», afirmou, na conferência de imprensa de antevisão, deixando no ar a questão de se Bruma vai a jogo de início e sobre a recuperação de Al Musrati.

«Quero ter toda a gente: Musrati, Banza, Niakaté, jogadores que não estão disponíveis e que têm peso no desempenho da equipa. É meu desejo ter rapidamente todos os jogadores disponíveis, iremos aguardar para amanhã perceber, sabendo que o Banza e o Niakaté não estão, mas perceber de que forma podemos ter todos os outros, até porque estamos num processo de reintegração. Não só do Álvaro, mais atrasado mas que já está melhor em condições físicas, mas também do Bruma que jogou 15 a 20 minutos em Famalicão, dentro desse plano de voltar a competir. Estamos a trabalhar no sentido de ter toda a gente recuperada e capaz para a abordagem nos próximos jogos», respondeu, assumindo que é preciso «fazer muito de tudo» frente aos leões.

«Vamos ter pela frente um Sporting que é, nesta altura, uma equipa que tem demonstrado toda a sua qualidade, que está muito motivada, que é candidata a ganhar todos os troféus nesta altura em Portugal. Temos de fazer o nosso papel, para contrariar o que acabei de dizer. Podermos ser mais fortes do que este Sporting, ter ambição e determinação para fazer um bom jogo, disputá-lo da forma como se espera: intenso, vivo, com duas equipas muito ofensivas. A decisão é no sábado e é nesse sábado que queremos estar», garantiu.

Sobre os duelos com o Sporting, o Benfica e o FC Porto e a dificuldade de o Sporting de Braga se afirmar com consistência quanto a resultados positivos nesses jogos e às críticas associadas, Artur Jorge referiu que estas «fazem parte do trabalho».

«Percebo, já tive oportunidade de falar disso, em particular num contexto do confronto com o FC Porto. Mas nós temos é de fazer o nosso melhor em todos os jogos. Temos de pensar que, na altura das decisões encontram-se as melhores equipas. Falo de decisões intermédias, como uma decisão que podíamos passar para primeiro lugar, quando jogaram os quatro primeiros classificados entre si. Depois, tivemos o confronto com o Benfica para a Taça em que não fomos capazes. Não me reduzo a avaliar o desempenho da equipa a FC Porto, Benfica e Sporting. Fica redutor, sabendo eu que nestes confrontos se podem decidir troféus, finais, até classificações de campeonato. Temos de melhorar esse registo e ser mais fortes, para poder, nos momentos de decisão, ter capacidade de vencer», disse, reconhecendo também diferenças à partida para o reencontro com o Sporting, face ao empate a uma bola no Minho, para a I Liga.

«Há algumas diferenças e começando pela ausência de jogadores que não temos do nosso lado, o André Horta, o Niakaté, o Bruma que está a voltar. Temos algumas ausências e fazem desde logo essa diferença, mas o que nós procuraremos, não fugirá da nossa identidade enquanto Sporting de Braga. Procuraremos tentar vencer, utilizando todas as armas da melhor forma que possamos ter», expressou.

O técnico abordou também o lado mental dos jogos com o Sporting, sublinhando que até foi mais importante trabalhar esse aspeto nos jogos em que a equipa não venceu do que para novo embate com os leões.

«Faz mais sentido para mim, naquele período em que tivemos resultados sem ganhar. A equipa sente isso, fica desconfortável. Não é uma equipa que passe muito tempo sem ganhar e a intervenção aí pareceu-me mais necessária do que nesta altura, sendo que a vitória em Famalicão acaba por ajudar a equipa, sabendo que estes jogos são interessantes, para treinador, equipa, jogadores. Dá acesso a uma final, nesta altura tudo o que possa ser motivação e ambição tem de estar nos limites. É nestes jogos que fazemos a diferença e são estes jogos que nos acrescentam troféus», observou.

O SC Braga-Sporting tem apito inicial marcado para as 19h45 de terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Nuno Almeida é o árbitro de um jogo que pode seguir, ao minuto, no Maisfutebol.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/artur-jorge/nao-me-reduzo-a-avaliar-o-desempenho-a-fc-porto-benfica-e-sporting

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Sporting: Israel e Trincão titulares frente ao SC Braga, revela Amorim

Treinador diz que essa é a resposta ao impacto que os dois têm tido

Por
Rafael Vaz

Ruben Amorim foi menos tradicional do que costuma ser e revelou, mais de 24 horas antes de jogar a meia-final com o SC Braga, dois titulares menos óbvios da formação leonina: Franco Israel e Francisco Trincão.

«Vão ser os dois titulares», garantiu na projeção do jogo da Taça da Liga.

«Portanto está aí a resposta ao impacto que vão ter no jogo e à importância que lhes damos no Sporting.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sporting/sp-braga/amorim-revela-dois-titulares-menos-obvios-frente-ao-sp-braga

Lipeste



Lipeste

academiadasapostas.com

O cenário mais provável para este desafio será a existência de vários golos. É certo que o Sporting deverá comandar parte do jogo, todavia, o Braga tem um plantel capaz de explorar as dificuldades defensivas do adversário. De salientar que o mercado "Mais 2,5 Golos" foi vencedor em seis dos últimos sete jogos entre as duas turmas. Desta forma, espera-se um jogo movimentado, com oportunidades de golo a surgirem com facilidade. 

SC Braga e Sporting CP medem forças no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, num encontro para esta fase da Taça da Liga (Meias‑finais). O historial de confrontos diretos recentes é favorável à equipa visitante, que regista 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas nos últimos 11 jogos. O último confronto direto entre estas duas equipas, a 03‑09‑2023, terminou com um empate por (1‑1). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que o SC Braga apresenta diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise SC Braga

Esta é uma equipa que curiosamente tem sido mais forte fora do que em casa, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 1 empate e 5 derrotas como visitante; contra 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas no seu estádio. A equipa chega a este encontro depois de uma vitória fora com o Famalicão por (1‑2). Nos últimos 10 jogos disputados em casa para todas as competições, o SC Braga ganhou 4, empatou 3 e perdeu 3. A equipa não tem estado muito forte defensivamente, pois sofreu sempre golos nos últimos 10 jogos, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos. Nos 15 jogos que disputou, conseguiu dar a volta ao resultado em 3 dos 8 jogos em que sofreu o primeiro golo.

A turma do Sporting Braga entra nesta partida depois de uma vitória, por 1-2, na viagem ao terreno do Famalicão, em jogo a contar para a primeira divisão portuguesa: os tentos da equipa foram carimbados por Álvaro Djaló e Cristian Borja. De salientar que os bracarenses chegam a esta fase final da Taça da Liga depois de terminarem na 1ª posição do Grupo A com 4 pontos somados. O clube de Braga tem por hábito alinhar num desenho tático em 4-3-3, utilizando três avançados: Abel Ruiz, Ricardo Horta e Álvaro Djaló. Neste esquema, os três jogadores que vão ocupar a zona mais central do relvado são João Moutinho, André Horta e Rodrigo Zalazar, sendo que o último é o responsável por servir da melhor forma os companheiros da frente. De fora deste jogo está Al Musrati, lesionado, bem como Sikou Niakaté e Simon Banza, estes na Taça das Nações Africanas.

Análise Sporting CP

Esta é uma equipa que mantém o rendimento quando joga fora do seu estádio, pois nos últimos 30 jogos regista 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como visitante; contra 14 vitórias e 1 derrota no seu estádio. No último jogo que disputou, para a Liga Portugal Betclic, ganhou ao Vizela fora por (2‑5). Nos últimos 10 jogos como visitante o Sporting CP ganhou 6, empatou 2 e perdeu 2. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 10 jogos. Esta é uma equipa que não costuma sentir dificuldades para abrir o marcador: marcou o primeiro golo em 12 dos últimos 15 jogos, desses 12 chegou ao intervalo em vantagem em 10 e conseguiu manter a vantagem até ao final dos 90' em 10.

A turma do Sporting entra nesta partida depois de um triunfo, por 2-5, na deslocação à arena do Vizela, em jogo a contar para a primeira divisão portuguesa: os tentos da equipa foram carimbados por Viktor Gyökeres (2), Francisco Trincão, Sebastián Coates e Paulinho. De salientar que os leões chegam a esta fase final da Taça da Liga depois de terminarem na 1ª posição do Grupo C com 6 pontos somados. Contrariamente ao adversário desta partida, o conjunto de Lisboa costuma atuar num desenho tático em 3-4-3, utilizando três jogadores na frente: Viktor Gyökeres, Francisco Trincão e Paulinho, que têm como missão lançar o pânico na defensiva adversária. Não será de estranhar que o Sporting adote uma postura um pouco mais ofensiva, já que apresenta um plantel de qualidade superior. De fora deste jogo está Iván Fresneda, lesionado, bem como Geny Catamo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita, estes nas respetivas seleções.

Estatísticas

em:
https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/taca-da-liga/sc-braga/sporting-cp/KabQ3WyRvQlzL/preview#preview

Lipeste

ominho.pt

SC Braga persegue 5.ª final da Taça da Liga frente ao Sporting


O MINHO / LUSA

O SC Braga procura hoje chegar pela quinta vez à final da Taça da Liga de futebol, na primeira meia-final da competição, em Leiria, frente ao Sporting, que tenta atingir pela oitava vez o jogo decisivo.

Os 'leões', que venceram quatro das últimas seis edições, perseguem a quarta final seguida, depois de em 2022/23 terem sido batidos pelo FC Porto, na disputa pelo troféu.

O SC Braga, que ergueu duas vezes o troféu, procura voltar a disputar a final da Taça da Liga, na sua 17.ª edição, três épocas depois de ter sido derrotado pelos 'verdes e brancos' nessa decisão de 2020/21.

O vencedor do embate entre SC Braga e Sporting, no jogo marcado para as 19:45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e que vai ser arbitrado por Nuno Almeida, da associação do Algarve, vai enfrentar, no sábado, Benfica ou Estoril Praia, que se defrontam na outra meia-final, na quarta-feira.

O treinador do SC Braga, Artur Jorge, realçou a necessidade de os minhotos terem de "fazer muito de tudo" para bater o "motivado" líder da I Liga, a fim de chegar novamente a uma final, após a presença na decisão da Taça de Portugal da época passada.

O médio líbio Al Musrati está em dúvida nos bracarenses, que não podem contar com Niakaté e Banza, a disputarem a CAN2023, tal como o Sporting em relação a Geny Catamo e Diomande, e ainda Morita, na Taça Asiática, enquanto Pedro Gonçalves não tem presença assegurada na ficha de jogo, segundo o técnico Rúben Amorim.

Pelo contrário, o avançado Francisco Trincão e o guarda-redes Franco Israel vão ser titulares nos 'leões', que já podem contar com os defesas Jeremiah St. Juste e Matheus Reis, numa competição valorizada pela equipa técnica 'leonina'

"Dou muito peso e valor à Taça da Liga, ganhei várias como jogador e teve um significado muito grande quando a venci pelo Sporting de Braga, numa fase difícil do começo da carreira, com muita confusão à mistura. Foi um momento decisivo, até para nós como equipa técnica para depois desenvolvermos o nosso trabalho", reconheceu Rúben Amorim.

O treinador dos lisboetas aspira à conquista da sua 10.ª Taça da Liga, sendo que já venceu três como treinador – uma delas pelo SC Braga e duas pelos 'leões' – e seis como jogador, cinco pelo Benfica e uma pelos 'arsenalistas'.

em: https://ominho.pt/sc-braga-persegue-5-a-final-da-taca-da-liga-frente-ao-sporting/

Lipeste

desporto.sapo.pt

Antevisão SC Braga-Sporting: Duelo entre leões e guerreiros vai levar um 'Sporting' à final

Braga e Sporting disputam a primeira vaga de acesso à final da Taça da Liga


SAPO

O SC Braga e o Sporting dão o pontapé de saída na final four da Taça da Liga, nesta terça-feira. Os dois emblemas disputam um lugar na final, que se disputa no sábado, e que vai decidir quem será o campeão de inverno português.

As duas equipas voltam a medir forças pela segunda vez esta época, numa altura em que atravessam momentos distintos. Os minhotos somaram a primeira vitória depois de uma série de três jogos sem vencer, ao contrário do Sporting que já não conhece o sabor da derrota há oito partidas.

Mas, o empate na primeira volta do campeonato demonstra bem aquele que será um confronto renhido entre os dois Sporting's.

Momento de forma:

Em Leiria, SC Braga e Sporting disputam o acesso à final que vai decidir o novo campeão de inverno numa altura em que os bracarenses atravessam um momento complicado da época.

Após o empate frente ao rival eterno, o Vitória SC, os minhotos voltaram a perder frente ao Benfica, o que ditou a eliminação da Taça de Portugal, e frente ao FC Porto, para o campeonato.

O regresso às vitórias aconteceu na última jornada, a primeira da segunda volta, após uma reviravolta no marcador frente ao Famalicão. Será este o ponto de viragem no momento do SC Braga?

No que à Taça da Liga diz respeito o SC Braga chegou às meias finais com um empate, frente ao Casa Pia, por 1-1, e uma vitória, contra o Nacional por 1-3, no Grupo A da competição.

Pela frente os minhotos vão ter o líder isolado do campeonato que não conhece o sabor da derrota desde a 13.ª jornada da Primeira Liga, no início de dezembro, frente a um clube que também é do Minho, o Vitória SC.

Desde o desaire em Guimarães, os leões somam oito vitórias, inclusive contra o FC Porto para o campeonato, sendo que, há quatro jogos o Sporting só sabe golear: 2-5 ao Vizela, 0-3 ao Chaves, 4-0 ao Tondela e 5-1 ao Estoril.

Por sua vez, o Sporting carimbou o acesso à meia final da Taça da Liga, em Leiria, com duas vitórias no Grupo C, frente ao Farense, por 4-2, e ao Tondela por 1-2.

Uma das certezas para o encontro é que Franco Israel e Trincão estarão no onze inicial da partida, como assumiu Rúben Amorim na conferência de antevisão ao encontro. Também Matheus Reis e St. Juste vão ser opções para o jogo frente ao Sporting de Braga, embora o central ainda esteja limitado devido à longa pausa. Em sentido inverso está Pedro Gonçalves que ainda está em dúvida para o encontro.

Histórico:

No primeiro duelo entre SC Braga e Sporting, nesta temporada, as duas equipas anularam-se com um empate a um golo. Contudo, o histórico é mais vantajoso para os lados de Alvalade, em 159 encontros, os leões somam 98 vitórias e 25 empates, contra os 36 jogos ganhos pelos minhotos.

Ao que a Taça da Liga diz respeito este será o sexto encontro entre os dois emblemas, o Sporting volta a ter vantagem no confronto direto com três vitórias, um empate e uma derrota. Na temporada passada, as duas equipas encontrara-se nos quartos de final da competição, numa eliminatória que sorriu à equipa de Rúben Amorim, com um agregado de 6-0 (0-1 na primeira mão, na Pedreira, e 5-0 na segunda, em Alvalade).

Contudo, em campo neutro e para a Allianz Cup o 'mal está dividido pelas aldeias', já que nos três jogos, há uma vitória sportinguista, uma bracarense e um empate.

Os verdes e brancos também levam a melhor no que aos golos diz respeito com 368 tentos, mais do dobro dos golos dos bracarenses, com 170.

O que dizem os treinadores:

Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Temos de fazer muito e muito de tudo. Vamos ter pela frente um Sporting que tem demonstrado toda a sua qualidade, está muito motivado e é candidato a ganhar todos os troféus em Portugal. Nós, temos que fazer o nosso papel para contrariar isso e sermos mais fortes que este Sporting"

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Falámos sobre isso a época passada e no início desta. Estivemos um ano sem vencer, neste caso são dois, mas refiro-me a épocas desportivas. Tornou-se obrigatório vencer títulos esta época"

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro Nuno Almeida para dirigir a partida, contando com André Campos e Pedro Felisberto como assistentes. Hélder Malheiro será o quarto árbitro e Tiago Martins vai estar no videoárbitro, com assistência de Hugo Ribeiro.

O Sporting de Braga e o Sporting jogam a primeira meia final da Taça da Liga, esta terça-feira, em Leiria, com início marcado para as 19h45 e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/antevisao-sc-braga-sporting-duelo-entre-leoes-e-guerreiros-vai-levar-um-sporting-a-final

Lipeste

zerozero.pt

Arranca a Final Four

Joga e bota fora

Por
Miguel Amaral

Contas e momentos ficam para segundo plano. Num só duelo está em jogo uma final. SC Braga e Sporting abrem a Final Four da Allianz Cup e os desejos são de tónico forte para uma competitiva decisão desta prova, cada vez mais estabelecida no calendário luso.

A vontade de vencer foi partilhada por ambos os técnicos nas antevisões. Os triunfos contra os grandes têm falhado no lado minhoto, com vontade de mudar esta tendência esta terça-feira em Leiria.

Al Musrati está de regresso às opções e fortalece a possibilidade de escolhas de Artur Jorge para o meio-campo, setor em que Zalazar procura a titularidade. Bruma e Álvaro Djaló têm recuperado andamento e da magia de ambos depende muito uma versão forte dos Arsenalistas.

Líder no campeonato, o Sporting procura recuperar um título que tinha vencido em 2021 e 2022, já com Amorim no comando. As ausências nas seleções - o SC Braga também sofre - foram repto aceite por elementos como Eduardo Quaresma, Trincão e Paulinho, em subida de protagonismo.

Gyokeres, contudo, continua a ser o grande motor, mas teve na partida de setembro contra este adversário uma das exibições mais cinzentas desde a chegada ao leão. Surpresa é não chegar com sede de golo a este duelo.

O primeiro finalista vai ser conhecido, num cenário de decisões que o SC Braga tem feito por tornar habitual. O enguiço precisa de ser quebrado e a oportunidade é de injeção de confiança para os lado Gverreiro, mais ambicioso a cada época.










em: https://www.zerozero.pt/noticias/joga-e-i-bota-i-fora-/575877

Lipeste

zerozero.pt

Sporting, SC Braga, Benfica e Estoril em ação Estreantes, talento e reconhecimento: está aí a final four da Taça da Liga!

Por
Andreia Araújo e Miguel Amaral
Leiria é, novamente, «casa» da final four da Allianz Cup. Esta é a quarta vez que o Estádio Dr. Magalhães Pessoa servirá de palco da fase final da prova, com a cidade como pano de fundo de uma semana de animação, atividades e muita emoção nos mais variados cantos e nas mais variadas ruas. 

SC Braga e Sporting inauguram as meias-finais, ao defrontarem-se esta terça-feira, enquanto o Benfica irá decidir destino com o Estoril Praia - emblema que eliminou o FC Porto na fase de grupos desta competição.

Esta será a 17ª edição da Taça da Liga, a oitava em formato final four radicada num único local. Depois de Algarve, em 2017, e Braga, entre 2018 e 2020, Leiria organiza a derradeira fase da quarta prova mais importante a nível nacional - a seguir a Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça - pelo quarto ano consecutivo.

A cidade do Lis volta a concentrar as atenções do futebol português em si mesma durante uma semana onde tudo pode acontecer no relvado. Com o atual detentor do troféu fora de prova, há a certeza de um novo vencedor - podendo ser inédito, no caso do Estoril Praia, ou não, no caso dos restantes.

A casa da União de Leiria recebe, dentro das quatro linhas, talento múltiplo dos quatros emblemas. Rafik Guitane ou Rodrigo Gomes dos canarinhos, Ricardo Horta ou Rodrigo Zalazar dos gverreiros, Viktor Gyokeres ou Morten Hjulmand dos leões e João Neves ou Ángel Di María das águias. Há muito material para fazer brilhar os olhos dos adeptos.

Três estreantes e o Senhor Taça da Liga

Todos estes clubes já estiveram presentes em fases adiantadas da Taça da Liga, ainda em que em formatos diferentes. No entanto, três dos treinadores em prova nunca alcançaram a final four. Artur Jorge, Roger Schmidt e Vasco Seabra chegam aqui pela primeira vez.

O SC Braga já venceu a prova por duas ocasiões, tendo marcado presença em nove meias-finais. Artur Jorge nunca participou na prova como jogador e, como treinador, é a segunda vez que a disputa no comando dos gverreiros - sendo que, na época passada, foi derrotado pelo Sporting nos quartos-de-final.

No que concerne ao Estoril Praia, falamos da primeira vez que os canarinhos estão presentes nesta fase da prova. Desde 2007, esta já é melhor participação da equipa da Linha. Ao comando de três equipas distintas, Vasco Seabra participou em nove jogos da Taça da Liga em quatro (!) edições diferentes, mas nunca passou da fase de grupos, tanto com Paços de Ferreira como com o CD Mafra. Esta será a primeira vez que marcará presença na final four. 

O Benfica já é «conhecido nestas andanças». Vencedor em sete ocasiões, finalista vencido numa, chega à meia-final por mais seis e apenas ficou pela fase de grupos por três vezes. Porém, em Leiria, Roger Schmidt, é, também ele, estreante. Depois de, na temporada passada, as águias terem ficado pela fase de grupos, eliminadas pelo Moreirense, o técnico alemão vai ter igualmente a primeira experiência de final four em Portugal.

Sobre o técnico em 'falta', falamos de nove troféus levantados. Seis como jogador, três como treinador. Será que podemos apelidar Rúben Amorim de Senhor Taça da Liga?

Nas 16 edições passadas, o Sporting marcou presença nas meias-finais em dez ocasiões, esteve em sete finais e venceu a prova quatro vezes. Os leões são mesmo o segundo clube com mais vitórias na competição, apenas superados pelos vizinhos da Segunda Circular.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/estreantes-talento-e-reconhecimento-esta-ai-a-i-final-four-i-da-taca-da-liga-/575788

Lipeste

ligaportugal.pt

Informações de apoio aos Adeptos para a Final Four da Allianz CUP

Tudo o que precisa de saber sobre a Semana do Futebol


Porque "O Futebol és Tu", a Liga Portugal elaborou um documento com as informações essenciais para melhorar a experiência na Final Four da Allianz CUP, em Leiria.

Entre as recomendações, e uma vez que as partidas se iniciam às 19h45 horas, a Liga Portugal recomenda a chegada ao Estádio Municipal de Leiria – Dr.º Magalhães Pessoa com a maior antecedência possível. Assim, além de evitar filas desnecessárias, habilita-se a ganhar prémios e descontos exclusivos!

Junto ao Complexo de Piscinas Municipais de Leiria, há um local específico de Apoio ao Adepto e, no caminho para o seu lugar, irá ter o apoio de voluntários, de modo a melhorar toda a sua experiência.

Veja AQUI o documento de Apoio ao Adepto, com informações sobre os transportes disponíveis e também sobre os parques de estacionamento.





em: https://www.ligaportugal.pt/pt/epocas/20232024/noticias/geral/allianz-cup/final-four/informacoes-de-apoio-aos-adeptos-para-a-final-four-da-allianz-cup?bck=L3B0L2hvbWVwYWdlLw

Lipeste

zerozero.pt

23 curiosidades sobre o SC Braga x Sporting


Sporting e SC Braga defrontam-se esta Terça pelas 19h45m, em jogo a contar para Conheça as principais curiosidades do desafio

Jogo 160 entre SC Braga e Sporting, com a equipa lisboeta a apresentar vantagem: soma 98 vitórias, contra 36 triunfos dos bracarenses
 

Na Allianz Cup, as duas equipas defrontaram-se por cinco vezes, com uma vitória do SC Braga, um empate e um triunfo do Sporting
 

O Sporting está invicto frente ao Sporting há quatro jogos
 

Nos 10 últimos jogos entre as duas equipas, o SC Braga só ganhou um: 1-2 no Estádio José Alvalade, em 2021/22, na Liga Portugal Betclic
 

O Sporting ganhou os dois últimos jogos realizados frente ao SC Braga na Allianz Cup
 

O último jogo entre as duas equipas na Allianz Cup foi na época passada: nos quartos de final, o Sporting venceu em casa por 5-0
 

A única vitória do SC Braga frente ao Sporting na Allianz Cup foi em 2019/20: 2-1, nas meias-finais da prova - era Rúben Amorim o treinador dos bracarenses
 

O Sporting marcou em todos os jogos realizados frente ao SC Braga na Allianz Cup
 

As duas equipas já se defrontaram esta época: em Braga, registou-se um empate a um golo, na Liga Portugal Betclic
 

O SC Braga vem de uma vitória, a única nos quatro últimos jogos
 

O SC Braga sofre golos há 12 jogos
 

Nos seis últimos jogos realizados na Allianz Cup, o SC Braga só perdeu um - precisamente frente ao Sporting, na época passada
 

Esta é a nona vez que o SC Braga disputa as meias-finais da Allianz Cup: soma quatro vitórias e quatro derrotas nesta fase da prova
 

O Sporting soma oito vitórias consecutivas
 

O Sporting marcou em todos os jogos realizados esta época
 

Nos 10 últimos jogos, o Sporting marcou sempre dois ou mais golos
 

Nos quatro últimos jogos, o Sporting marcou um total de 17 golos
 

Na Allianz Cup, o Sporting ganhou 14 dos 15 últimos jogos
 

Nos 15 últimos jogos realizados na Allianz Cup, o Sporting só perdeu: 2-0 frente ao FC Porto, na final da época passada
 

O Sporting disputa as meias-finais da Allianz Cup pela 10.ª vez (excluindo 2007/08, e que não existiu fase a eliminar mas sim uma fase de grupos): soma seis vitórias e três derrotas
 

O Sporting disputa as meias-finais da Allianz Cup pela sétima época consecutiva: nas três últimas, chegou à final
 

Com 23 golos, Manuel Fernandes é o melhor marcador dos duelos entre SC Braga e Sporting
 

Enquanto treinador, Rúben Amorim disputou 17 jogos na Allianz Cup: soma 16 vitórias e uma derrota
 
em: https://www.zerozero.pt/noticias/23-curiosidades-sobre-o-sc-braga-x-sporting/574523