News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

desporto.sapo.pt

Braga, Benfica e Sporting confirmados no play-off da Liga Europa. Com quem poderão jogar?


O Sporting já tinha lugar confirmado,  Braga e Benfica juntaram-se na terça-feira, mas não se vão poder defrontar. Saiba quais os possíveis adversários já conhecidos das equipas portuguesas.

Serão (pelo menos, porque o FC Porto ainda se lhes pode juntar, se perder esta quarta-feira com o Shakhtar Donetsk) três as equipas portuguesas no play-off da fase a eliminar da Liga Europa 23/24.

O Sporting já tinha garantido o seu lugar ao ser confirmado como segundo classificado do Grupo C da prova na ronda passada. Terça-feira, o Benfica, ao ganhar 3-1 com um golo ao cair do pano ao Salzburgo, e Braga, ao perder em Nápoles, juntaram-se aos leões ao terminarem no terceiro lugar dos respetivos grupos da Liga dos Campeões e a juntarem-se assim ao lote de equipas que caem para a Liga Europa.

Os leões vão, desta forma, estar no pote dos segundos classificados dos grupos da Liga Europa, enquanto Benfica e Braga vão estar no pote dos terceiros classificados da Liga dos Campeões. As equipas de um pote vão ser sorteadas contra as do outro no sorteio de segunda-feira, mas equipas do mesmo país não se poderão defrontar, pelo que o Sporting não poderá encontrar ainda nesta fase Braga ou Benfica.

Assim os verdes e brancos sabem, desde já, que vão poder encontrar Feyenoord, Galatasaray, Lens, Young Boys, faltando ainda conhecer dois possíveis adversários (que serão o Shaktar se este não ganhar ao FC Porto e Newcastle, Paris Saint-Germain ou Milan).

Quanto a Benfica e Braga, ainda não conhecem em concreto nenhum dos possíveis adversários, visto que o Sporting é a única equipa já confirmada como segunda classificada dos grupos da Liga Europa. Confirmados num dos dois primeiros lugares, mas ainda com hipóteses de vencer o respetivo grupo, estão Brighton, Friburgo, Marselha, Rennes, Roma, Slavia Praga, Villarreal, West Ham.

Além destes, podem ainda terminar num dos dois primeiros lugares dos grupos da Liga Europa o Real Betis, o Qarabağ, o Molde, o Rangers, o Sparta Praga, o Toulouse e o Union SG.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/benfica-braga-e-sporting-confirmados-no-play-off-da-liga-europa-com-quem-poderao-jogar

Lipeste

zerozero.pt

Liga dos Campeões reportagem Maradona é o símbolo maior da cidade

O culto ao craque: D10S e os seus discípulos pintam as ruas de Nápoles

Por
Ricardo Miguel Gonçalves

Dizem que a cidade de Nápoles destoa um pouco da maior parte do cenário transalpino. Mais suja, mais perigosa, menos romântica. Após um dia e meio a percorrer as suas ruas, é fácil discordar.

Se é menos romântica, não é assim tão difícil romantizá-la, especialmente se o futebol já tiver lugar no coração do contemplador.

A segurança é semelhante ao resto do país. Basta respeitar regras básicas, como não partir o esparguete, ou olhar catorze vezes para cada lado antes de atravessar a rua, para não conhecer o ferrão de uma Vespa (ou de algum bicho mais pesado, de uma outra scuderia). De resto, aquilo que a que chamam de «sujidade» pode facilmente ser descrito como «personalidade».

Lá está, a tal romantização da região...

Dizem também que a cidade gira em torno do seu clube local, SSC Napoli. Isso não questionamos. O azzurro domina o cinzento, neste pequeno mundo de uma só squadra. Todos apoiam a mesma equipa e expressam-no por vários meios, nas ruas, nas janelas, na voz, mas quase sempre na mesma forma: o culto das maiores figuras.

Aqui, Diego Armando Maradona é realmente D10S. Faleceu há três anos, mas nas ruas de Nápoles continua a respirar. Governa, todo-poderoso, com uma presença mais imponente que a do Vesúvio. 

Com o passar dos anos, o craque argentino foi acumulando alguns discípulos. Figuras menos potentes, mas também adoradas pelos mais devotos a esta religião napolitana. Nomes como Cavani ou Hamsik são presença ocasional, embora fiquem aquém da adoração a dois contemporâneos: Kvaratskhelia e Osimhen.

A típica pizza napolitana precisa de apenas um minuto e meio dentro de um forno a lenha para chegar ao ponto ideal. Nesse curto espaço de tempo, em qualquer dada rua, mãos não chegam para contar as referências a ídolos futebolísticos que é possível encontrar.

Entre obras de arte, juras de amor ou ideias quase cómicas, como é o caso do Spritz, típico cocktail italiano que por norma leva um bitter como Aperol ou Campari, mas que em Nápoles vira Maradona Spritz, com Blue Curaçao, ou até mesmo Osimhen Spritz, com Cynar.

Já os napolitanos, caso fossem uma bebida, nem seriam um cocktail, seriam um copo de obsessão pura. Nem todos apreciarão à primeira, mas quem cá vive parece não querer outra coisa.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/o-culto-ao-craque-d10s-e-os-seus-discipulos-pintam-as-ruas-de-napoles/562242

Lipeste



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: Luís Godinho apita SC Braga-Benfica, Nuno Almeida no Sporting-FC Porto

Os árbitros para os jogos da 14.ª jornada da I Liga


Luís Godinho e Nuno Almeida foram os árbitros designados para dirigir, respetivamente, o SC Braga-Benfica e o Sporting-FC Porto, respetivamente, os dois jogos grandes da 14.ª jornada da I Liga e que têm em campo os quatro primeiros classificados, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ao final desta manhã.

O Sporting-FC Porto, duelo que opõe os dois primeiros classificados (ambos com 31 pontos) fecha a jornada, na segunda-feira (20h15), tendo Tiago Martins no vídeo-árbitro. Em Braga, a partir das 20h30 de domingo, no outro duelo grande da ronda, Artur Soares Dias foi o nomeado para VAR.

Na sexta-feira, no jogo que abre a ronda, Cláudio Pereira é o árbitro, numa nomeação que já tinha sido conhecida na quarta-feira.

No sábado, Gustavo Correia apita o Rio Ave-Vizela, Manuel Oliveira o Arouca-Gil Vicente e Fábio Veríssimo o Boavista-Vitória.

No domingo, além do SC Braga-Benfica, há mais três jogos e Iancu Vasilica apita o Desp. Chaves-Casa Pia, André Narciso o Moreirense-Portimonense e Miguel Nogueira o Famalicão-Estoril.

Nota para o facto de João Pinheiro e Hugo Miguel, respetivamente árbitro e VAR na jornada anterior, no Vitória-Sporting, não estarem nomeados para qualquer jogo das competições da Liga, nesta jornada.

SC Farense-CF Estrela (6.ª feira, 20h15)

Árbitro: Cláudio Pereira 
Assistentes: André Almeida e André Dias
4.º árbitro: João Afonso
VAR: Rui Oliveira
AVAR: João Bessa Silva

Rio Ave FC-FC Vizela (sábado, 15h30)

Árbitro: Gustavo Correia
Assistentes: Inácio Pereira e Luís Costa
4.º árbitro: Márcio Torres
VAR: Hélder Malheiro
AVAR: Gonçalo Freire

FC Arouca-Gil Vicente FC (sábado, 18h00)

Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Carlos Campos e Hugo Santos
4.º árbitro: Ricardo Moreira
VAR: Ricardo Baixinho
AVAR: Hugo Ribeiro

Boavista FC-Vitória SC (sábado, 20h30)

Árbitro: Fábio Veríssimo
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4.º árbitro: Diogo Rosa
VAR: Fábio Melo
AVAR: Ângelo Carneiro

GD Chaves-Casa Pia AC (domingo, 15h30)

Árbitro: Iancu Vasilica
Assistentes: Álvaro Mesquita e Sérgio Jesus
4.º árbitro: Sérgio Guelho
VAR: Cláudio Pereira
AVAR: André Dias

Moreirense FC-Portimonense SC (domingo, 15h30)

Árbitro: André Narciso
Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas
4.º árbitro: Flávio Duarte
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Paulo Brás

FC Famalicão-Estoril Praia (domingo, 18h00)

Árbitro: Miguel Nogueira 
Assistentes: Rui Cidade e Nuno Pires
4.º árbitro: Gonçalo Neves
VAR: Vasco Santos
AVAR: Luciano Maia

SC Braga-SL Benfica (domingo, 20h30)

Árbitro: Luís Godinho
Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota
4.º árbitro: Gustavo Correia
VAR: Artur Soares Dias
AVAR: Paulo Soares

Sporting CP-FC Porto (2.ª feira, 20h15)

Árbitro: Nuno Almeida
Assistentes: André Campos e Pedro Felisberto
4.º árbitro: André Narciso
VAR: Tiago Martins
AVAR: Bruno Jesus

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/14-12-2023/liga-luis-godinho-apita-sp-braga-benfica-nuno-almeida-no-sporting-fc-porto

Lipeste

zerozero.pt

Jornada 14

Nuno Almeida num clássico e Luís Godinho no outro: eis os árbitros da ronda

Por
Igor Gonçalves

Já são conhecidos os árbitros para a jornada 14 da Liga Betclic. Os grandes destaques vão para os dois clássicos, entre os quatro primeiros classificados, que opõem o Sporting ao FC Porto e o Braga ao Benfica. No primeiro dos jogos estará o árbitro Nuno Almeida, enquanto no Minho estará Luís Godinho.

Em Alvalade, no jogo entre primeiro e segundo classificados, Nuno Almeida terá o apoio de André Campos e Pedro Felisberto, como auxiliares, e Tiago Martins, como VAR. Já no jogo entre terceiro e quarto, em Braga, vão estar os assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota, com Artur Soares Dias, no VAR.

Nuno Almeida, da AF Algarve, vai ter o primeiro clássico da temporada, sendo que já tinha estado num dos dérbis entre leões e dragões, na temporada passada. Em agosto do ano passado, na 3ª jornada, esteve no Estádio do Dragão, quando a equipa de Sérgio Conceição bateu a de Rúben Amorim, por 3-0.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/nuno-almeida-num-classico-e-luis-godinho-no-outro-eis-os-arbitros-da-ronda/563165

Lipeste

record.pt

SC Braga multado em 1.734 euros por... questões fisiológicas de Matheus

Segunda parte do jogo com o Vizela começou com atraso de 3 minutos


O SC Braga foi multado em 1.734 euros pelo Conselho de Disciplina devido... a uma indisposição de Matheus, guarda-redes dos arsenalistas.

Isto porque, de acordo com o mapa de castigos da FPF, a 2.ª parte do encontro realizado em Vizela, na passada jornada da Liga Betclic (1-3), começou com atraso de 3 minutos devido ao "atraso do guarda-redes da equipa visitante, devido a questões fisiológicas". 

Recorde-se que o SC Braga venceu o Vizela por 3-1.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/sp-braga-multado-em-1734-euros-por-questoes-fisiologicas-de-matheus?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Playoff da Liga Europa: conheça os possíveis adversários do SC Braga

Sorteio está marcado para segunda-feira


Estão definidos os possíveis adversários de Sporting, Benfica e SC Braga no playoff da Liga Europa, para um sorteio que se realizará na segunda-feira, a partir das 12 horas.

Comecemos pelo Sporting, que deverá ter, em teoria, a tarefa mais complexa, pois terá pelo caminho equipas vindas da Liga dos Campeões (com exceção a Benfica e SC Braga, que pelas regras do sorteio não podem encontrar-se nesta fase).

SC Braga e Benfica  terão pela frente um dos segundos colocados da fase de grupos da Liga Europa, excluindo o Sporting, pela mesma razão que apontámos acima.

Possíveis adversários do SC Braga e Benfica:

Friburgo (Grupo A)
Marselha (Grupo B)
Sparta Praga (Grupo C)
Toulouse (Grupo E)
Rennes (Grupo F)
Roma (Grupo G)
Qarabag (Grupo H)

Eis os possíveis oponentes do leão:

Galatasaray (Grupo A)
Lens (Grupo B)
Feyenoord (Grupo E)
AC Milan (Grupo F)
Young Boys (Grupo G)
Shakhtar Donetsk (Grupo H)

Por Record: https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/liga-europa/detalhe/playoff-da-liga-europa-benfica-e-sp-braga-ja-conhecem-4-possiveis-adversarios?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

abola.pt

Todos os possíveis adversários de Benfica e SC Braga: Mourinho pode voltar a Portugal!

Sorteio marcado para a próxima segunda-feira, dia 18, na sede da UEFA, em Nyon


Está concluída a fase de grupos da Liga dos Campeões e, desta forma, FC Porto e Sporting já conhecem todo o lote de possíveis adversários nas próximas fases das respetivas competições. Com a conclusão dos oito grupos da Liga Europa, também Benfica e SC Braga já conhecem todos os possíveis oponentes no 'play-off' de acesso aos oitavos de final.

Destaca-se neste conjunto a Roma, de José Mourinho e Renato Sanches, que ficou em 2.º lugar no grupo, atrás do Slavia Praga, e poderá, pois, defrontar águias ou arsenalistas. O Marselha, orientado por Gennaro Gattuso e onde joga o Vitinha (poderia voltar a Braga), é outra das hipóteses, depois de ter perdido a liderança do grupo para o Brighton.

Para Benfica e SC Braga há dois adversários teoricamente mais apetecíveis, como o Toulouse (França) ou o Qarabag (Azerbaijão), embora este obrigue a longa viagem até ao leste da Europa.

Possíveis adversários de minhotos e águias:

Friburgo,
Marselha,
Sparta Praga,
Toulouse,
Rennes,
Roma e
Qarabag

O Sporting, que foi segundo classificado no seu grupo na Liga Europa, terá pela frente um dos terceiros classificados da Liga dos Campeões. No entanto, não será possível um confronto totalmente português com Benfica ou SC Braga, já que equipas do mesmo país não podem defrontar-se nesta fase da prova.

Possíveis adversários dos leões:

Galatasaray,
Lens,
Feyenoord,
Milan,
Young Boys e
Shakhtar Donetsk

O sorteio está marcado para a próxima segunda-feira (às 11h o da Champions, onde está o FC Porto, e às 12h o da Liga Europa), em Nyon, na Suíça.

Notícia atualizada a 14 de dezembro, às 22h00

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/todos-os-possiveis-adversarios-de-benfica-e-sc-braga-mourinho-pode-voltar-a-portugal-2023121321560675662

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Todos os possíveis adversários de SC Braga e Benfica na Liga Europa

Sorteio realiza-se na próxima segunda-feira


Terminada a fase de grupos da Liga Europa, o Benfica e o SC Braga ficaram a conhecer todos os possíveis adversários no play-off da competição. A saber:

Roma
Rennes
Toulouse
Qarabag
Friburgo
Marselha
Sparta Praga

São todos os segundos classificados da fase de grupos da Liga Europa, à exceção do Sporting, que ao abrigo dos regulamentos não pode defrontar uma equipa do mesmo país nesta fase da competição.

O sorteio do play-off realiza-se na próxima segunda-feira, 18 de dezembro, pelas 12h00.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sporting/todos-os-possiveis-adversarios-de-benfica-e-sp-braga-na-liga-europa

Lipeste

zerozero.pt

Seguem para play-off de acesso aos oitavos

Atenção, SC Braga: estes são os possíveis adversários na Europa!

Por
Andreia Araújo

Terminada a última jornada da fase de grupos da Liga Europa, já são conhecidos os possíveis adversários de SL Benfica e SC Braga, formações lusas que «caíram» da Liga dos Campeões para o play-off de acesso aos oitavos de final da competição.

Tão perto ou... tão longe

O sorteio marcado para o próximo dia 18 de dezembro, segunda-feira, em Nyon, na Suíça poderá ditar viagens a locais tão próximos como França, para defrontar equipas como o Marseille, Toulouse ou Rennes, Itália para visitar, possivelmente, o emblema mais difícil do lote (AS Roma) ou até mesmo ao Azerbaijão.

Possíveis adversários no play-off:

SC Freiburg (Alemanha)

Marseille (França)

Sparta Praha (Chéquia)

Toulouse (França)

Rennes (França)

AS Roma (Itália)

Qarabag (Azerbaijão)

em: https://www.zerozero.pt/noticias/atencao-benfica-e-sc-braga-estes-sao-os-possiveis-adversarios-na-europa-/563253

Lipeste



Lipeste

ominho.pt

PSP deixa conselhos aos adeptos que vão ver o Braga-Benfica: "Vão para o estádio com antecedência"


O MINHO

A PSP aconselhou os adeptos que vão assistir ao Braga-Benfica, no próximo domingo, pelas 20:30, a deslocarem-se cedo para o Estádio Municipal.

"A PSP aconselha a todos os que queiram ir assistir ao jogo a deslocarem-se para o Estádio com a devida antecedência, em virtude de serem esperados constrangimentos no trânsito nas suas imediações", aponta a polícia em comunicado enviado a O MINHO.

E acrescenta: "Evite levar a sua viatura até às proximidades do Estádio, procure (dentro das suas possibilidades) fazer uma parte do trajeto a pé, pois evitará longos períodos de espera".

A PSP sublinha, ainda, que "deixar a viatura num local mais afastado, irá também facilitar o seu regresso a casa".

"A ação da PSP será no sentido de minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados", acrescenta o comunicado.

A PSP recomenda também: evitar levar objetos de valor e evitar a guarda de objetos dentro dos veículos; não adotar comportamentos geradores de violência e incentivar o "fair-play"; colaborar e acatar as indicações dos ARD e as ordens das forças policiais, para melhor conforto e segurança de todos.

Jornal digital da região do Minho:
https://ominho.pt/psp-deixa-conselhos-aos-adeptos-que-vao-ver-o-braga-benfica-vao-para-o-estadio-com-antecendia/

Lipeste

abola.pt

Portugal em 11.º no ranking da UEFA esta temporada

Equipas portuguesas ficaram ainda mais longe das equipas francesas e neerlandesas


A fase de grupos das competições europeias terminou e apenas o FC Porto chegou aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao vencer o Shakhtar no Estádio do Dragão. Benfica e SC Braga desceram para a Liga Europa e vão jogar o play-off de acesso aos oitavos da competição, onde também está o Sporting. 

A prestação das equipas portuguesas nestes seis jogos (mais qualificações) foi apenas a 11.ª melhor de todos os países presentes, sendo que Portugal, sétimo classificado com 53,149 pontos, até perdeu terreno para França (62,164) e Países Baixos (59,900), que estão em quinto e sexto lugares, respetivamente. Mesmo assim, o lugar português não está em risco, porque o oitavo classificado é a Bélgica, com apenas 46 pontos. 

Esta temporada, Portugal fez apenas 7,833 pontos e está bastante longe dos primeiros lugares que dão acesso a mais uma vaga na Liga dos Campeões, na próxima época. Itália é quem lidera atualmente esse ranking, com 14 pontos, e caso se consiga manter no top 2, o quinto classificado da Serie A participará na liga milionária, devido às mudanças do formato em 2024/25.

Destaque ainda para República Checa, que tem sido o país (fora dos cinco melhores) com maior crescimento em 2023/24, com apenas três equipas.

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/portugal-em-11o-no-ranking-da-uefa-esta-temporada-2023121423333409065

Lipeste

eco.sapo.pt

Consórcios à espera de Proença sobre direitos de futebol

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, já tem nas mãos duas propostas para centralização de direitos televisivos. Cimeira dos Presidentes dos clubes realiza-se a 14 de dezembro

Por
António Costa, 12 Dezembro 2023                                        

A centralização dos direitos televisivos da liga portuguesa de futebol está decidida por lei e tem de avançar, no limite, a partir da época desportiva 2028/2029, mas a Liga Portugal, presidida por Pedro Proença, já tem nas mãos duas propostas que permitiriam antecipar um negócio que, nas avaliações dos consórcios, garantem uma valorização das receitas anuais dos clubes. E uma delas, do consórcio Quadrantis, Apollo e KPMG aponta mesmo para um volume de receita de 250 milhões de euros nos primeiros três anos e de 350 milhões nos sete anos seguintes, a distribuir por todos os clubes da I e II ligas.

A decisão sobre a centralização de direitos do futebol foi tomada em 2021, para ultrapassar uma situação inédita nas maiores ligas europeias. A liga portuguesa é a única que tem ainda os direitos de televisão negociados clube a clube, o que beneficia, obviamente, os três grandes, mas cria uma enorme discrepância nos orçamentos dos outros clubes, com uma consequência inevitável de concorrência e competitividade do futebol português. Além disso, como explicitou a Autoridade da Concorrência num relatório comercialização de direitos televisivos, há riscos anticoncorrenciais pelo facto de a Meo e Nos terem acordado ceder os direitos comprados a 13 clubes à Sport TV, de que são acionistas em parceria ainda com a Vodafone e a Olivedesportos, de Joaquim Oliveira.

"Em 29 de julho de 2016 e 24 de fevereiro de 2017, verificou-se a entrada da Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (Vodafone) e da MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. (MEO) no capital social da Sport TV Portugal, S.A. (Sport TV). Em concreto, a Vodafone e a MEO adquiriram participações de 25% na Sport TV, tendo a Olivedesportos – Publicidade, Televisão e Media, S.A. (Olivedesportos) e a NOS, SGPS, S.A. (NOS) reduzido as suas participações sociais na Sport TV de 50% para 25%, ficando os referidos acionistas com participações minoritárias e igualitárias de 25%. Na sequência dos acordos de cedências de direitos de transmissão e das alterações na sua estrutura acionista, a Sport TV assumiu uma posição primordial na aquisição, exploração e distribuição dos direitos, suscitando preocupações jusconcorrenciais de potencial coordenação nesses âmbitos", lê-se nesse parecer da Concorrência, que defende também a compra conjunta de direitos televisivos, com medidas mitigadoras de riscos anti-concorrenciais.

A 25 de fevereiro de 2021, recorde-se, foi aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei que determinou a comercialização centralizada dos direitos televisivos e multimédia dos jogos das I e II Ligas, a implementar até à época desportiva 2028/2029. E, à data, foi determinado — coisa sem paralelo noutros mercados — que teria de haver um acordo entre a Liga, que tem os direitos, e a Federação Portuguesa de Futebol, com uma proposta até à época de 2025/2026.

Ainda no decurso da época desportiva anterior, em maio, os consórcios candidatos à compra de uma participação na sociedade Liga Centralização apresentaram uma primeira análise ao potencial do negócio, nomeadamente as oportunidades de mercado para o crescimento da liga, como patrocínios, venda de dados, direitos de transmissão, e-commerce, e iniciativas digitais. Mais recentemente, já em outubro, detalharam os termos das propostas. Com a expectativa de que poderia haver uma decisão célere do presidente da Liga e putativo candidato a presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no final do próximo ano. Mas os sinais, diz outra fonte ao ECO, são contraditórios sobre o calendário de decisão, apesar da pressão de muitos dos clubes que estão sob pressão financeira e de tesouraria e mesmo com salários em atraso. Uma terceira fonte aponta outra razão: As ambições de Proença para a Federação e a necessidade de não criar divisões entre clubes e associações que votam a escolha da nova direção que vai suceder a Fernando Gomes.

Segundo apurou o ECO, o consórcio que tem o fundo Quadrantis, o fundo Apollo e a KPMG apresentou uma proposta que valoriza a liga portuguesa em cerca de 2,5 mil milhões de euros, um valor que resulta do múltiplo de dez vezes a receita prevista para os primeiros três anos de contrato e é o referencial da La Liga em Espanha. Este consórcio propõem-se comprar 20% do capital e antecipar, neste contexto, 500 milhões de euros a distribuir por todos os clubes da I e II Ligas.

A proposta do consórcio que inclui o fundo CVC e a Fortitude apresenta também uma valorização do valor de receita dos clubes relativamente ao atual volume de receita global, que é da ordem dos 175 milhões a 180 milhões de euros, mas com um peso muito reduzido de direitos internacionais. Ainda assim, apresenta uma valorização das ligas portuguesas inferior ao do outro consórcio, da ordem dos mil milhões de euros e uma injeção de capital de 250 milhões de euros por 25% a 30% do capital.


A estratégia de valorização dos direitos televisivos do futebol português que está debaixo do controlo da Liga Portugal assenta, sobretudo, numa estratégia de comercialização internacional, e Espanha é a referência. A La Liga centralizou os direitos televisivos em 2015 e hoje a comercialização internacional vale cerca de 40% do negócio. Mas também na digitalização do negócio,

Com as propostas em cima da mesa de Pedro Proença, os consórcios candidatos esperam por decisões. Já em fevereiro de 2022, numa reunião de Presidentes da Liga, os dirigentes dos clubes manifestaram o desejo de antecipar a centralização de direitos televisivos para a época 2023/2024, e Pedro Proença prometeu até uma linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar os clubes. Agora, já no dia 14, quinta-feira, volta a realizar-se uma Cimeira dos Presidentes, para discutir novamente a centralização de direitos, mas as expectativas de uma decisão com efeitos em 2024/2025. no caso do são limitadas.

Os maiores clubes portugueses, e que assinaram há pouco menos de dez anos contratos com as operadoras Meo e Nos, foram historicamente contra a centralização de direitos, por temerem uma redução do valor anual de receita, que é da ordem dos 40 milhões de euros no caso do Benfica e do FCPorto. Há poucos meses, o presidente do Benfica, Rui Costa, chegou a dizer que não aceitaria qualquer negócio que significasse uma quebra de receitas e sugeriu até que poderia recorrer aos tribunais para travar a centralização de direitos televisivos. Neste contexto, os clubes com participação nas ligas europeias querem garantir que a centralização de direitos centralizados e uma alegada redução de receitas televisivas não venha a afetar a capacidade competitiva internacional, que acabaria por ser duplamente negativa com efeito também nas receitas provenientes da Uefa.

em: https://eco.sapo.pt/2023/12/12/consorcios-a-espera-de-proenca-sobre-direitos-de-futebol/

Lipeste




Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Olhamos para o que podemos fazer e como podemos ferir este Benfica»

Treinador do SC Braga, Artur Jorge garante que a ambição dos bracarenses é clara: ganhar


SC Braga e Benfica defrontam-se este domingo para a Liga, depois de uma semana em que conseguiram o apuramento para o playoff da Liga Europa, mas com resultados diferentes: as águias venceram em Salzburgo, os bracarenses seguraram o terceiro lugar mesmo com uma derrota em Nápoles.

Apesar disso, garante Artur Jorge, os gverreiros não entrarão em campo menos moralizados do que o adversário.

«Não acredito porque são jogos de contexto diferente. Posso garantir que o SC Braga está motivado, confiante porque tem tido resultados que sustentam o que acabo de dizer, e para além disso, desempenhos que vão muito ao encontro da qualidade da equipa», afirmou o técnico do SC Braga, em conferência de imprensa.

«Vamos ter pela frente uma equipa fortíssima, como principal candidato ao título, é uma equipa que tem muita qualidade. No entanto, temos a nossa ambição, que é muito clara: ganhar os três pontos para continuarmos este período de ascendente e juntar mais uma boa exibição», disse, sobre o Benfica.

Frente a frente estarão duas equipas que jogam maioritariamente viradas para o ataque, mas o treinador não acredita num encontro partido: «Acho que partido não será, até porque as equipas conhecem-se muito bem. Vamos ter pela frente uma equipa que tem criado muito, o Benfica tem tido essa capacidade. Vamos manter o nosso plano e a nossa identidade para podermos fazer golos. Do outro lado sabemos a qualidade do adversário, mas olhamos para o que podemos fazer e como podemos ferir este Benfica.»

Artur Jorge diz que é bom sinal as quatro equipas da frente estarem separadas, nesta fase, por apenas dois pontos, e lembrou o bom trabalho que a sua equipa tem feito desde o início do campeonato.

«Temos tido uma grande empatia com os nossos adeptos, há uma gestão de expectativas que temos conseguido manter. Sabemos que temos tido desempenho bastante bons, resultados que nos permitiram recuperar de um arranque da Liga com duas derrotas. Vencendo, ficamos em condição em primeiro, é sinal do trabalho que tem sido feito pela equipa. Mas ainda há muito campeonato. Vamos é tentar manter o mesmo resultado [de há um ano].»

«Não vamos mudar muito do que tem sido a nossa matriz. Há equipas que são preparadas para o título, tudo o que seja abaixo disso, é fracasso. No SC Braga não será assim, mas temos a ambição de poder lutar pelo melhor. Vamos procurar chegarmos ao fim do campeonato próximos de avaliar se podemos ou não ser candidatos ao título», concluiu.

O SC Braga, refira-se, recebe este domingo o Benfica, a partir das 20h30, em jogo da 14.ª jornada da Liga.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/benfica/olhamos-para-o-que-podemos-fazer-e-como-podemos-ferir-este-benfica

___

maisfutebol.iol.pt

SC Braga: Álvaro Djaló está recuperado e é opção para o Benfica

«Toda a gente está disponível», afirmou Artur Jorge, técnico dos bracarenses


Álvaro Djaló está de regresso às opções do SC Braga para a receção ao Benfica, este domingo, em jogo da 14.ª jornada da Liga.

O extremo espanhol falhou a deslocação a Nápoles devido a lesão, mas está recuperado e pode ser opção para o encontro da pedreira, confirmou Artur Jorge.

«Toda a gente está disponível», afirmou o treinador dos bracarenses, em conferência de imprensa.

O SC Braga recebe este domingo o Benfica, a partir das 20h30.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/alvaro-djalo/sp-braga-alvaro-djalo-esta-recuperado-e-e-opcao-para-o-benfica

___

maisfutebol.iol.pt

Schmidt: «Claro que as equipas portuguesas podem vencer a Liga Europa»

Treinador do Benfica acredita que histórico demonstra qualidade das equipas portuguesas na prova


Roger Schmidt acredita que uma equipa portuguesa pode vencer a Liga Europa. Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o SC Braga, o treinador do Benfica afirmou que o histórico dos emblemas lusos na prova fala por si.

«Há sempre essa hipótese de ganhar uma competição. Já demonstraram que é possível no passado, na última década. Não interessa se é a Liga dos Campeões ou a Liga Europa, há sempre boas equipas, especialmente nas fases mais adiantadas da prova. Acredito na qualidade das equipas portuguesas, são muito competitivas, por isso claro que é possível.»

O Benfica vai jogar a Liga Europa, depois de ter terminado o Grupo D da Liga dos Campeões no terceiro lugar. O SC Braga ficou no terceiro posto do Grupo C da Liga Milionária e também caiu para a Liga Europa. O Sporting ficou na segunda posição do Grupo D da segunda maior competição europeia e por isso vai jogar o play-off da prova. O sorteio da Liga Europa está marcado para esta segunda-feira, às 12h.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/schmidt-claro-que-as-equipas-portuguesas-podem-vencer-a-liga-europa