News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

ominho.pt

Álvaro Djaló falha deslocação do Braga a Nápoles devido a lesão

O MINHO / LUSA

O extremo Álvaro Djaló ficou hoje de fora dos convocados do SC Braga para a deslocação ao terreno do Nápoles, terça-feira, da sexta e última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol.

O jogador espanhol, uma das figuras da equipa esta temporada, não foi chamado pelo treinador, Artur Jorge, devido a lesão.

Em sentido contrário, Al Musrati, recuperado de problemas físicos, está de volta às opções do técnico depois de ter falhado os últimos jogos.

Destaque ainda para a ausência de Niakaté, que vai cumprir um jogo de castigo, na sequência da expulsão na última jornada da 'Champions', no empate caseiro com o Union Berlim (1-1).

Para seguir para os 'oitavos' da Liga dos Campeões, o SC Braga tem que vencer em Nápoles por dois golos de diferença.

SC Braga, terceiro classificado, com quatro pontos, e Nápoles, segundo, com sete, defrontam-se a partir das 20:00 de terça-feira, no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles, num encontro que será arbitrado pelo esloveno Slavko Vincic.

Lista dos 23 convocados:

– Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá e Lukas Hornicek.

– Defesas: Victor Gómez, Paulo Oliveira, Serdar, José Fonte, Borja, Joe Mendes e Adrián Marín.

– Médios: Castro, Zalazar, André Horta, Al Musrati, Pizzi, João Moutinho e Vítor Carvalho.

– Avançados: Bruma, Rony Lopes, Abel Ruiz, Roger, Ricardo Horta e Banza.

em: https://ominho.pt/alvaro-djalo-falha-deslocacao-do-braga-a-napoles-devido-a-lesao/

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Djaló teve de levar muitos raspanetes do treinador e dos jogadores»

André Horta salientou que o espanhol é uma ausência importante em Nápoles

Álvaro Djaló vai falhar a deslocação do Sporting de Braga a Nápoles por lesão, mas esteve "presente" na conferência de imprensa de antevisão ao encontro. Questionado sobre o impacto da ausência do avançado espanhol, André Horta reconheceu que o companheiro tem sido um dos jogadores-chave dos minhotos.

«O Álvaro Djaló é uma baixa muito grande, tenho que o dizer porque merece todo o protagonismo que tem tido. Chegou ao pé de nós no ano passado, foi o mister [Artur Jorge] que o trouxe para a primeira equipa. Sei bem como é que ele o trabalhou, teve de levar muitos raspanetes, não só do treinador, mas também dos jogadores. Tem muitos golos e muitas boas exibições. É um menino com uma qualidade muito grande e que tem dado muito à equipa. Vai fazer falta, mas temos de nos concentrar em quem cá está», assumiu.

Djaló, de 24 anos, tem 12 golos e três assistências em 25 jogos pelo SC Braga esta temporada.

em: https://maisfutebol.iol.pt/champions/braga/djalo-teve-de-levar-muitos-raspanetes-do-treinador-e-dos-jogadores

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Horta: «A possibilidade de fazer história tem de estar na nossa cabeça»

Médio do SC Braga garantiu que a equipa está em Nápoles para chegar aos oitavos de final da Champions

André Horta foi o eleito da parte do Sporting de Braga para projetar o jogo com o Nápoles e garantiu, mais do que uma vez, que os minhotos estão em Itália para assegurar a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

«A equipa está muito orgulhosa pelo que tem conseguido nesta competição, é um orgulho enorme chegar à última jornada e dependermos de nós próprios para conseguir a passagem. Precisamos de uma vitória por dois golos, mas estamos com sentimento muito positivo, como temos mostrado ao longo de toda a época: uma equipa corajosa e a jogar bom futebol. Acreditamos na passagem», sublinhou o médio dos minhotos.

O SC  Braga segue no terceiro lugar do Grupo C, com quatro pontos, menos três do que o Nápoles, segundo classificado. O Real Madrid, com 15, assegurou o primeiro lugar, enquanto o Union Berlin está em último (dois pontos), ainda com aspirações de conseguir a presença na Liga Europa.

«Não sei se surpreendemos alguém fora do clube, mas quem trabalha connosco não ficou surpreendido, sabemos da nossa qualidade e do que somos capazes. O Sp. Braga está a crescer muito, temos feito belas campanhas na Liga Europa, este ano temos a possibilidade de jogar Liga dos Campeões e nos últimos jogos mostrámos a nossa qualidade, tentámos bater de igual para igual com os adversários. Amanhã [terça-feira] vai ser igual. A possibilidade de fazer história tem de estar na nossa cabeça. O Sp. Braga nunca passou aos oitavos de final e é isso que está na nossa mente. Se surpreendermos alguém, ficaremos muito felizes, mas a nós não nos surpreende, porque trabalhamos diariamente para isto», vincou.

André Horta brincou ainda com os milhões que o SC Braga pode encaixar se seguir em frente na Champions. «Às vezes o presidente fala-nos disso. São contas para o presidente e para o clube. Só temos de pensar no jogo, durante os treinos o mister não nos falou disso. Não são cosias para nós, falámos da estratégia, de como bater o Nápoles no seu estádio, com os seus adeptos. Já temos tanta coisa para nos preocupar, isso é uma consequência do que poderemos fazer. Na nossa cabeça só está o jogo. Faremos de tudo para ganhar o jogo e depois o presidente vai ter esse presente.»

O médio dos bracarenses destacou ainda a importância dos jogadores experientes do plantel para controlarem o «nervosismo» dos mais jovens.

«Contamos com um plantel experiente, jogadores que já jogaram jogos desta importância e que passam a mensagem aos mais novos que possam estar mais ansiosos. O futebol é isto, são jogos importantes e gostamos de estar nas decisões. Trabalhamos para isto, o crescimento do clube proporciona-nos estes momentos, vivemos para isto. A noite vai ser mais tranquila porque sabemos que estamos a fazer as coisas bem», finalizou.

O SC Braga joga no Diego Armando Maradona esta terça-feira, a partir das 20h00, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Acompanhe o encontro AO MINUTO no Maisfutebol.

em: https://maisfutebol.iol.pt/champions/braga/horta-a-possibilidade-de-fazer-historia-tem-de-estar-na-nossa-cabeca

Lipeste

zerozero.pt

Antevisão do técnico do Napoli Walter Mazzarri:

«Não podemos subestimar o SC Braga»

O momento é delicado - o Napoli soma três derrotas consecutivas para todas as provas - e Walter Mazzari, treinador dos transalpinos, anteviu o encontro diante do SC Braga, da última jornada da Liga dos Campeões, e falou na urgência de passar à fase seguinte da prova.

«Amanhã é fundamental passar. Não podemos subestimar o SC Braga. Nos primeiros jogos, mostrámos que conseguimos jogar o nosso futebol, mas devemos encontrar o equilíbrio que tivemos no ano passado. Não podemos permitir tantos contra-ataques. Quero uma equipa mais cuidadosa e compacta defensivamente. Espero mais solidez no nosso jogo. Vamos ver como será o caminho futuro», abordou, o experiente técnico, em conferência de imprensa.

Face ao problema na lateral esquerda - Mário Rui treina condicionado e Olivera faz trabalho de ginásio -, Mazzarri foi questionado sobre a possibilidade de atuar num sistema de três defesas, como fez anteriormente. No entanto, a resposta foi perentória: «Eu voltei para jogar num sistema a quatro.»

Além disso, Mazzarri, face ao aspeto psicológico, disse que «falta um pouco de tranquilidade» à sua equipa e apontou: «Não quero mais derrapagens. Não podemos subestimar o SC Braga:»

Juan Jesus, brasileiro de 32 anos, também marcou presença na conferência de imprensa e deixou elogios ao adversário português.

«Muitas coisas mudaram. Quando ganhas depois de 33 anos, as expetativas crescem imenso, como se o que aconteceu [n.d.r título] tenha de acontecer sempre ou como se tudo isso tenha acontecido por nossa causa. Não é o caso. Temos que trabalhar mais e as vitórias virão com paciência e confiança. Os maus momentos passam sempre. Em relação ao SC Braga, é uma boa equipa, muito organizada. Vamos entrar para vencer porque queremos chegar aos oitavos de final.»

em: https://www.zerozero.pt/noticias/walter-mazzarri-nao-podemos-subestimar-o-sc-braga-/561788

Lipeste

zerozero.pt

Clube emitiu comunicado

Osimhen em Marrocos no dia anterior a defrontar o SC Braga

Antes da conferência de imprensa de antevisão à partida diante dos bracarenses, o Napoli emitiu uma nota oficial onde referiu que Victor Osimhen não treinou na manhã desta segunda-feira, uma vez que está em viagem para Marrocos, para participar na Bola de ouro africana, onde compete com Hakimi e Mohamed Salah.

«Ele está com elevadas possibilidades de conquistar o troféu. De acordo com o clube, foi a autorizado a viajar e realizou alguns trabalhos individuais. Amanhã estará com a equipa», referiu a nota deixada nas redes sociais.

O avançado, autor de 31 golos e quatro assistências em 2022/2023, tem tido um início a meio gás, uma vez que soma seis remates certeiros em 14 partidas. Na primeira volta, não conseguiu fazer a diferença em Braga.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/osimhen-em-marrocos-no-dia-anterior-a-defrontar-o-sc-braga/561790

Lipeste

zerozero.pt

Entrevista a Gabriel Bordi

O Tanque ex-Napoli que foi camisola 10 em Braga: «Tive o azar de me lesionar»

Por
Ricardo Miguel Gonçalves

A lista de jogadores que já vestiram a armadura de gverreiro e também a maglia azzurra não é extensa. Apenas dois têm SC Braga e Napoli no seu currículo.

Um deles foi Rolando, defesa central que acumulou mais jogos por Portugal (21) do que por qualquer um destes clubes. O outro foi Gabriel Bordi, avançado que também não conseguiu deixar uma marca forte ou prolongada, mas que guarda «afeto» por todos os 14 clubes que representou na carreira.

Na Argentina, de onde é natural e hoje vive, trabalhando como coordenador de formação de um clube local, era apelidado de Tanque. No futebol português, onde a passagem foi curta devido a lesões e outros fatores, era apenas Bordi, camisola 10 do SC Braga em 2002/03.

Hoje, em preparação para o duelo entre minhotos e napolitanos, quem conhece as duas casas falou ao zerozero, num curto passeio por memórias do futebol.

«Tenho boas recordações do Artur Jorge»

zz: Foi há mais de 20 anos que o Gabriel chegou a Portugal, em 2002. Ainda se lembra de como foi parar ao SC Braga?

GB: Quando a oportunidade do Braga surgiu eu jogava no Poli Ejido, do segundo escalão espanhol. Claro que me pareceu bem a possibilidade de jogar na Primeira Liga! Aceitei e a verdade é que fui surpreendido pelo clube, pelas gentes e pela bela cidade.

zz: Hoje falamos de um SC Braga que joga Liga dos Campeões. Nessa altura estava num nível diferente, não era?

GB: Foi um ano de transição. As contratações foram todas de escalões inferiores e o objetivo era a manutenção, tentávamos fazer o melhor possível e aprender com as situações. Eu também tive o azar de me lesionar e acabei por ficar apenas um ano.

zz: Mas ainda chegou a jogar bastantes minutos...

GB: Sim, mas era um desafio importante nessa parte da minha carreira e gostava de ter rendido mais. A parte física não me ajudou. Em Portugal e especialmente em Braga jogava-se em campos pesados, por causa da humidade e da chuva, e eu não estava habituado a isso. Depois passa num instante e quando te dás conta, acabou a temporada

zz: Ao fim dessa temporada a saída foi difícil. Rescisão contratual e chegou-se a falar de salários por pagar... Como foi essa história?

GB: Eu estava lesionado e queriam que eu me fosse embora, o que eu não aceitei porque não estava em condições de assinar por outra equipa. Queria ficar, recuperar e depois chegar a um acordo, mas isso não foi cumprido e depois foi falado devido aos salários.

zz: No fim, ficou tudo resolvido?

GB: Sim, sim... Nunca houve má vontade, só queríamos solucionar a situação porque é difícil quando estás sozinho noutro país. São coisas que acontecem no futebol.

zz: Sabendo que está tudo em boa memória, o que houve de mais especial na passagem pelo clube?

GB: Lembro-me que tinha vários companheiros que se identificavam realmente com o clube. Pertenciam àquele lugar e eram grandes pessoas.

zz: Jogou com o Artur Jorge, que hoje é o treinador so SC Braga...

GB: O Artur era uma pessoa muito boa, um verdadeiro companheiro. Tinha um grande caráter e por isso já nesse tempo era o capitão da equipa. Tenho boas recordações dele, do Barroso, do Quim, Castanheira... Jogadores que estavam acostumados à Liga Portuguesa, a esses grandes jogos com clubes como o FC Porto, Benfica, Sporting e não só.

Ligação napolitana e o duelo Champions

zerozero: É três anos antes de tudo isso que salta para o futebol europeu para jogar no Napoli. Hoje é o campeão italiano, mas na altura estavam na Serie B...

Gabriel Bordi: Foi uma temporada muito distinta na minha carreira. Claro que os tempos mudaram muito, mas o Nápoles é o mesmo clube. Um clube enorme que ocupa uma posição de privilégio.

Durou menos tempo em Nápoles do que em Braga

zz: Já sentia alguma ligação especial ao clube, por vir da Argentina?

GB: Os argentinos e o Napoli têm uma certa relação por causa do Maradona. Era a equipa para a qual todos os jogadores queriam ir jogar e eu tive essa oportunidade. Foi uma experiência de aprendizagem na minha vida e foi-me útil mais adiante na carreira.

zz: Que memórias guarda dessa curta passagem por Itália e pelo Napoli?

GB: O que mais me impressionou no futebol italiano foi o fanatismo, que é muito semelhante ao que sentia também no futebol argentino. A qualquer sítio que vás, há adeptos e eles vivem aquilo sempre de forma intensa. É uma paixão que não se encontra em todos os países.

zz: Qual é a diferença entre o futebol português e o futebol italiano?

GB: São muito parecidos num aspeto: os jogadores têm muita condição física e são aguerridos. Claro que Itália leva um passo de vantagem, historicamente leva mais tempo num alto nível, enquanto Portugal sempre andou atrás das maiores equipas.

zz: E hoje, ainda segue estas competições e estes dois clubes?

Argentinos e o Napoli têm uma certa relação por causa do Maradona

GB: Sim! Hoje estou retirado, mas sou coordenador de academia do clube da minha cidade [Peñarol Argentino] e por isso continuo ligado ao desporto. Gosto especialmente quando me ligam da Europa para falar acerca de futebol, é gratificante. Dá-me alegria saber que se lembram de mim passado tanto tempo.

zz: Conta ver esse confronto entre Napoli e SC Braga, para a Liga dos Campeões?

GB: Se tiver essa possibilidade, gostaria muito de ver o jogo.

zz: O coração vai apoiar alguma das equipas?

GB: Ui, como te hei de explicar... Sou hincha de um só clube, o Racing de Córdoba. Quero que ganhem sempre. Depois estive em 14 clubes e tenho afeto a todos, porque não foi só jogar, foi conhecer cidades, aprender idiomas, ter filhos... Viver.

Aqui demos por encerrada a entrevista, tratando de despedidas e agradecimentos, quando Gabriel Bordi optou por dar nova conclusão à sua última resposta, em relação ao jogo desta terça-feira:

«Pode ganhar o Braga, porque precisa e porque no primeiro jogo já ganhou o Napoli. Assim seria justo.»

em: https://www.zerozero.pt/noticias/o-i-tanque-i-ex-napoli-que-foi-camisola-10-em-braga-tive-o-azar-de-me-lesionar-/560353

Lipeste

zerozero.pt

Equipas lusas são as que mais descansam antes dos jogos europeus

As equipas portuguesas são as que mais descansam nos grupos em que estão inseridos nas provas europeias, à exceção do Sporting.

Num estudo realizado e divulgado pela Liga de Clubes, é possível perceber que Benfica, FC Porto e SC Braga têm mais tempo de recuperação no pré-jogo internacional que os seus adversários. O Sporting, não gozando do mesmo tempo, apresenta períodos de recuperação semelhantes aos oponentes.

No que a encarnados, dragões e Gverreiros diz respeito, apenas numa das seis jornadas disputadas da fase de grupos, as turmas lusas partiram em desvantagem para os respetivos desafios: na receção do Benfica ao Red Bull Salzburg, numa das partidas dos arsenalistas contra o Union Berlin e na deslocação do FC Porto ao terreno do Shakhtar Donetsk.

De realçar ainda que os azuis e brancos vêm-se empatados nos dias de recuperação com o Barcelona, no duelo disputado no Estádio do Dragão.

Quanto ao Sporting, apesar de ser a equipa com menor média de descanso do seu grupo, fica muito perto dos dias de recuperação de Atalanta, Raków e Sturm Graz. Das seis jornadas disputas, os leões conseguem vantagem na recuperação pré-jogo em três dos desafios.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/equipas-lusas-sao-as-que-mais-descansam-antes-dos-jogos-europeus/561862

Lipeste

zerozero.pt

Na antevisão ao embate frente ao Napoli

Artur Jorge: «Olhamos para a história com a intenção de a quebrar»

Na antevisão ao embate frente ao Napoli, que irá ditar o rumo dos acontecimentos do SC Braga nas provas europeias, Artur Jorge garantiu que a sua equipa está pronta para fazer história.

«A nossa determinação passa por vencer cá e conseguir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Sabemos que vamos ter pela frente um adversário difícil, com belos jogadores e com um treinador muito experiente e competente, mas o nosso objetivo é continuar a fazer história. Temo-lo feito. O SC Braga diz-nos muito e nós procuraremos lutar até à exaustão para acrescentar mais páginas douradas ao clube», referiu.

«A mensagem é muito simples para todos. A ambição não nos falta. Nós sabemos que estamos no tudo ou nada, mas nós temos tido a capacidade de perceber que temos uma possibilidade. É fundamental acreditar nas nossas expectativas e nos nossos objetivos. Sabemos que partimos em desvantagem, fruto da consistência do Napoli, mas queremos fazer os sete pontos», acrescentou ainda.

Sobre o registo negativo das formações portuguesas no Stadio Diego Armando Maradona, com zero triunfos em seis jogos disputados, o técnico de 51 anos desvalorizou o registo: «Nós olhamos para a história com a intenção de a quebrar. Não queremos estar dependentes do passado. O Napoli, nos últimos cinco jogos, perdeu quatro, mas isto não invalida o poderio do adversário. O momento não será determinante para as contas.»

No que toca à filosofia, o treinador dos arsenalistas realçou que não irá haver uma troca na identidade: «A abordagem não fugirá do habitual, não desfazendo a personalidade da equipa. Nós sabemos a nossa capacidade que temos, sendo importante controlar os diferentes momentos do encontro. No entanto, sabemos que haverá fases em que teremos de sofrer.»

«O facto de termos ficado privado do contributo do Álvaro [Djaló] para este encontro, apenas mudará a peça, porque as dinâmicas coletivas não será alteradas. Temos jogadores importantes, prontos para colmatar as diferentes ausências. Será a altura perfeita para os atletas que entrarem mostrarem todo o seu valor», rematou.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/artur-jorge-olhamos-para-a-historia-com-a-intencao-de-a-quebrar-/561869

Lipeste

abola.pt

Treinador do Nápoles antecipa SC Braga: «São fortes no contra-ataque; para nós é fundamental passar»

Walter Mazzarri fala na necessidade de um bom resultado frente aos minhotos

O SC Braga ainda sonha com a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões e para isso terá de vencer o Nápoles por dois golos de diferença. De momento, os italianos têm 7 pontos, o SC Braga tem 4. O Real Madrid, já qualificado, lidera com 15.

O treinador dos napolitanos, Walter Mazzarri, foi confrontado esta segunda-feira com a necessidade de um bom resultado para aumentar os níveis de confiança da equipa, depois de 4 derrotas em 5 jogos, 3 delas seguidas. 

«Amanhã é fundamental passar, acima de tudo. Nestes meus primeiros jogos... nem os contei porque penso dia a dia [foi confirmado a 14 de novembro]. Já mostrámos que jogamos bom futebol, mas temos que encontrar o equilíbrio que tínhamos no ano passado. Amanhã espero mais solidez, jogando o futebol que já fizemos. Creio que jogámos muito bem contra a Juventus e contra o Inter, mas amanhã estou interessado em passar, mostrar que estamos sólidos novamente e não oferecemos nada a ninguém. Depois veremos o resto ao longo do caminho», explicou.

Mas está preocupado com o aspeto psicológico? Três derrotas geram medo? «Não, medo não, mas vejo que falta um pouco de tranquilidade, há momentos em que tudo dá errado e a equipa acusa o golpe. Por isso amanhã é fundamental encontrar algumas certezas. A tranquilidade vem de nos sentirmos fortes, sólidos. Já sentia isso quando era jogador. Temos de ser bons,  sem tropeções, sem erros defensivos. Eles são fortes no contra-ataque, não devemos permitir que tenham a bola ou erros nos cantos, algo que vocês viram antes da minha chegada.»

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/treinador-do-napoles-antecipa-sc-braga-sao-fortes-no-contra-ataque-para-nos-e-fundamental-passar-2023121115574555515

Lipeste

abola.pt

Juan Jesus: «O jogo com o SC Braga é decisivo"

O defesa brasileiro do Nápoles abordou, esta segunda-feira, a importância do embate com os minhotos na Liga dos Campeões

O Nápoles recebe, na terça-feira, o SC Braga no estádio Diego Armando Maradona a contar para a ronda 6 da fase de grupos da Liga dos Campeões. Juan Jesus, defesa brasileiro do Nápoles, mostrou-se cauteloso no momento de avaliar os minhotos.

«[O SC Braga] É uma equipa boa, muito organizada», afirmou o brasileiro na conferência de imprensa que se realizou esta segunda-feira.

Juan Jesus reforçou que «independentemente do resultado», o Nápoles quer «jogar bem e dar o melhor em campo», uma vez que considera o jogo como sendo «decisivo», visto que define o segundo lugar do grupo C. 

De recordar que apenas o Real Madrid já está garantido na próxima fase da competição. Nápoles e SC Braga ocupam, respetivamente, a segunda e terceira posição do grupo, com apenas 3 pontos de diferença, pelo que o jogo de terça-feira ditará quem segue em frente na prova. 

em: https://www.abola.pt/futebol/noticias/juan-jesus-o-jogo-com-o-sc-braga-e-decisivo-2023121116415073999

Lipeste

record.pt

Rumores em Espanha apontam Matheus ao Real Madrid

Informação inicialmente difundida pelo 'Relevo' coloca guardião numa lista de três nomes

O nome de Matheus Magalhães foi associado ao Real Madrid por estes dias, num rumor que teve origem em Espanha. De acordo com uma notícia publicada inicialmente pelo 'Relevo', que foi mais tarde difundida por outros órgãos espanhóis e não só, o guardião do Sp. Braga é um dos três nomes que os merengues terão em vista, caso não consiga contratar Kepa em definitivo.

Giorgi Mamardashvili, do Valencia, Randall Rodríguez, do Peñarol, são os restantes guardiões que os blancos estarão a ponderar.

De recordar que Matheus disse recentemente, numa entrevista à 'TNT Sports', do Brasil, que chegou a ter uma proposta do Manchester United no verão e que, inclusive, falou com Ten Hag, treinador dos 'red devils'.

Por Record:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/rumores-em-espanha-apontam-matheus-ao-real-madrid?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Treinador do Nápoles deixa aviso: «Não podemos subestimar o SC Braga»

Walter Mazzarri quer evitar deslizes

Nápoles e SC Braga disputam, esta terça-feira, a última vaga do grupo C que dá acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os italianos entrarão em campo com uma vantagem de três pontos e com uma margem interessante para seguirem em frente, já teriam de perder por uma diferença de dois golos para caírem para a Liga Europa. Ainda assim, Walter Mazzarri, treinador dos napolitanos, não quer desconcentrações.

"É fundamental passar. Não podemos subestimar o SC Braga. Nos primeiros jogos, mostrámos que conseguimos jogar o nosso futebol, mas devemos encontrar o equilíbrio que tivemos no ano passado. Não podemos permitir tantos contra-ataques. Quero uma equipa mais cuidadosa e compacta defensivamente, espero mais solidez no nosso jogo. Não quero mais derrapagens", referiu o técnico.

Por Record:
https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/liga-dos-campeoes/detalhe/treinador-do-napoles-deixa-aviso-nao-podemos-subestimar-o-sp-braga?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

André Horta: «Oitavos-de-final? Possibilidade de fazer história tem de estar na nossa cabeça»

Médio diz que a campanha europeia não surpreendeu ninguém dentro do clube

O SC Braga terá de vencer o Nápoles por dois golos para seguir em frente na Liga dos Campeões. Se os guerreiros conseguirem tal feito escreverão história, já que chegarão pela primeira vez aos oitavos-de-final da prova e serão a primeira equipa portuguesa a vencer na casa dos napolitanos. Uma possibilidade que André Horta não quer deixar fugir.

"Não sei se surpreendemos alguém fora do clube, mas dentro do clube e quem trabalha connosco não ficou surpreendido. Sabemos da nossa qualidade, sabemos do que somos capazes, sabemos que em Portugal às vezes temos a mentalidade de que se fizermos algo a mais estamos a surpreender. Somos um país com qualidade, o Sp. Braga está a crescer muito. Temos feito boas campanhas na Liga Europa. Este ano jogamos Liga dos Campeões e acho que nos jogos do nosso grupo mostrámos qualidade, batemo-nos com todos os adversários, amanhã será igual. É bom dependermos só de nós. A ideia de fazer história tem de estar na nossa cabeça, porque o SC Braga nunca chegou aos oitavos-de-final. Se surpreender alguém ficaremos muito felizes, mas a nós não surpreende de maneira nenhuma", referiu o médio, confiante na passagem.

"A equipa está muito orgulhosa pelo que tem conseguido nesta competição. É um orgulho chegarmos à ultima jornada desta fase de grupos e depender de nós para passar. Precisamos de ganhar por dois golos, mas estamos com um sentimento positivo, temos mostrado isso nos nossos jogos. Uma equipa corajosa, a jogar bom futebol e acreditamos na passagem", frisou.

Por Record: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/andre-horta-oitavos-de-final-possibilidade-de-fazer-historia-tem-de-estar-na-nossa-cabeca?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Artur Jorge e o jogo com o Nápoles: «Estamos no meio de um tudo ou nada»

Treinador do SC Braga garante total ambição para seguir em frente na Liga dos Campeões

O SC Braga vai jogar um tudo ou nada europeu esta terça-feira, diante do Nápoles, já que pode acabar apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, como pode ser eliminado das provas da UEFA, já que a Liga Europa não está, para já, garantida. No entanto, Artur Jorge, treinador dos minhotos, garante que a equipa portuguesa vai pensar apenas e só na passagem na competição em que está inserida.

"A mensagem é muito simples para com os jogadores e vai sempre no sentido do conhecimento que temos entre todos. Ambição não falta. Estamos no meio de um tudo ou nada, é isso que pode acontecer, mas temos tido capacidade que dentro dos pontos que nos une percebermos que temos uma possibilidade. O que mais temos falado é no acreditar, acreditar nas expectativas, acreditar nas ambições e acreditar nos objetivos. Estamos totalmente focados no que podemos fazer, sabemos que partimos em desvantagem, a vantagem que o Nápoles conquistou é por ter sido mais consistente, mas ganhando igualámos essa consistência, porque fazemos os tais sete pontos que o Nápoles tem. Olhar para este jogo, procurando ganhar cá para igualar em pontos e o contexto do que possa acontecer vai ditar se podemos ficar ou não satisfeitos. Estamos alinhados na determinação. Há um ponto de partida: olharmos para cima e ver o que podemos fazer como melhor e isso é vencer, conseguir o apuramento e é por esse momento que vamos lutar", garantiu o técnico, ciente, ainda assim, das dificuldades, não só pela qualidade do adversário, como pela história pouco amigável, já que nunca uma equipa portuguesa venceu em casa do Nápoles.

"A questão da história olhamos para ela para a quebrar. Podemos fazer a nossa própria história e não estamos focados no passado. Temos duas equipas e olho para isto como sendo um contraciclo. Nos últimos cinco vencemos quatro, o Nápoles perdeu quatro. Temos consciência de que teremos um Nápoles fortíssimo pela frente, o momento não será determinante, porque tenho a noção da realidade de uma e outra equipa. Sei o valor individual desde Nápoles, deste valor coletivo. É o campeão italiano em título. Estamos cientes das dificuldades, mas isso não nos retira ambição. Vamos dar o nosso melhor para conseguir o que queremos. Temos um adversário de grande qualidade, independentemente do que podem ser momentos. Amanhã teremos duas belíssimas equipas a lutar pela vitória", apontou.

Na época passada, o SC Braga teve uma eliminatória com uma equipa italiana, no caso com a Fiorentina, na Liga Conferência. Na primeira mão, os arsenalistas perderam por 4-0 em casa e estiveram perto de ameaçar a igualdade na 2.ª mão, mas acabaram novamente vergados. Artur Jorge diz que são jogos diferentes, mas quer mais cautelas.

"A abordagem não será muito diferente. Sabemos do que somos capazes de fazer, é importante ter controlo sobre esses momentos, mas é uma abordagem que partirá sempre da equipa, da característica, da forma como procura ser dominadora em largos momentos do jogo. Sabemos que temos pela frente uma equipa que nos obrigará a ter contenção. Preparados para isso. Fizemos análise e preparação bem feitas, sabemos que temos um jogo que depende muito do que podemos fazer, do sentido de missão, portanto será sempre uma abordagem ambiciosa e determinada", frisou.

Sem Álvaro Djaló, que ficou de fora dos convocados por lesão, Artur Jorge não se atemoriza e garante que há soluções. "O facto de termos ficado privados do contributo do Álvaro apenas e só mudará a peça. O compromisso coletivo e as dinâmicas não vão ser muito alteradas. Temos plantel e temos dado resposta em relação a outras baixas. Será um bom dia para quem não tem estado tanto possa estar e mostrar valor", concluiu.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sp--braga/detalhe/artur-jorge-e-o-jogo-com-o-napoles-estamos-no-meio-de-um-tudo-ou-nada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

tribuna.expresso.pt

SC Braga e Benfica à procura de noites perfeitas, FC Porto só precisa de empate: as contas das equipas portuguesas na Liga dos Campeões

Por
Pedro Barata

Na última jornada da Champions, os dragões são quem tem tarefa mais facilitada, bastando-lhes não perder contra o Shakhtar para estar nos oitavos-de-final. Já os minhotos têm de ir a Nápoles ganhar por dois golos de diferença para passarem, mas até correm o risco de nem rumar à Liga Europa, competição que é o melhor a que o Benfica aspira, devendo as águias derrotar o RB Salzburgo por dois golos para não ficarem de fora das provas europeias. Na Liga Europa, o Sporting cumpre calendário

Entre terça e quarta-feira disputar-se-á a última jornada da última fase de grupos da história da Liga dos Campeões. A partir da próxima temporada, o novo formato da principal competição europeia deixará de dividir as equipas em grupos, passando a haver uma classificação corrida de todos os participantes (mais pormenores aqui).

Pois bem, nesta derradeira ronda, os três participantes do maior torneio da UEFA têm contas por definir, com tarefas de dificuldade variável. O clube com um cenário mais favorável é, claramente, o FC Porto.

A equipa de Sérgio Conceição está em segundo lugar no grupo H, com nove pontos, menos três que o Barcelona, os mesmos que o Shakhtar e mais nove que o Antuérpia, ainda com zero. Desta forma, para seguirem para os oitavos-de-final, basta aos dragões empatar, em casa, frente ao Shakhtar. Isto porque, tendo em contra o triunfo do FC Porto no primeiro embate entre ambos, são os portugueses que levam vantagem no confronto direto.

UEFA

Na quarta-feira, às 20h00 (TVI/Eleven 1), os vice-campeões nacionais recebem o conjunto ucraniano, que apesar das dificuldades inerentes à guerra chega ao derradeiro encontro empatado com o FC Porto. A liga ucraniana continua a disputar-se à porta fechada, com os jogos envoltos em fortes medidas de segurança, tendo o Shakhtar de disputar os desafios como visitado, nesta Champions, em Hamburgo.

Com o Barça a três pontos de distância e vantagem no confronto direto, é impossível aos azuis e brancos chegarem ao primeiro lugar do grupo H. Em caso de vitória ou empate, o FC Porto estará, pela quinta vez em sete épocas com Sérgio Conceição, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Se o Shakhtar vencer, os dragões cairão para o play-off da Liga Europa, em que se defrontam os terceiros da Champions com os segundos da Liga Europa, procurando um lugar nos oitavos-de-final da segunda competição continental.

SC Braga e Benfica em busca de vitórias por dois golos

O Sporting de Braga, de volta à Liga dos Campeões após 10 anos de ausência, chega à jornada seis com todas as hipóteses em aberto. A equipa de Artur Jorge, que visita o estádio Diego Armando Maradona na quarta-feira (20h00, Eleven 1), pode chegar aos oitavos-de-final, rumar à Liga Europa ou até ser desde já arredado das competições da UEFA.

Os minhotos, terceiros no grupo C com quatro pontos, têm menos três pontos que o Nápoles e mais dois que o Union Berlin, sendo o Real Madrid, com triunfos em todas as partidas, líder incontestado.

Com este panorama, para o Sporting de Braga passar aos oitavos-de-final, tem de ganhar, em Nápoles, aos campeões italianos por dois golos de diferença. Com essa margem, os minhotos igualarão os partenopei em pontos, superando-os no confronto direto. Na primeira volta, o conjunto do sul de Itália ganhou, em Braga, por 2-1. Se os homens de Artur Jorge ganharem, agora, por um golo, igualarão o confronto direto, mas terão pior diferença de golos, permanecendo no terceiro lugar.

Se o Sporting de Braga ganhar em Nápoles pela margem mínima ou empatar, assegura o terceiro lugar e a disputa do play-off da Liga Europa. Esses dois resultados permitem, sempre, manter a vantagem para o Union Berlin.

O único cenário em que o SC Braga ficará eliminado das competições europeias será caso perca contra o Nápoles e o Union Berlin ganhe ao Real Madrid. Neste caso, os alemães somariam cinco pontos, mais um que os portugueses, que, relegados para o último posto do grupo, terminariam a presença internacional em 2023/24.

UEFA

Do trio de participantes nacionais, o Benfica é o único já afastado da hipótese de seguir em frente. Quarto-finalista da última época, a equipa de Roger Schmidt leva, apenas, um ponto em cinco rondas, estando em último do grupo D, a três pontos do RB Salzburg e a 10 de Inter e Real Sociedad.

Na terça-feira (20h00, Eleven 1), as águias visitarão a terra de Mozart tendo como único objetivo seguirem para o play-off da Liga Europa. E, para isso, têm contas semelhantes às do Sporting de Braga.

Para o Benfica ficar em terceiro, tem de ganhar por dois golos ao RB Salzburg. Se assim for, os campeões nacionais igualarão os austríacos em pontos, ficando ambos os clubes com uma diferença de quatro golos negativos, mas com os portugueses com mais marcados.

Se o Benfica ganhar pela margem mínima, empatar ou perder, dirá, desde já, adeus às competições europeias.

Sporting a cumprir calendário

Na Liga Europa, o Sporting fechará a fase de grupos já sem possibilidade de alterar a sua posição. No grupo D, a equipa de Rúben Amorim sabe que terminará, sempre, em segundo, atrás da Atalanta e à frente do Sturm Graz e do Rakow. Assim, quinta-feira (20h00, SIC/Sport TV1), a receção dos verde e brancos aos austríacos será, somente, para cumprir calendário.

O Sporting competirá no play-off da Liga Europa, o tal que FC Porto e SC Braga desejam evitar e onde o Benfica lutará por estar. Essa eliminatória, entre os repescados da Champions e os segundos da Liga Europa, terá uma primeira mão a 15 de fevereiro e uma segunda a 22 de fevereiro, não se podendo defrontar equipas do mesmo país.

em: https://tribuna.expresso.pt/liga-dos-campeoes/2023-12-11-Benfica-e-SC-Braga-a-procura-de-noites-perfeitas-FC-Porto-so-precisa-de-empate-as-contas-das-equipas-portuguesas-na-Liga-dos-Campeoes-f49b6316

Lipeste

ojogo.pt

Artur Jorge: "Ambição não falta. Queremos continuar a fazer história"

Por
Pedro Cadima

Declarações na antevisão ao jogo de Nápoles. Braga tem de vencer por dois golos para seguir para os oitavos de final da Champions

Artur Jorge mantém a fé que o Braga vai conseguir prolongar ação na via mais próspera, onde os lucros desportivos se somam a económicos. Continuar na Champions está na ordem do dia, mesmo que seja necessário triunfo de dois golos. "As minhas expetativas passam muito por fazermos um bom jogo. Disse no início que, apesar de três rivais com belíssimas equipas, queríamos ser competitivos até ao fim. Assim foi, esta é uma final com dois caminhos diferentes, a Champions e a Liga Europa. Ambição passa por vencer e conseguir apuramento para os oitavos, mesmo enfrentando adversário tremendamente difícil. Queremos continuar a fazer história, o Braga diz-nos muito, temos de lutar até à exaustão para acrescentarmos mais páginas douradas", sublinhou.

"Ambição não falta, é jogo de tudo ou nada, isso pode acontecer. O que mais temos falado é acreditar, é acreditar nas nossas expetativas e objetivos. A vantagem do Nápoles foi que foram mais consistentes em Braga, mas nós podemos igualar essa consistência aqui, ganhando! Este é o ponto de partida, igualar em termos pontuais o Nápoles e depois o contexto vai ditar o resto. Há outra possibilidade para nós que é a Liga Europa, mas só olhamos para cima, para o melhor cenário. É por isso que vamos lutar de forma unida e competente", salientou, desvalorizando os distintos estados anímicos, por tendência de vitória lusa e tendência de derrota napolitana.

"A história é olhada só no sentido de a quebrarmos. Estão aqui duas equipas em conta-ciclo, nós com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Nápoles com quatro derrotas. Não invalida que esperamos um adversário fortíssimo, o momento não é determinante no que vai acontecer neste jogo, sabemos do valor individual e coletivo do Nápoles, que é campeão em título", avisou

em: https://www.ojogo.pt/65495830/artur-jorge-ambicao-nao-falta-queremos-continuar-a-fazer-historia/

Lipeste

ojogo.pt

"Braga? Disse aos rapazes que não há que fazer cálculos"

Treinador do Nápoles assume que "é fundamental passar a ronda". Campeão italiano recebe o Braga na terça-feira

Walter Mazzarri, treinador do Nápoles, considerou esta segunda-feira que "é fundamental passar a ronda" da Liga dos Campeões de futebol, realçando a importância do jogo da fase de grupos contra o Braga, na sexta e última jornada.

Os bracarenses jogam em Nápoles ainda com um resto de esperança de qualificação, mas para isso acontecer teriam de ganhar pelo menos por dois golos de diferença. Se o fizerem, desalojam os italianos do segundo lugar do grupo e juntam-se ao já qualificado Real Madrid.

"Disse aos rapazes que não há que fazer cálculos para o resultado final, não devemos pensar em mais nada do que a vitória, eles são muito hábeis no contra-ataque", explicou Mazzarri, na conferência de imprensa de véspera do jogo no estádio Diego Armando Maradona.

O treinador do campeão italiano admite que a equipa joga bem, mas ainda não chega: "Temos de encontrar o equilíbrio que tínhamos. Espero mais solidez, jogando o futebol que já fizemos. Creio que jogámos muito bem contra a Juventus e contra o Inter, mas agora estou interessado em passar, mostrar que estamos sólidos novamente".

"Vejo que falta um pouco de tranquilidade, há momentos em que tudo dá errado e a equipa acusa isso. A tranquilidade vem de nos sentirmos fortes, sólidos. Já sentia isso quando era jogador. Temos de ser bons, sem tropeções, sem erros defensivos. Eles são fortes no contra-ataque, não devemos permitir que tenham a bola ou erros nos cantos", disse ainda.

Mazzarri quer uma equipa "mais cuidadosa e mais compacta defensivamente", acrescentou o técnico italiano, que reforça a opção de uma defesa a quatro, apesar da indisponibilidade de alguns jogadores, como o português Mário Rui.

O Napóles recebe o Sporting de Braga na terça-feira, a partir das 20h00, num jogo da sexta e última jornada do Grupo C da Liga dos Campeões de futebol, arbitrado pelo esloveno Slavko Vincić.

O Real Madrid lidera o agrupamento, com 15 pontos, com os italianos na segunda posição, com sete. Os bracarenses são terceiros, com quatro.

em:
https://www.ojogo.pt/7772845520/braga-disse-aos-rapazes-que-nao-ha-que-fazer-calculos/

Lipeste

ojogo.pt

"A possibilidade de fazer história tem de estar na nossa mente"

Declarações de André Horta em antevisão ao Nápoles-Braga, jogo marcado para terça-feira (20h00) e relativo à última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões

Que tipo de atitude será preciso para assegurar a passagem aos "oitavos": "A equipa está muito orgulhosa pelo que tem conseguido nesta prova. É um orgulho só dependermos de nós para conseguirmos a passagem, precisamos de uma vitória por dois golos. Temos sido uma equipa corajosa, a jogar bom futebol e acreditamos na passagem". 

Na teoria, o Braga não tinha um grupo fácil. Considera que têm sido uma surpresa? "Eu sou sincero, não sei se surpreendemos alguém fora do clube, mas penso que dentro ninguém ficou surpreendido. Sabemos da nossa qualidade e do que somos capazes. Às vezes em Portugal temos essa mentalidade de, se fizermos algo a mais, estamos a surpreender. Mas em Portugal temos muita qualidade e o Braga tem crescido, temos feito boas campanhas na Liga Europa e este ano demonstrámos a nossa qualidade na fase de grupos da Champions e amanhã será igual. É muito importante só dependermos de nós para passar e a possibilidade de fazer história tem de estar na nossa mente. Se surpreender alguém, ficaremos felizes, mas a nós não nos surpreende, porque olhamos diariamente para conquistar estas".

em: https://www.ojogo.pt/8424911203/a-possibilidade-de-fazer-historia-tem-de-estar-na-nossa-mente/

Lipeste

ojogo.pt

"O que passei em Nápoles foi único, é uma cidade que respira paixão pelo futebol"

Por
Pedro Cadima

Médio uruguaio, Walter Gargano, hoje com 39 anos, fala da experiência de 235 jogos pelos napolitanos

Walter Gargano, 39 anos, mítico médio-defensivo do Nápoles, ainda em atividade nos uruguaios do River Plate, jogou seis temporadas no San Paolo, fazendo um total de 235 jogos, celebrando uma Taça de Itália e uma Supertaça, num período de poderoso crescimento do clube já com De Laurentis.

Homem forte da identidade charrua, fazendo parte da icónica geração onde pontificaram Suárez, Cavani, Maxi Pereira, Cebola Rodríguez, Cáceres ou Muslera, Gargano, chamado de Mota, é um eterno enamorado de Nápoles, dos encantos e das emoções que lá gravitam com o futebol, exponenciados na recente conquista do scudetto.

"Depois de tanto tempo, poder ver essa gente a desfrutar de tão ansiado título é muito bonito. Nós estivemos perto muitas vezes com um grande grupo, infelizmente ficamos só com as taças. É um orgulho ver esta cidade a festejar, é um grande trabalho do presidente, um processo com muito tempo. Cidade e clube estão sempre de braço dado", garante, esperando que o efeito Mazzarri resulte apesar um inicio ainda problemático, chegando o Nápoles ao choque decisivo da Champions com o Braga agastado por duas derrotas seguidas no Calcio.

em: https://www.ojogo.pt/8019743329/o-que-passei-em-napoles-foi-unico-e-uma-cidade-que-respira-paixao-pelo-futebol/

Lipeste

ojogo.pt

Feiticeiro Bruma sabe como ferir o Nápoles e aponta à titularidade

Por
Pedro Cadima

Tem o dom de ser desconcertante e nunca duvidar de si nos grandes palcos. Já marcou e venceu em Nápoles e deve voltar ao onze. O Braga leva ambições de seguir na Champions para Nápoles e Artur Jorge tem tudo para apostar no desenho ofensivo mais produtivo da equipa. Bruma ganhou andamento em Vizela e até marcou.

Com um certo poder enfeitiçante, brusco no prazer da ação e rasgos que suplantam missões impossíveis, Bruma é uma grande esperança do Braga para Nápoles. O extremo de 29 anos deve reativar a condição de titular, após ter falhado a importante receção ao Union de Berlim e ter saído do banco nos últimos dois jogos da Liga. Os 45 minutos que Artur Jorge ofereceu ao extremo em Vizela serviram para relançar o luso-guineense nas rotinas com os habituais titulares. E a resposta foi um golo, a fechar as contas da quarta vitória arsenalista seguida para a Liga.

Agora, sim, o Bruma que reconquistou a atenção da Seleção, juntou duas internacionalizações no consulado de Roberto Martínez, sorrindo como jogador solto e com magia para dar e vender, está pronto a atacar um dos palcos mais divinos, onde combinam forças uma equipa de topo e uma inspiração imortal que dá nome ao estádio: Diego Maradona. 

Perante um Nápoles a arder por dentro, refém de uma chicotada recente e sem ânimo recuperado, maltratado por três derrotas consecutivas, Bruma tem a seu favor a experiência acumulada na competição, no Galatasaray, Leipzig e Olympiacos e uma aura de perito em aprofundar transtornos e agudizar dores de cabeça. Com números estimulantes na época, e um arranque brutal na Champions, marcando ao Nápoles na Pedreira, e assinando um golo em forma de monumento em Berlim, que foi o melhor da segunda jornada da prova, decisivo para uma catártica reviravolta, Bruma está esfaimado por tocar o céu e promover uma degustação mais ampla da prova ao Braga com uma inédita presença nos oitavos. 

Traído por lesão e riscado da receção ao Union Berlim, já depois de ter recuperado em cima da hora para defrontar o Real Madrid, em casa, longe da melhor forma, Bruma ferve com essas contas pendentes, tendo até a melhor das memórias da única vez que pisou o recinto napolitano, então chamado de San Paolo. Pelo Leipzig, na Liga Europa de 2017/18, assinou um dos golos de uma vitória por 3-1 dos alemães em Itália, deixando marca influente no acesso da sua equipa à eliminatória seguinte.

Moutinho é outro tesouro guardado

Descanso precioso em Vizela, após cinco jogos a titular, antecipa papel cimeiro em Nápoles

Poupado em Vizela, onde não saiu do banco, o experiente médio será peça determinante na estratégia de Artur Jorge. Moutinho vem de um conjunto de grandes exibições com papel muito ativo nas dinâmicas da equipa, bem como na coesão estrutural, pelo que a interrupção do seu ciclo de jogos, cinco seguidos no onze e três deles completos, foi apenas norteada pela necessária recuperação de fôlego e salvaguarda de todas as qualidades para um choque de dimensão estratosférica dos guerreiros, que pode marcar a própria história do clube, em função de um passaporte para os oitavos de final. 

João Moutinho conhece como poucos todos os caminhos que um jogo pode ter, dos mais esperados aos imprevisíveis, juntando o arcaboiço dos 37 anos, dos 65 jogos na Champions e das 146 internacionalizações, sem falar de incontáveis títulos.

Perspetiva-se, até pela necessidade do Braga assumir uma dimensão ofensiva, que Moutinho jogue ao lado de Zalazar, sendo dele que se espera o ponto de equilíbrio da equipa e bloqueio maior das investidas napolitanas. O médio tem um jogo à sua medida para continuar na grande montra

em: https://www.ojogo.pt/2524321448/feiticeiro-bruma-sabe-como-ferir-o-napoles-e-aponta-a-titularidade/