News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

O Jogo

Não inte­ressa pagar con­tas?

1 Sor­teio:
A nova época abrirá com um jogo que é, por força da tra­di­ção mais recente, um clás­sico: um Braga-Spor­ting. Um sor­teio cheio de con­di­ci­o­nan­tes e de regras pré-deter­mi­na­das, que pouco tem de um ver­da­deiro jogo de sorte. Tal­vez por isso o SC Braga tenha tido a "sorte" de ter o Spor­ting com adver­sá­rio na pri­meira jor­nada. Aliás, nas últi­mas 4 épo­cas, é a quarta vez que temos um dos tra­di­ci­o­nais "gran­des" a jogar numa das duas pri­mei­ras jor­na­das: 3 vezes calhou-nos o Spor­ting e uma vez calhou o Porto. Sor­teios bem estra­nhos...

2 David Carmo: Os adep­tos são assim: fer­vo­ro­sos, emo­ti­vos, apai­xo­na­dos e, por isso, algo irra­ci­o­nais. É nor­mal, pois nós, adep­tos, que­re­mos é ganhar tudo. Não que­re­mos saber de con­tas, de pas­si­vos e ati­vos, de res­pon­sa­bi­li­da­des con­tin­gen­tes. Isso é com a SAD, que terá que pagar tudo a tempo e horas e asse­gu­rar que ganhe­mos tudo. É assim. Por isso, as rea­ções de mui­tos adep­tos à trans­fe­rên­cia de David Carmo para o FC Porto foram insul­tu­o­sas, agres­si­vas cons­pi­ra­ti­vas. Não inte­ressa para os adep­tos saber se há con­tas para pagar, não inte­ressa inda­gar que as fon­tes de recei­tas dos clu­bes por­tu­gue­ses são escas­sas e as des­pe­sas cor­ren­tes são pesa­das, não inte­ressa saber se o valor pago é um valor recorde nas trans­fe­rên­cias entre clu­bes naci­o­nais, não inte­ressa saber se esta venda pos­si­bi­li­tará man­ter outros joga­do­res no plan­tel. Não, nada disto releva: ven­der David Carmo foi, para mui­tos adep­tos, uma trai­ção e um ato de má ges­tão des­por­tiva. E mui­tos viram na cláu­sula de obje­ti­vos uma cons­pi­ra­ção (e, pasme-se, alguns comen­ta­do­res tam­bém o fize­ram). Como se fosse pos­sí­vel, como refe­riu o dire­tor deste jor­nal em cró­nica recente, jun­tar todos os joga­do­res bra­ca­ren­ses e a equipa téc­nica antes dos jogos con­tra o FC Porto e dizer­lhes: "Meus ami­gos, este jogo é para per­der, ok?". Um pre­si­dente de um conhe­cido clube disse, há uns anos: "Ainda bem que os adep­tos não gerem os clu­bes". Eu tendo a con­cor­dar com ele...

3 Saté­lite: Este ano, o mer­cado fran­cês tem sido o pre­fe­rido do SC Braga para as aqui­si­ções. Tal­vez por isso se tenha noti­ci­ado que o Braga esta­ria pres­tes a cele­brar uma par­ce­ria com o PSG para se tor­nar um clube saté­lite do clube fran­cês. Par­ce­ria, ainda se admite (embora eu, por razões polí­ti­cas e morais, não goste nada do PSG). Mas ser saté­lite, isso nunca. Um saté­lite é um corpo celeste menor apri­si­o­nado na gra­vi­dade de um corpo celeste maior. Nem o Braga é um clube menor, pois a sua his­tó­ria recusa tal qua­li­fi­ca­ção, nem nos que­re­mos apri­si­o­nar a nin­guém.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220710/281788517771239

Lipeste

O Jogo

ESTÁ A SER DIFÍCIL TIRÁ-LOS DO SOFÁ

Um estudo do IPAM acerca da forma como os adep­tos inte­ra­gem com os clu­bes de fute­bol aponta a tele­vi­são como a ban­cada mais pro­curada


Inqu­é­rito online a 1169 indi­ví­duos con­tra­ria a ideia de que no cora­ção dos adep­tos só há lugar para um clube: 58 por cento garante haver espaço para mais. A influ­ên­cia da famí­lia pesa na esco­lha.

"Gos­tas mais do pai ou da mãe?"Quem­te­mes­ta­per­gunta como a mais des­con­for­tá­vel da infân­cia, segu­ra­mente, não cres­ceu numa daque­las famí­lias em que levar a cri­ança a pro­cla­mar que deter­mi­nado clube é o maior é um desa­fio cole­tivo a raiar a obses­são. Um estudo do Baró­me­tro & Obser­va­tó­rio da Liga e do IPAM con­du­zido pelo Ins­ti­tuto Por­tu­guês de Admi­nis­tra­ção e Mar­ke­ting demons­tra que essa pres­são resulta: é a famí­lia que des­perta o inte­resse naquele que vem a ser o clube do cora­ção. Des­mente, con­tudo, a ideia de que só há espaço para um emblema - ou uma cor, "o azul e branco", como é sobe­ja­mente conhe­cido: 58 por cento dos inqui­ri­dos são adep­tos de mais do que uma equipa por­tu­guesa; a segunda favo­rita tende a ser a da terra natal (36 por cento); quanto à pri­meira, 58 por cento diz ter sido cati­vado pela famí­lia. Mais difí­cil do que con­quis­tar-lhes a afei­ção, porém, é levá-los ao está­dio e con­vencê-los a faze­rem-se sócios. A ban­cada pre­fe­rida é mesmo o sofá.

O estudo das for­mas de inte­ra­ção dos adep­tos com os clu­bes de fute­bol foi con­du­zido atra­vés de inqu­é­ri­tos online: entre 13 de maio e 7 de junho, 1169 indi­ví­duos resi­den­tes em Por­tu­gal e mai­o­res de 18 anos, 70 por cento do sexo mas­culino, 48 por cento da faixa etá­ria entre os 18 e os 34 anos aju­da­ram a per­ce­ber melhor esta rela­ção, que tem muito por onde cres­cer: ape­sar da liga­ção afe­tiva, 68 por cento não são sócios; dos que são, 39 por cento é-o há mais de 21 anos. Para a Liga e as socie­da­des des­por­ti­vas que dão corpo aos cam­pe­o­na­tos pro­fis­si­o­nais fica o desa­fio de encher os está­dios, uma vez que ape­nas 25 por cento dos inqui­ri­dos diz assis­tir aos jogos no está­dio do clube que tem como prin­ci­pal. É pela tele­vi­são, seja atra­vés de canais pagos (47 por cento) ou gene­ra­lis­tas (27 por cento) que assis­tem aos jogos de fute­bol. A Liga "fará um estudo mais apro­fun­dado" sobre esta maté­ria.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220710/282102050383847

Lipeste

abola.pt

Sporting e SC Braga associados a jogador do Real Madrid


Segundo o diário espanhol Marca, o Sporting e o SC Braga estão entre os clubes interessados em Sergio Arribas, 20 anos, um médio ofensivo que também joga a extremo e que na última temporada, pela equipa B, somou 36 jogos e 16 golos – na época anterior esteve em 10 partidas da equipa principal.

Produto da escola 'merengue' e com um valor de mercado de 3 milhões de euros (segundo o 'transfermarkt'), Sergio Arribas é um dos jovens mais pretendidos do clube, mas o Real Madrid não pretende deixá-lo sair, tendo mesmo proposto uma melhoria salarial. Vinca a Marca que o Real Madrid só aceita sentar-se para conversar a partir dos sete ou oito milhões por 50 por cento do passe.

Além de Sporting e SC Braga, também Anderlecht e Club Brugge têm perguntado pelo jogador, assim como emblemas espanhóis: Almería, Girona e Sporting de Gijón. 

Apesar de pretender jogar numa equipa principal, Sergio Arribas, que tem contrato até 2025 e cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, não vai forçar a saída.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-07-09/espanha-sporting-e-sc-braga-associados-a-jogador-do-real-madrid/948733/471

Lipeste

record.pt

Pinto da Costa e a contratação de David Carmo: «Depois do acordo, Salvador teve ofertas melhores»

Presidente do FC Porto elogia postura do homólogo bracarense


David Carmo chegou ao FC Porto por um valor pouco visto em negócios entre clubes portugueses e, em entrevista ao Porto Canal, elogiou a forma como António Salvador conduziu o processo. Isto porque depois do acordo com os dragões, chegaram a Braga propostas ainda mais elevadas pelo central. "Estudámos muito, tivemos muitas ofertas de jogadores, mas o treinador deu o aval, sem qualquer dúvida, ao David Carmo. A partir daí foi necessário negociar com o António Salvador, o que é sempre difícil, mas tem uma vantagem, quando ele chega a acordo, aperta a mão e depois, venha o que vier, o contrato está fechado. Portanto, prefiro pessoas que sejam difíceis de negociar, mas não é preciso escrever. Aliás, fizemos o contrato com o David Carmo sem haver alguma caneta ou esferográfica. Foi um aperto de mão e estava feito. Depois disso, ele teve vários contactos, com melhores ofertas, mas ele disse sempre que já estava feito com o FC Porto. Portanto, isso também dá uma grande tranquilidade quando há pessoas com quem se pode negociar", revelou Pinto da Costa, levantando depois um pouco do véu das eventuais negociações para a contratação de João Victor, que acabou por rumar ao Benfica.  "Também devo confessar que houve outros a quem demos corda, porque a fasquia do David Carmo estava muito alta. A cláusula era de 40 milhões de euros, havia ofertas de 30 milhões, que não se concretizaram porque o jogador também não estava muito interessado em ir para certos clubes. Foi um bocadinho também de dizer 'se não for assim, temos de ir para outro, mas que também resolve'. Felizmente resolveu-se e fiquei impressionado com o caráter e a postura do jogador, assim como o treinador [Sérgio Conceição] também me transmitiu a mesma opinião, depois de ter uma conversa com ele. Foi uma grande aquisição, agora tem de demonstrar na prática, mas estou convencido que contratámos um jogador que vai estar muitos anos na Seleção Nacional", considerou.

Por José Miguel Machado

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/fc-porto/detalhe/pinto-da-costa-e-a-contratacao-de-david-carmo-depois-do-acordo-salvador-teve-melhor-ofertas-por-ele?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Ricardo Horta faz subir a pressão de Artur Jorge

Continuidade do internacional português implica menos tempo para conseguir resultados


O epílogo em torno da novela Ricardo Horta não só continua envolto em mistério, como parece estar longe de terminar, mas o jogo de paciência do presidente António Salvador perante o assédio do Benfica pode muito bem acabar com a continuidade do avançado no SC Braga.

Conjugação de interesses que não agrada a nenhum dos envolvidos, dada a ambição do jogador em dar o salto, bem como dos bracarenses em encaixar mais uma verba significativa, para lá do Benfica em garantir os serviços de um dos elementos mais dinâmicos do futebol profissional português.

Contas de outro rosário, contudo, que forçam a colocar no horizonte a hipótese de Ricardo Horta acabar por ficar na cidade dos Arcebispos. Reforço a título definitivo inesperado que o treinador Artur Jorge agradeceria de braços abertos, embora também seja o argumento ideal para António Salvador subir a fasquia da apreciação ao treinador.

A missão de suceder ao desempenho legado por Carlos Carvalhal não se afigura fácil e o 4º lugar será sempre o limite mínimo que a SAD entende como plausível, mas o dinheiro na caixa registadora também terá reflexos no período de carência a que Artur Jorge estará sujeito quer por parte da administração, como pelos adeptos, dado que uma coisa é começar a época mediante os mesmos argumentos desportivos, mas sem a continuidade das jóias a margem de manobra ganha muito mais folga.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/amp/ricardo-horta-faz-subir-a-pressao-de-artur-jorge?amp_gsa=1&amp_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_ct=1657433678221&amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16574336742063&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-bwin%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fricardo-horta-faz-subir-a-pressao-de-artur-jorge

Lipeste

record.pt

Adeptos continuam longe dos estádios

Estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal analisa gostos e hábitos dos fãs lusos


Apenas um em cada quatro adeptos portugueses se desloca de forma "frequente ou muito frequente" ao estádio do seu clube para assistir ao vivo a um jogo. Esta é uma das principais conclusões do estudo 'Formas de interação dos adeptos com os clubes de futebol' - o primeiro a ser levado a cabo pelo Barómetro e Observatório da Liga Portugal, e que resultou de uma parceria com o Instituto Português de Administração e Marketing -, a que Record teve acesso.

O documento, elaborado com base nas respostas dadas por 1.169 utilizadores num questionário online, considera que "aumentar o número de adeptos nos estádios é um desafio para os clubes", tendo em consideração que "muitas vezes os adeptos optam pelo conforto da experiência TV". Outro "fator determinante" para o cenário atual prende-se com a calendarização e horários dos jogos. Nesse sentido, o estudo revela que "a Liga fará um estudo mais aprofundado sobre pontos de melhoria sobre a ida ao estádio".

Outra vertente sujeita a observação foi a simpatia dos adeptos pelos clubes. Cerca de 58% garantem apoiar mais do que um emblema e o estudo conclui que "a questão geográfica e a família têm muito relevo" neste fenómeno, o que ajuda a explicar que em 36% dos casos o segundo 'amor' seja escolhido por ser "o clube da terra natal".

No que diz respeito à afiliação, 32% dos inquiridos respondeu ser sócio do seu clube, mas somente 3% são associados do clube principal. Porém, neste último grupo, 39% pagam quotas há mais de 21 anos.

Por fim, o estudo dedicou-se também a perceber quais as fontes de informação que os adeptos utilizam para acompanhar a atualidade dos seus clubes. Apesar do crescimento.

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/amp/adeptos-continuam-longe-dos-estadios?amp_gsa=1&amp_js_v=a9&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#amp_ct=1657435279363&amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16574352705060&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Fdetalhe%2Fadeptos-continuam-longe-dos-estadios

Lipeste

JN

Espí­rito guer­reiro no segundo teste da pré-época

Arse­na­lis­tas esti­ve­ram a per­der por dois golos mas con­se­gui­ram dar a volta já perto do final

Edu­ardo Pedrosa Costa

BRAGA
A pré-tem­po­rada dos minho­tos con­ti­nua a todo o gás e a equipa ori­en­tada por Artur Jorge vol­tou a somar mais uma vitó­ria. Depois de der­ro­ta­rem a Oli­vei­rense, por 6-2, na quarta-feira, os arse­na­lis­tas ven­ce­ram o Vizela, por 3-2, depois de esta­rem a per­der ao inter­valo por 2-0, naquele que foi o segundo jogo de pré-época. Gon­çalo Cunha e Kiko Bon­doso mar­ca­ram para os vize­len­ses e, no segundo tempo, Abel Ruiz, Moura e Schurrle deram a volta ao resul­tado a favor dos guer­rei­ros.

No desa­fio à porta fechada, dis­pu­tado no Com­plexo Des­por­tivo de Fão, o Braga ali­nhou com Matheus, Fabi­ano, Tor­mena, Bruno Rodri­gues, Borja, André Horta, Mineiro, Her­nâni, Iuri Medei­ros, Ricardo Horta e Viti­nha. No con­junto arse­na­lista joga­ram ainda Hor­ni­cek, Gorby, Mario Gon­zá­lez, Abel Ruiz, Moura, Roger,Paulo Oli­veira, Djaló, Al Mus­rati, André Cas­tro, Sequeira, Gui, Schurrle, Dinis Rodri­gues, Rodrigo Gomes e os refor­ços Nia­katé e Vic­tor Gómez.

Naquele que foi o pri­meiro jogo de pré-época para o Vizela, a turma de Álvaro Pacheco ali­nhou com Pedro Silva, Hugo Oli­veira, Bruno Wil­son, Gon­çalo Cunha, Kiki, Diego Rosa, Ale­jan­dro, Samu, Kiko Bon­doso, João Ricardo e Nuno Moreira. Entra­ram ainda Bus­tic, Koffi, Aidara, Iva­nildo, Mavi­ram, Tomás Silva, Guzzo, Alex Mén­dez, Zohi, Cas­si­ano e Cann.

O Braga defronta depois de ama­nhã o Arouca, tam­bém em Fão, no ter­ceiro jogo de pré-tem­po­rada, e este já será aberto ao público. Os arse­na­lis­tas estão com dois tri­un­fos con­se­cuti­vos e que­rem con­ti­nuar na senda vito­ri­osa. Por sua vez, o Vizela volta a entrar em campo tam­bém na terça-feira, con­tra a equipa de sub-23, no está­dio de Vila das Aves.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220710/282518662211476

Lipeste




Lipeste

scbraga.pt

Gorby renova até 2027

A SC Braga, SAD acertou com o jogador Gorby a extensão do contrato que o vincula a esta sociedade, o qual passa a ser válido até 2027. 

Já com 9 jogos ao serviço da equipa principal, o médio de 19 anos tem evoluído de forma exponencial nos últimos anos no SC Braga, tendo recebido com enorme satisfação mais este passo na relação profícua com o clube bracarense. 

Gorby é visto como um dos maiores talentos oriundos da Cidade Desportiva do SC Braga. 

em: https://scbraga.pt/gorby-renova-ate-2027/

Lipeste

ojogo.pt

Oficial: é visto como um dos maiores talentos do Braga e renova até 2027

Gorby, médio francês de 19 anos, fica com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros


Gorby prolongou a ligação ao Braga até junho de 2027, tendo acrescentado três épocas ao contrato anterior.

O médio francês, 19 anos, passa a ter uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Gorby estreou-se na equipa principal do Braga em 2021/22 e foi utilizado em nove jogos, com o registo de um golo - decisivo no triunfo sobre o Sporting, por 2-1, na 19.ª jornada da Liga Bwin.

em:
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/oficial-e-visto-como-um-dos-maiores-talentos-do-braga-e-renova-ate-2027-15008089.html

Lipeste

abola.pt

Oficial: Gorby renova até 2027

O SC Braga anunciou a renovação com Gorby até 2027, prolongando a ligação aos bracarenses por mais três anos para além do vínculo que estava em vigor.

O médio francês, de 19 anos, já tem nove jogos na equipa principal e, na temporada passada, saltou para a 'ribalta' com o golo que deu a vitória aos bracarenses no jogo com o Sporting, em Alvalade, por 2-1.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1546137630311698437?t=ECY6PVB-YBysFT2sNrXeOg&s=01

em;: https://www.abola.pt/Clubes/2022-07-10/sc-braga-oficial-gorby-renova-ate-2027/948791/471

Lipeste

abola.pt

«Golo ao Sporting foi o melhor momento da minha carreira»

O SC Braga anunciou este domingo a renovação com o médio Gorby, 19 anos, até 2027. O jovem, que já tem nove jogos na equipa principal e que, na temporada passada, saltou para a 'ribalta' com o golo que deu a vitória aos bracarenses no jogo com o Sporting, em Alvalade, por 2-1, falou aos meios de comunicação dos arsenalistas.

«Esta renovação significa muito para mim. Quero agradecer ao presidente pela confiança e estou muito feliz por continuar aqui até 2027. Quero continuar a representar e a vestir esta camisola. Gosto muito da cidade, dos adeptos, dos meus colegas, seja na formação ou na equipa principal. Estou muito feliz por estar aqui», disse.

Falou, em seguida, do técnico Artur Jorge: «É um treinador que me conhece bem. Era o único treinador que falava francês quando cheguei aos sub-19. Esteve comigo nos sub-19, nos sub-23, na equipa B e agora na equipa principal. É um treinador que eu gosto.»

Gorby, que sente ser «uma inspiração para os jogadores da formação», foi convidado a escolher o melhor momento da ainda curta carreira e não hesitou: «O meu golo contra o Sporting foi o meu primeiro golo e foi um golo muito importante porque acabámos por ganhar o jogo. Foi o melhor momento da minha carreira», atirou.

A terminar, falou da sua personalidade: «Sou tímido, mas dentro de campo tenho muita tranquilidade com bola.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-07-10/sc-braga-golo-ao-sporting-foi-o-melhor-momento-da-minha-carreira/948828/471

Lipeste

record.pt

Gorby renova com o SC Braga até 2027

Médio que marcou golo da vitória em Alvalade, no último campeonato, prolonga vínculo com os minhotos


O SC Braga anunciou a renovação do contrato de Gorby, que era válido até junho de 2024 e acaba de ser prolongado até 2027. "Gorby é visto como um dos maiores talentos oriundos da Cidade Desportiva do SC Braga", escreve o clube, em nota no site oficial.

O médio, de 19 anos, foi o herói da vitória por 2-1 em Alvalade, no campeonato de 2021/22, em janeiro passado, com o golo decisivo já nos descontos, poucos minutos após ter entrado em campo.

Segundo apurou Record, o médio está protegido por uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Por Record

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/gorby-renova-com-o-sp-braga-ate-2027?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

zerozero.pt

Médio promissor de 19 anos

Gorby renova e é gverreiro até 2027


Gorby vai continuar no Minho até 2027. O promissor médio francês, que chegou a Braga em 2019, prolongou o seu vínculo ao clube arsenalista e está agora contratualmente ligado por mais cinco temporadas. 

Nove meses depois de se ter estreado na equipa principal, onde já conta com nove jogos realizados, Gorby recebeu agora um voto de confiança por parte do executivo minhoto. 

«O médio de 19 anos tem evoluído de forma exponencial nos últimos anos no SC Braga, tendo recebido com enorme satisfação mais este passo na relação profícua com o clube bracarense. Gorby é visto como um dos maiores talentos oriundos da Cidade Desportiva do SC Braga», pode ler-se na nota oficial divulgada pelo SC Braga.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1546192124273639424?t=pLJe0Xk1dUqLSUCqQjp9yw&s=01

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=373487


Lipeste

O Jogo

André Silva é alvo para o ata­que

Arouca rejei­tou pri­meira pro­posta e apon­tou para a cláu­sula: 5 M€


A época de André Silva no Arouca, com dez golos, cap­tou a aten­ção do Braga, que apre­cia a poli­va­lên­cia do bra­si­leiro. Para bai­xar o valor do negó­cio, o Arouca pre­tende ficar com parte dos direi­tos eco­nó­mi­cos.

●●●André Silva, ponta-delança  do Arouca, está nos pla­nos do Braga. O clube minhoto inte­res­sou-se pelo joga­dor bra­si­leiro e já apre­sen­tou mesmo uma pro­posta, que aca­bou rejei­tada por ter sido con­si­de­ra­da­bai­xa­pe­lo­em­ble­ma­a­rou­quense.

Ain­for­ma­ção­foi­i­ni­ci­al­mente avan­çada no Twit­ter pelo jor­na­lista Pedro Sepúl­veda e con­fir­mada pos­te­ri­or­mente por O JOGO. Ape­sar de Artur Jorge ter nesta altura qua­tro pon­tas-de-lança à dis­po­si­ção (Viti­nha, Abel Ruiz, Mario Gon­zá­lez e Dinis Rodri­gues), a SAD bra­ca­rense con­si­dera que André Silva pode­ria ser uma mais-valia para a equipa. Com 25 anos, o joga­dor bra­si­leiro é um avan­çado poli­va­lente e pode ser uti­li­zado como segundo avan­çado ou numa ala, ainda que na equipa arou­quense tenha sido quase sem­pre ponta-de-lança. No entanto, a pro­posta apre­sen­ta­da­ pe­lo­ Bra­ga­ não­ sur­ti­ue­feito e o Arouca apon­tou para a cláu­sula de res­ci­são, cinco milhões de euros, valor pelo qual acei­ta­ria nego­ciar o atleta. A alter­na­tiva seria o clube minhoto pagar um pouco menos e dei­xar o emblema arou­quense com uma parte dos direi­tos eco­nó­mi­cos do joga­dor.

Perante o pri­meiro impasse nas nego­ci­a­ções, falta saber se o Braga estará dis­posto a aumen­tar a parada por André Silva, algo que tam­bém vai depen­der da evo­lu­ção do mer­cado, mais con­cre­ta­mente em rela­ção a even­tu­ais saí­das. Viti­nha é um joga­dor que tem mer­cado e Ricardo Horta con­ti­nua, até ver, na lista de com­pras do Ben­fica. Para se ter umai­dei­a­com­pa­ra­tiva,hácerca de um ano o Braga pagou 1,5 milhões de euros por Mario Gon­zá­lez, pelo que o valor pedido pelo Arouca para dei­xar sair André Silva é con­si­de­rado ele­vado pela SAD.

O ponta-de-lança bra­si­leiro tem con­trato até 2024 e não agrada ape­nas ao con­junto arse­na­lista, isto depois de uma época em que mar­cou dez golos, nove deles na Liga Bwin e um na Taça da Liga. O golo mar­cado ao Gil Vicente, desde o meio-campo, foi dis­tin­guido como o melhor da época.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220711/281500754963985


Lipeste

O Jogo

Gorby reno­vou con­trato até 2027

Gorby pro­lon­gou o con­trato com o Braga até junho de 2027 e ficou com uma cláu­sula de res­ci­são de 40 milhões de euros. O novo vín­culo é um pré­mio para a subida do atleta ao plan­tel prin­ci­pal, con­su­mada na época pas­sada, e um incen­tivo para se afir­mar no onze, sob a ori­en­ta­ção de Artur Jorge. "Era o único trei­na­dor que falava fran­cês quando che­guei aos sub-19. Esteve comigo nos sub-19, nos sub-23, na equipa B e agora na prin­ci­pal. É um trei­na­dor que eu gosto", disse o médio, que ele­geu o golo ao Spor­ting como "o melhor momento da car­reira".

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220711/281732683197969