News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Walter Mazzarri: «Não podemos subestimar o SC Braga»

Treinador não quer fazer contas na última jornada da Liga dos Campeões, mas alerta para os contra-ataques dos minhotos


Walter Mazzarri, treinador do Nápoles, disse aos seus jogadores para não fazerem contas na luta pelo segundo lugar do Grupo C da Liga dos Campeões, recordando que não precisam pensar em mais nada a não ser em vencer o Sp. Braga, em casa, esta terça-feira para seguirem para os oitavos de final.

A equipa portuguesa ainda tem uma possibilidade de chegar ao segundo lugar, mas para isso terá de vencer os italianos, em pleno Estádio Diego Armando Maradona, por, pelo menos, dois golos de diferença.

«Disse aos rapazes que não há que fazer cálculos para o resultado final, não devemos pensar em mais nada do que a vitória, eles são muito hábeis no contra-ataque», explicou Mazzarri, na conferência de imprensa de véspera do jogo da última jornada da fase de grupos da Champions.

O treinador do campeão italiano diz que a sua equipa joga bem, mas está ainda longe do que exibiu na época passada. «Amanhã é fundamental passar. Não podemos subestimar o SC Braga. Temos de encontrar o equilíbrio que já tivemos. Espero mais solidez, jogando o futebol que já fizemos. Creio que jogámos muito bem contra a Juventus e contra o Inter [Milão], mas agora estou interessado em passar, mostrar que estamos sólidos novamente», destacou.

Mazzarri diz que a sua equipa, atualmente no sexto lugar da Série A, precisa, acima de tudo, de tranquilidade. «Vejo que falta um pouco de tranquilidade, há momentos em que tudo dá errado e a equipa acusa isso. A tranquilidade vem de nos sentirmos fortes, sólidos. Já sentia isso quando era jogador. Temos de ser bons, sem tropeções, sem erros defensivos. Eles são fortes no contra-ataque, não devemos permitir que tenham a bola ou erros nos cantos», disse ainda.

Mazzarri quer, assim, uma equipa «mais cuidadosa e mais compacta defensivamente» e, nesse sentido, reforça a opção de uma defesa a quatro, apesar da indisponibilidade de alguns jogadores, como o português Mário Rui.

Olhando para a classificação do Grupo C, o Real Madrid, com 15 pontos, já garantiu o primeiro lugar, enquanto Nápoles (7 pontos) e Sp. Braga (4) lutam ainda pelo segundo. Os alemães do Union Berlim, com apenas dois pontos, já não podem chegar ao segundo lugar, mas podem ambicionar a qualificação para a Liga Europa, mas, para isso, terão de vencer o Real Madrid e esperar que o SC Braga perca em Nápoles.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/napoles/walter-mazzarri-nao-podemos-subestimar-o-sp-braga

Lipeste



Lipeste




Lipeste

ominho.pt

SC Braga vai disputar play-off de acesso aos 'oitavos' da Youth League

Empate em Nápoles


O MINHO

O SC Braga empatou hoje 2-2 com o Nápoles, na sexta e última jornada do Grupo C da Youth League de futebol, e terminou a 'poule' no segundo lugar, disputando o play-off de acesso aos oitavos de final.

A equipa lusa, que já tinha um dos dois primeiros lugares do grupo assegurado, adiantou-se no marcador com um golo de Henrique Sá, aos 40 minutos, mas no primeiro minuto da segunda parte os italianos chegaram ao empate, com um tento de Borriello.

O SC Braga voltou à vantagem aos 63, com um golo de Rúben Furtado, mas os napolitanos conseguiram responder de novo e empataram aos 73, por Ballabile.

No mesmo grupo, os espanhóis do Real Madrid venceram o Union Berlim por 2-0 e asseguraram o primeiro lugar do grupo, com 14 pontos, apurando-se diretamente para os oitavos da Youth League.

Já o Braga terminou em segundo, com 12 pontos, e vai ter de disputar um play-off de acesso aos 'oitavos', enquanto o Nápoles foi terceiro com quatro e o Union Berlim terminou em último com apenas três.

em:
https://ominho.pt/sc-braga-vai-disputar-play-off-de-acesso-aos-oitavos-da-youth-league/

Lipeste

ominho.pt

SC Braga está fora da 'Champions', mas garante Liga Europa


O MINHO / LUSA

O SC Braga perdeu hoje fora com o Nápoles, por 2-0, terminando em terceiro lugar do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol e 'caindo' para a Liga Europa, num jogo em que deixou uma imagem positiva.

O Nápoles, campeão italiano em título, colocou-se na frente graças a um autogolo de Serdar (09 minutos) e definiu o marcador por Osimhen (33).

Apesar da derrota, os minhotos, que precisavam de vencer por dois golos de diferença para se apurarem para os 'oitavos' da 'Champions', seguem para a Liga Europa por terem ficado em terceiro lugar no grupo, mas ao intervalo estavam fora das competições europeias porque o Union Berlim batia o Real Madrid por 1-0 (os espanhóis acabaram por vencer por 3-2)

O SC Braga fez um bom jogo no Estádio Diego Armando Maradona, mostrando bom futebol, mas pecou na finalização, tendo ficado em branco apenas pela segunda vez esta época (a outra foi em casa do Real Madrid), o que não permitiu superar, como tem acontecido internamente, as falhas defensivas (só não sofreu golos em quatro dos 26 jogos que já fez esta temporada).

Logo aos quatro minutos, após uma grande jogada coletiva, Bruma atirou ao lado, mas cinco minutos depois, surgiu o primeiro golo do Nápoles, que nasceu de um lançamento lateral e de uma desatenção de Borja: Politano centrou da direita e Serdar, ao tentar o corte, introduziu a bola involuntariamente na própria baliza.

Os minhotos não acusaram o golo e continuaram por cima do jogo: Zalazar 'disparou' forte, de livre direto, para defesa segura de Alex Meret (12), guarda-redes que teve que se aplicar muito mais a um grande remate de Ricardo Horta de fora da área (25).

O Nápoles voltou a ameaçar Matheus à passagem da meia hora de jogo, com Zielinski a aproveitar as muitas facilidades na defesa bracarense para obrigar o guardião luso-brasileiro a boa defesa.

O segundo tento dos italianos chegou pouco depois com Natan a aproveitar o buraco do lado direito da defesa 'arsenalista' e a ultrapassar facilmente José Fonte para assistir Osimhen, que, com alguma sorte, aumentou a contagem (33).

Abel Ruiz entrou para o lugar de Pizzi após o intervalo, mas a segunda parte começou com uma grande defesa de Matheus, que voltaria a estar em destaque mais tarde, a remate de Politano (47).

Ricardo Horta e Abel Ruiz ameaçaram o guarda-redes contrário (50 e 58), mas foi o guardião dos bracarenses a impedir o golo a Anguissa e o terceiro dos transalpinos (65).

Com a importante receção ao Benfica, no domingo, para o campeonato, e com o Real Madrid a dar uma ajuda em Berlim, Artur Jorge foi tirando algumas peças chave, como Zalazar, Victor Gómez, João Moutinho ou Ricardo Horta e contou com nova boa defesa de Matheus – agora ante a Kvaratskhelia isolado (73). 

Apesar de ter muita posse de bola, só aos 81 minutos o SC Braga esteve realmente perto de marcar, mas o remate de Ricardo Horta foi ao poste.

Ficha de Jogo

Estádio Diego Armando Maradona.

Nápoles – SC Braga, 2-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores

1-0, Serdar, 09 minutos (na própria baliza).

2-0, Victor Osimhen, 33.

Equipas

– Nápoles:
Alex Meret, Giovanni Di Lorenzo, Amir Rrahmani, Juan Jesus (Leo Ostigard, 72), Natan, Stanislav Lobotka (Gianluca Gaetano, 69), Zambo Anguissa, Piotr Zielinski (Jens Cajuste, 61), Matteo Politano (Eljif Elmas, 61), Khvicha Kvaratskhelia e Victor Osimhen (Giacomo Raspadori, 69).

(Suplentes: Nikita Contini [GR], Pierluigi Gollini [GR], Eljif Elmas, Giovanni Simeone, Alessio Zerbin, Jens Cajuste, Jesper Lindstrom, Leo Ostigard, Alessandro Zanoli, Gianluca Gaetano e Giacomo Raspadori).

Treinador: Walter Mazzarri.

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez (Joe Mendes, 81), José Fonte, Serdar, Borja, Zalazar (Al Musrati, 68), João Moutinho (André Horta, 81), Ricardo Horta (Rony Lopes, 88), Bruma, Pizzi (Abel Ruiz, 46) e Banza.

(Suplentes: Lukas Hornicek [GR], Tiago Sá [GR], Joe Mendes, Paulo Oliveira, Adrián Marín, Castro, André Horta, Al Musrati, Vítor Carvalho, Rony Lopes, Roger e Abel Ruiz).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Slavko Vincic (Eslovénia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Banza (19) e Joe Mendes (83).

em: https://ominho.pt/sc-braga-esta-fora-da-champions-mas-garante-liga-europa/

Lipeste

ominho.pt

"Esta era uma final com dois caminhos, mas continuamos em prova"

Declarações de Artur Jorge, Matheus, João Moutinho e Ricardo Horta


O MINHO / LUSA

Declarações à flash-interview da Eleven Sports após o jogo Nápoles-SC Braga (3-2), da sexta jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, disputado hoje, em Nápoles:

– Artur Jorge (treinador do SC Braga): "Tivemos mais um bom jogo. Estou satisfeito pela exibição, entrámos bem, mas, aos nove minutos, sofremos o infortúnio do autogolo. Mantivemos o plano e fomos à procura de tentar virar.

Eles foram mais pragmáticos e eficazes e a primeira parte foi exemplo disso. Na segunda, a equipa deu uma boa resposta, mas não conseguiu fazer golos. Tentámos até ao fim e valorizámos o nosso desempenho.

Esta era uma final com dois caminhos, mas continuamos em prova, agora na Liga Europa, e vamos ver o que o sorteio nos traz para podermos continuar a ser competitivos".

– João Moutinho (jogador do SC Braga): "Entrámos bem, mas, infelizmente, em dois erros, sofremos dois golos, o que tornou a nossa tarefa muito mais difícil.

Não foi possível vencer, mas defrontámos uma grande equipa, como é o Nápoles.

Sabíamos que, contando com o Real Marid, podíamos continuar nas competições europeias, o que veio a suceder.

O Nápoles não surpreendeu, foi uma equipa inteligente e aproveitou muito bem os espaços nas nossas costas. Podíamos ter saído com um melhor resultado.

Vamos agora enfrentar excelentes equipas na Liga Europa, mas vamos tentar continuar o nosso percurso".

– Ricardo Horta (jogador do SC Braga): "A estratégia era entrar forte e tentar fazer um golo, mas, infelizmente, falhámos e o Nápoles aproveitou um erro nosso para marcar.

O nosso percurso foi bom e deixa-nos orgulhosos. É muito bom chegar aos 350 jogos, mas não era assim que queria celebrar".

– Matheus (guarda-redes do SC Braga): "Entrámos bem no jogo, fortes, mas num lance infeliz sofremos o golo. Tentámos tudo, mas não conseguimos.

A primeira oportunidade do jogo foi nossa, se tivesse entrado podia ser diferente. Estou triste pelo resultado, mas orgulhoso pela equipa".

em: https://ominho.pt/esta-era-uma-final-com-dois-caminhos-mas-continuamos-em-prova/

Lipeste

ominho.pt

SC Braga promete 'aquecer' a Liga em 2024, ano em que Portugal é candidato no Europeu


Agência Lusa

A luta pelo título promete 'aquecer' no início de 2024, com os três 'grandes' e também SC Braga a poderem todos sonhar, num ano em que Portugal aparece como candidato claro à conquista do Euro2024 de futebol.

Benfica, Sporting, FC Porto e SC Braga, que há muitos anos anseia pelo seu primeiro campeonato, vão iniciar o novo ano com reais possibilidades de terminarem a I Liga no primeiro lugar, depois de todos terem efetuado uma primeira parte da temporada algo irregular.

Bem diferente entra Portugal no novo ano, com um registo totalmente vitorioso sob Roberto Martínez, que terminou a fase de qualificação para o Campeonato da Europa, a disputar no verão na Alemanha, como a melhor seleção em todo o apuramento (10 vitórias em 10 jogos), números que colocam a equipa das 'quinas' como uma das claras favoritas a levantar o troféu.

O arranque da 2024 tem tudo para apresentar uma das edições mais disputadas da I Liga, com o Benfica, atual campeão, mesmo longe do demonstrado em 2022/23, a ter possibilidades reais do 'bi', embora Sporting e FC Porto sejam igualmente verdadeiros candidatos.

O SC Braga aparece também nesse grupo e terá, de certeza, uma palavra a dizer na 'maratona' que ficará finalizada em maio.

A participação nas provas europeias poderá ter um peso nessa 'luta', sobretudo devido ao acumular de jogos, algo que poderá ser determinante na fase decisiva.

O Sporting já sabe que irá estar, pelo menos, no 'play-off' de acesso à Liga Europa, em que encontrará um equipa relegada da 'Champions', enquanto o Benfica tem tudo para ficar sem futebol europeu na primeira metade de 2024.

O FC Porto tem a continuidade assegurada, seja pela Liga dos Campeões ou pela Liga Europa, e o Sporting de Braga tanto poderá manter-se na 'primeira divisão' europeia ou nem sequer cair para segundo escalão.

Sem uma equipa que esteja verdadeiramente em 'cima', como esteve, por exemplo, o Benfica no final de 2022, o campeonato promete emoção e incerteza, um cenário bem diferente que é esperado para a seleção portuguesa.

Uma fase de apuramento 'perfeita' elevou e muito as expectativas para Portugal no Euro2024, alimentando que a conquista histórica de 2016, em França, poderá ter uma reedição em solo germânico

Além de totalmente vitoriosa, a seleção lusa vai chegar à Alemanha com aquela que será a sua melhor geração de sempre e que continua a ser liderada por Cristiano Ronaldo, que festeja os 39 anos de idade em janeiro.

Ronaldo deve viver a sua última fase final de uma grande competição, sabendo que Portugal tem tudo para chegar à fase a eliminar, num sorteio que deixou Turquia, República Checa e uma equipa do 'play-off' [a 'besta negra' Grécia é a principal favorita] como primeiro obstáculos no trajeto luso até ao ambicionado titulo.

Com o terceiro lugar a poder assegurar a continuidade no Euro2024, tal como aconteceu no caminho luso em 2016 em França, Portugal promete ir 'luta' pelo troféu, embora Roberto Martínez tenha falhado esse objetivo nos seis anos que esteve na Bélgica, na altura a nação que liderava o 'ranking' da FIFA.

em: https://ominho.pt/sc-braga-promete-aquecer-a-liga-em-2024-ano-em-que-portugal-e-candidato-no-europeu/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Champions: Nápoles-SC Braga, 2-0 (crónica)

Sonho durou 33 minutos

Por
Vítor Maia

Ainda não foi desta que o Sporting de Braga chegou pela primeira vez na sua história aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os minhotos foram guerreiros em Nápoles, mas perderam por 2-0 e saíram de cena da Champions. 

O sonho do apuramento ruiu em 33 minutos, no fundo.

Ainda assim, há que dar mérito à equipa de Artur Jorge por ter jogado olhos nos olhos com o campeão italiano e em alguns períodos, superiorizou-se. No entanto, por muita qualidade de jogo que os  arsenalistas tenham apresentado, é impossível resistir a constantes erros individuais - foi uma imagem da equipa nesta fase de grupos.

Após um bom arranque de jogo, fase na qual Bruma teve uma excelente ocasião, o SC Braga sofreu o primeiro golo logo aos nove minutos. Di Lorenzo efetuou rapidamente o lançamento de linha lateral, Politano escapou pela direita e cruzou para uma infelicidade de Serdar - marcou na própria baliza.

Os bracarenses pareceram não sentir o golpe sofrida e continuaram a jogar no meio-campo contrário. Aos 25 minutos, Ricardo Horta ensaiou um remate fortíssimo e obrigou Meret à defesa da noite. Na resposta, Matheus impediu o golo de Zielinski (30m), mas nada pôde fazer para travar a finalização certeira de Osimhen três minutos depois.

Tudo fácil para o Nápoles que furou pela esquerda por Nathan, que se antecipou a José Fonte e ofereceu o golo ao avançado nigeriano. O 2-0 foi, de facto, um rude golpe para a equipa portuguesa que apenas numa ocasião testou os reflexos do guardião napolitano.

O segundo lugar deste grupo C parecia entregue, visto que o SC Braga teria de marcar quatro golos no segundo tempo. Artur Jorge lançou Abel Ruiz para o lugar de Pizzi, mas isso não significou que a equipa atacasse melhor.

Foi, até, o Nápoles quem esteve mais perto de marcar até ao quarto de hora final. Nesse período, Matheus foi um autêntico muro e travou as tentativas de finalização de Anguissa e de Kvaratskhelia. Já depois de Mazzarri ter «poupado» alguns dos habituais titulares, o SC Braga esteve perto do 2-1: num remate na passada, Ricardo Horta atirou ao poste. A acontecer, o golo seria justíssimo tendo em conta o desempenho bracarense.

A segunda parte jogou-se também com a cabeça em Berlim. O Union chegou ao intervalo a ganhar ao Real Madrid, mas acabou por perder por 3-2 e acabou por entregar de mão beijada a qualificação para o play-off da Liga Europa ao SC Braga.

Um prémio justo para os bracarenses que fizeram uma campanha honrosa. 

em:
https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/champions/champions-napoles-sp-braga-2-0-cronica


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Merecíamos ter feito um golo»

A análise do técnico do SCBraga ao desaire em Nápoles que atirou a equipa para a Liga Europa

Artur Jorge, treinador do SC Braga, em declarações na flash interview da Eleven Sports, após a derrota por 2-0 em Nápoles, que atirou a equipa para a Liga Europa:


«Foi mais um jogo bem conseguido. Pode parecer um contrassenso depois de uma derrota por 2-0, mas estou satisfeito. Entrámos muito bem no jogo, criámos oportunidades. Aos oito minutos, um infortúnio deixou o Nápoles mais confortável e intranquilizou o SC Braga. Ainda assim, mantivemos o plano e fomos à procura do resultado. Fico com a sensação de que este resultado é justo pela eficácia do Nápoles na primeira parte. Mas foi um jogo bem conseguido do SC Braga, merecíamos ter feito um golo e podíamos ter conquistado mais qualquer coisa.

O Nápoles foi pragmático e eficaz. A primeira parte é um bom exemplo disso mesmo. Em desvantagem, tentámos corrigir ao intervalo, colocámos o Abel [Ruiz] para termos mais gente na área. A equipa deu uma boa resposta, sobretudo na segunda parte. Era natural que ficássemos mais expostos, mas precisávamos de marcar e cumprir o que tínhamos prometido que era tentar ganhar. Tentámos recuperar da desvantagem e valorizar ainda mais o nosso desempenho. Perdemos o grupo para Real Madrid e Nápoles. Era muito difícil, mas vimos um SC Braga a fazer bons jogos, a ter momentos muito bons. Hoje foi mais um exemplo disso. Tinha dito que era uma final com dois caminhos. Acabamos por seguir para a Liga Europa. Vamos perceber o que o sorteio vai ditar, procurar dar o nosso melhor e continuar a ser competitivos.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/champions/artur-jorge-mereciamos-ter-feito-um-golo

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Moutinho: «O resultado foi um pouco injusto»

O comentário do experiente médio do SC Braga após o jogo contra o Nápoles

João Moutinho, jogador do SC  Braga, em declarações na flash da Eleven Sports, após a derrota por 2-0 em Nápoles, que atirou a equipa para a Liga Europa:


«Acho que acabámos por fazer um bom jogo. Entrámos bem, criámos algumas ocasiões, mas em alguns erros individuais e coletivos em dois lançamentos, o Nápoles fez duas jogadas e marcou. Tornou mais difícil a missão de discutir o jogo e de ganhá-lo. O Nápoles é uma grande equipa, experiente, fez o seu jogo e ganhou. Mesmo perdendo, sabíamos que se o Real empatasse ou ganhasse, ficaríamos nas competições europeias. Agora temos jogo para a Liga, depois pensaremos na Liga Europa.

O Nápoles não me surpreendeu. Não vi o Nápoles a ser muito pressionante, mas sim, uma equipa inteligente, a aproveitar os espaços nas costas. Conseguiu fazê-lo e criou algumas oportunidades. Podíamos ter feito um ou outro golo. O resultado foi um pouco injusto pelas oportunidades que criámos. Há que continuar a trabalhar da mesma forma para conseguirmos melhores resultados.

Liga Europa? Há que trabalhar da mesma maneira. Temos um grupo forte, mas há excelentes equipas na Liga Europa. Temos de estar na máxima força para ganhar esses jogos.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/champions/moutinho-o-resultado-foi-um-pouco-injusto

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Horta: «Há que destacar o bom percurso que fizemos na Champions»

As palavras do capitão do SC Braga após a derrota em Nápoles que atirou a equipa para a Liga Europa

Ricardo Horta, jogador do SC Braga, em declarações na flash da Eleven Sports, após a derrota por 2-0 em Nápoles, que atirou a equipa para a Liga Europa:


«A estratégia era entrar forte, tentar marcar e ficar por cima do resultado. Criámos situações de golo, mas pecámos na finalização. O Nápoles aproveitou uma falha de concentração nossa. O primeiro golo apareceu de um lançamento de linha lateral e o segundo, foi numa situação em que viraram o jogo. Há que destacar o bom percurso que fizemos na Champions. Apesar de não termos passado, deixámos os nossos adeptos orgulhosos.»

[Fez o jogo 350 pelo SC Braga]:

«É um número muito bom de jogos. Nós, os jogadores, não pensamos muito nisso, mas sim em ajudar ae quiap. Era um desafio grande, sentiamos que podia haver qualquer coisa para nós. Mas tínhamos pela frente o campeão italiano, uma equipa experiente e que no ano passado esteve nos quartos de final da Liga dos Campeões. Não foi possível passar, mas continuamos nas provas europeias. Liga Europa? Agora é descansar e pensar no jogo muito importante que temos para o campeonato. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/champions/horta-ha-que-destacar-o-bom-percurso-que-fizemos-na-champions

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Matheus: «Triste pelo resultado, mas orgulhoso da campanha que fizemos»

Guarda-redes foi um dos destaques do SC Braga na derrota em Nápoles que atirou a equipa para a Liga Europa

Matheus, jogador do SC Braga, em declarações na flash da Eleven Sports, após a derrota por 2-0 em Nápoles, que atirou a equipa para a Liga Europa:


Fico feliz por ajudar a equipa, mas trocaria as minhas defesas por outro resultado. Entrámos forte, mas num lance de infelicidade sofremos um golo. Tentámos jogar, ir em buscar da vitória, mas infelizmente não conseguimos. Fico triste pelo resultado, mas orgulhoso pela campanha que esta família fez na Champions.

A primeira oprotuniade de golo foi nossa pelo Bruma. Se a bola tivesse entrado, seria totalmente diferente. Vamos descansar porque domingo temos mais jogo. Estou triste pelo resultado, mas orgulhoso da equipa e dos adeptos que nos apoiaram até ao fim.

Liga Europa? Pensamos é no jogo de domingo.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/champions/matheus-triste-pelo-resultado-mas-orgulhoso-da-campanha-que-fizemos

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Champions: apurados, eliminados e quem segue para a Liga Europa

SC Braga e Benfica seguraram terceiro lugar, Copenhaga e o Nápoles estão nos oitavos e Manchester United e Sevilha vão para casa. Ponto da situação a meio da última jornada da fase de grupos


Benfica e SC Braga garantiram a presença nos play-off da Liga Europa, o FC Copenhaga e o Nápoles estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões e Manchester United e Sevilha vão para casa. A meio da última jornada da fase de grupos, é este o ponto da situação.

O Benfica salvou o objetivo mínimo com um golo ao cair do pano de Arthur Cabral. De vilão a herói, o avançado que ainda há dois dias veio pedir desculpa depois do gesto obsceno marcou de calcanhar na primeira vez que tocou na bola, para o 3-1 final em Salzburgo.

O SC Braga também sofreu muito, de ouvidos em dois campos. A perder em Nápoles desde cedo, os arsenalistas não só viam esfumar-se as hipóteses de apuramento para os oitavos como chegaram a estar fora da Europa, quando o Union Berlim se colocou em vantagem frente ao Real Madrid. Mas os merengues deram a volta e, apesar de não ter conseguido o principal objetivo, o SC Braga garantiu que o percurso não acaba aqui.

O Nápoles junta-se então a Real Madrid entre os apurados no Grupo C, numa terça-feira que teve ainda grandes decisões no Grupo A. Já apurado e líder, o Bayern Munique venceu o Manchester United, enquanto o FC Copenhaga batia o Galatasaray. A combinação de resultados significava o apuramento dos dinamarqueses e selava o último lugar dos «red devils». No Grupo B, faltava decidir o terceiro lugar e foi o Lens a garanti-lo, deixando o Sevilha fora da «sua» competição, a Liga Europa.

Já há 14 equipas apuradas para os oitavos e nesta quarta-feira decidem-se os dois últimos bilhetes, com o FC Porto na corrida. Para já, é este o ponto da situação.

Apurados para os oitavos de final

Arsenal*

Atlético de Madrid

Barcelona*

Bayern*

Dortmund

FC Copenhaga

Inter

Lazio

Leipzig

Manchester City*

Nápoles

PSV Eindhoven

Real Madrid*

Real Sociedad*

*Terminam como líderes do grupo

Na Liga Europa

Galatasaray

Lens

SC Braga

Benfica

Feyenoord

Young Boys

Shakhtar/FC Porto*

Já têm a presença na Liga Europa garantida, mas ainda podem chegar aos oitavos da Champions

Eliminados

Manchester United

Sevilha

Union Berlim

Salzburgo

Celtic

Estrela Vermelha

Antuérpia

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-dos-campeoes/apurados/champions-apurados-eliminados-e-quem-segue-para-a-liga-europa


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Quanto o SC Braga e Benfica ganharam na Champions (e quanto o FC Porto pode ganhar)

Todas as contas ao que os clubes portugueses arrecadara com a fase de grupos da Liga dos Campeões


SC Braga e Benfica despediram-se da Liga dos Campeões com os bolsos cheios. Os dois clubes portugueses não conseguiram seguir na competição para os oitavos de final, o que daria mais uma pequena fortuna, mas conseguiram ainda assim muito dinheiro.

O SC Braga, apesar de ter somado os mesmos quatro pontos, sai com bastante menos: 32,4 milhões de euros, por causa do lugar no ranking valer também menos. Já o Benfica, por exemplo, sai da Champions com 43,6 milhões de euros arrecadados em prémios.

A estes montantes vai ainda ser somado o valor do market pool, que será apenas calculado mais tarde.

Já o FC Porto, refira-se, é o clube que já ganhou mais dinheiro, e ainda não fechou a contabilidade. A formação de Sérgio Conceição tem até agora 50,1 milhões de euros somados, podendo ainda somar mais 2,8 milhões de euros de uma vitória esta noite e mais 9,6 milhões do apuramento para os oitavos de final.

Feitas as contas, um triunfo sobre o Shakhtar esta quarta-feira no Estádio do Dragão, permite ao FC Porto sair da fase de grupos com 62,5 milhões de euros arrecadados.

Quanto ganharam os clubes portugueses:

FC PORTO


Presença: 15,6 M
Ranking: 26,1 M
Prémios: 8,4 M
TOTAL: 50,1 MILHÕES DE EUROS

BENFICA

Presença: 15,6 M
Ranking: 23,8 M
Prémios: 3,7 M
Apuramento play-off da LE: 0,5 M
TOTAL: 43,6 MILHÕES DE EUROS

SC BRAGA

Presença: 15,6 M
Ranking: 12,5 M
Prémios: 3,7 M (1V e 1E)
Apuramento play-off da LE: 0,5 M

TOTAL: 32,3 MILHÕES DE EUROS

em:
https://maisfutebol.iol.pt/benfica/sp-braga/quanto-o-benfica-e-o-sp-braga-ganharam-na-champions-e-quanto-o-fc-porto-pode-ganhar

Lipeste

tribuna.expresso.pt

SC Braga perde em Nápoles, mas ajuda do Real Madrid mantém minhotos na Europa

A equipa de Artur Jorge entrou no Diego Armando Maradona lutando pelos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas cedo isso se tornou uma miragem. Ao intervalo, o Sporting de Braga estava, mesmo, eliminado da Europa, mas o triunfo do Real Madrid em Berlim levou os portugueses para o play-off da Liga Europa


Todos os cenários eram possíveis para o SC Braga em Nápoles. Para passar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, a equipa tinha de vencer os campeões italianos por 2-0. Um triunfo por uma margem mínima ou um empate garantiam o terceiro lugar do grupo e o play-off da Liga Europa, enquanto uma derrota obrigava a esperar pelo que o Union Berlin fizesse contra o Real Madrid. Foi este último cenário que se deu.

O Sporting de Braga perdeu, por 2-0, contra o Nápoles. Graças ao triunfo, por 3-2, do Real Madrid na Alemanha, os minhotos mantêm-se na Europa.

Rapidamente a fase seguinte da Champions se tornou uma miragem para os bracarenses. Aos 9', um auto-golo de Saatci colocou os locais na frente, vantagem dobrada por Osimhen aos 33'. Da Alemanha não vinham boas notícias: o Union, ao intervalo, vencia o Real por 1-0, graças a um golo de Volland, e, ao descanso, os minhotos eram últimos do grupo.

No Diego Armando Maradona, o resultado não se alterou. Mas, em Berlim, Joselu bisou para dar vantagem aos espanhóis, Kral ainda fez o 2-2, antes de Ceballos selar o 3-2 final aos 89'.

Assim, o Real Madrid venceu o grupo com seis vitórias em seis jornadas. O Nápoles foi segundo, com 10 pontos, ao passo que o Sporting de Braga foi terceiro, com quatro pontos, mais dois que o Union Berlin. Os minhotos estarão, tal como Benfica e Sporting, no play-off da Liga Europa.

em: https://tribuna.expresso.pt/liga-dos-campeoes/2023-12-12-SC-Braga-perde-em-Napoles-mas-ajuda-do-Real-Madrid-mantem-minhotos-na-Europa-50a09216

Lipeste

desporto.sapo.pt

SC Braga perde em Nápoles, mas garante Liga Europa com ajuda do Real Madrid

Triunfo por 3-2 dos 'merengues' em Berlim permite à equipa minhota assegurar o terceiro lugar do grupo


O SC Braga foi hoje afastado da Liga dos Campeões, ao perder em casa do Nápoles por 2-0, acabando relegado para a Liga Europa, beneficiando da derrota do Union Berlim.

A precisar de vencer por dois golos de diferença para poder se manter na Champions, a equipa bracarense cedo viu a missão complicada, ao chegar ao intervalo a perder por 2-0, depois dos tentos de Serdar Saatçi, aos nove, na própria baliza, e de Osimhen, aos 33'.

Restou à equipa arsenalista a possibilidade de seguir em frente na Liga Europa, tendo a derrota dos alemães do Union Berlim na receção ao Real Madrid, por 3-2, permitido ao SC Braga apurar-se para o play-off de acesso aos oitavos de final da segunda competição da UEFA, na qualidade de terceiro no Grupo C.

Artur Jorge mudou quatro jogadores em relação à equipa que iniciou a partida contra o Vizela no último fim de semana, com destaque para o regresso de Bruma, que rendeu o lesionado Álvaro Djaló. Foram ainda lançados Víctor Gómez, João Moutinho e José Fonte.

Os minhotos até podiam ter festejado logo aos quatro minutos, num remate de Bruma que saiu ao lado, mas foi o Nápoles a chegar à vantagem. Politano aproveitou uma distração de Borja, fugiu pela direita e cruzou rasteiro, com o desvio de Serdar a levar a bola à trave, acabando por entrar na baliza apesar do esforço de Matheus para evitar o golo.

Aos 26 minutos, esteve à vista o empate para o SC Braga, com Ricardo Horta (jogo 350 do capitão) a disparar forte para um grande voo de Meret. No entanto, os minhotos voltaram a ser castigados pela eficácia dos napolitanos, que aumentaram a vantagem por Victor Osimhen. Nathan ganhou sobre José Fonte, cavalgou pela esquerda e cruzou para o nigeriano, que desviou para o 2-0.

Ao intervalo, chegavam (mais) más notícias de Berlim com o Union a fazer o 1-0 frente ao Real Madrid - este cenário deixaria o SC Braga fora das competições europeias.

A equipa de Artur Jorge acabou por respirar de alívio com a reviravolta dos 'merengues', já no decorrer da segunda parte, numa altura em que o duelo no Estádio Diego Armando Maradona havia perdido algum fulgor. Aos 73', contudo, Kvaratskhelia apareceu sozinho na área bracarense, mas Matheus evitou o golo, e depois foi Ricardo Horta a atirar ao poste (79').

O Union Berlim ainda fez o empate na Alemanha, mas o Real Madrid respondeu de imediato com o 3-2 final, concedendo ao SC Braga a passagem à Liga Europa.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/sc-braga-perde-em-napoles-mas-garante-liga-europa-com-ajuda-do-real-madrid