News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

abola.pt


Lucas Mineiro vai ser guerreiro
Por Paulo Pinto

Lucas Mineiro, médio brasileiro de 25 anos do Gil Vicente vai ser reforço do SC Braga por quatro temporadas.

 

O bom desempenho que teve durante esta temporada suscitou o interesse de alguns clubes, com o Benfica e o SC Braga à cabeça, mas os minhotos ganharam em definitivo a corrida aos encarnados, isto depois do empresário do atleta, Fernando Britto, não ter sido recebido pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-05-16/sc-braga-lucas-mineiro-vai-ser-guerreiro/890510/471

Lipeste

ojogo.pt

Juniores

Torneio Nacional de Juniores: os resultados da segunda jornada

Confira os resultados dos jogos da segunda jornada do Torneio Nacional de Juniores

SÉRIE A

2.ª Jornada:

- Sábado, 15 mai:

Vitória de Guimarães - FC Porto, 2-2

Leixões - Braga, 0-3

Guias: FC Porto e Vitória de Guimarães, com quatro pontos, seguidos de Braga, com três.

- 3.ª Jornada, 22 mai:

FC Porto - Leixões

Braga - Vitória de Guimarães

em: https://www.ojogo.pt/futebol/formacao/noticias/torneio-nacional-de-juniores-os-resultados-da-segunda-jornada-13725689.html

andromeda123

Boas será que alguém consegue colocar aqui o artigo do Ojogo? Obrigado


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Subida à II Liga: Pevidém é o novo líder a Norte, V. Setúbal vence

Vimaranenses triunfaram ante o Sp. Braga B e aproveitaram derrota do Trofense. Sadinos somam primeira vitória: 2-3 na Reboleira. Faltam duas jornadas


Está ao rubro a luta pela subida à II Liga!

O Pevidém, que esta época foi promovido dos distritais, continua a viver um conto de fadas, venceu este domingo na deslocação ao Sporting de Braga B (0-1) e é o novo líder da Série Norte, ao final da quarta jornada.

A equipa treinada por João Pedro Coelho aproveitou a derrota de sábado do Trofense (0-1 na receção ao Anadia) para ascender à liderança isolada, quando faltam disputar duas jornadas.

Na Série Sul, o clássico entre dois históricos na Reboleira sorriu ao Vitória de Setúbal, que renasceu na luta pela subida ao vencer o CF Estrela da Amadora, por 3-2. No outro jogo, já disputado na sexta-feira, houve empate no União de Leiria-Torreense.

CLASSIFICAÇÕES

Série Norte:

1.º: Pevidém, 9 pontos
2.º: Trofense, 7
3.º: Anadia, 4
4.º: Sp. Braga B, 3

Série Sul:
1.º: CF Estrela, 7
2.º: Torreense, 7
3.º: União Leiria, 4
4.º: V. Setúbal, 4

PRÓXIMA JORNADA (22 Maio):
Norte:
Trofense-Pevidém; Anadia-Sp. Braga B

Sul: V. Setúbal-U. Leiria; CF Estrela-Torreense

em: https://maisfutebol.iol.pt/campeonato-de-portugal/fase-subida-ii-liga/subida-a-ii-liga-pevidem-e-o-novo-lider-a-norte-v-setubal-vence

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Futebol feminino: Sporting perde em Braga e Benfica é o novo líder

Gil Vicente e Estoril garantiram a permanência

O Sporting saiu derrotado este domingo do Estádio 1.º de Maio, em Braga, pelo Sporting de Braga (2-1), sofrendo o primeiro desaire na fase de apuramento de campeão, à 13.ª e penúltima jornada, que trouxe um novo líder, o Benfica.

Esta foi a primeira derrota das leoas, que caíram para o segundo lugar fruto da goleada do Benfica na receção ao Condeixa, por 7-0.

Nos outros jogos, o Marítimo venceu fora o Torreense (1-2) e o Clube e Albergaria empatou a três golos na receção ao Famalicão.

Na última jornada, há um escaldante e decisivo Sporting-Benfica.

Nota ainda para o Gil Vicente e o Estoril, que garantiram este domingo a permanência na Liga, ao vencerem os play-off frente a Damaiense e Ovarense, respetivamente. As gilistas empataram em casa 3-3 depois da vitória forasteira por 2-1, tendo o Estoril ganho em casa este domingo por 1-0, depois do empate a uma bola na primeira mão.

CLASSIFICAÇÃO - FASE DE CAMPEÃO:
1.º: Benfica, 36 pontos
2.º: Sporting, 34
3.º: Sp. Braga, 24
4.º: Famalicão, 23
5.º: Clube de Albergaria, 16
6.º: Marítimo, 12
7.º: Torreense, 7
8.º: Condeixa, 1

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/famalicao/futebol-feminino-sporting-perde-em-braga-e-benfica-e-o-novo-lider

Lipeste

record.pt

Sporting perde com o SC Braga e Benfica sobe à liderança à entrada para a última jornada

Golos de Diana Gomes e Maya Delgadillo asseguram triunfo das bracarenses (2-1) e a subida ao terceiro lugar

Lusa

O Sporting de Braga recebeu e venceu este domingo o Sporting por 2-1, com a formação leonina a sofrer a primeira derrota na Liga feminina e a perder a liderança, após o encontro da 13.ª jornada.

As bracarenses, vencedoras da última edição da competição concluída, em 2018/19, estiveram a vencer por 2-0, graças aos tentos de Diana Gomes, aos 40 minutos, e de Maya Delgadillo, aos 54', e, apesar do golo verde e branco, de Fátima Pinto, aos 57', seguraram os três pontos que lhes permitiram a subida ao terceiro lugar, com 24 pontos, mais um do que o Famalicão, conjunto que visita na 14.ª e última jornada.

Já o Sporting perdeu após nove vitórias em nove jogos para na série Sul, da fase regular, e 11 triunfos e um empate nesta fase, e 'caiu' para o segundo lugar, com 34 pontos, menos dois do que o líder Benfica, adversário que vai receber no sábado, no embate que vai decidir o título nacional.

A primeira parte decorreu lenta, com nenhuma das equipas a desfazer o 'equilíbrio de forças' a meio-campo, a não ser num cabeceamento ao lado da bracarense Rayanne, aos 16 minutos, e no lance do golo das anfitriãs, já nos cinco minutos finais.

Na sequência de um canto da direita, batido por Cindy Konig, a defesa leonina falhou a interceção e a central bracarense Diana Gomes apareceu solta junto à pequena área, limitando-se a encostar para o fundo das redes.

A treinadora verde e branca, Susana Cova, remodelou o ataque após o intervalo, com a entrada de Ana Capeta para o lugar de Carolina Mendes, mas a formação arsenalista continuou mais bem ligada na hora de construir e dilatou a vantagem aos 54, num ataque rápido com 'desenho' simples.

Isolada por Rayanne, que progrediu com espaço pelo corredor central, a ponta de lança Myra Delgadillo colocou a bola fora do alcance da guarda-redes Inês Pereira, marcando o seu terceiro golo na fase de apuramento de campeão e o nono em toda a época.

O Sporting reagiu de pronto, reduzindo a desvantagem três minutos depois, num lance em que Fátima Pinto aproveitou um alívio incompleto da defesa bracarense e o adiantamento da guarda-redes Lu Pinheiro para marcar com um 'chapéu'.

Apesar do golo das lisboetas, o figurino do jogo pouco mudou até aos 75 minutos, já que, nessa fase, o Sporting de Braga foi a equipa que pisou terrenos mais adiantados, mesmo sem criar perigo suficiente para restabelecer a vantagem de dois golos.

Mesmo desaproveitando o livre indireto de que beneficiou aos 80 minutos, por Lu Pinheiro ter agarrado a bola duas vezes seguidas, o Sporting acercou-se da área minhota nos últimos minutos, mas sem engenho para quebrar a organização defensiva contrária e criar oportunidades que lhe pudessem dar o empate.

Jogo no Estádio 1.º de Maio, em Braga.

Sporting de Braga - Sporting, 2-1

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Diana Gomes, 40 minutos.

2-0, Maya Delgadillo, 54'.

2-1, Fátima Pinto, 57'.

SC Braga: Lu Pinheiro, Rayanne (Nágela, 70'), Inês Maia, Diana Gomes, Ágata Filipa, Regina (Sofia Silva, 80'), Dolores Silva, Jermaine (Laura Luís, 80'), Andreia Norton, Cindy Konig (Érica Costa, 64') e Myra Delgadillo.

(Suplentes: Leonor, Nágela, Sofia Silva, Barbosinha, Érica Costa, Ana Teles e Laura Luís).

Treinador: Miguel Santos.


Sporting: Inês Pereira, Mariana Rosa, Bruna Lourenço, Nevena Damjanovic, Alicia Correia (Neuza Besugo, 86'), Tatiana Pinto (Joana Martins, 70'), Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Ana Borges, Raquel Fernandes (Marta Ferreira, 90'+3) e Carolina Mendes (Ana Capeta, 46').

(Suplentes: Patrícia Morais, Rita Fontemanha, Mónica Mendes, Joana Martins, Marta Ferreira, Neuza Besugo e Ana Capeta).

Treinador: Susana Cova.


Árbitro: Ana Amorim (AF Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fátima Pinto (55') e Lu Pinheiro (62').

Assistência: jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/sporting-perde-com-o-sp-braga-e-benfica-sobe-a-lideranca-a-entrada-para-a-ultima-jornada?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

bancada.pt

SC Braga impõe primeira derrota ao Sporting na Liga feminina

Triunfo das minhotas por 2-1, com perda de invencibilidade e liderança para a formação leonina


O SC Braga recebeu e venceu hoje o Sporting por 2-1, com a formação leonina a sofrer a primeira derrota na Liga feminina de futebol e a perder a liderança, após o encontro da 13.ª jornada.

As bracarenses, vencedoras da última edição da competição concluída, em 2018/19, estiveram a vencer por 2-0, graças aos tentos de Diana Gomes, aos 40 minutos, e de Maya Delgadillo, aos 54, e, apesar do golo 'verde e branco', de Fátima Pinto, aos 57, seguraram os três pontos que lhes permitiram a subida ao terceiro lugar, com 24 pontos, mais um do que o Famalicão, conjunto que visita na 14.ª e última jornada.

Já o Sporting perdeu após nove vitórias em nove jogos para na série Sul, da fase regular, e 11 triunfos e um empate nesta fase, e 'caiu' para o segundo lugar, com 34 pontos, menos dois do que o líder Benfica, adversário que vai receber no sábado, no embate que vai decidir o título nacional.

A primeira parte decorreu lenta, com nenhuma das equipas a desfazer o 'equilíbrio de forças' a meio-campo, a não ser num cabeceamento ao lado da bracarense Rayanne, aos 16 minutos, e no lance do golo das anfitriãs, já nos cinco minutos finais.

Na sequência de um canto da direita, batido por Cindy Konig, a defesa leonina falhou a interceção e a central bracarense Diana Gomes apareceu solta junto à pequena área, limitando-se a encostar para o fundo das redes.

A treinadora 'verde e branca', Susana Cova, remodelou o ataque após o intervalo, com a entrada de Ana Capeta para o lugar de Carolina Mendes, mas a formação 'arsenalista' continuou mais bem ligada na hora de construir e dilatou a vantagem aos 54, num ataque rápido com 'desenho' simples.

Isolada por Rayanne, que progrediu com espaço pelo corredor central, a ponta de lança Myra Delgadillo colocou a bola fora do alcance da guarda-redes Inês Pereira, marcando o seu terceiro golo na fase de apuramento de campeão e o nono em toda a época.

O Sporting reagiu de pronto, reduzindo a desvantagem três minutos depois, num lance em que Fátima Pinto aproveitou um alívio incompleto da defesa bracarense e o adiantamento da guarda-redes Lu Pinheiro para marcar com um 'chapéu'.

Apesar do golo das lisboetas, o figurino do jogo pouco mudou até aos 75 minutos, já que, nessa fase, o SC Braga foi a equipa que pisou terrenos mais adiantados, mesmo sem criar perigo suficiente para restabelecer a vantagem de dois golos.

Mesmo desaproveitando o livre indireto de que beneficiou aos 80 minutos, por Lu Pinheiro ter agarrado a bola duas vezes seguidas, o Sporting acercou-se da área minhota nos últimos minutos, mas sem engenho para quebrar a organização defensiva contrária e criar oportunidades que lhe pudessem dar o empate.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-impoe-primeira-derrota-ao-sporting-na-liga-feminina

Lipeste

record.pt

SC Braga faz ensaio geral no tiro ao alvo

Aspeto a acertar para a final da Taça, após quatro golos em cinco jogos, dois dos quais de penálti



A visita ao Portimonense, na jornada final da Liga, será uma espécie de ensaio geral para a equipa do SC Braga na antecâmara da final da Taça de Portugal, agendada para o próximo domingo, diante do Benfica. E um dos aspetos mais destacados por Carlos Carvalhal nas últimas semanas tem sido a finalização, ou a falta dela, algo que pretende ver melhorado no fecho da Liga.

A verdade é que nos últimos cinco jogos a equipa marcou apenas quatro golos e dois deles até foram na conversão de pontapés de penálti. O de Galeno permitiu a conquista do empate frente ao P. Ferreira (1-1) e o de João Novais ofereceu a vitória aos minhotos perante o Moreirense (2-1), na ronda anterior. E isto significa que os guerreiros apontaram apenas dois golos de bola corrida, o que não deixa de ser relevante se tivermos em conta que ao longo deste período o SC Braga criou um total de 47 oportunidades em jogadas de bola corrida e 67 remates.

E não há nenhum jogador que escape a este momento de menor fulgor ofensivo, até porque desde o início da quebra de produção do SC Braga no campeonato (empate em Famalicão) foram oito os autores dos 11 golos apontados. Apenas Sporar, Ricardo Horta e Al Musrati fizeram dois tentos neste período.

Afinar a pontaria diante do Portimonense permitirá à equipa reforçar o moral ganho com o triunfo sobre o Moreirense e encarar a final da Taça de Portugal com maior confiança.

Santos interessado no médio Ryller

A imprensa brasileira avançou que o Santos está interessado em adquirir o médio Ryller, que está emprestado ao Red Bull Bragantino pelo SC Braga, com quem tem ainda mais uma temporada de contrato, mas é certo que não faz parte dos planos dos minhotos. O médio, de 27 anos, já assumiu estar a par do interesse do Peixe. Ryller chegou ao SC Braga em janeiro de 2018, tendo assinado até 2022. Fez 19 jogos na equipa principal e 13 na B.

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/sp-braga-faz-ensaio-geral-no-tiro-ao-alvo?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16212315860210&amp_ct=1621231589548&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fsp-braga-faz-ensaio-geral-no-tiro-ao-alvo

Lipeste

O Jogo

Car­va­lhal ge­re on­ze a pen­sar na Ta­ça

Pro­xi­mi­da­de do jo­go com o Ben­fi­ca le­va o trei­na­dor a pon­de­rar fa­zer me­xi­das na equi­pa na úl­ti­ma jor­na­da da Li­ga, pa­ra evi­tar o des­gas­te e le­sões.

Es­gaio, Se­quei­ra, Fran­sér­gio, Ga­le­no e Ri­car­do Hor­ta são for­tes can­di­da­tos a des­can­sar na úl­ti­ma jor­na­da. Con­di­ção fí­si­ca de Raul Sil­va e Al Mus­ra­ti tam­bém es­tá a ser ana­li­sa­da pe­la es­tru­tu­ra téc­ni­ca

TOP 5 DA RODAGEM

O Bra­ga vai abor­dar com cui­da­dos es­pe­ci­ais a úl­ti­ma jor­na­da do cam­pe­o­na­to, fren­te ao Portimonense, es­ta quar­ta-fei­ra, uma vez que qua­tro di­as de­pois dis­pu­ta­rá a fi­nal da Ta­ça de Por­tu­gal, em Coim­bra, com o Ben­fi­ca. A equi­pa mi­nho­ta tem o quar­to lu­gar con­so­li­da­do e já não tem hi­pó­te­ses de che­gar ao ter­cei­ro pos­to, pe­lo que Car­los Car­va­lhal vai fa­zer a ges­tão do on­ze em Por­ti­mão em fun­ção das uni­da­des mais uti­li­za­das e des­gas­ta­das do pon­to de vis­ta fí­si­co e até men­tal.

Nu­ma épo­ca lon­ga, que já vai em 50 jo­gos pa­ra o con­jun­to mi­nho­to, há na­tu­ral­men­te jo­ga­do­res so­bre­car­re­ga­dos e um de­les até ul­tra­pas­sou a bar­rei­ra dos qua­tro mil mi­nu­tos. Tra­ta­se de Ri­car­do Es­gaio, um dos atle­tas que de­ve­rá ser pou­pa­do em Por­ti­mão. Ain­da que o la­te­ral se­ja co­nhe­ci­do pe­la ro­bus­tez e fi­a­bi­li­da­de fí­si­ca, Car­va­lhal não de­ve­rá que­rer ar­ris­car a sua uti­li­za­ção na úl­ti­ma jor­na­da, tan­to mais que se tra­ta de um ele­men­to pre­pon­de­ran­te na di­nâ­mi­ca da equi­pa bra­ca­ren­se. Ga­le­no, Fran­sér­gio e Ri­car­do Hor­ta, to­dos eles no top cin­co de uti­li­za­ção es­ta épo­ca, são ou­tros can­di­da­tos for­tes a des­can­sar an­tes do jo­go de­ci­si­vo com o Ben­fi­ca. No ca­so des­tes ele­men­tos en­tra tam­bém em equa­ção o des­gas­te men­tal e com­pe­ti­ti­vo. No úl­ti­mo jo­go, por exem­plo, Fran­sér­gio es­te­ve cla­ra­men­te uns fu­ros abai­xo do ren­di­men­to evi­den­ci­a­do na pri­mei­ra me­ta­de da tem­po­ra­da. O re­ceio de le­sões tam­bém es­tá a ser con­si­de­ra­do pe­la es­tru­tu­ra téc­ni­ca bra­ca­ren­se.

Se­quei­ra, ape­sar de não en­trar no top cin­co de uti­li­za­ção, de­ve tam­bém ser al­vo de ges­tão, uma vez que é um jo­ga­dor que tem sen­ti­do al­guns pro­ble­mas mus­cula­res nos úl­ti­mos tem­pos, ex­pli­ca­ção que igual­men­te se ajus­ta a Raul Sil­va. A con­di­ção fí­si­ca de Al Mus­ra­ti, pul­mão da equi­pa, tam­bém es­tá a ser al­vo de aná­li­se.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210517/281973200545118

Lipeste

O Jogo

Ga­le­no nu­ma lon­ga fu­ga ao cas­ti­go

Com ape­nas uma jor­na­da pa­ra dis­pu­tar no cam­pe­o­na­to, o jo­go do Bra­ga com o Moreirense, na úl­ti­ma sex­ta­fei­ra, con­fir­mou que Ga­le­no es­ca­pou ao cas­ti­go por acu­mu­la­ção de car­tões ama­re­los. O bra­si­lei­ro pro­ta­go­ni­zou uma lon­ga fu­ga à san­ção dis­ci­pli­nar, is­to de­pois de ter vis­to o quar­to ama­re­lo na 18.ª jor­na­da, no du­e­lo com o FC Por­to. Quer is­to di­zer que o ex­tre­mo jo­gou pra­ti­ca­men­te to­da a se­gun­da vol­ta do cam­pe­o­na­to em ris­co de sus­pen­são, o que mo­ti­vou cui­da­dos re­do­bra­dos na abor­da­gem aos lan­ces e em ques­tões de dis­ci­pli­na.

Ape­sar de Ga­le­no ter fi­ca­do mui­to ce­do em ris­co de sus­pen­são, Car­los Car­va­lhal nun­ca pres­cin­diu de­le. O jo­ga­dor bra­si­lei­ro an­dou 15 jo­gos a es­ca­par ao ama­re­lo fa­tal. O ex­tre­mo ar­se­na­lis­ta, co­mo se po­de ler na pe­ça aci­ma, é um for­te can­di­da­to a des­can­sar na úl­ti­ma jor­na­da, fren­te ao Portimonense, mas es­sen­ci­al­men­te por uma ques­tão fí­si­ca.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210517/281964610610526


Lipeste

JN

Li­vro con­ta his­tó­ria cen­te­ná­ria do clu­be

O li­vro abor­da a his­tó­ria do clu­be des­de os anos da fun­da­ção, te­ma que sus­ci­ta dis­cus­são no seio dos adep­tos e dos pró­pri­os au­to­res, João Mi­guel Fer­nan­des, in­for­má­ti­co e pro­fes­sor ca­te­drá­ti­co na Uni­ver­si­da­de do Mi­nho, e Edu­ar­do Pi­res de Oli­vei­ra, in­ves­ti­ga­dor no âm­bi­to da His­tó­ria da Ar­te e es­pe­ci­a­lis­ta so­bre Bra­ga e Mi­nho. Se Oli­vei­ra de­fen­de 1921, por­que é a par­tir daí que "ga­nha per­so­na­li­da­de ju­rí­di­ca" com o vis­to do Go­ver­no Ci­vil de Bra­ga, Fer­nan­des lem­bra o do­cumen­to ofi­ci­al do clu­be, que des­co­briu nos ar­qui­vos do Co­mi­té Olím­pi­co Por­tu­guês, que apon­ta 20 de mar­ço de 1919 co­mo da­ta fun­da­ci­o­nal.

An­tó­nio Sal­va­dor mos­tra or­gu­lho na obra mais com­ple­ta da his­tó­ria do clu­be

João Mi­guel Fer­nan­des diz ter in­ves­ti­do "mi­lha­res de ho­ras de mui­tas noi­tes, mui­tos fins de se­ma­na e tem­pos li­vres" na "pes­qui­sa mui­to ri­go­ro­sa e de­ta­lha­da" e na es­cri­ta de um li­vro que "já ti­nha na ca­be­ça há 25 anos". "Sem­pre gos­tei de co­le­tar da­dos so­bre o Bra­ga, des­de o tem­po em que ain­da não ha­via In­ter­net, e fui acu­mu­lan­do um con­jun­to de in­for­ma­ção mui­to gran­de so­bre o clu­be", con­ta em ple­no Ca­fé Vi­an­na, his­tó­ri­co es­ta­be­le­ci­men­to da ci­da­de on­de nas­ceu a ideia de cri­ar o clu­be.

ATAS SÓ A PAR­TIR DE 1956

Edu­ar­do Pi­res Oli­vei­ra diz ter acei­ta­do o de­sa­fio "por­que o fu­te­bol me­xe com as pes­so­as, com a par­te hu­ma­na, com a ci­da­de". "Is­so in­te­res­sa-me mui­to. Se não en­ten­der as pes­so­as, a his­tó­ria e a ar­te não per­ce­bem na­da", ex­pli­cou ao JN. A es­cas­sez de do­cumen­ta­ção foi a prin­ci­pal di­fi­cul­da­de elen­ca­da por am­bos: "O clu­be só tem atas a par­tir de 1956", ilus­tra o in­ves­ti­ga­dor.

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20210517/282398402307284


Lipeste

correiodominho.pt

Saiba como o mais alto magistrado da nação se tornou sócio do SC Braga
Ricardo Anselmo

Está marcada para esta tarde (17 horas), no Theatro Circo, a cerimónia de apresentação do 'Livro do Centenário', tido como a maior obra literária da história do SC Braga. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e sócio do SC Braga, ao contrário do que se chegou a perspectivar, não poderá marcar presença nesta cerimónia, ele que é, também, uma importante e distinta personalidade ligada ao universo arsenalista.
Ora, nesse sentido, o Correio do Minho tentou perceber como começou esta ligação entre aquele que é, hoje, o mais alto magistrado da nação, e o clube do seu coração, o Sporting Clube de Braga.
Natural de Celorico de Basto e, também por isso, com fortes ligações ao distrito e, consequentemente, à cidade de Braga, Marcelo desde muito cedo, também por influência do pai, Baltasar Rebelo de Sousa, construiu uma aproximação ao SC Braga, clube do qual assumiu ser "um ferveroso adepto".

Ainda muito jovem, Marcelo chegou a visitar a sede do SC Braga, na companhia do seu pai, grande amigo do então presidente da CM Braga, António Maria Santos da Cunha. Aí, Marcelo foi agraciado com a colocação de um emblema de ouro do clube, por parte do presidente Tomé Gonçalves. Seriam os primeiros passos numa história que tinha ainda muito por onde crescer.
Mais tarde, estávamos na época 1988/89, era António Duarte vice-presidente do clube com a pasta do futebol profissional (Eng.º Alberto Silva a presidente da direcção e Eng.º Mesquita Machado presidente da Mesa da Assembleia-Geral) e o SC Braga deslocava-se a Setúbal para defrontar o Vitória local. Como habitual, a comitiva viajou no dia anterior e instalou-se num hotel de Lisboa. Já acomodados, foi tempo do também habitual jantar no mítico restaurante 'Adega da Tia Matilde', com o não menos emblemático Tio Emílio.

Numa das 'mesas da presidência' sentaram-se o treinador Vítor Manuel, os massagistas José Mário de Almeida (hoje no FC Porto) e Luís Filipe (ainda no SC Braga), bem como o Prof. Manuel Dantas Ferreira (director de relações-públicas). Nesse restaurante encontrava-se um movimento de candidatura à CM Lisboa, encabeçado, precisamente, por... Marcelo Rebelo de Sousa. O então candidato, apercebendo-se da presença no mesmo local de uma comitiva do 'seu clube', aproximou-se e interpelou a tal 'mesa da presidência', dizendo "com um brilho nos olhos": "Vocês são do SC Braga? Eu estou aqui com os meus filhos, num movimento de candidatura à CM Lisboa, e sou adepto ferveroso do SC Braga".

O momento gerou muita curiosidade - isto ocorreu há mais de 30 anos, numa altura em que a expressão do SC Braga na capital portuguesa era muito pequena -, pelo que o repto dos responsáveis dos arsenalistas foi imediatamente lançado: "O Prof. Marcelo tem de ser sócio do SC Braga".
E assim, a 21 de Novembro de 1989, Marcelo Rebelo de Sousa tornava-se o sócio n.º 2253 do clube (entretanto, com a renumeração de associados, Marcelo passou a ser o sócio n.º 1831).
Apaixonado pelo clube desde tenra idade, Marcelo Rebelo de Sousa efectivou a sua aproximação ao SC Braga por altura dos 40 anos. Naquela noite, em Lisboa, na véspera de um jogo com o V. Setúbal, António Duarte (que nos pôs a par dos factos) e companhia tiveram papel preponderante numa das maiores aquisições do universo arsenalista.

António Duarte
Um passado ao serviço do clube e uma paixão de todos os dias

Esteve lá, presenciou, na íntegra, o momento e, como tal, é uma fonte credenciada para nos transmitir a veracidade dos factos que levaram a que todo este processo fechasse com a inscrição de Marcelo Rebelo de Sousa como sócio do SC Braga.
António Duarte, de 69 anos, representou o clube como atleta da formação, tendo desempenhado o papel de capitão. Mais tarde, a partir de 1987, entrou para a direcção do clube, como vice-presidente com a pasta do futebol profissional e de formação, numa equipa liderada pelo Eng.º Alberto Silva e com o Eng.º Mesquita Machado como presidente da Mesa da Assembleia-Geral.
Integrou ainda as presidências, como vice-presidente com o futebol profissional, de: Eng.º Luís de Sousa, José Peixoto Rodrigues, Monsenhor Melo Peixoto e João Gomes de Oliveira.
Foi também representante do SC Braga na Liga (LPFP), sob a presidência de Major Valentim Loureiro, de 2002 a 2007, desempenhando as funções de director-executivo.
Actualmente é comentador na rádio Antena Minho, no programa semanal Tertúlia Bracarense.

em: https://www.correiodominho.pt/noticias/saiba-como-o-mais-alto-magistrado-da-nacao-se-tornou-socio-do-sc-braga/130955

Lipeste

comumonline.com

SC Braga triunfa frente ao Sporting CP

Rayanne foi a melhor jogadora em campo. A defesa minhota assistiu e criou várias oportunidades de perigo.    

Este domingo, o Estádio 1º de Maio recebeu a 13º jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga BPI e a partida contou com o confronto entre o SC Braga e o Sporting CP. Num jogo onde o SC Braga foi superior grande parte da partida, o resultado final de 2-1 sorriu aos bracarenses.

Na primeira metade, as minhotas entraram fortes, com um bom domínio de bola, e obrigaram a equipa adversária a correr atrás do esférico. Apesar da posse de bola das minhotas, a equipa bracarense teve algumas dificuldades em chegar à grande área. Já Sporting CP, com grandes dificuldades na partida, só aos dez minutos de jogo é que conseguiu chegar perto da zona de perigo.

Rayanne, aos 30 minutos, rematou para as mãos da guardiã da equipa adversária. A bracarense foi imparável na ala direita, ao disputar todas as bolas, ao criar perigo através de cruzamentos e ainda ao ajudar na defesa da casa. Na resposta à tentativa minhota, Ana Borges cruzou para uma defesa fácil da guardiã minhota. Depois deste cruzamento, o Sporting CP cresceu um pouco na partida e passou a dividir o palco com o SC Braga na luta da partida.

A dez minutos do fim da primeira metade, o SC Braga voltou a ser superior na partida e a criar grandes oportunidades. Primeiro, Rayanne cruzou a bola para Hannanh Keane que estava na cara do golo, mas a norte americana não conseguiu chegar à bola. Minutos depois, Diana Gomes inaugurou o marcador no Estádio 1º de maio.

Na segunda metade, o SC Braga continuou por cima da partida e foi o primeiro a fazer a bola beijar as redes, através de Myra Delgadillo. Raynne no corredor central enganou a defesa leonina e descobriu Myra Degadilo. Sozinha em frente à baliza, a avançada minhota apenas teve que pontear a bola para o fundo da baliza adversária.

Aos 58 minutos, Fátima Pinto reduziu o marcador para o Sporting CP. A guardiã minhota saiu mal à bola e a bola sobrou para Fátima Pinto que fez um chapéu à guardiã de Braga. Minutos depois, surgiu a resposta do SC Braga, novamente, por intermédio, de Myra Delgadillo que, na grande área, tentou rematar à baliza, mas as defesas sportinguistas impediram que o remate da avançada minhota saísse enquadrado.

Aos 65 minutos, Andreia Norton esteve perto do terceiro golo para as minhotas. A norte americana correu todo o corredor direito e, na grande área, tentou a sua sorte, mas a bola saiu muito por cima da baliza adversária. Dez minutos depois, Myra Delgadilo esteve perto de aumentar a vantagem minhota, mas Inês Pereira conseguiu agarrar a bola, mesmo aos pés da avançada minhota.

Nesta segunda metade, o Sporting CP conseguiu ganhar algum terreno depois dos 70 minutos e esteve perto de empatar o encontro, com diversas ameaças à baliza da turma da casa. A equipa leonina pressionou até ao apito final, mas as bracarenses conseguiram assegurar a vitória.

Com esta vitória, o SC Braga conseguiu subir ao terceiro lugar. No próximo domingo, às 16h, o SC Braga vai até à casa do FC Famalicão para a última jornada da liga BPI.

em: http://www.comumonline.com/2021/05/sc-braga-triunfa-frente-ao-sporting-cp/

Lipeste

O Jogo












Formação