News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Vizela-SC Braga, 1-3 (crónica)

Banzados para a frente: Guerreiros pressionam dragões e águias

Por
Bruno José Ferreira

Um bis de Banza complementado com a confirmação de Bruma, num jogo em que o SC Braga até nem teve pé pesado no acelerador, manteve os guerreiros na senda dos triunfos na Liga – quarto consecutivo – chegando-se à frente na tabela classificativa ao bater o Vizela (1-3). À condição, os arsenalistas ultrapassam o FC Porto e igualam o Benfica na classificação.

Em vésperas de medir forças com o Nápoles – jogo decisivo para as contas europeias – e de receber o Benfica na Liga, os guerreiros foram competentes no duelo minhoto com o Vizela que abriu a jornada 13, somando o quarto triunfo consecutivo no campeonato numa série de oito jornadas sem conhecer o sabor da derrota.

Muito diferente daquela que foi a sua identidade nas últimas épocas, mesmo inferior no jogo o Vizela foi perdulário, desperdiçou oportunidades prometedoras e ficou à mercê de um poderio claramente superior do adversário, continuando na zona baixa da tabela, em lugar de despromoção.

Sustos, domínio e vantagem

Duas oportunidades soberanas para o Vizela logo a abrir o jogo, no espaço de apenas quatro minutos, perspetivam um jogo aberto com os vizelenes a baterem-se com o SC Braga. Tomás Silva obrigou Matheus a fazer uma defesa aparatosa e Serdar teve de dar o corpo à bola para evitar, na pequena área, um remate de Anderson.

Dois lances sem sequência, que provocaram o susto, mas não abalaram a estrutura bracarense, que se lançou para um jogo seguro. O conjunto de Artur Jorge assumiu as despesas do jogo sem reservas, jogou praticamente no meio campo adversário e criou várias movimentações interessantes mesmo sem acelerar muito o jogo.

Numa dessas movimentações adiantou-se no marcador pelo suspeito do costume: Banza, o melhor marcador da Liga. Mas, o golo nasce de uma boa combinação entre Álvaro Djaló e Joe Mendes, com o lateral a ir à linha de fundo fazer o cruzamento certeiro para Banza desviar de forma letal na pequena área. Para lá do mérito do avançado, nota de destaque para a combinação pelo corredor direito.

Quase copy, paste; final ligeiramente diferente

Duas partes distintas costuma ser um chavão do futebol. Neste caso, da primeira para a segunda parte saiu quase um copy, paste. Voltou a entrar por cima o Vizela, lutando para entrar na luta pelo resultado, criando duas situações flagrantes. Tomás Silva voltou a aparecer em posição favorável, mas desperdiçou na cara de Matheus.

Na resposta, de pronto no minuto exatamente a seguir, os maiores atributos do SC Braga fizeram a diferença. Cruzamento perfeito de Zalzar para a área, onde aparece Simon Banza, no seu habitat natural, a cabecear nas costas da defesa para o segundo da sua conta pessoal e o segundo do Sp. Braga. Duelo resolvido. Pensava-se.

O final foi ligeiramente diferente. Através de um canto o Vizela conseguiu marcar, por intermédio de Essende num canto aos 72 minutos, mantendo-se assim a incerteza do resultado até aos derradeiros momentos do jogo. Bruma confirmou o triunfo num dos últimos lances do encontro, ao atirar para a baliza deserta quando Buntic estava na área contrária para tentar o assalto final. Jardel saiu em slalom por entre os jogadores bracarenses quando estava toda a gente na área, perdendo a bola para Bruma finalizar o jogo com o 1-3 final.

O SC Braga segue Banzado para a frente. Espreita o pódio.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/vizela/vizela-sp-braga-1-3-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Vizela-SC Braga, 1-3 (destaques)

Banza chega aos treze e reforça o estatuto

Por
Bruno José Ferreira

A FIGURA: Banza
Chegou aos treze de golos esta temporada da Liga, reforçando assim o estatuto de melhor marcador do principal escalão do futebol português. Abriu o ativo num lance em que demonstrou o seu sentido de oportunidade, desviando o esférico já na pequena área. Bisou na segunda metade com um cabeceamento à ponta de lança. Treze golos em treze jornadas, média de um golo por jogo. Muito móvel, correu quilómetros e foi uma arma difícil de estancar para a defensiva do Vizela.

O MOMENTO: segundo golo do Sp. Braga (56')
O cruzamento de Zalazar é açucarado. Colocou a bola no local certo, nas costas da defesa, no habitat natural de Banza. Na área o avançado congolês correspondeu com um cabeceamento indefensável à queima-roupa, praticamente sentenciando o jogo logo após um lance em que o Vizela desperdiçou uma oportunidade soberana.  

OUTROS DESTAQUES

Anderson

O defesa central voltou a ser um dos mais convictos da equipa do Vizela, fazendo a sua parte quer na manobra defensiva quer ofensivamente. Rematou com perigo, na área adversária, logo aos onze minutos.

Zalazar
O pêndulo do costume no meio campo do SC Braga, cotando-se como um dos principais reforços para esta época na equipa de Artur Jorge. Dá opções constantes ao jogo do Sp. Braga, jogou com critério e foi igualmente fundamental na ocupação de espaços.

Diogo Nascimento
O médio de apenas 21 anos formado no Benfica foi o mais destemido com bola no Vizela. Não teve receio, jogou e fez jogar, criando lances prometedores a partir do corredor central. O mais audaz dos vizelenses.

Paulo Oliveira e Serdar
Não são a dupla principal do SC Braga. Perante um jogo perigoso, com um Essende muito trabalhador pela frente, a dupla manteve-se firme e foi controlando as operações. O SC Braga apenas sofreu num pontapé de canto.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/vizela-sp-braga-1-3-destaques

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «No seu todo a vitória conquistada é justa»

Vizela-SC Braga, 1-3 (reportagem)

Por
Bruno José Ferreira

Declarações de Artur Jorge, treinador do SC Braga, na sala de imprensa do Estádio do FC Vizela, após o triunfo (1-3) sobre o Vizela no jogo de abertura da 13.ª jornada:

«Gosto de olhar para o jogo no seu todo e olhando par aos noventa minutos considero a vitória justa da nossa parte, com momentos em que tivemos de sofrer também. A primeira parte foi incaracterística da nossa parte, tivemos dificuldades de ligação, mas mesmo assim conseguimos fazer um bom golo. Na segunda parte após o segundo golo tivemos momentos de maior conforto. Tivemos a reação natural do Vizela, com um golo de bola parada, que nos obrigou a ser mais compactos até ao terceiro golo. Vitória conquistada de forma justa».

[Prefere ganhar assim, a aproveitar as oportunidades sem jogar tão bem, ou entrar a sofrer e dar a volta?] «Prefiro é ganhar. Esse é o ponto determinante. A questão de entrar a sofrer seria passar noventa minutos na nossa área, o que não aconteceu. Tivemos a capacidade de construir o resultado na semana passada, hoje fizemos um bom jogo defensivamente, estivemos bem, o que vejo é uma vitória justa e bem conseguida dos meus jogadores».

[Segue Nápoles, Benfica e Vitória brevemente...] «Se nós prolongássemos o que aí vem estaríamos a dizer que temos um calendário muito denso. Este final de dezembro e o mês de janeiro será de grande exigência, compete-nos olhar para todos os jogos com a mesma vontade de ganhar os jogos».

[Prestação defensiva] «Gostei, tivemos um grande desempenho defensivo coletivamente. É justo dizer que Paulo Oliveira e Serdar fizeram um jogo de grande qualidade. Fomos batidos apenas num golo de bola parada. Destacar a postura defensiva da equipa no seu todo».

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/sp-braga/artur-jorge-no-seu-todo-a-vitoria-conquistada-e-justa
___

Pablo Villar: «No último lance a bola tem de ser colocada na área»

Por
Bruno José Ferreira

Declarações de Pablo Villar, treinador do FC Vizela, na sala de imprensa do Estádio do FC Vizela, após a derrota (1-3) frente ao SC Braga no jogo de abertura da 13.ª jornada da Liga:

«Acho que abordámos bem o jogo, os primeiros minutos tivemos bem, perto da grande área do Braga com alguns lances de jogo. Há um momento determinante que interrompe o bom início, a lesão do Nuno Moreira, e tivemos que adaptar. Acabámos por sofrer depois o golo, o que acaba por ser determinante com equipas deste valor. Na segunda parte, num lance de canto claríssimo para nós, até o quarto árbitro estava a dizer isso, sofremos o segundo golo. Ainda conseguimos marcar, depois tentámos desesperadamente o empate e sofremos o terceiro golo».

[Jogou com dois laterais esquerdo, Lebedenko a defesa e Matheus Pereira como extremo] «Perdemos o Lacava neste jogo, está na seleção, e precisávamos de Rodrigo Escoval no centro da defesa. O Lebedenko é um lateral que podia fazer um bom trabalho frente ao Braga, com o Matheus à sua frente. O Matheus Pereira é super ofensivo, podia sair com espaços para criar situações de ataque».

[Último lance do jogo, Jardel tenta fintar e perde a bola para o terceiro golo do Braga] «No final com toda a malta na grande área tens de meter a bola na área. Não há outra hipótese. É um lance que não quero comentar, mas a bola tem de ser colocada na área».

em: https://maisfutebol.iol.pt/pablo-villar/liga/pablo-villar-no-ultimo-lance-a-bola-tem-de-ser-colocada-na-area

Lipeste

zerozero.pt

Braga venceu por 3-1 em Vizela

Imaculado Banza

Por
Francisco Moreira e Silva

Sem muita arte, mas com engenho. O Braga venceu em Vizela por 3-1, num jogo que parecia controlado, mas em que foi preciso sofrer até ao final frente à alma vizelense. Banza foi figura imaculada num feriado que poderia denominar-se de Imaculado Simon. Essende ainda assustou, mas um erro de Jardel, já com o guarda-redes na área adversária, deu o terceiro ao Braga, para consolidar a vitória.

No feriado, Banza não tirou férias

Em feriado da Imaculada Conceição, mais um duelo de minhotos. Vizela e Braga encontraram-se, vindas de momentos bem diferentes. Os vizelenses, depois de perderem no terreno do lanterna vermelha Chaves, mudaram duas peças na equipa inicial. Bruno Wilson - expulso no final do jogo - e Lacava - em compromissos com a seleção - deram o lugar a Lebedenko e Matheus Pereira. Já Artur Jorge, depois da remontada caseira diante do Estoril, mudou três homens no onze. Zalazar, Paulo Oliveira e Joe Mendes entraram para os lugares de Moutinho, Fonte e Victor Goméz.

Dado o pontapé inicial no derby, foram os vizelenses os primeiros a dar sinal de perigo. Tomás Silva obrigou Matheus a uma defesa esforçada, depois de um remate cruzado da direita. De seguida, depois de um lance bem trabalhado pela ofensiva de Rainha ao Peito, foi o peito de Serdar a negar o golo inaugural aos da casa. Juntando ao infortúnio das oportunidades falhadas, chegaram as lesões. Nuno Moreira magoou-se e deu lugar a Jardel. Corriam 15 minutos de jogo. 

O Braga reagiu e, ao contrário do que aconteceu no último jogo - e na época no geral -, marcou na primeira oportunidade que teve no jogo. Joe Mendes cavalgou pela direita e serviu Banza para o tento inaugural. O goleador-mor do campeonato antecipou-se a Buntic e chegou ao 12º golo na Liga.

O Vizela não baixou com o golo sofrido e manteve-se fiel ao plano de jogo que havia implementado desde o início. A sair a jogar desde os centrais, com Essende a ser referência em apoio para os médios, que tentavam pautar o jogo desde uma zona mais avançada no terreno. O Braga, sem nunca estar totalmente confortável na partida, foi aproveitando perdas de bola do Vizela em zona recuada para atacar. Ricardo Horta foi solução na meia esquerda, mas o maior perigo surgiu pela direita - com a dupla Joe Mendes e Djaló. 

Até ao fim do primeiro tempo, tudo nivelado. A espaços, as equipas foram tendo rasgos de qualidade, mas sem tirar proveito. 

Sofrer até ao fim

À entrada para o segundo tempo, Artur Jorge lançou Bruma para o lugar de Álvaro Djaló, transladando Horta para o corredor direito. No começo, a mexida não alterou o que até havia sido o jogo. O Vizela teve a primeira oportunidade clara da metade complementar, com Tomás Silva a obrigar Matheus a uma dupla intervenção. 

O Vizela falhou, o Braga aproveitou. Zalazar cruzou da esquerda e o suspeito do costume, Simon Banza, bisou na partida com um cabeceamento potente. O golo deu tranquilidade aos bracarenses que, finalmente, pareciam confortáveis no jogo. Com mais posse, até no meio campo ofensivo, os Gverreiros tiveram nos pés de Ricardo Horta o terceiro (isolou-se do meio-campo), mas o internacional português atirou ao lado.

Como já é seu apanágio, o Vizela não deu o jogo por perdido e, mesmo depois de dez minutos de total tranquilidade bracarense, os da casa partiram à procura de reduzir a desvantagem. Paulo Oliveira tirou o pão da boca a Essende, que já tinha a baliza aberta. Desse lance, resultou um canto e Essende subiu ao terceiro ao segundo andar, antecipando-se a Matheus para colocar a bola dentro da baliza bracarense.

O golo galvanizou o público e a equipa do Vizela obrigou o Braga a algumas cautelas na parte final. Essende foi sempre o homem em foco pelos companheiros que, quer através de cruzamentos, quer em bolas nas costas tentavam fazer chegar a bola ao goleador vizelense. Já no desespero, e com Buntic na área, o Braga fechou a contagem. Jardel (infantil) perdeu a bola e Bruma, ainda longe da baliza, passou a bola ao fundo das redes.














bismil meaning
em: https://www.zerozero.pt/noticias/-i-imaculado-banza-i-/560299

Lipeste




Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: Banza foge a Gyökeres no topo da lista dos melhores marcadores

Avançado do SC Braga marcou dois golos na vitória em Vizela


Simon Banza bisou na vitória do Sporting de Braga em Vizela e reforçou a liderança da lista dos melhores marcadores da competição. 

O avançado congolês chegou aos 13 golos no campeonato e escapou a Viktor Gyökeres, avançado do Sporting que soma nove golos. Logo a seguir, surge Héctor Hernández, do Desportivo de Chaves, com oito golos.

Seguem-se Ricardo Horta, com sete tentos e Paulinho e Bozeník, ambos com seis.

OS MELHORES MARCADORES

13 GOLOS


Simon Banza (SC Braga)

9 GOLOS

Viktor Gyökeres (Sporting)

8 GOLOS

Héctor Hernández (Desp. Chaves)

7 GOLOS

Ricardo Horta (SC Braga)

6 GOLOS

Paulinho (Sporting)

Róbert Bozeník (Boavista)

Samuel Essende (Vizela)

5 GOLOS

Álvaro Djaló (SC Braga)

Cristo González (Arouca)

Di María (Benfica)

João Mendes (V. Guimarães)

Maxime Dominguez (Gil Vicente)

4 GOLOS

Tiago Morais (Boavista)

Mattheus Oliveira (Farense)

Carlinhos (Portimonense)

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/melhores-marcadores/liga-banza-junta-se-a-hector-no-topo-da-lista-dos-melhores-marcadores

Lipeste



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Próxima jornada vai ser escaldante: os horários dos jogos

Sporting-FC Porto um dia depois do SC Braga-Benfica


O FC Porto venceu o Casa Pia, ultrapassou o Benfica e igualou o Sporting no primeiro lugar, na jornada antes de jogar em Alvalade, frente ao Sporting, num clássico entre as duas equipas que dividem a liderança da Liga.

A próxima jornada promete por isso ser escaldante, até porque o Sporting-FC Porto se joga na segunda-feira à noite e, no dia anterior, domingo, o Benfica desloca-se a Braga para defrontar os Guerreiros do Minho.

Até final da primeira volta faltam quatro jornadas e os horários já são todos conhecidos.

14.ª JORNADA

Sexta-feira, 15 de dezembro

SC Farense – Estrela Amadora, 20h15 - Sport TV

Sábado, 16 de dezembro
Rio Ave FC – FC Vizela, 15h30 - Sport TV
FC Arouca – Gil Vicente FC, 18h00 - Sport TV
Boavista FC – Vitória SC, 20H30 - Sport TV

Domingo, 17 de dezembro
GD Chaves – Casa Pia AC, 15h30 - Sport TV
Moreirense FC – Portimonense, 15h30 - Sport TV
FC Famalicão – Estoril Praia, 18h00 - Sport TV
- SC Braga – SL Benfica, 20h30 - Sport TV

Segunda-feira, 18 de dezembro
Sporting CP – FC Porto, 20h15 - Sport TV

15.ª JORNADA

Sábado, 23 de dezembro

Vitória SC – Rio Ave FC, 15h30 - Sport TV

Quinta-feira, 28 de dezembro
Estrela Amadora – FC Arouca, 20h15 - Sport TV

Sexta-feira, 29 de dezembro
SL Benfica – FC Famalicão, 18h45 - BTV
FC Porto – GD Chaves, 20h45 - Sport TV

Sábado, 30 de dezembro
Estoril Praia – SC Farense, 15h30 - Sport TV
Gil Vicente FC – Boavista FC, 15h30 - Sport TV
- Casa Pia AC – SC Braga, 18h00 - Sport TV
FC Vizela – Moreirense FC, 18h00 - Sport TV
Portimonense – Sporting CP, 20h30 - Sport TV

16ª JORNADA

Sexta-Feira, 5 janeiro 2024

Sporting CP-Estoril, 18H45 - Sport TV
Boavista- FC Porto, 20H45 - Sport TV

Sábado, 6 janeiro 2024
Estrela Amadora-Vizela, 15H30 - Sport TV
Farense-Gil Vicente, 15H30 - Sport TV
Arouca-Benfica, 18H00 - Sport TV
- SC Braga-Vitória SC, 20H30 - Sport TV

Domingo, 7 janeiro 2024
Rio Ave-Portimonense, 18H00 - Sport TV
Famalicão-Desp. Chaves, 20H30 - Sport TV

Segunda-Feira, 8 janeiro 2024
Moreirense-Casa Pia, 20H15 - Sport TV

17ª JORNADA

Sexta-Feira, 12 janeiro 2024

Portimonense-Farense, 20H15 - Sport TV

Sábado, 13 janeiro 2024
Casa Pia-Famalicão, 15H30 - Sport TV
Desp. Chaves-Sporting, 18H00 - Sport TV​​​​​​​
Estoril-Moreirense, 20H30 - Sport TV

Domingo, 14 janeiro 2024
Gil Vicente-Estrela Amadora, 15H30 - Sport TV
Benfica-Rio Ave, 18H00 - Sport TV
Vizela-Boavista, 18H00 - Sport TV
- FC Porto-SC Braga, 20H30 - Sport TV

Segunda-Feira, 15 Janeiro 2024
Vitória SC-Arouca, 20H15 - Sport TV

em: https://maisfutebol.iol.pt/sporting/fc-porto/proxima-jornada-vai-ser-escaldante-os-horarios-dos-jogos

Lipeste

ominho.pt

SC Braga tem de vencer o Nápoles por dois golos para seguir na 'Champions'


O MINHO

O FC Porto entra na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol 'quase' apurado para os 'oitavos', numa ronda em que Sporting de Braga tenta o 'milagre' e Benfica o 'consolo' da Liga Europa.

O contexto das três equipas portuguesas é muito diferente para a sexta e última jornada, desde logo com os 'dragões' a precisarem apenas de um empate na receção de quarta-feira aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

Com as duas equipas com os mesmos nove pontos no Grupo H, o FC Porto tem a vantagem de ter vencido o Shakhtar fora no primeiro jogo (3-1), sendo o confronto direto o primeiro critério de desempate caso exista uma igualdade de pontos.

Na terça-feira, o SC Braga enfrenta um cenário em que precisa de vencer no Grupo C o Nápoles por dois golos de diferença, igualando os sete pontos da equipa italiana e ainda superar o confronto direto, depois de ter perdido em casa por 2-1.

Para a equipa minhota em aberto está também a Liga Europa, que não está garantida, com o Sporting de Braga (quatro pontos) a precisar no mínimo de um empate, se o Union Berlim (dois pontos) vencer em casa o já apurado Real Madrid.

Já o Benfica, no mesmo dia e sem qualquer hipótese de seguir na 'Champions', está obrigado a vencer por dois golos na visita aos austríacos do Salzburgo, para garantir o terceiro lugar no Grupo D e a ida ao 'play-off' de acesso aos 'oitavos' da Liga Europa.

Se triunfar por dois golos, o Benfica iguala o Salzburgo em pontos, e as duas equipas ficariam com o mesmo saldo entre golos marcados e sofridos, entrando no desempate o maior número de golos marcados, com vantagem das 'águias'.

A última jornada da fase de grupos da 'Champions' começa com 12 equipas já apuradas entre as 16 possíveis, casos de Bayern Munique, Arsenal, PSV, Real Madrid, Real Sociedad, Inter Milão, Atlético de Madrid, Lazio, Borussia Dortmund, Manchester City, Leipzig e FC Barcelona.

FC Porto e Sporting de Braga são candidatos a duas das quatro 'vagas' restantes, bem como Copenhaga (cinco pontos), Galatasaray (cinco) e Manchester United (quatro) no 'complicado' Grupo A, e Paris Saint-Germain (sete), Newcastle (cinco) e Milan (cinco) no difícil Grupo F.

O Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot, recebe na terça-feira o 'descansado' Bayern Munique, com vitória no grupo garantida, e o Copenhaga, de Diogo Gonçalves, joga em casa diante do Galatasaray, de Sérgio Oliveira, com as duas equipas empatadas em pontos, no primeiro jogo e na diferença entre golos marcados e sofridos.

No Grupo F, o PSG, de Nuno Mendes, Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos, visita na quarta-feira o Borussia Dortmund, apurado, mas sem o primeiro lugar garantido, e o Newcastle recebe o AC Milan, de Rafael Leão, com ambos com cinco pontos.

Aos ingleses e italianos apenas a vitória interessa, além de estarem 'reféns' do resultado do PSG no Parque dos Príncipes, com os franceses a terem vantagem, em caso de igualdade de pontos, para o AC Milan, e desvantagem para o Newcastle.

em: https://ominho.pt/sc-braga-tem-de-vencer-o-napoles-por-dois-golos-para-seguir-na-champions/

Lipeste

desporto.sapo.pt

Seleção de futebol de praia estagia em Portimão com nove do Sporting de Braga

 A seleção portuguesa de futebol de praia vai trabalhar com 15 atletas, nove do Sporting de Braga, num estágio em Portimão


A seleção portuguesa de futebol de praia vai trabalhar com 15 atletas, nove do Sporting de Braga, num estágio em Portimão, de 17 a 20 de dezembro, para preparar o campeonato do mundo de fevereiro no Dubai.

Para a afinar estratégias, durante cinco sessões de treino, tendo em vista a competição que vai decorrer entre 15 e 25 de fevereiro, o selecionador Mário Narciso chamou nove jogadores 'arsenalistas', claramente dominadores na convocatória.

Na fase de grupos da 12.ª edição do Mundial, Portugal vai defrontar o México em 16 de fevereiro, o Brasil em 18 e o Omã em 20.

Portugal procura o quarto cetro na competição, depois dos êxitos em 2001, 2015 e 2019.

O Brasil lidera com 14 títulos, seguindo-se os lusos e a Rússia, detentora do troféu, com três, enquanto a França tem um.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Diogo Dias (ACD Sótão), Rúben Regufe (Leixões) e Pedro Mano (Sporting de Braga).

Fixos: Rui Coimbra (ACD O Sótão), Bruno Torres (Sporting de Braga), André Lourenço (Sporting de Braga) e Bernardo Lopes (ACD O Sótão).

Alas: Jordan Santos (Sporting de Braga), Rodrigo Pinhal (CD Nacional), Duarte Algarvio (Sporting de Braga), Rúben Brilhante (Sporting de Braga) e Bê Martins (Sporting de Braga).

Pivôs: Miguel Pintado (Sporting de Braga), Léo Martins (Sporting de Braga) e João Gonçalves "Von" (AFD Torre).

em: https://desporto.sapo.pt/modalidades/futebol-praia/artigos/selecao-de-futebol-de-praia-estagia-em-portimao-com-nove-do-sporting-de-braga

Lipeste

desporto.sapo.pt

LC: FC Porto quase apurado, Braga na luta e Benfica tenta 'resistir' na Europa


Na terça-feira, o Sporting de Braga enfrenta um cenário em que precisa de vencer no Grupo C o Nápoles por dois golos de diferença, igualando os sete pontos da equipa italiana e ainda superar o confronto direto, depois de ter perdido em casa por 2-1.

Para a equipa minhota em aberto está também a Liga Europa, que não está garantida, com o Sporting de Braga (quatro pontos) a precisar no mínimo de um empate, se o Union Berlim (dois pontos) vencer em casa o já apurado Real Madrid.

O FC Porto entra na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol 'quase' apurado para os 'oitavos'.

O FC Porto entra na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol 'quase' apurado para os 'oitavos', numa ronda em que Sporting de Braga tenta o 'milagre' e Benfica o 'consolo' da Liga Europa.

O contexto das três equipas portuguesas é muito diferente para a sexta e última jornada, desde logo com os 'dragões' a precisarem apenas de um empate na receção de quarta-feira aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

Com as duas equipas com os mesmos nove pontos no Grupo H, o FC Porto tem a vantagem de ter vencido o Shakhtar fora no primeiro jogo (3-1), sendo o confronto direto o primeiro critério de desempate caso exista uma igualdade de pontos.

Já o Benfica, no mesmo dia e sem qualquer hipótese de seguir na 'Champions', está obrigado a vencer por dois golos na visita aos austríacos do Salzburgo, para garantir o terceiro lugar no Grupo D e a ida ao 'play-off' de acesso aos 'oitavos' da Liga Europa.

Se triunfar por dois golos, o Benfica iguala o Salzburgo em pontos, e as duas equipas ficariam com o mesmo saldo entre golos marcados e sofridos, entrando no desempate o maior número de golos marcados, com vantagem das 'águias'.

A última jornada da fase de grupos da 'Champions' começa com 12 equipas já apuradas entre as 16 possíveis, casos de Bayern Munique, Arsenal, PSV, Real Madrid, Real Sociedad, Inter Milão, Atlético de Madrid, Lazio, Borussia Dortmund, Manchester City, Leipzig e FC Barcelona.

FC Porto e Sporting de Braga são candidatos a duas das quatro 'vagas' restantes, bem como Copenhaga (cinco pontos), Galatasaray (cinco) e Manchester United (quatro) no 'complicado' Grupo A, e Paris Saint-Germain (sete), Newcastle (cinco) e Milan (cinco) no difícil Grupo F.

O Manchester United, de Bruno Fernandes e Diogo Dalot, recebe na terça-feira o 'descansado' Bayern Munique, com vitória no grupo garantida, e o Copenhaga, de Diogo Gonçalves, joga em casa diante do Galatasaray, de Sérgio Oliveira, com as duas equipas empatadas em pontos, no primeiro jogo e na diferença entre golos marcados e sofridos.

No Grupo F, o PSG, de Nuno Mendes, Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos, visita na quarta-feira o Borussia Dortmund, apurado, mas sem o primeiro lugar garantido, e o Newcastle recebe o AC Milan, de Rafael Leão, com ambos com cinco pontos.

Aos ingleses e italianos apenas a vitória interessa, além de estarem 'reféns' do resultado do PSG no Parque dos Príncipes, com os franceses a terem vantagem, em caso de igualdade de pontos, para o AC Milan, e desvantagem para o Newcastle.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/lc-fc-porto-quase-apurado-braga-na-luta-e-benfica-tenta-resistir-na-europa


Lipeste



Lipeste

zerozero.pt

Precisa de vencer por dois para chegar aos oitavos

SC Braga enfrenta maldição: nenhuma equipa portuguesa venceu em Nápoles

Por
Ricardo Miguel Gonçalves

À entrada para a última jornada da fase de grupos, o sonho dos oitavos de final da Liga dos Campeões segue vivo para o SC Braga. Ainda assim, a palavra «sonho» parece especialmente apropriada, uma vez que é preciso uma noite verdadeiramente onírica para o realizar...

Graças ao empate (1-1) conseguido há duas semanas na receção ao Union Berlin, e especialmente à derrota do Napoli em Madrid (4-2), a formação minhota chega a Itália com a possibilidade de tomar posse do segundo posto dos napolitanos. Para tal, precisa de fazer esquecer o 1-2 que sofreu em casa contra este adversário, ou, por outras palavras, precisa de vencer por dois ou mais golos.

Mesmo esquecendo que até o terceiro lugar e consequente acesso à Liga Europa pode estar em risco, em caso de derrota e simultânea vitória do Union na receção ao Real Madrid, já é uma tarefa intimidante. Desafio hercúleo, sendo tão poucas as equipas que saem de solo napolitano com uma vitória.

Verdade seja dita, o intimidante Stadio Diego Maradona, ex-San Paolo, conhece mais desaires que vitórias em 2023/24, depois de um 2022/23 em que só dois dos 25 jogos caseiros terminaram em derrota. A forma atual é mais exceção do que regra, até porque nenhuma equipa portuguesa conseguiu vencer em Nápoles!

Em 13 jogos contra os azzurri, só dois terminaram de forma favorável ao lado luso, ambos em Portugal - 2-0 na Luz, em 2008, e 1-0 no Dragão, seis anos mais tarde - num registo que contempla quatro empates e sete vitórias deste inimigo. Em solo napolitano, o registo é de dois empates e quatro vitórias caseiras.

De lá, só mesmo o FC Porto saiu feliz. Uma vez que conseguiu, depois da tal vitória caseira, um empate (2-2) que bastava para chegar aos quartos de final da Liga Europa em 2014. O outro empate (0-0) foi do Sporting, contra o Napoli de Maradona, mas foi seguido de grandes penalidades favoráveis à equipa da casa. Mau presságio, no mínimo...

SC Braga já foi (mais) feliz em Itália

Pela quarta vez em 2023 e 13ª na história, o SC Braga prepara-se para defrontar oposição italiana nas competições europeias. Uma história que começou bem, com um 2-0 ao Chievo em 2006 e um promissor arranque de três vitórias em quatro jogos contra equipas transalpinas, mas que quebrou: desde 2021, são cinco derrotas em cinco jogos.

Foi em Itália que o SC Braga selou, nos penáltis, o bilhete para a última participação na Liga dos Campeões

Em termos de visitas, o registo é pior. Foi em Itália que a última campanha europeia terminou, aos pés da Fiorentina (3-2), assim como em 2020/21, com a Roma (3-1). Numa fase de grupos, só mesmo na Taça UEFA de 2008/09, quando os minhotos tombaram no San Siro perante o Milan: 1-0, com um golaço de Ronaldinho aos 90 minutos.

Ainda assim, o SC Braga já conseguiu resultados satisfatórios em Itália. Destaca-se uma única vitória, 0-1 em Parma no ano de 2007, com um golo solitário de Diego Costa, mas também duas noites em que o objetivo foi cumprido...

Em 2006, a derrota por 2-1 a.p. em Chievo foi suficiente para passar a eliminatória. Em Udine houve empate (1-1) mas, nas grandes penalidades, a equipa de Peseiro conseguiu um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2012/13, que tinha sido, até este ano, a última participação bracarense.

Vitória por dois golos é terreno desconhecido, especialmente na fortaleza napolitana, mas o SC Braga já provou apetência para feitos extraordinários na Europa...

Terça, 12 Dezembro 2023 - 20:00
Stadio Diego Armando Maradona
Árbitro: Slavko Vinčić

em: https://www.zerozero.pt/noticias/sc-braga-enfrenta-i-maldicao-i-nenhuma-equipa-portuguesa-venceu-em-napoles/558745

Lipeste

zerozero.pt

Duas ausências de peso

SC Braga com duas ausências de peso nos convocados para Napoli


O SC Braga revelou, esta segunda-feira, a lista dos 23 convocados para o jogo frente ao Napoli, na sexta jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, prova em que os bracarenses somam quatro pontos.

A grande novidade acaba por ser a inclusão de Al Musrati, médio de 27 anos que tem lidado com algumas lesões. O camisola oito não joga desde 8 de novembro, na altura frente ao Real Madrid. Pode, agora, voltar ao onze inicial escalado por Artur Jorge.

Por outro lado, Sikou Niakaté (expulsão na última jornada frente ao FC Union Berlin) e Álvaro Djaló (contraiu uma lesão diante do FC Vizela e saiu ao intervalo) não vão viajar com a comitiva para Itália.

O SC Braga enfrenta o Napoli esta terça-feira, às 20h00. O conjunto italiano conta com sete pontos, enquanto os arsenalistas têm quatro pontos somados nesta campanha europeia. Só a vitória interessa para os comandados de Artur Jorge.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/sc-braga-com-duas-ausencias-de-peso-nos-convocados-para-napoli/561660

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Champions: Álvaro Djaló falha jogo do SC Braga em Nápoles

Niakaté também não é opção para Artur Jorge por castigo


Artur Jorge convocou 23 jogadores para o jogo decisivo do Sporting de Braga frente ao Nápoles, da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Niakaté, suspenso, vai falhar o jogo em Itália, embora a principal a ausência na equipa bracarense seja a de Álvaro Djaló por lesão, apurou o Maisfutebol. Por sua vez, Al Musrati, que tem estado com problemas físicas, regressa às opções do técnico minhoto.

Para se apurar para os oitavos de final, o SC Braga tem de vencer em Nápoles (12 de dezembro) e tem de o fazer por dois golos de diferença. Se isso acontecer, iguala os sete pontos dos napolitanos e supera-os no confronto direto, dado que, em Braga, os italianos venceram por 2-1. Em caso de vitória pela margem mínima ou de empate, o SC Braga (que tem vantagem no confronto direto para o Union Berlim) vai ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Se perder e o Union vencer na receção ao Real Madrid, a equipa treinada por Artur Jorge sai da cena europeia de 2023/24.

O duelo entre italianos e portugueses está agendado para as 20h00 desta terça-feira.

Os convocados do SC Braga:

Guarda-redes:

Matheus, Tiago Sá e Lukas Hornicek.

Defesas:
Serdar, Fonte, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Adrián Marin, Victor Gómez e Borja.

Médios:
André Horta, Zalazar, Vitor Carvalho, Pizzi , Castro, João Moutinho e Al Musrati. 

Avançados:
Bruma, Abel Ruiz, Rony Lopes, Roger ,Ricardo Horta e Banza. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga-campeoes/champions-alvaro-djalo-falha-jogo-do-sp-braga-em-napoles