News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic








Lipeste

pressnet.pt

Liga NOS: os horários completos até ao fim da primeira volta

A Liga divulgou na noite desta quinta-feira os horários dos jogos da 15.ª, 16.ª e 17.ª jornadas.

O Sporting-Benfica, jogo de maior cartaz para o que falta jogar da primeira volta do campeonato, está marcado para 1 de fevereiro, segunda-feira, a partir das 21h15.

Na jornada deste fim de semana, que arranca no domingo e termina na terça-feira, o Benfica é o primeiro dos chamados grandes a entrar em ação, na segunda-feira às 17h30, pouco antes do FC Porto, que defronta fora o Farense a partir das 20h15 do mesmo dia. O Sporting encerra a ronda no dia seguinte.

Calendário completo das jornadas 15, 16 e 17:

Jornada 15


Domingo, 24 de janeiro
Marítimo-P. Ferreira, 15h00 
Moreirense-Portimonense, 17H30
Famalicão-V. Guimarães, 20H15

Segunda-feira, 25 de janeiro
Belenenses-Tondela, 14H30
Rio Ave-Santa Clara, 16H30
Benfica-Nacional, 17H30
Farense-FC Porto, 20H15

Terça-feira, 26 de janeiro
Sp. Braga-Gil Vicente, 19H45

Boavista-Sporting, 21H15

Jornada 16

Sábado, 30 de janeiro
Nacional-Famalicão, 15H30
Tondela-Farense, 18H00
Portimonense-Boavista, 20H30

Domingo, 31 de janeiro
V. Guimarães-Marítimo, 15H00

Segunda-feira, 1 de fevereiro
Santa Clara-Belenenses, 17H00
FC Porto-Rio Ave, 19H00
Moreirense-Sp. Braga, 19H45
Sporting-Benfica, 21H30

Terça-feira, 2 de fevereiro
Gil Vicente-P. Ferreira, 20H15

Jornada 17

Quinta-feira, 4 de fevereiro

Farense – Santa Clara, 15H00
Belenenses– FC Porto, 19H00
Sp. Braga – Portimonense, 21H00
Famalicão – Moreirense, 21H30

Sexta-feira, 5 de fevereiro
Rio Ave-Nacional, 17H00
Benfica-V. Guimarães, 19H00
Marítimo-Sporting, 19H00
P. Ferreira-Tondela, 21H00
Boavista-Gil Vicente, 21H00

em:
https://pressnet.pt/2021/01/21/liga-nos-os-horarios-completos-ate-ao-fim-da-primeira-volta/

Lipeste

correiodominho.pt

Final inédita entre guerreiros e leões
Por Joana Russo Belo

É uma final inédita da Taça da Liga entre guerreiros e leões. O SC Braga vai entrar em campo, amanhã, como detentor do troféu e de olhos postos em revalidar o título, frente a um Sporting em alta no campeonato nacional e num confronto, curiosamente, algo equilibrado em termos históricos e estatísticos: as duas equipas já festejaram a conquista de duas Taças da Liga, o que significa que o vencedor somará o terceiro título na história; ambos os treinadores sabem bem como é ganhar o troféu e partem à procura do segundo caneco da carreira e, olhando aos últimos confrontos, os leões venceram esta época para o campeonato, mas, na Taça da Liga, quem sorriu há um ano foram os arsenalistas.

Esta vai ser a quarta final do SC Braga na competição, ganha em 2012/13, na era de José Peseiro - em Coimbra, com um golo de Alan, frente ao FC Porto - e em 2019/20, na temporada passada, em casa, novamente frente aos dragões e com um golo de Ricardo Horta. Na altura, Rúben Amorim, actual técnico leonino, orientava os guerreiros e fez história ao conquistar a Taça como treinador e jogador pelo clube bracarense.
Pelo meio, houve ainda a final do Algarve, na época 2016/17, com Jorge Simão, perdida para o vizinho Moreirense, que fez história com um golo de Cauê.
Já os leões vão para a quinta final da competição, depois de terem vencido as finais de 2017/18 e 2018/19, ambas no desempate por grandes penalidades, e perdido as de 2007/08 e 2008/09.

Neste percurso ao longo das 13 edições da Taça da Liga, as duas equipas já se defrontaram em três ocasiões: na época passada, nas meias-finais, em Janeiro de 2020, o SC Braga de Amorim eliminou o Sporting de Silas, ao vencer, por 2-1, com golos de Ricardo Horta e Paulinho; um ano antes, em 2019, o SC Braga de Abel Ferreira caiu nas meias--finais diante do Sporting de Marcel Keizer, nas grandes penalidades, após um empate a uma bola no tempo regulamentar com golos de Dyego Sousa e Coates; e, em 2009/10, no Grupo B, a equipa leonina orientada por Carlos Carvalhal venceu, por 2-1, os guerreiros de Domingos Paciência, que não passaram a fase de grupos.
O último duelo entre os dois emblemas foi para o campeonato, já este ano de 2021, na 12.ª jornada da I Liga, com triunfo leonino, por 2-0, num jogo marcado pelas baixas nos guerreiros devido à Covid-19.

Centenário do SC Braga assinalado pela Liga

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, assinalou os 100 anos do SC Braga com um presente a António Salvador, homólogo do clube bracarense. A recordação foi entregue durante o jogo da meia-final da Taça da Liga, entre SC Braga e Benfica, que os guerreiros venceram, garantindo presença na grande final, a disputar-se amanhã.
Para este jogo decisivo da final-four 2020/21, a bola é, em tudo, especial e este ano está adornada com desenhos de crianças aos cuidados da Fundação do Gil, numa parceria com a Fundação do Futebol – Liga Portugal, representando todas as crianças que não podem sentir as emoções e alegrias do futebol.

em: https://correiodominho.pt/noticias/final-inedita-entre-guerreiros-e-leoes/128637

Lipeste

abola.pt

Garrafa oferecida por Mourinho à espera de ser aberta

Carlos Carvalhal vai disputar a segunda final da Taça da Liga em quatro participações na competição. Longe vai a conquista do troféu, em 2008, ao serviço do Vitória de Setúbal, na primeira edição da prova, numa final realizada no Estádio Algarve frente ao Sporting que teve de ser decidida através da marcação de pontapés de penálti.


Desde então, o treinador do SC Braga já passou por outros oito emblemas e ao serviço do Swansea teve oportunidade de cumprir um dos sonhos de treinar na Premier League, defrontando, entre outros, o Manchester United, então dirigido por José Mourinho.

Em março de 2018 recebeu do técnico setubalense uma valiosa garrafa de vinho que estaria à espera de abrir no final dessa temporada, caso o emblema galês permanecesse na principal competição inglesa. Infelizmente, o objetivo não foi alcançado e a promessa de saborear o precioso néctar teve de ser adiada.

Anteontem, voltou a bater o Benfica na meia-final da Taça da Liga e está apostado em, finalmente, abrir a garrafa que guarda religiosamente desde 2018.


«Se ganhar abro... Essa garrafa foi dada pelo José Mourinho, quando fizemos um Swansea-Manchester United, fiquei com ela e disse que a abria num momento especial. Estava a contar abri-la no ano passado, na eventual final four pelo Rio Ave, não foi possível, mas este ano está pronta a ser aberta», desvendou aos microfones da SIC, após o triunfo sobre o Benfica, numa partida disputada em Leiria.
 
em:
https://www.abola.pt/Clubes/2021-01-22/sc-braga-garrafa-oferecida-por-mourinho-a-espera-de-ser-aberta/876121/471

Lipeste

ojogo.pt

Carlos Carvalhal, o pioneiro da Taça da Liga: "Ele tem essa mania..."

Treinador conquistou a primeira edição da Taça da Liga e do outro lado estava o Sporting. Sandro lembra-se de "palestra emotiva"


Se a Taça da Liga já não tem segredos para o Braga, com dois troféus arrecadados e ainda uma terceira ida à final (perdida para o Moreirense), Carlos Carvalhal também não anda longe desse cenário.

O Bra­ga po­de iso­lar-se no se­gun­do lu­gar da lis­ta de clu­bes com mais vi­tó­ri­as na Ta­ça da Li­ga. E Car­va­lhal po­de en­trar pa­ra a ga­le­ria de téc­ni­cos com mais do que um triun­fo na pro­va, o que só Je­sus con­se­guiu

Se a Ta­ça da Li­ga já não tem se­gre­dos pa­ra o Bra­ga, com dois tro­féus ar­re­ca­da­dos e ain­da uma ter­cei­ra ida à fi­nal (per­di­da pa­ra o Mo­rei­ren­se), Car­los Car­va­lhal tam­bém não an­da lon­ge des­se ce­ná­rio. Afi­nal de con­tas, o trei­na­dor do Bra­ga foi o res­pon­sá­vel pe­la pri­mei­ra con­quis­ta da pro­va quan­do es­ta­va ao le­me do V. Se­tú­bal e der­ro­tou, no de­sem­pa­te por gran­des pe­na­li­da­des, o Spor­ting, pre­ci­sa­men­te o ad­ver­sá­rio de ama­nhã. San­dro, ca­pi­tão dos se­tu­ba­len­ses nes­sa épo­ca de 2007/08, lem­bra a O JO­GO a pre­pa­ra­ção des­se jo­go de­ci­si­vo. "O Car­va­lhal deu-nos uma pa­les­tra emo­ti­va. Na­que­la épo­ca, era a quar­ta vez que ía­mos jo­gar com o Spor­ting, e sem­pre sem per­der. Foi uma pa­les­tra ao es­ti­lo de­le, em que trans­mi­tiu enor­me con­fi­an­ça. E ago­ra, com mais ex­pe­ri­ên­cia, co­mo se no­ta pe­lo seu tra­je­to, ele es­ta­rá cer­ta­men­te di­fe­ren­te e pa­ra me­lhor", con­tou San­dro.

Em jo­gos mui­to tá­ti­cos e equi­li­bra­dos, a par­te mo­ti­va­ci­o­nal tem nor­mal­men­te um pe­so gran­de, al­go que San­dro con­cor­da que po­de fa­zer a di­fe­ren­ça nu­ma fi­nal. "O Car­va­lhal tem es­sa ma­nia de co­mu­ni­car de for­ma di­fe­ren­te. Aliás, ele pe­ga em mui­tas coi­sas que o Qui­ni­to fa­zia, com ex­pres­sões e com­pa­ra­ções en­gra­ça­das, e sa­be usá-las pa­ra mo­ti­var os jo­ga­do­res. Na­que­la pa­les­tra an­tes da fi­nal com o Spor­ting, o Car­va­lhal pas­sou-nos um dis­cur­so de res­pon­sa­bi­li­da­de, mas ao mes­mo tem­po de tran­qui­li­da­de", des­ta­cou o an­ti­go mé­dio dos sa­di­nos e ago­ra trei­na­dor (es­tá a com­ple­tar o quar­to ní­vel do cur­so), con­ven­ci­do de que o Bra­ga es­tá "ca­da vez mais per­to" dos de­no­mi­na­dos gran­des. "Ain­da não es­tá ao mes­mo ní­vel, mas, aten­den­do ao per­cur­so que es­tá a fa­zer, e olhan­do pa­ra o tra­ba­lho de to­da a es­tru­tu­ra, o Bra­ga vai che­gar lá."

Aliás, a fi­nal de ama­nhã com o Spor­ting po­de co­lo­car o clu­be bra­ca­ren­se co­mo o se­gun­do com mais Ta­ças da Li­ga, ape­nas atrás do Ben­fi­ca (se­te). Os ar­se­na­lis­tas têm dois tro­féus, tan­tos co­mo o Spor­ting, e po­dem des­co­lar da con­cor­rên­cia em ca­so de no­vo êxi­to, em Lei­ria. Tam­bém Car­los Car­va­lhal po­de en­trar pa­ra a ga­le­ria de trei­na­do­res com mais do que uma vi­tó­ria na pro­va, al­go que, por en­quan­to, só Jor­ge Je­sus con­se­guiu, com seis triun­fos. Rú­ben Amo­rim, trei­na­dor que na épo­ca pas­sa­da es­ta­va no Bra­ga e ven­ceu a Ta­ça da Li­ga, es­tá na mes­ma si­tu­a­ção.

"Mi­lo­je­vic, o gu­ar­da-re­des su­plen­te, dis­se-nos que o Iz­mai­lov gos­ta­va de ba­ter pa­ra um dos la­dos. Foi o que fez e o Edu­ar­do de­fen­deu"
San­dro
Trei­na­dor

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/carlos-carvalhal-o-pioneiro-da-taca-da-liga-ele-tem-essa-mania-13263046.html?target=conteudo_fechado

Lipeste

record.pt

Domingos Paciência e a final da Allianz Cup: «Quando as coisas saem bem, são duas equipas fortes»

Antigo técnico diz que Sporting e Sp. Braga apresentam rendimentos semelhantes


Sporting e Sp. Braga apresentam rendimentos semelhantes nesta fase da época, avaliou o antigo treinador dos dois finalistas da Taça da Liga, Domingos Paciência, prevendo "um jogo muito equilibrado" no sábado, em Leiria.

"Não é fácil prever quem poderá ter mais superioridade ou ser mais favorito em função daquilo que as equipas têm apresentado. O Sp. Braga esteve melhor com o Benfica, o Sporting não foi tão bom contra o FC Porto, mas são duas equipas com rendimentos muito iguais nesta altura", analisou o treinador em declarações à agência Lusa.

Segundo Domingos Paciência, apesar de ocupar o primeiro lugar no campeonato e ter esse "mérito", a qualidade de jogo do Sporting, nos últimos tempos, "não tem sido tão evidente".

Por outro lado, defensivamente, o Sp. Braga "consegue ser mais consistente do que o Sporting", mas o desafio poderá ser decidido pela "diferença em termos ofensivos". "Quem for o melhor ataque pode fazer a diferença e tanto o Sp. Braga como o Sporting têm um ataque dinâmico. Quando as coisas saem bem, são duas equipas fortes", comentou.

Domingos Paciência sucedeu a Jorge Jesus no Sp. Braga, em 2009/10, conduzido os arsenalistas ao segundo lugar da Liga NOS e, na época seguinte, à final da Liga Europa, na qual foram batidos pelo FC Porto, por 1-0.

Na época seguinte, rumou ao Sporting, onde foi substituído a meio da época, em fevereiro, por Ricardo Sá Pinto.

À distância de quase uma década, o antigo internacional português acredita que o Sp. Braga, "se mantiver esta estrutura", pode lutar pelo título "a breve prazo".

Nesta época, apesar de o Sporting seguir na liderança, com quatro pontos de vantagem, "é muito difícil prever o que irá acontecer", devido à pandemia de covid-19. "Acho que não é só o resultado desportivo ou a qualidade da equipa que vai determinar o campeão. Atrevo-me a dizer que a equipa que tiver a imunidade mais rápido, se é que ela existe, poderá ser a mais regular", concluiu o técnico, atualmente sem clube.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/allianz-cup/detalhe/domingos-paciencia-e-a-final-da-allianz-cup-quando-as-coisas-saem-bem-sao-duas-equipas-fortes?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

José Peseiro de olho no Sporting-Sp. Braga: «Duas equipas vão estar no seu melhor momento»

Atual selecionador venezuelano antevê final da Allianz Cup


José Peseiro considera que não há favoritos para sábado, na final da Taça da Liga entre Sporting de Braga e Sporting, as duas únicas equipas que repetiu como treinador, como frisou à agência Lusa.

"Acho que há uma quota [de possibilidade de vencer] muito igual para as duas equipas. Penso que será um bom jogo, ambas as equipas têm qualidade, por isso eliminaram FC Porto e Benfica, e antevejo uma final disputada, com nível, em função do que é a qualidade dos seus jogadores e dos seus treinadores", mas "em que é muito imprevisível dizer quem é favorito", disse.

O Sporting terá mais um dia descanso, porque jogou na terça-feira (vitória por 2-1 sobre o FC Porto), e os bracarenses apenas na quarta-feira (mesmo resultado diante do Benfica), mas, para José Peseiro, numa final, isso "não é tão relevante assim".

"Já vimos noutras finais a equipa com três dias de descanso vencer a que tinha quatro dias. Quem está numa final, está extremamente motivado. Claro que não é a mesma coisa, cientificamente não é, mas o Braga vai fazer tudo para ter os jogadores recuperados e não será isso que vai fazer a diferença, até porque não há prolongamento, decide-se em penáltis [se o jogo terminar empatado no final dos 90 minutos]", disse.

Segundo o técnico, "as duas equipas vão estar no seu melhor momento, motivadas e confiantes por estarem na final", e "o que vai fazer a diferença é a qualidade do jogo, a equipa que errar menos, a que está mais concentrada, porque um jogo destes pode decidir-se no pormenor, como nos jogos das meias-finais".

José Peseiro vincou a ideia de que Sporting de Braga e Sporting "são dois projetos diferentes", o que se reflete em "duas formas diferenciadas de jogar".

O Sporting de Braga com um projeto "a ser desenvolvido já há alguns anos", uma "equipa que ganhou o ano passado a Taça da Liga, tem jogadores mais experientes, com uma média de idades superior".

Já o Sporting, "é um projeto novo, com um treinador novo, mas que também já ganhou esta competição, com jogadores de qualidade, também tem alguns jogadores com experiência, mas o Braga terá mais e é um projeto com mais tempo e mais solidificado", explicou.

"A verdade é que o Sporting está em primeiro lugar, com quatro pontos de vantagem [sobre FC Porto e Benfica] e já ganhou por 2-0 ao Braga esta época. Também me colocaram essa questão, que o FC Porto teria mais experiência que o Sporting, mas eu disse que são mais jovens, mas há irreverência e há a confiança que acumularam. São uma equipa muito bem orientada, com qualidade e que está a construir o seu caminho", disse.

O atual selecionador venezuelano diz não torcer por nenhuma equipa e notou que ficará "satisfeito e triste" qualquer que seja o resultado. "O Braga e o Sporting foram as duas únicas equipas que repeti a treinar, em que tive sucesso - ganhei uma Taça da Liga [Sporting de Braga] e fui a uma final da Taça UEFA e estive quase a ser campeão [Sporting] - e algum insucesso, também por não continuar como gostaria. São duas equipas que tive uma grande honra e satisfação em treinar, estão na minha história e marcam muito o meu trajeto", finalizou.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/allianz-cup/detalhe/jose-peseiro-de-olho-no-sporting-sp-braga-duas-equipas-vao-estar-no-seu-melhor-momento?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record.pt

Paulinho voltou a pensar na final da Allianz Cup: goleador no ataque ao Sporting

Entrada no jogo com o Benfica já foi teste para o avançado mostrar que está bem e recomenda-se


Paulinho vai voltar a ocupar o seu posto de titular no ataque do Sp. Braga no jogo de amanhã na grande final da Allianz Cup. O goleador dos bracarenses, que leva 10 golos no acumulado desta época, até aproveitou a entrada no confronto com o Benfica para testar a sua capacidade física, depois de 18 dias de ausência da competição, devido a uma lesão muscular.

No fim da meia-final de anteontem, Carlos Carvalhal reconheceu a estratégia acertada com o próprio jogador que esteve em dúvida até à última, mas solicitou alguns minutos ao treinador para perceber se estava mesmo no ponto para o que vem aí.

O último jogo de Paulinho, de resto, tinha sido precisamente em Alvalade, a 2 de janeiro, onde o avançado sofreu a lesão e que terá sido, segundo confessou mais tarde Carlos Carvalhal, fruto da sua vontade de ir até ao limite numa fase em que se intensificavam as notícias da sua eventual transferência para o Sporting, assunto que voltou à ribalta e que, segundo fonte bracarense, "não faz sentido", não passando de mais uma "manobra de diversão" quando o opositor volta a ser o leão.

Os minhotos remetem mesmo para uma das suas recentes 'newsletters' onde já registavam este facto, sendo que o próprio Carlos Carvalhal chegou a registar ter a garantia de António Salvador de que conta com Paulinho até ao final da época. Depois é que a transferência pode voltar a ser tema em cima da mesa.

Abel Ruiz deve sair mas leva o mérito

A ausência de Paulinho permitiu perceber uma mudança na hierarquia de opções de Carlos Carvalhal para a frente de ataque. Ordem de mérito para Abel Ruiz, que ganhou claramente a corrida a Schettine. O avançado espanhol, apesar de ser o natural sacrificado com o regresso de Paulinho ao onze, foi uma das grandes figuras da equipa na meia-final com o Benfica, a quem marcou o 5.º golo em cinco jogos nas taças internas esta época.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/paulinho-voltou-a-pensar-na-final-da-allianz-cup-goleador-no-ataque-ao-sporting?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16113140819220&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fpaulinho-voltou-a-pensar-na-final-da-allianz-cup-goleador-no-ataque-ao-sporting

Lipeste

record.pt

Com todas as proteções e a bênção de Fátima: estágio do Sp. Braga cheio de regras

Minhotos preparam a final de amanhã, frente ao Sporting, no Estádio Municipal de Fátima Papa Francisco


Tal como Carlos Carvalhal divulgou no final do jogo com o Benfica, o grupo de trabalho do Sp. Braga mudou-se de armas e bagagens para Fátima, onde está a preparar a final de amanhã, frente ao Sporting, permanecendo no hotel que serviu de base para a meia-final com o Benfica. No total, são cinco dias de um estágio com mais regras do que seria normal noutros tempos. Certo é que o s minhotos tomaram todas as precauções inerentes ao momento em que vivemos, ao ponto de terem horários desfasados nas refeições e com uma mesa para cada jogador. O pequeno-almoço e o lanche, por exemplo, são servidos nos próprios quartos para evitar possíveis contactos desnecessários nesta fase em que os números da pandemia sobem de uma forma abrupta. A primeira regra, de resto, é usar a máscara em todos os cenários e por isso é que Tormena foi visto assim na 'flash interview' a seguir ao confronto com o Benfica, sendo que o grupo de trabalho tem sido testado diariamente à Covid-19.

No relvado do Estádio Municipal de Fátima Papa Francisco, ali bem perto do Santuário, o trabalho prossegue. Ontem de manhã com treino ligeiro de recuperação para quem alinhou mais tempo frente ao Benfica. Hoje há mais uma sessão no ensaio geral da final.

Antevisão no palco do jogo

Carlos Carvalhal e um jogador promovem esta tarde, a partir das 14 horas, a antevisão do jogo de amanhã, frente ao Sporting. A conferência é no palco da final, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, precisamente para evitar a deslocação dos jornalistas ao hotel da equipa, em Fátima, uma vez que todo o cuidado é pouco nesta fase.

em: https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/com-todas-as-protecoes-e-a-bencao-de-fatima-estagio-do-sp-braga-cheio-de-regras?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16113142358678&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fcom-todas-as-protecoes-e-a-bencao-de-fatima-estagio-do-sp-braga-cheio-de-regras

Lipeste

record.pt

O estranho caso de Bruno Viana: defesa ficou de fora da meia-final da Allianz Cup

Ausência do defesa acabou por ser a grande surpresa reservada por Carlos Carvalhal para o jogo com o Benfica


A ausência de Bruno Viana na ficha de jogo da meia-final com o Benfica acabou por ser a grande surpresa reservada por Carlos Carvalhal.

Um estranho caso de repentino ostracismo e que, até melhor explicação, continua a ser uma mera opção técnica, uma vez que não era conhecido qualquer problema físico de última hora. Certo é que depois de ter sido titular na derrota em Paços de Ferreira, condição em que esteve em 20 jogos esta época, o central passou diretamente para a bancada e no banco de suplentes sentaram-se, por exemplo, Rolando e Raúl Silva, nomes que estiveram sempre atrás de Bruno Viana na hierarquia de opções de Calos Carvalhal. Aliás, Bruno Viana apenas foi uma vez suplente utilizado na temporada e só tinha ficado de fora em três jogos quando acusou positivo à Covid-19.

em:
https://www-record-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sp--braga/amp/o-estranho-caso-de-bruno-viana-defesa-ficou-de-fora-da-meia-final-da-allianz-cup?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQHKAFQArABIA%3D%3D#aoh=16113143627582&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Ffutebol%2Ffutebol-nacional%2Fliga-nos%2Fsp--braga%2Fdetalhe%2Fo-estranho-caso-de-bruno-viana-defesa-ficou-de-fora-da-meia-final-da-allianz-cup

Lipeste

bancada.pt
=
record.pt

"SC Braga esteve melhor com Benfica, Sporting não foi tão bom contra FC Porto"

Domingos tem dificuldade em antever final da Taça da Liga, mas destaca boa exibição dos arsenalistas na meia-final


Sporting e SC Braga apresentam rendimentos semelhantes nesta fase da época, avaliou hoje o antigo treinador dos dois finalistas da Taça da Liga, Domingos Paciência, prevendo "um jogo muito equilibrado" no sábado, em Leiria.

"Não é fácil prever quem poderá ter mais superioridade ou ser mais favorito em função daquilo que as equipas têm apresentado. O SC Braga esteve melhor com o Benfica, o Sporting não foi tão bom contra o FC Porto, mas são duas equipas com rendimentos muito iguais nesta altura", analisou o treinador em declarações à agência Lusa.

Segundo Domingos Paciência, apesar de ocupar o primeiro lugar no campeonato e ter esse "mérito", a qualidade de jogo do Sporting, nos últimos tempos, "não tem sido tão evidente".

Por outro lado, defensivamente, o SC Braga "consegue ser mais consistente do que o Sporting", mas o desafio poderá ser decidido pela "diferença em termos ofensivos".

"Quem for o melhor ataque pode fazer a diferença e tanto o SC Braga como o Sporting têm um ataque dinâmico. Quando as coisas saem bem, são duas equipas fortes", comentou.

Domingos Paciência sucedeu a Jorge Jesus no SC Braga, em 2009/10, conduzido os arsenalistas ao segundo lugar da I Liga e, na época seguinte, à final da Liga Europa, na qual foram batidos pelo FC Porto, por 1-0.

Na época seguinte, rumou ao Sporting, onde foi substituído a meio da época, em fevereiro, por Ricardo Sá Pinto.

À distância de quase uma década, o antigo internacional português acredita que o SC Braga, "se mantiver esta estrutura", pode lutar pelo título "a breve prazo".

Nesta época, apesar de o Sporting seguir na liderança, com quatro pontos de vantagem, "é muito difícil prever o que irá acontecer", devido à pandemia de covid-19.

"Acho que não é só o resultado desportivo ou a qualidade da equipa que vai determinar o campeão. Atrevo-me a dizer que a equipa que tiver a imunidade mais rápido, se é que ela existe, poderá ser a mais regular", concluiu o técnico, atualmente sem clube.

O Sporting e o SC Braga disputam no sábado a final da Taça da Liga, em Leira, em partida com início marcado para as 19:45.

Os leões, que procuram o terceiro troféu no seu historial, eliminaram o FC Porto nas meias-finais, na terça-feira, vencendo por 2-1, sob o comando de Ruben Amorim, que na época passada conquistou o troféu ao serviço do SC Braga.

Já os minhotos, que venceram o Benfica, no dia seguinte, pelo mesmo resultado, procuram reconquistar o troféu que ergueram pela primeira vez há um ano, sob o comando do atual técnico leonino.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-esteve-melhor-com-benfica-sporting-nao-foi-tao-bom-contra-fc-porto

Lipeste

bancada.pt
=
record.pt

Peseiro antevê equilíbrio entre SC Braga e Sporting na final da Taça da Liga

Técnico faz antevisão do encontro de sábado e assinala curiosidade


José Peseiro considera que não há favoritos para sábado, na final da Taça da Liga, entre SC Braga e Sporting, as duas únicas equipas que repetiu como treinador, como frisou à agência Lusa.

"Acho que há uma quota muito igual para as duas equipas. Penso que será um bom jogo, as duas equipas têm qualidade, por isso eliminaram FC Porto e Benfica, e antevejo uma final disputada, com nível, em função do que é a qualidade dos seus jogadores e dos seus treinadores", mas "em que é muito difícil dizer quem é favorito", disse.

O Sporting terá mais um dia descanso, porque jogou na terça-feira (vitória por 2-1 sobre o FC Porto), e os bracarenses apenas na quarta-feira (mesmo resultado diante do Benfica), mas, para José Peseiro, numa final, isso "não é tão relevante assim".

"Já vimos noutras finais a equipa com três dias de descanso vencer a que tinha quatro dias. Quem está numa final está extremamente motivado. Claro que não é a mesma coisa, cientificamente não é, mas o SC Braga vai fazer tudo para ter os jogadores recuperados e não será isso que vai fazer a diferença, até porque não há prolongamento, decide-se em penáltis", disse.

Segundo o técnico, "as duas equipas vão estar no seu melhor momento, motivadas e confiantes por estarem na final", e "o que vai fazer a diferença é a qualidade do jogo, a equipa que errar menos, a que está mais concentrada, porque um jogo destes pode decidir-se no pormenor, como nos jogos das meias-finais".

José Peseiro vincou a ideia de que SC Braga e Sporting "são dois projetos diferentes", o que se reflete em "duas formas diferenciadas de jogar".

O SC Braga com um projeto "a ser desenvolvido já há alguns anos", uma "equipa que ganhou o ano passado a Taça da Liga, tem jogadores mais experientes, com uma média de idades superior".

Já o Sporting, "é um projeto novo, com um treinador novo, mas que também já ganhou esta competição, com jogadores de qualidade, também tem alguns jogadores com experiência, mas o SC Braga terá mais e é um projeto com mais tempo e mais solidificado", explicou.

"A verdade é que o Sporting está em primeiro lugar, com quatro pontos de vantagem sobre FC Porto e Benfica e já ganhou por 2-0 ao SC Braga esta época. Também me colocaram essa questão, que o FC Porto teria mais experiência que o Sporting, mas eu disse que são mais jovens, mas há irreverência e há a confiança que acumularam. São uma equipa muito bem orientada, com qualidade e que está a construir o seu caminho", disse.

O atual selecionador venezuelano diz não torcer por nenhuma equipa e notou que ficará "satisfeito e triste" qualquer que seja o resultado.

"O SC Braga e o Sporting foram as duas únicas equipas que repeti a treinar, em que tive sucesso - ganhei uma Taça da Liga no SC Braga e fui a uma final da Taça UEFA e estive quase a ser campeão no Sporting - e algum insucesso, também por não continuar como gostaria. São duas equipas que tive uma grande honra e satisfação em treinar, estão na minha história e marcam muito o meu trajeto", finalizou.

Sporting e SC Braga, detentor do título, disputam no sábado uma inédita final da 14.ª edição da Taça da Liga, ambos em busca de um terceiro troféu, em encontro marcado para o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, a partir das 19:45.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-e-sporting-foram-as-unicas-equipas-em-que-tive-sucesso

Lipeste

desporto.sapo.pt

DGS confirma: Sporting pode utilizar Nuno Mendes e Sporar na final da Taça da Liga

Os jogadores estão oficialmente autorizados a poderem ser opção no encontro frente ao Sporting de Braga.

Depois da polémica em torno dos falsos positivos, o Sporting está autorizado a utilizar Nuno Mendes e Andraz Sporar na final da Taça da Liga frente ao SC Braga.

A comunicação chegou por parte da Direção Geral de Saúde, que confirmou que os jogadores estão autorizados a treinar e a jogar pelo Sporting.

Trata-se de uma boa notícia para leões que estão assim na máxima força para defrontar o SC Braga.

Recorde-se que na última testagem do plantel, nenhum jogador acusou positivo à COVID-19.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-da-liga/artigos/dgs-confirma-sporting-pode-utilizar-nuno-mendes-e-sporar-na-final-da-taca-da-liga