News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: SC Braga defronta o Qarabag no play-off

Clube do Azerbaijão no caminho dos minhotos. Primeiro jogo é em Braga, a 15 de fevereiro


O Sporting de Braga defronta o Qarabag, do Azerbaijão, no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, ditou o sorteio realizado ao final da manhã desta segunda-feira, em Nyon, Suíça.

O play-off de acesso aos oitavos de final tem a primeira mão agendada para 15 de fevereiro e a segunda mão agendada para 22 de fevereiro.

O SC Braga joga a primeira mão em casa, no dia 15, assim como os restantes sete clubes oriundos da Liga dos Campeões, via terceiro lugar. A segunda mão é no Azerbaijão, a 22 de fevereiro.

A única condicionante para o sorteio era a restrição geográfica, com clubes do mesmo país a não poderem defrontar-se.

O Qarabag ficou no segundo lugar do grupo H da Liga Europa, com dez pontos, num grupo ganho pelo Bayer Leverkusen (18 pontos) e no qual o Molde foi terceiro classificado (sete pontos) e o Hacken quarto e último (zero pontos).

A nível interno, o Qarabag, vencedor dos últimos dois campeonatos e dominador na última década (foi campeão em oito das últimas nove edições da liga azeri), é o atual líder, com 35 pontos, mais seis do que o Zira FK.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/liga-europa-sp-braga-defronta-o-qarabag-no-play-off

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: os horários dos jogos de SC Braga, Benfica e  Sporting

As três equipas estão presentes no play-off da prova


A UEFA divulgou as datas e os horários dos jogos do play-off da Liga Europa, que contam com a presença de SC Braga, Benfica e Sporting.

A primeira mão realiza-se a 15 de fevereiro, quinta-feira: os bracarenses defrontam o Qarabag na Pedreira às 20h00, a mesma hora em que os encantados recebem o Toulouse.  Mais cedo, às 17h45, os leões jogam na Suíça ante o Young Boys.

A segunda mão é uma semana depois. Nesse dia, os horários invertem-se:
SC Braga e Benfica jogam às 17h45, no Azerbaijão e em  França, respetivamente, ao passo que o Sporting joga em Alvalade às 20h00.

Os horários completos do play-off da Liga Europa:

Primeira mão:

- Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024:


Feyenoord (Hol) - Roma (Ita), 17:45

Young Boys (Sui) - Sporting (Por), 17:45

Galatasaray (Tur) - Sparta Praga (Che), 17:45

Shakhtar Donetsk (Ucr) - Marselha (Fra), 17:45

SC Braga (Por) - Qarabag (Aze), 20:00

AC Milan (Ita) - Rennes (Fra), 20:00

Lens (Fra) - Friburgo (Ale), 20:00

Benfica (Por) - Toulouse (Fra), 20:00

Segunda mão:

- Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024:


Rennes (Fra) - AC Milan (Ita), 17:45

Friburgo (Ale) - Lens (Fra), 17:45

Toulouse (Fra) - Benfica (Por), 17:45

Qarabag (Aze) - SC Braga (Por), 17:45

Roma (Ita) - Feyenoord (Hol), 20:00

Sporting (Por) - Young Boys (Sui), 20:00

Sparta Praga (Che) - Galatasaray (Tur), 20:00

Marselha (Fra) - Shakhtar Donetsk ( Ucr), 20:00

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/playoff/liga-europa-os-horarios-dos-jogos-de-benfica-sporting-e-sp-braga

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Qarabag «orgulhoso» por defrontar SC Braga

Presidente do clube azeri diz que guerreiros são muito regulares nas provas europeias


O presidente do Qarabag diz que o clube está a viver um momento histórico, ao estar pela primeira vez no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, onde vai defrontar o Sporting de Braga.

«Estamos orgulhosos de representar o Azerbaijão pela primeira vez na fase de play-off da Liga Europa. Vivemos hoje um acontecimento histórico», referiu Tahir Gozel.

Sobre o sorteio, o líder do clube disse que já conhecia "a força dos possíveis adversários", que vinham da fase de grupos da Liga dos Campeões.

«O Braga é uma dessas equipas. Joga no forte campeonato português e destaca-se pela regularidade nas provas europeias. Não há adversários fáceis nesta fase, apenas existem equipas fortes.»

O Sporting de Braga, terceiro no Grupo C da Liga dos Campeões, recebe, no Minho, o segundo colocado no Grupo H da Liga Europa, no dia 15 de fevereiro, deslocando-se ao Azerbaijão uma semana depois, em 22 de fevereiro.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/qarabag-orgulhoso-por-defrontar-sp-braga

Lipeste



Lipeste



rpo.castro

Artur Jorge: "Quando sofremos e perdemos é como equipa, e quando marcamos e ganhamos também"

Sportinforma / Lusa

O técnico bracarense deixou o desejo que o Sporting de Braga sofresse menos golos, mas recusou a necessidade de reforços em janeiro

O treinador Artur Jorge admitiu, esta quarta-feira, que gostaria que o Sporting de Braga sofresse menos golos, mas recusou a necessidade de reforços em janeiro, mês em que quer disputar a final four da Taça da Liga de futebol.

Para isso, os bracarenses têm que vencer, na sexta-feira, em casa do Nacional, terceiro classificado da II Liga, na última jornada do Grupo A, por dois golos de diferença ou por um a partir do terceiro golo.

"Perspetivamos um jogo equilibrado, mas queremos ganhar para disputar a final four", disse, notando que se isso acontecer terá conseguido participar em todas as competições nacionais e europeias em duas épocas de liderança da equipa bracarense.

O treinador elogiou o Nacional, "claramente um dos mais sérios candidatos à subida de divisão", esperando por isso "dificuldades" no terreno dos insulares.

Questionado sobre se pensa reforçar a defesa, dados os vários golos sofridos, Artur Jorge frisou ainda que não pensa nesta altura reforçar nenhum setor da equipa e disse lamentar a insistência nessa questão.

"Tenho alguma pena que constantemente se esteja a referir alguns dados que me parecem irrelevantes. Quando sofremos e perdemos é como equipa, e quando marcamos e ganhamos também", notou.

O treinador destacou privilegiar uma ideia ofensiva, o que pode expor mais a equipa em algumas situações, mas também admitiu que gostaria de sofrer menos: "se me perguntar se queria ser mais equilibrado em relação aos golos sofridos, obviamente que sim, não sou diferente dos outros".

"Eu vejo o futebol assim, [valorizo] equipas que tragam gente ao estádio, que procurem o espetáculo e sejam agressivas ofensivamente, não me revejo numa equipa toda ela remetida na sua área para tentar ganhar por 1-0", afirmou.

Al Musrati voltou a lesionar-se, em Nápoles, lesão que "não teve nada a ver com a anterior", revelou Artur Jorge, e está de fora do jogo com os insulares, já depois de ter falhado a receção ao Benfica.

"Tem sido um ano para ele mais difícil, para nós também, porque é um dos nossos bons valores e não temos tido oportunidade de contar com ele. Tem sido bastante penalizado na condição física e é um jogador importantíssimo para nós, lamentamos não poder contar com ele mais vezes", disse.

O técnico recusou a ideia de que não existe um substituto para o médio líbio no plantel e a intenção de contratar alguém na reabertura do mercado, em janeiro, para essa posição.

"Temos até excedente de jogadores nessa posição, normalmente jogam dois médios, temos seis, são mais do que suficientes", disse.

Zalazar foi substituído à meia hora de jogo com o Benfica, depois de uma exibição menos conseguida e de ter ficado ligado ao golo 'encarnado'.

Artur Jorge admite que o jogador possa ter ficado "emocionalmente abalado", mas mais por ter sentido que o jogo não lhe correu bem do que por ter saído precocemente.

"Temos que ser eternamente exigentes e, se possível, em primeiro lugar connosco. Grande parte dos jogadores pensam assim e o Zalazar é um deles", disse.

A equipa minhota viaja na quinta-feira de manhã para a Madeira e treina no centro de treino dos insulares.

Sporting de Braga e Nacional defrontam-se a partir das 20h15 de sexta-feira, no Estádio da Madeira, jogo que será arbitrado por Miguel Nogueira, da associação de Lisboa.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste



Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Taça da Liga: as contas da última jornada (e o fator idade que pode decidir)


Benfica e Sporting só precisam de empate e até podem perder por um. Aves SAD e Tondela obrigados a vencer pelo menos por dois golos.

Contas maiores para o SC  Braga (com o Casa Pia à espera)

Por
Ricardo Jorge Castro

Está aí à porta a terceira, última e, por isso, decisiva jornada da fase de grupos da Taça da Liga, para definir quem completa o lote de apurados para as meias-finais, fase na qual o Estoril já tem vaga assegurada, estando outras três por definir.

Com duas vitórias nos seus jogos disputados, na visita ao Leixões (1-2) e na receção ao FC Porto (3-1), o Estoril somou seis pontos e confirmou a vitória no grupo D, aquele que encerra a fase de grupos no sábado, com o FC Porto-Leixões (20h30), equipas que vão procurar despedir-se da competição com os três pontos.

Antes do duelo no Dragão, que já não conta para efeitos de apuramento, o Benfica-Aves SAD do grupo B (5.ª feira, 20h15), o Nacional-Sp. Braga do grupo A (6.ª feira, 20h15) e o Tondela-Sporting do grupo C (sábado, 18h00) vão definir os restantes apurados.

E, se para Benfica e Sporting, atualmente líderes nos respetivos grupos, as contas são mais fáceis de fazer (basta um empate a ambos), as coisas estão mais equilibradas no grupo A, com o SC Braga a estar obrigado, no mínimo, a vencer o Nacional, sendo que, mediante os números de uma eventual vitória, possam entrar na equação vários critérios de desempate.

De recordar que, em caso de igualdade pontual, o primeiro critério de desempate é a maior diferença entre golos marcados e sofridos na fase de grupos, o segundo critério é o maior número de golos marcados e o terceiro a média etária mais baixa dos jogadores utilizados na fase de grupos.

Grupo a grupo, eis o que falta definir: entre () o saldo de golos

GRUPO A

1.º: Casa Pia, 4 pontos (3-2)
2.º: SC Braga, 1 (1-1)
3.º: Nacional, 0 (1-2)

O Nacional-SC Braga em nada conta para os madeirenses quanto ao apuramento, ao contrário do SC Braga. Os minhotos estão, como referido, obrigados a vencer na Choupana e sabem que se vencerem por pelo menos dois golos de diferença selam o apuramento.

Porém, o mesmo não acontece em caso de vitória por um golo de diferença. Aliás, melhor dizendo, uma vitória por um golo de diferença tanto pode apurar o SC Braga, como eliminá-lo e fazer seguir o Casa Pia para as meias-finais. Mas vamos aos exemplos práticos e tendo em conta que o Casa Pia tem um saldo de golos de 3-2 (um positivo) e o SC Braga, com um jogo por realizar, um saldo atual de 1-1 (nulo). O mesmo acontece, assim sucessivamente, em caso de vitória por um golo de diferença por outros números: 4-3, 5-4...

Se o SC Braga vencer por 1-0, é o Casa Pia que se apura devido ao maior número de golos marcados (três, para dois do SC Braga). Se o SC Braga vencer por 2-1, as duas equipas ficam, além dos pontos, exatamente iguais no saldo de golos (3-2) e é a média etária mais baixa dos jogadores utilizados que define o apurado. Se o SC Braga vencer por 3-2, apura-se porque fica com maior número de golos marcados do que o Casa Pia (quatro para três).

GRUPO B
1.º: Benfica, 3 pontos (2-0)
2.º: Arouca, 3 (2-3)
3.º: Aves SAD, 0 (1-2)

Se ao Benfica basta o empate, ao Aves SAD é obrigatório o triunfo por pelo menos dois golos de diferença para sonhar com o apuramento. Um triunfo dos avenses colocaria as três equipas do grupo com três pontos cada, mas se fosse por essa margem, colocaria a equipa da II Liga com o melhor saldo de golos no grupo. Se o Benfica perder por um golo, apura-se na mesma.

GRUPO C
1.º: Sporting, 3 pontos (4-2)
2.º: Farense, 3 (3-4)
3.º: Tondela, 0 (0-1)

Na mesma medida do Benfica, ao Sporting basta o empate em Tondela. Já para os beirões, a tarefa é bem mais exigente e semelhante à que o Aves SAD na Luz. O Tondela está obrigado a vencer para sonhar com o apuramento, mas só o conseguirá se vencer por pelo menos dois golos de diferença, algo que lhe permitiria superar os leões no saldo total de golos. Assim, uma derrota por um golo também apura os leões.

Na final four da competição, que tem as meias-finais agendadas para 23 e 24 de janeiro de 2024, o vencedor do grupo A (Casa Pia ou Sporting de Braga) defrontará o Sporting ou o Tondela (grupo C) no dia 23, enquanto o Estoril encontrará o vencedor do Grupo D, a sair entre Benfica e Aves SAD, no dia 24.

A final é a 27 de janeiro de 2024.

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/sp-braga/taca-da-liga-as-contas-da-ultima-jornada-e-o-fator-idade-que-pode-decidir

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Taça da Liga: os árbitros dos jogos do Sporting e do FC Porto

FPF divulgou ainda os árbitros para dois jogos da 15.ª jornada da Liga


David Silva é o árbitro escolhido para apitar o jogo do Sporting frente ao Tondela, agendado para sábado (18h00), da Taça da Liga.

Nuno Eiras e Nelson Cunha serão os assistentes e Bruno Esteves será o VAR (Gonçalo Freire o AVAR), divulgou esta quarta-feira da Federação Portuguesa de Futebol.

José Bessa será o juiz do FC Porto-Leixões, que se realiza no mesmo dia, às 20h30.

Nuno Manso e Jorge Fernandes serão os assistentes, Hélder Malheiro e Hugo Coimbra estarão no VAR.

De resto, a FPF divulgou ainda os árbitros para o Vitória de Guimarães-Rio Ave e para o Vizela-Moreirense, da Liga, além do Nacional-SC  Braga, da Taça da Liga.

Nomeações para os jogos da terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga:

CD Nacional-SC Braga

Árbitro: Miguel Nogueira
Assistentes: Rui Cidade e Nuno Pires
4. árbitro: Sérgio Guelho
VAR: Rui Oliveira
AVAR: Luciano Maia

CD Tondela-Sporting CP
Árbitro: David Silva
Assistentes: Nuno Eiras e Nelson Cunha
4. árbitro: Miguel Fonseca
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Gonçalo Freire

FC Porto-Leixões SC
Árbitro: José Bessa
Assistentes: Nuno Manso e Jorge Fernandes
4. árbitro: Carlos Teixeira
VAR: Hélder Malheiro
AVAR: Hugo Coimbra

Nomeações para a 15.ª jornada da Liga:

Vitória SC-Rio Ave FC
Árbitro: António Nobre
Assistentes: Paulo Brás e Nélson Pereira
4.º árbitro: Flávio Duarte
VAR: Nuno Almeida
AVAR: André Campos

FC Vizela-Moreirense FC
Árbitro: Fábio Melo
Assistentes: André Dias e Sérgio Jesus
4.º árbitro: João Afonso
VAR: Artur Soares Dias
AVAR: Paulo Soares

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/sporting/taca-da-liga-os-arbitros-dos-jogos-do-sporting-e-do-fc-porto

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge assume «ano difícil» de Al Musrati e recusa reforços em janeiro

Treinador do SC Braga projetou o jogo com o Nacional e admitiu que gostava que a equipa tivesse menos golos sofridos


Na antevisão ao jogo com o Nacional, decisivo nas contas da Taça da Liga, Artur Jorge perspetivou um encontro «equilibrado», diante de um «um dos mais sérios candidatos à subida de divisão».

Ainda assim, a conferência de imprensa do treinador do Sporting de Braga foi marcada pelo registo de golos sofridos, mas o técnico garantiu que não pensa nesta altura reforçar nenhum setor da equipa e lamentou a insistência nessa questão.

«Tenho alguma pena que constantemente se esteja a referir alguns dados que me parecem irrelevantes. Quando sofremos e perdemos é como equipa, e quando marcamos e ganhamos também», frisou.

«Se me perguntar se queria ser mais equilibrado em relação aos golos sofridos, obviamente que sim, não sou diferente dos outros», acrescentou.

«Eu vejo o futebol assim, [valorizo] equipas que tragam gente ao estádio, que procurem o espetáculo e sejam agressivas ofensivamente, não me revejo numa equipa toda ela remetida na sua área para tentar ganhar por 1-0», afirmou ainda.

Artur Jorge revelou que Al Musrati está fora das opções para o jogo com o Nacional, isto depois de se ter lesionado novamente em Nápoles e de ter falhado a receção ao Benfica.

«Tem sido um ano para ele mais difícil, para nós também, porque é um dos nossos bons valores e não temos tido oportunidade de contar com ele. Tem sido bastante penalizado na condição física e é um jogador importantíssimo para nós, lamentamos não poder contar com ele mais vezes», disse.

O técnico dos arsenalistas recusou que o clube precise de contratar mais um médio em janeiro. «Temos até excedente de jogadores nessa posição, normalmente jogam dois médios, temos seis, são mais do que suficientes.»

Artur Jorge abordou ainda o caso de Zalazar, substituído à meia hora de jogo com o Benfica, depois de ter ficado ligado ao golo que deu a vitória aos encarnados. O treinador do SC Braga admitiu que o uruguaio possa ter ficado «emocionalmente abalado», mas mais por ter sentido que o jogo não lhe correu bem do que por ter saído precocemente.

«Temos de ser eternamente exigentes e, se possível, em primeiro lugar connosco. Grande parte dos jogadores pensam assim e o Zalazar é um deles», vincou.

SC Braga e Nacional defrontam-se a partir das 20h15 de sexta-feira, no Estádio da Madeira, num jogo que pode seguir AO MINUTO no Maisfutebol

em::
https://maisfutebol.iol.pt/taca-da-liga/sp-braga/artur-jorge-assume-ano-dificil-de-al-musrati-e-recusa-reforcos-em-janeiro

Lipeste

zerozero.pt

Explicamos tudo antes da final four

Taça da Liga: quatro jogos, três decisões... saiba o que aí vem

Por
Luís Rocha Rodrigues

Falta apenas uma etapa para se chegar à final four da competição e, nos próximos dias, tudo vai ficar decidido na Allianz Cup. Há um grupo que já está decidido (D), mas a grande parte das contas ainda está por fazer.

Começamos pelo fim. A final-four volta a jogar-se em Leiria, na última semana de janeiro. No dia 23, defrontam-se o Vencedor do grupo A e o Vencedor do grupo C. No dia seguinte, o encontro é entre quem ganhar o grupo B e o Estoril, a única equipa que já tem passaporte garantido.

Mas, e até lá?




em: https://www.zerozero.pt/noticias/taca-da-liga-quatro-jogos-tres-decisoes-saiba-o-que-ai-vem/566143

Lipeste

zerozero.pt

Ronda arranca na próxima sexta-feira

Confira os árbitros nomeados para a próxima jornada da Taça da Liga


A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, na tarde desta quarta-feira, as equipas de arbitragem para os embates da Taça da Liga.

O Carlos Macedo terá em mãos o Benfica-AVS, na quinta-feira. Na deslocação do SC Braga ao Funchal, na próxima sexta-feira, Miguel Nogueira será o árbitro principal do confronto. Já o CD Tondela, no sábado, recebe os leões, com o árbitro David Silva como responsável. No mesmo dia, José Bessa irá dirigir o FC Porto-Leixões.

Recorde-se que os azuis e brancos já foram eliminados da competição, fruto do desaire diante do Estoril Praia (3-1).

SL Benfica-AVS
Árbitro: Carlos Macedo
Assistentes: Fábio Silva e José Pereira
4. árbitro: Anzhony Rodrigues
VAR: Manuel Mota
AVAR: Inácio Pereira

CD Nacional-SC Braga

Árbitro: Miguel Nogueira
Assistentes: Rui Cidade e Nuno Pires
4. árbitro: Sérgio Guelho
VAR: Rui Oliveira
AVAR: Luciano Maia

CD Tondela-Sporting CP
Árbitro: David Silva
Assistentes: Nuno Eiras e Nelson Cunha
4. árbitro: Miguel Fonseca
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Gonçalo Freire

FC Porto-Leixões SC
Árbitro: José Bessa
Assistentes: Nuno Manso e Jorge Fernandes
4. árbitro: Carlos Teixeira
VAR: Hélder Malheiro
AVAR: Hugo Coimbra

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/confira-os-arbitros-nomeados-para-a-proxima-jornada-da-taca-da-liga/566273


Lipeste

ominho.pt

Artur Jorge recusa reforços em janeiro


O MINHO / LUSA

O treinador Artur Jorge admitiu hoje que gostaria que o SC Braga sofresse menos golos, mas recusou a necessidade de reforços em janeiro, mês em que quer disputar a 'final four' da Taça da Liga de futebol.

Para isso, os bracarenses têm que vencer, na sexta-feira, em casa do Nacional, terceiro classificado da II Liga, na última jornada do Grupo A, por dois golos de diferença ou por um a partir do terceiro golo.

"Perspetivamos um jogo equilibrado, mas queremos ganhar para disputar a 'final four'", disse, notando que se isso acontecer terá conseguido participar em todas as competições nacionais e europeias em duas épocas de liderança da equipa bracarense.

O treinador elogiou o Nacional, "claramente um dos mais sérios candidatos à subida de divisão", esperando por isso "dificuldades" no terreno dos insulares.

Questionado sobre se pensa reforçar a defesa, dados os vários golos sofridos, Artur Jorge frisou ainda que não pensa nesta altura reforçar nenhum setor da equipa e disse lamentar a insistência nessa questão.

"Tenho alguma pena que constantemente se esteja a referir alguns dados que me parecem irrelevantes. Quando sofremos e perdemos é como equipa, e quando marcamos e ganhamos também", notou.

O treinador destacou privilegiar uma ideia ofensiva, o que pode expor mais a equipa em algumas situações, mas também admitiu que gostaria de sofrer menos: "se me perguntar se queria ser mais equilibrado em relação aos golos sofridos, obviamente que sim, não sou diferente dos outros".

"Eu vejo o futebol assim, [valorizo] equipas que tragam gente ao estádio, que procurem o espetáculo e sejam agressivas ofensivamente, não me revejo numa equipa toda ela remetida na sua área para tentar ganhar por 1-0", afirmou.

Al Musrati voltou a lesionar-se, em Nápoles, lesão que "não teve nada a ver com a anterior", revelou Artur Jorge, e está de fora do jogo com os insulares, já depois de ter falhado a receção ao Benfica.

"Tem sido um ano para ele mais difícil, para nós também, porque é um dos nossos bons valores e não temos tido oportunidade de contar com ele. Tem sido bastante penalizado na condição física e é um jogador importantíssimo para nós, lamentamos não poder contar com ele mais vezes", disse.

O técnico recusou a ideia de que não existe um substituto para o médio líbio no plantel e a intenção de contratar alguém na reabertura do mercado, em janeiro, para essa posição.

"Temos até excedente de jogadores nessa posição, normalmente jogam dois médios, temos seis, são mais do que suficientes", disse.

Zalazar foi substituído à meia hora de jogo com o Benfica, depois de uma exibição menos conseguida e de ter ficado ligado ao golo 'encarnado'.

Artur Jorge admite que o jogador possa ter ficado "emocionalmente abalado", mas mais por ter sentido que o jogo não lhe correu bem do que por ter saído precocemente.

"Temos que ser eternamente exigentes e, se possível, em primeiro lugar connosco. Grande parte dos jogadores pensam assim e o Zalazar é um deles", disse.

A equipa minhota viaja na quinta-feira de manhã para a Madeira e treina no centro de treino dos insulares.

SC Braga e Nacional defrontam-se a partir das 20:15 de sexta-feira, no Estádio da Madeira, jogo que será arbitrado por Miguel Nogueira, da associação de Lisboa.

em: https://ominho.pt/artur-jorge-recusa-reforcos-em-janeiro/

Lipeste

ominho.pt

Justiça da UE decide que FIFA e UEFA não têm legitimidade para proibir novas competições

Em causa a Superliga


O MINHO / LUSA

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considerou hoje contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir atletas e clubes de participarem em competições privadas.

O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua acção contra a criação da controversa Superliga de futebol.

Esta é uma decisão que não permite recurso e que deve ser aplicada pelo tribunal espanhol que está a apreciar o caso, em resposta à denúncia apresentada em abril de 2022 pelas empresas gestoras do projeto desportivo – A22 Sports Management e European Super League.

O projeto da Superliga foi iniciado por 12 clubes europeus, dos quais apenas permanecem o Real Madrid, o FC Barcelona e a Juventus.

em: https://ominho.pt/justica-da-ue-decide-que-fifa-e-uefa-nao-tem-legitimidade-para-proibir-novas-competicoes/

Lipeste

desporto.sapo.pt

As contas da Taça da Liga: Benfica e Sporting só precisam de empatar, SC Braga mais apertado


Estoril já tem vaga assegurada nas meias-finais, estando outras três por definir.

Jogadas que estão duas das três jornadas da fase de grupos da Taça da Liga, há já um apurado para as meias-finais, mas ainda falta conhecer os restantes três finalistas.

Com duas vitórias na visita ao Leixões (1-2) e na receção ao FC Porto (3-1), o Estoril confirmou a vitória no Grupo D, faltando ainda jogar-se o FC Porto-Leixões (20h30), no sábado.

Em caso de igualdade pontual, o primeiro critério de desempate é a maior diferença entre golos marcados e sofridos na fase de grupos, o segundo critério é o maior número de golos marcados e o terceiro a média etária mais baixa dos jogadores utilizados na fase de grupos.

No Grupo A, o SC Braga empatou 1-1 na receção ao Casa Pia, que por sua vez venceu o Nacional por 2-1. O resultado deixa os gansos no topo da classificação, com quatro pontos, mais três do que os minhotos. O Nacional está no último lugar, sem pontos e fora da corrida pelo apuramento.

Na derradeira jornada, os madeirenses recebem o SC Braga, que se apura se ganhar por mais do que um golo de diferença ou por um golo de diferença desde que marque três golos.

Se os minhotos não ganharem, será o Casa Pia a seguir em frente. Se ganharem por 2-1, as duas equipas ficarão com os mesmos pontos e os mesmos golos marcados e sofridos, pelo que será a média de idades a decidir: quem, de entre SC Braga e Casa Pia, tiver apresentado os jogadores com a média de idades mais baixas na prova seguirá em frente.

No Grupo B, ao Benfica bastará um empate na visita ao AVS, atual líder da Segunda Liga, para se apurar. As águias, aliás, até se apuram se perderem por apenas um golo de diferença. Nesse cenário, as três equipas terminariam com três pontos, mas o Benfica teria uma diferença de golos melhor do que as de Arouca e AVS.

O AVS apura-se se vencer o Benfica por dois ou mais golos de diferença. O Arouca já não tem hipóteses de se apurar.

No Grupo C, a situação do Sporting é em tudo idêntica à do Benfica no Grupo B. Os leões apuram-se garantidamente se não perderem na visita ao Tondela, na derradeira jornada. Mas se perderem por apenas um golo de diferença também seguem em frente. Caso os leões percam por dois ou mais golos de diferença, será o conjunto da Segunda Liga a seguir em frente. O Farense, com três pontos somados ao fim de dois jogos e uma diferença de golos de -1 neste momento, já não se pode apurar.

Na 'final four' da competição, que se disputa nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024, o vencedor do grupo de Casa Pia ou SC Braga defrontará o Sporting ou o Tondela, enquanto o Estoril encontrará o vencedor do Grupo D, a sair entre Benfica e AVS.

Programa da terceira jornada da Taça da Liga:

- Quinta-feira, 21 dez:


Grupo B:

Benfica – AVS, 20:15.

- Sexta-feira, 22 dez:

Grupo A:

Nacional – SC Braga, 20:15.

- Sábado, 23 dez:

Grupo C:

Tondela – Sporting, 18:00.

Grupo D:

FC Porto – Leixões, 20:30.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/as-contas-da-taca-da-liga-benfica-e-sporting-so-precisam-de-empatar-sc-braga-mais-apertado

Lipeste

desporto.sapo.pt

Já são conhecidas as equipas de arbitragem para os jogos de SC Braga, Sporting e FC Porto


Miguel Nogueira, David Silva e José Bessa vão apitar as partidas da terceira jornada da Taça da Liga.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol informou, esta quarta-feira, as equipas de arbitragem dos jogos do Sporting de Braga, Sporting e FC Porto, relativos à terceira jornada da Taça da Liga.

No sábado, David Silva vai arbitrar a deslocação do Sporting a Tondela, com Nuno Eiras e Nélson Cunha a auxiliares e Bruno Esteves no VAR.

Também no sábado, o FC Porto-Leixões, será arbitrado por José Bessa, com Nuno Manso e Jorge Fernandes, a auxiliares e Hélder Malheiro no VAR.

Na sexta-feira, a deslocação do Sporting de Braga à Madeira será arbitrada por Miguel Nogueira, com Rui Cidade e Nuno Pires a auxiliares e Rui Oliveira no VAR.

Confira os árbitros dos jogos:

Nacional-SC Braga

Árbitro: Miguel Nogueira
Assistentes: Rui Cidade e Nuno Pires
4.º árbitro: Sérgio Guelho
VAR: Rui Oliveira
AVAR: Luciano Maia

Tondela-Sporting
Árbitro: David Silva
Assistentes: Nuno Eiras e Nelson Cunha
4.º árbitro: Miguel Fonseca
VAR: Bruno Esteves
AVAR: Gonçalo Freire

FC Porto-Leixões
Árbitro: José Bessa
Assistentes: Nuno Manso e Jorge Fernandes
4.º árbitro: Carlos Teixeira
VAR: Hélder Malheiro
AVAR: Hugo Coimbra

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/ja-sao-conhecidas-as-equipas-de-arbitragem-para-os-jogos-de-sporting-sp-braga-e-fc-porto

Lipeste

desporto.sapo.pt

Artur Jorge: "Quando sofremos e perdemos é como equipa, e quando marcamos e ganhamos também"

O técnico bracarense deixou o desejo que o Sporting de Braga sofresse menos golos, mas recusou a necessidade de reforços em janeiro


O treinador Artur Jorge admitiu, esta quarta-feira, que gostaria que o Sporting de Braga sofresse menos golos, mas recusou a necessidade de reforços em janeiro, mês em que quer disputar a final four da Taça da Liga de futebol.

Para isso, os bracarenses têm que vencer, na sexta-feira, em casa do Nacional, terceiro classificado da II Liga, na última jornada do Grupo A, por dois golos de diferença ou por um a partir do terceiro golo.

"Perspetivamos um jogo equilibrado, mas queremos ganhar para disputar a final four", disse, notando que se isso acontecer terá conseguido participar em todas as competições nacionais e europeias em duas épocas de liderança da equipa bracarense.

O treinador elogiou o Nacional, "claramente um dos mais sérios candidatos à subida de divisão", esperando por isso "dificuldades" no terreno dos insulares.

Questionado sobre se pensa reforçar a defesa, dados os vários golos sofridos, Artur Jorge frisou ainda que não pensa nesta altura reforçar nenhum setor da equipa e disse lamentar a insistência nessa questão.

"Tenho alguma pena que constantemente se esteja a referir alguns dados que me parecem irrelevantes. Quando sofremos e perdemos é como equipa, e quando marcamos e ganhamos também", notou.

O treinador destacou privilegiar uma ideia ofensiva, o que pode expor mais a equipa em algumas situações, mas também admitiu que gostaria de sofrer menos: "se me perguntar se queria ser mais equilibrado em relação aos golos sofridos, obviamente que sim, não sou diferente dos outros".

"Eu vejo o futebol assim, [valorizo] equipas que tragam gente ao estádio, que procurem o espetáculo e sejam agressivas ofensivamente, não me revejo numa equipa toda ela remetida na sua área para tentar ganhar por 1-0", afirmou.

Al Musrati voltou a lesionar-se, em Nápoles, lesão que "não teve nada a ver com a anterior", revelou Artur Jorge, e está de fora do jogo com os insulares, já depois de ter falhado a receção ao Benfica.

"Tem sido um ano para ele mais difícil, para nós também, porque é um dos nossos bons valores e não temos tido oportunidade de contar com ele. Tem sido bastante penalizado na condição física e é um jogador importantíssimo para nós, lamentamos não poder contar com ele mais vezes", disse.

O técnico recusou a ideia de que não existe um substituto para o médio líbio no plantel e a intenção de contratar alguém na reabertura do mercado, em janeiro, para essa posição.

"Temos até excedente de jogadores nessa posição, normalmente jogam dois médios, temos seis, são mais do que suficientes", disse.

Zalazar foi substituído à meia hora de jogo com o Benfica, depois de uma exibição menos conseguida e de ter ficado ligado ao golo 'encarnado'.

Artur Jorge admite que o jogador possa ter ficado "emocionalmente abalado", mas mais por ter sentido que o jogo não lhe correu bem do que por ter saído precocemente.

"Temos que ser eternamente exigentes e, se possível, em primeiro lugar connosco. Grande parte dos jogadores pensam assim e o Zalazar é um deles", disse.

A equipa minhota viaja na quinta-feira de manhã para a Madeira e treina no centro de treino dos insulares.

Sporting de Braga e Nacional defrontam-se a partir das 20h15 de sexta-feira, no Estádio da Madeira, jogo que será arbitrado por Miguel Nogueira, da associação de Lisboa.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/artur-jorge-quando-sofremos-e-perdemos-e-como-equipa-e-quando-marcamos-e-ganhamos-tambem