News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

zerozero.pt

A análise ao empate na Bélgica

Artur Jorge: «A este nível, não podemos ou não devemos ter estes momentos»


O SC Braga continua sem ganhar, depois de ter empatado, esta quinta-feira, frente ao Union St. Gilloise (3-3), num jogo onde até esteve a vencer por 1-3, e Artur Jorge destacou que os erros cometidos pelo conjunto bracarense não podem acontecer ao nível europeu e numa equipa com ambições.

«Nós fizemos um bom jogo, um resultado que não nos agrada, mas um bom jogo. Os jogadores foram muito bravos na luta do primeiro ao último minuto. Uma primeira parte dominada por nós, onde conseguimos controlar o jogo previsível do adversário. Fomos eficazes, marcámos três golos, mas um erro infantil aos dois minutos da segunda parte dá o 3-2 ao adversário, dá-lhes um novo alento e condiciona-nos, porque a vantagem diminui. Depois sofremos o terceiro golo e lamentamos sofrer dois golos em 15 minutos, porque a este nível, a sermos uma equipa com aspirações, experiente, não podemos ou não devemos ter estes momentos, que condicionam o resultado e marcam este resultado», começou por analisar o técnico, em conferência de imprensa.

«Não sei o que vamos ter daqui para a frente. Faltam dois jogos, está tudo em aberto. Este jogo era importante, mas não decisivo. Temos um ponto somado aqui, vamos esperar para, no final, fazermos as contas e ver de que forma é que este ponto nos ajuda, ou não, no nosso objetivo», acrescentou, quanto às contas do grupo.

Artur Jorge comparou ainda a exibição do SC Braga relativamente ao último duelo com o St. Gilloise: «Mais Braga, fomos mais dominadores. É a ideia que todos queremos deste Braga, aqui e ali com mais qualidade, mais eficácia e estivemos até ao fim à procura da vitória, na tentativa de chegar ao quarto golo, também com a entrada do Banza no fim, mas não conseguimos. As coisas estiveram equilibradas até ao final, daí também o resultado.»

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=404583

Lipeste

zerozero.pt

Os destaques do St. Gilloise x Braga

A insuficiente perfeição de Vitinha

Por
Vasco Moreira@vascoasm

Os destaques individuais do duelo entre Saint-Gilloise e Braga, relativo à quarta ronda da fase de grupos da Liga Europa, que terminou com um empate a três golos.

A BRILHAR:

Vitinha
Avançado
22 anos

Marcou, marcou e... voltou a marcar


A noite do Braga não foi perfeita e a de Vitinha também não terá sido, mas apenas como consequência do coletivo, porque individualmente o jovem avançado esteve irrepreensível. Em menos de 45 minutos, Vitinha marcou completou um hat-trick perfeito ao marcar com o pé direito, de cabeça e com o pé esquerdo. É verdade que contou com alguma ajuda no primeiro golo, mas é igualmente verdade que transformou praticamente todas as oportunidades que teve em golo, com destaque para as finalizações dos dois últimos.

Victor Boniface
Avançado
21 anos

Faro pelo golo e pelo empate


Victor Boniface foi o principal destaque do Saint-Gilloise ao apontar dois golos, mas o mais curioso é que foi sempre ele quem restabeleceu a igualdade no marcador, tanto no 1-1 como no 3-3. O avançado nigeriano nem tinha um registo impressionante na época até ao momento, mas mostrou qualidade, tanto na rotação no primeiro golo como na finalização de cabeça no segundo.

Ricardo Horta
Avançado
28 anos

Serviu o goleador de serviço


Ricardo Horta não é imune à crise do Braga e também não vive a melhor das fases. No entanto, consegue manter sempre um bom nível e não precisa de muito espaço ou tempo para dar outra dinâmica ao jogo dos gverreiros. Foi o que fez na condução do contra-ataque que originou o primeiro golo e no passe que resultou no 3-1. Serviu Vitinha, mas faltou quem o servisse a ele.

Dante Vanzeir
Avançado
24 anos

O ajudante de Boniface


Vanzeir nem se destacou na primeira parte e até começou por desperdiçar uma boa oportunidade, mas foi peça importante na reação do Sain-Gilloise na segunda parte, não só pelo golo que marcou, logo após o regresso dos balneários, mas também pela dupla ofensiva que formou com Boniface, ou até tripla, se quisermos juntar Teuma, com quem combinou várias vezes.

Loïc Lapoussin
Avançado
26 anos

Ajudou a mudar o jogo


A única alteração no onze do Saint-Gilloise em relação ao primeiro duelo entre as duas equipas envolveu a saída de Loic Lapoussin. No entanto, ao intervalo, o ala foi chamado a jogo e foi uma das peças importantes para a mudança no cenário do encontro, através das incursões no ataque e, sobretudo, do cruzamento teleguiado para a cabeça de Boniface, que valeu o 3-3 final.

NEGATIVO:

Vítor Tormena
Defesa
26 anos

A cara de uma defesa perdida


O Braga teve várias fases no jogo, mas a pior, na segunda parte, esteve em grande parte relacionada com uma péssima exibição defensiva. Vítor Tormena foi uma das caras de uma desorientação que também atingiu os colegas de setor e, como se não bastasse, facilitou no lance do 1-1, no qual foi demasiado lento a reagir e deu muito espaço a Boniface para a finalização.

Anthony Moris
Guarda Redes
32 anos

Facilitou demasiado


Toda a ajuda para o Braga era, certamente, bem vinda. Ora, de forma inesperada, o primeiro a ajudar foi... o guardião adversário. Anthony Morris sofreu um frango aos 15 minutos e permitiu aos gverreiros adiantarem-se no marcador, sendo que ainda esteve ligado ao segundo golo com uma saída mal calculada.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=404491

Lipeste

zerozero.pt

Avançado português destacou-se na Bélgica

Vitinha e (apenas) mais três: avançado em lista ilustre bracarense na Europa


Por Francisco Paulo Carvalho
Análise estatística por Vasco Sousa

O SC Braga somou, esta quinta-feira, o 4º jogo seguido sem vencer, ao empatar com o Union St. Gilloise por 3-3, em jogo a contar para a 4ª jornada da Liga Europa, e a grande figura da partida foi o jovem avançado português Vitinha, ao rubricar um hat-trick, ainda para mais perfeito, algo que o permite entrar para uma ilustre lista na histórica bracarense.

Com a ajuda do nosso Playmaker Stats, vasculhámos por entre a história dos Gverreiros nas competições europeias e percebemos que o avançado de 22 anos se juntou a uma lista que conta com apenas outros três nomes a fazer, pelo menos, três golos num mesmo jogo de uma competição europeia ao serviço do SC Braga.

Além de Vitinha, os outros nomes a conseguir tal feito foram Lima, em 2010, Meyong Zé, em 2008, e ainda Chico Gordo, este já em 1978, sendo que o antigo avançado português foi mesmo o único a fazer não só um hat-trick, mas também um póker (quatro golos).

De resto, Vitinha e Chico Gordo alcançaram esse feito de um hat-trick europeu com a camisola do SC Braga em apenas 45 minutos, uma parte, sendo os únicos na história do clube a conseguir tal feito.

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1580614182420246530?t=OuxaexXIoBtLgD7N-f7C3A&s=01

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=404632

Lipeste

ominho.pt

'Hat-trick' em 40 minutos de Vitinha não bastou, SC Braga traz empate da Bélgica

O SC Braga empatou hoje 3-3 frente ao Union Saint-Gilloise, no grupo D da Liga Europa de futebol, mas chegou ao intervalo com a vitória na mão e deixou-a fugir.

As duas equipas privilegiaram o ataque, em toada de parada e resposta, tendo o Braga tirado partido para chegar ao intervalo a vencer por 3-1, beneficando de um 'hat-trick' de Vitinha, aos 15,36 e 41 minutos, respondendo o conjunto belga através de Boniface, aos 20 e 62, e Vanzeir (49).

O golo inaugural de Vitinha abriu as hostilidades, num lance em que, apesar do remate potente, o guarda-redes belga Morris acabou por facilitar, deixando a bola passar.

O Saint-Gilloise ainda chegou ao empate aos 20 minutos, pelo avançado nigeriano Victor Boniface, muito facilitado pelo central brasileiro Tormena, que permitiu a rotação e o remate à vontade.

O Braga respondeu de imediato e Vitinha completou o seu 'hat-trick', aos 36 e 41 minutos, o primeiro de cabeça e o segundo com um remate cruzado com o pé esquerdo.

A equipa minhota saiu para o intervalo com o jogo na mão, mas entrou mal para a segunda parte e não soube gerir a vantagem de dois golos, sofrendo primeiro de bola parada, logo aos 49 minutos, na sequência de um pontapé de canto, em que permitiu que Dante Vanzeir desviasse a bola de cabeça.

Mesmo com esse deslize defensivo, o SC Braga ainda estava em vantagem, mas deixou que a partida se desenrolasse sem 'rédeas', não tendo colocado 'gelo' na partida, pelo que o 3-3 chegou aos 62 minutos, de novo por Victor Boniface, de cabeça.

No espaço de pouco mais de um quarto de hora o Braga deixou a vitória fugir-lhe por entre os dedos, mas podia ter sido pior, com o jogo a continuar partido e o golo a rondar uma e outra baliza, mas o resultado, que serve mais os interesses do Saint-Gilloise, acabou por não sofrer alteração.

Ficha de Jogo

Estádio Ben Dreef, em Heverlee.

Ao intervalo: 1-3.

Marcadores:

0-1, Vitinha, 15 minutos.

1-1, Boniface, 20

1-2, Vitinha, 36.

1-3, Vitinha, 41.

2-3, Vanzeir, 49.

3-3, Boniface, 62.

Equipas:

– Union Saint-Gilloise:
Morris, Nieuwkoop (Sykes, 90+4), Burgess (Lapoussin, 46), Kandouss, Van der Heyden, Lynen, Amani (Puertas, 64), Adingra, Boniface (El Azzouzi, 90+4), Vanzeir (Nilsson, 81) e Teuma.

(Suplentes: Imbrechts, Pirard, José Rodríguez, El Azzouzi, François, Puertas, Sykes, Nilsson e Lapoussin).

Treinador: Karel Geraerts.

– Sporting de Braga: Matheus, Fabiano (Victor Gomez, 46), Tormena, Niakaté (Paulo Oliveira, 76), Sequeira, Al-Musrati, André Horta (Racic, 68), Ricardo Horta, Rodrigo Gomes (Iúri Medeiros, 68), Abel Ruiz (Banza, 90+1) e Vitinha.

(Suplentes: Tiago Sá, Victor Gómez, Bruno Rodrigues, Dinis Pinto, Paulo Oliveira, Castro, Diego Lainez, Racic, Gorby, Álvaro Djaló, Iuri Medeiros e Simon Banza).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Aliyar Aghayev (Azerbaijão).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fabiano (25), Amani (45), Niakate (71) e Lynen (86).

em: https://ominho.pt/hat-trick-em-40-minutos-de-vitinha-nao-bastou-sc-braga-traz-empate-da-belgica/

Lipeste

ominho.pt

Saint-Gilloise é o clube dos emigrantes portugueses em Bruxelas (e divide corações)

Por Pedro Gonçalo Costa


Ao longo do século XX, a comuna de Saint-Gilles tornou-se 'casa' de muitos emigrantes portugueses que se mudavam para Bruxelas. O clube daquela zona da capital, Union Saint-Gilloise, ganhou, por isso, um carinho especial entre os portugueses emigrados em Bruxelas. Hoje, é um dos emblemas com mais adeptos portugueses naquele país.

No dia em que o Braga se deslocou até ao terreno Union Saint-Gilloise para a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, havia muitos corações divididos.

João Nunes, nascido e criado em Braga, está atualmente emigrado em Bruxelas. É adepto do Saint-Gilloise quase desde o dia em que chegou à Bélgica, há 13 anos. Foi ver um jogo e apaixonou-se pelo então "clube pequeninho" que ainda militava na terceira divisão. "Os jogadores, no fim dos jogos, vinham beber um copo connosco", conta o bracarense João Nunes a O MINHO.

Antes de entrar para as bancadas, passeia à porta do estádio emprestado do Saint-Gilloise, na cidade de Leuven, a 30 quilómetros da 'casa' do Union. O modesto estádio da equipa belga, construído em 1919, não está homologado para as competições europeias. Mostra o estádio a amigos vindos diretamente de Braga para ver o jogo de futebol e confessa estar dividido. "Hoje ficava contente com um empate e que as duas equipas passassem à próxima fase", diz o bracarense que é sócio do Union desde a sua vinda para a Bélgica. As preces pelo empate foram atendidas, já a passagem, o futuro dirá.

Vizinha de Saint-Gilles, a zona mais portuguesa de Bruxelas, está a comuna de Ixelles. De acordo com o Jorge Saramago, emigrante na capital Belga há 46 anos, Saint-Gilles está historicamente ligado aos portugueses do Norte do país, enquanto Ixelles é mais afeto aos do Sul de Portugal. "Dantes era assim, agora já está tudo misturado. Estou a falar dos anos 70 e 80, quando a comunidade era mais pequena", diz o alentejano ao balcão do café Le Portugal.

Jorge Saramago é benfiquista e simpatizante do Union há muitos anos. Podia apoiar o vizinho Anderlech, mas prefere o clube de Saint-Gilles por ter "uma alma diferente". "Há clubes maiores, mas comecei a apoiar o clube quando estava na II Divisão, porque achava engraçado ao intervalo poder sair do estádio para ir beber uma cervejinha ao café da frente... era um ambiente de futebol distrital. Na I Divisão já não se pode fazer", conta.

Contra o Braga, não tem dúvidas que torcerá pelo clube do seu país natal, mas acredita que existirão corações divididos entre a comunidade emigrante. "Os portugueses em Bruxelas vão ver o jogo divididos, eu sei que alguns vão torcer mais pelo Union. São pessoas que têm lugar cativo há muitos anos", disse. Mas, se o Braga ganhar, "vão ficar felizes também".

A dois quilómetros no centro de Bruxelas, está o café restaurante Le Portugal. Aberto há 22 anos, é um dos vários espaços comerciais fundados por portugueses naquela cidade. Fica paredes meias com a Casa do Benfica de Bruxelas, que é gerida também por Albano Figueiredo.

Em casa de benfiquistas – mas aberta a "todos" -, os jogos das equipas portuguesas são atração. "Temos sempre sempre casa cheia", conta. Passam sempre na televisão do café e o jogo do Braga não será excepção. Albano Figueiredo não tem dúvidas sobre quem apoiar. "A equipa portuguesa primeiro. Isso sem dúvida. Estamos cá [na Bélgica], podemos estar um bocado divididos, mas primeiro Portugal. Não pode falhar (...) Contra o Braga, apoiamos o Braga primeiro, isso paciência", afirma Albano Figueiredo.

À exceção deste jogo, também é apoiante do Saint-Gilloise. Gosta de torcer pelos "pequenos". Foi também isso que seduziu o bracarense João Nunes, quando chegou há 13 anos. "Tem jogadores à imagem do clube, jogadores que fizeram outra coisa na vida antes de jogar futebol. O capitão [Teddy] Teuma, por exemplo, foi entregador de carne enquanto jogava no futebol amador em França", conta João Nunes.

Nem só de bola vive o restaurante Le Portugal. Como uma boa casa portuguesa, discute-se o preço dos combustíveis à mesa, enquanto se prova o melhor da cozinha do país. O prato do dia são espetadas e robalo grelhado. É 'porto de abrigo' para muitos portugueses, mas Albano afirma que os europeus também "adoram" a comida tradicional de Portugal. Toda a gente come naquele restaurante, "desde o operário das obras ao eurodeputado".

Os minhotos Nuno Melo (CDS) e José Manuel Fernandes (PSD) são dois dos eurodeputados que são clientes do viseense Albano Figueiredo. O primeiro-ministro António Costa também já provou os seus petiscos. Na quarta-feira, foi a eurodeputada do PS Isabel Estrada Carvalhais, eleita pelo círculo de Braga, a jantar no Le Portugal, com um grupo de 25 jovens oriundos do Minho.

Com os melhores pratos portugueses ao almoço e ao jantar todos os dias, é ao fim de semana que "elabora" mais. A 18 e 19 de novembro terá uma participação especial vinda do Alto Minho. "Vêm cá dois cozinheiros de Ponte de Lima", numa equipa coordenada pelo chef Paulo Santos, fazer bacalhau à minhota e, claro, arroz de sarrabulho.

em: https://ominho.pt/saint-gilloise-e-o-clube-dos-emigrantes-portugueses-em-bruxelas-e-divide-coracoes/

Lipeste

ominho.pt

"O meu filho nem fala português, mas é grande adepto do Braga"

Por
Pedro Gonçalo Costa

Emigrantes viajaram do Luxemburgo e da Alemanha até à Bélgica para ver o Braga

O Braga contou com forte apoio no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, frente ao Union Saint-Gilloise, na Bélgica. Muitos vindos diretamente de Braga, mas também houve portugueses emigrados na Alemanha e no Luxemburgo que fizeram centenas de quilómetros para ver este jogo.

Paulo Braga nasceu na Alemanha, mas toda a sua família é do concelho de Braga. Fez 400 quilómetros para ver o clube da cidade que considera sua, apesar de nunca lá ter vivido. Trouxe o seu irmão, os filhos dele e o seu próprio filho para ver o jogo. "Lá em casa" só há um clube: SC Braga. "O meu filho nem fala português, mas é grande adepto do Braga", diz Paulo Braga a O MINHO.

Também da Alemanha, mais precisamente da cidade de Hamburgo, veio Adolphe Barbosa. Esteve na quarta-feira em Leverkusen para ver o seu clube do coração, FC Porto, na Liga dos Campeões e aproveitou a proximidade geográfica para rumar à capital belga.

No total, fez cerca de 1000 quilómetros para chegar ao jogo com o Union Saint-Gilloise. Originário de Valongo, Adolphe Barbosa trouxe um cachecol alusivo à histórica chegada do Braga à final da Liga Europa e carrega uma história especial. Pertencia ao seu pai, que faleceu este ano e, que para esta dupla jornada europeia, Adolphe trouxe-o em jeito de homenagem.

À porta do estádio, a encaminhar-se para a bancada afeta ao SC Braga, está Edgar Freitas com o filho. Emigrante no Luxemburgo e sócio do Braga "desde pequeninho". Mora a 200 quilómetros e sempre que pode acompanhar, viaja para ver o Braga. "Ir a Braga é mais difícil, mas sempre que posso vejo por aqui", diz Edgar Freitas. Porquê fazer tantos quilómetros para ver um jogo de futebol? "É o Braga, não sei explicar. Ainda por cima agora estando mais longe ainda sinto mais um bocadinho".

em: https://ominho.pt/o-meu-filho-nem-fala-portugues-mas-e-grande-adepto-do-braga/

Lipeste

ominho.pt

Vitinha torna-se o quarto bracarense a marcar três golos num jogo europeu

O avançado internacional sub-21 português Vitinha tornou-se hoje o quarto jogador do SC Braga a conseguir, pelo menos, três golos num jogo das taças europeias de futebol, sendo o primeiro português e o mais jovem.

Vítor Manuel Carvalho Oliveira, de 22 anos, apontou os três tentos dos 'arsenalistas', aos 15, 36 e 41 minutos, no empate 3-3 no reduto dos belgas do Union Saint-Gilloise, para a Liga Europa, repetindo os feitos do falecido angolano Chico Gordo (1978), do camaronês Meyong (2008) e do brasileiro Lima (2010).

Deste trio de históricos jogadores bracarenses, Chico Gordo foi o único que logrou 'transformar' o 'hat-trick' em 'póquer', ao marcar por quatro vezes na receção ao Hibernians, de Malta, na primeira mão da primeira ronda da Taça UEFA de 1978/79.

Chico Gordo, que tinha então 28 anos e acabou por morrer com apenas 51, em 2000, faturou aos dois, 17, 19 e 77 minutos, sendo que, pelo meio, aos 74, Lito também marcou, no 5-0 do conjunto comandado por Fernando Caiado, em 13 de setembro de 1978.

Para um jogador do SC Braga voltar a chegar aos três golos num jogo europeu foi, então, preciso esperar quase três décadas, até à temporada 2008/09.

Em 18 de setembro de 2008, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, o camaronês Meyong Zé, então com 27 anos, logrou um 'hat-trick' na receção aos eslovacos do Artmedia (4-0).

Em Braga, Evaldo deu vantagem ao 'onze' de Jorge Jesus, logo aos três minutos, para, depois, Meyong marcar três tentos consecutivos, aos 18, 31 e 76 minutos, o segundo de penálti.

Duas temporadas depois, em 2010/11, foi a vez de Lima conseguir um 'hat-trick', este indiscutivelmente o mais emblemático da história do clube, pois foi apontado em Sevilha e valeu a primeira presença de sempre na fase de grupos da 'Champions'.

Depois de um triunfo caseiro por 1-0, o 'onze' de Domingos Paciência arrancou na Andaluzia, em 24 de agosto de 2010, um imponente triunfo por 4-3, com a 'cara' do brasileiro, então com 27 anos, que faturou aos 58, 85 e 90 minutos.

Matheus apontou, aos 31 minutos, o outro tento luso, enquanto Luis Fabiano, aos 60, Jesus Navas, aos 84, e Frederic Kanouté, aos 90+1, marcaram para os espanhóis, que foram relegados para a Liga Europa, competição em que seriam eliminados nos '16 avos' pelo FC Porto, que a venceria, numa final com os bracarenses.

Hoje, mais de 12 anos depois, em Leuven, foi a vez de Vitinha lograr um 'hat-trick', insuficiente para garantir o triunfo dos bracarenses na quarta ronda do Grupo D da Liga Europa, culpa de dois tentos belgas na segunda parte.

em: https://ominho.pt/vitinha-torna-se-o-quarto-bracarense-a-marcar-tres-golos-num-jogo-europeu/

Lipeste

ominho.pt

"Como equipa com aspirações na prova, não podemos ter este desempenho"

Declarações à 'flash-interview' da SportTV após o jogo Union Saint-Gilloise – SC Braga (3-3), da quarta jornada do grupo D da Liga Europa de futebol, disputado em Leuven, na Bélgica.

Artur Jorge (treinador do SC Braga): "É um resultado que não nos agrada, mas fizemos um bom jogo. Os jogadores foram muito bravos na luta, do primeiro ao último minuto.

A primeira parte foi claramente dominada por nós, controlámos o adversário e fomos mais fortes e eficazes, daí o 3-1 ao intervalo.

Um erro infantil logo aos dois minutos da segunda parte deu um novo alento ao adversário e condicionou-nos, pois a vantagem diminuiu e logo a seguir sofremos o terceiro. A este nível não podemos ter estes erros, sofrer estes golos em poucos minutos. Como equipa com aspirações na prova, não podemos ter este desempenho que condiciona o resultado.

Temos ainda dois jogos, está tudo em aberto. Este era um jogo importante, não decisivo [para a qualificação para os 'oitavos']. No final, faremos as contas. A ver se este ponto nos ajuda ou não ao nosso objetivo.

Hoje, houve mais Braga do que na semana passada na Pedreira [derrota por 1-2], fomos mais dominadores, com uma atitude mais coerente com a ideia que queremos de equipa. Tivemos mais qualidade e eficácia. E, mesmo até ao fim, estivemos à procura da vitória, na tentativa de conseguirmos mais um golo. Tentar também um momento feliz para nós, mas não conseguimos".

Vitinha (jogador do SC Braga): "Ainda tivemos uma boa reação [ao 3-3], mas infelizmente não conseguimos chegar à vitória.

Trabalhámos para vencer. A partir do momento em que não o conseguimos fazer, é triste, é difícil, mas vamos reagir e logo, logo vamos voltar às vitórias.

Houve ali 15 minutos no início da segunda parte em que baixámos um bocadinho, depois tivemos a reação, mas infelizmente não chegou".

Tormena (jogador do SC Braga): "Sabíamos que ia ser um jogo complicado. Conseguimos vantagem de dois golos na primeira parte, mas depois tivemos muita desatenção, a equipa toda. Nestes jogos é assim, basta relaxar um minuto e complica-se tudo. Deixámo-nos empatar...

Estávamos avisados, mas tivemos desatenções. Sabíamos que na segunda parte iam entrar forte para procurar o empate e, infelizmente, deixámos isso acontecer, sem conseguir fazer nada. É complicado. É trabalhar e tentar melhorar no próximo jogo.

Vamos jogo a jogo. Em todos entramos para ganhar, vamos tentar o nosso melhor, sair com os três pontos e no final vamos ver".

Sequeira (jogador do Sporting de Braga): "É bastante frustrante, pois sentimos que na primeira parte fizemos o que devíamos. Depois, não podemos entrar assim na segunda parte. Demos confiança ao adversário e isso paga-se caro.

Ainda assim, tentámos ir atrás do resultado, sabíamos que uma vitória aqui nos deixava em situação boa, mas não foi possível.

Como o jogo se desenrolou, é impossível estarmos satisfeitos com o empate. Tínhamos o jogo bem controlado, porém a entrada na segunda parte deitou tudo a perder.

Não ganhámos, mas o próximo jogo é uma nova oportunidade para procurarmos a vitória".

em: https://ominho.pt/como-equipa-com-aspiracoes-na-prova-nao-podemos-ter-este-desempenho/

Lipeste

pressnet.pt

Sporting de Braga empata na Bélgica com hattrick de Vitinha

O Sporting de Braga empatou hoje 3-3 em casa dos belgas do Union Saint-Gilloise, em jogo do grupo D da Liga Europa de futebol, complicando as contas do apuramento direto para os oitavos de final.

No Estádio Den Dreef saltou em evidência Vitinha que rubricou um hattrick (15′, 36′ e 41′), assinalando um golo de cabeça, outro de pé direito e outro de pé esquerdo. 

Golos para todos os golos numa primeira parte em que os arsenalistas espalharam o caos junto à baliza do conjunto anfitrião. O único borrão na etapa inicial acabou por resultar no remate certeiro do Saint-Gilloise, à passagem dos 20 minutos, concretizado por Boniface.

Porém, ao abrir a etapa complementar, nova contrariedade para os pupilos de Artur Jorge, na sequência do tento rubricado por Vanzeir. Às vezes, uma tragédia não vem só e, logo depois, aos 62 minutos, Boniface chega ao bis, após um cabeceamento mortífero sem hipótese para Matheus. O empate parecia não chegar e, por diversas vezes, o Saint-Gilloise esteve perto da remontada épica. Não sucedeu, todavia o resultado mantém os belgas no trono da liderança do Grupo D, com 10 pontos, mais três que o Sporting de Braga. Union Berlim, com três pontos, e Malmo, ainda sem qualquer ponto, defrontam-se na capital alemã no decorrer desta noite.

Com este empate, a formação de Braga mantém-se no segundo posto do grupo, agora com sete pontos, menos três do que a equipa belga, que lidera, estando os alemães do Union Berlim no terceiro lugar, com três pontos, e os suecos do Malmo no último, ainda sem pontuar, equipas que se defrontam ainda hoje.

O treinador do SC Braga, Artur Jorge, em declarações à SportTV após o empate diante do St. Gilloise (3-3), em jogo da quarta jornada do grupo D da Liga Europa:

«É um resultado que não nos agrada, mas fizemos um bom jogo. Os jogadores foram muito bravos na luta, do primeiro ao último minuto.

A primeira parte foi claramente dominada por nós, controlámos o adversário e fomos mais fortes e eficazes, daí o 3-1 ao intervalo.

Um erro infantil logo aos dois minutos da segunda parte deu um novo alento ao adversário e condicionou-nos, pois a vantagem diminuiu e logo a seguir sofremos o terceiro. A este nível não podemos ter estes erros, sofrer estes golos em poucos minutos. Como equipa com aspirações na prova, não podemos ter este desempenho que condiciona o resultado.

Temos ainda dois jogos, está tudo em aberto. Este era um jogo importante, não decisivo [para a qualificação para os 'oitavos']. No final, faremos as contas. A ver se este ponto nos ajuda ou não ao nosso objetivo.

Hoje, houve mais Braga do que na semana passada na Pedreira [derrota por 1-2], fomos mais dominadores, com uma atitude mais coerente com a ideia que queremos de equipa. Tivemos mais qualidade e eficácia. E, mesmo até ao fim, estivemos à procura da vitória, na tentativa de conseguirmos mais um golo. Tentar também um momento feliz para nós, mas não conseguimos.»

Vitinha, Tormena e Sequeira, jogadores do SC Braga, em declarações à SportTV após o empate diante do St. Gilloise (3-3), em jogo da quarta jornada do grupo D da Liga Europa:

 «Ainda tivemos uma boa reação [ao 3-3], mas infelizmente não conseguimos chegar à vitória.

Trabalhámos para vencer. A partir do momento em que não o conseguimos fazer, é triste, é difícil, mas vamos reagir e logo, logo vamos voltar às vitórias.

Houve ali 15 minutos no início da segunda parte em que baixámos um bocadinho, depois tivemos a reação, mas infelizmente não chegou.»

Ficha de Jogo

Estádio Ben Dreef, em Heverlee.

Ao intervalo: 1-3.

Marcadores:

0-1, Vitinha, 15 minutos.

1-1, Boniface, 20

1-2, Vitinha, 36.

1-3, Vitinha, 41.

2-3, Vanzeir, 49.

3-3, Boniface, 62.

Equipas:

– Union Saint-Gilloise:
Morris, Nieuwkoop (Sykes, 90+4), Burgess (Lapoussin, 46), Kandouss, Van der Heyden, Lynen, Amani (Puertas, 64), Adingra, Boniface (El Azzouzi, 90+4), Vanzeir (Nilsson, 81) e Teuma.

(Suplentes: Imbrechts, Pirard, José Rodríguez, El Azzouzi, François, Puertas, Sykes, Nilsson e Lapoussin).

Treinador: Karel Geraerts.

– Sporting de Braga: Matheus, Fabiano (Victor Gomez, 46), Tormena, Niakaté (Paulo Oliveira, 76), Sequeira, Al-Musrati, André Horta (Racic, 68), Ricardo Horta, Rodrigo Gomes (Iúri Medeiros, 68), Abel Ruiz (Banza, 90+1) e Vitinha.

(Suplentes: Tiago Sá, Victor Gómez, Bruno Rodrigues, Dinis Pinto, Paulo Oliveira, Castro, Diego Lainez, Racic, Gorby, Álvaro Djaló, Iuri Medeiros e Simon Banza).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Aliyar Aghayev (Azerbaijão).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Fabiano (25), Amani (45), Niakate (71) e Lynen (86).

em: https://pressnet.pt/2022/10/13/sporting-de-braga-empata-na-belgica-com-hattrick-de-vitinha/

Lipeste

comumonline.com

Chuva de golos dá empate entre SC Braga e Royale Union SG

Bracarenses desperdiçaram uma vantagem de dois golos no marcador
                  

Esta quinta-feira, o SC Braga deslocou-se ao Estádio Den Dreef, para um confronto da quarta jornada da Fase de Grupos da Liga Europa frente ao Royale Union SG. O encontro entre o clube belga e a equipa bracarense terminou com um empate (3-3).

A equipa minhota realizou uma primeira parte bem conseguida e, ao intervalo, já vencia por dois golos de vantagem (1-3). No entanto, o Royale Union SG apresentou uma forte reação na segunda metade do duelo, anulou a diferença de dois golos no marcador e garantiu um ponto.

No início do jogo, O SC Braga foi a primeira equipa a criar perigo e chegou à vantagem à passagem do minuto 15. Vitinha foi o autor do 0-1. O avançado português rematou de longa distância e Anthony Moris, guardião do Royale Union SG, não foi capaz de agarrar o esférico.

O clube da Bélgica não baixou os braços e repôs a igualdade, apenas cinco minutos depois do golo sofrido, por intermédio de Victor Boniface. Contudo, Vitinha, ponta-de-lança dos bracarenses, estava num dia de inspiração e marcou por mais duas vezes, ainda na primeira parte. O camisola 99 bisou ao minuto 36 e carimbou um hattrick aos 41 minutos. O duelo seguiu para o intervalo, com o SC Braga a vencer por 1-3.

Ao início da segunda parte, ambos os técnicos decidiram efetuar substituições. Christian Burgess entrou, do lado do Royale Union SG, para o lugar de Loïc Lapoussin. Por sua vez, na turma bracarense, Fabiano saiu para dar a vez a Vìctor Gómez.

O Royale Union SG entrou mais intenso e pressionante na segunda metade, perante um SC Braga mais na expectativa. A boa entrada dos belgas surtiu efeito desde cedo e, ao minuto 49, Dante Vanzeir reduziu o resultado para 2-3.

O empate, por fim, veio aos 62 minutos com o terceiro golo do Royale Union SG, apontado por Victor Boniface, que bisou no duelo ao cabecear a bola no coração da área para o canto direito da baliza. A partir desse momento, as oportunidades de golo de ambas as equipas tornaram-se mais escassas. O placard não se alterou até ao apito final e o jogo terminou empatado (3-3).

O destaque da partida vai para Vitinha, que se mostrou decisivo para o resultado final do jogo entre Royale Union SG e SC Braga, ao marcar um hattrick ainda na primeira parte da partida. Victor Boniface, avançado dos belgas, também esteve em evidência com um bis.

Com este resultado, o SC Braga ocupa o segundo lugar da Fase de Grupos da Liga Europa, atrás somente do recém-adversário Royale Union SG. O próximo duelo da equipa minhota para as competições europeias acontece no dia 27 de outubro, às 17h45, contra o FC Union Berlin. Todavia, as atenções bracarenses estão agora voltadas para a Taça de Portugal. O SC Braga desloca-se ao terreno do FC Felgueiras 1932, este domingo, dia 16, às 17h00.

em: https://www.comumonline.com/2022/10/chuva-de-golos-da-empate-entre-sc-braga-e-royale-union-sg/

Lipeste

desporto.sapo.pt

Vitinha faz hat-trick mas Braga não consegue vencer Saint-Gilloise

Vitinha foi a figura do jogo, ao marcar todos os tentos dos minhotos, num hat-trick perfeito. O Union Saint-Gilloise lidera com 10 pontos, o Braga tem sete.

O SC Braga empatou 3-3 com o Union Saint-Gilloise, na 4.ª ronda do Grupo D da Liga Europa e mantém-se no segundo posto da poule mas complicou as contas do apuramento direto. Vitinha foi a figura do jogo, ao marcar todos os tentos dos minhotos, num hat-trick perfeito.

O Union Saint-Gilloise lidera com 10 pontos, o Braga tem sete. O Union Berlim tem três mas ainda joga com o Molde esta noite.

A equipa de Artur Jorge somou o quarto jogo sem vencer: três derrotas e um empate.

Vitinha foi Vitão e a defesa minhota foi... de manteiga

O SC Braga entrou no Estádio King Power at Den Dreef determinado a dar a volta ao mau momento que atravessa, depois de três derrotas seguidas - FC Porto e Desportivo de Chaves para a I Liga, e este mesmo Union Saint-Gilloise em casa na semana passada - e fazer um resultado que o deixasse a depender de si para passar à próxima fase.

Artur Jorge fez três alterações no onze relativamente ao outro duelo com os belgas, com as saídas de Paulo Oliveira, Castro e Racic e entradas de Niakaté, Al Musrati e Rodrigo Gomes.

A tarefa não seria fácil face a um Union Saint-Gilloise que vinha de cinco triunfos consecutivos e que na época passada quase que era campeão na Bélgica.

Determinado a dar a volta ao momento, o Braga aproveitou o balanceamento dos belgas no ataque para marcar no contragolpe. E contou com a inspiração de Vitinha, um Vitão esta noite na bélgica. O internacional sub-21 por Portugal abriu o ativo aos 15 minutos, num remate forte de fora da área que o guarda-redes Anthony Moris deixou entrar. Um 'frango' do guardião belga. Há que destacar o grande passe de Ricardo Horta.

Os belgas, melhores no jogo, empataram aos 20 minutos por Boniface, num lance onde o avançado aproveitou a lentidão dos defesas minhotos para bater Matheus Magalhães.

A resposta dos minhotos surgiu aos 36 minutos, com o 2-0 pelo mesmo Vitinha. Livre de Sequeira e Vitinha a subir mais alto que todos e a desviar para a baliza.

Passaram apenas cinco minutos até Ricardo Horta voltar a descobrir uma 'cratera' na defensiva do Saint-Gilloise. Vitinha recebeu e, com todo o tempo do mundo, 'picou' a bola sobre o guarda-redes e consumou um hat-trick perfeito: golos de cabeça, pé esquerdo e pé direito.

Boniface também queria o hat-tric mas...

O 3-1 ao intervalo era um excelente resultado mas os belgas voltaram determinados a dar a volta ao texto. Reduziram logo aos 49 minutos por Vanzeir, que se antecipou a Tormena e desviou para o 2-3, na sequência de um canto.

O Braga passava por um mau bocado e os belgas chegavam de todos os lados. Já depois de Ricardo Horta ter obrigado Moris a grande defesa, os belgas empataram, novamente pelo ar. Boniface ganhou a Sequeira nas alturas e desviou para o 3-3, aos 63 minutos.

Os dois treinadores refrescaram a suas equipas, na tentativa de chegar ao triunfo mas não se marcaram mais golos. Os belgas bem que tentaram, com várias jogadas junto à área minhota, mas sem sucesso.

O empate deixa tudo igual na frente do grupo, com o Union Saint-Gilloise a liderar com 10 pontos, seguido do Braga com sete. Na próxima jornada o Braga vai ao reduto do Union Berlim e, se vencer, carimba a passagem à próxima fase.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/vitinha-faz-hat-trick-mas-braga-nao-consegue-vencer-saint-gilloise

Lipeste

desporto.sapo.pt

"Esclavagistas qataris não são bem-vindos". Adeptos do Braga contra investidores do Qatar na SAD minhota

A Qatar Sports Investments assinou um acordo de compra de ações para aquisição de 21,67% do capital social do clube minhoto.


Os adeptos do Braga mostraram-se contra a venda de parte das ações da SAD minhota ao Qatar Sports Investments. Durante o jogo com o Union Saint-Gilloise (3-3) na Bélgica, os adeptos dos 'guerreiros' fizeram questão de mostrar isso mesmo, com a exibição de uma tarja em tom de protesto.

"Esclavagistas qataris não são bem-vindos", lia-se na faixa exibida na bancada atrás da baliza de Matheus Magalhães, guardião dos 'guerreiros', por volta do quarto de hora de jogo. Foi também nesse momento que os adeptos bracarenses atiraram várias tochas para o relvado, obrigando à interrupção da partida durante alguns segundos.

Tarja dos adeptos do Braga contra a QSI

O Sporting de Braga empatou hoje 3-3 em casa dos belgas do Union Saint-Gilloise, em jogo do grupo D da Liga Europa de futebol, complicando as contas do apuramento direto para os oitavos de final.

Com este empate, a formação de Braga mantém-se no segundo posto do grupo, agora com sete pontos, menos três do que a equipa belga, que lidera, estando os alemães do Union Berlim no terceiro lugar, com três pontos, e os suecos do Malmo no último, ainda sem pontuar, equipas que se defrontam ainda hoje.

De recordar que na última segunda-feira o grupo Qatar Sports Investments, que detém o PSG, assinou um acordo de compra de ações com a Olivedesportos, SGPS S.A. para aquisição de 21,67% do capital social do clube minhoto.

O Qatar Sports Investments (QSI), que detém investimentos em várias marcas e negócios desportivos líderes a nível mundial, e o Sporting de Braga explicam que a celebração do contrato de compra e venda de ações já foi divulgada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e ao mercado.

A Qatar Sports Investments é um dos principais grupos do desporto mundial. Além de proprietário do Paris Saint-Germain F.C., é igualmente conhecido pela criação do Premier Padel, circuito de Padel profissional líder a nível mundial, e pelos seus investimentos em outros ativos desportivos.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/esclavagistas-qataris-nao-sao-bem-vindos-adeptos-do-braga-contra-investidores-do-qatar-na-sad-minhota

Lipeste

desporto.sapo.pt

Vitinha torna-se o quarto bracarense a marcar três golos num jogo europeu

Do trio de históricos jogadores bracarenses, Chico Gordo foi o único que logrou 'transformar' o 'hat-trick' em 'póquer'.


O avançado internacional sub-21 português Vitinha tornou-se hoje o quarto jogador do Sporting de Braga a conseguir, pelo menos, três golos num jogo das taças europeias de futebol, sendo o primeiro português e o mais jovem.

Vítor Manuel Carvalho Oliveira, de 22 anos, apontou os três tentos dos 'arsenalistas', aos 15, 36 e 41 minutos, no empate 3-3 no reduto dos belgas do Union Saint-Gilloise, para a Liga Europa, repetindo os feitos do falecido angolano Chico Gordo (1978), do camaronês Meyong (2008) e do brasileiro Lima (2010).

Deste trio de históricos jogadores bracarenses, Chico Gordo foi o único que logrou 'transformar' o 'hat-trick' em 'póquer', ao marcar por quatro vezes na receção ao Hibernians, de Malta, na primeira mão da primeira ronda da Taça UEFA de 1978/79.

Chico Gordo, que tinha então 28 anos e acabou por morrer com apenas 51, em 2000, faturou aos dois, 17, 19 e 77 minutos, sendo que, pelo meio, aos 74, Lito também marcou, no 5-0 do conjunto comandado por Fernando Caiado, em 13 de setembro de 1978.

Para um jogador do Sporting de Braga voltar a chegar aos três golos num jogo europeu foi, então, preciso esperar quase três décadas, até à temporada 2008/09.

Em 18 de setembro de 2008, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, o camaronês Meyong Zé, então com 27 anos, logrou um 'hat-trick' na receção aos eslovacos do Artmedia (4-0).

Em Braga, Evaldo deu vantagem ao 'onze' de Jorge Jesus, logo aos três minutos, para, depois, Meyong marcar três tentos consecutivos, aos 18, 31 e 76 minutos, o segundo de penálti.

Duas temporadas depois, em 2010/11, foi a vez de Lima conseguir um 'hat-trick', este indiscutivelmente o mais emblemático da história do clube, pois foi apontado em Sevilha e valeu a primeira presença de sempre na fase de grupos da 'Champions'.

Depois de um triunfo caseiro por 1-0, o 'onze' de Domingos Paciência arrancou na Andaluzia, em 24 de agosto de 2010, um imponente triunfo por 4-3, com a 'cara' do brasileiro, então com 27 anos, que faturou aos 58, 85 e 90 minutos.

Matheus apontou, aos 31 minutos, o outro tento luso, enquanto Luis Fabiano, aos 60, Jesus Navas, aos 84, e Frederic Kanouté, aos 90+1, marcaram para os espanhóis, que foram relegados para a Liga Europa, competição em que seriam eliminados nos '16 avos' pelo FC Porto, que a venceria, numa final com os bracarenses.

Hoje, mais de 12 anos depois, em Leuven, foi a vez de Vitinha lograr um 'hat-trick', insuficiente para garantir o triunfo dos bracarenses na quarta ronda do Grupo D da Liga Europa, culpa de dois tentos belgas na segunda parte.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/vitinha-torna-se-o-quarto-bracarense-a-marcar-tres-golos-num-jogo-europeu

Lipeste

desporto.sapo.pt

Braga e Roma com 'vida mais complicada' para o apuramento direto

Os bracarenses estiveram muito perto de serem felizes no terreno do Union Saint-Gilloise mas depois 'consentiram' o empate 3-3.


O Sporting de Braga e a Roma, de José Mourinho, empataram os seus jogos de hoje da Liga Europa de futebol e complicaram consideravelmente as suas hipóteses de qualificação direta para os oitavos de final da competição.

Em contrapartida, o Fenerbahçe, de Jorge Jesus, chega à quarta jornada da fase de grupos com a garantia de, pelo menos, ir aos 'play-offs', enquanto o Manchester United, com Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Dalot a titulares, também está perto de assegurar o segundo lugar no seu grupo.

Os bracarenses estiveram muito perto de serem felizes na Bélgica, no terreno do Union Saint-Gilloise, chegando ao intervalo a ganhar por 3-1, com três golos de Vitinha, mas depois 'consentiram' o empate 3-3.

No jogo da noite do grupo D, o Union Berlim (com Diogo Leite a titular), foi feliz na vitória por 1-0 sobre o Malmo, com o golo, de grande penalidade, marcado a um minuto dos 90.

Depois desta ronda, o Union Saint-Gilloise comanda com 10 pontos, seguido pelos minhotos, que têm sete, e pelo Union Berlim, que tem seis. O Malmo, sem pontos, ficará em último, enquanto os outros três vão definir ainda quem segue diretamente para os 'oitavos', quem vai aos 'play-off' e quem cai para a Liga Conferência Europa.

Em pior situação que o Sporting de Braga está a Roma, depois de empatar com o Bétis em Sevilha, para o grupo C. No outro jogo, o Ludogorets derrotou o HJK na Bulgária, por 2-0.

William Carvalho foi suplente utilizado no Bétis e Rui Patrício o guarda-redes da Roma.

O Bétis, com 10 pontos, está muito perto de ganhar o grupo, à frente do Ludogorets (sete), da 'aflita' Roma (quatro) e do HJK (um).

Bem lançado na LE, a exemplo do campeonato turco, continua Jorge Jesus e o seu Fenerbahçe.

No grupo B, derrotou o AEK Larnaca, no Chipre, por 2-0, enquanto o Rennes ganhou 1-0 ao Dínamo Kiev, em Cracóvia.

Gustavo Ledes e Rafael Lopes jogaram pelo AEK e Miguel Crespo pela formação turca.

Fenerbahçe e Rennes chegam aos 10 pontos e serão primeiro e segundo. AEK, três pontos, e Dínamo Kiev, zero, já não os alcançam.

Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot estiveram na vitória do United sobre o Omonia de Nicosia por 1-0, 'arrancada a ferros' aos 90+3, com o golo de McTominay.

No outro jogo do grupo E, a Real Sociedad prosseguiu imparável, agora com 3-0 ao Sheriff.

Os bascos comandam, com 12 pontos, o MU está com nove e o Sheriff com três. Fora do apuramento está desde hoje o Omonia.

O Arsenal, líder do campeonato inglês, é o primeiro do grupo A, ainda bastante indefinido, já que tem um jogo em atraso - o Arsenal-PSV, adiado aquando da morte da rainha Isabel II.

Os 'gunners' (com Fábio Vieira) estão com nove pontos, depois de baterem o Glimt, por 1-0.

Quanto ao PSV, goleou o Zurique por 5-0 e atinge os sete pontos.

Com quatro pontos, o Glimt ainda tem 'hipóteses matemáticas', o Zurique nem isso.

O grupo F está 'totalmente embrulhado', com Feyenoord, Lazio, Sturm Graz e Midtjylland com cinco pontos.

Tanto o Lazio-Sturm Graz como o Feyenoord-Midtiylland terminaram com o mesmo resultado, 2-2.

Bem lançado para triunfar no grupo G, o Friburgo derrotou o Nantes em França por 4-0 e chegou aos 12 pontos e só pode ser passado pelo Qarabag, com sete pontos, após ceder 'nulo' em casa ante o Olympiacos.

O Nantes, com três pontos, e o Olympiacos, com um, já não podem chegar ao primeiro lugar.

Com alguma surpresa, o Ferencvaros é lider isolado no grupo H, com nove pontos, mais três do que Mónaco e Trabzonspor. O Estrela Vermelha tem apenas três pontos.

Hoje, os húngaros derrotaram por 2-1 os sérvios e os turcos golearam a formação do principado, por 4-0.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-europa/artigos/braga-e-roma-com-vida-mais-complicada-para-o-apuramento-direto

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: St. Gilloise-SC Braga, 3-3 (crónica)

Sp. Braga faz contas ao grupo e aos milhões (de Vitinha)

Por
André Cruz

Ainda não foi desta que o Sporting de Braga voltou aos triunfos. Depois de um início de temporada a todo o gás, os homens de Artur Jorge tropeçaram nos últimos três jogos com três derrotas e esta quinta-feira não foram além de um empate (3-3) em Leuven, diante do Union Saint-Gilloise.

A ganhar 3-1, a equipa minhota deixou fugir a vantagem e permitiu a repartição de pontos, hipotecando a hipótese de chegar ao primeiro lugar e fica em desvantagem no confronto direto com os belgas. 

O herói da partida foi Vitinha, com um hat trick perfeito em 26 minutos. O jovem avançado luso pode até pecar em alguns recursos técnicos, mas compensa tais defeitos com potência, capacidade de pressão, velocidade e veia goleadora.

Na semana em que o SC Braga anunciou a entrada da Qatar Sports Investments na SAD - o que até valeu um protesto dos adeptos na Bélgica - Vitinha mostrou-se numa montra europeia e mostrou que o futuro dos bracarenses pode mesmo passar pelos milhões (pelo menos os que advirão da sua inevitável venda).

Um momento de crença foi tudo o que bastou a Vitinha, depois de um início de jogo enfadonho de ambos os lados. Aos 15 minutos, numa saída rápida para o ataque, o SC Braga jogou a um toque a bola chegou ao avançado sub-21 português que nem sequer hesitou, pese embora não estivesse numa posição totalmente favorável. Encheu-se de confiança e muitos colegas lhe deveriam estar a pedir calma quando armou o remate com a bota direita, que «queimou» no corpo de Anthony Moris, encaminhando-se a bola para a baliza.

O golo minhoto foi o catalisador dos belgas, que até então pareciam algo adormecidos. O St. Gilloise apostou na velocidade para causar perigo pelos corredores laterais e foi assim que chegou à igualdade, cinco minutos depois. Nieuwkoop foi até ao último terço, tirou o cruzamento para a zona de penálti, Tormena atrasou-se na abordagem e permitiu que Boniface rodasse e rematasse de pé esquerdo, mostrando credenciais de artilheiro.

Seguiram-se minutos de desconforto para a equipa bracarense, que só terminaram pelo suspeito do costume. Sequeira cobrou um livre de forma exímia para a área e foi com um cabeceamento à ponta de lança que Vitinha começou a dar contornos de grandiosidade a esta noite, que a título pessoal é já memorável.

Um remate de pé direito, um cabeceamento... só faltava mesmo um pontapé de pé esquerdo para completar o hat trick perfeito. E, se o SC Braga precisa, Vitinha corresponde. Perto do intervalo, veio a definição com mais classe. Horta recebeu em zonas interiores e fez o passe para deixar Vitinha na cara de Moris. Depois, o avançado picou a bola e apenas teve de celebrar.

O SC Braga tinha o primeiro lugar na mão, mas deixou-o fugir na segunda parte.

A formação belga voltou a mostrar excelente capacidade de reação e de ir atrás do resultado. Entrou determinada após o intervalo e foi com naturalidade que conseguiu chegar ao empate. Logo aos 49 minutos, Vanzeir antecipou-se a Tormena - novamente mal batido - ao primeiro poste e cabeceou para reduzir o marcador.

Cerca de um quarto de hora depois, a velocidade imprimida pelos corredores voltou a ser importante e Boniface ditou o desfecho da partida. Lapoussin tirou o cruzamento da esquerda e o nigeriano impôs-se no ar perante Sequeira para fuzilar as redes de Matheus.

Depois, restou ao SC Braga correr atrás do prejuízo. Vitinha foi um autêntico batalhador na frente, mas Abel Ruiz já não conseguiu acompanhar a predisposição física do companheiro. Na tentativa de chegar ao golo da vitória, a equipa de Artur Jorge desequilibrou-se e ainda sofreu vários arrepios, pois os belgas cercaram a baliza de Matheus diversas vezes, tendo pecado na finalização.

À falta de melhor – e num momento delicado –, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar e este empate permite terminar a segunda jornada no segundo posto. Mas não há espaço para relaxamentos e está na hora de fazer contas. É que na próxima jornada há confronto em Berlim, com o líder da Bundesliga.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/liga-europa-st-gilloise-sp-braga-3-3-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Um erro infantil deu um novo alento ao adversário»

Técnico do SC Braga analisou o empate diante do St. Gilloise

O treinador do SCBraga, Artur Jorge, em declarações à SportTV após o empate diante do St. Gilloise (3-3), em jogo da quarta jornada do grupo D da Liga Europa:


«É um resultado que não nos agrada, mas fizemos um bom jogo. Os jogadores foram muito bravos na luta, do primeiro ao último minuto.

A primeira parte foi claramente dominada por nós, controlámos o adversário e fomos mais fortes e eficazes, daí o 3-1 ao intervalo.

Um erro infantil logo aos dois minutos da segunda parte deu um novo alento ao adversário e condicionou-nos, pois a vantagem diminuiu e logo a seguir sofremos o terceiro. A este nível não podemos ter estes erros, sofrer estes golos em poucos minutos. Como equipa com aspirações na prova, não podemos ter este desempenho que condiciona o resultado.

Temos ainda dois jogos, está tudo em aberto. Este era um jogo importante, não decisivo [para a qualificação para os 'oitavos']. No final, faremos as contas. A ver se este ponto nos ajuda ou não ao nosso objetivo.

Hoje, houve mais Braga do que na semana passada na Pedreira [derrota por 1-2], fomos mais dominadores, com uma atitude mais coerente com a ideia que queremos de equipa. Tivemos mais qualidade e eficácia. E, mesmo até ao fim, estivemos à procura da vitória, na tentativa de conseguirmos mais um golo. Tentar também um momento feliz para nós, mas não conseguimos.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/artur-jorge/artur-jorge-um-erro-infantil-deu-um-novo-alento-ao-adversario

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Vitinha: «É triste não ganhar, mas logo, logo vamos voltar às vitórias»

Jogadores do SC Braga reagiram ao empate com o St. Gilloise

Vitinha, Tormena e Sequeira, jogadores do SC Braga, em declarações à SportTV após o empate diante do St. Gilloise (3-3), em jogo da quarta jornada do grupo D da Liga Europa:

Vitinha: 
«Ainda tivemos uma boa reação [ao 3-3], mas infelizmente não conseguimos chegar à vitória.

Trabalhámos para vencer. A partir do momento em que não o conseguimos fazer, é triste, é difícil, mas vamos reagir e logo, logo vamos voltar às vitórias.

Houve ali 15 minutos no início da segunda parte em que baixámos um bocadinho, depois tivemos a reação, mas infelizmente não chegou.»

--

Tormena:
 «Sabíamos que ia ser um jogo complicado. Conseguimos vantagem de dois golos na primeira parte, mas depois tivemos muita desatenção, a equipa toda. Nestes jogos é assim, basta relaxar um minuto e complica-se tudo. Deixámo-nos empatar...

Estávamos avisados, mas tivemos desatenções. Sabíamos que na segunda parte iam entrar forte para procurar o empate e, infelizmente, deixámos isso acontecer, sem conseguir fazer nada. É complicado. É trabalhar e tentar melhorar no próximo jogo.

Vamos jogo a jogo. Em todos entramos para ganhar, vamos tentar o nosso melhor, sair com os três pontos e no final vamos ver.»

--

Sequeira:
«É bastante frustrante, pois sentimos que na primeira parte fizemos o que devíamos. Depois, não podemos entrar assim na segunda parte. Demos confiança ao adversário e isso paga-se caro.

Ainda assim, tentámos ir atrás do resultado, sabíamos que uma vitória aqui nos deixava em situação boa, mas não foi possível.

Como o jogo se desenrolou, é impossível estarmos satisfeitos com o empate. Tínhamos o jogo bem controlado, porém a entrada na segunda parte deitou tudo a perder.

Não ganhámos, mas o próximo jogo é uma nova oportunidade para procurarmos a vitória

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/vitinha/vitinha-e-triste-nao-ganhar-mas-logo-logo-vamos-voltar-as-vitorias

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: Vitinha nomeado para jogador da semana

Avançado do SC Braga tem a concorrência de Joey Veerman (PSV), William Boving (Sturm Graz) e Francis Uzoho (Omonia)


O avançado do Sporting de Braga, Vitinha, é um dos quatro nomeados ao prémio de jogador da semana da Liga Europa.

O internacional sub-21 português foi o autor de um «hat trick» no empate dos minhotos (3-3), na Bélgica, frente ao Union Saint-Gilloise, na quarta jornada da prova europeia.

A concorrer ao prémio estão também Joey Veerman (PSV), William Boving (Sturm Graz) e Francis Uzoho (Omonia). O neerlandês apontou dois golos na goleada do PSV sobre o Zurique (5-0), enquanto o dinamarquês também bisou, desta feita no terreno da Lazio. Já o guarda-redes nigeriano, completou 11 defesas em Old Trafford, mas sofreu um golo no terceiro minuto de descontos.

Os golos de Vitinha diante do St. Gilloise:

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1580606400505708547?t=gGzUgYDoBl8iYGkIYJGl3g&s=01

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/vitinha/liga-europa-vitinha-nomeado-para-jogador-da-semana

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: Vitinha (SC Braga) eleito o jogador da jornada

Avançado dos minhotos fez «hat-trick» no empate ante o Union St. Gilloise


O futebolista português Vitinha, do Sporting de Braga, foi eleito o jogador da jornada quatro da Liga Europa, informou a UEFA, ao início desta tarde, depois da votação que decorreu no sítio do organismo.

Vitinha fez, na quinta-feira, os três golos do Sporting de Braga no empate ante o Union St. Gilloise, na Bélgica (3-3), golos que lhe valem também, neste momento, o estatuto de melhor marcador na competição em 2022/23, na fase de grupos, com quatro golos.

O avançado de 22 anos superou a concorrência do guarda-redes Francis Uzoho, do Omonia, que se destacou na baliza apesar da derrota por 1-0 ante o Manchester United e ficou na segunda posição.

Os outros dois nomeados eram William Boving, autor dos dois golos do empate do Sturm Graz em Roma, ante a Lazio (2-2), bem como Joey Veerman, que também bisou pelo PSV Eindhoven, na goleada por 5-0 ante o Zurique. Boving ficou em terceiro e Veerman em quarto.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/liga-europa-vitinha-sp-braga-eleito-o-jogador-da-jornada

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Adeptos do SC Braga contra QSI: «Esclavagistas catarianos não são bem-vindos»

Tarja de protesto exibida durante o jogo com o Union Saint-Gilloise

Durante o encontro na Bélgica, diante do Union Saint-Gilloise, a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa, os adeptos do Sporting de Braga exibiram uma tarja em tom de protesto contra a entrada da Qatar Sports Investments na SAD minhota.

«Esclavagistas qataris não são bem-vindos», lia-se na faixa exibida na bancada atrás da baliza de Matheus, por volta do quarto de hora de jogo. Por esta altura, os adeptos bracarenses atiraram ainda várias tochas para o relvado, obrigando à interrupção da partida durante alguns segundos.

Recorde-se que, na segunda-feira, o SC Braga informou o mercado de que recebeu uma comunicação da Qatar Sports Investment, dona do Paris Saint-Germain, sobre a aquisição daquele grupo de mais de 20 por cento da SAD minhota. A QSI comprou os 21,67 por cento que eram detidos pela Olivedesportos.

https://twitter.com/StephLecaillon/status/1580604752122896385?t=cIxzC3x6LAJEBIgANpsldA&s=01

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga-europa/adeptos-do-braga-contra-qsi-esclavagistas-qataris-nao-sao-bem-vindos#/