News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Vitória importante para serenar a equipa»

Taça: Felgueiras - SC Braga, 1-2 (reportagem)

Por
Bruno José Ferreira

Declarações de Artur Jorge, treinador do SC Braga, na sala de imprensa do Estádio Dr. Machado Matos, após o triunfo sobre o Felgueiras em jogo da Taça de Portugal:

«Desde o início esperávamos, tal como se confirmou, um jogo muito difícil, muito disputado, em que precisaríamos de estar todos comprometidos e disponíveis para sofrer, se necessário, para ultrapassar este adversário. Há um histórico grande de surpresas nesta competição, e nós queríamos evitar isso. Foi preciso trabalhar muito, esta foi uma vitória muito  importante para serenar enquanto equipa, voltando a ganhar».

«O que fiz ao intervalo foi uma mudança estratégia. De todo, alguma alteração teve a ver com falta de compromisso. Sabíamos da importância desta vitória, voltar a ganhar. Permite abordar os próximos jogos de uma forma mais confiante. Foi possível graças ao que a equipa demonstrou dentro de campo. Com caráter, que hoje vi dos meus jogadores».

«Os jogos de Taça não são jogos de oportunidade. Oportunidade é trabalhar muito em cada um dos treinos, para que depois o treinador possa apostar. Ao intervalo procurámos coisas diferentes».

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/sp-braga/artur-jorge-vitoria-importante-para-serenar-a-equipa

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Agostinho Bento: «Sabe a pouco, estivemos perto de fazer história»

Taça: Felgueiras - SC Braga, 1-2 (reportagem)

Por
Bruno José Ferreira

Declarações de Agostinho Bento, treinador do Felgueiras, na sala de imprensa do Estádio Dr. Machado Matos, após a derrota frente ao Sp. Braga em jogo da Taça de Portugal:

«Estou satisfeito com os meus atletas, deram tudo de si, mas é verdade que sabe a pouco. Acredito sinceramente que se retirarmos os momentos táticos do jogo, bolas paradas, o golo foi equilibrado. Uma equipa com mais posse de bola, com mais momentos ofensivos, mas nos quatro momentos do jogo fomos iguais ao Braga. Criaram dificuldades nas bolas paradas, pela sua capacidade físicas. Tirando isso, tenho de ressalvar que jogámos com o melhor ataque do campeonato, e hoje não tiveram grandes atletas. Estivemos perto de fazer história e estou triste, porque não conseguimos».

[O que tem faltado ao Felgueiras para conseguir bater equipas da primeira?] «Quando estamos a falar de duas equipas com um diferencial orçamental como estas, não gosto de falar nisso, mas estamos a falar de equipas com orçamentos completamente díspares... Muitas vezes individualmente as diferenças acabam por se esbater, com determinação e estruturas coletivas, mas as equipas mais fortes acabam por fazer a diferença nos pormenores. Consigo ter bons jogadores tecnicamente, mas com uma compilação física menor. O futebol joga-se na relva, mas também no ar, e isso fez a diferença.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-de-portugal/sp-braga/agostinho-bento-sabe-a-pouco-estivemos-perto-de-fazer-historia

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Taça: todos os jogos, resultados e apurados

Ronda arrancou na sexta-feira e termina domingo


A terceira eliminatória da Taça de Portugal terminou este domingo e provocou uma razia de clubes da Liga. No total caíram oito formações da primeira divisão, incluindo um grande: o Sporting.

A formação leonina perdeu com o Varzim, da II Liga, num jogo realizado em Barcelos, que serviu de casa emprestada da equipa poveira. Já o FC Porto goleou o Anadia por 6-0 e não encontrou dificuldades no apuramento.

O Benfica foi o primeiro grande a entrar em campo e afastou o Caldas, mas teve de sofrer: após um empate no fim do prolongamento, os encarnados só garantiram o apuramento no desempate por penáltis.

Refira-se que as três equipas dos Distritais que ainda estavam em provas, caíram todas: Courense, Sp. Pombal e Oriental foram afastados nesta ronda.

O sorteio da quarta eliminatória realiza-se já na próxima terça-feira.

Os resultados e apurados da terceira eliminatória da Taça de Portugal:

Olhanense-BSAD, 0-2

Moreirense-Vilafranquense, 3-0

Amora-Estoril, 2-3

Fontinhas-Arouca, 0-2

Nacional-Oliveirense, 3-1 (após prolongamento)

Trofense-Famalicão, 0-1 

Canelas-Vitória de Guimarães, 1-3

Serpa-Gil Vicente, 0-3

Sanjoanense-Belenenses, 3-2 (após prolongamento)

Mafra-Marítimo, 4-2

Penafiel-Vizela, 3-3 (1-2 no desempate por g.p.)

Ac. Viseu-Oriental, 1-0

Imortal-Farense, 0-3

Tondela-Santa Clara, 2-0

Caldas-Benfica, 1-1 (3-5 g.p.)

V. Setúbal-Paços de Ferreira, 2-0

São Martinho-Casa Pia, 0-2

Pêro Pinheiro-Sp. Pombal, 4-0

Dumiense-Real Massamá, 2-1

Bragança-Pevidém, 0-1 (após prolongamento)

Valadares-Desp. Chaves, 3-2

Rabo de Peixe-Sertanense, 2-1

Courense-Camacha, 0-6

Oliveira Hospital-Rio Ave, 3-2 (após prolongamento)

Lank Vilaverdense-Portimonense, 2-0

Tirsense-Leixões, 1-4

Montalegre-São João de Ver, 1-3

Machico-Boavista, 1-0

Vianense-Beira-Mar, 1-2

Felgueiras-SC Braga, 1-2

Varzim-Sporting, 1-0

Anadia-FC Porto, 0-6

TODOS OS APURADOS:

Liga (10 equipas):

FC Porto,
Benfica,
SC Braga,
V. Guimarães,
Casa Pia,
Vizela,
Famalicão,
Arouca,
Estoril e
Gil Vicente.

II Liga (8 equipas): 
Farense, 
Moreirense, 
B SAD, 
Mafra, 
Leixões,
Académico de Viseu,
Nacional e 
Tondela.

Liga 3 (6 equipas): 
Varzim,
Sanjoanense, 
Oliveira do Hospital, 
São João de Ver, 
Lank Vilaverdense e 
V. Setúbal.

Campeonato de Portugal (8 equipas):
Pevidém, 
Beira-Mar,
Pero Pinheiro, 
Valadares Gaia,
Rabo de Peixe,
Dumiense,
Machico e 
Camacha.

em: https://maisfutebol.iol.pt/taca-portugal/benfica/taca-as-datas-e-os-horarios-dos-jogos-de-benfica-fc-porto-e-sporting

Lipeste

ominho.pt

Braga 'arruma' Felgueiras ao cair do pano, regressa às vitórias e segue em frente na Taça de Portugal

O SC Braga venceu hoje no terreno do Felgueiras, da Liga 3, por 2-1, e qualificou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, num jogo decidido por Paulo Oliveira.

O central bracarense marcou, de cabeça, aos 89 minutos, devolvendo a vantagem aos minhotos, alcançada pelos minhotos graças ao felgueirense Henrique Martins, também de cabeça, na própria baliza, na tentativa de 'cortar' um livre de André Horta, aos 62.

Dois minutos depois, Daniel Rodrigues, na sua primeira ação no jogo, empatou para o Felgueiras, com a particularidade de os três golos terem resultado de lances de bola parada.

O Braga, com oito alterações no 'onze', teve quase sempre mais iniciativa e bola, mas quase nunca jogou bem, face a um Felgueiras que não se remeteu à defesa e, sempre que teve oportunidade, também procurou a baliza contrária.

A primeira parte foi mais pobre e rendeu somente duas oportunidades, a primeira para Ricardo Horta, aos nove, respondendo os locais por Welton, ainda com mais perigo, aos 45+4.

A entrada de André Horta ao intervalo, juntamente com Rodrigo Gomes e Castro, acabou por ser determinante para o desfecho, com duas assistências para golo. O Felgueiras ainda empatou por Daniel Rodrigues, após canto, e quase obrigava a prolongamento, no fim, em remates de Sacko.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Felgueiras – SC Braga, 1-2.

Marcadores:

0-1, Henrique Martins, 62 minutos (na própria baliza).

1-1, Daniel Rodrigues, 64.

1-2, Paulo Oliveira, 89.

Equipas:

– Felgueiras:
Bruno Silva, Rui Rampa (Nuno Namora, 35), João Cunha, Mike, João Silva, Ivo Lemos, Henrique Martins, Welton, Henrique Brito, João Santos e Paulité (Momo Sacko, 82).

(Suplentes: André Couto, Nuno Namora, Kuffuor, Momo Sacko, Landinho, Daniel Rodrigues, Ofosu, Barandas, e Baba Zakari).

Treinador: Agostinho Bento.

– SC Braga: Tiago Sá, Victor Gómez (Rodrigo Gomes, 46), Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Fabiano, Iuri Medeiros (Abel Ruiz, 83), Gorby (André Horta, 46), Racic (André Castro, 46), Ricardo Horta, Banza (Álvaro Djaló, 71) e Vitinha.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Vítor Tormena, Dinis Pinto, André Castro, André Horta, Álvaro Djaló, Rodrigo Gomes, Diego Lainez e Abel Ruiz).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo Welton (22), Racic (40), Paulo Oliveira (51), André Horta (60), João Silva (60) e Mike (83).

Assistência: Cerca de 2.500 espetadores.

em: https://ominho.pt/braga-arruma-felgueiras-ao-cair-do-pano-e-segue-em-frente-na-taca-de-portugal/

Lipeste


Lipeste

comumonline.com

SC Braga elimina FC Felgueiras e segue em frente na Taça de Portugal

SC Braga elimina FC Felgueiras e segue em frente na Taça de Portugal.


Este domingo, o SC Braga marcou presença no Estádio Municipal Dr Machado de Matos para disputar a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Diante do FC Felgueiras, os bracarenses venceram por 1-2 e avançam para a quarta eliminatória da competição.

Na primeira etapa da prova rainha, foi a formação arsenalista a deter o controlo no jogo, com maior posse de bola e domínio de operações. Do lado oposto, apresentou-se um FC Felgueiras confortável na partida, ainda sem derrotas em terreno caseiro na presente temporada.

Aos 12 minutos, Ricardo Horta, em trabalho com Iuri Medeiros, esteve muito perto de balançar as redes de Bruno Silva, mas o guarda-redes percebeu a movimentação do capitão arsenalista no momento da finalização. A turma a comando de Agostinho Bento apostava na subida de linhas que condicionava a chegada de bola à zona ofensiva por mérito dos bracarenses.

Antes de João Gonçalves apitar para o tempo de intervalo, a turma caseira por pouco não abriu o placard. No entanto, foi o nulo que permaneceu no marcador no final da primeira etapa da prova.

Com a entrada no segundo tempo, o FC Felgueiras conseguiu implementar um jogo mais organizado e proativo. Instantes depois do apito, um cruzamento de Paulité para João Silva só foi travado em força pelas mãos do guardião bracarense.

Só aos 62 minutos o marcador sofreu alterações. O SC Braga chegou à vantagem com um autogolo de Henrique Martins, No entanto, a vantagem não foi duradoura pois um minuto depois o FC Felgueiras repôs o empate na partida. Fruto de um pontapé de canto, Daniel Rodrigues, que acabava de entrar no jogo, rematou rasteiro para o fundo das malhas.

O golo decisivo só surgiu em cima dos 90 minutos. Paulo Oliveira saltou, antecipou-se a Bruno Silva e resolveu com sucesso a partida. Assim, os minhotos atiram para fora da competição o FC Felgueiras, por 2-1, e avançam para a próxima etapa da prova rainha.

O SC Braga volta a virar as atenções para a Liga Bwin, em batalha frente ao Estoril. O jogo está agendado para o próximo sábado, pelas 18h00.

em: https://www.comumonline.com/2022/10/sc-braga-elimina-fc-felgueiras-e-segue-em-frente-na-taca-de-portugal/

Lipeste

desporto.sapo.pt

Caíram que nem tordos: Oito clubes da I Liga ficaram pelo caminho e outros sofreram para continuar na Taça

O Sporting 'caiu' na estreia pela oitava vez, Benfica precisou dos penáltis para continuar.

Oito dos 18 clubes da Primeira Liga caíram logo na sua primeira aparição na edição 2022/23 da Taça de Portugal. Sporting, Marítimo, Santa Clara, Boavista, Portimonense, Desportivo de Chaves, Rio Ave e Paços de Ferreira não passaram da 3.ª ronda da prova rainha do futebol português perante emblemas do terceiro e quarto escalão do nosso futebol.

O mais surpreendente de todos foi mesmo o Sporting, derrotado por 1-0 diante do Varzim, num jogo que agudizou ainda mais a crise maus resultados dos Leões. O capitão João Faria, aos 70 minutos, marcou o golo do triunfo de um dos líderes da Série A da Liga 3 - o outro é o Lank Vilaverdense -, que somou o oitavo jogo sem perder na presente temporada, impondo o sexto desaire da época aos comandados de Rúben Amorim, em 14 encontros.

O Sporting 'caiu' na estreia pela oitava vez, em 89 presenças, a última das quais há três temporadas, em 2019/20, frente ao Alverca, que também disputava o terceiro escalão. Os 'leões' já ergueram o troféu em 17 ocasiões.

Numa fase da prova em que os 18 clubes primodivisionários atuaram fora de casa, o papel de 'tomba-gigantes' começou por ser dividido por dois emblemas da II Liga, casos de Tondela e Mafra, que, em 2021/22, só vacilou nas meias-finais com os beirões, finalistas vencidos. Os tondelenses, que na época passada desceram ao escalão secundário, venceram o Santa Clara, 16.º e antepenúltimo da I Liga, por 2-0, os mafrenses derrotaram o lanterna-vermelha Marítimo, que continua sem triunfar em 2022/23, por 4-2, após prolongamento.

Na tarde deste domingo, mais cinco emblemas da Primeira Liga ficaram pelo caminho.

O Boavista foi o primeiro a ser eliminado este domingo, ao perder por 1-0 no terreno do Machico, do Campeonato de Portugal. A formação madeirense, nona classificada da Série B do quarto escalão, impôs-se aos 'axadrezados', quintos da I Liga, com um golo de Roberto Gouveia, aos 45 minutos.

O Machico assegurou a presença na quarta eliminatória com o segundo triunfo na temporada, depois de ter afastado na ronda anterior o Alverca, da Liga 3, no desempate através de grandes penalidades, enquanto o Boavista somou o terceiro jogo sem vencer em todas as competições.´

Depois foi o Portimonense a cair no terreno do Lank Vilaverdense, da Liga 3, ao perder por 2-0. A equipa que lidera a série A da Liga 3, ainda sem derrotas, inaugurou o marcador aos 31 minutos, por André Soares, e fez o segundo já perto do final da partida, com Edmilson a marcar aos 90+2.

Com alguma surpresa ou talvez não, o Paços de Ferreira deu continuidade ao péssimo arranque de época e também foi afastado da Taça ao perder no terreno do Vitória de Setúbal, da Liga 3, por 2-0.

No Estádio do Bonfim, o Vitória de Setúbal, que já venceu esta Taça de Portugal por três vezes, adiantou-se no marcador aos 46 minutos, com um golo de José Varela, ampliando a vantagem aos 70, por intermédio de François. Com este triunfo, a equipa sadina, que milita na série B da Liga 3, segue em frente para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, competição que já conquistou por três vezes.

Surpreendente também foi o afastamento do Desportivo de Chaves, aos pés do Valadares Gaia, do quarto escalão. O emblema de Vila Nova de Gaia, do quarto escalão, venceu por 3-2 após prolongamento. Pio Júnior, aos 112, na conversão de uma grande penalidade, marcou o golo da formação de Vila Nova de Gaia, sexta classificada da Série B do Campeonato de Portugal, que ainda não perdeu na presente temporada.

O Desportivo de Chaves, 11.º da I Liga, até marcou primeiro, por Steven Vitória, aos 34, mas Joseph e Assis Júnior, aos 86 e 90+2, concretizaram a reviravolta para o Valadares Gaia, enquanto Ricardo Guima levou o encontro para o prolongamento, ao chegar ao empate 2-2, aos 90+4.

Quem também caiu no prolongamento foi o Rio Ave, afastado pelo Oliveira do Hospital. A equipa da Liga 3 venceu por 3-2 no prolongamento, após a igualdade 2-2 no tempo regulamentar. Rui Batalha, aos 67 e 72, o segundo na conversão de uma grande penalidade, deu a volta ao marcador, tendo Vítor Gomes conseguido o empate para os 13.ºs classificados do principal escalão, aos 76, relegando o encontro para o prolongamento.

O suplente Patrick, aos 116 minutos, marcou o golo do triunfo do Oliveira do Hospital, oitavo da Série B do terceiro escalão, que assegurou a passagem à quarta ronda, num encontro em que começou a perder, depois de Leonardo Ruiz ter dado vantagem aos vila-condenses, aos 24.

De resto, o Benfica passou mas sofreu no Campo da Mata onde só nos penáltis eliminou o Caldas, da Liga 3, depois de 1-1 nos 120 minutos. A equipa do alemão Roger Schmidt prossegue invicta esta temporada (14 vitórias e quatro empates), mas só triunfou em uma das últimas cinco partidas, quando restam cinco dias para a visita ao FC Porto, no clássico da 10.ª jornada do campeonato.

Também o Braga passou um mau bocado para eliminar o Felgueiras, com o golo da vitória a surgir apenas aos 89 minutos, por Paulo Oliveira (2-1).

Nos restantes jogos entre clubes dos dois escalões profissionais, o Famalicão superou o Trofense pela margem mínima (1-0) e o Vizela precisou do desempate por penáltis (2-1) para ultrapassar o Penafiel, após empate 3-3 no final dos 90 minutos e do tempo extra.

Arouca e Vitória de Guimarães, outro antigo vencedor da prova, 'selaram' a continuidade na prova face a Fontinhas (2-0) e Canelas 2010 (3-1), respetivamente, ambos da Liga 3, tal como o Gil Vicente se impôs frente ao Serpa (3-0), do Campeonato de Portugal (CP).

Das equipas da I Liga, o FC Porto foi quem venceu com maior tranquilidade, ao bater o Anadia por 6-0, para assim continuar na defesa do troféu, nesta que é a 83.ª edição da Taça de Portugal.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/cairam-que-nem-tordos-oito-clubes-da-i-liga-ficaram-pelo-caminho-e-outros-sofreram-para-continuar-na-taca

Lipeste

futebol365.pt

Taça de Portugal: Sporting de Braga avança na prova ao vencer em Felgueiras

Um golo do defesa central Paulo Oliveira deu hoje a vitória ao Sporting de Braga no terreno do Felgueiras, por 1-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Os bracarenses, que ergueram o troféu em 1965/66, 2015/16 e 2020/21, voltaram às vitórias, depois de quatro jogos sem vencer em todas as competições.

Bruno Rodrigues deu vantagem ao Sporting de Braga, aos 61, Daniel Rodrigues empatou para o Felgueiras, três minutos depois, tendo Paulo Oliveira assegurado a presença na quarta ronda da Taça com o golo da vitória, aos 89.

em:
https://www.futebol365.pt/artigo/287762-taca-de-portugal-sporting-de-braga-avanca-na-prova-ao-vencer-em-felgueiras/

___

Crónica: Sporting de Braga segue em frente na Taça com golo no fim do jogo

Por Manuel Resendes c/Lusa

O Sporting de Braga venceu hoje no terreno do Felgueiras, da Liga 3, por 2-1, e qualificou-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, num jogo decidido por Paulo Oliveira.

O central bracarense marcou, de cabeça, aos 89 minutos, devolvendo a vantagem aos minhotos, alcançada pelos minhotos graças ao felgueirense Henrique Martins, também de cabeça, na própria baliza, na tentativa de 'cortar' um livre de André Horta, aos 62.

Dois minutos depois, Daniel Rodrigues, na sua primeira ação no jogo, empatou para o Felgueiras, com a particularidade de os três golos terem resultado de lances de bola parada.

O Sporting de Braga, com oito alterações no 'onze', teve quase sempre mais iniciativa e bola, mas quase nunca jogou bem, face a um Felgueiras que não se remeteu à defesa e, sempre que teve oportunidade, também procurou a baliza contrária.

A primeira parte foi mais pobre e rendeu somente duas oportunidades, a primeira para Ricardo Horta, aos nove, respondendo os locais por Welton, ainda com mais perigo, aos 45+4.

A entrada de André Horta ao intervalo, juntamente com Rodrigo Gomes e Castro, acabou por ser determinante para o desfecho, com duas assistências para golo. O Felgueiras ainda empatou por Daniel Rodrigues, após canto, e quase obrigava a prolongamento, no fim, em remates de Sacko.

em: https://www.futebol365.pt/artigo/287766-cronica-sporting-de-braga-segue-em-frente-na-taca-com-golo-no-fim-do-jogo/

Lipeste

futebol365.pt

À atenção do SC Braga: Union Berlim vence Dortmund e cimenta liderança na Bundesliga

Por
Manuel Resendes c/Lusa

O Union Berlim, próximo adversário do Sporting de Braga na Liga Europa, consolidou a surpreendente liderança do campeonato alemão, ao vencer por 2-0 na receção ao Borussia Dortmund.

A equipa anfitriã entrou praticamente a ganhar, com um golo marcado aos oito minutos pelo médio Haberer, que bisou aos 21, fixando o resultado de um jogo em que o defesa português Diogo Leite foi totalista no Union Berlim e o compatriota Raphael Guerreiro no Dortmund.

O clube da capital germânica aumentou de forma provisória para cinco pontos a vantagem sobre o Friburgo, que se desloca hoje ao estádio do decacampeão Bayern Munique, quinto posicionado, no jogo de encerramento da ronda, enquanto o Dortmund ocupa o oitavo posto.

O Union Berlim vai defrontar o Sporting de Braga em 27 de outubro, em jogo da quinta e penúltima ronda do Grupo D da Liga Europa, liderado pelos belgas do Union Saint-Gilloise, com três pontos de vantagem sobre os minhotos e quatro sobre os alemães, terceiro colocados.

em:
https://www.futebol365.pt/artigo/287761-a-atencao-do-sp-braga-union-berlim-vence-dortmund-e-cimenta-lideranca-na-bundesliga/

Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste


Lipeste

ominho.pt

Ex-jogador do Braga pede 185 mil euros por utilização ilegal da sua imagem em videojogos

Por Luís Moreira

O antigo jogador do SC Braga Raul Silva processou a empresa americana criadora dos videojogos FIFA, a Electronic Arts (EA). O atleta, de 32 anos, atualmente a jogar no Universitatea Craiova, da Roménia, queixa-se de que a firma utilizou a sua imagem e o seu nome sem autorização, pelo que reclama 185 mil euros a título de indemnizações por danos patrimoniais (180 mil) e não patrimoniais (cinco mil). Verbas acrescidas de juros.

A ação entrou em 2021 na Unidade Cível do Tribunal de Braga que se considerou incompetente para a julgar, por ser do foro internacional, mas Raúl Silva recorreu para o Tribunal da Relação de Guimarães, que lhe deu razão, devolvendo o processo ao de Braga para que este julgue o caso.

"Invocando o autor, jogador profissional de futebol, a utilização pela AE, sociedade com sede nos EUA, a utilização abusiva do seu nome e imagem em jogos eletrónicos, de vídeo e aplicativos, por esta produzidos e desenvolvidos naquele país, e cuja responsabilidade pela venda dos produtos perante todos os consumidores não residentes nos EUA, Canadá e Japão é assumida por uma terceira empresa, a competência internacional dos tribunais portugueses depende da prática em território português de algum dos factos que integram a causa complexa de pedir invocada, alicerçada na responsabilidade civil extracontratual", refere o acórdão.

Na ação, o jogador nascido no Brasil, de nacionalidade portuguesa e residente em Braga, diz que a firma "utiliza indevidamente e sem a sua autorização a sua imagem, o seu nome e as suas características pessoais e profissionais em diversos jogos, sua propriedade, denominados JOGO, JOGO Manager, JOGO Ultimate Team e JOGO Mobile.

Indemnização de 12 mil euros por ano

Mais alega que, "pelo mundo, a Ré conta com várias subsidiárias, entre as quais se destaca, na Europa, a filial na Suíça, que assume a responsabilidade pela venda dos produtos perante todos os consumidores não residentes nos Estados Unidos da América, Canadá e Japão, que aufere elevados lucros em resultado dessa venda e que o dano é a própria utilização não autorizada e indevida da imagem do desportista".

Preconiza "a fixação do valor do dano, a título de indemnização por danos patrimoniais de personalidade, à ordem de 12.000 euros/ano por edição de jogo das plataformas Jogo Soccer, Jogo Manager, Fut – Jogo Ultimate Team, e Jogo Mobile, ao considerar as aparições, pelo menos, em sete anos no JOGO (84 mil euros), seis anos no FUT – JOGO Ultimate Team (72 mil ) e dois anos no Jogo Mobile (24 mil)".

Na contestação, a EA invocou a incompetência internacional dos tribunais portugueses para conhecer do litígio, alegando não se verificar qualquer dos fatores de conexão elencados no Código de Processo Civil.

Vários casos semelhantes

Sucede que vários futebolistas que jogam ou jogaram em Portugal estão a processar aquela empresa americana pelas mesmas razões. Nos últimos dois anos, os tribunais da relação rejeitaram pelo menos cinco destes processos alegando incompetência territorial. Porém, já por quatro vezes acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), revogaram estas decisões, ordenando o prosseguimento das ações. Bruno César, ex-jogador do Benfica e Sporting, atualmente no FC Penafiel, David Caiado, Diogo Santos e Ricardo Batista são alguns dos queixosos. Os futebolistas alegam que, desde 2009, a EA utilizou indevidamente a sua imagem e nome nos jogos FIFA, produzidos pela empresa nos EUA.

em: https://ominho.pt/ex-jogador-do-braga-pede-185-mil-euros-por-utilizacao-ilegal-da-sua-imagem-em-videojogos/

Lipeste


Lipeste



Lipeste

O Jogo




A Bola  




Record



Correio do Minho


JN


Lipeste

ominho.pt

Braga-Moreirense, Vitória-Vizela e Famalicão-Dumiense na quarta eliminatória da Taça de Portugal

A quarta eliminatória da Taça de Portugal traz três dérbis minhotos com o Moreirense a visitar o SC Braga, Vizela em Guimarães e o Dumiense em Famalicão, ditou hoje o sorteio realizado na cidade do futebol.

Em relação às restantes equipas minhotas, o Gil Vicente tem a tarefa mais complicada, ao receber o Arouca. O 'tomba-gigantes' Vilaverdense volta a jogar no Cruz do Reguengo, desta vez frente ao Oliveira do Hospital. Já o Pevidém, do concelho de Guimarães, visita o Beira-Mar, carrasco do Vianense na última ronda.

O FC Porto, detentor do troféu, vai defrontar o Mafra, da II Liga, com o Benfica, recordista de títulos, a defrontar o primodivisionário Estoril Praia.

O finalista do ano passado, Tondela, atualmente no segundo escalão, vai visitar o Nacional, também da II Liga.

Os encontros da quarta eliminatória vão ser disputados entre 08 e 10 de novembro.

Resultados do sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal

Vitória SC-Vizela

SC Braga-Moreirense

Famalicão-Dumiense

Gil Vicente-Arouca

Beira-Mar – Pevidém

Lank Vilaverdense-Oliveira do Hospital

Varzim-São João de Ver

Pêro Pinheiro.V. Setúbal

Leixões-Farense

Casa Pia-Valadares Gaia

Académico Viseu-Camacha

Mafra-FC Porto

Rabo de Peixe-Sanjoanense

Nacional-Tondela

B SAD-Machico

Estoril-Benfica

em: https://ominho.pt/braga-moreirense-vitoria-vizela-e-famalicao-dumiense-na-quarta-eliminatoria-da-taca-de-portugal/

Lipeste

presente.pt

Braga-Moreirense, Vitória-Vizela e Famalicão-Dumiense na quarta eliminatória da Taça de Portugal

Derby's do Minho na 4ª Eliminatória da Taça de Portugal


O SC Braga vai receber o Moreirense, enquanto que o FC Vizela visita o "rival" de Guimarães já o Dumiense tem uma deslocação curta a Famalicão, ditou hoje o sorteio realizado na cidade do futebol.

O Gil Vicente FC recebe no seu estádio o Araouca da 1ª LIga

O 'tomba-gigantes' Vilaverdense volta a jogar no Cruz do Reguengo, desta vez frente ao Oliveira do Hospital. 

O Pevidém, do concelho de Guimarães, visita o Beira-Mar, carrasco do Vianense na última ronda.

Os jogos dos 16 avos de final vão ser disputados entre 8 e 10 de novembro

4.ª eliminatória da Taça de Portugal

Vitória SC-Vizela

SC Braga-Moreirense

Famalicão-Dumiense

Gil Vicente-Arouca

Beira-Mar – Pevidém

Lank Vilaverdense-Oliveira do Hospital

Varzim-São João de Ver

Pêro Pinheiro.V. Setúbal

Leixões-Farense

Casa Pia-Valadares Gaia

Académico Viseu-Camacha

Mafra-FC Porto

Rabo de Peixe-Sanjoanense

Nacional-Tondela

B SAD-Machico

Estoril-Benfica

em: https://pressnet.pt/2022/10/18/braga-moreirense-vitoria-vizela-e-famalicao-dumiense-na-quarta-eliminatoria-da-taca-de-portugal/