News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Feirense 0-2 SC Braga - 20-04-2019 - 18H00 - Pré e pós-jogo

Started by A.COSTA, 14 de April de 2019, 23:58

Previous topic - Next topic

Bracarense

Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 14:14
Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 13:58

Além do óbvio discordar da lei (um direito de todos mas que não isenta de a cumprir) qual é a posição das "claques" em relação às multas e particularmente à destruição de cadeiras? Qual foi o valor comparticipado pelas "claques" para a reparação de cadeiras realizada por elementos dessas claques enquanto exerciam a sua peculiar forma de participar no espectáculo futebol?
Paras-te no tempo...Essa dos sócios e lugares anuais pegava há uns tempos.Agora já não pega.Actualiza-te... E a prova de que ninguém é sócio são as assembleias gerais do clube. Se vais já devias ter percebido isso... E quanto a lugares anuais no próximo jogo fica nos torniquetes e vê como a malta entra. Vias ficar supreendido garanto-te...
Já que foste tão célere a emitir a tua opinião em relação à ultima questão (lugares anuais) será que podias opinar sobre as outras? E já agora, posso presumir da tua resposta, que as "claques" têm um nº de lugares anuais na Nascente igual ao nº de lugares que ocupam em todos os jogos. Porque daquilo que me vou actualizando, no inicio de cada época, lugares anuais para a Nascente inferior estão sempre esgotados.

tiago1992

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 14:42
Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 14:14
Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 13:58

Além do óbvio discordar da lei (um direito de todos mas que não isenta de a cumprir) qual é a posição das "claques" em relação às multas e particularmente à destruição de cadeiras? Qual foi o valor comparticipado pelas "claques" para a reparação de cadeiras realizada por elementos dessas claques enquanto exerciam a sua peculiar forma de participar no espectáculo futebol?
Paras-te no tempo...Essa dos sócios e lugares anuais pegava há uns tempos.Agora já não pega.Actualiza-te... E a prova de que ninguém é sócio são as assembleias gerais do clube. Se vais já devias ter percebido isso... E quanto a lugares anuais no próximo jogo fica nos torniquetes e vê como a malta entra. Vias ficar supreendido garanto-te...
Já que foste tão célere a emitir a tua opinião em relação à ultima questão (lugares anuais) será que podias opinar sobre as outras? E já agora, posso presumir da tua resposta, que as "claques" têm um nº de lugares anuais na Nascente igual ao nº de lugares que ocupam em todos os jogos. Porque daquilo que me vou actualizando, no inicio de cada época, lugares anuais para a Nascente inferior estão sempre esgotados.

Nunca me viste negar os excessos que há...Mas se queres pegar com alguma coisa podias usar mil e um argumentos agora o das cadeiras é fraquinho... A maioria das multas são ridículas e para mim é um mistério como o Braga nunca se opôs ao seu pagamento. Mas achas que é com a "legalização" das claques que eles deixam de existir? Basta veres quanto paga o Porto e o Sporting todas as jornadas...

Isso dos lugares anuais esgotados na nascente é treta. Se fores lá hoje comprar tens lugares disponíveis. E quase que aposto que os que há são precisamente no "sector ultra" e no A1 e A2 (que segundo tu são lugares privilegiados mas que durante anos ninguém os quis)...

agripino

Sobre o comunicado da BL e sobre o facto de afirmarem que essa lei é discriminatória e inconstitucional, penso que está diretamente relacionada com a posição que a Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) tem vindo a defender há algum tempo. Os artigos da constituição portuguesa invocados são o artigo 13º Princípio de Igualdade e o artigo 46º Liberdade de Associação.

Não sou nenhum perito em direito constitucional, mas tenho perfeitas capacidades para procurar possíveis fontes credíveis de forma a confirmar a veracidade ou não de algo antes de criticar/opinar, tal como poderá ter acontecido com quem escreveu aquele comunicado.
Lembro me que como exemplo esta associação explicou o porquê do uso destes argumentos para contestar a lei existente numa audição pública sobre violência no desporto que decorreu na Assembleia da República em fevereiro e por isso é considerada para mim informação fidedigna. Outros se calhar poderão achar que eles não percebem nada e só defendem isto porque têm muitos amigos nas "claques ilegais". Tudo bem, são opiniões.

Respeito a opinião de quem "não gosta muito das claques" porque cada um é livre de dizer e pensar o que quiser e como tal também tenho uma opinião formada, mas sobre a grande parte dos nossos sócios/adeptos. E, como muita gente gosta de usar os ingleses para certos exemplos aqui vai o meu... Quem me dera que os nossos sócios/adeptos fossem como os ingleses, que passam praticamente os 90 minutos a apoiar a equipa e não ficam tipo marionetas sentados numa cadeira o jogo todo. Custa-lhes a levantar o ***** da cadeira seja para o que for e estão nos estádios como se estivessem em casa no sofá. Mas isto é só a minha opinião sobre algo que também gostava que mudasse, mas não me tira o sono nem tento sucessivamente denegrir quem assiste a jogos de futebol desta forma. É o que é. E o mesmo devia acontecer com muitos dos que criticam constantemente as nossas claques com argumentos cada vez mais cansados. Ou porque no meu tempo é que era, ou porque fazem isto, ou porque fizeram aquilo, nunca conseguirão agradar a todos e não é por isso que alguém tem de estar constantemente a rebaixar a imagem destas ou dos seus elementos porque ninguém é mais do que ninguém.

Apesar de quase nunca ter exprimido a minha opinião no fórum, costumo ler bastante o que aqui se escreve e ao longo da época são constantes as opiniões de foristas, tanto positivas como negativas, sobre assuntos relevantes para o clube e era bastante importante que esses assuntos começassem a ser apresentados na assembleia geral de sócios porque é lá que se discute (oficialmente) o passado, presente e futuro do clube. Porque é tudo muito bonito quando se escreve atrás de um computador e na hora da verdade aparecem lá "meia dúzia de gatos pingados" e parece sempre que está tudo bem e não se passa nada. Aproveitem que este ano será realizada a um sábado e apresentam lá as vossas opiniões sobre o que bem entenderem.

Bracarense

Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 14:53
A maioria das multas são ridículas e para mim é um mistério como o Braga nunca se opôs ao seu pagamento. Mas achas que é com a "legalização" das claques que eles deixam de existir?

Rídiculas ou não , elas existem e, gostaria de saber porque é que as "claques" não contribuem par ao seu pagamento quando elas são aplicadas por causa do comportamento das claques (eu também acho ridículo ser multado por ir a 140km/h na AE mas pago).
A chamada "legalização" das claques não resolve o problema das multas. Nunca o disse... O problema das multas pelo comportamento das claques só acaba com a sua extinção.

Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 14:53
Isso dos lugares anuais esgotados na nascente é treta. Se fores lá hoje comprar tens lugares disponíveis. E quase que aposto que os que há são precisamente no "sector ultra" e no A1 e A2 (que segundo tu são lugares privilegiados mas que durante anos ninguém os quis)...
Não acho que sejam lugares privilegiados (esses são os centrais - onde tenho o meu). Privilégio é o beneficio de ter lugar garantido na Nascente sem pagar lugar anual.

joaoPC

Quando as multas forem atribuídas por alguém na nascente (sem ser da zona das claques) atirar objetos ao árbitro ou por cânticos racistas e insultos ao banco adversário vindos da poente quem deve pagar as multas? [emoji848]

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

PEDRØ XVI

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 18:33
Quote from: tiago1992 on 24 de April de 2019, 14:53
Isso dos lugares anuais esgotados na nascente é treta. Se fores lá hoje comprar tens lugares disponíveis. E quase que aposto que os que há são precisamente no "sector ultra" e no A1 e A2 (que segundo tu são lugares privilegiados mas que durante anos ninguém os quis)...
Não acho que sejam lugares privilegiados (esses são os centrais - onde tenho o meu). Privilégio é o beneficio de ter lugar garantido na Nascente sem pagar lugar anual.

De facto, é um privilégio enorme ter um lugar 'reservado' na nascente num dos piores sítios para se ver o jogo e onde não estaria ninguém, de qualquer maneira, não fossem as claques.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

MagicoMito

Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 00:42


Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 23:28

Por isso mesmo agora vamos ficar sempre no café,

A sério?! Obrigado. Isso é o que o pessoal quer.

Voltar ao tempo em que se podia ir ao futebol sem parecer que íamos para uma favela sitiada pela polícia; voltar ao tempo em que podia ir a Guimarães de carro com um ou dois amigos, com cachecol, sentar-me na bancada central e não temer pela minha integridade; voltar ao tempo em que as "claques" eram ultras e não grupos dominados por delinquentes!
Não sei em que ano ias ver esses jogos a Guimarães...secalhar ias com 5 anos porque ninguém bate num puto.
Por bancada central estás a falar da bancada onde as claques deles se situam? Duvido que alguma vez fosse possível ires para aí com cachecol do Braga sem levares umas chapadas.
SE não estiveres a falar dessa bancada então porque é que te estás a referir aos ultras? Não precisas de estar no setor ultra deles para levares por ter adereços do Braga, aqui também não precisas de estar sequer na nascente para levares se tiveres um cachecol do Guimarães, o mesmo em alvalade, luz, dragão, etc.

Isso que disseste acho que só faz o mínimo de sentido se estiveres a falar do jogo do berlinde ou futebol de mesa já que aí não há ninguém para te dar.

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk


LeonelP

Era tão fácil resolver isto. Todas as pessoas que entram no estádio têm que ser identificadas. Depois é usar o circuito de câmeras para identificar quem cria problemas e banir essa gente como nos países civilizados. O problema é que não há coragem. Não tenho problemas em mostrar documento de identificação, quem não deve não teme.

Bracarense

Quote from: LeonelP on 24 de April de 2019, 22:31
Era tão fácil resolver isto. Todas as pessoas que entram no estádio têm que ser identificadas. Depois é usar o circuito de câmeras para identificar quem cria problemas e banir essa gente como nos países civilizados. O problema é que não há coragem. Não tenho problemas em mostrar documento de identificação, quem não deve não teme.
Et voilá... Mas isso era muito complicado para alguns especiais...

filipescb

Se um agente da autoridade te solicitar o cartão de cidadão que remédio tem toda a gente de o apresentar,  eu leio coisas dos anti-claques completamente ridículas e nota-se que não sabem nada do que falam, eu aqui à tempos escrevi que quem fala do que não sabe mais valia estar calado, levaram o que eu disse a mal, mas não passa de uma verdade, porque só queria num dia de jogo alguém fosse ao sector onde estão as claques e fizessem um levantamento de quem é sócio ou não e quem tem cadeira ou não e acreditem que se já muitos não são, ficavam burros de vez, e outra é culpar todas as multas do SC Braga como responsabilidade do sector ultra,  e digo vos mais, reparem na vigilância existente nesse sector em comparação com o restante estádio,  e já que sabem tudo também deviam saber que já houve muitos socios desse sector identificados e com multas devido a várias situações,  nas restantes bancadas também já se passou muita coisa e nunca vi ninguém identificado ou com multado.  Em relação à legalização é um tema quer vocês queiram ou não só diz respeito a quem lá está,  e assim vai continuar, eu só digo uma coisa básica,  sou cidadão português para o bem e para o mal, trabalho e cumpro e sempre cumpri todos os meus compromissos a tempo e horas e exijo respeito em todo o lado inclusive dentro e fora de um estádio,  e para acabar gostam do resultado da luta daqueles vândalos em relação aos horários? Pois eles lutaram, manifestaram, fizeram a vida negra ao Proença com as suas manifestações na sua estadia em Braga, o que os restantes socios fizeram? Bola,zero, riram-se e continuaram com as críticas, mas gostaram e disfrutam do resultado. Um bem haja a quem continua na luta e não se deixem vencer, e a quem mesmo não frequentando o sector respeita e não vê o mal do mundo apenas nos outros, ao resto não passa disso mesmo do resto.

PAF

Quote from: MagicoMito on 24 de April de 2019, 20:53
Quote from: Bracarense on 24 de April de 2019, 00:42
Quote from: tiago1992 on 23 de April de 2019, 23:28

Por isso mesmo agora vamos ficar sempre no café,

A sério?! Obrigado. Isso é o que o pessoal quer.

Voltar ao tempo em que se podia ir ao futebol sem parecer que íamos para uma favela sitiada pela polícia; voltar ao tempo em que podia ir a Guimarães de carro com um ou dois amigos, com cachecol, sentar-me na bancada central e não temer pela minha integridade; voltar ao tempo em que as "claques" eram ultras e não grupos dominados por delinquentes!
Não sei em que ano ias ver esses jogos a Guimarães...secalhar ias com 5 anos porque ninguém bate num puto.
Por bancada central estás a falar da bancada onde as claques deles se situam? Duvido que alguma vez fosse possível ires para aí com cachecol do Braga sem levares umas chapadas.
SE não estiveres a falar dessa bancada então porque é que te estás a referir aos ultras? Não precisas de estar no setor ultra deles para levares por ter adereços do Braga, aqui também não precisas de estar sequer na nascente para levares se tiveres um cachecol do Guimarães, o mesmo em alvalade, luz, dragão, etc.

Isso que disseste acho que só faz o mínimo de sentido se estiveres a falar do jogo do berlinde ou futebol de mesa já que aí não há ninguém para te dar.

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk
Já na década de 90 conseguia-se ir a Guimarães sem qualquer problema, sei que para alguns isso parece utopia mas não o é. Ias, estacionavas o carro vinhas embora descansado da vida. Os problemas sérios e graves começaram já na década de 2000 com o crescimento das claques. Antes das claques também havia problemas obviamente, mas era entre homens! Depois passou a ser entre canalha. Qual a diferença? É que entre homens são 2 que mandam umas bocas um ao outro e dão uns murros um ao outro (ainda vai havendo de quando em vez nas bancadas), canalha por norma atua em grupo, violência gratuita, só porque sim. este é que é o problema.
A primeira vez que me lembra de algo mais complicado até foi em Braga num jogo que o Braga perdeu em casa, penso que em 99, já com as claques ao barulho no final do jogo, com batalha campal no campo da ponte. No famoso jogo dos 5 contos ainda era uma altura que se podia ir a Guimarães sem grandes problemas, a partir daí foi sempre a piorar.

Bracarense



Quote from: PAF on 25 de April de 2019, 12:19
Já na década de 90 conseguia-se ir a Guimarães sem qualquer problema, sei que para alguns isso parece utopia mas não o é. Ias, estacionavas o carro vinhas embora descansado da vida. Os problemas sérios e graves começaram já na década de 2000 com o crescimento das claques. Antes das claques também havia problemas obviamente, mas era entre homens! Depois passou a ser entre canalha. Qual a diferença? É que entre homens são 2 que mandam umas bocas um ao outro e dão uns murros um ao outro (ainda vai havendo de quando em vez nas bancadas), canalha por norma atua em grupo, violência gratuita, só porque sim. este é que é o problema.

Exactamente isto!


joaobl03

Continuem com a velha história de sempre, a apontar dedos e a utilizar a lenga lenga de sempre, de que somos marginais, não somos associados e que somos a raiz de todo mal no futebol. Só que todos os argumentos que vocês apresentam são facilmente desconstruídos. O futebol está podre por causa da inacção das massas, que viram um desporto que era popular ser tomado por grupos económicos, que fizeram dele um negócio (muitas vezes obscuro), espezinhando os apaixonados, e nada fizeram para resistir a essa mudança. Com todos os nossos defeitos e erros batemo-nos por aquilo em que acreditamos, esta temporada passamos duma situação em que éramos o clube com os piores horários de jogos, para outra em que voltamos a jogar ao final de semana à luz do dia, e doa-vos o que doer essa vitória é nossa e só nossa!
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

kiko scb

Engraçado que eu lembro-me de tantos jogos nos anos 90 com graves problemas... e o pico de violência foi sobretudo nesses 90, com o boom dos Insane e dos RB que também estiveram em grande plano... mas secalhar sou eu que estou enganado...

Num célebre ano em que as coisas corriam mal por cá, a malta até teve que sair de Guimarães dentro das carrinhas de intervenção. Ou então quando houve a batalha campal com subidas ao picoto. Ou as nossas idas lá de carro... a ''famosa vela de dinamite'' na bancada deles. Epa, não me fodam.

É que desde aí, violência... bem... se acharem o facto de uns atrasados mentais partirem vidros de autocarro, ser caso de ''violência''...

NightHawk

Engraçado que o "desde aí" é precisamente desde que começaram as claques a ter mais predominância.

Antes disso não havia grandes episódios de violência...

PAF

Quote from: joaobl03 on 25 de April de 2019, 12:58
Continuem com a velha história de sempre, a apontar dedos e a utilizar a lenga lenga de sempre, de que somos marginais, não somos associados e que somos a raiz de todo mal no futebol. Só que todos os argumentos que vocês apresentam são facilmente desconstruídos. O futebol está podre por causa da inacção das massas, que viram um desporto que era popular ser tomado por grupos económicos, que fizeram dele um negócio (muitas vezes obscuro), espezinhando os apaixonados, e nada fizeram para resistir a essa mudança. Com todos os nossos defeitos e erros batemo-nos por aquilo em que acreditamos, esta temporada passamos duma situação em que éramos o clube com os piores horários de jogos, para outra em que voltamos a jogar ao final de semana à luz do dia, e doa-vos o que doer essa vitória é nossa e só nossa!
Uma coisa é a violência no desporto, outro tão ou mais grave é o que falas.
Uma coisa em nada invalida a outra. Diria que em Portugal até está tudo ligado, basicamente incompetência de quem manda e falta de interesse em resolver seja o que for.

Severini

As argumentações utilizadas por alguns foristas contra o fenómeno claqueiro em Braga são risíveis. Porém, mais ridículo que isso, é a forma hipócrita como desvalorizam as conquistas feitas pelas mesmas nas suas acções de protesto. No entanto, beneficiam delas, sendo até em determinados momentos, forças de oposição aos protestos e consequentemente ao bem do clube.
O que eu nunca irei esquecer foi a vergonha que passei quando o clube teve uma repreensão por parte da UEFA(máfia) por manifestações racistas vindas da ***** dos adeptos sentados, adeptos esses que se apregoam como modelo a seguir. Ainda iremos sofrer com isso se nas competições europeias enfrentarmos determinados clubes. O racismo não se esquece por essa Europa fora. E mais uma vez irão ser os vândalos a dar a cara e o corpo por algo que não têm culpa. Mas o BRAGA está acima de tudo e de todos!
Por um Sporting Clube de Braga popular! Sempre!

PAF

Quote from: kiko scb on 25 de April de 2019, 13:03
Engraçado que eu lembro-me de tantos jogos nos anos 90 com graves problemas... e o pico de violência foi sobretudo nesses 90, com o boom dos Insane e dos RB que também estiveram em grande plano... mas secalhar sou eu que estou enganado...

Num célebre ano em que as coisas corriam mal por cá, a malta até teve que sair de Guimarães dentro das carrinhas de intervenção. Ou então quando houve a batalha campal com subidas ao picoto. Ou as nossas idas lá de carro... a ''famosa vela de dinamite'' na bancada deles. Epa, não me fodam.

É que desde aí, violência... bem... se acharem o facto de uns atrasados mentais partirem vidros de autocarro, ser caso de ''violência''...
Não tenhas duvidas que estás enganado porque fui vários jogos a Guimarães antes e depois de haver confusões. Embora já houvessem claques a representação nos jogos fora era muita das vezes insignificante, às vezes fora nem sequer iam. (diga-se em alguns jogos estava lá unicamente o espanhol...)
Falo de Guimarães como posso falar das Antas, (no jogo que citei atrás, já depois de 2000 se estava alguém dos Red devia ser meia dúzia,) Gil, Rio ave, etc.
Essa da subida ao picoto acho que foi no mesmo ano do episódio que citei. O problema da violência foi quando passou dos animais se agridirem entre si, para a violência banal sobre tudo e todos. No início o objetivo das claques era roubar as tarjas do vizinho, roubar nas estações de serviço, etc, e se possível dar uns murros em meia dúzia, tudo entre eles, depois a policia começou a intervir nestas situações, passaram a ser acompanhados por exemplo e a ser inatingiveis para os adversários e passaram para agredir tudo e todos e na impossibilidade de agredir, porque os que iam normalmente ao futebol simplesmente deixaram de ir, partiram para os autocarros. Há um fio condutor nestes acontecimentos.
Anormais partirem vidros a autocarros é o extremo da violência, só que provavelmente há anormais que acham que isso não é nada de extraordinário, por isso é que acontece. Há dias vimos o que pode acontecer a um autocarro quando há problemas.
Violência é não poderes ir a um jogo fora sem seres tratado como um animal, que é o que acontece neste momento em Guimarães. Violência é não poderes levar mulher e filhos ao futebol é não poderes ter uma tarde de futebol em família. Violência é teres que sair de casa 3 ou 4 horas antes de um jogo que se vai realizar a 30minutos de tua casa. Mas percebo que haja quem ache isso insignificante, por isso é que isto chegou onde chegou. Falta de civismo no seu extremo.
A violência não começou com as claques só por si, começou com o seu crescimento e protagonismo dentro dos clubes, os clubes é que criaram o monstro.

rpo.castro

Quote from: Severini on 25 de April de 2019, 15:25
As argumentações utilizadas por alguns foristas contra o fenómeno claqueiro em Braga são risíveis. Porém, mais ridículo que isso, é a forma hipócrita como desvalorizam as conquistas feitas pelas mesmas nas suas acções de protesto. No entanto, beneficiam delas, sendo até em determinados momentos, forças de oposição aos protestos e consequentemente ao bem do clube.
O que eu nunca irei esquecer foi a vergonha que passei quando o clube teve uma repreensão por parte da UEFA(máfia) por manifestações racistas vindas da ***** dos adeptos sentados, adeptos esses que se apregoam como modelo a seguir. Ainda iremos sofrer com isso se nas competições europeias enfrentarmos determinados clubes. O racismo não se esquece por essa Europa fora. E mais uma vez irão ser os vândalos a dar a cara e o corpo por algo que não têm culpa. Mas o BRAGA está acima de tudo e de todos!
Existe a ***** dos adeptos sentados (deve ser quando vão ao wc) e os que só dizem ***** como tu.

Andou se dias a discutir este tema com argumentos e contra argumentos, depois tem de vir sempre alguém pra descambar tudo.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Quote from: Severini on 25 de April de 2019, 15:25
As argumentações utilizadas por alguns foristas contra o fenómeno claqueiro em Braga são risíveis. Porém, mais ridículo que isso, é a forma hipócrita como desvalorizam as conquistas feitas pelas mesmas nas suas acções de protesto. No entanto, beneficiam delas, sendo até em determinados momentos, forças de oposição aos protestos e consequentemente ao bem do clube.
O que eu nunca irei esquecer foi a vergonha que passei quando o clube teve uma repreensão por parte da UEFA(máfia) por manifestações racistas vindas da ***** dos adeptos sentados, adeptos esses que se apregoam como modelo a seguir. Ainda iremos sofrer com isso se nas competições europeias enfrentarmos determinados clubes. O racismo não se esquece por essa Europa fora. E mais uma vez irão ser os vândalos a dar a cara e o corpo por algo que não têm culpa. Mas o BRAGA está acima de tudo e de todos!

Para mim a claque só conquistou 2 coisas... uma foi ser agredido por uns animais em Guimarães graças a uma suposta rivalidade, outra ainda pior foi conseguirem-me "proibir" a mim e a centenas de outros adeptos de frequentar muitos dos estádios portugueses com os amigos descansados da vida.
Os adeptos do Braga vão sofrer nos jogos europeus porque um dia alguém fez uns "Uhs " na bancada? A sério? falta de noção é o que é.
Felizmente fora, por essa europa fora ainda conseguimos ir descansados da vida ir ver os jogos.
Quanto ao ato em si é degradante, e foi (e é normalmente sempre que acontece) prontamente e veementemente condenado pelos adeptos presentes no estádio.
Essas pessoas deveriam ser identificadas e proibidas de entrar no estádio como é óbvio. Esta é a grande diferença, e que muitos ainda não conseguiram atingir, coerência. Todas as pessoas que cometem actos menos corretos devem ser postos fora dos estádios. Por isso digo que as claques podem ter culpa, mas os clubes e quem manda tem muita mais porque nada fazem.