News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

record.pt

Artur Jorge confiante para ciclo exigente: «Estamos preparados»

Arranca missão europeia com olhos postos num objetivo claro: "Faremos tudo para vencer o grupo"


O SC Braga dá hoje o pontapé de saída da sua missão europeia de 2022/23, que tem um objetivo bem claro. Artur Jorge já o tinha dito aquando do sorteio e, ontem, reforçou a ideia. "Vamos fazer tudo para vencer este grupo. Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo, ficando em 1º lugar", disse o técnico do SC Braga.

E esta partida na Suécia, onde o treinador espera quebrar o enguiço do clube que nunca venceu em três jogos ali realizados, inicia também um ciclo de maior carga competitiva, com jogos à quinta e ao domingo ou segunda-feira. "Estamos preparados para este momento. É uma competição muito curta na margem de erro, pois no início de novembro termina a fase de grupos. Vai condicionar ao acumular jogos de Liga Europa e campeonato, mas preparámos o plantel para termos a consistência de valores individuais para que o coletivo não se sinta e possamos dar resposta agora, no domingo com o Rio Ave, na próxima quinta-feira de novo na Liga Europa e depois com Vizela. Temos jogadores para isso", anotou o treinador.

Resta perceber como é que a equipa vai lidar com várias mudanças num onze que estava firme neste início de época. Além dos castigados Iuri Medeiros e Tormena, ontem ficou a saber-se que Niakaté não vai a jogo por lesão traumática contraída frente ao Vitória. "As baixas encurtam só as opções, mas não retiram a qualidade que vamos ter à disposição. A ambição e determinação vão manter-se. Temos três centrais disponíveis e os dois que vão jogar de início terão a confiança de toda a estrutura", assegurou Artur Jorge.

Orgulho na estreia

Esta será a estreia do bracarense como treinador nas provas da UEFA, onde somou sete jogos como jogador do Sp. Braga: "É um grande orgulho. Nao estou ansioso, estou antes motivado porquer vou concretizar mais um sonho."

Peso da responsabilidade

Castro não valoriza qualquer questão relacionada com favoritismos. "O favoritismo não conta para muita coisa, o que conta é tentarmos entrar bem no jogo, para ganhar. É muito importante começarmos o grupo a ganhar", apontou o médio, na conferência de imprensa já na Suécia.

"Somos o clube português com mais jogos nesta prova. Não queremos fugir da responsabilidade de representar o país na competição e, por isso, esperamos vencer", disse, à Sport TV. Se for a jogo hoje, utilizará uma máscara na face. O médio, vinculado até 2023, espera ser "muito importante no SC Braga por muito tempo". "Os outros jogadores que não têm a mesma experiência chegam à equipa com uma maturidade incrível. E isso é muito importante", frisou.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/artur-jorge-confiante-para-ciclo-exigente-estamos-preparados?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

scbraga.pt

Artur Jorge: "Vamos defrontar uma equipa de qualidade" - Sporting Clube de Braga

Na antevisão do duelo frente ao Malmö FF, Artur Jorge afirmou que o SC Braga rumou à Suécia com o objetivo claro de vencer. O técnico arsenalista disse que está orgulhoso por concretizar mais um sonho: participar numa competição europeia como treinador. 

Expetativas:[/b] "A mudança do treinador do Malmö FF não vai alterar a nossa abordagem, só em termos estratégicos. Estudámos bem o adversário, o estado puro da equipa e os resultados que levam. Conhecemos bem o passado recente do Malmö FF e não só. Contamos com um estado de espírito sobrecarregado, mas sabemos o que temos de fazer. Vamos defrontar uma equipa de qualidade, com experiência em jogos europeus e, por isso, tentaremos ser iguais a nós próprios com o claro objetivo de vencer o jogo".

Estreia na Europa como treinador: "É um grande orgulho. Não estou ansioso, estou motivado porque vou concretizar mais um sonho. Fi-lo como atleta e agora vou fazê-lo como treinador, com a ambição de ganhar jogos".

Objetivos: "Fui muito claro aquando do sorteio. Disse que vamos fazer tudo para vencer este grupo. Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo, ficando em primeiro lugar. Queremos chegar aos oitavos de final. Queremos ser consistentes em termos de vitórias, embora sabendo que vamos defrontar adversários com poderio e com a mesma ambição".

Ausências na defesa: "Temos cinco centrais e não podemos contar com dois. Temos três disponíveis e os dois que vão jogar de início terão a confiança de toda a estrutura. Vão assumir o jogo e, por certo, farão um jogo de grande performance".

Adversário: "Sabemos que o Malmö FF tem uma linha de quatro defesas, três médios muitos dinâmicos, com homens muito rápidos nas alas e um ponta de lança muito forte. Estamos preparados para combater essas armas".

em: https://scbraga.pt/artur-jorge-vamos-defrontar-uma-equipa-de-qualidade/

Lipeste

scbraga.pt

Castro: "Estamos muito entusiasmados" - Sporting Clube de Braga

O SC Braga defronta, esta quinta feira, o Malmö FF em jogo correspondente à 1ª jornada da Fase de grupos da Liga Europa. Na antevisão da partida, Castro afirmou que o formação arsenalista está muito entusiasmada e feliz por estar nesta competição. 

Espírito da equipa: "Estamos muito entusiasmados e felizes por estar nesta competição. Conhecemos bem o adversário. Foi bem estudado e agora estamos cheios de vontade de ganhar"

Estratégia: "O SC Braga vai entrar para ganhar o jogo. Vamos tentar atacar e defender da melhor maneira. O adversário mudou de treinador e, por isso, podem surgir surpresas, mas sabemos como pode jogar o Malmö FF".

Influência no grupo: "Espero ser muito importante no SC Braga por muito tempo. Os outros jogadores, que não têm a mesma experiência, chegam à equipa com uma maturidade incrível. Isso é muito importante".

Favoritismo para o encontro: "O favoritismo não conta para muita coisa, o que conta é tentarmos entrar bem no jogo para ganhar. É muito importante começarmos o grupo a ganhar".

em: https://scbraga.pt/castro-estamos-muito-entusiasmados/

Lipeste

abola.pt

«Não estou ansioso, estou motivado porque vou concretizar mais um sonho»

Artur Jorge fez, esta quarta-feira, a antevisão do jogo com o Malmo, a contar para a primeira jornada do Grupo D da Liga Europa. O treinador do SC Braga não escondeu o orgulho com a estreia europeia.

«É um grande orgulho. Não estou ansioso, estou motivado porque vou concretizar mais um sonho. Fi-lo como atleta e agora vou fazê-lo como treinador, com a ambição de ganhar jogos», atirou, mostrando ambição na altura de traçar objetivos: «Fui muito claro aquando do sorteio. Disse que vamos fazer tudo para vencer este grupo. Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo, ficando em primeiro lugar. Queremos chegar aos oitavos de final. Queremos ser consistentes em termos de vitórias, embora sabendo que vamos defrontar adversários com poderio e com a mesma ambição».

Por último, deixou elogios ao adversário: «A mudança do treinador do Malmo não vai alterar a nossa abordagem, só em termos estratégicos. Estudámos bem o adversário, o estado puro da equipa e os resultados que levam. Conhecemos bem o passado recente e não só. Contamos com um estado de espírito sobrecarregado, mas sabemos o que temos de fazer. Vamos defrontar uma equipa de qualidade, com experiência em jogos europeus e, por isso, tentaremos ser iguais a nós próprios com o claro objetivo de vencer o jogo.»

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-09-07/sc-braga-nao-estou-ansioso-estou-motivado-porque-vou-concretizar-mais-um-sonho/955906/471

Lipeste

zerozero.pt

«Se tivesse de o comparar com algum jogador, comparava-o ao Drogba»
Hugo Filipe Martins

Agitou em Famalicão, onde foi o jogador da época, e é o nome do momento em Braga. Depois de uma época emprestado pelo Lens a um clube minhoto, Simon Banza fez uma curta viagem. A zona é a mesma e parece que o avançado francês dá-se bem com os ares do Minho.

Cinco jogos, cinco golos. O impacto foi imediato e já não haverá quem conteste a aposta do Sporting de Braga na sua contratação em definitivo. Pelo contrário, há quem questione outros clubes por não terem olhado para um avançado que marcou 17 golos na primeira época em Portugal, num clube que esteve durante quase toda a temporada a lutar pela manutenção.

João Carlos Teixeira foi um dos jogadores que ajudou o Famalicão a continuar na Primeira Liga e também ele ficou rendido a Simon Banza. Ao reforço do Sporting de Braga, o médio elogia a capacidade goleadora, mas sobretudo a qualidade técnica. O entendimento entre os dois foi imediato e com Banza a jogar na cidade de João Carlos Teixeira (o médio é natural de Braga) até pode haver encontro para breve. Até lá ficam as certezas de golos e uma comparação, salvaguardadas as diferenças, com Didier Drogba.

«O SC Braga foi inteligente na contratação do Banza»

O impacto de Simon Banza em Braga até pode surpreender os mais desatentos ou até os mais desconfiados. Afinal de contas, Mario González tinha feito um trajeto semelhante. O espanhol também brilhou numa equipa que lutou para não descer e foi contratado em definitivo pelo Sporting de Braga. A aposta não resultou, mas o caso de Banza está a ser bem diferente.

Em declarações ao zerozero, João Carlos Teixeira começou por descrever o antigo colega de equipa e mostrou que este bom rendimento no Minho não o apanhou de surpresa.

«Como pessoa é muito tranquilo, muito amigável. Não falava português, mas conseguia entender bastante. Eu cheguei no início de fevereiro e ele já sabia algumas coisas. Eu falava com ele em inglês, tal como a maior parte da equipa. Ele era muito participativo em tudo, dentro ou fora do campo. Brincava muito no balneário. Como jogador não há dúvidas que é um grande jogador e foi uma grande contratação do SC Braga e a prova disso é a forma como começou o campeonato. Não é nada surpreendente. Joguei com ele no ano passado e percebi as capacidades que ele tem e a diferença que faz numa equipa.»

Até achei que alguma equipa maior do que o SC Braga o fosse comprar. Pagaram três milhões, não foi? Parece-me um valor bastante razoável
João Carlos Teixeira, ex-colega de equipa de Banza

O próprio João Carlos Teixeira tinha desconhecimento de Simon Banza antes de regressar a Portugal. Contratado no final do mercado de janeiro pelo Famalicão, o médio ofensivo conta que à chegada só se falava no nome de Banza.

«Eu não o conhecia, não sabia quem era o Banza, mas quando eu cheguei toda a gente dizia que o avançado era muito bom. Só diziam "o Banza, o Banza, o Banza..." e então fui vendo a qualidade que ele tinha, tanto nos treinos como nos jogos. Faz a diferença. É forte, alto, bom tecnicamente, finaliza bem, é rápido. É um avançado muito completo.»

«Sim, é só pôr a bolinha, mas tem uma coisa muito boa. Ele consegue assistir (fez cinco passes para golo na época passada) para os companheiros porque é muito bom tecnicamente. Não é um avançado que só marca golos. Também consegue criar e isso facilita muito mais. É um jogador muito bom.»

Se o rendimento de Banza não surpreende João Carlos Teixeira, o mesmo não se pode dizer da falta de aposta de outros clubes no avançado de 26 anos.

«Até achei que alguma equipa maior do que o SC Braga o fosse comprar. Pagaram três milhões, não foi? Parece-me um valor bastante razoável por ele. O SC Braga foi inteligente na contratação do Banza. É uma contratação que faz todo o sentido.»

«Banza tem um estilo Drogba»

Com 26 anos celebrados em agosto, Banza ainda pode dar muito ao SC Braga, no plano desportivo... e financeiro.

João Carlos Teixeira compara o estilo de jogo do avançado francês ao de Didier Drogba, avançado que se notabilizou no Chelsea e na seleção da Costa do Marfim, e apesar de achar que Banza está a encaixar na perfeição no Sporting de Braga de Artur Jorge, acredita que o avançado pode brilhar noutros clubes ou noutros campeonatos.

«O que eu mais gosto no Banza é que ele tem muita técnica. Acho que isso é o mais forte dele. É muito completo. Não o posso comparar, mas para mim tem um estilo Drogba. É alto, bom com a bola nos pés, finaliza muito bem, é muito completo. Se tivesse de o comparar com algum jogador, pelo estilo, comparava-o ao Drogba.»

«Tem 26 anos, se este ano continuar com este ritmo... Não vai marcar em todos os jogos, não é normal que o faça, mas o SC Braga está a jogar muito bem e isso também ajuda nas prestações dele. Acredito que pode chegar a um grande em Portugal ou mesmo lá fora. O SC Braga fez um grande investimento.»

João Carlos Teixeira, atualmente a jogar no Umm-Salal, vai falando com Banza através das redes sociais. O avançado visita vários espaços que o bracarense conhece bem e, por isso, um encontro para breve não fica descartado. Tal como uma futura entrevista ao zerozero...

em: https://www.abola.pt/Clubes/471/45

Lipeste

#11245
zerozero.pt

Muitos milhões, muita experiência, pouca frescura e acutilância
Mário Rui Mateus

A vida não tem andado muito famosa para o bicampeão sueco. Conquistou a Taça da Suécia, garantiu o acesso à fase de grupos da Liga Europa, mas no Campeonato, o Malmo FF ocupa um modesto sétimo lugar.

Este facto surpreende mais se olharmos para o facto que nos diz que o gigante sueco tem, de longe, o maior orçamento do futebol sueco, superior a 40 milhões de euros. Além disso, a contribuição dos nomes caros e dispendiosos que integram o seu elenco também estaestá aquém do expectável.

Menos surpreendente e típica destes cenários negativos é a instabilidade que se tem vivido no leme. Depois de Milos Milojevic e do interino Andreas Georgson, chegou ao comando técnico o experiente Age Hareide, com vasta experiência no futebol escandinavo, que contemplaram dois anos em Malmo (2014 e 2015).

Muita experiência, pouca agitação

Em termos táticos, o Malmo FF tem atuado maioritariamente em 4x3x3, sistema no qual deve continuar. Olhando para o histórico recente do treinador de 68 anos, esse foi o desenho que utilizou recentemente no Rosenborg, contudo variou em 3x4x3 quando esteve ao serviço da seleção dinamarquesa.

Olhando para o elenco, que sofreu algumas mudanças, é possível vislumbrar nomes com peso e experiência. Consequentemente, o emblema nórdico é uma equipa de equilíbrios e organização, optando por não se expor a transições rápidas (sobretudo defensivas), para as quais pode não haver pernas para acompanhar.

Johan Dahlin tem sido o dono da baliza, mas a sua lesão abriu espaço ao maliano Ismael Diawara. O lateral direito Felix Beijmo (24 anos) é o elemento mais novo da defesa, menos uma década vivida do que os seus companheiros. No meio campo, Erdal Rakip (ex-Benfica) é o pêndulo defensivo, Sergio Peña (ex-Tondela) e Moustafa Zeidan têm funcionado como os médios de maior dinamismo, realizando as funções de um 8 clássico, enquanto Anders Christiansen assume a batuta.

No ataque, Kiese Thelin apresenta-se como o goleador de serviço e o elemento mais constante. A sua alternativa é Ola Toivonen, um jogador menos móvel e mais referência de área. O reforço veloz Buya Turay, Joseph Ceesay, Jo Berget e Patriot Sejdiu são outras das figuras que costumam acompanhar o artilheiro da equipa.







em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=387838

Lipeste

zerozero.pt

22 curiosidades sobre o Malmo x SC Braga

RedaçãoAnálise estatística por Vasco Sousa

Malmö e SC Braga defrontam-se pelas 17h45m, em jogo a contar para a 1.ª jornada do Grupo D da Fase de Grupos da Liga Europa, numa partida que será arbitrada pelo croata Duje Strukan. Conheça as principais curiosidades do desafio.

Jogo inédito: Malmo e SC Braga defrontam-se pela 1.ª vez na história

O Malmo apresenta um histórico positivo nas receções a equipas portuguesas: em quatro jogos, soma três vitórias e uma derrota

A única derrota do Malmo em casa frente a uma equipa portuguesa foi, precisamente, no último jogo realizado: em 2003/04, perdeu frente ao Sporting por 0-1 (golo de Liedson), na Taça da UEFA

A última vitória do Malmo sobre uma equipa portuguesa foi em 1980/81, quando ganhou ao Benfica por 1-0, em jogo da Taça das Taças

O SC Braga nunca ganhou na Suécia: em três jogos, soma um empate e duas derrotas

O último jogo do SC Braga na Suécia foi em 2017/18: 1-1 frente ao AIK, na 3.ª pré-eliminatória da qualificação para a Liga Europa

Realizaram-se 17 jogos entre equipas suecas e portuguesas na Suécia, com nove vitórias das equipas escandinavas, três empates e cinco triunfos lusos

A última equipa portuguesa que jogou na Suécia foi, precisamente, o SC Braga, no já referido empate frente ao AIK, em 2017

Os dois últimos jogos de equipas portuguesas na Suécia terminaram empatados

A última equipa portuguesa a vencer na Suécia foi o Rio Ave: 0-1 ao IFK Goteborg, em 2014/15

A última derrota portuguesa na Suécia foi em 2014/15 - também o Rio Ave, frente ao Elfsborg

O Malmo perdeu dois dos três últimos jogos

O Malmo não perde nas competições europeias há quatro jogos (três vitórias e um empate)

O Malmo venceu os dois últimos jogos realizados nas competições europeias (frente ao Sivasspor)

Na fase de grupos da Liga Europa, o Malmo não perde em casa há sete jogos

O SC Braga ainda não perdeu esta época

O SC Braga soma quatro vitórias consecutivas

O SC Braga não sofre golos há quatro jogos

O SC Braga ganhou os dois jogos realizados fora de casa esta época

Fora de casa, o SC Braga ainda não sofreu qualquer golo esta época

O SC Braga não ganha fora de casa nas competições europeias há quatro jogos (um empate e três derrotas)

Fora de casa, o SC Braga só venceu um dos sete últimos jogos realizados nas competições europeias

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=388128

Lipeste

futebol365.pt

Sporting de Braga procura manter invencibilidade na visita aos suecos do Malmö
José Pestana c/Lusa

A equipa orientada por Artur Jorge vai iniciar o percurso europeu na Suécia, num grupo que conta ainda com os alemães do Union Berlim, do português Diogo Leite, e os belgas do Union Saint-Gilloise.

A equipa lusa está neste momento no segundo lugar da I Liga, com quatro vitórias e um empate, e vem de um triunfo frente ao Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo do defesa Tormena apontado já aos 90+8 minutos, naquela que foi a última jogada da partida.

Tormena é uma das baixas para o jogo de hoje, tal como Iuri Medeiros, ambos castigados, enquanto Niakaté falha a partida devido a lesão, com o técnico a chamar o central turco Serdar e o médio sérvio Racic, que chegaram ao clube perto do fecho do mercado.

O Malmö, bicampeão sueco, está atualmente apenas no sétimo lugar do campeonato, com 21 jogos disputados, e vem de uma derrota na última jornada por 3-2 na visita ao Efsborg.

Sporting de Braga e Malmö defrontam-se a partir das 17:45 (horas de Lisboa), no Estádio Eleda, num jogo que será arbitrado pelo croata Duje Strukan.

Programa da jornada

Quinta-feira, 8 de Setembro de 2022


Ludogorets - Roma, 17:45

Zurich - Arsenal, 17:45

Union Berlin - Union St. Gilloise, 17:45

Malmo - Sp. Braga, 17:45

HJK - Bétis, 17:45

AEK Larnaca - Rennes, 17:45

Fenerbahce - Dynamo Kyiv, 17:45

PSV - Bodo, 17:45

Lazio - Feyenoord, 20:00

Ferencvaros - Trabzonspor, 20:00

Crvena Zvezda - Monaco, 20:00

SC Freiburg - FK Qarabagh, 20:00

Nantes - Olympiakos, 20:00

Sturm Graz - Midtjylland, 20:00

Man Utd - Real Sociedad, 20:00

Omonia Nikosia - Sheriff Tiraspol, 20:00

em: https://www.futebol365.pt/artigo/286055-le-sporting-de-braga-procura-manter-invencibilidade-na-visita-aos-suecos-do-malmo/

Lipeste

noticiasaominuto.com

Malmo-SC Braga: Enfrentar o inédito europeu com o impulso interno

Bracarenses integram um grupo com três equipas que nunca defrontaram na sua história

Miguel Simões

O Sporting de Braga regressa, esta quinta-feira, à rota europeia para defrontar um adversário de referência no futebol escandinavo: o Malmo.

O bicampeão sueco já atravessou melhores dias e o sétimo lugar atual no campeonato está bem longe das aspirações europeias de uma equipa que já chegou a ter outro estatuto em contexto interno e europeu.

Já o Sporting de Braga, cada vez mais habituado às andanças da Liga Europa, chega à ronda inaugural da fase de grupos com o impulso interno, com quatro vitórias consecutivas no campeonato, a última das quais diante do rival Vitória SC, algo que dá outro nível de motivação à equipa de Artur Jorge.

De referir que os bracarenses integram o grupo D da segunda maior prova de clubes em contexto europeu com três equipas que nunca defrontaram na sua história. Além dos suecos, também os alemães do Union Berlin e os belgas do Union Saint-Gilloise.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, num encontro disputado no  Eleda Stadion e será ajuizado pelo croata Duje Strukan, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Age Hareide

Análise ao adversário:
"O Sporting de Braga é uma equipa boa com bola e temos de ser compactos defensivamente. Na 'Europa', se errarmos somos severamente punidos, pelo que temos que explorar os pontos fracos deles. É muito sobre tornarmo-nos cínicos no nosso jogo. É importante os adversários voltarem a sentir que é difícil vencer aqui".

Momento do clube: "Todos devem saber o que significa jogar e representar este clube. Muitos bons jogadores novos entraram, mas quando as coisas não fluem e não se ganha, fica difícil para os novos entrarem no grupo".

Escolhas para o jogo: "Preciso ver alguns dos jogadores nos treinos antes de avaliar que papel eles podem desempenhar e o que podem alcançar em campo. Não podemos esperar que tudo funcione perfeitamente amanhã [quinta-feira], não podemos ter esse tipo de exigência. Mas, vamos tentar e vamos melhorar daqui para frente. Quando uma equipa perde, adquire uma crença negativa, quanto ganha constrói uma crença positiva. É o jogo psicológico que é tão fascinante no futebol".

Artur Jorge

Análise ao adversário:
"Estudámos bem o adversário, conhecemos bem o passado recente do Malmö e não só. Vamos defrontar uma equipa de qualidade, com experiência em jogos europeus e, por isso, teremos que ser iguais a nós próprio. Sabemos o que temos que fazer e temos o claro objetivo de vencer".

Mês recheado de jogos: "Temos jogadores preparados para jogar. Vamos ter um mês muito forte em termos de densidade de jogos e, por isso, temos de contar com todos. O mais importante é o sistema e a dinâmica de querer ganhar jogos".

Ambição europeia: "Já disse que vamos fazer tudo para vencer este grupo. Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo em primeiro lugar. Queremos chegar aos oitavos de final, embora sabendo que vamos defrontar adversários com poderio e com a mesma ambição".

Últimos resultados

Malmo:
D-V-D-V-E

Sporting de Braga: V-V-V-V-E

Últimos onzes

Malmo:
Ismael Diawara; Martin Olsson, Niklas Moisander, Lasse Nielsen, Felix Beijmo; Anders Christiansen, Erdal Rakip, Moustafa Zeidan; Patriot Sejdiu, Mohamed Buya Turay e Isaac Kiese Thelin.

Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Nuno Sequeira, Sikou Niakaté, Vítor Tormena, Fabiano Souza; Iuri Medeiros, Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta; Vitinha e Simon Banza.

Ausências

Malmo:
Lewicki, Nalic, Rieka, Siby e Dahlin (lesionados)

Sporting de Braga: Niakaté, Victor Gómez (lesionados) e Tormena (castigado)

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2068538/malmo-sp-braga-enfrentar-o-inedito-europeu-com-o-impulso-interno

Lipeste

ominho.pt

Artur Jorge quer estrear-se na 'Europa' enquanto treinador com triunfo na Suécia

O treinador do SC Braga, Artur Jorge, frisou hoje a ambição de vencer na Suécia o Malmö, na quinta-feira, em jogo da primeira jornada do grupo D da Liga Europa de futebol.

Artur Jorge disse que a recente mudança de treinador da equipa sueca – o norueguês Age Hareide, de 68 anos, foi apresentado na terça-feira – não vai alterar a abordagem da equipa minhota, que passa por querer vencer.

"Estudámos bem o adversário, conhecemos bem o passado recente do Malmö e não só. Vamos defrontar uma equipa de qualidade, com experiência em jogos europeus e, por isso, teremos que ser iguais a nós próprio. Sabemos o que temos que fazer e temos o claro objetivo de vencer", declarou o técnico na conferência de imprensa de antevisão.

Artur Jorge disse conhecer o novo técnico dos suecos, "um treinador experiente, com um currículo vasto e rico".

"Sei que já tinha trabalhado no Malmö, que foi treinador do Rosenborg e da seleção da Dinamarca. Acredito que vai recorrer aos jogadores mais experientes nesta fase mais delicada da equipa [duas derrotas seguidas no campeonato] e que vai influenciar positivamente a equipa", disse.

Sem Niakaté, lesionado, e Tormena, castigado, Artur Jorge está privado da habitual dupla de centrais que tem feito alinhar, mas o treinador não mostrou preocupação.

"Temos cinco centrais e não podemos contar com dois, temos três disponíveis e os que vão jogar de início terão a confiança de toda a estrutura e vão, por certo, fazer um jogo de grande performance", disse.

Artur Jorge abordou o aumento do número de jogos dos minhotos nos próximos meses, notando "contar com todos" os jogadores.

"Temos jogadores preparados para jogar. Vamos ter um mês muito forte em termos de densidade de jogos e, por isso, temos de contar com todos. O mais importante é o sistema e a dinâmica de querer ganhar jogos", disse.

Sobre os objetivos do SC Braga na Liga Europa, Artur Jorge frisou ter sido "muito claro aquando do sorteio".

"Disse que vamos fazer tudo para vencer este grupo. Não há um nome mais sonante, mas faz parte da nossa ambição passar este grupo em primeiro lugar. Queremos chegar aos oitavos de final, embora sabendo que vamos defrontar adversários com poderio e com a mesma ambição", notou.

O responsável disse ainda ser "um grande orgulho" estrear-se como treinador do SC Braga em competições europeias.

"Não estou ansioso, antes motivado, vou concretizar mais um sonho. Fi-lo como atleta [jogar na 'Europa' pelos bracarenses] e agora vou fazê-lo como treinador com a ambição de ganhar jogos", referiu.

SC Braga e Malmö defrontam-se a partir das 17:45 de quinta-feira, no Estádio Eleda, em Malmö, em jogo que será arbitrado pelo croata Duje Strukan.

em: https://ominho.pt/artur-jorge-quer-estrear-se-na-europa-enquanto-treinador-com-triunfo-na-suecia/

___


"SC Braga é uma equipa boa com bola. Se errarmos somos punidos", diz treinador do Malmö

O treinador do Malmö, Age Hareide, elogiou hoje o SC Braga, alertando para a necessidade de a equipa sueca ser compacta defensivamente, na quinta-feira, na primeira jornada do grupo D da Liga Europa de futebol.

"O SC Braga é uma equipa boa com bola e temos de ser compactos defensivamente. Na 'Europa', se errarmos somos severamente punidos, pelo que temos que explorar os pontos fracos deles. É muito sobre tornarmo-nos cínicos no nosso jogo. É importante os adversários voltarem a sentir que é difícil vencer aqui", disse Age Hareide, apresentado na terça-feira como novo técnico dos suecos.

Trata-se de um regresso do treinador norueguês de 68 anos ao Malmö, que orientou em 2014 e 2015.

Age Hareide, que frisou conhecer "vários jogadores de então", é o terceiro técnico do Malmö esta temporada, sendo que a equipa sueca vem de duas derrotas consecutivas no campeonato (e três jogos seguidos sem vencer).

"Todos devem saber o que significa jogar e representar este clube. Muitos bons jogadores novos entraram, mas quando as coisas não fluem e não se ganha, fica difícil para os novos entrarem no grupo", realçou

Age Hareide referiu ser importante os jovens jogadores soltarem-se para se "atreverem a jogar futebol" e, sobre a equipa titular a apresentar na quinta-feira, disse que terá que "confiar nos jogadores" dado o pouco tempo de treino que teve.

"Preciso ver alguns dos jogadores nos treinos antes de avaliar que papel eles podem desempenhar e o que podem alcançar em campo. Não podemos esperar que tudo funcione perfeitamente amanhã [quinta-feira], não podemos ter esse tipo de exigência. Mas, vamos tentar e vamos melhorar daqui para frente. Quando uma equipa perde, adquire uma crença negativa, quanto ganha constrói uma crença positiva. É o jogo psicológico que é tão fascinante no futebol", finalizou.

Malmö e SC Braga defrontam-se a partir das 17:45 de quinta-feira, no Estádio Eleda, em Malmö, jogo que será arbitrado pelo croata Duje Strukan.

em: https://ominho.pt/sc-braga-e-uma-equipa-boa-com-bola-se-errarmos-somos-punidos-diz-treinador-do-malmo/

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga vence Malmö por 0-2

Já é muito andamento europeu

Hugo Filipe Martins

A entrada perfeita na fase de grupos. O Sporting de Braga arrancou a caminhada no grupo D da Liga Europa com um triunfo tranquilo na Suécia, por 0-2, e reforça o estatuto de favorito à passagem. A equipa de Artur Jorge, que ainda não perdeu qualquer jogo esta época, contou com algumas alterações. Bruno Rodrigues, uma das novidades, abriu o marcador e Ricardo Horta, já na segunda parte, fechou a contagem.

Frieza nórdica

O início de temporada mostrou-nos um SC Braga de pé quente e o momento da equipa minhota foi transportado para a Europa. De forma menos fulgurante e com menos golos do que na maioria das partidas do campeonato, mas com o domínio completo sobre o campeão sueco.

Ao contrário da época passada, o Malmö não atravessa um bom momento. A 11 pontos do primeiro lugar, os campeões tentam redimir-se na Europa, mas a primeira amostra esteve longe de ser convincente.

A equipa de Age Hareide apresentou um futebol sem ideias e com pouco rasgo. Defensivamente também esteve longe de ser brilhante, com o SC Braga a conseguir explorar o corredor central com relativa facilidade.

Laínez, titular pela primeira vez, jogava por dentro, tal como Ricardo Horta, e os dois foram descobrindo os caminhos para atacar a baliza da equipa sueca, cujas redes tremeram primeira vez com um golo anulado a Abel Ruiz. 

O primeiro golo não contou, mas também não serviu para despertar a equipa sueca, que procurou sempre o avançado Jo Berget para conseguir subir alguns metros. Só que no meio-campo minhoto reinava Al Musrati. O líbio fez uma exibição digna de futebol europeu e ajudou a que a equipa bracarense conseguisse jogar de forma continuada no meio-campo sueco.

Apesar do domínio em jogo controlado, foi de bola parada que a equipa de Artur Jorge chegou ao golo, numa bela finalização de calcanhar de Bruno Rodrigues, com desvio de Paulo Oliveira ao primeiro poste. 

Nada corria bem à equipa do Malmö, que já tinha perdido Erdal Rakip (passou sem sucesso pelo Benfica) por lesão. A primeira chegada à baliza de Matheus também aconteceu num lance de bola parada, embora sem que Matheus tivesse de fazer alguma intervenção.

Sem ser avassalador, sentiu-se na equipa bracarense uma vasta experiência europeia e isso fez a diferença, apesar das mudanças e do ritmo de jogo mais baixo do que o habitual.

A segunda parte começou com mais um golo anulado, desta feita a Vitinha, por fora de jogo de Ricardo Horta. O sinal era claramente para procurar o segundo golo e gerir a partida. Não que os bracarenses não o fossem fazendo com o resultado em 0-1, mas aí um só golo do Malmö bastaria para chegar ao empate. Os suecos aceitariam esse resultado de bom grado, tal o domínio exercido pela equipa bracarense.

Ainda que esse golo da tranquilidade tenha tardado a aparecer, nunca se viu um SC Braga tremido, nem um Malmö capaz de arriscar para conseguir o tal golo do empate. O 0-2 acabou mesmo por surgir, depois de um penálti de Sergio Peña (ex-Tondela) sobre Sequeira. Ricardo Horta, que falhou um penálti no dérbi do Minho, voltou a encontrar o caminho da baliza adversária e sentenciou mais uma vitória europeia dos bracarenses, cada vez mais preparados para estas andanças.









Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=388184



Lipeste

ominho.pt

SC Braga entra a ganhar na Liga Europa

O SC Braga começou da melhor maneira o grupo D da Liga Europa de futebol ao vencer, hoje, na Suécia, o Malmö por 2-0, com golos de Bruno Rodrigues e Ricardo Horta, de penálti.

O jovem defesa central, em estreia absoluta esta época, marcou aos 30 minutos e Ricardo Horta fez o segundo, de grande penalidade, aos 70, dando um triunfo tranquilo a Artur Jorge no seu primeiro jogo como treinador nas competições europeias.

O SC Braga, que já lidera o grupo após a vitória por 1-0 do Union Saint-Gilloise, fora, sobre o Union Berlim, mostrou superioridade absoluta em todo o encontro e quebrou a 'malapata' de nunca ter vencido na Suécia, somando a quinta vitória consecutiva em seis jogos oficiais esta temporada (mais um empate).

Na estreia, o novo treinador, Age Hareide, o terceiro do Malmö esta temporada, fez poucas mudanças – três – em relação ao último 'onze', mas a equipa sueca mostrou poucos argumentos e somou a terceira derrota consecutiva, acentuando o estado de crise.

A primeira parte pertenceu quase por completo ao SC Braga que, sob a batuta de André Horta, desde cedo assumiu o controlo do jogo.

Já depois de ameaças de Ricardo Horta (13) e de um golo anulado a Abel Ruiz, por fora de jogo (18), Vitinha cabeceou à barra após centro de Fabiano da direita (24).

Foi, por isso, sem surpresa que os minhotos chegaram ao golo, na sequência de um canto cobrado por André Horta: Paulo Oliveira desviou ao primeiro poste e, Bruno Rodrigues, ao segundo e de calcanhar, inaugurou o marcador (30).

Logo a seguir, só uma grande defesa de Diawara ao remate de Ricardo Horta impediu o segundo golo dos bracarenses.

O Malmö, que se viu privado de Rakip devido a lesão aos 22 minutos (entrou Turay), praticamente só defendeu durante o primeiro período e só criou duas ocasiões perigosas, por Hadzikadunic (27) e Turay (39).

A equipa da casa surgiu após o intervalo com duas alterações, tendo entrado Sergio Peña e Toivonen e, logo no primeiro minuto da segunda parte, Christiansen obrigou Matheus a defesa muito atenta.

O lance não teria continuidade no Malmö e, num ritmo mais baixo, o SC Braga dominou a partida.

Logo a seguir, Vitinha fez golo, mas o lance, muito no limite do fora de jogo (durou algum tempo a ser analisado pelo videoárbitro), seria invalidado (47).

Aos 58 minutos, Berget falhou o remate em excelente posição para visar a baliza de Matheus, mas, já com Álvaro Djaló no lugar de Vitinha (61), seriam os 'arsenalistas' a marcar novamente, de grande penalidade, que puniu uma falta de Peña sobre Sequeira só sancionada depois do árbitro, alertado pelo VAR, visionar as imagens.

Ricardo Horta atirou para o mesmo lado que contra o Vitória SC, na última jornada da I Liga, no sábado, mas desta vez acertou na baliza (70).

Com o segundo golo do SC Braga, o Malmö perdeu a réstia de motivação que poderia ter e só um remate de Christiansen, após mau corte de Paulo Oliveira, criou alguma sensação de perigo (72).

Artur Jorge aproveitou para descansar alguns jogadores e dar minutos a outros, lançando o reforço recente Racic e Rodrigo Gomes (74) e, mais perto do final, Castro e Borja (outra estreia, 85).

Ficha de jogo

Estádio Eleda.

Malmö – SC Braga, 0-2.

Ao intervalo: 0-1

Marcadores:

0-1,
Bruno Rodrigues, 30.

0-2, Ricardo Horta, 70 (grande penalidade)

Equipas:

– Malmö:
Ismael Diawara, Lasse Nielsen, Dennis Hadzikadunic, Niklas Moisander, Felix Bejimo (Joseph Ceesay, 56), Anders Christiansen, Oscar Lewicki (Sergio Peña, 46), Martin Olsson (Jonas Knudsen, 88), Erdal Rakip (Buya Turay, 25), Jo Berget e Isaac Kiese Thelin (Ola Toivonen, 46).

Suplentes: Johan Dahlin [GR], Viktor Andersson [GR], Jonas Knudsen, Soren Rieks, Sergio Peña, Ola Toivonen, Joseph Ceesay, Moustafa Zeidan, Matej Chalus, Hugo Larsson, Buya Turay e Emannuel Lomotey

Treinador: Age Hareide.

– SC Braga: Matheus, Fabiano, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Sequeira (Borja, 85), Al Musrati, André Horta (Racic, 74), Diego Lainez (Rodrigo Gomes, 74), Ricardo Horta (Castro, 85), Abel Ruiz e Vitinha (Álvaro Djaló, 61).

Suplentes: Tiago Sá, Lukas Hornicek, Serdar Saatçi, Dinis Pinto, Borja, Castro, Gorby, Racic, Rodrigo Gomes, Álvaro Djaló, Hernâni Infande e Banza

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Duje Strukan (Croácia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Erdal Rakip (12), Vitinha (57), Martin Olsson (78), Buya Turay (80), Niklas Moisander (84), Sequeira (85), Jonas Knudsen (90+6).

Assistência: sem dados.

em: https://ominho.pt/sc-braga-entra-a-ganhar-na-liga-europa/

Lipeste

noticiasaominuto.com

SC Braga está bem e recomenda-se, até na 'Horta' europeia

Um golo em cada uma das partes bastou para os bracarenses entrarem na prova europeia a sorrir

Miguel Simões

O Sporting de Braga entrou a vencer na ronda inaugural da Liga Europa, esta quinta-feira, na deslocação ao reduto do Malmo (0-2), num jogo em que ainda teve dois golos anulados por fora de jogo. 

Numa partida em que os bracarenses estiveram praticamente sempre por cima, as oportunidades foram surgindo junto da baliza de Diawara, enquanto o bicampeão sueco tentava 'sacudir' o perigo de qualquer modo.

Fabiano foi o primeiro a tentar a sua sorte ainda dentro dos primeiros dez minutos e, pouco depois, Vitinha viu o seu cabeceamento ser travado pela barra. Pelo meio, Abel Ruiz teve um golo anulado pelo assistente por posição irregular no lance, no fecho dos primeiros 20 minutos.

Apesar da resistência da equipa da casa, o Sporting de Braga conseguiu mesmo chegar ao golo (de forma justa, diga-se) à passagem da meia hora de jogo, na sequência de uma bola parada cobrada por André Horta. A bola foi penteada por Paulo Oliveira e, ao segundo poste, o companheiro do centro da defesa Bruno Rodrigues desviou para o fundo das redes.

Logo a seguir, aos 34 minutos, Ricardo Horta apareceu em zona de finalização e viu Diawara negar-lhe o golo, sendo que, do outro lado do campo, o máximo que o Malmo conseguiu até ao intervalo foi assustar num remate de Dennis Hadzikadunic, a passar a centímetros do poste da baliza de Matheus.

No regresso dos balneários, o filme do encontro não foi muito diferente. O conjunto de Artur Jorge desde cedo mostrou que queria resolver o encontro e, depois do novo golo anulado (desta vez a Vitinha num fora de jogo alertado pelo VAR), acabaria por chegar ao segundo golo na sequência de uma grande penalidade... também ela com a sinalização do videoárbitro, por falta sobre Nuno Sequeira.

Aos 70 minutos, Ricardo Horta não tremeu na cobrança do castigo máximo e colocou os bracarenses mais confortáveis no encontro, silenciando os adeptos do Malmo presentes nas bancadas, que apenas viram a sua equipa tentar ameaçar o 1-2 por intermédio de Christiansen e Berget até ao apito final.

No outro jogo do grupo, o Union St. Gilloise venceu no reduto do Union Berlin (0-1) e partilha, assim a liderança com os minhotos (que continuam invencíveis esta época) no topo do grupo D.

Momento do jogo: O penálti exemplarmente convertido por Ricardo Horta, aos 70 minutos, atirou o Sporting de Braga para um patamar de tranquilidade que já era merecido para a equipa de Artur Jorge.

Onzes

Malmo:
Ismael Diawara; Niklas Moisander, Hadzikadunic, Lasse Nielsen; Felix Beijmo, Anders Christiansen, Lewicki, Olsson; Rakip, Berget e Isaac Kiese Thelin.

Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Nuno Sequeira, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Fabiano Souza; Al Musrati, Diego Lainez, André Horta; Ricardo Horta; Vitinha e Abel Ruiz.

Antevisão

O Sporting de Braga regressa, esta quinta-feira, à rota europeia para defrontar um adversário de referência no futebol escandinavo: o Malmo.

O bicampeão sueco já atravessou melhores dias e o sétimo lugar atual no campeonato está bem longe das aspirações europeias de uma equipa que já chegou a ter outro estatuto em contexto interno e europeu.

Já o Sporting de Braga, cada vez mais habituado às andanças da Liga Europa, chega à ronda inaugural da fase de grupos com o impulso interno, com quatro vitórias consecutivas no campeonato, a última das quais diante do rival Vitória SC, algo que dá outro nível de motivação à equipa de Artur Jorge.

De referir que os bracarenses integram o grupo D da segunda maior prova de clubes em contexto europeu com três equipas que nunca defrontaram na sua história. Além dos suecos, também os alemães do Union Berlin e os belgas do Union Saint-Gilloise.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, num encontro disputado no  Eleda Stadion e será ajuizado pelo croata Duje Strukan, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

em: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2069266/sp-braga-esta-bem-e-recomenda-se-ate-na-horta-europeia

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: Malmo - SC Braga, 0-2 (crónica)

Solução central e decisão no castigo

Ricardo Jorge Castro

Bruno Rodrigues numa estreia em grande esta época e um dos suspeitos do costume, Ricardo Horta, a sentenciar o jogo.

O Sporting de Braga entrou com uma vitória na fase de grupos da Liga Europa 2022/23, ao vencer o Malmö, na Suécia, com dois golos sem resposta, esta quinta-feira, num resultado que permite assumir a liderança do grupo D, ainda que com os mesmos pontos do St. Gilloise, que foi à Alemanha bater o Union (0-1).

Artur Jorge fez quatro alterações no onze inicial do vice-líder da Liga portuguesa, dando a titularidade e a estreia absoluta esta época a Bruno Rodrigues no centro da defesa, ao lado de Paulo Oliveira, enquanto Diego Lainez e Abel Ruiz foram novidades mais à frente.

Seria precisamente das duas novidades na defesa que surgiria a solução central para desbloquear o marcador ante uma equipa que estreava um novo treinador esta tarde, Age Hareide.

O Sporting de Braga entrou destemido, com mais posse de bola e presença no meio-campo ofensivo e viu um golo anulado a Abel Ruiz por fora-de-jogo (19m). Pouco depois, e já sem o ex-Benfica Erdal Rakip na equipa do Malmö – saiu lesionado aos 22 minutos – Vitinha cabeceou ao poste e deixou um aviso para o que aconteceria pouco depois.

À meia hora de jogo, André Horta bateu um canto do lado esquerdo, Paulo Oliveira tocou de cabeça ao primeiro poste e Bruno Rodrigues, ao segundo, apareceu perante a pressão de Beijmo a desviar de calcanhar para desbloquear o 0-0.

Logo após o golo, o Sporting de Braga teve a melhor ocasião até ao descanso para dobrar a diferença, mas Diawara fez uma esplendida defesa a remate de Ricardo Horta, numa primeira parte em que o Malmö, verdadeiramente, só assustou Matheus num lance de bola parada em que Hadzikadunic rematou pouco ao lado na área, ainda com o nulo no marcador (27m).

Dose repetida na segunda parte

Hareide tentou dar frescura à equipa para a segunda parte com as entradas de Ola Toivonen e do ex-Tondela Sergio Peña e foi num lance nascido do experiente jogador sueco que quase surgiu o empate logo após o recomeço, mas Matheus respondeu ao remate de Christiansen.

A segunda parte teria dose igual à da primeira para o Sporting de Braga, com mais um golo anulado e outro a valer. Na resposta à tentativa de entrada forte dos suecos, o Sp. Braga pôs o adversário em sentido e Vitinha festejou o segundo golo aos 47 minutos, mas o lance foi anulado por Duje Strukan com indicação do vídeo-árbitro, ao fim de quase três minutos de espera.

O Malmö mostrou um pouco mais de capacidade ofensiva na segunda parte, sobretudo em rápidas investidas, mas nunca conseguiu incomodar verdadeiramente Matheus e o descanso maior no marcador surgiu aos 70 minutos, num penálti assinalado com recurso ao vídeo-árbitro, por falta de Peña sobre Sequeira. Nota para a grande jogada do recém-entrado Álvaro Djaló na origem do lance, que resultou no castigo máximo para a decisão do resultado, por Ricardo Horta.

Um final de estreias

O Malmö raramente ficou perto de pôr em causa a vantagem do SC Braga - por mérito dos minhotos - e foi logo após o 0-2 que teve a melhor oportunidade, por Christiansen, num forte remate na área. Pouco mais fez.

O SV Braga provou ao longo do jogo a superioridade, foi uma equipa madura e experiente na vantagem e o jogo teve um final de estreias esta época, além da de Bruno Rodrigues. Uros Racic somou os primeiros minutos pelos minhotos e Borja, de volta ao Minho, também foi lançado por Artur Jorge, que acabou ainda o jogo com Rodrigo Gomes e Castro em campo, gerindo o plantel ao dar um pouco mais de descanso aos Horta, a Lainez, Sequeira e Vitinha.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/liga-europa-malmo-sp-braga-0-2-cronica

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga Europa: Malmo - SC Braga, 0-2 (destaques)

Uma bela estreia

FIGURA: Bruno Rodrigues


Desbloqueou o marcador para uma entrada vitoriosa do Sporting de Braga na fase de grupos da Liga Europa. No primeiro jogo da época ao serviço da equipa principal, conseguiu logo um golo, o seu segundo pela equipa principal, depois do que já tinha feito ante o Moitense, para a Taça de Portugal, em 2021/22. Fez dupla com Paulo Oliveira no centro da defesa – este também novidade no onze inicial esta quinta-feira – e cumpriu na retaguarda.

MOMENTO: revisão e castigo para a decisão (70m)

Ricardo Horta sentenciou o marcador aos 70 minutos, de penálti, depois de uma falta do ex-Tondela Sergio Peña sobre Sequeira, só assinalada por Duje Strukan com recurso às imagens do vídeo-árbitro. Um golo que deu robustez à vantagem minhota, adequada à superioridade demonstrada pelos comandados de Artur Jorge.

OUTROS DESTAQUES

Ricardo Horta:
por várias vezes a fazer a diferença, quer em lances coletivos, mas também em rasgos individuais – prova disso o lance que quase dá o segundo golo para o Sporting de Braga logo após o golo de Bruno Rodrigues – o internacional português acabou mesmo por sentenciar o triunfo minhoto, com o golo de penálti aos 70 minutos.

Al Musrati: importante no meio-campo do Sp. Braga, nomeadamente no ganho de duelos a adversários e na qualidade de passe e ligação que deu à equipa.

Berget: foi um dos mais esforçados e bem-sucedidos do Malmo, tentando dar algum jogo ofensivo à equipa comandada por Age Hareide.

Christiansen: aqui e ali em bom plano e a ter os dois remates mais perigosos do Malmo, na segunda parte.

Matheus: seguro na baliza do Sporting de Braga e a terminar o quinto jogo consecutivo sem qualquer golo sofrido. Dado a reter, dado que não mais sofreu golos depois do empate ante o Sporting (3-3). Já lá vão sensivelmente 457 minutos (mais compensação) a manter as redes bracarenses intocáveis.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/liga-europa-malmo-sp-braga-0-2-destaques

Lipeste

bolanarede.pt

Estreia vitoriosa para o SC Braga na Liga Europa

O SC Braga foi à Suécia vencer o Malmo FF por 0-2, iniciando a campanha na Liga Europa com uma vitória


Com golos marcados por Bruno Rodrigues e Ricardo Horta (de grande penalidade), aos 30 e aos 70 minutos, respetivamente, o Braga entrou com o pé direito na nova edição da Liga Europa, competição da qual foi eliminado nos quartos de final, na época passada.

Os bracarenses voltam a entrar em campo na Liga Europa já na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, na receção ao Union Berlin, na segunda jornada da fase de grupos.

Vê, abaixo, os dois golos do Braga que deram a vitória na Suécia.

BRUNO RODRIGUES!!!

O jovem português marca na estreia pelo SC Braga esta temporada!

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1567926236378267649?t=hvsp5IPjiwC3KhCLj-70Ig&s=01

GVERREIROS AUMENTAM A VANTAGEM

Grande penalidade assinalada e Ricardo Horta faz o 0-2!
https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1567943591409991682?t=c3W3vZltus2F3oAkU5CvlQ&s=01

em: https://bolanarede.pt/especial-bola-na-rede/ultima-hora/estreia-vitoriosa-para-o-sc-braga-na-liga-europa/

Lipeste

#11257
zerozero.pt

Os destaques do Malmö - SC Braga

A cola que une o coletivo


Os principais destaques da partida entre o Malmö e o SC Braga, que terminou com triunfo bracarense por 0-2. Bruno Rodrigues e Ricardo Horta fizeram os golos da partida.


Não deu hipótese

André Horta andou à vontade no meio-campo e isso deve-se muito à exibição de Al Musrati. Completamente dominador, o médio líbio controlou o miolo praticamente sozinho e sempre com um longo raio de ação. Além das recuperações, interceções e duelos que foi ganhando ao longo da partida, também se destacou no capítulo do passe. Numa palavra: dominante!


Pazes com os 11 metros

Voltou a marcar de penálti e deu tranquilidade à equipa bracarense, mas a exibição não se resume só ao golo da marca dos 11 metros. O capitão guiou a equipa nos momentos de ataque e obrigou Diawara a uma grande intervenção na primeira parte. Apareceu muitas vezes no corredor central, onde a sua inteligência foi fazendo a diferença.

Calcanhar para jogar à sueca

O jovem formado no SC Braga fez esta tarde os primeiros minutos da temporada e pode ficar satisfeito com o seu rendimento. Além do golo apontado em grande estilo, esteve a bom nível na defesa e lidou bem com a capacidade física do adversário, numa prova que, do ponto de vista individual, até tinha deixado algumas notas negativas na época passada. Para crescer com paciência.

Experiência sentiu-se

Numa equipa que foi massacrada defensivamente, a experiência de Niklas Moisander fez-se sentir. O defesa central, que passou por AZ Alkmaar, Ajax, Sampdoria e ainda Werder Bremen, destacou-se pela capacidade posicional e pela inteligência a dobrar os colegas de defesa. A este nível, a experiência faz diferença e Moisander mostrou isso com uma exibição para os colegas tirarem notas.

Inconsequente

Havia expetativa para ver o mexicano pela primeira vez no onze inicial, mas a primeira amostra não foi totalmente convincente. Na primeira parte notou-se a vontade de estar envolvido no jogo, mas as ações do mexicano acabaram por ser inconsequentes. No segundo tempo acabou por desaparecer por completo e foi substituído. Precisa de mais jogos como este para crescer.

Errático

Pela direita, Beijmo não conseguiu lidar com os movimentos interiores de Horta, nem com a procura da profundidade de Sequeira, acabando várias vezes por ser ultrapassado sem que conseguisse dar luta. Ofensivamente foi curto, não só no capítulo do drible, mas também no capítulo do passe.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=388185

Lipeste

zerozero.pt

Vitória sobre o Malmo Artur Jorge após a vitória na Suécia:

«Fomos dominadores e jogámos a um grande nível»


O SC Braga entrou, esta quinta-feira, com o pé direito na Liga Europa ao bater, na Suécia, o Malmo por 0-2 e, no final da partida, Artur Jorge, técnico dos bracarenses, deixou rasgados elogios à exibição da sua equipa.

«Estou muito satisfeito. Fomos claramente dominadores, fizemos uma primeira parte de grande nível, dispusemos de duas ou três oportunidades e o golo surgiu com naturalidade. Fomos também muito sólidos e comprometidos defensivamente frente a um adversário que procurou o jogo direto e mais físico. Na segunda parte, mantivemos o nível e chegámos ao segundo golo, além de ainda termos tido dois golos anulados. Agora, vamos focar-nos no jogo para o campeonato», começou por dizer o técnico luso, no final da partida.

«No primeiro tempo estivemos sempre equilibrados e fomos sérios. Mantivemos o nível após o intervalo e o segundo golo surgiu com naturalidade, mesmo tendo em conta os dois golos anulados. Conseguimos chegar ao primeiro golo e vencer e este desfecho justifica-se», acrescentou.

Artur Jorge garantiu que o foco, agora, está no próximo jogo, com o Rio Ave: «Pensamos apenas em nós. O nosso desempenho depende do que podemos fazer e não dos adversários. Fizemos a nossa parte. Estamos em primeiro lugar em função da vantagem de dois golos, posição que queremos e vamos tentar manter porque é objetivo para este grupo. Consolidar a equipa, mas centrar já atenções frente ao Rio Ave.»

«Nunca se cansem de ganhar é o que tenho dito com insistência ao grupo. O SC Braga é uma equipa ambiciosa, que luta por conseguir resultados e consolidar a sua posição no topo das tabelas.  É uma ambição que tenho e que os jogadores partilham», concluiu.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=388243

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge: «Fomos dominadores, primeira parte de grande nível»

Treinador do SC Braga sublinha ainda a solidez defensiva e o objetivo da vitória na primeira jornada da Liga Europa


Declarações do treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, à SportTV, após a vitória por 2-0 ante o Malmo, em jogo da primeira jornada do grupo D da Liga Europa:

«Foi um jogo em que fomos claramente dominadores. Fizemos uma primeira parte de grande nível. Imprimimos uma boa dinâmica ofensiva, fomos sempre em busca do golo, tivemos duas ou três oportunidades para finalizar e o golo surge com toda a naturalidade face ao que foi o nosso caudal ofensivo.

Fomos também muito sólidos defensivamente. A equipa adversária procurou jogar um futebol mais direto, mais longo e a procurar a parte mais física do jogo e nós tivemos sempre muito bem defensivamente. Muito equilibrados. Na segunda parte, mantivemos o mesmo nível e naturalmente chegámos ao segundo golo - lembro que tivemos dois golos anulados também - mas fizemos claramente por merecer esta vitória.

Conseguimos fazer aquilo que queríamos e que tínhamos prometido, que era chegar ao primeiro jogo, vencer, e virar já as atenções para o campeonato.»

André Horta: «Jogo bem conseguido»

«Estamos muito contentes, queríamos começar a ganhar. Sabemos que é um grupo muito equilibrado, onde todas as equipas podem ganhar a qualquer uma. Queríamos levar o jogo para os nossos termos, assumir o jogo, como queremos fazer sempre. Acho que fizemos um jogo bem conseguido, se calhar, nalgumas partes, não lidámos tão bem com o jogo direto deles. Mas, a partir do momento em que metemos a bola no chão e começámos a jogar, penso que o jogo foi todo nosso e acho que é uma vitória inteiramente justa.»

[Cinco vitórias seguidas] Tem de ser o normal. É a exigência do clube. Queremos ganhar, temos um grupo com uma mentalidade muito boa. Às vezes, temos grandes jogadores, mas a mentalidade não se coaduna com a qualidade dos jogadores. Neste caso, este ano, acho que se juntou uma grande qualidade com uma grande mentalidade.»

Bruno Rodrigues, autor do 0-1: «Foram meses de trabalho, luta e resiliência»

«Fizemos uma boa pré-época, se calhar, a mentalidade mudou um bocadinho e acho que esta é a mentalidade certa para conseguirmos alcançar algo que nós pretendemos. Vamos continuar, o próximo [jogo] é sempre o mais difícil, e é contra o Rio Ave.

[Já não era titular desde fevereiro] Foram meses de trabalho, de luta e resiliência, sempre à espera da oportunidade e chegou. E correu tudo bem, para mim e para a equipa, que é o mais importante.»

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-europa/sp-braga/artur-jorge-fomos-dominadores-primeira-parte-de-grande-nivel